Saltar para o conteúdo

Quando no Ministério dito da Educação

29 Novembro, 2008

e naqueles estabelecimentos chamados escolas tiverem uma oportunidade poderiam fazer a gentileza de falar connosco sobre isto:

Escola EB 1 do Fujacal  

Escola Básica Arquitecto Ribeiro Teles

Escola Primária nº 2 do Monte da Caparica

Escola Básica 118 do Alto da Ajuda

Escola Básica 2, 3 Dr. João Rocha

Escola Básica 2, 3 Ana de Castro Osório

 EB São Gonçalo, no Lumiar

Escola Básica 2, 3 de Santa Maria, em Beja

Escola do 1º Ciclo do Cerco do Porto

Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto

Escola da Fajã de Baixo

Escola Básica dos 2.º, 3.º ciclos e Secundária de Tarouca

38 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Novembro, 2008 10:27

    Os estudos dizem que as pessoas confiam nos professores. Não se entende como é que isso acontece.

    Gostar

  2. pedrito portugal's avatar
    29 Novembro, 2008 10:36

    A malta da Av. 5 de Outubro está preocupada a distribuir Magalhães aos “piquenos”.

    A Ministra da “Avaliação” não tem mãos a medir a enviar e-mails aos profs.

    Gostar

  3. Piscoiso's avatar
    29 Novembro, 2008 10:47

    Já anda na net um virus para o Magalhães, que faz com que os alunos batam nos professores.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    29 Novembro, 2008 10:58

    Ao soco e pontapé.

    Puseram de cocoras

    Gostar

  5. o psiquiatra de serviço's avatar
    o psiquiatra de serviço permalink
    29 Novembro, 2008 12:04

    Epá deixem a ministra trabalhar. Correia de Campos deveria ser 1ºMinistro. 6 meses de ditadura não seri mal para por profs, advogados, médicos e banqueiros na ordem.

    Gostar

  6. antunes's avatar
    antunes permalink
    29 Novembro, 2008 12:38

    Deixem os miúdos em paz! Eles passam o dia todo na escola, estão saturados de estarem fechados e nem os deixam brincar, além disso têm de se prepara para a vida adulta. Queriam agora que andassem á pancada uns nos outros e depois tinham que ir a tribunal! Eles dão pancada nos funcionários e professores que é para isso que estes ali estão. Deixem os putos baterem nos bombos.

    Gostar

  7. Rikas's avatar
    Rikas permalink
    29 Novembro, 2008 12:55

    O que é o ministério da educação pode fazer?

    Só vejo uma solução: reforço da vigilância nas escolas. É necessário mais investimento. O resto é um caso de polícia.

    Gostar

  8. JJ Pereira's avatar
    29 Novembro, 2008 13:13

    Apesar de parecer que não tem nada a ver com o caso : alguém conhece o percurso “académico/científico” da criatura que exibe o título de “Ministra da Educação” por estas paragens?…
    Segundo fontes geralmente mal intencionadas,haverá brilhantes “acelerações” curiosamente semelhantes às do “patrâo…

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Zé do Boné permalink
    29 Novembro, 2008 13:14

    Acho que o melhor é dirigir-se directamente ao Conselho da Revolução.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Maria de Lurdes permalink
    29 Novembro, 2008 13:16

    “Uma vez levei um pontapé de um aluno, que tinha recebido uma nega, e que me disse que se ia inscrever no PSD. É chocante!”

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Novembro, 2008 14:04

    A TVI mostrou há algumas semanas cenas filmadas de agressões de uma violência extrema a jovens por diversos colegas, inclusivamente enquanto um deles estava sentado no seu lugar, sendo agredido pelas costas com murros e estalos bastante violentos. O caso do telemóvel à beira deste é uma brincadeira. Reacções: nenhumas. Há conselhos executivos a contribuir para as estatísticas da DREN. Abafam.

    Gostar

  12. francesco's avatar
  13. Ana Sousa's avatar
    Ana Sousa permalink
    29 Novembro, 2008 16:29

    Não vejo outros culpados da situação que não sejam aqueles que há mais de 30 anos controlam o ensino em Portugal, sem qualquer controlo ou escrutínio. Durante todo este tempo os srs. professores comportaram-se como reizinhos nas salas de aula, sem necessitarem dar satisfações nem reportar nada a ninguém. Abdicaram totalmente de ser educadores para serem (maus) ensinadores. A situação actual era inevitável pois à medida que os mais velhos e bem formados profs se iriam reformando, as escolas ficariam nas mãos de gente já (de)formada pela mesma escola dita democrática.
    Todos sabemos que para o ensino vão os piores alunos de todas as licenciaturas (com excepçoes, claro) pois era o único lugar onde se admitiam pessoas para um emprego sólido e bem pago sem qualquer prestação de provas (até muito mais bem pago do que os outros da administraçao publica para pessoas com igual habilitaçao, para os quais é exigido provas e onde se trabalha submetido a hierarquias rigidas e com avaliaçoes de desempenho mesmo a sério). Até o jardineiro de uma escola precisa de fazer provas teóricas e práticas para exercer a função e ainda tem um longo período experimental.
    Cerca de 90 por cento dos professores são claramente incompetentes e ainda por cima arrogantes.Jamais aceitaram qualquer tipo de gestão nas escolas que colocasse em causa as suas atitudes discricionárias e agora, que não conseguem lidar com o monstro que eles próprios geraram, portam-se como crianças mimadas a berrar contra uma ministra que – até como professora – é melhor do que eles todos juntos.
    Muitas crianças e jovens, durante estes anos, também tiveram as suas vidas desfeitas e foram humilhados por muitos maus professores. Nada podiam dizer, porque dentro das escolas o fascismo docente e o corporativismo sempre imperou.
    Sejam os profes capazes de cumprir a sua função, como bons profissionais que não estão a ser, e todos esses problemas se acabariam!

    Gostar

  14. maria's avatar
    maria permalink
    29 Novembro, 2008 17:23

    Cara Ana,

    Parece-me que precisa de ajuda…contrariamente ao que acontece com os professores, não faltam aí bons psiquiatras na praça.

    Gostar

  15. porteiro's avatar
    porteiro permalink
    29 Novembro, 2008 17:30

    Desculpem o mal que a Ana Sousa possa ter feito. A culpa é minha. Distraí-me e conseguiu fugir do Hospital Magalhães de Lemos.

    Gostar

  16. Trinta e três's avatar
    29 Novembro, 2008 17:35

    Há dias no “Prós e Contras” o secretário de Estado Pedreira fez um comentário que diz tudo. Perante uma intervenção que referia os problemas sociais que as escolas têm que enfrentar, disse mais ou menos isto: “mas nós só actuamos na área da Educação”. Enquanto um governante disser uma barbaridade destas sem se rir, não vamos a lado algum.

    Gostar

  17. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    29 Novembro, 2008 18:22

    Um dos maiores erros é o Ensino Obrigatório que é o que veio substituir o ir á Tropa Obrigatório. Como nem há nem um mínimo de disciplina como na Tropa, os resultados estão á vista. Pior ainda, a destruição daqueles que querem estudar e trabalhar pelos que não querem lá estar continua alegremente e a ser pago pelos contribuintes.

    Gostar

  18. ASL's avatar
    29 Novembro, 2008 18:41

    Ana Sousa, precisa mesmo de uma cura de realidade. Se for católica, eu sugiro que siga o caminho de S.Paulo. Tudo o que escreve é uma verdadeira palhaçada, que só uma revelação divina a pode levar a libertar da sua Matrix rosa.

    Gostar

  19. Pedro C.'s avatar
    29 Novembro, 2008 18:46

    O facilitismo que, sistematicamente, tem vindo a crescer no sentido de reduzir, cada vez mais, a dificuldade das provas não é da responsabildade dos professores; a redução da sua autoridade disciplinar, também não. Logo, o resultado é o que está à vista de todos.
    Há dias foi feita uma experiência que consistia em submeter alunos a provas de anos passados, salvo erro desde 1965. O resultado foi zero, até cerca de 1980, onde começaram a pontuar, mas ainda com valores negativos. O MA, não tenho dúvida, sabe disto, mas a comparação com os rankings internacionais, face ao estado a que isto chegou, não lhes deixa outras alternativas. Enquanto os professores não recuperarem a autoridade perdida nada podem ensinar de jeito. Os facilitismos que remetem as provas para meros exercícios de faz-de-conta, também não. O problema de muitas das nossas escolas provem do laxismo transportado pela maioria dos alunos das suas próprias casas, que é onde deve começar a educação.

    Gostar

  20. DA's avatar
    29 Novembro, 2008 19:05

    17 – “Pior ainda, a destruição daqueles que querem estudar e trabalhar pelos que não querem lá estar continua alegremente e a ser pago pelos contribuintes.”

    Não os misture. Turmas de nível conhece?

    Gostar

  21. Levy's avatar
    Levy permalink
    29 Novembro, 2008 19:37

    Para esta discussão fazer sentido, gostava de saber a profissão da Ana Sousa, para eu também poder opinar e generalizar à vontade.

    Gostar

  22. Levy's avatar
    Levy permalink
    29 Novembro, 2008 19:39

    Para esta discussão fazer sentido, gostava de saber a profissão da Ana Sousa, para eu também poder opinar e generalizar à vontade.

    Embora não saibamos a profissão, sabemos que é uam ressabiada contra os professores.

    Gostar

  23. Levy's avatar
    Levy permalink
    29 Novembro, 2008 19:40

    “Não os misture. Turmas de nível conhece?”

    Isso já foi chão que deu uvas. O ME faz uma grande pressão para acabar com isso a que chama turmas de nível. Neste momento só há 2 níveis: o “muito mau” e o “mau”.

    Gostar

  24. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    29 Novembro, 2008 20:05

    Tão pouca porrada! Só se perderam as que caíram no chão! Faz-lhes bem levarem umas no focinho, para ver se deixam de ser meninos mimados e começam mas é a trabalhar que foi coisa que nunca souberam fazer. E quem não quiser, pode ir à sua vida para outro lado. Quem é assim tão bom e tem tantas certezas das suas competências decerto será imediatamente contratado em qualquer lado. O mercado está aí, à espera dos meninos…

    Gostar

  25. porteiro's avatar
    porteiro permalink
    29 Novembro, 2008 20:06

    essa história das turmas de nível é muito interessante. como os resultados da turma de nível mais baixo serão piores, o professor terá uma avaliação pior… e que professor vai ser prejudicado com esse serviço? o mais odiado da escola, concerteza.

    Gostar

  26. porteiro's avatar
    porteiro permalink
    29 Novembro, 2008 20:08

    Que grande asneira! Não há mercado de professores! As escolas estão dominadas pelo poder totalitário do Estado!

    Gostar

  27. henrique cimento's avatar
    henrique cimento permalink
    29 Novembro, 2008 21:27

    não chamo milu à sinistra culpada
    porque não quero ofender o cão do TinTin

    Gostar

  28. MJP's avatar
    MJP permalink
    30 Novembro, 2008 00:58

    Não se deve valorizar relatos do Portugal real. A escola funciona no virtual e aí realiza trabalho de excelência.
    Quando são muitíssimas as escolas avaliadas pela inspecção que foram classificadas com muito bom e excelente, a D. Maria, de Coimbra, só teve bom.

    Gostar

  29. fado alexandrino's avatar
    30 Novembro, 2008 13:13

    O que é o ministério da educação pode fazer?

    Provavelmente dar educação.

    Gostar

  30. bulimundo's avatar
  31. Desconhecida's avatar
    ... permalink
    30 Novembro, 2008 20:32

    Mais uma vez se omite o papel dos pais no comportamento nojento que a criançada vai assumindo. Os professores nunca foram educadores, não são eles que assinam onde diz “encarregado de educação”. Poderiam ajudar no processo, mas não é deles que tem de vir necessariamente o exemplo. Pede-se aos professores que ENSINEM, não necessariamente que EDUQUEM. Quem educa são os pais e são estes que se estão a demitir de o fazer. Basta ir a um supermercado e ver o espetáculo. E as crianças que lá estão não estão acompanhadas pelos professores, de certeza.

    Gostar

  32. MFerrer's avatar
    30 Novembro, 2008 21:13

    A todos os profs e em especial ao Anónimo das 18:38 que fez uma lista de disparates no profblog.org, mas que agradeço:
    a)Coordenação de Departamento não remunerada;
    – Têm que dar 36h por samana , sabiam?

    b)Aulas de apoio não remuneradas;
    – Afinal já não é a avaliação o problema? É o trabalho? Não querem? Podem sair que há outros que desejam trabalhar.

    c)Aulas de substituição não remuneradas;
    – Afinal é dinheiro que querem mais ?

    d)Direcção de Instalações não remunerada;
    – Que é isto de direcção de instalações? Foi promovido a porteiro?

    e)Desenvolver actividades extracurriculares não remuneradas.
    – A questão é vos mandaram dar aulas e trabalhar? Tadinhos!

    f)Visitas de estudo não remuneradas.
    – Queriam dar mais passeios e receber em dobro? Além do que já recebem pela tal hora de passeio? Está-se mesmo a ver!Injustiças! exploração do Homem pela Mulher!

    g)Reuniões fora de horas não remuneradas.
    – Se calhar foi a Ministra que vos mandou marcarem essas reuniões infindáveis de quem não se sabe organizar nem trabalhar. Coitados!

    h)Reuniões à noite, fora de horas.- à noite? Ui!! Corror!! e o lobo mau não vos apareceu? Não comeu nenhum de vcs?

    i)Ficar fechado na Escola horas sem fim, sem condições de trabalho, em vez de estar em casa a preparar as aulas.
    – Deve ser mais a preparar as explicações. Enganou-se?!

    j)Estar na Escola à espera que um colega falte, como se os colegas cumpridores fossem os responsáveis pelos colegas faltistas; apontem uma outra profissão onde se passe o mesmo.
    – Oh Diabo!, não me diga que há faltistas na vossa profissão? Há-os que não querem ser avaliados?
    E vc aí mais para a frente vai dizer que TODOS deviam ser iguais e proguedir igualmente na carreira, não vai? Eu sei que vai! Daqueles que faltam todo o ano? Dos que não querem saber da EP para nada? E vcs estão solidários com esses e que a EP se lixe, não é? Que maçada essa de ter de dar aulas de substituição . Um horror!E vc pergunta se haverá outra profissão em que tal aconteça? está a reinar? nunca ouviu falar em profissionais dignos? Mineiros, Médicos, Polícias, Militares???

    k)Que a Sra. Ministra obrigue a trabalhar mais horas e o agradecimento passe apenas por um obrigado cínico no Parlamento.
    – Já está melhor: Srª Ministra. Gostei. Agora é que borrou a pintura. Então se a Ministra agradece, é cínica, e vc insulta-a? Como educador estava a pedir um correctivo!

    l)Que um colega de outra disciplina assista às nossas aulas.
    – Palavra ? Isso pode acontecer? Um outro colega a assistir? Um horror e umatentado à vossa imensa capacidade profissional para produzirem jovens bem formados e com qualificações. parece impossível!! Já não há privacidade!

    Mas isso já não foi alterado para colegas da mesma disciplina? Vá lá ver os apontamentos, homem…

    m)Que as notas dos alunos que não querem estudar te impeçam de progredir na carreira. – Lá está vc com lapsos de memória. Ou com ataques de vigarice? Isso não foi alterado p/ Ministério? Ou no máximo daria uma míni perdentagem na avaliação compensada por outros items? Faça lá um esforço que vc chega lá!

    n)Com o congelamento dos vencimentos e progressão na carreira.
    – Fácil! faça o favor de se auto-avaliar e de promover a avaliação e já vai ter progressão. Não quer? Pois bem, fica retido como vcs fazem a milhares de alunos marginalizados…Simples nao é?

    o)Que a maternidade, morte de um familiar próximo te impeça de progredir na carreira.
    – Porquê? A aldrabice e a mentira não são para aqui chamadas. Onde é que isso está escrito? Juizo!

    p)Com o Estatuto do Aluno.
    -Qual o problema do EdA? Vcs não querem que as crianças sejam os destinatários da EP? Não querem que este País se torne como os outros? Só querem direitos, sem deveres? e o contribuinte a pagar? reformas aos 52 aninhos? com 2500 Euros e depois vão para os Colégios chupar mais uns tontos?

    q)Com a diminuição da autoridade dos PROFESSORES.
    – Porque é que há professores com autoridade com aulas decentes, que não faltam e cumprem e há-os como vc? Perderam am autoridade? Foi culpa de quem? da Srª. Ministra? Faça o favor!!! Antes do PS a Educação era uma maravilha? pois era. Vcs faziam ronha e recebiam por a fazerem! Acabou-se essa mama!

    r)Com os insultos e agressões por parte de alguns alunos e respectivos Encarregados de Educação.
    – Agora já começo a gostar. Não me diga que a popuilação escolar já não vos pode ver? Que vos dá na cara? E vcs continuam a fazer arruaças a comprar ovos tomates e a arrebanhar crianças para esses números de grande civismo? E depois não têm autoridade? Acha que deviam ter? Acha mesmo???
    Isto quem semeia ventos….

    s)Com a destruição da Escola Pública.
    – Não me diga que estas medidas de organizar e eses investimentos massivos são para acabar com a EP? Olhe que precisa de mandar ver essa cabeça e esses olhos!

    t)Com a divisão da carreira em duas: titular e não titular colocando Professores contra Professores.
    – Afinal lá volta a avaliação, perdão o ECD,: Todos no topo e ao molho!? Mesmo aqueles que aí em cima vc tratava de mandriões? Isso é que era um regabofe!
    Sem hierarquia nem respeito por ela, de preferência…

    u)Com as cotas na progressão.
    – —-Para professor é uma pena que não saiba o que quer dizer “Cotas”. Que tal umas Novas Oportunidades para um portuguiês básico?

    v)Com os critérios que levaram à escolha dos professores titulares.— Já vi que continua a não perceber nada do que fala e como escreve…Durante anos andaram a obrigar os jovens professores, acabados de entrar na carreira, a fazer o trabalho que não dava redução de horário – a única coisa que vos motiva depois do dinheiro!!!- e agorta queixam-se que eles é que ficaram titulares? Foi uma gaita não foi? Talvez umas grevezitas vos retemperem o ânimo!

    w)Com o péssimo ambiente de trabalho que se está a instalar nas Escolas.
    – Pois, compreende-se , o bom ambienmte era o do deixa-andar-que- logo-chumbamos-os-“gajos”-e-nós- parao-o-ano-nem-aqui-estamos, não era? A EP que se lixasse! e os filhos dos pobres também, que vcs tinham era explicações para dar!

    x)Com o fim dos destacamentos._ faltava esta pérola.O que era bom era tirar o lugar a akguém em Cascos-de-Rolha e, depois, ao abrigo de uma qq regra avulsa e idiota, requerer o destacamento par aonde queriam ficar…Dando assim a volta aos valores do CGP e à Listagem de prioritários…e a EP que se lixasse e os alunos que ficassem sem aulas durante meses á espera que toda a máquina se recuperasse das golpadas …Uma maravilha essa escola de que tem saudades! e a Ministra acabou com esse regime de tanta justiça e tanto rigor educativo? Lá está. Vc Tem razão. É mesmo para acabar com a Escola Pública. Continue a denunciar(-se) ! Vá por aí que toda a gente percebe ao que veio!

    y)Com os concursos por três anos. – Claro, o bom era concursos todos os anos e as escolas sem professores, sem projecto e sem responsabilidade. Isso é que era Bom: Posso dar-lhe uma boa notícia? Os Concursos qq dia acabam mesmo e então é que é ver os CEx. a escolherem os melhores e, os piores, a irem para os tais Cascos-de-Rolha….ou ficarem mesmo sem vagas…A culpa será toda da Srª Ministra. Tem razão!

    z)Com o trabalho excessivo.- É uma profissão de desgaste rápido. Veja a forma como se arrastam pelas arruaças e pelas passeatas de autocarro à custa das CM do PSD e do PCP…

    aa)Com a permanência na Escola de 40 horas.
    – Um horror! Tem razão. Qual é o trabalhador que permanece no local de trabalho por tanto tempo? Eu despedia-me!

    bb)Que os Professores se substituam aos Pais e que os Pais só sirvam para procriar.
    – Perdão? então os professorezinhos já não truca-truca? O ideal mesmo era uma escola sem alunos ! Sem filhos de qq natureza ou espécie! Façam uma greve a exigir as escolas vazias! Boa!

    cc)Que Professores tenham 10 Turmas, mais de 250 alunos e 1500 testes para corrigir por ano, para não falar dos trabalhos.
    – Sabe o que acho? Acho que o nível da matemática vai subir neste País. A ver os professores a praticarem tanto as continhas…pelo menos a aritmética básica vai ultrapassar o do português ( o tal das “cotas”)

    dd) …………………………………………

    Depois de tudo isto, a Sra Ministra agradece chamando-te preguiçoso, incompetente, mentiroso, humilhando-nos, colocando os Pais contra os professores, impedindo-nos de progredir na carreira.
    – Não me recordo de ela ou algum Secretário de Estado ter dito isso assim a frio…mas olhe que se não disse, dá para pensar depois de vos ver, ouvir e ler….cambada de madraços!

    Em resumo a Sra. Ministra dá mais trabalho e ao mesmo tempo diz que para dignificar a carreira tem que pagar menos ao impedir que todos cheguem ao topo da mesma.
    – O que a Srª Ministra mandou foi que fossem responsáveis e empenhados e quanto à progressão estamos conversados….

    O mais engraçado, é que ela ia implementando tudo isto sem darmos conta, só agora é que acordámos, dava a impressão que a reforma não era para nós. O grande erro da Ministra foi ter apertado, de uma só vez, tanto a corda e ela ter partido. “A carga era maior que BURRO e o BURRO caiu…”
    – E eu digo que dificilmernte se levanta! Quem sou eu para o levantar.

    Se tivéssemos assistido às reuniões sindicais e aderido em massa à greve aos exames há dois anos atrás nada disto teria acontecido.
    – Está a ver copmo afinal andar acordado e ser responsável pode dar benefícios?
    Que grande lição da vida, não é?????

    Passo a passo a Ministra ia levando a água ao seu moinho, implementado medida após medida sem que nós reagíssemos, ela pensou que nos podia sugar o sangue todo de uma só vez. Chegou a altura de dizer BASTA de tanta malvadez e injustiça.
    -Um horror! Coitadinhos!

    VAMOS LÁ VER QUANTOS SÃO OS “ADESIVOS” QUE ESTÃO AO LADO DA MINISTRA CONTRA OS COLEGAS, a favor de uma política nefasta que só tem o objectivo de destruir a Escola Pública e enviar os professores para os psiquiatras.
    — Olhe que eu estava capaz de o aconselhar um tratamento e uma baixa médica. Afinal vc já se lembrou disso!
    Mas tem que ser mesmo psiquiátrica? não pode ser por manifesta incompetência e falta de vergonha?
    MFerrer

    Novembro 30, 2008 8:45 PM

    Gostar

  33. anonimo's avatar
    1 Dezembro, 2008 04:22

    O banqueiro João Rendeiro, que levou o BPP à quase falência, é o mesmo que dirige um consórcio que ensina “boas práticas” de gestão escolar?!…

    Estão a ver quem é João Rendeiro? O presidente do Banco Privado Português, aquele banco que tem 3000 clientes e que gere apenas grandes fortunas? O tal banco que está em processo de quase falência e que o Governo de Sócrates se prepara para salvar? Pois o banqueiro, para além de afirmar que vota habitualmente no PS, é ainda funcionário do Ministério da Economia, em licença sem vencimento. Não é que o banqueiro anda a ensinar às escolas públicas as técnicas de gestão que levaram o BPP ao estado que todos conhecemos? É verdade! Criou e dirige uma organização (EPIS), com o apoio do ME e de grandes empresas públicas e privadas que dá formação aos PCEs e conselhos executivos sobre as técnicas e formas de gestão e de organização “modernaças”. Custa a acreditar, não é verdade? Mas é verdade. E conta com o apoio do ME. E assim vai o processo de mercadorização da escola pública. A divisão da carreira em duas categorias e o modelo burocrático de avaliação são apenas dois instrumentos do processo em curso de mercadorização, de destruição da profissão docente e da morte da democracia nas escolas.
    Leia aqui a biografia de João Rendeiro
    http://www.profblog.org/2008/11/o-banqueiro-joo-rendeiro-que-levou-o.html

    Aconselho vivamente que se consulte e se divulgue
    http://WWW.EPIS.PT

    E que se ligue a esta informação
    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=968365&div_id=1730

    E que se retirem as devidas conclusões (!)

    Gostar

  34. anonimo's avatar
    1 Dezembro, 2008 04:35

    Esquematicamente.

    MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PROFESSORES
    AVALIADORES
    Presidente do Conselho Executivo
    Avalia:
    – Assiduidade
    – Grau de cumprimento do serviço distribuído
    – Progresso dos resultados escolares dos alunos e redução das taxas de abandono tendo em conta o contexto socio-educativo
    – Participação nas actividades da escola
    – Acções de formação realizadas
    – Exercício de outros cargos de natureza pedagógica
    – Dinamização de projectos de investigação
    – Apreciação dos encarregados de educação, desde que haja concordância do docente e nos termos a definir no regulamento da escola
    Coordenador do Departamento Curricular:
    Avalia a qualidade científico-pedagógica do docente com base nos seguintes parâmetros
    – Preparação e organização das actividades lectivas
    – Realização das actividades lectivas
    – Relação Pedagógica com os alunos
    – Processo de avaliação das aprendizagens dos alunos
    FASES DA AVALIAÇÃO
    1.ª fase
    Objectivos e indicadores
    – O Conselho Pedagógico da escola define os seus objectivos quanto ao progresso dos resultados escolares e redução das taxas de abandono, que são elementos de referência para a avaliação dos docentes.
    – O Conselho Pedagógico da escola elabora os instrumentos de registo de informação e indicadores de medida que considere relevantes para a avaliação de desempenho.
    2.ª fase
    Objectivos individuais
    – No início de cada ciclo de avaliação de dois anos, o professor avaliado fixa os seus objectivos individuais, por acordo com os avaliadores, tendo por referência os seguintes itens:
    – Melhoria dos resultados escolares dos alunos
    – Redução do abandono escolar
    – Prestação de apoio à aprendizagem dos alunos incluindo aqueles com dificuldade de aprendizagem
    – Participação nas estruturas de orientação educativa e dos órgãos de gestão da escola
    – Relação com a comunidade;
    – Formação contínua adequada ao cumprimento de um plano individual de desenvolvimento profissional do docente.
    – Participação e dinamização de projectos
    Nota: Na falta de acordo quanto aos objectivos prevalece a posição dos avaliadores
    3.ª fase
    Aulas observadas
    – O coordenador de departamento curricular observa, pelo menos, três aulas do docente avaliado em cada ano escolar.
    – O avaliado tem de entregar um plano de cada aula e um portfólio ou dossiê com as actividades desenvolvidas
    4.ª fase
    Auto-avaliação
    – O professor avaliado preenche uma ficha de auto-avaliação, onde explicita o seu contributo para o cumprimento dos objectivos individuais fixados, em particular os relativos à melhoria das notas dos alunos
    – Os professores têm de responder nas fichas de auto-avaliação a 13 questões (pré-escolar) e 14 questões (restantes ciclos de ensino)
    5.ª fase
    Fichas de Avaliação
    – O presidente do conselho executivo e o coordenador do departamento curricular preenchem fichas próprias definidas pelo Ministério da Educação, nas quais são ponderados os parâmetros classificativos.
    – Os avaliadores têm de preencher uma ficha com 20 itens cada, por cada professor avaliado
    – O coordenador do departamento curricular preenche uma ficha com 20 itens, por cada professor avaliado
    – O presidente do conselho executivo tem de preencher uma ficha com 20 itens, por cada professor avaliado
    – As pontuações de cada ficha são expressas numa escala de 1 a 10.
    6.ª fase
    Aplicação das quotas máximas
    – Em cada escola há uma comissão de coordenação da avaliação de desempenho formada pelo presidente do Conselho Pedagógico e quatro professores titulares do mesmo órgão, ao qual cabe validar as propostas de avaliação de Excelente e Muito Bom, aplicando as quotas máximas disponíveis.
    7.ª fase
    Entrevista individual
    – Os avaliadores dão conhecimento ao avaliado da sua proposta de avaliação, a qual é apreciada de forma conjunta.
    8.ª fase
    Reunião Conjunta dos Avaliadores
    – Os avaliadores reúnem-se para atribuição da avaliação final após análise conjunta dos factores considerados para a avaliação e auto-avaliação. Seguidamente é dado conhecimento ao avaliado da sua avaliação.
    SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO
    – Excelente, de 9 a 10 valores
    – Muito Bom, de 8 a 8,9
    – Bom, de 6,5 a 7,9
    – Regular, de 5 a 6,4
    – Insuficiente, de 1 a 4,9
    EFEITOS DAS CLASSIFICAÇÕES
    – Excelente durante dois períodos seguidos de avaliação reduz em quatro anos tempo de serviço para ser professor titular
    – Excelente e Muito bom reduz em três anos tempo de serviço para ser professor titular
    – Dois Muito bom reduz em dois anos tempo de serviço para ser professor titular
    – Bom não altera a normal progressão na carreira
    – Regular ou Insuficiente implica a não contagem do período para progressão na carreira
    – Dois Insuficiente seguidos ou três intercalados implica afastamento da docência e reclassificação profissional.

    (in Jornal 24 horas, acessível a todos os portugueses)

    Gostar

  35. am's avatar
    1 Dezembro, 2008 12:12

    A todos os profs e em especial ao Anónimo das 18:38 que fez uma lista de disparates no profblog.org, mas que agradeço:
    a)Coordenação de Departamento não remunerada;
    – Têm que dar 36h por samana , sabiam?

    35

    b)Aulas de apoio não remuneradas;
    – Afinal já não é a avaliação o problema? É o trabalho? Não querem? Podem sair que há outros que desejam trabalhar.

    Substituir profissionais “experientes”, como diz a ministra, por “inexperientes” devia dar um bom resultado!

    c)Aulas de substituição não remuneradas;
    – Afinal é dinheiro que querem mais ?

    d)Direcção de Instalações não remunerada;
    – Que é isto de direcção de instalações? Foi promovido a porteiro?

    Se não sabe, pergunte. Quem tem responsabilidades de níveis diferentes não devia ganhar mais do que os outros?

    e)Desenvolver actividades extracurriculares não remuneradas.
    – A questão é vos mandaram dar aulas e trabalhar? Tadinhos!

    Então,quem trabalha mais não devia ganhar mais?

    f)Visitas de estudo não remuneradas.
    – Queriam dar mais passeios e receber em dobro? Além do que já recebem pela tal hora de passeio? Está-se mesmo a ver!Injustiças! exploração do Homem pela Mulher!

    Até temos de pagar do nosso bolso! Mas todas as empresas pagam aos empregados as deslocações em trabalho (e não só…)! E também pagamos as viagens dos alunos que não têm dinheiro!

    g)Reuniões fora de horas não remuneradas.
    – Se calhar foi a Ministra que vos mandou marcarem essas reuniões infindáveis de quem não se sabe organizar nem trabalhar. Coitados!

    Organizamo-nos como o governo MANDA no LAL – Lançamento do Ano Lectivo. Manda tão mal que não é possível fazer reuniões por incompatibilidade de horários dos professores. A sobrelotação das escolas agrava a questão.

    h)Reuniões à noite, fora de horas.- à noite? Ui!! Corror!! e o lobo mau não vos apareceu? Não comeu nenhum de vcs?

    Em todas as empresas o trabalho além do horário normal é extraordinário e pago.

    i)Ficar fechado na Escola horas sem fim, sem condições de trabalho, em vez de estar em casa a preparar as aulas.
    – Deve ser mais a preparar as explicações. Enganou-se?!

    Não é coisa que se explique num comentário de um post. Visite uma escola e verifique.

    j)Estar na Escola à espera que um colega falte, como se os colegas cumpridores fossem os responsáveis pelos colegas faltistas; apontem uma outra profissão onde se passe o mesmo.
    – Oh Diabo!, não me diga que há faltistas na vossa profissão? Há-os que não querem ser avaliados?
    E vc aí mais para a frente vai dizer que TODOS deviam ser iguais e proguedir igualmente na carreira, não vai? Eu sei que vai! Daqueles que faltam todo o ano? Dos que não querem saber da EP para nada? E vcs estão solidários com esses e que a EP se lixe, não é? Que maçada essa de ter de dar aulas de substituição . Um horror!E vc pergunta se haverá outra profissão em que tal aconteça? está a reinar? nunca ouviu falar em profissionais dignos? Mineiros, Médicos, Polícias, Militares???

    Em que centro de saúde ou hospital é que os médicos fazem as consultas dos colegas que faltam? A meu ver o problema é outro. Faço muitas substituições e sei do que falo. Só sei o que vou fazer 10 minutos depois do início da aula a que o colega (de outra disciplina qualquer!)faltou. Não há plano, não há nada na sala de aula para poder improvisar uma aula, nem há a relação com os alunos que os professores da turma têm.

    k)Que a Sra. Ministra obrigue a trabalhar mais horas e o agradecimento passe apenas por um obrigado cínico no Parlamento.
    – Já está melhor: Srª Ministra. Gostei. Agora é que borrou a pintura. Então se a Ministra agradece, é cínica, e vc insulta-a? Como educador estava a pedir um correctivo!

    l)Que um colega de outra disciplina assista às nossas aulas.
    – Palavra ? Isso pode acontecer? Um outro colega a assistir? Um horror e um atentado à vossa imensa capacidade profissional para produzirem jovens bem formados e com qualificações. parece impossível!! Já não há privacidade!
    Mas isso já não foi alterado para colegas da mesma disciplina? Vá lá ver os apontamentos, homem…

    Já agora, médicos, professores universitários e juízes a assistir às consultas, aulas e audiências dos colegas!

    m)Que as notas dos alunos que não querem estudar te impeçam de progredir na carreira. – Lá está vc com lapsos de memória. Ou com ataques de vigarice? Isso não foi alterado p/ Ministério? Ou no máximo daria uma míni perdentagem na avaliação compensada por outros items? Faça lá um esforço que vc chega lá!

    n)Com o congelamento dos vencimentos e progressão na carreira.
    – Fácil! faça o favor de se auto-avaliar e de promover a avaliação e já vai ter progressão. Não quer? Pois bem, fica retido como vcs fazem a milhares de alunos marginalizados…Simples nao é?

    Marginalizados? O governo é que quer o MESMO (literalmente) ensino para todos!

    o)Que a maternidade, morte de um familiar próximo te impeça de progredir na carreira.
    – Porquê? A aldrabice e a mentira não são para aqui chamadas. Onde é que isso está escrito? Juizo!

    p)Com o Estatuto do Aluno.
    -Qual o problema do EdA? Vcs não querem que as crianças sejam os destinatários da EP? Não querem que este País se torne como os outros? Só querem direitos, sem deveres? e o contribuinte a pagar? reformas aos 52 aninhos? com 2500 Euros e depois vão para os Colégios chupar mais uns tontos?

    Como os outros? Vamos lá! Em tudo!

    q)Com a diminuição da autoridade dos PROFESSORES.
    – Porque é que há professores com autoridade com aulas decentes, que não faltam e cumprem e há-os como vc? Perderam am autoridade? Foi culpa de quem? da Srª. Ministra? Faça o favor!!! Antes do PS a Educação era uma maravilha? pois era. Vcs faziam ronha e recebiam por a fazerem! Acabou-se essa mama!

    Mentira. Há turmas que os professores “experientes” não querem. Ficam os “inexperientes” com elas. E quando tem de ser têm os mesmos problemas que os outros. O ex-ministro socialista Marçal Grilo percebeu bem problema: “- O difícil é sentá-los.” E calá-los, também. O problema é estarem num ensino que não lhes diz nada, porque o governo QUER o MESMO ensino para todos.

    r)Com os insultos e agressões por parte de alguns alunos e respectivos Encarregados de Educação.
    – Agora já começo a gostar. Não me diga que a popuilação escolar já não vos pode ver? Que vos dá na cara? E vcs continuam a fazer arruaças a comprar ovos tomates e a arrebanhar crianças para esses números de grande civismo? E depois não têm autoridade? Acha que deviam ter? Acha mesmo???
    Isto quem semeia ventos….

    Não sou capaz de descer a este nível. Não posso comentar.

    s)Com a destruição da Escola Pública.
    – Não me diga que estas medidas de organizar e eses investimentos massivos são para acabar com a EP? Olhe que precisa de mandar ver essa cabeça e esses olhos!

    t)Com a divisão da carreira em duas: titular e não titular colocando Professores contra Professores.
    – Afinal lá volta a avaliação, perdão o ECD,: Todos no topo e ao molho!? Mesmo aqueles que aí em cima vc tratava de mandriões? Isso é que era um regabofe!
    Sem hierarquia nem respeito por ela, de preferência…

    Continua a não haver hierarquia. E não se podia escolher os titulares sem ser por sorteio? E o respeito não se impõe de qualquer maneira, ganha-se. Se se for capaz, é claro!

    u)Com as cotas na progressão.
    – —-Para professor é uma pena que não saiba o que quer dizer “Cotas”. Que tal umas Novas Oportunidades para um portuguiês básico?

    v)Com os critérios que levaram à escolha dos professores titulares.— Já vi que continua a não perceber nada do que fala e como escreve…Durante anos andaram a obrigar os jovens professores, acabados de entrar na carreira, a fazer o trabalho que não dava redução de horário – a única coisa que vos motiva depois do dinheiro!!!- e agorta queixam-se que eles é que ficaram titulares? Foi uma gaita não foi? Talvez umas grevezitas vos retemperem o ânimo!

    É mentira. Os titulares são os mais velhos. O governo é que acha que antiguidade é posto. A ministra é que diz que os titulares são os mais velhos e “experientes”. Nem lhe interessa se a experiência foi boa ou má! Nem é possível saber, visto que não havia avaliação, como diz o governo (e eu até concordo!).

    w)Com o péssimo ambiente de trabalho que se está a instalar nas Escolas.
    – Pois, compreende-se , o bom ambienmte era o do deixa-andar-que- logo-chumbamos-os-”gajos”-e-nós- parao-o-ano-nem-aqui-estamos, não era? A EP que se lixasse! e os filhos dos pobres também, que vcs tinham era explicações para dar!

    Acha que vai mudar alguma coisa com esta avaliação? Cada vez chumbarão menos e cada vez saberão menos.

    x)Com o fim dos destacamentos._ faltava esta pérola.O que era bom era tirar o lugar a akguém em Cascos-de-Rolha e, depois, ao abrigo de uma qq regra avulsa e idiota, requerer o destacamento par aonde queriam ficar…Dando assim a volta aos valores do CGP e à Listagem de prioritários…e a EP que se lixasse e os alunos que ficassem sem aulas durante meses á espera que toda a máquina se recuperasse das golpadas …Uma maravilha essa escola de que tem saudades! e a Ministra acabou com esse regime de tanta justiça e tanto rigor educativo? Lá está. Vc Tem razão. É mesmo para acabar com a Escola Pública. Continue a denunciar(-se) ! Vá por aí que toda a gente percebe ao que veio!

    y)Com os concursos por três anos. – Claro, o bom era concursos todos os anos e as escolas sem professores, sem projecto e sem responsabilidade. Isso é que era Bom: Posso dar-lhe uma boa notícia? Os Concursos qq dia acabam mesmo e então é que é ver os CEx. a escolherem os melhores e, os piores, a irem para os tais Cascos-de-Rolha….ou ficarem mesmo sem vagas…A culpa será toda da Srª Ministra. Tem razão!

    E não pode começar já? Tem de ser só qualquer dia? E, já agora, isso melhora a escola pública de cascos de rolha?

    z)Com o trabalho excessivo.- É uma profissão de desgaste rápido. Veja a forma como se arrastam pelas arruaças e pelas passeatas de autocarro à custa das CM do PSD e do PCP…

    E do PS, quando está na oposição.

    aa)Com a permanência na Escola de 40 horas.
    – Um horror! Tem razão. Qual é o trabalhador que permanece no local de trabalho por tanto tempo? Eu despedia-me!

    Na minha escola não me obrigam a permanecer mais de 22 horas, porque não têm espaço (muito menos espaço adequado!) para me colocarem quando não estou a dar aulas.

    bb)Que os Professores se substituam aos Pais e que os Pais só sirvam para procriar.
    – Perdão? então os professorezinhos já não truca-truca? O ideal mesmo era uma escola sem alunos ! Sem filhos de qq natureza ou espécie! Façam uma greve a exigir as escolas vazias! Boa!

    Nesse caso, em particular, o governo podia copiar o que o governo Blair fez no Reino Unido.

    cc)Que Professores tenham 10 Turmas, mais de 250 alunos e 1500 testes para corrigir por ano, para não falar dos trabalhos.
    – Sabe o que acho? Acho que o nível da matemática vai subir neste País. A ver os professores a praticarem tanto as continhas…pelo menos a aritmética básica vai ultrapassar o do português ( o tal das “cotas”)

    Eu acho que ganham o mesmo que os professores que têm 2 turmas, 40 alunos e 240 testes para corrigir por ano.

    Gostar

  36. am's avatar
    1 Dezembro, 2008 12:29

    Falta a 6ª fase b:

    Voltar atrás e rever todas as classificações para que os excelentes em excesso passem a muito bons e os muito bons em excesso passem a bons.

    E era tão fácil resolver o problema se o governo tivesse inteligência! Bastava desligar as menções das classificações. Por exemplo:
    Excelente – os melhores 5% (desde que tenham a classificação acima de 8,9).
    Muito Bom – os seguintes 20% (desde que tenham a classificação acima de 7,9).

    Mas, como eu digo, se o governo tivesse inteligência.
    Se o governo quisesse ainda podia formular a coisa, de modo que as quotas fossem variáveis, em função da avaliação externa da escola.

    Ou podia dar autonomia às escolas para contratar e avaliar os professores e controlar tudo com avaliação externa.

    Gostar

  37. Jose Ferreira da Silva's avatar
    1 Dezembro, 2008 20:57

    Fechem as escolas publicas todas e mandem os alunos todos para escolas privadas a pagar 450 euros/m[es.

    Gostar

  38. anabela's avatar
    1 Dezembro, 2008 22:21

    E quem disse que esta avaliação não era política?

    Quem caiu na esparrela de inocentemente acreditar que a avaliação do desempenho visava melhorar a qualidade técnico-pedagógica dos docentes?

    Quem continua a esquecer-se que o modelo de avaliação do desempenho docente foi directamente importado e plagiado (quase na íntegra) por Portugal do modelo chileno? Quem finge desconhecer que o modelo “docente+” foi imposto ao Chile em 2002/2003 pelo Banco Mundial / FMI para reduzir o déficit das contas públicas sob a égide do paradigma norte-americano do New Public Management
    http://www.kosmografias.wordpress.com/2008/11/25/salvar-os-bpns-e-afundar-a-escola-publica-pobres-governantes/

    PS: A avaliação de professores é uma avaliação política, nos regimes autoritários.
    É por essa razão que nos regimes da Europa Democrática a questão da avaliação de desempenho profissional dos professores a existir formalmente NUNCA coloca em causa a LIBERDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR.
    A luta dos professores confunde-se com a luta pela continuidade do regime democrático em Portugal.

    Gostar

Deixe uma resposta para antunes Cancelar resposta