Se calhar, se calhar não foi tão bom assim
Os EUA têm duas visões possíveis na imprensa europeia: são bons e progressistas, logo democráticos. São maus e reaccionários, logo republicanos. O pior é quando as coisas não encaixam nessas visões maniqueístas. Nesses dias fazem-se títulos assim:
América profunda: Conservadorismo triunfou nos referendos locais para depois concluir isto: «a candidatura de Barack Obama favoreceu mesmo a proibição do casamento homossexual, já que, de acordo com as sondagens, os eleitores negros são tendencialmente contra este tipo de união. “A sua candidatura aumentou a participação dos afro-americanos que votaram neste sentido”, explicou [Jennie Drage-Bower, analista política para a Conferência Nacional dos Eleitos dos Estados]» A última eleição, salvo seja, em que toda a alma auto-denominada progressista se empenhou à escala global foi na escolha do último Papa. Confesso que durante dias imaginei o que seria caso o fumo branco anunciasse como novo papa um daqueles cardeais africanos ou sul-americanos progressistíssimos que o hemisfério norte e Fidel Castro tanto apreciam. E que em matéria de costumes não mudaram praticamente nada desde que os primeiros missionários desceram das naus portugesas e espanholas. O Vaticano poupou-se ao espectáculo mas creio que teria prestado com tal escolha um forte contributo para a confusão dos activismos e dos activistas. Neste particular caso dos EUA mais um ano e estão a chamar pelo Bush que sempre tinha a vantagem de tudo aquilo que se aprovava na dita América ser o resultado do seu obscurantismo. Imaginem como seria este título do EXPRESSO caso John McCain tivesse ganho?

Olha outra…
GostarGostar
A vitória de Obama contribui para um retrocesso nos costumes, Barak pronunciou-se contra os casamentos homossexuais e influenciou o eleitorado. Três Estados, um importante como a Califórnia voltou para o “antigamente”.
Obama conservador e pouco dado a mudanças nesta questão civilizacional.
GostarGostar
O pior é quando as coisas não encaixam nessas visões maniqueístas.
Que, felizmente, acontece, de forma sempre excepcional quão raríssima. Pois nunca de mais coisa alguma se disse tão bem um resumo, lá isso é verdade, ó Helena.
GostarGostar
Coitado do Barack, se fosse fazer de fino, de moderno, decrarar-se amigo de Palestinos às profundezas da América, ó Helena, um dialogador sem reservas, que nunca mais teria, bem sabe, o voto de um terço dela. Isso já nós bem sabemos, como também a Helena.
E honre-se então o homem sábio e prudente, entre outras coisas.
GostarGostar
Efeito Obama:
La Bourse de Paris a terminé sur une lourde chute jeudi 6 novembre, le CAC 40 lâchant 6,38 % à 3 387 points, malgré les fortes baisses de taux en zone euro et au Royaume-Uni. A Londres, le Footsie cède 5,7 %, à Francfort le DAX perd 6,84 %. (AFP)
GostarGostar
Não percebi o que Fidel vinha fazer nesta história. Já agora, também podia incluir, sei lá, Chavez, Morales, Zapatero… Olha, porque não?
GostarGostar
América profunda: Conservadorismo triunfou nos referendos locais.
A América profunda e conservadora da Republica Socialista da California…
GostarGostar
A muita gente está a fazer uma azia do catano que os facistas dos americanos tenham dado uma lição de democracia elegendo para presidente um negro e com o nome de Hussein.
Aprendam …..
GostarGostar
Já chateia esta lengalenga. Faz como o Pacheco Pereira no abrupto: cala-te.
GostarGostar
Sim o título do Expresso pode ser engraçado, mas a frase do ano pertence ao seu colega Doutor Miguel Gaspar.
Ei-la:
A América ontem foi digna dessa enorme herança de liberdade que não tem muito a ver com raça. Quase toda a América, mas de certeza John McCain. Na noite de ontem, ele também foi preto.
GostarGostar
Corre para aí uma notícia que a Palin não sabia que África era um continente
Penso que não é grave
Eu também não sabia que o Alasca tinha uma Palin(ha)
GostarGostar
Mas a azia vai continuar e vai agravar-se……
Não querem lá ver que já nomeou um judeu para chefe de gabinete?
E parece que se vai socorrer de mais alguns do staff do Clinton esse facista inveterado…..
Isso faz-se obamita?
Aqui os avançados europeus vão começar a estrebuchar…
GostarGostar
Fernando Diz:
6 Novembro, 2008 às 7:47 pm
Efeito Obama:
Antigamente era porque o Bush tinha acordado gaseado, com gases baixos, fedorentos
Ou porque tinha espirrado
Coitado do Obama
Já é responsável por só tomar posse em Janeiro
E o NY Times ???
E os despachos à pressa feitos com um carimbo para não perder tempo a assinar, do Bush ???
GostarGostar
Obama o novo Messias que vem salvar o mundo, só que agora vem mais bronzeado. Bah
GostarGostar
Jesus, o Messias, também não era branco
Os pintores e os oleiros é que o puseram branco
Andem trinta e três anos no deserto a pregar aos peixes e vejam lá de que cor ficam ???
Só se já havia protectores solares…..
GostarGostar
E os títulos dos telejornais?
“Bolsas em forte queda APESAR da eleição de Obama.
GostarGostar
E o que pode comentar em relação à escolha de Rahm Emanuel para chefe de gabinete de Obama? E em relação aos 77% de judeus americanos que escolheram Obama?
GostarGostar
.
O discurso de Obama foi bom. Talvez longo de mais mas não tão prolongado como os sermões de Chavez e Fidel. Mas a prática é que dirá tudo. Uma esperança. Alguma coisa tenderá a mudar. Se o pragmatismo suplantar a oratória. Mas paira algo terrivel. A guerra com a Russia um gigante nuclear. O palco da Europa seria o da destruição. A esperança é que o Pragmatismo suplante a Oratória.
.
Convém não minorizar o discurso curto de MaCain na noite das eleições. Talvez bem mais forte e importante. Sem emoções, impondo o respeito pela Democracia contra uma plateia adversa de apoiantes.
.
Os “extremismos” duma “Velha Europa” que surge sem forças para se auto-renovar não são realistas. Acabou um ciclo e o “aprés nous le deluge” é o suicidio dalgums arrastando todos. É muito mau.
GostarGostar
Futebolisticamente falando a maioria do pessoal do Blasfémias continua a queixar-se do árbitro. Isto foi só, apesar de histórica, uma eleição democrática.
GostarGostar
Não faltam ressabiados neste blog.
GostarGostar
EStranho! Este blog repentinamente tornou-se anti-americano e dum anti-americanismo mesmo primário!
GostarGostar
A democracia aqui só funciona quando ganham. Quando perdem começam a descredibilizar , a deprimir e a tentar desconsiderar as opiniões dos que ganharam as eleições por maioria.
GostarGostar
Não se esqueçam que ele é hussein, dos nosssos.
GostarGostar
Era uma vez,(n)a América…
GostarGostar
(…) E esta eleição é uma derrota estrondosa da agenda que domina a economia global há 30 anos e as relações internacionais há oito. Tenho a certeza que não faltará quem o queira ignorar. Não foi por acaso que todos os republicanos, começando por McCain, fizeram questão em assinalar apenas o facto de Obama ser o primeiro presidente afro-americano. Porque o resto seria uma confissão de culpa.
Por Daniel Oliveira/Arrastão
GostarGostar
“E esta eleição é uma derrota estrondosa da agenda que domina a economia global há 30 anos”
Eh pá, 30 anos?! Tipo: a televisão por cá era a preto-e-branco, demorávamos 10 horas para chegar a Bragança, o mundo não teclava em telemóveis nem em PCs, e net era quando a bola de serviço batia na rede de ping-pong, em África morriam aos milhões de fome, na China provavam a doce espuma da Revolução Cultural, na URSS andavam a pé e a Sibéria ainda funcionava e o Ceaucescu ainda lavava as mãos em bacias de ouro. É isso, os 30 anos? Pois é, ganda malandra essa agenda que andou a dominar a economia global. Ganda malandra.
GostarGostar
Sócrates cola-se a Barack Obama enquanto Cavaco mantém distância
JOÃO PEDRO HENRIQUES
falando em imprensa vão ver esta perola de erudição ao DN ( orgão não oficial do PS ) .
parece que com tanto entusiasmo socrates tirou a roupa e queimou o soutien !!!
GostarGostar
EStranho! Este blog repentinamente tornou-se anti-americano e dum anti-americanismo mesmo primário!
Tanto assim que eu (anti-americano segondario) estou disposto a aprender como se faz sob tudo para ascender de nivel…
GostarGostar
“E esta eleição é uma derrota estrondosa da agenda que domina a economia global há 30 anos ”
Com esta fico assustado. É que há 30 anos andava a pé,não tinha TV, e de um modo geral vivia bastante mal. Acabo de me empanzinar com um soberbo salmão, um vinho de estalo, o portela chega e diz-me que vou ter de voltar a comer sopa de urtigas?
Mau…
GostarGostar
Obama ganhou pq arrecadou uma soma de fundos nunca vista, teve o voto de 95% de negros, tem uma pose impressionante em palco e colou de maneira demagógica a crise em W.Bush, fazendo crer, com a sua incomparável cap+acidade retórica, q a culpa era dos 8 anos anteriores.
Ainda agora se soube que o desemprego atingiu os piores números dos últimos 14 anos.
Exacto: em 1994, qd Clinton era Presidente.
Ou seja, o desemprego na era W. Bush nunca foi tão grande como com Clinton!
GostarGostar
26- Não admira: é isso que os não neo-liberais têm em Cuba, North Korea an so on.
GostarGostar