Saltar para o conteúdo

Futebolização da política

5 Novembro, 2008

Alguns dos comentadores do Blasfémias procuram rebater ou ignorar críticas racionais através de comentários decalcados do futebol. Claro que isso só vem confirmar a tese de que a obamania é um fenómeno irracional (quase religioso) sem qualquer base na realidade. Um programa eleitoral inconsistente, um grupo de apoiantes com agendas contraditórias? Adesão acrítica a um líder messiânico? Detalhes que não interessam a quem tem pela política um interesse meramente emocional e de facção.

88 comentários leave one →
  1. Hugo Monteiro's avatar
    5 Novembro, 2008 13:40

    Existem candidatos com programas eleitorais consistentes e realistas? Isso é contraproducente em política. Ninguém vota neles.

    Gostar

  2. Piscoiso's avatar
    5 Novembro, 2008 13:43

    Mais um remate ao lado.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    hujio permalink
    5 Novembro, 2008 13:47

    não vejo qualquer mudança de estratégia em relação a bush, a mesma apelação a uma emoção básica e estruturante. E só há um sentimento tão poderoso como o medo: a esperança. Mas criam expectativas diferentes, isso é o mais importante.
    A direita com as suas fantasias macabras e pessimistas, o realismo cinico não tem conseguido grande coisa nos últimos tempos. é pena a esquerda ter-se apoderado do desejo de mudança e do optimismo.

    Gostar

  4. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 13:47

    ««Existem candidatos com programas eleitorais consistentes e realistas? Isso é contraproducente em política. Ninguém vota neles.»»

    A questao que foi colocada no post não foi essa. A questão colocada no post foi: o que leva tanta gente a ignorar ou a fingir ou a não querer discutir a inconsistências do seu própria candidato, apesar dessas inconsistências serem evidentes? A resposta é: as pessoas querem ser enganadas. O que interessa, tal como no futebol, é a vitória sobre os outros gajos.

    Gostar

  5. lucklucky's avatar
  6. Desconhecida's avatar
    zig zag permalink
    5 Novembro, 2008 13:58

    o João Miranda será sempre contido e racional? metódico, lógico, sequencial, sem cair nas armadilhas das falácias? sem ceder às emoções, essa coisa do demo? na hora do sexo o João Miranda calculará a utilidade marginal?

    Gostar

  7. Hugo Monteiro's avatar
    5 Novembro, 2008 13:59

    Estou a ver. Se se está a referir à realidade portuguesa, creio que não há espírito de debate, neste país. Eu sei que tenho de ignorar cerca de 70% do programa eleitoral de qualquer candidato, para não ser vigarizado. De facto, a única coisa que se tira de um panfleto informativo é a tendência política. Às vezes, nem isso (Bailout promovido pela administração Bush, por exemplo).

    Quanto às incoerências, McCain iria seguir as políticas de Bush, tirando um ou outro assunto mais polémico. Era um bom candidato e teve um excelente discurso de derrota. Saiu de pé.

    Não sei se isto responde à sua pergunta, mas ser criterioso dá trabalho. As pessoas adoram aparato.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    5 Novembro, 2008 14:05

    http://www.lemonde.fr/elections-americaines/article/2008/11/01/l-enigme-obama_1113604_829254.html
    .
    http://www.lefigaro.fr/elections-americaines-2008/2008/11/03/01017-20081103ARTFIG00631-barack-obama-l-homme-multiple-.php
    .
    e há mais mudança a que não foi dada relevância informativa:

    Kissinger & Schultz departed from the anti-Russian rhetoric as put out by both the Bush Administration:
    “The drift toward confrontation between America and Russia needs to be ended. Isolating Russia is not a sustainable long-range policy. It is neither feasible nor desirable to isolate a country spanning one-eighth of the earth’s surface, adjoining Europe, Asia and the Middle East, and possessing a stockpile of nuclear weapons comparable to that of the US.
    We believe that the fundamental interests of the US, Europe, and Russia are more aligned today – even in the wake of the Georgian crisis, than at any point in recent history. We must not waste that opportunity”
    .
    etc
    .
    Os EUA já mudaram. Nem a Africa Negra elegeria um Presidente branco. Quanto mais os Europeus que nunca souberam sequer libertar-se das “nobrezas”, dos “pequenos hitlers da Democracia”.

    Gostar

  9. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    5 Novembro, 2008 14:05

    “o que leva tanta gente a ignorar ou a fingir ou a não querer discutir a inconsistências do seu própria candidato, apesar dessas inconsistências serem evidentes? A resposta é: as pessoas querem ser enganadas. O que interessa, tal como no futebol, é a vitória sobre os outros gajos.”JM

    É verdade. As paixões são irredutíveis. O facciosismo é uma doença que atravessa todo o espectro político. Da esquerda à direita ninguém lhe escapa.

    Claro que o programa de Obama têm inconsistências. O de McCain não as tinha?? Claro que também tinha inconsistências. Ou seja, estava em causa uma escolha, caro JMiranda. E o simbolismo que a vitória de Obama representa é mais do que suficiente para fazer a diferença. Tudo resto é um bónus.

    Gostar

  10. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 14:10

    Correcção ao meu post anterior: ainda não está confirmado que Rahm Emanuel será o chefe de gabinete.

    Gostar

  11. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 14:16

    ««Claro que o programa de Obama têm inconsistências. O de McCain não as tinha??»»

    Conhece alguém que se tenha entusiasmado com McCain da mesma forma que os apoiantes de Obama se entusiasmaram por Obama?

    Gostar

  12. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 14:17

    ««Ou seja, estava em causa uma escolha, caro JMiranda. »»

    Estava? Olhe, eu não tive que fazer nenhuma escolha e o Nusprit suponho que também não. A obamania não é um fenómeno de escolha do mal menor. Se fosse, não despertaria entusiasmo, mesmo entre aqueles que não votam.

    Gostar

  13. Susie's avatar
    5 Novembro, 2008 14:21

    Não podia estar mais de acordo com o post publicado. Vivemos num mundinho tão mesquinho e pequenino onde muito facilmente produtos como Obama e as eleições americanas nos são impostos como a necessidade de comprar um Magalhães. Ninguém sabe muito bem os beneficios daquilo, a embalagem é bonita e por isso devemos precisar!

    Mais do que olhar para a América como salvadora/criadora de todos os nossos problemas deveriamos estar atentos ao que se passa em Portugal. As eleições mais importantes do nosso país estão a uns meses de distância e ninguém lhe parece dar a importância e relevo que merece. Estamos perante a maior crise dos últimos anos, e esta crise vem para ficar e durar. Estaremos preparados? Não me parece. Aqui, queremos saber de futebol, mais nada. O actual governo distrai-nos com bombons enquanto ameaça a soberania do Estado de Direito. Ignora o principio da separação de poderes, pedra basilar da nossa frágil democracia e ninguém quer saber…
    Depois chorem a Obama e pode ser que els mande uma foto autografada…

    Gostar

  14. Piscoiso's avatar
    5 Novembro, 2008 14:24

    …o que leva tanta gente a ignorar ou a fingir ou a não querer discutir a inconsistências do seu própria candidato, apesar dessas inconsistências serem evidentes?

    A minha tia Virgolina é uma pessoa inconsistente, no entanto, é uma excelente pessoa, empenhada, culta e decidida.
    Ainda bem que JM não vota nela.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 14:25

    chegou mais um d.sebastião
    por cá o rei sol brilha para todos nós

    Gostar

  16. Piscoiso's avatar
    5 Novembro, 2008 14:30

    A oposição é que está a querer endeusar o homem, para depois lhe tirar o tapete.
    Para mim foi apenas um acto democrático nos States.

    Gostar

  17. Nuspirit's avatar
    Nuspirit permalink
    5 Novembro, 2008 14:32

    “Conhece alguém que se tenha entusiasmado com McCain da mesma forma que os apoiantes de Obama se entusiasmaram por Obama?”

    Na Europa não (mas nos States não sei). O que é que terá desencadeado tanto entusiasmo? Eu não voto e confesso fiquei entusiasmado (mas não sou obamaniomico). Concordo que as expectativas estão muito elevada. Mas compreende-se: Bush foi muito mau para a América e para o mundo. A América é a nação mais importante do nosso planeta.

    Gostar

  18. António Carlos's avatar
    António Carlos permalink
    5 Novembro, 2008 14:34

    Caro JM,
    a democracia tem destas coisas: muitos eleitores não têm sequer capacidade de entender, quanto mais analisar de forma crítica, propostas políticas sobre economia, política externa, …
    E no entanto são chamados a escolher. Em que é que JM quer que eles baseiem a sua escolha? Na sua percepção de liderança, de juventude (esperança), de mudança, … Percepção é aqui a palavra chave.
    Outros, com capacidade de análise, já perceberam há muito tempo que os programas (promessas) eleitorais não passam disso mesmo só que, ao contrário de JM, não fazem disso um (falso, diria eu)escândalo público. Para estes, nos quais gostaria de me incluir, a questão principal é a de capacidade de liderança e de motivação de equipas (atracção de “quadros válidos”).
    [Só um aparte: é por falta disso mesmo que nunca votarei Santana Lopes]
    Senão vejamos: tem JM a convicção de que Paul Krugman ou o corpo editorial do Financial Times, por exemplo, não percebem essas inconsistências?

    Gostar

  19. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 14:44

    Números:

    Votantes

    Bush 2004 62,040,610

    Obama 2008 62,653,569 (ainda pode mudar mas não será por muito.)

    Gostar

  20. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 14:49

    E do lado do McCain também haveria agendas contraditórias (dou-lhe uma pista: Sarah Palin)? E políticas inconsistentes (100 anos no Iraque…)? E quem procurou cativar eleitorado apelando à religiosidade das pessoas (e ao seu racismo também…)? Não será isso também de reprovar?

    Felizmente que o Miranda é totalmente racional e isento de emoções, louvado seja o homem.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    balanta permalink
    5 Novembro, 2008 14:50

    A mudança está na própria eleição do candidato, compreenda isso! Um preto como presidente da nação mais poderosa do mundo, veja é quase como se deus virasse preto. É a subversão total. Isso é radical, mas só uma sociedade livre como nos USA, e prática no sentido de saber o que tem qu fazer para ontinuar a mais poderosa pode fazer, isso. Quanto à tropa fandanga europeia, também me parece que vai no curto prazo ficar desiludida, mas eles contam pouco nesta história, até porque em país nenhum desta europa “tolerante” isto seria possivel ou será nos próximos 50 anos………

    Gostar

  22. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 14:52

    “E políticas inconsistentes (100 anos no Iraque…)?”

    Vejo que não percebeu o contexto com que ele disse. Os EUA estão há +60 anos no Japão e na Alemanha

    “E quem procurou cativar eleitorado apelando ….(e ao seu racismo também…)?”

    Hillary Clinton?

    Gostar

  23. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 14:54

    Caro António Carlos,
    É exactamente nisso que se baseiam a maioria das pessoas, quando tem de escolher um candidato em quem votar (não há tempo/paciência para mais, eventualmente). Aparentemente, para o JoaoMiranda, essa prática irracional e execrável só ocorre nos ignaros apoiantes de Obama. Do lado dos apoiantes de McCain, é tudo gente racional e ponderada (lol…).

    Gostar

  24. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 14:58

    Rxc,

    Mas conhece alguém que atribua poderes messiânicos a McCain?

    Gostar

  25. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 15:04

    “Vejo que não percebeu o contexto com que ele disse. Os EUA estão há +60 anos no Japão e na Alemanha”
    Em que se baseia para afirmar que não compreendi o contexto? O “meu” candidato, Ron Paul, tem a uma posição diferente (e mais correcta, a meu ver) em relação às situações a que se refere (daí ele próprio concordar com Obama em relação ao Iraque).

    E por falar em Ron Paul, o Miranda já prestou atenção aos seus apoiantes e à sua fé/esperança na mudança que ele pode trazer?

    Gostar

  26. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 15:05

    E a culpa é de Obama por lhe atribuírem (seja lá quem for) isso?

    Gostar

  27. Piscoiso's avatar
    5 Novembro, 2008 15:05

    A minha tia Ornelas, atribuia poderes messiânicos a McCain.
    Agora que perdeu, ainda não se decidiu sobre o messianismo de Obama.

    Gostar

  28. carlosbarbosaoli's avatar
    5 Novembro, 2008 15:08

    Parece-me que o João Miranda anda aprecisar que lhe ofereçam um espelho!

    Gostar

  29. António Carlos's avatar
    António Carlos permalink
    5 Novembro, 2008 15:08

    Caro João Miranda,
    peço desculpa por me intrometer na sua conversa com o Rxc mas, tirando alguns fanáticos/malucos (que os há em todas as eleições), concretamente quem é que atribui poderes messiânicos a Obama? Essa ideia foi introduzida no debate por “analistas sociólogos” sempre à procura de “um novo ângulo de análise”!

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Vou ali e já venho... permalink
    5 Novembro, 2008 15:11

    Ainda não vi ninguém (inteligente ou ao menos que o pareça) aqui em Portugal, entusiamado com a vitoria de Obama.
    Pessoalmente, como se isso fosse do interesse de alguém, estou-me positivamente nas tintas, pois considero que a diferença entre democratas e republicanos é igual ou menor à que aqui temos entre PS, PSD, ou CDS ou seja, só se notam diferenças ao nível da inteligência (ou falta dela)já que ao nível das ideias e das práticas a diferença é sempre pouca ou nenhuma.

    Agora o que tenho visto e com fartura, é o “rebanho” dos que gostam de se auto-intitular “liberais” (por não terem que escolher entre Pedro e Miguel)e que, a meu ver, não passam de fascistolas ressabiados, e que fazem deste blog a sua sede, a lançar postas atrás de postas a exibir o seu ressabiamento e “mau-perder” sobre algo que pouco respeito nos diz e que, pouca ou nenhuma diferença fará, quer aos cidadão sérios, inteligentes e bem-formados, quer aos pretensos “liberais” que tão incomodados se mostram.

    Depois ainda vem acusar de “futebulês” os que se limitam a vir a este blog gozar um bocadinho com tanta baba e ranho destilado…

    Ó meninos, tenham lá um bocadinho de vergonha na cara ou no que passa por cara.

    Gostar

  31. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 15:12

    ««E a culpa é de Obama por lhe atribuírem (seja lá quem for) isso?»»

    Que eu saiba, o Obama não lê o Blasfémia nem eu ando à cata de culpados.

    Gostar

  32. Tacci's avatar
    5 Novembro, 2008 15:13

    Porquê esse azedume todo, João Miranda?
    Até dá a ideia de que é só mau perder.

    Gostar

  33. António Carlos's avatar
    António Carlos permalink
    5 Novembro, 2008 15:14

    Caro JM,
    Outra ideia introduzida no debate por “analistas sociólogos” foi a de que a percepção muito negativa da Administração Bush era um sinal de euro-centrismo. Em África e na Ásia (e em particular na América) o seu trabalho era amplamente elogiado.
    Esta ideia (óptima para exibir uma capacidade de análise surpreendente) tem apenas um senão: os próprios eleitores americanos têm uma visão muito negativa da Administração Bush considerando quer as sondagens de popularidade, quer os resultados eleitorais (para a presidência e para o senado), quer a descolagem eleitoral que dele fez McCain.

    Gostar

  34. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 15:15

    Vou Ali E Já Venho…,

    O seu comentário é muito interessante. Tenta negar a visão futebolística da política praticando-a.

    Gostar

  35. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 15:18

    ««E por falar em Ron Paul, o Miranda já prestou atenção aos seus apoiantes e à sua fé/esperança na mudança que ele pode trazer?»»

    E isso prova o quê? Que não existe clubismo e fanatismo? Ou que existe? Provará que a obamania é racional?

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 15:24

    O McCain tinha propostas verdadeiramente messiânicas como a da independência energética dos EUA, para a qual bastava “drill, drill, drill”!

    Infelizmente os burros dos Americanos não acreditaram.

    O Obama, inconsciente, bem avisava “We cannot drill our way out of our depedency on oil, we produce 10% of world oil and consume 25%”.
    E eu ainda acrescento que a produção dos EUA está em declínio desde 1970, apesar de após 1970 se terem feito as maiores campanhas de furos de sempre.
    Quem é que o McCain queria enganar?

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Vou ali e já venho... permalink
    5 Novembro, 2008 15:26

    “JoaoMiranda Diz:
    5 Novembro, 2008 às 3:15 pm

    Vou Ali E Já Venho…,

    O seu comentário é muito interessante. Tenta negar a visão futebolística da política praticando-a.”

    Não João Miranda

    Isso é exactamento o que você faz, diariamente, e tenta esconder-se acusando os outros do que pratica, procurando assim esvaziar as críticas que lhe seriam dirigidas e que você sabe que tanto merece.

    Mas o que o JM pratica é,nem mais nem menos,e aquilo que faz a grande maioria do do grande rebanho de votantes, sejam eles da “direita2 ou da “esquerda” e o que o faz sofrer horrores JM é você saber disso, saber que não passa de mais um igual aos outros no rebanho, quando você daria a vida por ser superior, ou mesmo só por ser diferente, nem que fosse só por um dia a ovelha negra (peço perdão pela cor)…

    Mas não Miranda, você não é diferente do Zé da esquina (ou do Bill canalizador, se prefere) não passa dum rapazito triste e angustiado.

    Já que nasceu mais feio que a média, gostava de se saber mais inteligente, mas não JM.

    Não passa simplesmente de mais um candidato a espertalhaço, mas desses, principalmente na política, há imensos e tantos mais capazes que você.

    Tenho pena, mas

    Continue a divertir-me, por favor.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 15:29

    É muito mais racional a Obamania do que defender Bush até ao tutano como maluquinhos e o mercado como tontinhos mesmo que vá tudo à falencia.

    Gostar

  39. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 15:30

    A piada é que só aponta fanatismo e clubismo a um lado, quando isso é comum a todos os candidatos (basta ver o comportamento histérico de quem participou nos comícios de Obama/McCain). Porque razão se preocupa tanto com os maníacos de Obama? Deixe-os viver na sua ilusão, aqueles que a tenham.

    Gostar

  40. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 15:33

    Caro Vou Ali E Já Venho…,

    Este era um debate sobre a futebolização da política. Repare agora no seu comentário #37. Tem algum conteúdo relacionado com o tema? Algum argumento relevante? Claro que não. Só ataques pessoais ao autor do post. É mais um indício que a política tende a despertar as emoções em vez de estimular a razão.

    Gostar

  41. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 15:35

    ««A piada é que só aponta fanatismo e clubismo a um lado, quando isso é comum a todos os candidatos (basta ver o comportamento histérico de quem participou nos comícios de Obama/McCain).»»

    Fanatismo pró-McCain em Portugal? Desculpe, mas não estou a ver. Quanto ao fanatismo pró-McCain noutros locais, pode haver, mas não é relevante para o debate português.

    Gostar

  42. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 15:36

    ««Porque razão se preocupa tanto com os maníacos de Obama?»»

    Interessa-me sobretudo a irracionalidade no debate político português. A obamania é um elemento dessa irracionalidade.

    Gostar

  43. Barraca Obama's avatar
    Barraca Obama permalink
    5 Novembro, 2008 15:37

    Mas que obamania? Mas alguém viu na Europa a obamania que os autores desta verborreia nos tentam impingir? Alguém viu a Igreja de Obama? Comícios a favor do Obama em Portugal, França, Espanha, etc? Pessoas com t-shirts do Obama? aNGRIAÇÃO DE FUNDOS PARA a campanha do Obama? Cartazes a favor do Obama? Só na cabeça do CCM e do JM é que existe obamania. Cá para mim estes dois é que são obamanicos em negação. Na volta tmb andam a tentar sair do armário, mas estão em negação. E já não estou a falar de política…

    Gostar

  44. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 15:39

    ««É muito mais racional a Obamania do que defender Bush até ao tutano como maluquinhos e o mercado como tontinhos mesmo que vá tudo à falencia.»»

    Lá está. Aqueles que aderiram de forma irracional à obamania são os mesmos que aderiram à demonização de Bush. O fenómeno é o mesmo. Em ambos os casos, ficam sempre muito irritados quando são contrariados com factos e argumento.

    Gostar

  45. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 15:40

    Ahh, nesse caso não sei do que está a falar. Pode continuar sozinho, para divertimento dos leitores do blogue…

    Gostar

  46. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 15:40

    O texto da Ana Gomes ainda deve estar no seu Blog.

    …To be honest, there are disturbing elements of Obama’s campaign that read like plagiarized Christianity. The campaign’s renowned icon-the wide, glowing “O”-is eerily reminiscent of a halo. But that’s the least of it.
    Obama-rama is littered with explicit religious and Biblical imagery. Former Democratic senator Gary Hart has proclaimed that the candidate will “slay the awful dragon of race.” Those extravagantly charged words echo the Book of Revelation, which features Archangel Michael dispatching a satanic dragon in a classic apocalyptic scene.
    In Hart’s defense, that allusion is fairly arcane. Many observers are not so coy.
    Democratic strategist Donna Brazile lauded Obama as a “metaphysical force,” but even that exaggeration pales in comparison to American Prospect wonk Ezra Klein’s gushing confession of faith. “He is not the Word made flesh,” bubbles Klein, “but the triumph of word over flesh.” For those unfamiliar with Christian theology, “the Word made flesh” is a popular description of Christ’s essence.
    An equally explosive Jesus-Obama association appeared in The Washington Post, care of a grassroots fan: “Obama is like the new wine.” Wine, traditionally, is closely related to Jesus’ saving grace.
    Never out-crazied, MSNBC pundit Chris Matthews raved, “This is bigger than Kennedy. Obama comes along, and he seems to have the answers. This is the new testament.” The new testament-really? That’s an awfully enormous (and awfully impious) assertion.
    Such unhinged adulation is now commonplace. Obama lore constitutes a full-fledged genre. In major venues and minor, you learn of multitudes shrieking his name, of women fainting at rallies, of followers trading “conversion stories,” of weeping masses. He is compared to Pope John Paul II, even directly to Jesus Christ. “Transformational,” “transcendent,” “covenant”-these are the sacred buzzwords of the Obama passion.
    The senator happily embraces the divinity narrative. Backed by choir singers, his orations are delivered as scripture. “At some point in the evening,” the senator preached in a January address, “a light is going to shine down and you will have an epiphany and you will say, ‘I have to vote for Barack.'”

    http://media.www.berkeleybeacon.com/media/storage/paper169/news/2008/02/21/Opinion/Sen-Obamas.Outrageous.Messiah.Complex-3226641-page2.shtml

    OBAMA:

    “Sometimes this is a difficult road being in politics. Sometimes you can become fearful, sometimes you can become vain, sometimes you can seek power just for power’s sake instead of because you want to do service to God. I just want all of you to pray that I can be an instrument of God in the same way that Pastor Ron and all of you are instruments of God . . . We’re going to keep on praising together. I am confident that we can create a Kingdom right here on Earth.”

    Gostar

  47. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    5 Novembro, 2008 15:41

    Isto começa a ter ainda mais piada quando aparecem leitores a tentar provar que a obamania não exite em Portugal. Em Portugal é só gente racional e fria que não tem nenhum sentimento em relação à vitória de Obama.

    Gostar

  48. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 15:42

    Como é evidente só alguém como Obama pode passar este último parágrafo pela Esquerda como faca em manteiga derretida e não ser trucidado.

    Gostar

  49. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 15:42

    “Aqueles que aderiram de forma irracional à obamania são os mesmos que aderiram à demonização de Bush.”

    Sabem quem “demonizou” (isso implica o que, tentativas de exorcismo remoto? imposição de mãos sobre fotos do W?) também a política totalmente desastrosa de Bush? A lista é longuíssima, e incluí muitos republicanos conservadores.

    Gostar

  50. António Carlos's avatar
    António Carlos permalink
    5 Novembro, 2008 15:43

    Caro JM,
    ainda não apontou exemplos concretos de atribuição de poderes messiânicos a Obama. Assim não é possível discutir consigo de forma racional. Resta a forma futebolística.

    Gostar

  51. Barraca Obama's avatar
    Barraca Obama permalink
    5 Novembro, 2008 15:44

    E ter “sentimento em relação à vitória de Obama” é obamania? Por acaso sabes o que é um sentimento? E uma mania? ‘da-se, és burro até dizer chega! Não fales do que não sabes, miúdo.

    Gostar

  52. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 15:45

    OBAMA:

    “The prayer that I tell myself every night is a fairly simple one: I ask in the name of Jesus Christ that my sins are forgiven, that my family is protected and that I am an instrument of God’s will. I’m constantly trying to align myself to what I think he calls on me to do. And sometimes you hear it strongly and sometimes that voice is more muted.”

    http://www.huffingtonpost.com/2008/01/22/obama-praying-to-be-an-i_n_82737.html

    Gostar

  53. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 15:49

    E por causa desta discussão sem jeito nenhum, estou a desperdiçar a minha dose diária de comentário político-económico dos malucos do Patriot Trading Group =P

    Gostar

  54. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 15:51

    Lucklucky, tem de perceber como funcionam as coisas nos EUA. Ao menos esse não pediu ao pastor Muthe para o ajudar a ganhar uma eleição (com direito a imposição de mãos ou lá o que foi que a Palin fez).

    Gostar

  55. Mula da comprativa's avatar
    Mula da comprativa permalink
    5 Novembro, 2008 15:55

    Gostei muito de ver a imensa máquina de propaganda nacional(afinadinha por um qualquer SNI informal) a fazer de conta que o mulato era nosso…(não sei se mandaram alguma delegação do SEF entregar-lhe um passaporte) e a nossa salvação qual nova Nª Sª de Fátima de esquerda(coisa que o mulato nem sequer é).
    O treino do PCP a mandar engolir sapos fez por cá escola e ainda um dia os vão prantar (ao número de sapos que cada um engoliu)nos curriculos com orgulho militante.
    Produzir é que não.É pecado.Distribuir sim é bom principalmente se formos nós a fazê-lo em nome das mais sabidas discriminações e injustiças…depois de obviamente termos retirado para nós vencimento muito digno…

    Gostar

  56. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    5 Novembro, 2008 15:56

    O único com o dever e o poder de votar deveria ser o JM.

    “Alguns dos comentadores do Blasfémias procuram rebater ou ignorar críticas racionais através de comentários decalcados do futebol”. Não deveria ser:
    Alguns dos postadores do Blasfémias (vulgo JM) procuram rebater ou ignorar críticas racionais através de comentários de bola para a frente?

    Como se o programa do Mccain, ou de qualquer outro politico (excepto Obama, ou outro qq com que o JM não vai á bola) fosse isento de inconsistencias e contradições.

    “A resposta é: as pessoas querem ser enganadas. O que interessa, tal como no futebol, é a vitória sobre os outros gajos.”
    O pior é quando o JM perde. Neste caso a culpa foi do árbito (eleitores), que não viram nada à frente deles. Na terminologia futebolística: A campanha do Obama foi um penalti que o árbito não viu e devia ter sancionado.O árbito é um ladrão!
    Mas quem mandou a equipa Républicana por a Palin a jogar como avançado na segunda parte, sabendo que ela só percebe de se atirar para a piscina na grande área? O arbito já não vai nessas cantigas.

    Conclusão: o JM detestou ser enganado neste últimos anos, com as esperanças que lhe dava o treinador Bush. Se for como os tipos de futebol, vai já rasgar o cartão de sócio.

    Ó JM, quanto deste para a campanha do Mccain?

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 15:56

    “Lá está. Aqueles que aderiram de forma irracional à obamania são os mesmos que aderiram à demonização de Bush”

    Joao, quais sao os seus comentarios em relacao a tactica de Mcain de associar Obama a grupos terroristas?
    Isto e ainda pior que o clubismo que fala.

    Nao remate para o lado dizendo que isto nao tem nada a ver com o debate Portugues.

    Gostar

  58. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 16:02

    Não lhe peçam opiniões sobre assuntos específicos, que o bio Miranda só fala de grandes conceitos abstractos e teses que só ele domina. Não vai descer ao nível do concreto, próprio da ralé.

    Gostar

  59. goodfeeling's avatar
    goodfeeling permalink
    5 Novembro, 2008 16:04

    “Isto começa a ter ainda mais piada quando aparecem leitores a tentar provar que a obamania não exite em Portugal. Em Portugal é só gente racional e fria que não tem nenhum sentimento em relação à vitória de Obama.”

    Pelos vistos até o JM foi apanhado nas malhas da Obamania, já que tem o sentimento de repulsa-ódio pela vitória de obama. Nenhum do posts dele é racional e frio em relação aos resultados, são cheios de emoção e a querer provar, por força e convicção quase religiosa que os americanos se enganaram. é por isso que acho piada ao JM.

    Gostar

  60. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 16:08

    Goodfeeling, isso é o que me tem dado a pica toda ehehe. Quase que se consegue cheirar o ódio a destilar!

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 16:11

    O que e certo e que a esquerda Portuguesa (erradamente porque ele abomina a esquerda) se associou a Obama, e o mais engracado e ver pessoal (de direita) com azia (devido ao apoio da esquerda) porque Obama ganhou.

    Diz o routo ao nu…

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 16:13

    goodfeeling ainda nao tinha lida quando postei o ultimo comentario.

    E mesmo isso!

    Gostar

  63. Barraca Obama's avatar
    Barraca Obama permalink
    5 Novembro, 2008 16:19

    Goodfeeling, 5 estrelas.

    Quando se pedem provas concretas de obamania na Europa ao eterno defensor de brasileiros raptores e assaltantes de banco, ele nada diz. Estranhamente os posts deles é que são cheios de manias, de sentimentos exacerbados, de wishful-thinging a contraiar a realidade. Com os meus conhecimentos nesta área direi que o JM está a projectar nos outros a sua própria realidade, ao mesmo tempo que a tenta negar.

    Um verdadeiro case study. Como um alcoólico em negação ou um homossexual não assumido…

    Gostar

  64. psicossomatico's avatar
    psicossomatico permalink
    5 Novembro, 2008 16:23

    que comentadores idiotas. tss tss

    Gostar

  65. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 16:23

    “Lucklucky, tem de perceber como funcionam as coisas nos EUA. Ao menos esse não pediu ao pastor Muthe para o ajudar a ganhar uma eleição (com direito a imposição de mãos ou lá o que foi que a Palin fez).”

    Viu alguma coisa parecida com Clinton? Isto é Obama quer você queira quer não, não é postiço. Também não viu ninguém a falar de um candidato como um Messias que iria sarar todas a feridas e coisas parecidas.

    http://fashion.elle.com/blog/2008/07/joining-the-oba.html

    “…I have thrown myself into a new world—one in which fluffy chatter and frivolous praise are replaced by a get-to-the-point directness and disciple-like devotion. It’s intense and intoxicating…”

    …Cameras were flashing, everyone was cheering, and I knew this was my moment. I pushed my way up to the barricade as he shook hands with as many people as time would allow. I squeezed up front, but Obama was moving quickly and just passed me by. Then, in a moment of divine intervention, he saw me, clad in my red stop-sign of a dress, back-tracked ever so slightly in his procession, grabbed my hand, and gave that brilliant smile of his. I literally said out loud to the woman next to me who witnessed my good fate, “I’ll never wash this hand again.”…

    Gostar

  66. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 16:25

    “Quando se pedem provas concretas de obamania na Europa”

    Vá ao blogue da Ana Gomes…

    Hoje as jornalistas da RTP estavam mais bonitas com um brilhozinho nos olhos…

    Gostar

  67. Barraca Obama's avatar
    Barraca Obama permalink
    5 Novembro, 2008 16:26

    E desta verdadeira mania, não interessa?

    Aliás, isto passa de mania a demência completa, mas sobre isto não convem falar por quem vê “obamania” a cada esquina…

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    ingénuo permalink
    5 Novembro, 2008 16:29

    Eu acho é que estamos perante uma nova vaga de piadas sobre um Presidente Norte-americanos. Hoje recebi 4 e-mails com titulos tão genéricos como “Familia de Obama muda-se para a Casa Branca” a “Proposta para novas dotas de Dólar”.

    Acho que este senhor, dentro de uns anos, irá ter tanto peso no nosso imaginário anedótico como o Samora Machel nos anos 80.

    Gostar

  69. rxc's avatar
    rxc permalink
    5 Novembro, 2008 16:30

    E Obama tem culpa disso? McCain tem culpa de haver gente nos seus comícios que chamavam a Obama traidor e terrorista, e pediam a sua morte (o que gerou um desconforto evidente no próprio candidato, que obviamente não se revia nessas atitudes).

    E quando Clinton se candidatou, a última coisa que me interessava era seguir as eleições nos EUA com atenção! Fdx, tanta gaja para galar e ia perder tempo com isso?

    Gostar

  70. rxcorreia's avatar
    rxcorreia permalink
    5 Novembro, 2008 16:32

    Barraca, foi exactamente o que referi acima. Suponho que o Mirandoso isso já seja racional e devidamente fundamentado em ciências exactas.

    Gostar

  71. Barraca Obama's avatar
    Barraca Obama permalink
    5 Novembro, 2008 16:34

    “Vá ao blogue da Ana Gomes…”

    Mais um que não sabe o que é uma mania, e que quer generalizar à força toda UM comportamento de UMA pessoa isolada a um colectivo, nomeadamente a um país.

    Torno a perguntar aos amantes do Bush que dizem que há uma obamania em Portugal.

    -Onde foram realizados os comícios de apoio ao Obama?
    -Quantos foram?
    -Quantas pessoas viram com t-shirts de apoio ao Obama?
    -Quantas pessoas viram com bandeiras de apoio ao Obama?
    -Quanto dinheiro foi conseguido?
    -Em quantas Juntas de Freguesia se realizaram sessões de apoio ao Obama?
    -Onde é que viram os cartazes de apoio ao Obama?
    -Onde é que foi realizado o comício de apoio por o Obama ter vencido?
    -Quantas pessoas juntou?

    Cá fico à espera de pé firme. Isto se quiserem sair do armário…

    Gostar

  72. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 16:37

    Rxc eu também citei partes dos seus discursos e entrevistas.

    Gostar

  73. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 16:39

    Mário Soares é «obamomaníaco»

    “Soares confessou-se mesmo um «obamomaníaco» e considera que a «candidatura de Barack Obama é portadora de mudanças radicais na América e na relação com o mundo».”

    http://diario.iol.pt/politica/soares-obama-bush-eleicoes-eua-presidenciais/973149-4072.html

    Gostar

  74. Barraca Obama's avatar
    Barraca Obama permalink
    5 Novembro, 2008 16:45

    Uma pessoa é logo a mania de um país?? Tmb deves snifar o mesmo produto marado que o CCM e o JM.

    Torno a perguntar aos amantes do Bush que dizem que há uma obamania em Portugal.

    -Onde foram realizados os comícios de apoio ao Obama?
    -Quantos foram?
    -Quantas pessoas viram com t-shirts de apoio ao Obama?
    -Quantas pessoas viram com bandeiras de apoio ao Obama?
    -Quanto dinheiro foi conseguido?
    -Em quantas Juntas de Freguesia se realizaram sessões de apoio ao Obama?
    -Onde é que viram os cartazes de apoio ao Obama?
    -Onde é que foi realizado o comício de apoio por o Obama ter vencido?
    -Quantas pessoas juntou?

    Gostar

  75. Piscoiso's avatar
    5 Novembro, 2008 16:54

    JM está cada vez mais próximo de um Mohammed Saeed Al-Sahhaf.

    Gostar

  76. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    5 Novembro, 2008 17:11

    -Onde foram realizados os comícios de apoio ao Obama?

    Se ele tivesse vindo cá pode ter a certeza que o Estádio estaria cheio.

    Gostar

  77. RVB's avatar
    RVB permalink
    5 Novembro, 2008 17:12

    acho que ir para a passadeira do solinca não lhe faria mal. aumentaria o amor próprio e diminuiria o seu rancor

    Gostar

  78. RVB's avatar
    RVB permalink
    5 Novembro, 2008 17:17

    quem critica o presidente bush é anti-americano (ele foi eleito pelos americanos, que são inteligentes não os tontos que os europeus assumem que eles são).

    quem critica o presidente obama é pró-americano (ele foi eleito por europeus, que são tontos e não seres inteligentes como assumem que são).

    Gostar

  79. RVB's avatar
    RVB permalink
    5 Novembro, 2008 17:21

    ‘Adesão acrítica a um líder messiânico?’

    ainda bem que não há católicos por aqui…

    Gostar

  80. rb's avatar
    5 Novembro, 2008 17:24

    “o que leva tanta gente a ignorar ou a fingir ou a não querer discutir a inconsistências do seu própria candidato, apesar dessas inconsistências serem evidentes?”, diz o João Miranda.

    Se fossem assim tão evidentes as inconsistências qual seria o interesse em discuti-las. Porque é que o João Miranda não fundamenta essas inconsistências tão evidentes – dirá que não é preciso fazê-lo porque são evidentes? Ou se calhar também finge que elas são evidentes porque quer que elas sejam evidentes. Tanta azia …

    Gostar

  81. JLS's avatar
    5 Novembro, 2008 17:31

    Uau… só prova que não acompanhou a campanha nos últimos meses… especialmente após a entrada da Palin. Só assim se pode justificar tamanho tiro ao lado.

    Gostar

  82. Desconhecida's avatar
    Vou ali e já venho... permalink
    5 Novembro, 2008 18:14

    “JoaoMiranda Diz:
    5 Novembro, 2008 às 3:33 pm

    Caro Vou Ali E Já Venho…,

    Este era um debate sobre a futebolização da política. Repare agora no seu comentário #37. Tem algum conteúdo relacionado com o tema? Algum argumento relevante? Claro que não. Só ataques pessoais ao autor do post. É mais um indício que a política tende a despertar as emoções em vez de estimular a razão.”

    Caro JM

    Não sei como consegue ver ataques pessoais ao autor do post onde apenas estão argumentos relevantes para o tema “futebolização da política” e, do meu ponto de vista, diversos argumentos relevantes.

    Claro que esta sua reacção/interpretação vem apenas reforçar o meu ponto, ou seja, a sua visão manicaísta de que tudo o que seja discordar da sua “douta” opinião não tem qualquer valor e é apenas um ataque pessoal, mesmo que parte de um simples comentador que nada de “pessoal” conhece do sr. miranda, a não ser as opiniões que aqui vai debitando e uma singela foto que decerto não lhe faz a devida justiça.

    Ora o que acontece, é que qualquer leitor com um mínimo de razoabilidade tem sempre a dúvida se o que o JM aqui escreve(tal como se passa com diversos dos seus co-aotores de blog) é a realidade do que pensa(m) ou se se trata de um exercício de escrita criativa que tem apenas por objectivo lançar uma discussão animada mas sem sentido (no sentido do “non sense”), o que, a ser assim, até seria salutar.

    Noutras alturas questiono-me, face á seriedade que aparenta, se afinal não estará mesmo a esplanar as suas ideias e opiniões, o que, a ser verdade, assume um carácter de outra gravidade e com o que não é muito “cristão” estar a fazer chalaça…

    Claro que a dúvida quanto às ideias, poderia tamber ser aplicada à imagem referida acima, que também nada nos garante que seja real….

    Bom, adiante, acho que já percebeu a mensagem…

    Bem haja e mais uma vez obrigado, pois estes momentos de descontração são sempre bem vindos.

    Gostar

  83. Nuno Albuquerque's avatar
    5 Novembro, 2008 19:06

    Quem defende o ensimo do criacionismo nas escolas está particularmente à vontade com fenómenos irracionais.

    Gostar

  84. maloud's avatar
    maloud permalink
    5 Novembro, 2008 22:44

    Até me vieram as lágrimas aos olhos.

    Gostar

  85. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Novembro, 2008 23:21

    Deve ter voltado à sua toca, o urso…

    Gostar

  86. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    6 Novembro, 2008 09:29

    Mas o único que há para lamentar e atribuirlhe ao Miranda é que nem na sua propaganda ande na última em estas coisas do marketing e propaganda…

    E que este maluquinho até ja o adiantou:

    http://www.cadenaser.com/internacional/fotos/elecciones-estados-unidos/csrcsrpor/20081103csrcsrint_16/Ies

    Gostar

  87. Desconhecida's avatar
    Vou ali e já venho... permalink
    6 Novembro, 2008 10:30

    “maloud Diz:
    5 Novembro, 2008 às 10:44 pm

    Até me vieram as lágrimas aos olhos.”

    Por que razão, amiga Maloud ? 😉

    Gostar

  88. maloud's avatar
    maloud permalink
    6 Novembro, 2008 21:34

    Com o comentário do Nuno Albuqerque {83}
    Quando me quero rir até às lágrimas, venho visitar o João Miranda.

    Gostar

Indigne-se aqui.