Saltar para o conteúdo

«SALAZAROFILIA / SALAZAROFOBIA»

29 Dezembro, 2008

«… Nos mais novos, com uma presença forte nos blogues, o que aflige na salazarofilia intelectual que por lá emerge é o grande peso da ignorância tomada como sendo a ausência de complexos sobre o passado e antiesquerdismo. Na verdade, é mais ignorância do que ideologia, a que depois o estilo de boutade e de comparação absurda para épater le bourgeois dá circulação. Um dia se fará uma antologia das mais estapafúrdias comparações dos blogues e nelas a salazarofilia chique terá o seu papel», por JPP, Abrupto.

68 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Dezembro, 2008 15:26

    Depois de escrever isto, escolhe o João Gonçalves como o autor do seu blog preferido, o Portugal dos Pequeninos o mais salazarófilo de toda a salazafobia.
    É tudo muito mau, de facto..

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Dezembro, 2008 15:39

    Há blogues em que a foto de salazar é repetida e repetida e repetida….

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 15:42

    JPP é um bluff, enquanto intelectual. JPP, de facto, é apenas mais um diletante. No seu blog, de onde venho depois de o citarem, pouco ou nada se aprende.

    JPP é um dos que perderam com a blogosfera. Notório. Claro.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 15:43

    Colocar o Salazar com a foto do Mussolini, tem um significado: Salazar era fascista.

    Mas não era. E essa obsessão, aceitável nos comunistas, distorce a realidade. Porque os comunistas, não vivem na realidade.

    Gostar

  5. CAA's avatar
    29 Dezembro, 2008 16:01

    José,

    Discordo do que diz acerca de JPP.

    Gostar

  6. CAA's avatar
    29 Dezembro, 2008 16:02

    Também discordo do que diz acerca de salazar – então e a foto, não tem significado político?

    (não posso discutir aqui porque tenho sair já para discutir noutro lado)

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 16:11

    A foto tem um significado político, mas é preciso saber quando foi tirada e porquê. E ainda saber se outros, democratas, teriam a mesma ideia nessa altura. E também saber se em 1945, Salazar ainda tinha a foto e principalmente se acreditava nas ideias de Mussolini ( como outros acreditaram).

    “A História é um carro alegre, cheia de um povo contente que atropela, indiferente, todo aquele que a negue”.

    Quanto a JPP, aparece nos escritos como Historiador. C´mon! historiador, com letra minúscula, do PCP e é um pau.

    Quanto ao pensamento de JPP, expresso nos artigos que por vezes leio, é de perfeito diletante. Naqueles em que lobrigo ver alguma coisa, até me parecem de aflitiva insuficiência de percepção.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 16:14

    JPP pode comparar-se a Marcelo Rebelo de Sousa. Este percebe de Direito Constitucional e Ciência Política. Percebe como professor, entenda-se. O resto, é da sua lavra.

    JPP, nem isso. Aparece também nos seus escritos, como Professor Universitário. De quê? Sociologia, tipo ISCTE? Estamos conversados.

    Fechem quanto antes o ISCTE! Façam esse favor ao povo.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    hora-porra permalink
    29 Dezembro, 2008 16:15

    desfile de lixo humano
    sobretudo de bufos do largo dos ratos
    eles comem tudo
    só há escândalos
    conduziram o país à miséria
    só há desinformação na pocilga

    Gostar

  10. Piscoiso's avatar
    29 Dezembro, 2008 16:41

    NÃO ESTÃO CONNOSCO
    OS QUE PREFEREM
    À OBEDIÊNCIA
    A LIBERDADE DE ACÇÃO

    Alguém que tenha um ideal de liberdade,
    dificilmente estará de acordo com esta frase de Salazar.
    Não preciso ter fobia de Salazar, para me afastar da salazarofilia.

    Gostar

  11. Spartakus's avatar
    29 Dezembro, 2008 16:49

    O Salazar ” fascista “?
    Anedota.
    Assim como assim, veja-se a força das Corporações no Estado Democrático, o pensar do PPereira e a matriz da esquerda lusa e a herança é real e pesada. Vejam bem o Louçã, senhores.

    O País é salazarento há séculos.

    Gostar

  12. berto's avatar
    berto permalink
    29 Dezembro, 2008 16:53

    Deixem lá o avôzinho em paz, o homem não fez mal nenhum a ninguém, enfim, o que são umas bordoadas e uns anitos de prisão em comunas e opositores? O homem só era autoritário, e a gente só se dá bem com alguém a mandar por cima, pá, e se tenho esta camisinha a ele o devo… o nosso mal foi o homem ter morrido, pá, se ainda fosse vivo as coisas não estariam assim tão feias…

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    29 Dezembro, 2008 17:01

    O País é pobre .
    Os pobres precisam de ser protegidos. e preferem ter a quem possam estender a mão.

    Vejam os banqueiros .

    Gostar

  14. Salazarofilista's avatar
    Salazarofilista permalink
    29 Dezembro, 2008 17:05

    Eis-me aqui meus.Formado na escola Salazarista e que ainda serviu o Salazarismo.Com um plano de país.Não se votava? Ou votava-se e havia chapelada?E agora?Vota-se para quê?Para um filho da puta “interpretar” o meu voto e fazer tudo , mas tudo o que haveria de evitar-se para afundar Portugal e a Nação?
    O JPP é um pseudo-intelectual, como muitos, que até venderiam a mãezinha por um prato de lentilhas.Não têm estofo moral, não têm sabedoria, não dão o exemplo, nem sequer instituiram um regime democrático.Limitaram-se a sanear e a ocupar os lugares donde ninguém os tira a não ser outra alvorada…
    Qual o resultado?Fim do ultramar e eis que temos o ultramar cá e por nossa conta.É a pobreza dos canos serrados é enorme e está sempre a chegar…
    Salazar, o maior Beirão de sempre,governou um país independente.Portugal era odiado , mas temido e respeitado.Tinha uma “pesada herança de mais de 800 toneladas de ouro e milhões em divisas.parte das quaks já estão em boas mãos.Na dos anti-fascistas, donos dos merdas que por aí se vendem por uns míseros cobres e uns traços de coca… a fazer propaganda que nos afunda cada vez mais.Ninguém tem já orgulho de ser Português infestado que está de panascas, lésbicas e de traidores que transformaram um povo valente em cobardes refugiados debaixo das saias das mulheres.
    Olhem para o pai da pátria.Ainda com cargos.Com fundação, com toda a família a receber do estado a “servir”?!?filho, filha, nora e sabe-se lá mais quem.Trabalhem descontem e alimentem as bestas que vos colocam o cabesto e a albarda… que eu servi um HOMEM, que morreu pobre e honrado e está em campa rasa onde ainda o vão incomodar tal o seu poder…

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    29 Dezembro, 2008 17:06

    Andavam aí de cartão de plástico armados em ricos e agora andam tontinhos sem saber como pagar a casa , e os carros e mais não sei o quê .

    Ora … vão buscar as divisas ao Burj Al-Arab , e a Xangai, pois enquanto andaram contentes a deslocar a produção, e a colher lucros não havia nenhum problema .

    Salazar , já lá vai .Tens o Socrates e aguenta.

    Gostar

  16. bulimundo's avatar
    29 Dezembro, 2008 17:56

    UM país que elege Salazar como maior dos portugueses é um p+a+is sem rumo sem esperança..sem alma..um país zombie…de nados mortos…onde o nada é tudo e o tudo é nada..

    Gostar

  17. Daniela Major's avatar
    29 Dezembro, 2008 18:22

    Quando JPP diz que:

    Nos mais novos, com uma presença forte nos blogues, o que aflige na salazarofilia intelectual que por lá emerge é o grande peso da ignorância tomada como sendo a ausência de complexos sobre o passado e antiesquerdismo.

    Acho que estes mais novos pura e simplesmente procura respostas diferentes. Não acho que sejam fascistas to-be. Á medida que as gerações vão passando há um interesse por parte dos mais novos para saber o que realmente aconteceu sem exageros nem sectarismos. Uns mais parciais por influência dos pais e avós, e outros mais imparciais. Pacheco
    Pereira viveu no tempo da ditatura e sofreu a repressão. Esteve filiado num Partido de extrema esquerda. É evidente que quando vê ou lê ou ouve alguém que não olha para Salazar e vê um demónio isso lhe faça uma certa impressão
    Pacheco Pereira exagera tal como exageram aquelas pessoas que acham que Portugal vai voltar à ditadura só porque num concursozeco sem exactidão nenhuma com um universo de votantes bastante reduzido, Salazar ganhou.

    Gostar

  18. Acção Directa's avatar
    Acção Directa permalink
    29 Dezembro, 2008 18:24

    #16.

    Achas? Mete o Marquês. Os jacobinos da 1ª república. O Soares. ( O Cunhal safou-se porque só pode ladrar e nunca lhe deram hipóteses de chegar a morder ). Consegues eleger esse parolo autoritário? Valente. Pelo menos, dizem, morreu pobre e não precisou da farsa democrática para se fazer gente. Com mais ou menos Armani. Agora, presos vão menos. Por delito de opinião, atenção. Mas a coisa continua a funcionar. Novos tempos, maior sofisticação. O resto anda aí na gamela do Regime. Até ladrões de bancos.

    Gostar

  19. Acção Directa's avatar
    Acção Directa permalink
    29 Dezembro, 2008 18:27

    O PPereira era um menino mimado armado em maoísta. Como todos os reciclados do m-l, e são um pilar enorme do Regime, e são muitos, e estão todos bem na vida, gosta de protagonismo. É típico. Da Ana Gomes à Morgadinha. Adiante.

    Gostar

  20. Acção Directa's avatar
    Acção Directa permalink
    29 Dezembro, 2008 18:37

    ( Peçam ao PPereira para escrever que lê o Blasfémias, o assunto resolve-se e o Salazar continua morto. Vale? ).

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Pancho Bomba permalink
    29 Dezembro, 2008 18:49

    “Para a esmagadora maioria dos portugueses, a revolta da tropa em 28 de Maio foi uma acção libertadora – e a chegada de Salazar ao poder foi um alívio”

    Gostar

  22. MJRB's avatar
    29 Dezembro, 2008 19:13

    Acção Directa,

    No tempo de Salazar e de Caetano não ocorreram abusos de poder ? — e não me refiro, no caso, só ao poder político…
    Não houve, diariamente, uma censura que impediu os portugueses de saberem quando, como, por quem, que valores envolvidos em corrupções, abusos, tráficos, escândalos sociais, et, etc ?
    (Semanalmente, o Expresso edita meia página sobre a censura sobre esse jornal. E é só um exemplo…).

    Hoje, sabe-se, é mais despudorado e descarado.

    José Pacheco Pereira é um muito bom intelectual. Incómodo, por vezes, para quem deseje viver na modorra, imponha o tédio a outros, abuse de pequenos, médios, grandes e diversificados poderes, e que usufrua do/s regime/s partidários e governamentais…
    (Mas há muito melhores intelectuais, no “sítio”, registe-se).

    Gostar

  23. MJRB's avatar
    29 Dezembro, 2008 19:15

    Adenda
    ao segundo parágrafo: “é mais despudorado e descarado, o abuso de poder/es”.

    Gostar

  24. Salazarofilista's avatar
    Salazarofilista permalink
    29 Dezembro, 2008 19:24

    Deixem só andar mais uns tempinhos.Para onde nos levam os anti-fascistas não há esperança.Em nada.Pobreza, africanização, droga,propaganda dura e dura,ladroagem em cada esquina.Leis bestiais como aquela que põe os GNR´s a guardar e apanhar frio enquanto um assassino de mulher, em casa, a apanhar o quentinho.É esta a imagem dos “democratas”.Que devolvem o Gungunhana, com honras, mas esquecem os seus soldados abandonados nos sertões.De lava pratos em tascas europeias a ministros.O que queriam que acontecesse?
    Quantas “academias das ciências” tipo URSS que só ensinam propaganda e internacionalismo temos?O JPP tem que ir fazendo uns fretes aos seus patrões “universitários”…

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Dezembro, 2008 19:57

    MRJB- 23 “José Pacheco Pereira é um muito bom intelectual”.

    Quais são as obras de JPP que justificam essa afirmação? Os escritos na Sábado? As intervenções na Quadratura? O estenderete no blog?

    Se isso chega para se classificar alguém como bom intelectual, então até o Delgado o pode ser. É que não vejo diferença substancial.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 19:57

    O anónimo tem nome. Esqueci de por mas ainda vou a tempo

    Gostar

  27. MJRB's avatar
    29 Dezembro, 2008 20:08

    25,

    Por certo Vc. não tem lido e ouvido suficientemente JPPereira.

    Ao seu segundo parágrafo, acrescente bibliografia.

    Gostar

  28. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    29 Dezembro, 2008 20:09

    (…) Fechem quanto antes o ISCTE! Façam esse favor ao povo (…)

    foge-lhes sempre o teclado para o salazarismo!

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 20:15

    28. Foi o Salazarismo/ Caetanismo quem abriu o ISCTE.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 20:17

    MJRB:

    As obras de JPP são estas:

    * As lutas operárias contra a carestia de vida em Portugal: a greve geral de Novembro de 1918 (Portucalense Editora, 1971);
    * Conflitos sociais nos campos do sul de Portugal (Publicações Europa-América, 1983);
    * 1984: a esquerda face ao totalitarismo, com João Carlos Espada (Moraes, 1984);
    * A sombra: estudo sobre a clandestinidade comunista (Gradiva, 1993);
    * O nome e a coisa: textos dos anos 80 e 90 (Editorial Notícias, 1997);
    * Desesperada Esperança e outros textos (Editorial Notícias, 1999);
    * Álvaro Cunhal, Uma Biografia Política. Vol. I: Daniel, O Jovem Revolucionário (1913–1941) (Círculo de Leitores, 1999);
    * Álvaro Cunhal, Uma Biografia Política. Vol. II: Duarte, O Dirigente Clandestino (1941–1949) (Círculo de Leitores, 2001);
    * Vai pensamento: ensaios e outros textos (Quetzal, 2002);

    Será que preciso dizer mais?
    * Álvaro Cunhal, Uma Biografia Política. Vol. III: O Prisioneiro (1949–1960) (Círculo de Leitores, 2005);
    * Quod Erat Demonstrandum — Diário das Presidenciais (Julho 2005 – Janeiro 2006) (Alêtheia, 2006);
    * Portugal: Identificação de um país, com Maria Filomena Mónica, Miguel Portas, Boaventura Sousa Santos e Fátima Campos Ferreira (Relógio d’Água, 2007);
    * O paradoxo do ornitorrinco (Alêtheia, 2007);
    * “O um dividiu-se em dois”: Origens e enquadramento internacional dos movimentos pró-chineses e albaneses nos países ocidentais e em Portugal (1960–1965) (Alêtheia, 2008).

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 20:18

    São essas obras que definem um “muito bom intelectual”?

    Se forem, vou ali e já venho.

    Gostar

  32. Salazarofilista's avatar
    Salazarofilista permalink
    29 Dezembro, 2008 20:36

    E ainda por cima armado em juíz democrata desta democracia de opereta bufa…
    Vejam lá se o gajo fala e aponta o nepotismo.Se discorda da ministra socrática da desiducação nacional…
    este regime assenta em propaganda mas vai encurtando paulativamente a economia, a qualidade do ensino(o técnico era e é “fassista”, a independência como nação.
    mas são muito humanistas.Isto está cheio de africanos , muçulmanos, romenos.Com casa própria e pocket money para as aventuras tipo farwest coast
    A maçonaria governa na sombra e os testas de ferro vestem bons fatos para acalmar as massas que assistem a teatro em S.Bento sempre que os “interpretadores” eleitos por escala lá aparecem…
    A costela africana do regime está na mó de cima, enquanto o zé vai mergulhando no pântano com os tais políticos “democráticos” bem pagos a assistirem como Nero ao incêndio de Roma…

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 20:39

    O problema é este:

    Nós não temos “muito bons intelectuais”. Não temos e pronto. Quem lê a entrevista de José Gil, a um jornal destes últimos dias, fica perplexo com a quantidade de lugares comuns, de sabedoria de almanaque e de teoria que por ser ligada às ciências humanas, tanto pode valer como enunciada, como pelo seu contrário.

    Foi essa a grande lição que pudemos tirar da crise económica: ninguém a consegiu prever com rigor, embora alguns o fizessem. Então porque não se lhes prestou a atenção devida?

    Precisamente pelo que acabo de escrever: tanto podia estar certa, como errada e nestas coisas os prognósticos só mesmo no fim.

    A sociologia ainda é pior, porque parte de fenómenos cujas variáveis ainda são mais voláteis e imprecisas.

    A prova? O Comunismo Científico, em que JPP acreditou piamente.

    Portanto, o trabalho de JPP como o de outros, nestas matérias, só vale como tentativa e erro e mesmo assim, se for original e com interesse estatístico ou tendencialmente interessante, para fixar uma tendência de experimnentação.

    O melhor exemplo? A teoria das janelas partidas que Fernanda Palma enuncia ( mal) na sua crónica do Correio da Manhá de Domingo. Uma teoria escrita num artigo de revista e que suscitou livros de criminologia.

    É por isso que defendo a extinção do ISCTE: de lá sai o pior que temos visto na Educação e nas colocações de pessoas. Na Segurança Social, por exemplo. Os pais, deixaram de ser pais e passaram a ser “progenitores”. Só isto chega para dizer: rua!

    Nenhum dos textos de JPP preenche esses requisitos, a meu ver.

    Gostar

  34. Salazarofilista's avatar
    Salazarofilista permalink
    29 Dezembro, 2008 20:42

    Já agora no ISCTE quem é que manda?Que partido é que açambarcou a coisa?Ou o JPP faz uns jeitos ou é corrido… tão simples como isso…( e que nem abra a boca sobre pedófilos que isso é como diria o Chavez enxofre do diabo…

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 20:45

    Quem lê Marcello Caetano percebe nos seus escritos uma sabedoria ancestral e prática com grande senso comum e grande noção de realidades que não precisam de ser enunciadas em artigos na Revista de Estudos e Ciência Social.

    Não é que concorde com a ideia de Marcello Caetano em continuar com um regime fechado á experiência democrática, mas as críticas que ele lhe faz, estão comprovadíssimas.

    E no fundo, a quem aproveita mesmo este regime? Ao povo em geral? Não, é preciso reconhecer que não. O povo é esmifrado em impostos, em cargas de ideias simplistas sempre com a mesma matriz: a maçónica, anticlerical, jacobina até.

    E isso, tem sido evidente ao longo dos anos. Para prejuízo de todos.
    E em proveito de alguns, pouquíssimos milhares. Os verdadeiros beneficiários ainda são menos: são os apaniguados da partidocracia.

    Estas ideias, tiranda o parte do jacobinismo etc, não são originais sequer. José Adelino Maltez, por exemplo, ten escrito o mesmo.

    E considero José Adelino Maltez um melhor intelectual do que JPP.

    Gostar

  36. Salazarofilista's avatar
    Salazarofilista permalink
    29 Dezembro, 2008 20:46

    Extinga-se o ISCTE! Seria uma bela prenda e excelente entrada em 2009…

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    29 Dezembro, 2008 20:47

    José,

    É a sua opinião, que respeito.
    A bibliografia de JPPereira, que não é tão pouca nem irrelevante….

    Reafirmo: temos muito bons intelectuais portugueses !
    E volto ao “detalhe”: JPPereira é um deles, embora não dos melhores.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 20:47

    JPP não só não abre a boca sobre a pedofilia, como tem escrito sempre a favor dos suspeitos. Mesmo quando parece querer questionar a teoria da cabala e do muito mentiroso.

    JPP não pode escrever livremente sobre isso. Só. É menos livre do que eu ou a maioria dos comentadores daqui.

    Gostar

  39. MJRB's avatar
    29 Dezembro, 2008 20:49

    35,

    De acordo, José Adelino Maltez é um deles.

    Esqueci-me: nem sempre JPPereira sabe escrever e falar correctamente…

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 20:49

    Quem é minimamente inteligente, já percebeu há muito todo o problema da Casa Pia. A questão é que tergiversam sobre o assunto, porque não podem fazer outra coisa.

    E depois, há os muitos idiotas úteis.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 20:52

    Note-se que não considero JPP um inútil, um indivíduo sem interesse ou mesmo um apaniguado partidário ( mas isso, dou de barato, para não me por a pensar muito).

    O que considero é que JPP tem um papel que não deve ser sobrevalorizado e transformado em algo que não é nem pode ser.
    E em matéria sociológica, é um diletante, como todos são.

    Só isso.

    Vamos a França e vemos intelectuais com outro brio, outra obra e outra estaleca. Vamos a ver e os problemas de credibilidade são idênticos, logo que a política se mistura.
    Um caso? Finkielkraut.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 20:55

    Ainda sobre JPP. Qual a sua posição sobre o Iraque, aquando da intervenção de Bush, Blair, Aznar e Barroso?

    Vão ler os arquivos e vejam a tergiversação, a dúvida sempre a favor do agressor Bush. Isso, quando muitos, ( Paul Krugman, por exemplo) já prenunciavam o que se iria passar. Como passou.

    Se o questionarem sobre isso, arranja uma explicação simples e abstruza: a coisa até nem correu tão mal como isso e nao dá o braço a torcer.

    Gostar

  43. MJRB's avatar
    29 Dezembro, 2008 21:01

    José,

    Nunca eu sobrevalorizei o pensamento de JPPereira. Logo, não o indiquei como “obrigatoriamente a ler e a escutar”.
    Ocasionalmente concordo com o que escreve e diz.

    Obviamente não quero comparar os intelectuais portugueses (estamos a pensar nos vivos, não ?) com os franceses, norte-americanos, ingleses, e outros.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 21:05

    Então fiquemos assim:

    JPP é um tipo com cultura mediana ( a verdadeira, a da Bayer, como costuma escrever) e que sabe expor as ideias com boa prosa.

    Quanto às ideias, de vez em quando, merecem atenção, mas é muito, muito raro.

    De resto, é um bom blogger, superior à media, que faz muito bem o seu blog e que se pode situar nesse nível: o dos bloggers.

    Mas precisamente por isso, não consigo apor-lhe o rótulo de “muito bom intelectual”.

    É preciso muito mais para isso.

    Gostar

  45. Salazarofilista's avatar
    Salazarofilista permalink
    29 Dezembro, 2008 21:05

    A acção mais anti-fascista do JPP foi avariar o RELÓGIO antes do 25 depois duma sessão de copos no respectivo bar que era “in” na altura…
    Outro conhecido bombeiro(o Joãozinho que herdou a câmara do Sampaio) teve a sua amior ejaculação anti-fascista já depois do 25 em Mafra onde andava no COM e onde por não querer treinar o “assalto à cubata” organizou uma “greve de pequeno almoço”.Depois a tropa é que levou com as culpas da descolonização…quer-se dizer da forma como correu.Imaginem a condeça a gritar em figo Maduro: “nem mais um soldado para as colónias”.Entretanto os gajos que lá estavam hà 2 aninhos em pulgas para se pirarem imaginem o que começaram a fazer… mas claro a culpa é toda da tropa, esses bandalhos fascistas que só faziam a guerra para enriquecer, o 25 para não ir para a guerra e que têm as costas largas precisamente para levar com as culpas dos outros…

    Gostar

  46. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    29 Dezembro, 2008 21:06

    aqui o comentarista #29 está de mal com o ISCTE e defende que, como foi o Salazarismo/ Caetanismo quem abriu o ISCTE, se deve extingui-lo (#36).
    Fosse este princípio aberrante e sem sentido levada à prática, seria caso para defender também a extinção de tudo o que a monarquia criou e abriu.
    No caso do Iscte só falta dizer que, o seu fecho (devem ter-lhe feito algum mal!) implicava o encerramento de um dos poucos Institutos Universitários sustentáveis financeiramente…mas há malucos para tudo.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 21:10

    JPP, para concluir, é da nossa igualha. Da igualha de quem escreve e comenta nos blogs. Por isso é que anda a espiolhar e tem vergonha de aparecer a comentar com o seu nome. Bizarro, não é?

    Não quer admitir a igualdade, mas comenta os seus “pares”, com a superioridade dos espreitas…

    Portela: “progenitores”, em vez de pais, não é nada. É uma aberração. Só por isso, rua! E quanto á auto-sustentação, tem muito que se lhe diga.

    o ISCTE nunca me fez mal nem a ninguém das minhas relações. Vai fazendo a milhares de portugueses, numa tragédia inominável. Por exemplo, na Educação.

    Gostar

  48. Salazarofilista's avatar
    Salazarofilista permalink
    29 Dezembro, 2008 21:13

    ó 46
    Diga-nos lá qual a matéria que o o ISCTE exporta na pauta aduaneira…
    Para mim além de marxismo e propaganda aquilo é zero.E seria um belo castigo pela porcaria que de lá saiu…

    Gostar

  49. CAA's avatar
    29 Dezembro, 2008 21:33

    José,

    «Quem lê a entrevista de José Gil, a um jornal destes últimos dias, fica perplexo com a quantidade de lugares comuns, de sabedoria de almanaque e de teoria que por ser ligada às ciências humanas, tanto pode valer como enunciada, como pelo seu contrário.»

    Crueldade a mais prejudica o objectivo pretendido…

    Gostar

  50. CAA's avatar
    29 Dezembro, 2008 21:36

    E não é idóneo atacar JPP classificando-o de homem de ‘cultura mediana’. Qual é o ponto de comparação? Onde está o critério da mediania?

    JPP demonstra, há muitos anos, ter uma cultura muitíssimo superior à esmagadora maioria.

    Gostar

  51. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    29 Dezembro, 2008 21:44

    45,47
    De facto vocês são uns números…
    Estava tentado continuar a discussão mas não tenho argumentos para quem define o que é … “um bom, um mau ou um assim-assim” intelectual!
    E sobre Educação, nada como uma boa Moderna para nos dar alegrias!

    Gostar

  52. MJRB's avatar
    29 Dezembro, 2008 21:46

    No diálogo com José, esqueci-me desse pormenor: a “estatura” e estrutura cultural de JPPereira é elevada.

    Gostar

  53. Mula da Comprativa's avatar
    Mula da Comprativa permalink
    29 Dezembro, 2008 21:51

    Ó 51
    Melhor que a Moderna era a Independente! Adequada aos tempos modernos, percursora das novas oportunidades e no uso das novas tecnologias nos exames.
    Mas nada comparado com o ministério da Lurdinhas.Com cursos profissionalizantes de canos serrados para o ir buscar onde o houver mesmo que dados por psicólogas!

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 21:54

    CAA:

    Tudo depende dos standards de avaliação e das referências que se usam, de facto. Cultura, no meu entender, não é a mesma coisa que informação.

    E a minha opinião, tem a ver com uma avaliação do que vejo escrito.

    Como disse, não aprecio a atitude de JPP no controlo de informação na AR. Não é de pessoa de “cultura muitíssimo superior à esmagadora maioria”. É de pessoas tipo Jaime Mil-Homens.

    Também nunca apreciei a salta-pocinhice, da esquerda para a direita liberal, sem transição culturalmente justificada. Quem, em plena idade adulta, acreditou piamente nos gritos do povo, para depois combater o povo aos gritos, não merece a minha consideração intelectual.

    Também, nunca li algo superiormente inteligente, vindo daquele bestunto. Ideias comuns, na maioria das vezes e nem sequer originais.

    Como já disse, JPP é tipo de intelectual de blog. Não é desmerecer, é apenas verificar.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 21:58

    Aliás, seguindo a opinião de Filomena Mónica, há três pessoas cultas em Portugal.

    Não disse quem são. Mas não deve ser o JPP…

    E o VPV, segundo os meus standards, é efectivamente um indivíduo cuja cultura, pelo que escreve, respeito mais.

    Gostar

  56. Mula da Comprativa's avatar
    Mula da Comprativa permalink
    29 Dezembro, 2008 22:03

    Curiosa é “luta” de JPP contra o ex-primeiro ministro do seu partido: o Santana Lopes.Que beneficiou e beneficia quem?
    Ter-se muita ou pouca cultura é igual ao litro se não se vir o resultado na sociedade no chamado “bem comum”.A queda do muro deu cabo do trabalho do JPP acerca dos comunismo.Que já morreu embora ainda não se tenham dado conta…e portanto desvalorizado.

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 22:03

    Seria interessante, perguntar a um sociólogo ( tipo Boaventura

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 22:05

    Seria interessante perguntar a um sociólogo, tipo Boaventura ( o típico exemplar da espécie) o que entende por cultura.

    Para abreviar, o meu standard cultural, é Marcello Caetano. Erudição, saber, conhecimento, informação e…tibieza para atirar com tudo isso para o caixote de lixo da História.

    Gostar

  59. Barraca Obama's avatar
    Barraca Obama permalink
    29 Dezembro, 2008 22:07

    1 – O blog do Pacheco Pereira é mau. Não passa de uma apanha de outros blogs. Tirando as suas (muito escassas) opiniões pessoais, o resto é corta-cola de outros lados. Zero.

    2- O que é que o salazarento e o outro salazarento têm contra o ISCTE? Não apontam razão nenhuma. Deve ser por dar educação às pessoas, pois Salazar queria um povo de idiotas, bestas de carga ebutecidas que não questionassem nada.

    Gostar

  60. MJRB's avatar
    29 Dezembro, 2008 22:13

    José, 58

    Nesse patamar de pensamento, a Marcello eu juntaria Adriano Moreira.

    Mas há mais, muitos mais ! E vivos.

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 22:17

    A Mónica diz que só há três. Quem serão?

    A Mónica tem uma leve pancada que lhe desequilibra o bestunto, não tem?

    Gostar

  62. Aquilino's avatar
    Aquilino permalink
    29 Dezembro, 2008 22:21

    José a Prémio Nobel. De quê? escolham. Nunca vi tanto diletantismo em tão pouca escrita.

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 22:24

    Aquilino: diletante me assumo sempre e desde sempre. Tomara que outros o fizessem também. Principalmente os putativos intelectuais.

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 22:26

    Mas se eu escrever que Marcello Caetano, significa para mim, o standard do intelectual como o concebo e com a utilidade do seu ensinamento, então o diletantismo, já tem uma referência.

    Outros que escolham as suas. O Pacheco, por exemplo.

    Gostar

  65. MJRB's avatar
    29 Dezembro, 2008 23:24

    José,

    E Adriano Moreira ? Não ?
    Noutro extremo: Bento de Jesus Caraça. Não ?

    Sobre diletantismo: aceito-o, numa sociedade como esta ! Sou pelas diferenças, pelas élites culturais e intelectuais num país “ocidental e evoluído”, estúpido e estupidificante. Estamos de acordo.
    Exemplo real: a padeira do meu bairro compra com dificuldade mas lê revistas sobre o jet 3/5 português. Vê telenovelas, adora “danças comigo” e “galas”. Estranha que eu seja “diferente” dela, da populaça, do povinho-NADA. Por que não hei-de eu ser diferente, diletante e elitista quando não lhe dou troco à conversa ?

    José,
    Continue diletante ! E elitista !

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Dezembro, 2008 23:41

    Adriano Moreira fica a milhas de Marcello. Tenho o livro de Moreira, sobre Ciência Política.

    Sobre Bento Jesus Caraça, não conheço o suficiente, mas aceito que tenha sido pessoa de grande cultura.

    E outros, como António José Saraiva, um erudito culto. E ainda Vitorino Nemésio, um culto erudito.

    O saber dessa gente, assentava no classicismo, nas línguas, na Filosofia, e na Literatura. Ensinadas num tempo que não é nem pode ser nunca o do ISCTE.

    Gostar

  67. MJRB's avatar
    30 Dezembro, 2008 00:20

    José,

    Sem esforço, concluo que Adriano Moreira não fica “a milhas” de Marcello Caetano. Mas são opiniões.

    Bento de Jesus Caraça, António José Saraiva, Vitorino Nemésio. Três extraordinários intelectuais !
    (Óbvio que o ISCTE não lhes “chegaria”…).

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    30 Dezembro, 2008 18:56

    As aldrabices que tem sido ditas sobre Salazar, levam-me a recordar O QUE FOI A GOVERNAÇÃO deste homem:
    Decada de 1930-leva com as ondas de choque da revolução sovietica e no final rebenta-lhe a guerra de Espanha de comunistas e direita, junto à fronteira de Portugal! muito boa gente engordou a vender comida para Espanha (se calhar o avô de
    algum comunista que por ai escreve)
    Decada de 1940-Rebenta a 2ª Guerra Mundial e houve que aguentar com a furia do Franco, Hitler e Mossulino, que queriam entrar em Portugal. Fome de rapar e muito boa gente a fornecer comida a esta gente!
    Decada de 1950- Acaba a gueera a europa está de rastos e as ratazanas comunistas começam a mover-se. Qualquer tentativa democratica que quize-se ir a eleições contra Salazar, era torpedeada pelos comunistas. Lembram-se de Norton de Matos? etc
    Decada de 1960- a guerra fria estava lançada e começa o assalto às colónias (13 anos durou a guerra colonial).
    Decada de 1970-as ratazanas comunistas continuavam a sua obra
    e surgiu a abrilada que nos levou à merda de 2008! Pensem e reflictam neste perido da historia potuguesa, tão bem escondida pelos abrilistas!

    Gostar

Indigne-se aqui.