Comunismo é ditadura
29 Novembro, 2008
«A delegação mais aplaudida, na sessão de abertura [Congresso do PCP], hoje no espaço multiusos/Campo Pequeno, entre as 59 anunciadas, foi a do Partido Comunista de Cuba, de Fidel Castro.» (lusa)
62 comentários
leave one →

Entregásse-mos os destinos do país ao PC ou ao BE e lá se iam as torradeiras, os telemóveis e outras diabólicas criações do capitalismo.
GostarGostar
O facto de 2 partidos da extrema esquerda em Portugal, juntos, obterem quase 20% dos votos, significa muito do atraso português. E só prova que ninguem aprendeu nada nas aulas de História.
GostarGostar
Comunismo é = religião.Que como os islâmicos que vão 5 vezes mentalizar-se por dia os comunistas têm sempre alguém a “supervisar” desde pioneiro.
Os de cima os chefes limitam-se a facturar a ignirância do resto…
GostarGostar
Temos estado bem servidos pelo PS,PSD e CDS! O Bloco dá-se nas aulas de História (1999), fabuloso.
GostarGostar
Deixa, Gabriel, que essa política de Education que usted já aqui defendeu, pelo Sócrates e a ministra, não seria menos ditadura, se 95% dos profes, bem mais ilustrados e doutores que esses dois, deixassem. Pior é que eles já não são isoláveis, como no tempo da outra senhora, e, a uma voz vão dizendo que não senhora, não aceitam mais ditadura.
E até rio de lhe responder tão à letra, despreocupado mesmo de se por acaso usted e demais xuxas aqui me entendem.
Que não há diferença entre os que sempre estão com a maioria, ou baldaias ou gabrieéis ou ferreiras, já seja com este PS como co nacional-socialismo, co bushismo ou ca outra senhora aí falada. Pois que é sempre o mais seguro, o lugar da boa consciência e assim das oportunidades tamém ditas de tachismo.
E essa é que é uma fácil dita dura.
GostarGostar
De qq modo, já não comem criancinhas ao pequeno almoço.
Nem deixam levar bancos dos amigos à falência.
Um por todos todos por um BPP.
A bem da Nação.
GostarGostar
O facto de 2 partidos da extrema esquerda em Portugal, juntos, obterem quase 20% dos votos, significa muito do atraso português.
Diz que 80% são da classe dos tachistas que tem andado a roubar, estes 34 anos de suposta democracia, dos bancos às empresas, ao governo dos ladrões das maiorias.
E isso nem precisa de aulas de História, é da ciêncoa comum, foi assim com o Hitler, há pouco co Bush, co Cavaco da Silva e ora com o socrático, apoiado pelo pior ministro de finanças da Oropa, ó antonino.
GostarGostar
Eu gostei. Cuba foi uma homenagem aos médicos que resolvem o que por cá não tem concerto.
A pérola foi o ataque aos anticomunistas do Bloco.
Riam que bem precisamos, amigos.
GostarGostar
E é BNPs, BPPs, BCPs, CGDs, roubalheira a molhos do Bloco PSD-PS, meus senhores, sem falarmos de empresas, concessões, muletas do estado pròs filhos das ditas famelgas (à siciliana, calabreza ou napolitana), à vez e à escolha.
GostarGostar
Gabriel,
Enganou-se, em Cuba já não reina Fidel I, reina Raúl I. É uma monarquia absolutista, e não uma ditadura!
Numa monarquia absolutista não são precisas eleições, porque o Rei tem o direito natural a governar até à morte, a não ser que abdique a favor de um sucessor.
GostarGostar
Curiosamente, a maior parte dos que criticam as neo-nacionalizações, do BPN, BPP e tudo o mais que aí venha, foram grandes defensores da “nacionalização dos meios de produção” em outros tempos de amplas liberdades!
Nós somos contra os fretes do Sócrates ao grande capital, como fomos contra a vergonha eterna que foi o “11 de Março de 1975”, que ainda hoje tem feridas evidentes na sociedade portuguesa.
PS O 25 de Abril de 1974 não deve ser confundido com a outra fatídica data referenciada.
GostarGostar
j sabe do que fala ?
Não deve saber senão media os disparates que diz como o Sr. a maioria dos que vem para aqui defender as politicas desenvolvidas nos últimos 30 anos da responsabilidade dos donos do PS/PSD que sendo pessoas bem assessoradas com o passar do tempo descobriram que para enganar os tolos bastava a ilusão de poderem escolher entre um partido de esquerda PS ou um da direita PSD.
Mas como sabemos hoje são tão socialistas como sociais democratas mas de nome pois o que são realmente são empresas com proprietários comuns que se governão enganando os tolos que neles ainda acreditam.
JOJORATAZANA
GostarGostar
“Não deve saber senão media os disparates”
Foram disparates que custaram muito a Portugal:
1. A nacionalização da banca em 1975, com excepção de 3 bancos estrangeiros! O que é estrangeiro, é bom.
2. A nacionalização das propriedades agrícolas em quase metade de Portugal, para depois a produção cair a pique!
3. A sanha da nacionalização foi a tal ponto que se nacionalizaram sectores como os transportes, os seguros ou a produção de cimento!
4. A nacionalização do BPN serviu quem? Não serviu com certez o contribuinte. O estado assegura por Lei, os depósitos até 100.000 euros, e quem tivesse mais,….é o risco da vida!
5. A “nacionalização” do risco no BPP? Serve apenas os seus accionistas e credores. Não serve os contribuintes portugueses.
A liberdade é sempre incomoda. Mas, nós gostamos da liberdade.
Nos EUA dever-se-ia ter ido mais longe do que a única falência com dimensão que foi a Lehman Brothers. É que a AIG, o Citi ou a Fannie, vai custar muito à classe média Americana!
GostarGostar
“dos que vem para aqui defender as politicas desenvolvidas nos últimos 30 anos da responsabilidade dos donos do PS/PSD”
Quanto a isto, não se refere a mim. Com certeza. Há muito que o “Centrão” faz mais mal do que bem.
GostarGostar
Claro que Cuba é uma ditadura. Mas o maiores torcionários de Cuba, já não são os Castros. É Bush que em Guantanamo tem mais de 300 prisioneiros sem julgamento. Em Havana só há 150…
E o macaco Bush também é maior o assassino: 1,2 milhões de iraquianos assassinados na criminosa cruzada em curso, contra 17.000 fuzilados por Castro.
Isto é o que o neoconeiragem não gosta que se diga… Palhaços…
GostarGostar
Isto é o que o neoconeiragem não gosta que se diga… Palhaços…
Ih, palhaços, não, e eles até gostam que se diga, pois não são ditadores mentirosos, se não verdadeiros.
GostarGostar
Os ditadores da maioria, bushiana e neo-socialista, a mesma coisa.
GostarGostar
Que ninguém bate, como dizia em rodapé, referido ao Sócrates, Almeida Santos, sem o saber, a comprovar o que se disse.
GostarGostar
Por falar em Comunismo, conhecem o Sá Fernandes?
O Zé que esteve preso quatro meses?
http://www.forumnacional.net/showthread.php?t=32813
Eu não conhecia…
GostarGostar
não se lembram dos comunistas mortos nas praças de touros espanholas
e gostam de ser lidados no campo pequeno
GostarGostar
Quem lê este blogue fica a pensar que o PCP governou esta pocilga durante os últimos 30 anos e que os escândalos de corrupção, manipulação da justiça, atrasos estruturais, desigualdades sociais, são culpa do PCP.
Enfim, os descendentes de Pides e saudosistas do tempo da outra senhora ainda abundam.
Quer queiram quer não queiram o PCP está mais forte e resiste.
Saiu-vos o tiro pela culatra após a queda do muro não foi?
Pode ser que agora a “grande” Rússia esteja melhor mergulhada num oceano de oligarcas.
Vocês ainda são daqueles que acreditam na existência de armas de destruição maciça no Iraque…enfim.
Quanto à crise do capitalismo…Qual crise?Isto é culpa dos trabalhadores que ousam pedir um salário mínimo de 450 euros!!!Vejam lá…
p.s. Amanhã vou comer uma criancinha a pequeno almoço…ou será o Pedroso?
GostarGostar
Poisé, e sobre a democracia? Sobre o motivo do post? Nem uma palavra?
Maravilhoso argumento: “apoiamos ditaduras mas não contamos com alegados pedófilos entre os militantes”.
Vou votar PC…
GostarGostar
Os idiotas que acreditam no comunismo são estúpidos como uma porta. Nos anos 60 e 70 a informação era escassa, logo tinham desculpa. Hoje em pleno sec. XXI acreditar que Cuba, Koreia Norte, Vietname e a Urss foram o paraiso na terra, mesmo depois de na URSS o povo ter derrubado o comunismo e depois de assistirmos ás fugas em massa de cubanos, koreanos e do que nos contam ex-comunistas….só loucos varridos e desvairados mentais podem ainda acreditar no comunismo.
GostarGostar
mas onde está a democracia cá no burgo , gaita? a última vez que vi a definição estava lá escarrapachado : governo do povo para o povo ; faz favor de me actualizarem e avisarem se com os avanços científicos mudou para: governo dos partidos para os partidos. é que não quero fazer figura de ignorante e antiprogresso .
GostarGostar
“mas onde está a democracia cá no burgo , gaita? a última vez que vi a definição estava lá escarrapachado : governo do povo para o povo ; faz favor de me actualizarem e avisarem se com os avanços científicos mudou para: governo dos partidos para os partidos. é que não quero fazer figura de ignorante e antiprogresso .”
Donde se depreende que a melhor solução é passar de uma má democracia para uma não-democracia. Mais um visionário.
GostarGostar
21. já te esqueceste de que o PCP não governou esta pocilga, mas não foi por não ter tentado. No Prec a estrategia de poder do PCP foi anunciada pelo proprio Cunhal numa entrevista a um jornal italiano e não passava pela democracia pluripartidaria mas sim pela totalitarismo de partido comunista único. Não façam dos portugueses parvos, que voçês só não o levaram a cabo pq não tiveram os militares do vosso lado. Basta olhar para os vossos amigos : Cuba – 10 milhões de prisioneiros que até se atiram aos tubarões para fugir, Koreia o maior campo de concentração do mundo, URSS dos gulag que saudades ( hoje Russia mas com os KJB a controlar tudo, jornalista critico é jornalista assassinado)…vão dar banho ao cão, deviam ter vergonha nas trombas em vir criticar a democracia portuguesa, que vos aceita qdo voçês tudo fizeram para não haver democracia….
GostarGostar
Entendeu mal , Và lá , a minha visão é de uma sociedade constituida por homens e mulheres capazes de por em prática a definição original de Democracia. entre uma má e uma não parece que a única diferença é poder dizer mal , mas sabe , com dizer mal não vamos lá.
E mais , entre um sistema ilegitimo mas efectivo e outro legítimo mas ineficaz , venha o diabo e escolha.
GostarGostar
Ilegitimo e efectivo, onde ? o diabo já veio e mostrou a eficiência na URSS, Cuba, Koreia Norte…e no fim milhões de pessoas sofreram e morreram para nada…a URSS desmantelou-se com milhões de pessoas a exigirem o fim da tirania, em Cuba só não fogem os 10 milhões pq é uma ilha…..A ladainha é sempre a mesma “Não estive na URSS não sei”, “não estive na Koreia não sei”, mas podes ir a Cuba ( é baratinho) mas em vez de ires para um hotel em Varadero, vais tentar viver como um cubano normal durante 1 mês com 25 euros….passa-te logo o fanatismo comunista !!!!
GostarGostar
oh pessoal anti e pró komuna, vai uma partidinha de Xadrez?
GostarGostar
November 25, 2008
The founder of Italian Communism had deathbed conversion
According to the Vatican Antonio Gramsci reverted to the Catholic faith
Richard Owen in Rome
The Vatican has revealed that Antonio Gramsci, the founder of Italian Communism and an icon of the Left, reverted to Roman Catholicism on his deathbed.
Archbishop Luigi De Magistris, former head of the Apostolic Penitentiary of the Holy See, which deals with confessions, indulgences and the forgiveness of sins, said Gramsci had “died taking the Sacraments”. He had asked the nuns attending him in hospital to let him kiss an image of the infant Jesus, Monsignor De Magistris said.
He said rumours that Gramsci had reverted had never until now been confirmed, and the Italian Left had also remained silent on the issue. “But that is how it was” he told Vatican Radio. “Gramsci returned to the faith of his infancy”.
http://www.timesonline.co.uk/tol/comment/faith/article5232492.ece
GostarGostar
Bem , Carlos , tem um sistema legítimo que para efectivar a sua governação crescendo economicamente , semeou a morte lá prás bandas do petroil.
Eu não gosto de comunismo , é um disparate pegado , mas isso não faz que defenda tartufos porque também não gosto de sistemas que exploram diferenças.
Não sofro de cegueira ideológica que me impeça de ver a realidade. e não me conformo com tretas a fingir.
GostarGostar
Estes comentadores comunas que se multiplicam como clones nestes comentários só me fazem rir. Ser comunista em Portugal é estar constantemente em “State of Denial”. Até os italianos mudaram de nome. Até nisto somos originais. O PCP sempre a defender o marxismo-estalinismo atá doer a garganta. São contra o grande capital, mas lembro do Carvalhas de punho cerrado e camisola Lacotes no Avante. Comunismo é para os outros. Hipócritas.
GostarGostar
“entre uma má e uma não parece que a única diferença é poder dizer mal , mas sabe , com dizer mal não vamos lá.
E mais , entre um sistema ilegitimo mas efectivo e outro legítimo mas ineficaz , venha o diabo e escolha.”
Está tudo dito.
Quando ‘poder dizer mal’ é um pormenor e um sistema totalitário passa a ser aceitável ser for ‘efectivo’, está traçada a linha. Não vale a pena discutir mais.
GostarGostar
que incomodados que os meninos estão! será porque o congresso está a ter lugar num sítio caro a Otelo?
podiam fazer um post sobre o discurso de Jerónimo e explicar porque é que o PC, de um momento para o outro, acha que o BE, MAlegre e outros que se estão movimentando fora do circulo do Partido, passaram a ser o inimigo principal!
GostarGostar
É curioso observar a tolerância do jornalismo português relativamente aos “pecados” antidemocráticos do PCP, do BE e do PS.
Se um partido de direita, por exemplo o PP,manifestasse a mínima condescendência com o Salazar caía o Carmo e a Trindade, mas sendo o PCP (relativamente a Cuba, à Coreia do Norte, etc) a coisa passa sempre.
Se fosse um 1º ministro do PSD a governar da maneira autoritária que caracteriza Sócrates haveria denúncias diárias e generalizadas (como se viu no tempo em Cavaco foi 1º ministro), mas sendo do PS só se ouvem umas vozes isoladas…
Basta ver a atenção que foi dada à frase infeliz da Manuela Ferreira Leite sobre a suspensão da democracia por 6 meses.
Claro que os jornalistas portugueses têm todo o direito de ter as suas simpatias esquerdistas, mas deviam fazer – por uma questão de ética e profissionalismo – um esforço muito maior de imparcialidade.
GostarGostar
Não vale a pena discutir mais porque você , Vá lá , está empenhado em ganhar. Eu não .O meu empenho é em conseguir soluções em que todos ganhem.
Ps) Pró Carlos Pires. Mas a Manela ia suspender qual democracia? a do governo dos partidos para os partidos ? que significado tinha isso para os não militantes? Até era fixe , segundo a linha da suspensão. Imagine que era para reduzir os salários dos boys da administração pública.Baril , apoio.
GostarGostar
Ó #19, esse não é bem comunista, é reciclado.
Mas desconhecia o currículo do pseudo-justiceiro, está extremamente engraçado.
E tem imensa piada porque o BLOCO de ESQUERDA faz “política” precisamente insultando terceiros.
PS – E têm ainda o Teodósio Alcobia, candidato do BE por Agualva, condenado por homicídio no caso das FP-25.
GostarGostar
Discussão pequeno burguesa tutelada pela numenklatura de serviço.
GostarGostar
38. o nome acção directa é uma homenagem ao grupo anarco – terrorista que explodia bombas nos idos de 70 em Paris ?
GostarGostar
Amarrem este Gabriel antes que le comece a espumar-se! Ficamos todos a saber que o gajo mora lá para os lados de Alvalade…
GostarGostar
39. o nome carlos é uma homenagem a Carlos “o Chacal” – terrorista que explodia bombas nos idos de 70 em Paris ?
Deixe de ser idiota homem.
GostarGostar
Não, não é . É Carlos Matos. Continuo a aguardar resposta, mas do próprio e não de um analfabeto que posta com, o nome de Yoda…só pedes ter um QI abaixo de zero….
GostarGostar
e que tal uma hipótese académica?
se uma maioria exigisse mesmo( numa eleição,claro) a ditadura do pcp? Será que os democratas dos outros partidos a aceitariam?
~responda quem souber….
GostarGostar
“Os idiotas que acreditam no comunismo são estúpidos como uma porta. Nos anos 60 e 70 a informação era escassa, logo tinham desculpa.”
Este ainda é daqueles que acredita num capitalismo neo liberal sem regulação.
Milhões de pessoas no desemprego, milhões passam fome, mas o capitalismo é que é bom, apesar de haver dinheiro suficiene para acabar com tudo.
Falam da coreia mas não falam dos países capitalistas onde abunda a desigualdade e a corrupção: Portugal.
É verdade, nos anos 90 havia pouca informação, mas agora não há BPN que vos safe.
Já comi uma criancanha hoje…Ou terá sido o Pedroso?
p.s Guantanamo é onde?
Quem invadiu o Iraque?
Quem invadiu a Sérvia (Kosovo)
Quem apoiou os Taliban e depois levou com eles?
GostarGostar
“Os idiotas que acreditam no comunismo são estúpidos como uma porta. Nos anos 60 e 70 a informação era escassa, logo tinham desculpa.”
Este ainda é daqueles que acredita num capitalismo neo liberal sem regulação.
Milhões de pessoas no desemprego, milhões passam fome, mas o capitalismo é que é bom, apesar de haver dinheiro suficiene para acabar com tudo.
Falam da coreia mas não falam dos países capitalistas onde abunda a desigualdade e a corrupção: Portugal.
É verdade, nos anos 90 havia pouca informação, mas agora não há BPN que vos safe.
Já comi uma criancanha hoje…Ou terá sido o Pedroso?
p.s Guantanamo é onde?
Quem invadiu o Iraque?
Quem invadiu a Sérvia (Kosovo)
Quem apoiou os Taliban e depois levou com eles?
GostarGostar
“Não, não é . É Carlos Matos. Continuo a aguardar resposta, mas do próprio e não de um analfabeto que posta com, o nome de Yoda…só pedes ter um QI abaixo de zero…”
Eu não peço coisa nenhuma, mas isto vindo de alguém que se arma aos cucos sem saber o que é “acção directa” tem o seu quê de irónico. Que o espectáculo continue! Dá-lhe Carlos!
GostarGostar
Tutela só dialoga sem críticas nem condições prévias de outra vontade que não sweja a dita dura do pêésse.
GostarGostar
Esse ainda é dos que acredita na democracia dos maiores bandidos do mundo, assassinos, invasores, a escória de roubalheira.
GostarGostar
Celestine, celestine, que confusão nessa cabecinha….não tomou os comprimidos, pois não?…ainda vais a tempo de emigrar para Cuba, Koreia Norte etc…os ultimos paraísos na terra
GostarGostar
Não, robertino, bou co felipe da pro-ordem, besuntado, chibar ali tacho ao rato.
GostarGostar
Resposta ao 45. ah, ah, ah ..fazia-te um desenho para te facilitar a vida, mas aqui vai resumidamente : desigualdade e corrupção existem em maior numero nos regimes não democraticos onde há apenas um partido único no poder ( basta ir a Cuba para ver o que é a corrupção e a desigualdade entre os que mandam e os que obedecem)…Guantanamo, qual é o problema ? é uma prisão para encarcerar terroristas que matam indiscrimindamente como os que actuaram em Mumbai ( não estão presos por crime de opinião como os cubanos ), invasão do Iraque ? foi o culminar da operação de desratização iniciada em 91. Sérvia ? a acção militar foi a única forma de acabar com a guerra de genocidio entre servios, croatas e muçulmanos ( na Chechenia foi bem pior, não ficou uma casa de pé depois dos bombardemanetos da capital Grosny ). Talibans ? fundamentalismo islamico sabes o que é ? é o principal factor de morte entre os muculmanos, hindus, budistas e cristãos que vivem na Asia e no Mundo Arabe ( Bali, Mumbai,Beslan,Paquistão,Turquia, Bangladesh etc ).Mas isto é muita informação para essa cabecinha formatada pelo pensamento anarquista da extrema esquerda/direita, não é verdade ? morte ao capitalismo…dá-lhe com força anarca…
GostarGostar
Ainda bem que a luta ideológica não acabou.
Estaremos SEMPRE do lado da liberdade. E temos sempre George Orwell como nosso guia.
GostarGostar
Ui, basta ir a Portugal, ó robertino, onde um pseudo-inginheiro se pensa o salazar ressuscitado.
GostarGostar
“E temos sempre George Orwell como nosso guia.”
O Orwell do POUM? É tão inspirador quando percebemos que esta gente mal sabe daquilo que fala. Continuem a debitar.
GostarGostar
Comunismo é a ideologia da Fome, por onde esteve no poder. O Comunismo foi um zero civilizacional: pouco mais que nada a não ser na evolução do Armamento o comunismo trouxe. Qualquer Ditadura autocrática consegue ser mais eficiente que o Comunismo, desenvolver mais e em alguns casos caminhar para a liberdade.
Muitos pensadores da liberdade viveram em ditaduras, quais foram os pensadores que viveram durante o Comunismo?
Se os biliões de pessoas que estiveram sobre a pata do comunismo simplesmente tivessem direito á liberdade e desse modo a ter ideias talvez esses milhões de cérebros congelados pelo Comunismo tivessem desenvolvido saber, ciência e assim doenças já tivessem sido debeladas ou pelo menos o caminho para tal estaria mais próximo. Milhões de cérebros congelados é outro crime do Comunismo mas de que não se fala.
“Eis os 26 membros do Comité Central do Partido Comunista russo em 1917, quando eclodiu a Revolução de Outubro. Destes, mais de metade terminou às mãos dos próprios camaradas: nove foram executados na sequência de julgamentos-fantoche, dois foram assassinados (um deles era Trostsky), um “suicidou-se” e dois morreram na prisão. Todos às ordens do aqui sorridente Estaline, um dos raros membros da elite comunista dessa época que acabariam por falecer de causas naturais. A União Soviética era tão igualitária que as primeiras vítimas dos crimes do partido começaram por ser os seus dirigentes. Como sublinha o PCP nas suas teses ao congresso do Campo Pequeno, “a contribuição da URSS e, posteriormente, do campo dos países socialistas, para os grandes avanços de civilização verificados no século XX foi gigantesca.””
http://corta-fitas.blogs.sapo.pt/
GostarGostar
O caso é que isso se passou pra lá dos montes e vales, muito longe, semelhante à máfia dos states. Enquanto se fala outra loiça, outra realidade, a do Portugal roubado no dia a dia pelo bloco central dos governos pêésse, pêésse dê cá mais um banco, ó constancio sem pescoço, pra juntos esbugalharmos na boa.
Ah, e não esqueça de barafustar por causa daquele aumento de nove euros pòs mais pobres.
GostarGostar
Esse lucky anda nas nuvens, longe daqui, por força.
GostarGostar
E dá-se o tipo a tanto trabalho, pra nada, praticamente.
GostarGostar
Ó Celestina o muro já caiu em 89….sai desse estado comatoso e deixa de pensar como o Salazar que tb não gostava dos americanos, tanto que até proibiu a comercialização da Coca-Cola em Portugal. Arranja um emprego ou um negócio e faz-te à vida, mulher maldizente……
GostarGostar
Gostei de ver a “tia” Odete mais os seus “amanhãs que cantam”.
Da esquerda à direita, é geral a complacência ante a dinossaura estalinista. Não vejo porquê. É que se trata de um verdadeiro compêndio ambulante do que há de pior em política: a defesa de regimes sanguinários, responsáveis por mais assassínios do que o de Hitler.
O comunismo, tanto na versão analfabeta (abundante nas bancadas do Campo Pequeno) como na “intelectual”, devia meter nojo a qualquer ser pensante. Lamentavelmente, não é o que se vê.
GostarGostar
olha,
o antonio
salazar falou,
parvo e tudo,
ali acima…
GostarGostar
Eh, parvo
e xuxa, ali
acima…
GostarGostar