Saltar para o conteúdo

Escolhas

2 Janeiro, 2009

“nestes dias de crise mais vale ter emprego, mesmo que mau, desprotegido, sem direitos, precário, do que não ter emprego nenhum.” Pacheco Pereira

“Bad jobs at bad wages are better than no jobs at all.” Paul Krugman

113 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Janeiro, 2009 21:52

    O melhor é arranjar um emprego a opinar a desgraça.

    Gostar

  2. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    2 Janeiro, 2009 21:59

    donde se conlui que o Nobel da economia anda a ler PPereira!

    Gostar

  3. AM's avatar
    2 Janeiro, 2009 22:01

    Não foi assim que os espanhóis saíram do atraso em que estavam há 25 anos. Enquanto fechavam as chafaricas de terceiro mundo, atiravam 20% para o desemprego e sustentavam-nos a subsídio de desemprego digno, nós por cá dávamos subsídios a empresários rascas para manter uma espécie de empregos de 450 €.

    Gostar

  4. Acção Directa's avatar
    Acção Directa permalink
    2 Janeiro, 2009 22:04

    Infelizmente o PP tem razão sem a ter.
    É a realidade. Há casas e filhos para sustentar e Vocês esquecem-se que grande parte dos desempregados nem está inscrito nos Centros de Emprego nem tem direito a subsídio. É um facto terrível. Mas é.

    Gostar

  5. tina's avatar
    2 Janeiro, 2009 22:16

    Mas em que alturas não é isto verdade? Quando é que melhor não ter emprego que ter um emprego mal pago?

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    2 Janeiro, 2009 22:16

    Desemprego? Mas, o Zé Sócrates não previu, mais o teixeira, que o desemprego se manteria em 2009? É que o OE 2009, foi mandado para a AR há menos de 90 dias!

    É que parece que há 100.000 inscritos no IEFP, que estão a ter formação, mas não contam para as estatísticas.

    Fora aqueles que já se retiraram dos inscritos, pois de nada vale!

    Porreiro, pá.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    2 Janeiro, 2009 22:17

    O céu a cair-lhes em cima. De nós, também.

    A luta continua, contra a corrupção, a mentira, a chico-espertice.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    rui.baptista.ml permalink
    2 Janeiro, 2009 22:19

    Nã creio que o PP e o PK saibam, realmente, do que estão a falar. A maior parte dos jovens sabe muito melhor o que é trabalho precário do que esses dois marmanjões, e pelo menos alguns deles não tem essa opinião. Mas é um pensamento digno da vossa geração, conformista qb.

    Gostar

  9. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    2 Janeiro, 2009 22:27

    se não sabem o que estão a falar seria caso para defender uma economia de “pleno desemprego”.

    Gostar

  10. FV's avatar
    2 Janeiro, 2009 22:37

    “Bad jobs at bad wages are better than no jobs at all” desde que não sejam para quem defende esta teoria, claro está. Pensamentos assim tão profundos são certamente de gente mentalmente brilhante que não precisa de maus empregos mal pagos. Penso até que serão muito bem pagos pada dar uso a tão afinado intelecto…

    Gostar

  11. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    2 Janeiro, 2009 22:41

    Raul Castro prepara Cubanos para o “Comunismo Realista”

    “…Socialism means social justice and equality, but equality of rights, of opportunities, not of income,” the 77-year-old president said in a speech that was taped and later aired on national television. “Equality is not egalitarianism…”

    http://www.jpost.com/servlet/Satellite?cid=1215330941204&pagename=JPost%2FJPArticle%2FShowFull

    “The accounts don’t square up,” he said. “You have to act with realism and adjust the dreams to the true possibilities,” said Castro, who officially replaced his ailing older brother Fidel Castro as president in February.
    “Two plus two always equals four, never five,” he said….

    Before his speech, the assembly voted to raise the age at which workers can retire with a government pension by five years, to 65 for men and 60 for women. Officials said the change was needed because Cuba’s population was aging rapidly due to a declining birth rate and immigration…

    Castro said Cuban managers need to demand more from their workers, who receive free education and health care and subsidized food rations but on average earn only $20 a month.

    “I have arrived at the conclusion that one of our big problems is a lack of systemic demand,” said Castro.

    He expressed dissatisfaction with the system of subsidies for those who can work, but do not, saying government handouts discourage Cubans from being more productive.

    http://www.reuters.com/article/worldNews/idUSN2727857920081228?feedType=RSS&feedName=worldNews&rpc=22&sp=true

    Gostar

  12. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    2 Janeiro, 2009 22:45

    Hmm… se a esperança media de vida é maior para as Mulheres porque é que não há quem diga que os Homens têm direito a retirar-se mais cedo segundo a “lei da proporcionalidade”?

    Gostar

  13. a presença das formigas's avatar
    2 Janeiro, 2009 22:48

    E eu acrescento, vale mais ser rico e com saude do que pobre e doente.

    Gostar

  14. tina's avatar
    2 Janeiro, 2009 22:51

    “Mas é um pensamento digno da vossa geração, conformista qb.”

    Conformista porque não recebiamos subsídios da UE nem subsídio de desemprego. Mas dantes Portugal ainda sobrevivia por si enquanto agora não é um pais viável (como já alguém dizia).

    Gostar

  15. PimPamPum's avatar
    PimPamPum permalink
    2 Janeiro, 2009 22:56

    E que tal os trabalhadores pagarem ao patrão em vez de receberem salário?

    Gostar

  16. José Manuel Santos Ferreira's avatar
    José Manuel Santos Ferreira permalink
    2 Janeiro, 2009 23:02

    Qual é a diferença entre o que diz Pacheco Pereira e o porta voz da Gazprom ???

    A Ucránia, país florescente, rico (ao que dizem), anda a roubar gás com destino à europa e não paga à Russia o que importa

    Pagar ??
    Para quê ???? Se rouba

    E já andam a pedir
    Cuidado, cautela, negoceiem
    Chamem o Guterres para dialogar, dialogar, dialogar

    Amanhã vou comprar uns sacos de carvão
    Agora é só churrasquinho
    Espectáculo

    Gostar

  17. AM's avatar
    2 Janeiro, 2009 23:05

    Só agora? Quando é que Portugal foi um país viável?

    Gostar

  18. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    2 Janeiro, 2009 23:06

    AM-3- Mas isso que você diz nem vinte anos depois é aceite como um acto consciente, a começar pelos nossos amigos aqui do Blasfémias! Se lesse o que disseram de mim quando os coloquei perante essa evidência!Foi na famosa discussão “há sempre quem esteja disposto a receber menos”/salário mínimo obrigatório!

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Janeiro, 2009 23:09

    com gentalha desta os portugueses estão bem fodidos

    Gostar

  20. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    2 Janeiro, 2009 23:17

    Mas ser pedinte não é emprego? Mal empregado!

    Gostar

  21. António Fiúza's avatar
    António Fiúza permalink
    2 Janeiro, 2009 23:18

    Já começa a ser tempo de os amigos blasfemos dizerem quais são os modelos políticos que aconselham.

    Gostar

  22. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    2 Janeiro, 2009 23:22

    “Só agora? Quando é que Portugal foi um país viável?”

    Qualquer país é viável. Pode é não ser viável para o modo de vida que os habitantes querem. Mas pode-se dizer o mesmo de qualquer pessoa nas mesmas condições…

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    2 Janeiro, 2009 23:22

    “Só agora? Quando é que Portugal foi um país viável?”

    Enquanto foi “dependente” do Império!

    Ouviu falar de Angola, que é hoje, Presidente da OPEC?

    PS Não sou apologista da colonização.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    2 Janeiro, 2009 23:37

    23 J

    Ora bem .

    A conclusão dolorosa mas lógica .Adriano tb pensou assim , e o Salazar tb mas noutra onda mais colonial pura.

    Digam lá o que levou a sair em caravelas ?

    Esta m…. já era pobre … andou rica no gamanço … e tb em trabalho sério , muita gente morreu a trabalhar nas colonias e não eram indigenas … depois parecia tudo facilidades com os tropa fandanga do 25 A , no protesto castrense que deu a Rev … parece ….

    Agora espere que a Sonangol compre as nossas empresas e Bancos para mantermos os nossos empregozinhos .

    Ora … País de servos , gente servil e obsequiossa.

    Gostar

  25. Diogo's avatar
    3 Janeiro, 2009 00:01

    «“nestes dias de crise mais vale ter emprego, mesmo que mau, desprotegido, sem direitos, precário, do que não ter emprego nenhum.”»

    Eu não acho. Sem emprego nenhum, este paradigma absurdo acaba mais depressa.

    De dia para dia, acho os blasfemos cada vez mais ignaros. Nunca na história tivemos uma tecnologia tão avançada, tão capaz de produzir bens e serviços. Pois é nesse preciso momento que os blasfemos defendem a semi-escravatura. Que estupidez!

    Gostar

  26. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    3 Janeiro, 2009 00:05

    E com a dívida externa a crescer desta maneira e se o Sócrates não parar com os megalómanos investimentos (todos pagos com dinheiro emprestado)podem crer que vamos ter que entregar os bens, que no caso de um país, são as empresas.Algumas delas já estão sob controlo externo e outras se seguirão.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 00:10

    Ó Diogo !!!!! Tecnologia tão avançada , tão capaz de produzir bens e serviços ? onde ?

    as éolicas dos irmãos Martins ? , os resorts em REN e Zonas Natura ? , os chips subsidiados da Qimonda ?

    A tecnologia que está a falar produz o quê ?

    O Magalhães ?

    Bens e serviços ??????????????????? o que ???? hedge funds e subprimes ?????????????????????

    HÁ JÁ SEI !!!!!! PRODUZ A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO PARA AS CENTRAIS DE CALL-CENTERS ONDE TRABALHAM OS AFORTUNADOS DOS 500 €

    ignaros !!!!

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 00:14

    Na SICN estou a ver malta nos centros de emprego , a inscrever-se .
    Deve ser aqueles que não sabem que há tecnologias novas para produzir bens e serviços .
    Ignaros.

    Gostar

  29. Diogo's avatar
    3 Janeiro, 2009 00:24

    honni soit qui mal y pense,

    A tecnologia tem vindo, a todos os níveis, e desenvolver-se a um nível exponencial. Se hoje a humanidade caminha para semi-escravatura é porque há algo de muito errado com a organização social. É a filosofia dos blasfemos, dos Pachecos e quejandos…

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Janeiro, 2009 00:36

    Evidente. Por uma vez esse tipo disse uma coisa com jeito. mais vale ter um dinheirinho ao fim do mês do que esperar por um emprego que renda impostos ao estado. resume-se a isto : trabalhar para mim e eu cá me arranjo ; trabalhar para mim e para Aquilo , o ordenado do constãncio custa caro. Há para aí um comentador que deixa links para ” o Estado predador”…E tá cheio de razão.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 00:38

    Acho que não Diogo.

    É mais a filosofia do Deng Xiao Ping, e a alegoria do gato preto e do gato branco .Sabe o que é ?

    Procure algo de errado na organização social noutras paragens e na competitividade da nossa , e deixe lá as bojardas bloquistas antiblasfemos, antiPachecos e quejandos…

    Pensava que isto de comprar ipods a 5 € , não se ia pagar caro mais tarde ?

    tá á vista … empregos é que nem vê-los .Com novas tecnologias ou não.

    o idiota do nosso PM parece acreditar nisso das tecnologias , e que per si bastam existir … e já está .é como o pudim flan…progresso instantaneo .
    Tá á vista o resultado.No caso dele é dar computadores para jogos …

    Gostar

  32. AM's avatar
    3 Janeiro, 2009 00:39

    Não é só a organização social. Também é o nível dos empresários. Os empresários são como os outros: falta-lhes ética e estudos. Até são piores. Quem acha que pode render mais a trabalhar, emigra para países mais decentes. Mas nunca ouvi um empresário dizer que tem nível a mais para Portugal e vai emigrar para a América.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 00:45

    E voçê AM , se tivesse um dinheirito criava alguma empresa ? estava para se chatear com gestão de pessoal ? e legislação laboral ? férias ? licenças de maternidade de 5 meses ?

    não minta ?

    ia para a América , pois , pois .

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    jupiter permalink
    3 Janeiro, 2009 00:47

    A leading economic advisor for the German government, Wolfgang Wiegard, on Friday said 700,000 people could expect to lose their jobs in Germany in 2009.
    The professor from the University of Regensburg told public broadcaster ZDF Europe’s largest economy would likely shrink by 2.0 to 2.7 percent this year, causing a surge in unemployment.
    Ainda bem que isto não tem nada que ver connosco e o nosso grande lider.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 00:52

    Brevemente não há é empresários … só FERVEs ( malta a recibo verde … muitos filhos dos ditos “empresários”)

    Ficam as utilities protegidas do Governo , EDP, PT , GALP , e a CGD … aí não há empresários só gestores …

    e o Belmiro e o Amorim pela dimensão , que têm advogados para lidar com as questões do pessoal… essa chatice.

    Agora o sôr Pires do restaurante vai é fechar .O filho tirou Sociologia e prefere estar num call-center a 500 € do que ser empresário como o pai , que está farto de aturar bebados e ingratos .
    Assim o rapaz pode usufuir das novas tecnologias .

    Gostar

  36. AM's avatar
    3 Janeiro, 2009 01:04

    Os empresários dos países decentes lidam com isso tudo e muito mais e dão conta do recado. Têm empresas melhores do que as de cá. Quando cá ainda não havia férias, licenças, bons salários, subsídios, formação profissional, etc, as empresas suecas davam tudo isso aos trabalhadores. É que na Suécia tem-se consideração pelos trabalhadores e as empresas têm um papel social a desempenhar. E ninguém procura contornar esta ética.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    3 Janeiro, 2009 01:05

    soipinirp
    oa ratlov e
    pela base,
    é começar
    Importa

    Gostar

  38. AM's avatar
    3 Janeiro, 2009 01:06

    Refiro-me às empresas suecas cá instaladas desde os anos 60.

    Gostar

  39. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Janeiro, 2009 01:07

    “Não é só a organização social. Também é o nível dos empresários.”

    Se os empresários são um bando de medíocres então será fácil criar uma empresa que concorra com eles.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    José permalink
    3 Janeiro, 2009 01:08

    Esta é a prova de que JPP é mesmo um diletante. De ler tanto…

    Gostar

  41. AM's avatar
    3 Janeiro, 2009 01:12

    Analfabetos a concorrer com analfabetos dá o quê?

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 01:18

    Papel social ? Talvez a metade da riqueza cobrada aos suecos pareça ter retorno .É esse o papel social ?
    E a metade da riqueza cobrada aos portugueses tem ? . O estado Tuga aplica bem o nosso dinheiro ? para ajudar os banqueiros se calhar até tá bem …

    AM , e a resposta a minha questão na 33 ? se tivesse um dinheirito voçê abria uma empresa , tornava-se empresário ?

    ia ser o rei da etica , perante os trabalhadores que têm como voçê tanta consideração pelos empresários ?

    Gostar

  43. AM's avatar
    3 Janeiro, 2009 01:24

    Veja
    Veja
    http://abrupto.blogspot.com/2008/05/o-abrupto-feito-pelos-seus-leitores.html
    Muito poucos empresários portugueses, hoje, têm esta consideração pelos trabalhadores.

    Não, eu não tenho vocação absolutamente nenhuma para ser empresário. Nem que fosse rico teria alguma ideia empresarial. O que não contraria o facto de os empresários portugueses serem incapazes de fazer melhor do que queixarem-se de não serem capazes de pagar 450 €.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Janeiro, 2009 01:30

    Pois , os de agora , os pró , acham que é ir ao banco ( os coitados que queriam casa ptópria foi igual ) e montar uma empresa sem poupança anterior. montar uma empresa custa dinheiro , meus caros , independente da banca ainda mais , e nenhum negócio que tenha a banca como sócio maioritário vai longe. Está na hora de meterem isto na cabeça : bancos? nem pensar.
    O segredo é sonhar devagarinho , trabalhar muito e cagar para palermas que mandam postas de pescada sobre mundos que não conhecem. Querem dinheiro ? vão ao Totta.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    3 Janeiro, 2009 01:32

    Mais vale ter pouco ar para respirar do que não ter ar! É uma palissada.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 01:44

    AM

    Obrigado pela resposta .De facto bem me parecia que voçê não iria meter-se nisso de ser empresário em Portugal.Só um louco , ou sueco.
    Ou então noutro regime e com outra legislação laboral, se calhar como o sueco .

    Eu tb já tinha visto estas fotos e lido o texto no blog do JPP.
    Mas fiquei sempre na duvida porque é que a coisa acabou em 77 .O textil continuou até a China dar cabo da coisa nos anos noventa.
    Se calhar passou-se qualquer coisa 3 anos antes que liquidou a paciência do sueco , para as coisas dos trabalhadores.
    Só um palpite .Mete chaimites , e balburdias , um ministro major do Trabalho .Muita instabilidade .Muito pouca paciência com empresários.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Janeiro, 2009 01:53

    Esta mxxx ( o tal de estado providência e a sua cenoura de reforma ) está -nos a sair muito cara , aqui neste país : educação? quem quer ser educado
    é educado pelos padrões de quem não quer e a isso é obrigado ; justiça? só os que devem coimas e multas e podem pagar é que são perseguidos ( os que dão despesa , é deixa-los em paz .E Aqueles que a gente sabe? pois..); saúde ? se temos uma coisa de morrer , o melhor é irmos ao privado pois daqui por 2 anos o mais certo é estarmos mortos ; reforma? temos ? nâo temos? piramide ? sabe-se lá.
    O que sabemos é que há uma data de gente empregada a ganhar bué da dinheiro nesses serviços todos quasi inexistentes e ineficazes da justiça , saúde e educaçaõ.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Kowalski permalink
    3 Janeiro, 2009 01:55

    “jenial”

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 02:03

    47

    Agora até para ter casa voçê vai ter de pagar um “Certificado De Eficiência Energetica ” elaborado por um perito .
    Como há para os frigorificos .
    Saiu hoje , diploma do nosso Governo.Mais uma prestação de serviço da treta para pagar .
    Deve dar uma data de gente empregada a ganhar búe de dinheiro nesses serviços todos quase inexistentes e ineficazes…

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    Fernanda Valente permalink
    3 Janeiro, 2009 02:18

    Analisada a situação, convem questionarmo-nos porque é que é preferível, mesmo nos tempos que correm, ter um trabalho precário (sem direitos), com baixo salário e más condições de laboração?
    Isto pode significar duas coisas: uma, bastante comum em Portugal, está relacionada com o aproveitamento da presente situação económico-social, por parte das entidades patronais, em que a actual lei vigente da oferta e da procura sobrepõe-se à própria ética que rege as relações entre patrão e empregado; a outra, que a empresa não é viável do ponto de vista competitividade, e então, só se está a adiar uma situação que mais cedo ou mais tarde terá o seu desfecho inevitável: o encerramento compulsivo da empresa, com todas as consequências, muitas vezes não previsíveis no imediato, para os empregados.
    Esta última situação é grave porque ilusória, impedindo que os trabalhadores procurem outras oportunidades, inclusive tentar a formação noutras áreas profissionais, ou recorrer a outros mercados de trabalho, nomeadamente no exterior.

    Uma das caracteristicas muito comuns ao ser humano é a apetência que tem para se acomodar às situações precárias no sentido lato da palavra: no trabalho, na família, nas relações interpessoais, nas profissionais, etc., etc.
    Dito isto, penso que analistas com responsabilidade nos meios politicos, deviam abster-se de fazer este tipo de comentários, só servindo para alimentar e incentivar ainda mais o cenário perfeitamente errático em que mergulha o sector do emprego no nosso país.

    Gostar

  51. AM's avatar
    3 Janeiro, 2009 02:21

    1. Sobre as empresas estrangeiras em Portugal

    Click to access doforeign_nt.pdf

    As empresas estrangeiras instaladas em Portugal criavam 23% do pib, há poucos anos. Nos anos 90 os empresários estrangeiras criavam empregos de 760 € de salário médio e os portugueses de 560 €; os empresários estrangeiros empregam trabalhadores mais qualificados do que os empresários portugueses.

    2. O governo sueco fornece serviços de melhor qualidade. A legislação laboral portuguesa é (ou era) das mais rígidas da Europa. Acredita que é isto que impede os empresários portugueses de fazerem melhor?

    3. Sobre o perfil dos empresários portugueses http://www.iapmei.pt/resources/download/oce_2007.pdf?PHPSESSID=9eca4a0fc855c3872531052c0905fc1e

    4. Resultados de um estudo que li há pouco tempo: 50% dos FP desempenham funções reais; 40% desempenham funções redundantes; 10% não foi possível saber o que fazem.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Kowalski permalink
    3 Janeiro, 2009 02:26

    Na verdade, os empresários são o verdadeiro cancro que está a minar o nosso país, vejamos:
    – os trabalhadores trabalham durante 11 meses/ano e eles pagam 14 salarios/ano
    – se a empresa dá lucro, 40% vai directo para o estado
    – o empresario ainda nao sabe se vai ter lucro ou prejuizo, mas 1% do volume de negocios do ano anterior tem de ser pago ao estado.

    Bons sao esses gestores das “gebalis” que florescem nas camaras municipais pelo nosso país fora, abaixo os empresarios!!!

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Janeiro, 2009 02:26

    Pois é Honni , há bué que eu percebi que são criadas obrigações para que os secretários de estado e equivalentes abram empresas de consultadoria. mas a mama está prestes a acabar. gosto da crise , gosto , mesmo que eu me me possa lixar ( espero que não me lixe muito , posto que não vivo de obrigações impostas mas de necessidades de sempre) , por

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    3 Janeiro, 2009 02:33

    Pois é Honni , há bué que percebi que são criadas obrigações á medida das necessidades dos secretários de estado e afins. Não tens que fazer? bora mandar uma lei , e tu montas a empresa. Crise é bom , é bom é , esses marmanjos da formação, certificação e demais tretas vão todos pela pia abaixo.

    Gostar

  55. AM's avatar
    3 Janeiro, 2009 02:35

    Até podiam pagar 28 salários, desde que o total fosse o mesmo. Que diferença faz?

    Tem a certeza que o IRC é 40% dos lucros? Estamos a falar de milhares de empresas que não tê ou conseguem não ter lucros. Ter uma boa empresa, pagar dignamente aos trabalhadores, mais as contribuições sociais e os impostos, não é uma equação impossível. Há empresários que conseguem.

    Gostar

  56. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    3 Janeiro, 2009 02:38

    “As empresas estrangeiras instaladas em Portugal criavam 23% do pib, há poucos anos. Nos anos 90 os empresários estrangeiras criavam empregos de 760 € de salário médio e os portugueses de 560 €;”

    Óbvio. É assim em todos os Países. Quem chega tem sempre de pagar mais e vai para áreas onde a concorrência local não está bem estabelecida especialmente tecnológicas. Você não uma empresa Alemã a fornecer bagaço no restaurante da esquina.

    “… metade da riqueza cobrada aos portugueses tem ? . O estado Tuga aplica bem o nosso dinheiro ? para ajudar os banqueiros se calhar até tá bem …”

    Esse dinheiro não existe ainda foi inventado, vamos é pagá-lo nos próximos anos.

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    3 Janeiro, 2009 03:05

    .
    A governância põe sempre Portugal a chegar quando os outros já estão a partir, convencendo os Portugueses que estão finalmente a entrar no “Desenvolvimente & Modernidade”. A era IT, “Magalhães, Computadores & Cª Lda”, está a acabar. Micrososft vai despedir só 15.000 !!
    .
    http://business.timesonline.co.uk/tol/business/industry_sectors/
    technology/article5429969.ece
    .
    A era onde o Mundo avançado está a entar chama-se NANOTECNOLOGIA. Que preparou, ou está a fazer, a nossa Governância para entrarmos forte nisto ?
    .
    O Krugman só ainda não explicou é como com ordenados “achinezados” ou “fados da desgraçadinha” vai conseguir vender os Bens e Serviços produzidos massivamente por Americanos e Europeus. Aos chineses ? Aos africanos ? Aos indianos ? etc
    .
    Ou é por aumentar esmagadoramente o poder de compra interno articulado, não com isolacionismo, mas com especificações tecnicas obrigatórias nas Importações que por exº no dominio dos 250 quimicos artificiais em brinquedos, alimentos, maquinarias, equipamentos, remédios, vestuário, produtos de beleza e maquilhagem que envenenam os nossos cidadãos ocasionando doenças cancerigenas, leucémicas, infertilidade etc.
    .
    Entretanto os Países do Golfo estão a preparar uma nova moeda comum que substitua o Euro e o Dollar nas transações mundiais do petróleo…..

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    J. Conceição permalink
    3 Janeiro, 2009 03:46

    Realmente há temas que os sociólogos e investigadores de biotecnologia deveriam evitar, mas estão sempre a fazer o contrário.
    E lá porque um economista ganhou um Nobel não significa que não possa dizer asneiras, tal como o nosso Saramago dá erros de português (tentem ler os textos antes de editados) ou o Nobel da medicina receita a pastilha errada.

    Gostar

  59. tina's avatar
    3 Janeiro, 2009 10:36

    O que eu sei é que os portugueses são uns medricas que têm muito medo de se aventurar nos seus próprios negócios. Estão sempre à espera de haver alguém que os empregue mas depois dizem muito mal dos empresários. País de medricas e mal-agradecidos tem o que merece. É simplesmente assim, tudo tem a sua razão de ser.

    Gostar

  60. Acção Directa's avatar
    Acção Directa permalink
    3 Janeiro, 2009 11:01

    Estou farto de trabalhar e andar teso.

    Alguém me mete no ISTCE?

    Obrigado. Depois pago.

    Ideafix.

    Gostar

  61. soneca's avatar
    soneca permalink
    3 Janeiro, 2009 11:36

    “nestes dias de crise mais vale ter emprego, mesmo que mau, desprotegido, sem direitos, precário, do que não ter emprego nenhum.”

    Parece uma frase a proteger o trabalhadores. Mas na verdade é uma frase a proteger o sistema. É que um grande desemprego aliado a à podridão reinante … é quase garantido que vai acontecer alguma coisa.

    E no novo sistema o Pacheco Pereira já percebeu que pode acabar a assentar tijolo.

    Gostar

  62. Mula da Comprativa's avatar
    Mula da Comprativa permalink
    3 Janeiro, 2009 11:47

    ISCTE? Isso não é para qualquer um… só para espiritos lúcidos, inteligentes, internacionalistas, adeptos da revolução permanente, todos iguais, todos diferentes, mas cuidado nada de abusos com eles os que mandam não podem nem devem ser apeados do mando…da direcção superior e das “migalhas” inerentes.Nada comaparado a cartões de crédito e viagens por nossa conta(quantos presidentes de junta não fazem turismo por conta do erário?)
    Se querem endireitar a coisa a primeira tarefa é aproveitr a dispensa de “concursos” para mandar fazer prisões no Alentejo.Depois mandar a do “nem mais um soldado para as colónias”, a condessa, fazer “inspecções” á “GEBALIS” e mandar todos os gajos apanahdos abrir valas de rega para aproveitar a água do Alqueva e fazer hortas para servir o povo…

    Gostar

  63. Mula da Comprativa's avatar
    Mula da Comprativa permalink
    3 Janeiro, 2009 11:52

    Onde ninguém mexe, onde nenhum pensador opina é no luxo asiático do sistema feudal de poder que se instalou à boleia da “democracia”.São tantos, tantos “democratas” que estiolam o zé povinho todo.São os tais eucaliptos… fortes, gordos e a fumar charuto depois dos almoços de trabalho diários…

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 13:43

    Tina,

    “O que eu sei é que os portugueses são uns medricas que têm muito medo de se aventurar nos seus próprios negócios”

    Quer melhor exemplo que alguns figurões blasfemos? Isso do risco é para os outros. Bem prega frei Tomás….

    Gostar

  65. tina's avatar
    3 Janeiro, 2009 14:19

    “Quer melhor exemplo que alguns figurões blasfemos? Isso do risco é para os outros. Bem prega frei Tomás….”

    Ninguém está a pregar nada disso. São aqueles que acham que é melhor não ter um emprego que ter um emprego mal pago que eu condeno por pensarem que emprego é tudo o que há na vida, e que os outros é que são responsáveis por lhes dar esse emprego.

    Gostar

  66. tina's avatar
    3 Janeiro, 2009 14:21

    “Alguém me mete no ISTCE?”

    JPP deve fazer mais dinheiro de um simples programa da Quadratura do Círculo, que é patrocinado por entidades privadas, do que você faz num ano.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 14:41

    Tina,

    O problema é exactamente esse: enquanto uns pregam a inevitabilidade dos salários de fome e da ausência total de direitos laborais, ao lado, a pandilha continua a reforçar os privilégios e as mordomias. Não vê nenhuma hipocrisia nesta “ambivalência”?

    Gostar

  68. tina's avatar
    3 Janeiro, 2009 16:32

    Mas quem está a pregar a inevitabilidade dos salários de fome? A esquerda é que defende sempre práticas que acabam por levar a essa situação e os outros limitam-se a constatar os resultados. Basta ver pelo mundo inteiro quais são os países mais ricos e para os quais as pessoas querem emigrar: são os mais liberais de todos, USA, Inglaterra, Austrália, etc. A pandilha que continua a reforçar privilégios e mordomias são os políticos que se aproveitam da democracia e do estado para viverem à grande e à francesa com o dinheiro dos contribuintes.

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 16:42

    Tina,

    Estamos a falar de Portugal e da realidade onde nos inserimos, não duma outra realidade exótica, mas sim sobre a mentalidade do patronato português.

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 16:47

    Tina

    A pandilha que continua a reforçar privilégios e mordomias, é a mesma de sempre desde o Século XVIII. Gente ligada ao poder, à procura duma avença, dum monopólio, dum privilégio. São hoje os Coelhos da Mota Engil, os Ferreira do Amaral da Lusoponte,os banqueiros, os directores gerais, os presidentes dos Institutos, os accionistas privilegiados pelo Estado etc etc

    Gostar

  71. zé's avatar
    permalink
    3 Janeiro, 2009 18:15

    Tina,

    Ainda gostava de saber o nome da tua empresa pela qual correste um enooooorme risco.
    Que podridão.
    Mas o ajuste de contas irá chegar um dia. Os franceses em 1788 também não faziam ideia do que o ano seguinte traria.

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    3 Janeiro, 2009 18:23

    Quantos empresários de hoje , já foram no passado pessoas com trabalho sem direitos e garantias , quantos tiveram de agarrar o trabalho que lhes surgiu para resolverem os problemas pessoais e familiares. Quantas pessoas vemos hoje no dia a dia a desempenharem as suas funções com total desprezo pelo que fazem . Garantias hoje não existem é que nem os estados já as podem dar, este mundo está cheio de estados falhados. O que Pacheco Pereira diz é muito óbvio, mas tem um alcance muito para além do que se tem aflorado. Ainda ontem um médico Cubano residente em Portugal há vários anos, afirmava na SIC noticias, que a melhor medida de avaliação de satisfação dos cidadãos com o seu país é dado pela taxa de emigração. Quantos portugueses residem no estrangeiro? Um país que não agarra a força produtiva, de inovação de investigação não evolui. O que falta é a verdade é mostrar os factos como são, e motivar evidenciando resultados sem ilusionismo. O estado Português é mau porque não permite uma sociedade com base na meritocracia, dificulta a mutação social e tem muitos políticos com fraca preparação académica e destituídos de qualquer tipo de idealismo.

    Gostar

  73. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 18:31

    Tolstoi

    “Quantos empresários de hoje , já foram no passado pessoas com trabalho sem direitos e garantias”

    Serão poucos e quase todos pobres se tentaram ser justos.

    Recordo uma frase que ouvi ao meu avô, há muito tempo atrás: Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu.
    Ele entendia como são os portugueses.

    Gostar

  74. tina's avatar
    3 Janeiro, 2009 18:43

    Zenóbio,

    Porque tem tanta a certeza de que é esse o problema de Portugal? Pode ser um dos problemas. Mas já viu os estudos comparativos internacionais que mostram que Portugal é dos países da Europa com mais restricções laborais e com a economia menos livre? Eu acredito que isso possa afugentar o investimento estrangeiro e a criação de empresas.

    Zé Podridão,

    Eu nunca corri nenhum risco para conseguir sobreviver por mim própria. É isso que estou a dizer do princípio, os portugueses é que são muito medricas, há tantas coisas que se pode fazer mas não experimentam nada, só pensam no empregozinho e na reforma que irão ter daí a 30 anos. Nem é preciso criar nenhuma empresa, isso nem aconselho.

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    3 Janeiro, 2009 18:58

    Zenóbio

    Está enganado, muitos empresários sobretudo na área dos serviços começaram a sua actividade profissional por conta própria sem garantias de mercado e tendo como força de trabalho a sua, muitas vezes auxiliado por algum outro membro da família numa perspectiva de auto-emprego. Correram o risco, procuraram trabalho e o seu mercado e criaram novos postos de trabalho.

    Gostar

  76. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    3 Janeiro, 2009 19:02

    Zenóbio

    Ainda bem que o seu avô entendia como são os Portugueses, seria seguramente amigo das tias do Piscoiso que tanta sabedoria têm discorrido neste BLOG.

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 19:02

    Tina,

    “Portugal é dos países da Europa com mais restrições laborais e com a economia menos livre”

    Em matéria de precarização do trabalho, não está bem informada certamente. Portugal ocupa lugar de relevo com > 30% de trabalhadores precários.

    A economia menos livre resulta do grau de dependência dos nossos empresários, perdão patrões, que preferem mendigar subsídios e favores que trabalhar com afinco e risco.

    O que afugenta o investimento é o facto de sermos um país com corrupção elevada, políticos fraudulentos e empresariado delinquente. O vício compensa e as virtudes são coisa de velhos, essa é a imagem que passa.

    Gostar

  78. tina's avatar
    3 Janeiro, 2009 19:04

    “A pandilha que continua a reforçar privilégios e mordomias, é a mesma de sempre desde o Século XVIII. Gente ligada ao poder, à procura duma avença, dum monopólio, dum privilégio.”

    E porque não menciona nunca os políticos e as suas reformas acumuladas, os salários escandalosamente elevados dos gestores públicos, a maneira como se dispõe livremente de fundos públicos para dar a fundações dos amigos, mesmo agora o escandâlo das casas da CML, as televisões públicas a soldo do governo?… É só corrupção, tudo directamente á custa dos contribuintes e à descarada.

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 19:07

    Toltoi,

    Mas quantos empresários nos serviços ( Ex.informática) estão hoje falidos?
    Gabo-lhes a iniciativa, mas certamente já concluíram que, sem um cartão do partido, sem os conhecimentos e as relações para alcatifarem o “sucesso” nada se faz neste país.

    Gostar

  80. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    3 Janeiro, 2009 19:08

    Boa Tina, esse tema das Fundações é interessante principalmente quando existe dinheiro do estado entregues às mesmas com critérios que ninguém conhece.

    Gostar

  81. tina's avatar
    3 Janeiro, 2009 19:11

    “Em matéria de precarização do trabalho, não está bem informada certamente. Portugal ocupa lugar de relevo com > 30% de trabalhadores precários.”

    Pois, acha mesmo que uma companhia a sério estrangeira vem para aqui empregar trabalhadores numa base de precariedade? Ou acha que alguém vai abrir uma companhia a pensar em empregar trabalhadores independentes? Esse foi um subterfúgio que os actuais empregadores utilizaram para escapar precisamente à restrição s leis laborais. Mas não são nesses números que uma qualquer companhia vai utilizar quando projecta o seu negócio, nem sequer aparecem nos relatórios de economia internacionais.

    Gostar

  82. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    3 Janeiro, 2009 19:11

    Zenóbio

    Mesmo assim algumas coisas se fazem neste país, mas concordo que os conhecimentos certos são um elemento importante nesta terra.

    Gostar

  83. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 19:11

    Tina,

    “os políticos e as suas reformas acumuladas”

    Tem razão em falar nisto, mas fazem parte do circuito: Politica-vida empresarial-politica. Veja quantas grandes empresas se afirmaram sem depender de favores dos políticos nos últimos 200 anos?

    Gostar

  84. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 19:13

    Tolstoi,

    “Mesmo assim algumas coisas se fazem neste país”

    Esses são uns herois.

    Gostar

  85. tina's avatar
    3 Janeiro, 2009 19:16

    Obrigada Tolstoi, gostei muito do seu comentário “quantos empresários já foram no passado pessoas com trabalho sem direitos e garantias , quantos tiveram de agarrar o trabalho que lhes surgiu para resolverem os problemas pessoais e familiares.”. É assim mesmo que acontece, sem protecção as pessoas têm mesmo de se desenvecilhar.

    Gostar

  86. tina's avatar
    3 Janeiro, 2009 19:22

    “Politica-vida empresarial-politica”

    Você só fala dos grandes. Para cada 1 grande, há 100 pequenos que nada têm a ver com esse contexto e por isso não lhes pode encontrar as faltas que tanto procura. Uma vez quando quis formar uma empresa, a única coisa que davam eram um rabatimento nos impostos, ou qualquer coisa assim, por cada pessoa que empregasse. Não há subsídios nem facilidades nenhumas, bem pelo contrário, ficamos logo empenhorados com deveres de segurança social ainda nem sabemos o lucro que vamos fazer.

    Gostar

  87. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 19:22

    Tina,

    Uma empresa estrangeira procura saber quais são as regras e os costumes do país onde vai operar. Não vai contrariar os velhos costumes dos seus colegas nativos. Não inflaciona os ordenados, e passado pouco tempo, está a par da matreirice dos patrões portugueses.

    Quem quer bons empregados terá que pagar um pouco melhor, mas poderia pagar mais SE NÃO HOUVESSE CONCERTAÇÃO patronal.

    As leis laborais não são impeditivo para se fazer uma escolha criteriosa de pessoal, nem para criarem esquemas de valorização pessoal e de incentivos que façam peneirar a qualidade.

    Não me venham com tretas, quem trabalha bem deve ser bem pago. Em Portugal isso quase nunca acontece.

    Gostar

  88. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    3 Janeiro, 2009 19:31

    Voltando ao cerne da discussão proposta pelo post. seria ou não útil agilizar a legislação laboral tendo como objectivo diminuir o desemprego no presente contexto? E no futuro não estando a economia sem crise (admitindo em tese que isso será possível em Portugal) o que deve constituir o corpo de direitos de um posto de trabalho. Claro está que países como a China, terão sempre pelo menos num futuro próximo uma leitura diferente do que são os direitos do empregado (é mais exacto o termo empregado do que o de trabalhador), a questão é como lidar com tal situação, coloque-se estas questões aos Biderbergs.

    Gostar

  89. tina's avatar
    3 Janeiro, 2009 19:43

    Zenóbio,

    Acredita mesmo que, por exemplo, a Mercedes viesse para aqui montar uma fábrica com 450 trabalhadores independentes? ahahaha…

    Quanto a não pagar bem os trabalhadores, o que eu sei é que há muitas empresas a ir à falência e por isso é natural que também não consigam pagar bem aos trabalhadores. Não parece estar nada fácil para ninguém excepto para o Estado que não se coíbe de aumentar impostos. Por isso, antes de mais uma vez tentar encontrar faltas no carácter dos patrões portugueses, vá primeiro ver como a carga fiscal das nossas empresas se compara com dos outros países.

    Gostar

  90. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    3 Janeiro, 2009 19:47

    Zenóbio

    Permita-me tentar ler a partir do que escreveu o que entende por tecido empresarial Português:

    – Mos últimos 2200 anos só se afirmaram empresas que tiveram favores dos políticos.
    – Os empresários só têm algum sucesso com cartão partidário e os conhecimentos certos.
    – São raros e heróis os empresários que trabalharam no passado com poucos direitos.
    – Em Portugal quem trabalha raramente é bem pago.
    – As leis laborais não são um impeditivo para o crescimento das empresas.

    Gostar

  91. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    3 Janeiro, 2009 19:47

    digo 200 anos.

    Gostar

  92. tina's avatar
    3 Janeiro, 2009 19:50

    “seria ou não útil agilizar a legislação laboral tendo como objectivo diminuir o desemprego no presente contexto?”

    Foi o que se tentou fazer na última revisão da legislação laboral mas, de acordo com umas entrevistas que li no Jornal de Negócios, os empresários portugueses acham que não foi suficiente.

    Uma curiosidade. Não há muito tempo, a indústria turística espanhola pediu ao governo para que o seu IVA, que é actalmente de 16%, fosse diminuído de forma a poderem ser mais competitivos. Ora, como podemos nós competir com um IVA de 20%? E depois admiram-se quando os nossos hotéis vão à falência como aconteceu recentemente.

    Gostar

  93. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 20:26

    Tolstoi,

    Em jeito de súmula e corrigindo o seu post:

    – Nos últimos 200 anos só se afirmaram grandes empresas que tiveram favores/conivências dos políticos.
    – Os empresários só têm algum sucesso garantido com cartão partidário e/ou os conhecimentos certos.
    – São heróis os empresários que singram sem ajuda de favores do estado.
    – São raros os empresários hoje reconhecem de modo justo o trabalho alheio, que trabalharam no passado com poucos direitos.
    – Em Portugal, quem trabalha bem, raramente é pago de acordo com aquilo que produz.
    – As leis laborais não são o impeditivo para o crescimento das empresas.

    Gostar

  94. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 20:32

    “Acredita mesmo que, por exemplo, a Mercedes viesse para aqui montar uma fábrica com 450 trabalhadores independentes?”

    Claro que é anedótico. Mas veja o exemplo da Auto-europa: despediram 145 trabalhadores precários. Até nesse tipo de empresas há a “tentação” de poupar uns cobres.

    Gostar

  95. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 20:52

    Olá .

    Onde voçês já vão !!!???

    -A minha memória não vai tão longe , mas 200 anos é para atrás do fontismo .Pô , isto era mesmo um deserto .Tava o D.João VI e a Carlota Joaquina no Brasil á 200 anos , e o maluco do D.Pedro andava a comer a Maite Proença , que intrepretava a Condessa de Caxias … salvo erro. O D.Miguel andava a dar favores ás grandes empresas que tiveram assim favores/conivencias dos politicos…já nessa altura .Pô.
    Para trás o Marques de Pombal … essa besta… favorecia os vidreiros estrangeiros e os vilhateiros ingleses …
    Ora … As grandes empresas sem favores que se cheguem á frente !!!??? e não serve um lote de terreno lá no parque industrial cedido pela autarquia enrrascada para dar emprego aos seus concidadãos !!! nem para uma serralharia , ou serração …
    -Qual foi o cartão partidário do Belmiro ou do Amorim , e os irmãos martins têm cartão partidário , e o sá couto dos cagalhães ? qual é ?
    -o José veiga da bola é o meu heroi .Esse não parece ter ajuda do Estado.
    -quem trabalha bem ? aonde ?
    -pois não ??? por isso é que deslocalizaram-se para a china onde há férias de 68 dias, licenças de maternidade de 9 meses e paternidade de 5 meses , e horários de trabalho de 23 horas semanais …

    Gostar

  96. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 21:05

    Honni,

    Os 200 anos não foram inocentes. Já nessa altura, da Corte do Brasil, os esquemas eram os mesmos. Leia um pouco sobre o assunto e vai ver que se diverte.
    Não misture promoção do emprego com regras claras, com emendas do PDM a pedido. Não são a mesma coisa.
    O Sá couto deve ter uma cartolina rosa, ou ainda acredita no pai natal? lol
    O Belmiro tem pelo menos dois cartões, não vá o diabo tece-las.
    O Amorim não tem favores do Estado? Dessa gostei. É divertida.
    O José Veiga teve a favor a providencial corrupção das autarquias (ver livro do Paulo Morais)
    E mais não digo, porque tenho a sopa a esfriar.

    Gostar

  97. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 21:25

    53 e 54

    percebi …

    legisladores e “novos empresários” são os mesmos ou sócios … quem tá atento já percebeu isso lá da area das “acreditações, certificações para os amigos”… mas a jornalagem prefere explorar coisas mais encomendadas como os processos dados á mulher do Saldanha S…convem … podia saltar alguma nodoa nos aventais

    Gostar

  98. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 21:32

    97 .

    -Parece que já antes dos 200 anos , o cordame das naus era encomendado a um tipo que ostentava os melhores coches de corrida de modena , toscânia ( creio )… já dava para desconfiar
    Isto das grandes empresas deve ter inversão do onús da prova, a gente fica desarmado.
    -O sá couto pode apenas ser de um trupe gastronomica e usar avental .
    -Veja lá … pensava que o Belmiro tinha era cartão do FCP.
    -O amorim parece que tem favores é de Angola e vice …
    -Essa do Veiga não sabia … são mesmo todos uns malandros .O Pol Pot é que sabia .

    Coma lá a sopa então.

    Gostar

  99. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 21:36

    O Pol Pot na óptica americana e chinesa parece que não era mau rapaz.

    Gostar

  100. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 22:18

    optica americana ???

    tá a brincar sua Resplandecênçia ???

    então é o Lon Nol ???

    Gostar

  101. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 22:20

    ai esses conhecimentos ??!!

    wikipidias ?? não !!?? ou os cadernos do 3 mundo ??

    o site do BE ??

    as receitas da vaqueiro ??

    Gostar

  102. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 22:22

    Honni,

    Use Clerasil, dizem que funciona na dermatite seborreica.

    Gostar

  103. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 22:33

    então !!!???

    essa elevação !!!??? esse spleen esclarecido !!!???
    comé ???

    tá a fugir para a chinela !!!!

    Gostar

  104. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 22:53

    Estou a fugir ao meu estilo, respondendo-lhe com num registo mais trauliteiro. Para que não se sinta desacompanhado.

    Gostar

  105. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 22:54

    mas muito fraquito … desculpe

    fique no seu estilo , apesar de tudo o estilo arrotar postas de pescada … fica-lhe bem melhor

    Gostar

  106. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 22:58

    AM

    Aqui é tão bom , como na Suécia .

    Venezuela/crise: Patrões impedidos de despedir empregados até Dezembro de 2009
    03 de Janeiro de 2009, 18:30

    Caracas, 3 Jan (Lusa) – O governo venezuelano decidiu prolongar a vigência de um decreto de “imobilidade laboral” que impede os patrões de despedir os empregados até Dezembro de 2009, revelou o ministro do Poder Popular para a Agricultura e Terras, Elías Jaua.

    Segundo aquele responsável, esta é a 15/a extensão do decreto de “imobilidade laboral” e deverá ser publicado nos próximos dias na Gazeta Oficial, ficando vigente até ao próximo 31 de Dezembro.

    O novo decreto tem como propósito “proteger os empregados dos sectores público e privado, regidos pela Lei Orgânica do Trabalho, porque os peritos prevêem que será um ano difícil no âmbito económico como consequência da recessão mundial”.

    Os decretos presidenciais de “imobilidade laboral” venezuelanos foram redigidos pela primeira vez em Maio de 2002 e estipulam que os empregados que ganhem mensalmente o equivalente até três salários mínimos mensais (aproximadamente 800 euros) não podem ser despedidos do trabalho.

    FPG.

    Lusa/Fim

    Gostar

  107. Desconhecida's avatar
    Zenóbio permalink
    3 Janeiro, 2009 23:04

    Honni,

    a)Fazia melhor se atentasse na alegoria. Vai ver que se reconhece face ao seu comportamento infantilizado.
    b) Ainda bem que sou o único diletante das redondezas.

    Gostar

  108. Desconhecida's avatar
    honni soit qui mal y pense permalink
    3 Janeiro, 2009 23:09

    mas ainda está aí ?

    vozes de burro não chegam ao céu…

    acho que é mais é cabotino …

    Gostar

  109. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    4 Janeiro, 2009 00:36

    Zenóbio
    Verifico que deu um jeito nas expressões (em relação ao tecido empresarial) o que se compreende. A verdade é que a maior parte dos pequenos e médios empresários neste país, aqueles que representam a maior parte do emprego, vivem sem favores do estado, se o termo singrar é tornar uma média empresa numa grande ou muito grande empresa então talvez alguma razão se encontre no que diz. Mas se tem tão má ideia do empresário Português qual a sua ideia dos gestores das empresas que estão na dependência directa do estado ou mesmo onde a intervenção deste se faz de modo indirecto e das empresas municipais e das Câmaras . Nestas últimas quem trabalha e também quem não trabalha é muitas vezes bem remunerado. È escusado fazer o rol de incompetência paga principescamente neste nosso Portugal. Zenóbio, aquela do seu avô, concordemos, é um pouco preconceituosa o que não joga com o resto dos seu discurso anti patronato.

    Gostar

  110. JAG's avatar
    4 Janeiro, 2009 04:20

    Como todas as boas e mas decisoes da vida… Todos temos o que merecemos!

    Gostar

  111. anonimo's avatar
    5 Janeiro, 2009 01:53

    “nestes dias de crise mais vale ter emprego, mesmo que mau, desprotegido, sem direitos, precário, do que não ter emprego nenhum.”

    Isto é a teoria do idiota. Quem não tiver meios de prover à sua qualidade de vida e de bem estar, vai ter que ser sustentado pelos outros que têm esses meios. A muito curto prazo, assim será. E não é lá com uns subsdios e tal. É mesmo para tudo. O PP que ponha as barbas de molho – ele vai ter tb que pagar para os outros. E não será nenhum subsidizito “pra pobre”, nem através dos impostos e tal. Terá que pagar para a qualidade de vida do outro. Já que tem emprego e o outro não tem.
    A sociedade está a sofrer uma muito rápida transformação.

    Gostar

  112. els's avatar
    els permalink
    5 Janeiro, 2009 17:23

    Acho que a entrada era para mostrar que as grandes tiradas dos nossos comentadores costuma ser copiadas de algum lado ,sem citarem a fonte pr forma a parecerem inteligentes.

    Gostar

Trackbacks

  1. cinco dias » Mais vale a escravatura do que o desemprego

Deixe uma resposta para portela menos 1 Cancelar resposta