Não funciona
29 Dezembro, 2008
O parlamento aprova uma lei que altera os poderes presidenciais e as competências da AR, em violação da Constituição, e nada acontece.
O presidente acha que tal lei «afecta o normal funcionamento das instituições da República», e nada acontece.
O principal partido da oposição autoriza dois deputados a votar favoravelmente a lei por forma a se atingirem os 2/3 que obrigam o PR a aceitar a lei, e nada acontece.
É o costume, não se passa nada.
31 comentários
leave one →

Vem ai a Vendeta Presidencial!!
GostarGostar
Por acaso desta vez estou com aquela sensação de “fim de ciclo”, com a impressão de estar a assistir aos últimos actos de um conjunto de gente que já deu o que tinha a dar. Não é que se perceba o que aí vem em substituição, mas que isto definitivamente já não serve, isso é um facto.
GostarGostar
O executivo governa e nada acontece.
GostarGostar
Segundo parece está na constituição que após todas estas aprovações no parlamento o presidente tem de “comer e calar”, por isso se algo está mal não é o parlamento, mas sim o que possa causar o tal “mau estar” entre as duas instituições da república.
Já agora alteramos também mais coisas..por exemplo o tamanho da letra dos “tais diplomas” em vez de vir em 10 ou 12pt deveria vir em 14 ou 16, porque o presidente já usa occulos e assim via melhor, alem disso gastava-se mais tinta e poderia aumentar a riqueza nacional…
Mude-se tudo que é vermelho para azul… eu não sou do benfica!
Porra lá pra mer** de país que pára para discutir isto… o país já ta parado, (é que nem a meio gás está!) e ainda há tempo para discutir coisitas destas? Toca mas é a trabalhar….
GostarGostar
O Cavaco vai-se demitir.
GostarGostar
Se a Constituição foi violada e não se queixa, é porque gostou.
GostarGostar
“O Cavaco vai-se demitir.”
Seria uma opção respeitável (mais do que esta palhaçada agora), mas errada. O PR foi eleito para agir, não para ir embora quando os outros órgãos de soberania não lhe fazem a vontade.
GostarGostar
Mr. Gabriel Silva,
De facto “o sítio” está muito perturbado, perturbante e ineficaz…
GostarGostar
…funciona ocasionalmente e em momentos políticos decisivos, ainda sob uma luz de “petromax”…
GostarGostar
O Presidente da República esteve mal.
Esteve mal porque, se os dois artigos em questão são tão claramente inconstitucionais, este problema seria facilmente resolvido na sede própria: o Tribunal Constitucional. Os dois absurdos (palavras do PR) em que a Assembleia da República insiste deixariam de ser um problema.
E esteve mal porque a consequência natural das suas próprias palavras seria a dissolução do Parlamento. Afinal, se se trata de um atentado à própria qualidade da democracia e coloca em causa o regular funcionamento das instituições, essa decisão estaria plenamente justificada.
Mas isso só interessa precisamente a quem criou este problema e, na conjuntura actual, dificilmente os portugueses compreenderiam tal acção.
Sendo para comer, o melhor era não fazer demasiado alarde da sua impotência. A não ser que esteja simplesmente a preparar o terreno para não dar mais nenhuma folga ao Governo. O pior é se a oposição ao Governo passa a vir de Belém em vez da S. Caetano à Lapa.
GostarGostar
Só resta uma solução ao Dr. Cavaco, demitir-se.
Foi um discurso de impotência demasiado perceptível… se o presidente tem uma de promulgar uma lei com a qual não concorda serve para quê?
Uma boa oportunidade para referendarmos o sistema republicano.
Uma Monarquia parlamentar não seria muito mais útil a Portugal que esta «democracia» proveniente do derramamento de sangue real?
GostarGostar
A farsa democrática do Estado dito de Direito. Ora bem. ( 2. )
GostarGostar
O Sr. Presidente da República ao promulgar uma lei com a qual discorda inteiramente, mostra fragilidade na aplicação dos seus poderes no âmbito das suas competências, que não são poucas.
A adicionar a este facto temos os sucessivos incidentes com a região autónoma da Madeira, cujo presidente tudo tem feito para minar a sua credibilidade, pondo em causa o próprio estatuto constitucional do PR, ao abrigo do artº 123.
Acrescendo ainda o facto de manter como Conselheiro de Estado, um ex-ministro do seu governo, alegadamente envolvido em actos de gestão danosa ligados a uma instituição bancária que acaba de ser nacionalizada, pelas razões conhecidas, penso que o Sr. Presidente deverá manter-se no cargo até ao final do seu mandato, não devendo, no entanto, e na minha opinião, recandidatar-se a novo mandato, uma vez que está demonstrada a sua clara inaptidão para o desempenho das mais altas funções do Estado.
GostarGostar
os bufos do largo dos ratos
roem os últimos ossos
funeral laico e socialista
GostarGostar
Cavaco viu-se ontem obrigado a promulgar o estatuto politico-administrativo dos Açores, depois de este ter sido confirmado pela AR, sem mudar uma linha, ignorando todas as objecções do PR, de vários constitucionalistas e muitos políticos de renome de todos os quadrantes.
Tal como disse o PR, esta grande asneira tem origem em interesses partidários, o que deixa a nossa democracia muito diminuída. E disto não está excluído nenhum partido, nem mesmo o PSD que se absteve na votação.
Todos os partidos, sem excepção, geriram o diploma com um olho nas eleições regionais dos Açores 2008, tendo como prioridade os seus interesses e não o superior interesse de Portugal e da democracia portuguesa.
Acho muita piada que todos digam: “o estatuto não se resume a essas duas disposições”. Então aprova-se uma coisa errada, só porque o resto está muito bem. Por essa ordem de ideias, não podem criticar os danos colaterais de uma guerra, certo?
GostarGostar
“pedro oliveira Diz:
30 Dezembro, 2008 às 7:27 am
…
Uma boa oportunidade para referendarmos o sistema republicano.
Uma Monarquia parlamentar não seria muito mais útil a Portugal que esta «democracia» proveniente do derramamento de sangue real?”
Hehe
Volta e meia lá aparece um “maduro” destes a falar de monarquia e de “sangue real”…
Ó homem, se lhe agrada ser servo vista-se de branco, amarre a famíla toda com uma corda e vá até Madrid oferecer os seus prétimos ao tal joão carlos, que parece que lá para os lados de Castela é que ainda aturam esses madraços…
Ou então vá para áfrica ou para o médio oriente onde parece que também ainda há sobas com fartura.
Claro que em alguns países medianamente desenvolvidos por essa Europa fora também tém umas “famílias reais” mas é assim mais a modos que num jardim zoológico para turista ver…
Arre que ainda vai havendo cada um, daqui a pouco aparece algum a falar no cristo, na virgem de fátima ou no pai natal…
GostarGostar
O Estatuto dos Açores, igualiza o Estatuto da Madeira -este último, tambem pode criar um Banco Off Shore, com 2 pessoas factura “trilhões” de euros.
O absurdo, seria não dar as oportunidades aos Açores que outros tambem obtiveram.
Acho tão disparatado “absurdo” ,por parte de quem foi eleito ,pelos Açorianos, que se sente no seu proprio partido,o abusurdo que provocou.
Mais não digo
GostarGostar
Somos um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio,
fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de
misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas somos
capazes de sacudir as moscas …’ Guerra Junqueiro escrito em 1886
GostarGostar
#16.
Suécia, Noruega, Dinamarca, Reino Unido…medianamente desenvolvidos. Superiormente, a tugolândia, claro.
O ridículo, mata. Ou um refinado sentido de humor.
Lolololololololol…
GostarGostar
“Acção Directa Diz:
30 Dezembro, 2008 às 11:49 am
#16.
Suécia, Noruega, Dinamarca, Reino Unido…medianamente desenvolvidos. Superiormente, a tugolândia, claro.
O ridículo, mata. Ou um refinado sentido de humor.
Lolololololololol…”
Olha outro 😀
Medianamente desenvolvidos claro, pois apesar de ainda se poderem dar ao luxo de alimentar os madraços, não foram ainda capazes de dar o passo seguinte e acabar com essa forma refinada de prostituição da qual alguns , pelos vistos, sentem tantas saudades.
Claro que por cá as coisas não são muito melhores que ainda cá vamos tendo e sustentando dessas e doutras formas de prostituição e proxenetismo, mas…
Como ainda há tantos pré históricos que se babam à vista duma cruz…
GostarGostar
Medianamente desenvolvidos claro, pois apesar de ainda se poderem dar ao luxo de alimentar os madraços, não foram ainda capazes de dar o passo seguinte e acabar com essa forma refinada de prostituição da qual alguns , pelos vistos, sentem tantas saudades.
QUANTOS MADRAÇOS CÁ ALIMENTAS?
GostarGostar
“QUANTOS MADRAÇOS CÁ ALIMENTAS?”
Outro tosco…
Nem ler sabes?
então repito:
“Claro que por cá as coisas não são muito melhores que ainda cá vamos tendo e sustentando dessas e doutras formas de prostituição e proxenetismo, mas…
Como ainda há tantos pré históricos que se babam à vista duma cruz…”
Estás-te a babar?
GostarGostar
À cautela e a bem da pedagogia política todos os portugueses deveriam ler o texto de Clara Ferreira Alves “A Irrelevância Cavaquista”, in Expresso (não sei o link), antes de se sentarem em frente à tv para ouvir o actual Presidente da República dizer seja o que for.
Tal como com Manuela Ferreira Leite, que precisa de interprete após dizer seja o que for em público, porque afinal os ouvintes não percebem os traços de fina ironia do seu discurso, quero dar o meu pequeno contributo ao esclarecimento relativamente ao que o actual Presidente da República quis realmente dizer.
Quando o actual Presidente da República fala em meras maiorias conjunturais, quer apenas dizer que a que o elegeu é a mais conjuntural de todas;
Quando o actual Presidente da República diz que a democracia sofreu um sério abalo, está a referir-se ao Sr. Silva, que perante um Presidente Regional que disse que a Assembleia Regional era uma casa de loucos, meteu os “cojones” nas virilhas e armou-se em meteorologista de serviço: “Senhores jornalistas já viram como está bonito o tempo?”;
Quando o actual Presidente da República fala de lealdade está apenas a dizer que Alberto João Jardim tem no actual Presidente da República o mais leal dos seus admiradores e dependentes, demonstrando realmente o que é a lealdade institucional;
Quando o actual Presidente da República fala em absurdo, temos que concordar que realmente é mesmo um absurdo que o bolo-rei continue a ser feita de massa tão seca, propiciadora de todos nos engasgarmos, ainda mais depois de todos termos visto os embaraços que isso poderá causar, demonstrando, até para quem não quer ver, que existe nesta atitude um afrontamento claro ao actual Presidente da República por parte dos pasteleiros, agora disfarçados sob a capa de deputados eleitos.
Desejo as melhoras ao actual Presidente da República para que lhe passem os engasgos e que os “cojones” voltem para o sítio onde os Homens os costumam ter.
“Tirou-se o rapaz de Boliqueime mas não se tirou Boliqueime do rapaz”, cito o texto referido em título.
Nota: Será que vamos ter de esperar por um período de maior fluência verbal (depois de almoço) para ouvirmos Alberto João Jardim?
GostarGostar
Só falta mais uma à rapaziada do “rato”! Regionalizar! Fazer mais uns paisezinhos para palops verem! E depois botarem-se ao queijo antes de abandonarem o armazém!
GostarGostar
«Olha este… Diz:
30 Dezembro, 2008 às 11:39 am
“pedro oliveira Diz:
30 Dezembro, 2008 às 7:27 am»
Olha-me este…
¿Por qué no te callas?
GostarGostar
Olha-me este…
“pedro oliveira Diz:
30 Dezembro, 2008 às 6:57 pm
¿Por qué no te callas?”
Deves ser mesmo coño …
GostarGostar
Cara coisa que vai alterando o «nik»,
Não conheço a sua graça mas reconheço a sua desgraça.
«Ó homem, se lhe agrada ser servo vista-se de branco, amarre a famíla toda com uma corda e vá até Madrid oferecer os seus prétimos ao tal joão carlos, que parece que lá para os lados de Castela é que ainda aturam esses madraços…»
Não sei o que é isso dos prétimos mas recuso-me a contribuir para esse peditório da esquerda/direita democracia/monarquia.
Lembra-se das eleições americanas?
Democratas «versus» republicanos.
Podemos escolher ser democratas ou republicanos.
Escolhi ser democrata e monárquico.
Perdi muito tempo a pensar no assunto.
Sou monárquico, essencialmente, por razões económicas,
As monarquias não sustentam madraços.
Nas monarquias não existem ex-reis.
Nas repúblicas existem ex-presidentes (Eanes, Soares, Sampaio [mais umas quantas pensões a familiares de outros, presumo]) todos a mamar na teta do orçamento, nos meus impostos.
(ia a escrever nos nossos mas pela disponibilidade comentativa que revela presumo que não trabalhe, deve ser comentador «blogosférico» a tempo inteiro).
Passe bem.
GostarGostar
Meu caro Pedro Oliveira
Não sei quem é nem tenho pena.
Quanto a trabalhar infelizmente trabalho, só porque preciso, não por vocação, é pena mas é mesmo assim…
Só uma precisão, não se pode ser democrata e monárquico, é uma impossibilidade!
Como não se pode ser monárquico e digno,não se pode ser honesto e desonesto, inteligente e católico, homem e mulher, etc. etc.
Pode ser-se uma quantidade de outras coisas ao mesmo tempo, mas algumas não se pode mesmo.
Eu sei que pode ser dificil para a sua cabecinha entender isto, mas procure alguém com mais algum tempinho que lhe explique, pois eu, não tenho tempo…
É pena, mas é que eu trabalho, sabe?
Passe muito bem e que o novo ano lhe traga alguma inteligência (mas duvido)
Agora vá usar
GostarGostar
Caro comentador anterior,
Já percebemos que sabe pensar… talvez saiba ler.
Nessa esperança deixo-lhe este «link» do «Economist»:
Click to access DEMOCRACY_INDEX_2007_v3.pdf
Pronto… para o caso de ter dificuldades na língua do Reino Unido (ou porque como o inglês é uma língua monárquica e recusa-se a ler nela)
deixo-lhe, também, um «link» na língua de Portugal (embora seja, agora, utilizada na república portuguesa, contudo, ainda, os republicanos não assassinavem Reis e Príncipes e já existia o português como língua).
http://docontra.blogs.sapo.pt/203527.html
GostarGostar
Peço desculpa pela formatação dos «links» (julgo que tem a ver com a especificidade destas caixas de comentários)
GostarGostar
A SIC emitiu esta noite uma reportagem sobre as vigarices do BPN e SLN
Vejam com olhos de ver e não me digam que é contra informação.
Uma vergonha sem vergonha aquilo que se passa em Portugal, SLN manda pro BPN e vice versa, jogo de ping pong, realizado por um grupo de mafiosos com o intuito de extorquir, mafiosos esses que realizaram e realizam as suas acções com a conivência do governo e BANCO DE portugal.
Deixo um aviso a navegação que julga ser muita esperta, qualquer dia vai acontecer com outros bancos e outros tipos de aplicações, aliás já somos roubados descaradamente todos os dias pelos actuais bonzinhos bancos, vá taxas para todos os gostos, umas de 1€ outras de 3 ou 4 e muitas vezes de dezenas, dá uma renda mensal, pagamos para ter lá o dinheiro.
O estado tááááá FALIDO, (mais 800 Milhões noutro ministério) os políticos e banqueiros, roubaram tudo o que havia para roubar, tão raspando o fundo ao tacho, para depois se safarem(com cidadania EU tem muito por onde se safar), este estado decrépito de valores e falido, não terá como vos acudir a todos, a vossa falta de solidariedade e noção de cidadania, a vossa complacência com os sucessivos governos que ao longo dos anos delapidaram os vossos recursos será fatal, não pensem que se safam, muito poucos, aqueles que recebem 1000, 2000, 3000, 4000 euros, etc …. estão convencidos que estão safos, pois é meus caros só se morrerem em breve, porque se viverem mais 2 ou 3 anos sentirão na vossa pele aquilo que os clientes do BPN e BPP estão sentido, vou-vos ver em bichas para receber o pastel, mas deverão somente receber a sopa dos pobres.
Para os outros , os tachos e os tachinhos, eheheh também vão ficar reduzidos aos serviços mínimos, esses engrossarão os movimentos de protesto de ordenados em atraso, também para esses, deve ser a sopa dos pobres e uns pacotes de arroz e massa do banco alimentar; para aqueles que são sérios e tem trabalhado e investido neste pais, porra tivemos azar, nascemos no sítio errado que merda de pais e de gente, bom mas já se sabia com tanto Pastor esperto a pregar missas, e um rebanho de ovelhas e carneiros só preocupados com a lã, foi só coçar-lhes o pelo e alimentá-los com migalhas.
Um que isto tinha que dar merda, , queriam milagres, já nem a Nossa Senhora os faz,
Diz o velho ditado que na cama que fizeres será na que te deitarás.
Ahahah, eheheheheh, ihiihihihihih, é filme, olha este estúpido armado em vidente !!!!
Pois é verdade sou mesmo estúpido, mas mesmo assim já consegui perceber aquilo que está obvio, como é que vocês ainda não o viram ?????????
GostarGostar