Saltar para o conteúdo

A época da alta velocidade

29 Outubro, 2008

Quais são os projectos de que devemos desistir? Do TGV, da alta velocidade? Eu não sou daqueles que acham que devemos esperar mais dez anos para que o País entre na época da alta velocidade. Acho que o País precisa da alta velocidade! (José Sócrates ao DN)

Já sabíamos que para o nosso Primeiro-Ministro a vida é uma sucessão de momentos históricos. O TGV, claro, faz parte do movimento imparável da História em direcção a um mundo cada vez melhor. Considerações mesquinhas sobre o custo e rentabilidade são para Velhos do Restelo.

42 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    29 Outubro, 2008 11:29

    O novo diploma da responsalilidade civil aplica-se ao primeiro-ministro ?

    uma reforma emsombrada pelas indemnizações a pagar por decisões irresponsáveis enquanto primeiro-ministro ? … não creio

    é só pró funcionário que fizer o projecto do traçado …

    Gostar

  2. Rute Marlene's avatar
    Rute Marlene permalink
    29 Outubro, 2008 11:44

    Para quê esta coisa do TGV !!?!? Eu ando de carro para tódo o lado!Com tanto dinheirinho podiam investir em … coisas. Outra coisas ! Mais giras. Cambada de malandros ! Vão mas é trabalhar !

    Gostar

  3. MJRB's avatar
    29 Outubro, 2008 11:47

    “O menino de ouro” quer marcar os seus mandatos com grandes obras.
    O TGV é uma delas. Desnecessária. Pagamo-la nós, durante alguns anos.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Quim permalink
    29 Outubro, 2008 11:49

    Também acho que o País precisa da alta velocidade!
    José Sócrates precisa de ser despachado a alta velocidade!
    Nem que seja só para isso já vale a pena.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    29 Outubro, 2008 11:52

    Subscrevo por completo.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    29 Outubro, 2008 11:54

    Concordo plenamente com o sócrates.
    O país precisa de alta velocidade, e essa coisa de 120 nas auto-estradas e 50 nas localidades tem de acabar.

    Speedy Gonzales

    Gostar

  7. Francisco's avatar
    29 Outubro, 2008 11:56

    E o TGV até nm sai muito caro, se o Lino aproveitar as travessas da Linha do Tua!

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 11:59

    Não querem o tgv vá de lisboa a madrid? É mau negócio?
    Nem sei para que se fazem viagens de aviao. Era melhor irem todos de carro.

    Gostar

  9. cão-tribuinte's avatar
    cão-tribuinte permalink
    29 Outubro, 2008 12:04

    as falências das pequenas e médias empresas também ocorre a alta velocidade e são um momento histórico

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 12:04

    Se o problema fosse as deslocações Porto-Lisboa, criavam uma linha de transporte aéreo barato entre Portela e Sá Carneiro, ou pelo menos estudavam essa possibilidade.

    Gostar

  11. tina's avatar
    29 Outubro, 2008 12:07

    O que me faz confusão é que Sócrates sabe muito bem que no fim deste projecto a única coisa que vai restar é uma grande dívida em troco de um pequeno ganho de velocidade. A longo termo, os benefícios são mínimos comparados com o endividamento que terá de ser pago por muitas gerações vindouras. Sócrates sabe também que há muita pobreza em Portugal e muito atraso, que merece mais atenção do que a possibilidde de uns quantos viajarem a alta velocidade. Então, como é que ele não se preocupa minimamente, é isto que faz confusão.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 12:12

    “Quais são os projectos de que devemos desistir?”

    Todos aqueles que deixem entalados os bebés que estão na maternidade até à reforma.
    Todos aqueles que não começarem a ser pagos pelo governo que os encomendou.
    Todos aqueles que se sabem ter o prejuízo praticamente assegurado.

    Gostar

  13. Silva Ribeiro da Costa's avatar
    29 Outubro, 2008 12:13

    Se estivessemos no tempo do do 1ª Ministro Durão Barroso, estariamos a inaugurar uma, das 6 linhas previstas, assim andamos de carroça

    Gostar

  14. MJRB's avatar
    29 Outubro, 2008 12:15

    O volume de negócios, as relações comerciais com Espanha são ou serão assim tão relevantes para justificar um TGV Lisboa-Madrid ? (*)
    Quem, no futuro precisar de ir de Lisboa a Paris ou a outras regiões da Europa transita pelo TGV ?
    Há necessidade de investir num TGV para reduzir o tempo de viagem Lisboa-Porto em 24 minutos ? (**)

    (*) Não por acaso, os espanhóis estão já a completar a ligação Madrid-Badajoz, para pressionar Sócrates…dado que o TGV interessa a Espanha…
    (**) Afinal, não é uma linha de alta velocidade, com quatro ou cinco paragens numa distância de 300 klm…

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 12:15

    “O que me faz confusão é que Sócrates sabe muito bem que no fim deste projecto a única coisa que vai restar é uma grande dívida em troco de um pequeno ganho de velocidade.”

    O problema é o PS, não é Sócrates.

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    29 Outubro, 2008 12:20

    11

    Deve estar a pensar na carreira dele … como cândidamente admitiu por ocasião do NÃO irlandês ao Tratado de Lisboa .

    Gostar

  17. tina's avatar
    29 Outubro, 2008 12:33

    “Deve estar a pensar na carreira dele … como cândidamente admitiu por ocasião do NÃO irlandês ao Tratado de Lisboa .”

    Não acho que seja isso, pode ser mesmo que ele não saiba melhor, que é por sermos burros que estamos a ficar para trás, tal como os países africanos que não se sabem governar.

    Gostar

  18. Silva Ribeiro da Costa's avatar
    29 Outubro, 2008 12:35

    Como se sabe os investimentos previstos. TGV -leve 20 anos ; AV leve outros 20 anos – é a nossa capacidade de execução – e como se sabe, vem nos livros, qualquer Manuela sa isso, em momento de crise, o investimento publico é aconselhavel, cria-se emprego, ja não se paga para nada fazer, fazendo pequenas obras, e recebe-se os fundos europeus, se outros recebem porque não nos…

    Vistas as coisas é de fazer os investimentos, de pteferencia como lº Min. Santana Lopes

    è como digo, O 1º Durão Barroso, se cá estivesse, estaria a concluir uma do TGV linha e nos proximos 8 anos o novo aeroporto, mas ele foi-se embora para Bruxelas.

    Não veem que TGV E o novo Aeroporto é para daqui a 20 anos.

    Querem cociolo?

    Gostar

  19. tina's avatar
    29 Outubro, 2008 12:44

    “em momento de crise, o investimento publico é aconselhavel, cria-se emprego, ja não se paga para nada fazer, fazendo pequenas obras, e recebe-se os fundos europeus, se outros recebem porque não nos…”

    isso é outra coisa que faz confusão. Porque é que a União Europeia se dispõe a dar tanto dinheiro para uma coisa que trará tãos poucos benefícios e que é em grande parte desnecessária? Também eles não pensam?

    Gostar

  20. Santo Pragal's avatar
    29 Outubro, 2008 12:46

    A Silvia é capaz de ter razão.

    O dinheiro gasta-se na mesma, gasta-se em massa salarial do estado, gasta-se em “Kermesses” como a compra de 6 submarinos e outro material, como seja, as pistolas para a PSP.

    Enfim, todos nos preocupamos com o dinheiro do contribuinte, mas em obras como TGV, AV, hospitais etç, é mal gasto? parece-me que não.

    Dou o meu parecer positivo

    Gostar

  21. tina's avatar
    29 Outubro, 2008 12:49

    “cria-se emprego, ja não se paga para nada fazer, fazendo pequenas obras”

    pois, só para empatar, fazer de conta. Claro, depois vamos pagar o preço por isto, por tomar o caminho mais fácil agora, no futuro será ainda mais difícil.

    Gostar

  22. Politica da Tanga's avatar
    29 Outubro, 2008 13:01

    O que pode acontecer, com a “Politica da Tanga” é entravar tudo isto, a começar pelo Alto Magistrado, com os seus vetos, e ja são 6. Tenho receio dos tempos nem aguro nada de bom. Quem esta, esta, está a sugar da teta, quem trabalha é o prejudicado.

    O Pais precisa é de trabalho, calões? sabemos eles estão

    Gostar

  23. Luis Melo's avatar
    29 Outubro, 2008 13:04

    Quanto á questão dos comboios:

    Foi, há alguns anos atrás, feito um grande investimento no Pendular. Comboio que poderá atingir 300 Km/h.
    Compraram-se os comboios, investiu-se na melhoria das linhas e das estações. Foram gastos milhões de euros.
    Com estas melhorias, no percurso Faro-Lisboa-Braga (percurso mais longo) que tem a duração de 6 horas, o Pendular consegue ultrapassar os 200 Km/h em cerca de 1/6 do tempo. No restante, anda abaixo dos 150 Km/h.

    Devemos então deitar fora este investimento de milhões? ou devemos continuar o investimento (que ficaria sempre mais barato do que começar de novo com o TGV) para que o Pendular possa atingir a sua máxima performance (que é equivalente á do TGV)?

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    29 Outubro, 2008 13:04

    Tina, tem razão em estar perplexa, mas olhe o problema começa pela deseducação nas escolas públicas e pelas universidades privadas que dão títulos falsificados. A nossa gente não só é impreparada mas é fácil de enganar por qualquer embusteiro:
    “O que é se pode concluir? Que as escolas são boas porque são privadas? Não me parece. Primeiro, os clientes das escolas privadas pertencem a um estrato social diferente dos das públicas, donde a motivação, os hábitos culturais, a disciplina são, em média, digo em média, muito mais favoráveis nas privadas . Segundo, o número de alunos em causa não tem qualquer comparação. Seria bem interessante, se possível comparar, por exemplo, os mil melhores alunos das escolas privadas com os melhores mil alunos das escolas públicas. Os resultados, penso, que iriam surpreender muita gente e desfazer muitos mitos. As escolas públicas são um espelho da sociedade e todas as suas taras. Não podem recusar ou escolher alunos. Muitos dos que por lá vagueiam precisavam era de uma escola correccional. Muitos outros já chegaram à conclusão, ainda que não defensável, de que pouco adiantarão esforçar-se porque esse esforço pouco lhes adiantará. O desemprego (ou as obras, lavar pratos etc na Suíça, Espanha etc) espera-os. Os professores, sobretudo aqueles que gostariam de dar utilidade à sua actividade profissional, só lá permanecem por necessidade de subsistência. Portanto a Escola Pública é, como os Tribunais, os Hospitais as cadeias etc., um prolongamento de uma sociedade doente, parasitada por pseudo-pedagogos, que não passam de reles demagogos, e infestada pela piolhagem do “politicamente correcto”. Poderemos aí incluir todos os ministros da educação desde há trinta anos, reservando para a senhora que actualmente responde por tal título um lugar destacado, mas também a cáfila de parasitas e comissários que enxameiam todo ministério dito da EDUCAÇÃO.

    Comentário do http://jn.sapo.pt/Dossies/dossie…20Secund% E1rias

    Gostar

  25. Piscoiso's avatar
    29 Outubro, 2008 13:07

    Comboiófilo, sou pela evolução da rede ferroviária para o TGV. Pelo menos para uma ligação ferroviária decente à rede europeia.
    Governo A ou B, é-me indiferente.
    Nunca fiquei retido numa gare ferroviária por as condições atmosféricas não permitirem a partida do comboio.

    Gostar

  26. tina's avatar
    29 Outubro, 2008 13:26

    Pois, acho bem que Sócrates vá gastar 10000000000…euros para fazer o Piscoiso feliz. E o Piscoiso também quererá ar condicionado e um dispensador de toalhetes perfumados? É para já!…

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 13:54

    “em momento de crise, o investimento publico é aconselhavel, cria-se emprego, ja não se paga para nada fazer, fazendo pequenas obras, e recebe-se os fundos europeus, se outros recebem porque não nos…”

    Portanto, a fórmula mágica é “crise+investimento=emprego”, sempre.
    Ou será “crise+investimento=emprego+despesa+subsídio+prejuízo”?

    Gostar

  28. Piscoiso's avatar
    29 Outubro, 2008 14:13

    Cara Tina, deve ser muito bonito um turista vir visitar Portugal de comboio e chegado a Badajoz, ter de descer do TGV para entrar num comboio do terceiro mundo.
    Como diz o outro, o dinheiro gasta-se de qualquer modo, e neste caso, uma boa fatia até é dos outros paises europeus, que não querem que os seus cidadãos mudem de comboio em Badajoz.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 14:30

    O que é que um país periférico deve fazer para deixar de ser tão periférico?

    Gostar

  30. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    29 Outubro, 2008 14:32

    conquistar ou comprar países vizinhos

    Gostar

  31. tina's avatar
    29 Outubro, 2008 14:35

    “Cara Tina, deve ser muito bonito um turista vir visitar Portugal de comboio e chegado a Badajoz, ter de descer do TGV para entrar num comboio do terceiro mundo.”

    Sim, coitado do turista, que grande maçada. Vamos já empenhar-nos até à raíz dos cabelos para o nosso pobre turista não tenha que mudar de comboio!…

    Gostar

  32. MJRB's avatar
    29 Outubro, 2008 14:46

    Mr. Gabriel Silva, 30

    excelente resposta !

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    29 Outubro, 2008 14:53

    Tanta bullshit sobre o “aproveitamento dos fundos europeus” só me levam a dizer uma coisa:

    Se os fundos europeu vierem pagar os prejuízos da exploração para a vida prevista do TGV então que se faça. Se dalí vem outro deficit anual para acumular ao da CP/Refer e para o zé tuga pagar, apresente-se a conta ao PS. Ponto final.

    Gostar

  34. fomos's avatar
    fomos permalink
    29 Outubro, 2008 15:22

    TGV? E’ apenas mais um…

    Desde 1986 que entra dinheiro proveniente da Europa Civilizada e nao me lembro ainda de investimentos que possa qualificar como “Isto sim, vai fazer o pais andar para a frente!”

    Autoestradas, Expos, Estadios de Futebol e TGVs… vai tudo dar ao mesmo

    Gostar

  35. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    29 Outubro, 2008 15:48

    Será mais uma alta velocidade do tipo do processador do magalhães. Quando aparece já está ultrapassado.

    Se ainda anuciassem que o alfa pendular iria circular à velocidade para que está projectado… já me dava por feliz.

    Nos futuros mandatos de 1º ministro (seja de que aprtido for) só restará anunciar que iremos fazer uma base na Lua (Isso sim é que era projecto para o país, dado que para além de ser inovador, e único também poderia ser anunciada como usualmente: “Portugal terá a maior base terrestre na Lua!” – nesse caso eu até aprovava que a assembleia se transferice para lá.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Outubro, 2008 15:49

    Os espanhois vão fazer um projecto muito mais polémico que o tgv. O tunel por baixo do mediterraneo até marrocos.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    29 Outubro, 2008 16:53

    A isto é que eu chamo um post verdadeiramente reaccionário, o publicado no “Atlântico” por um tal de “Bispo da Cantuária”. Afinal, não foi só por falta de visão empreendedora que o projecto editorial da revista Atlântico abortou…

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Joaquim permalink
    29 Outubro, 2008 17:01

    Mais uma demonstração de como a propaganda (principalmente a deste desgoverno) estupidifica.

    Portugal já tem alta velocidade há muito tempo. Ainda não tem (nem precisa de ter) é TGV.
    Mas o desgoverno tanto insistiu em usar os dois termos indistintamente que agora muita gente julga que alta velocidade e TGV são a mesma coisa.

    Gostar

  39. OLP's avatar
    OLP permalink
    29 Outubro, 2008 17:16

    Turista no TGV? mas aquilo não anda tão depressa que o turista não vê nada? (ou quase)
    Turista no TGV? mas eles não andam de avião bem mais barato que o dito? e já agora mais rapido sem ver nada?
    Em quanto foi calculado o turismo tgvgista?
    Suspeito que neste turismo estará a soluçao dos prejuizos de exploraçao do mesmo. Alguem nos anda a esconder os numeros dos turistas que vão ficar retidos em Badajoz.
    Que vergonha…não dar seguimento á linha de Badajoz que iria ajudar os espanhois com mais meia duzia de turistas, ou uma duzia.
    Alem de vergonha é falta de solidariedade para com os nossos hermanos e corre-se o risco de criar em Badajoz um campo de refugiados de …turistas do tgv.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    rxc permalink
    29 Outubro, 2008 17:23

    Comparai o tempo que se ganha com o TGV no percurso Lisboa-Porto contra o tempo para o mesmo percurso feito pelo Pendular a 220Km/h (no percurso todo, coisa que ainda hoje não é possível, apesar dos milhares de milhões de euros gastos com esse objectivo na Linha do Norte).

    Agora analisai igualmente a evolução do rendimento médio per capita nacional versus a média da UE, desde que o nosso país aderiu em ’86. E em seguida o total gasto em “formação” profissional. E também o gasto em ajudas à agricultura/pescas. E que é feito da produção industrial nacional? Parece que há muito boa gente que acha que o que interessa é gastar, não interessa onde nem como. Desde que outro pague a factura, o melhor é aproveitar que ainda pode cair algum na minha bolsa, não é? E quando deixar de vir dinheiro da UE? Lá se vai a vidinha a que alguns se habituaram? Ou vamos continuar sempre na cauda, para podermos estar sempre de mão estendida?

    Gostar

  41. Camionista's avatar
    Camionista permalink
    29 Outubro, 2008 17:39

    Temos mas é de o despachar a alta velocidade.

    Já agora, porque é que ele não fica lá pelas Américas com “su amigo” Chavez?

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    29 Outubro, 2008 20:02

    se servir para o despachar daqui para fora serve o actual comboio das beiras

    essa de o TGV servir para vir cheio de turistas é boa…
    somos uns perfeitos badamecos de mãozinha estendida á espera do tôrista … servimos de figurantes para diversão do turista junto á paisagem, á mesa o mesmo é servido pelo brasuca … ou então para o portuga criam a formação profissional de ” assessor de restauração e beberage ” ( empregado de mesa ) e dão um diploma das novas oportunidades … para o mesmo servir á mesa o enrrascado bife com 4 hipotecas lá em Liverpool,servimos sim, mas com panache e diploma .
    ou isso ou ” consultor activo de energias alternativas éolicas” ,( soprador de vento em altura de calmarias )dos 4.282.020.028.98 moínhos éolicos da EDP

    é no que dará as aprovações compulsivas no sistema de ensino …

    Gostar

Indigne-se aqui.