A melhor polícia do mundo
23 Janeiro, 2009
A polícia inglesa consegue saber mais sobre um caso de corrupção em Portugal que a própria polícia portuguesa.
23 comentários
leave one →
A polícia inglesa consegue saber mais sobre um caso de corrupção em Portugal que a própria polícia portuguesa.
A polícia inglesa quer saber mais sobre um caso de corrupção em Portugal que a própria polícia portuguesa.
GostarGostar
A polícia inglesa devia saber mais sobre um caso de corrupção em Portugal que a própria polícia portuguesa?
GostarGostar
Será que não sabe, ou não quer saber?
GostarGostar
Como é que sabe ?
GostarGostar
“Que o Zé está cheio de dinheiro e cada vez quer mais, não é novidade para ninguém. Todos os mafiosos são assim. Descobrimos agora uma testa de ferro que lhe gere a fortuna a partir de Castelo Branco. A casa da senhora é uma das primeiras.”
Tenente Proveta
TSOR
GostarGostar
Somos um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio,
fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas somos capazes de sacudir as moscas …’ Guerra Junqueiro escrito em 1886
GostarGostar
a melhor polícia do mundo…
e um MP de truz: http://dn.sapo.pt/2009/01/21/economia/juiz_obriga_ministerio_publico_a_acu.html
assim nunca teremos justiça, a não ser para os desgraçados!
GostarGostar
Ora essa!!!
Claro que sabem.
Naturalmente.
GostarGostar
A melhor polícia do mundo:
“Polícia britânica mata brasileiro por engano após confundi-lo com terrorista”
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u86015.shtml
Já em Portugal…
“(…) Aliás, esta questão pode ser colocada de outra forma: se os assaltantes ao BES são culpados, são culpados exactamente de quê? Qual é o crime que cometeram para que a polícia os possa matar? Lembro que o Código Penal português nem sequer prevê prisão perpétua, quanto mais pena de morte (…)”
(https://blasfemias.net/2008/09/08/crimes-flagrantes-e-a-presuncao-de-inocencia/
“(…) Os polícias não sabem dar um tiro? A solução para tudo isto é a prisão preventiva. Quanto mais suspeitos estiverem presos, menos teremos que nos preocupar em reformar a polícia. Qual é o custo de não se reformar a polícia e de se usar a prisão preventiva para tapar o buraco? Alguns inocentes vão passar uns meses na prisão (…)”
(https://blasfemias.net/2008/09/03/prisao-preventiva-a-melhor-solucao-para-a-incompetencia/
1ª Pergunta: Qual o crime que cometeu o brasileiro para que a “melhor polícia do mundo” o tivesse matado?
2ª Pergunta: Será que o Código Penal inglês prevê a pena de morte?
3ª Pergunta: Será que deveriamos reformar a polícia segundo os padrões da “melhor polícia do mundo” (opinião de João Miranda)?
A leitura dos comentários do João a este respeito produzem em mim um sentimento de nostalgia: fazem-me sentir no café da minha aldeia, em pleno mês de Agosto, a ouvir os emigrantes franceses elogiar tudo o que vem de lá e colocar defeitos em tudo o que é de cá.
GostarGostar
Não há nada.
Vou almochar.
GostarGostar
o corno é sempre o último a saber.
GostarGostar
A melhor polícia do mundo II (e até a melhor justiça do mundo)
“(…) João Vale e Azevedo foi ouvido ontem pelas autoridades de Inglaterra no âmbito do mandado de detenção europeu emitido pela Procuradoria-Geral da República. No próximo dia 25, o advogado voltará a ser inquirido em tribunal. Audição foi combinada com polícia inglesa na quinta-feira (…)O mandado foi emitido pela Procuradoria-Geral da República e autorizado pelo Tribunal da Boa Hora, em Lisboa. “Soubemos do mandado há sensivelmente três/quatro semanas, através da imprensa de Portugal, e não da justiça portuguesa. A partir desse momento, DECIDIMOS AGIR. E foi por isso que, há sensivelmente três semanas, escrevi uma carta, assinada por mim e dirigida às autoridades da polícia inglesa, a dar conta da nossa total disponibilidade para prestar esclarecimentos quanto ao mandado de detenção europeu”, afirmou Edward Perrott.
(DN, 9/07/2008) http://dn.sapo.pt/2008/07/09/desporto/audicao_combinada_policia_inglesa_qu.html
.
Decidiu agir e agiu bem Sr. Perrott.
“(…) Vale e Azevedo não está a cumprir os termos de residência impostos pelo tribunal de Londres. A morada que o antigo presidente do Benfica comunicou aos juízes do Tribunal de Magistrados de Westminster – uma mansão luxuosa na zona de Virginia Water, nos arredores da capital britânica – nunca foi arrendada ou comprada por Vale e Azevedo e continua desocupada há mais de seis meses (…)”
(Expresso, 16/01/2009) http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/492210
.
GostarGostar
A melhor polícia do mundo III
“(…) Crianças africanas são traficadas para o Reino Unido para serem usadas em rituais de sacrifícios humanos, sendo espancadas e mesmo assassinadas, segundo um relatório da Scotland Yard, divulgado ontem pela BBC (…)”
(DN, 17/07/2005) http://dn.sapo.pt/2005/06/17/sociedade/criancas_africanas_usadas_rituais_re.html
.
GostarGostar
A melhor polícia do mundo IV (e até os melhores assistentes sociais do mundo)
“A criança, que a polícia identificou como Bebé P, morreu a 2 de Agosto de 2007, no distrito de Haringey, norte de Londres, mas os detalhes do caso só foram conhecidos do grande público este ano, com o julgamento dos culpados.
A autópsia revelou que o bebé foi usado como ‘saco de pancada’ durante vários meses e que tinha a coluna vertebral partida assim como oito costelas.
Apesar das constantes agressões, os assistentes sociais britânicos encarregues do caso, e que visitavam a casa duas vezes por semana, não perceberam a gravidade do caso e nada fizeram para evitar a sua morte.
Ainda mais chocante: um médico que, um dia antes da sua morte, viu o bebé, não percebeu que a coluna e as costelas estavam partidas.
(…)
O BEBÉ P DE 17 MESES FOI VISTO DEZENAS DE VEZES POR FUNCIONÁRIOS DOS SERVIÇOS SOCIAIS, MÉDICOS E POLÍCIAS [polícias não. Melhores polícias do mundo], MAS NINGUÉM O RETIROU DAS MÃOS DOS AGRESSORES QUE ACABARAM POR LHE TIRAR A VIDA.
Na última visita de um assistente social, poucos dias antes da morte, a mãe sujou o rosto do bebé com chocolate, para disfarçar as marcas de agressões.
Como desculpa para os sinais de violência que iam surgindo, a mãe dizia que o filho era hiperactivo, que batia muito nos móveis e que caía nas escadas.”
(Destak, 19/11/2008) http://www.destak.pt/artigos.php?art=16348
.
GostarGostar
A melhor polícia do mundo V
“LISBOA é, juntamente com Helsínquia (na Finlândia), a capital mais segura da Europa, num conjunto de 18 (…) No fim da linha estão Amesterdão (apenas 31%), LONDRES e Copenhaga (37%), Atenas (42%), Roma, Berlim, Viena, Dublin, Paris e Estocolmo (43%). Aqui ao lado, Madrid regista 46% (…)
(DN, 21/02/2007) http://dn.sapo.pt/2007/02/21/cidades/lisboa_e_helsinquia_estao_ex_aequo_s.html
.
Convém salientar que o estudo foi feito na vigência do anterior Código Processo Penal (antes de Setembro de 2007). Na época da ditadura, em que as pessoas eram bárbaramente reprimidas pelas polícias maquiavélicas; em que se aplicava prisão preventiva por tudo e por nada; em que as pessoas não tinham quaisquer direitos.
Agora, pós ditadura (com o novo CPP) ainda não conheço estudos similares a este respeito. Mas confesso que tenho bastante curiosidade.
GostarGostar
A melhor polícia do mundo VI
“A federação europeia de luta contra o desaparecimento de crianças, «Missing Children Europe», revela que em Portugal foram relatados em 2007 NOVE casos de raptos por terceiros, sendo que apenas seis são anteriores a esse ano, noticia a agência Lusa (…) No Reino Unido foram apresentados 4.802 novos casos de crianças desaparecidas em 2007 e na Bélgica 2.928 (…)”
(IOL, 26/05/2008) http://diario.iol.pt/sociedade/rapto-criancas-relatorio-missing-children-europe-criancas-desaparecidas-maddie/956005-4071.html
.
Bem sei que o Reino Unido tem mais população que Portugal mas 9 para 4802 parece-me um tanto ou quanto significativo.
GostarGostar
A melhor polícia do mundo VII
João Miranda,
“(…) É claro que em geral [os polícias portugueses] são incompetentes e mal organizados (o que em Portugal não é estranho) (…)”
(https://blasfemias.net/2008/08/25/criminalidade-iv/#comments
.
____________________________________________________________________________________________
Agora ponham os olhos na “melhor Polícia do mundo”,
“O policial britânico que matou o eletricista brasileiro Jean Charles de Menezes, no dia 22 de julho de 2005, em Londres, revelou chorando nesta sexta-feira como ficou cara a cara com a vítima, que acreditava ser um terrorista suicida pronto para atacar.
Quando soube no dia seguinte que ocorrera um erro de identidade e que morrera um inocente, o policial ficou “incrédulo e abalado”, profundamente “triste e confuso”.
“TODAS AS COISAS PARA AS QUAIS SEMPRE TREINEI – DETECTAR A AMEAÇA, AVALIÁ-LA, QUALIFICÁ-LA E ATUAR EM SEGUIDA – FALHARAM” (…)”
(http://www.opovo.com.br/internacional/830786.html
.
GostarGostar
É uma espécie de “Tropa de Elite”, baseada em factos verídicos…
GostarGostar
Não é de admirar!Se o poder político português fosse escurtinado como o é o Norte-americano ou dos países nórdicos da Europa, mais de metade dos nossos políticos (autarcas, governantes, deputados, caciques locais e regionais) já tinham “dado à sola” do País e estabelecidos em “paraísos fiscais e policiais”. A outra menos de metade que restava andava na “choldra” entenda-se presos em prisões (não com pulseiras electrónicas). Assim resta-nos ser um “paraíso” para os ladrões.
GostarGostar
Será mesmo que os ingleses possuem algo a ver?
“Diligências ordenadas pelos magistrados do MP diz DCIAP
Caso Freeport: carta das autoridades inglesas não originou buscas de ontem”
Isto na verdade começa a ser um bocado ridiculo.
Uma pessoa até fica enjoada só de ver noticias atrás de noticias e depois nada, nem acusam ninguém nem desacusam ninguém. É um joguito doentio.
GostarGostar
Lisboa, 23 Jan (Lusa) – O primeiro-ministro garantiu hoje que não conhece pessoalmente nenhum dos promotores do “Freeport”, avisando que o contrário constitui “insulto” e difamação”, e considerou que as notícias do jornal Sol, citado pela TVI, merecem “indignação” e “repúdio”.
Em nota a que a agência Lusa teve acesso, José Sócrates diz que “houve, de facto, uma reunião alargada, no Ministério do Ambiente, que contou com a presença de várias pessoas”, entre as quais ele próprio, o secretário de Estado do Ambiente e responsáveis de diversos serviços do Ministério, a Câmara Municipal de Alcochete e os promotores do empreendimento Freeport”.
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/1e6e51d7f466e6ebc91233.html
GostarGostar
O 25 de Abril ocorreu em 1974, ou seja, há 35 anos.
Todas as crianças que estavam na escola estão hoje, pelo menos, na casa dos quarenta — a força da idade…
O que é que toda essa gente aprendeu para saber fazer alguma coisa de jeito?
Eu cá, quando vou ao médico, até me arrepio!
GostarGostar
a partir de Castelo Branco
Posso estar enganado, mas a casa parecia-me nos arredores de Cascais.
GostarGostar