Entretanto, na Irlanda
23 Janeiro, 2009
Enquanto por cá os saários dos funcionários públicos vão aumentar 3%, na Irlanda discute-se o corte de salário ou o congelamento dos salários até 2011. Porque é que eles estão a fazer exactamente o contrário daquilo que nós fizemos? Porque eles percebem que o excesso de despesa pública constitui um custo para as empresas privadas e um entrave ao crescimento económico.
A propósito, qual vai ser o impacto da crise no referendo ao tratado de Lisboa?
69 comentários
leave one →

Aumento do salário mínimo, sim. Demais aumentos, não.
GostarGostar
E o Zapa também desceu os salários dos altos cargos da administração pública.
GostarGostar
João Miranda, também já em Portugal se congelaram os salários. Aliás, os salários reais dos f.p. no nosso país estão há muito em retrocesso ou, na melhor das hipóteses, congelados.
Mas importa saber algumas coisas: quanto ganham os funcionários públicos irlandeses e qual a evolução dos salários dos funcionários públicos irlandeses nos últimos anos?
GostarGostar
.
Os situacionistas, como no tempo de antes do 25 de Abril, é o “movimento de resistência nacional Fisco S.A”, agora em versão mix “neomarxista-neoliberal”. Essa de pensar que a Europa se aguenta em paz social até ao fim do ano, sem fortes roturas politicas radicais … só mesmo para elites tugas
.
GostarGostar
Somos um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio,
fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas somos capazes de sacudir as moscas …’ Guerra Junqueiro escrito em 1886
GostarGostar
Tendo em conta que se dá dum lado e se tira do outro, não me admiraria se o resultado final fosse semelhante, para as famílias.
GostarGostar
Os salarios sao o menor dos nossos problemas. Continuamos a ter dos salarios mais baixos da Europa e o nosso desemprego nao é assim tao alto quando comparado com o resto da Europa, por isso nao é por aí. A razao porque há tanto emprego precario é a rigidez da legislacao, nao o valor do salário minimo. E acho que mesmo mudando isso, Portugal nao se vai safar com decretos. Ou a sociedade civil acorda (o que me parece muito improvavel) ou estamos condenados a uma lenta perda de rendimentos.
Também nao vale entrarmos em depressao. Sempre podemos emigrar livremente dentro da Europa, nao é o fim do mundo, já o fizemos no passado, provavelmente vamos ter de faze-lo no futuro mas agora em melhores condicoes. Para alguma coisa há de servir estarmos na comunidade europeia.
GostarGostar
Se os nossos políticos, de uma forma geral, sempre viveram à custa do estado (depois de “ganharem currículo” é que vão para os grupos privados)porque é que haveriam de favorecer outro grupo que não os funcionários públicos, basta olhar para o exemplo da assembleia da república.
GostarGostar
Podiam por favor parar de comparar a Irlanda com Portugal?
E’ como comparar bife do lombo com hamburger de 3a
Obrigado
GostarGostar
Falei agora com um Funcionário Público que me disse que podem ficar com os 2,9 de aumento porque só morto votaria PS outra vez .
GostarGostar
Nu cenário de deflação o normal é que os salários acompanhem a baixa de preços, sem perda de poder de compra. Quanto mais finjir-mos que não vemos o caminho, maior será o trambulhão.
GostarGostar
Isso do salários er baixo em Portugal é mentira. Aqui ganham-se 14 salários ao ano.
GostarGostar
Correção:
Num cenário de deflação o normal é que os salários acompanhem a baixa de preços, sem perda de poder de compra. Quanto mais fingir-mos que não vemos o caminho, maior será o trambulhão pelo abismo.
GostarGostar
E trabalham-se 11 !
GostarGostar
9
Deixe estar !!!!! a Irlanda é melhor em Portugal no quê ?
Na merda de clima que têm ?
na guiness , ok , whisky ok , u2 ok
beba lá um vinho irlandês, vá lá á praia de irlanda … bom tempo , coma lá um cozido á irlandesa
ora bolas !!! tudo se complementa
GostarGostar
É o azar que temos.
No que toca a medidas de intervenção na economia andamos a copiar e colar o que se anda a fazer lá fora. ( na verdade parece que anda meio mundo a copiar a outra metade exactamente com as mesmas medidas )
Mas quando chega a hora de enfrentar os problemas e tomar medidas difíceis ainda estamos na fase do assobiar pro lado.
GostarGostar
E que tal abater 2 pontos nos descontos dos trabalhadores para a S.S., aumentá-los na contribuição das empresas e contemplar esse valor na dedução destas no IRC? É muito complicado, pois…eu percebo.
GostarGostar
34.75% de imposto sobre o trabalho, não é pouco?! Epá o melhor é arredondar todos os impostos e contribuições para os 50%!
E se governo gastasse apenas 20% do pib? Não seria melhor?
Politicos da porra, é isso o que temos.
GostarGostar
“Podiam por favor parar de comparar a Irlanda com Portugal?
E’ como comparar bife do lombo com hamburger de 3a
Obrigado”
aqui tá!
GostarGostar
aonde ?
GostarGostar
“Também nao vale entrarmos em depressao. Sempre podemos emigrar livremente dentro da Europa, nao é o fim do mundo,..”
Pois, é o que eu estou a pensar que terá de ser para os meus filhos (como foi para mim) daqui a uns 15 anos e olhe que estou a sentir-me mesmo deprimida com a ideia.
GostarGostar
A Irlanda ainda à muito pouco tempo estava atrás de Portugal em muitos indicadores, bem como a Espanha e a Grécia.
Como é que em 10 anos fomos ultrapassados ? Porque tivemos o pior governo desde dª Maria II, o tal do Engº Guterres e Socrates. Nunca tantos jobs foram para tantos boys.
Um dos maiores problemas deste pais é que a seguir ao 25 de Abril TODA a gente que pode se meteu a trabalhar no estado e para o estado. Portugal é o pais da Europa com a maior percentagem de funcionarios publicos por habitante: existe um funcionário para cada 17,6 cidadãos, bem como o pais onde menos crianças nascem. Começo a concordar com o Alberto J Jardim. Está tudo louco.
Uma coisa eu concordo com o Socas. Tem que se combater os vários lobbies, e coorporativismos que sistematicamente sugam e atrofiam o estado Portugues. Médicos, Juises, Professores, Policias, Militares e outras categorias profissionais vinculadas ao estado e que são quase imunes a qualquer tentativa de mudança
GostarGostar
o Obama também já congelou os salários dos funcionários da casa branca… fez ele bem, para o exemplo e porque assim, logo no início não tem os problemas do clientelismo eleitoral! boa tática, o mulato é esperto!
GostarGostar
Estou-me a lembrar, quando o bochechas ficou durante uns meses com o 13º mês da malta , ia caindo o Carmo e a Trindade e depois , perdeu as eleições que a seguir foram ganhos pelas cabecinhas pensadoras do PSD…………. Chiça !!
GostarGostar
E-KO, coitados dos funcionários da Casa Branca. Em solidariedade, os cantoneiros da Câmara Municipal da Casa Branca, no Alentejo, vila geminada com Whashington, vão doar todos os meses o seu aumento de 2,9% àqueles seus camaradas.
GostarGostar
O aumento da massa salarial é superior aos 2.9% anunciados, já que esta percentagem não entra em linha de conta com o aumento de salários via promoções automáticas, por antiguidade, que já não estão congeladas. Aliás, este é um erro recorrente quando se fala nos aumentos de salários da FP. O correcto seria, neste caso: 2.9%+valor das promoções+saldo salarial correspondente às entradas e saídas de funcionários, que pode ser negativo ou positivo. Certo?
GostarGostar
Vá lá chorem mais um bocadinho que eu dou o lenço…
Quanto ao tema do post, lembro que desde 2003 os funcionários públicos portugueses tiveram uma quebra no salário real de cerca de 10%, passando o respectivo peso de 15% para pouco mais de 12%, garantindo grande parte da consolidação orçamental realizada, graças à qual, em 2009 o défice andará por volta dos 4%, e na Irlanda, na melhor das previsões, será de 10%, com o PIB a diminuir 5%. É comparável a situação???
Se não tivéssemos realizado a consolidação orçamental estaríamos sim em muito maus lençóis.
Grande parte do milagre irlandês deveu-se afinal ao boom imobiliário alavancado por um elevado endividamento. Se não pertencesse à UE seria outra Islândia. Aliás, como o UK, onde já se fala num Reikiavic on Thames. Um tigre de papel, afinal.
GostarGostar
JC, as progressões automáticas acabaram, agora há um sistema de pontos. Mesmo quem tenha ‘bom’ todos os anos (só 25% podem ter MB ouexcelente)vai estar 10 anos para ser promovido e ter 30 euros de aumento, o que vai acontecer por causa da nova carreira e tabela salarial. É um sistema generoso, não é?
Os 2,9% foi azar, pois quando foi negociado ainda a inflação esperada era de 2,5% e depois de estar feito está feito.
GostarGostar
Antonio Cunha
Faltou incluir o de Barroso e Santana!
GostarGostar
give-me five
O que muitos querem é que Socrates caia na esparrela. Já que não têm forma de ganhar as póximas eleições, atiram as cascas de banana para verem se Sócrates escorrega.
GostarGostar
todos os ordenados da função publica acima dos 1000 € deveriam ser reduzidos pra ai uns 15% ou então fixar o ordenado maximo na função publica de pra ai 2500 € ! uma coisa é certa os ordenados publicos acima de um determinado valor tem que baixar
GostarGostar
Mas é que não cabe na cabeça de ninguém, numa situação de extrema desgraça como a nossa, com o privado a rebentar pelas costuras, aumentar “o monstro” e, ainda mais, em 3%…
Logo virão aí alguns falar do que perderam nestes passados anos… pois e nós, os outros? Perdemos tudo, até os empregos!
O próprio Presidente dos USA, o Sr. Obama, começou por aí mesmo – o congelamento dos salários ao mais alto nível. Isto é que é moralmente aceitável e motivante para os seus concidadãos. O exemplo tem de vir de cima!
Aqui… neste “lugarejo mal frequentado”, funciona totalmente ao contrário. Chego a pensar… se não teremos um governo provocador, apostado em testar a serenidade e capacidade de martírio do “zé pagode”…?!
As lições, por esse mundo afora, são mais que muitas para que se ponham fósforos nas mãos da garotada…
GostarGostar
“Quanto ao tema do post, lembro que desde 2003 os funcionários públicos portugueses tiveram uma quebra no salário real de cerca de 10%, passando o respectivo peso de 15% para pouco mais de 12%,..”
Lá vem você com essa história, em termos de percentagem do PIB a ver se engana mais alguns.
GostarGostar
“Os 2,9% foi azar, pois quando foi negociado ainda a inflação esperada era de 2,5% e depois de estar feito está feito.”
Não é azar, é incompetência e irresponsabilidade. Só faltava agora sermos governados por sorte ou por azar. Também eu desculpei Sócrates quando ele aumentou os impostos depois de ter dito que não o ia fazer. Agora percebeo que ele é muito incompetente e que é essa incompetência que está a pôr o país em maus lençóis. Chega de desculpas.
GostarGostar
(30)
Após terem verificado que com a avó Nélita, tinham cada vez menos % nas sondagens, então, toca a colocar areia na Vaselina para ver se lixam o parceiro ! O Belmiro já o fez quando perdeu A Telecom ou lá o que foi…mas se querem queimar o “man”, têm de trabalhar mais. porque me parece que ele tem o arsenal cheio de broncas dos PSD’S… ou não ??
GostarGostar
Aqui , nota-se claramente a escola de Salazar, só quem leu os jornais de antes do 25/4/74, é que entende as chorradas que aqui se debitam….
Quem é que se lembra do Diário da Manhã ??
O que lá se escrevia é tal e qual o que aqui se debita…
Espumem meus caros, espumem……..O gozo que me dá a vê-los espumar !!
GostarGostar
tigres de papel!!!
olha os coitadinhos:

GostarGostar
# 37
E a Islândia está bem classificada. Deve ser bom viver lá… Butes emigrar para lá!
GostarGostar
.
Parece que o o tal de “apertar o cinto” foi inaugurado por MFL e apenas continuado pelos seguintes. Explica a inexistência de oposição ao actual Governo. A escola é a mesma.
.
No lavar dos cestos o que ninguém explica é como a Grécia e outros que se estiveram nas tintas para a consolidação orçamental, no final têm a mesma classificação de “A” de Portugal pela S&P.
.
O melhor é calarem-se com essa da “consolidação orçamental-investimentos publicos” o maior estoiro dos académicos de “Finanças e Economia” do centrão que nos enfiaram neste “black hole”.
.
E resistem a mudar de vida. Espantoso.
.
GostarGostar
39.
Anónimo, dois disparates no segundo parágrafo. Adivinhe quais são.
GostarGostar
“Aqui , nota-se claramente a escola de Salazar, só quem leu os jornais de antes do 25/4/74, é que entende as chorradas que aqui se debitam….”
Não me importava nada que voltássemos à poupança de Salazar. Agora é só mãos largas, acham que quanto mais se gasta mais ricos ficamos. É a lógica socialista e é por isso que os países socialistas foram um sucesso económico tão estrondoso que até desapareceram do planeta. Agora só existe socialismo nos países mais atrasados, tal como certos países em África e América do Sul, e Portugal.
GostarGostar
.
#40, olhe que não,
.
http://www.ft.com/cms/s/31884d0e-e7f1-11dd-b2a5-0000779fd2ac,Authorised=false.html?_i_location=http%3A%2F%2Fwww.ft.com%2Fcms%2Fs%2F0%2F31884d0e-e7f1-11dd-b2a5-0000779fd2ac.html%3Fnclick_check%3D1&_i_referer=&nclick_check=1~
.
E sobre a Grecia, e outros, relembro-lhe que o Ministro dos Negocios Estrangeiros Grego, na altura propria, respondeu à CEE que o objectivo da Europa não era Controles de Deficits/Consolidação Orçamentais mas sim EMPREGO (está escrito na Imprensa Internacional)
.
GostarGostar
A diferença entre Portugal e a Grécia está nas taxas de juro que conseguem. Investigue. Não seja preguiçoso.
GostarGostar
No lavar dos cestos o que ninguém explica é como a Grécia e outros que se estiveram nas tintas para a consolidação orçamental, no final têm a mesma classificação de “A” de Portugal pela S&P.
1 – A Grécia tem A-, Portugal tem A+.
2 – A Grécia nunca se esteve nas tintas para a consolidação orçamental, tanto que fez um grande esforço nesse sentido e grandes progressos nesse campo nos últimos anos, por imposição tanto interna, como comunitária, embora nos útimos tempos tenha havido um deslize. Investigue. Dizer que essa não é a prioridade é coisa diferente.
Quando fala nas taxas de juro, está a falar de quê? Se se refere às taxas de juro para saldar a dívida pública, a da Grécia é muito maior. É isso?
GostarGostar
comparação Portugal/Grecia, taxas bancárias:
http://www.eurobank.gr/online/home/generic.aspx?id=51&mid=455&lang=en
GostarGostar
PAGA ZÉ!
GostarGostar
Parece que não interessam os salários altos.
Estes, tal como os banqueiros têm de ser protegidos.
Os que ganham salário mínimo que paguem para os outros.
GostarGostar
Mas pode ver aqui uma análise e previsões da economia da Grécia no Economist, incluindo o deficit.
http://www.economist.com/countries/GREECE/profile.cfm?folder=Profile-Economic%20Data
GostarGostar
quanto às taxas, estavamos a falar de coisas diferentes.
GostarGostar
.
e também os “deliquentes” na Europa:
.
http://www.independent.co.uk/news/business/news/bernanke-tells-obama-775bn-fiscal-package-is-not-enough-1334362.html
.
Apenas troca de informação.
GostarGostar
GLOBAL EUROPE ANTICIPATION BULLETIN
La fase IV de la crisis sistémica: Inicio de la secuencia de insolvencia global
http://www.leap2020.eu/El-GEAB-N-30-esta-disponible!-La-fase-IV-de-la-crisis-sistemica-Inicio-de-la-secuencia-de-insolvencia-global_a2696.html
GostarGostar
Sabes qual e a diferenca entre Ireland e Iceland? 1 letra e 6 meses.
GostarGostar
.
Mais Ratings:
.
-Liberdade Economica:
http://www.globalpropertyguide.com/Europe/Greece/economic-freedom
.
-Portugal
http://www2.standardandpoors.com/portal/site/sp/en/eu/page.search/search/0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0.html
.
-Sobre a Irlanda e a Depressão em metade da Europa:
http://www.telegraph.co.uk/finance/globalbusiness/4285331/Help-Ireland-or-it-will-exit-euro-economist-warns.html
.
http://www.telegraph.co.uk/finance/comment/ambroseevans_pritchard/4278642/Monetary-union-has-left-half-of-Europe-trapped-in-depression.html
GostarGostar
Não sei se é por má fé, ou apenas ignorância, que omite o facto de os funcionários públicos terem visto os salários congelados durante 3 anos e terem perdido poder de compra nos últimos 8 ou 9 anos.
GostarGostar
Por favor parem a imigração de islandeses e irlandeses para Portugal!
GostarGostar
@15 honni soit qui mal y pense
Se comida e clima e’ o que lhe interessa na vida, ta’ bem! Nao admira que com portugueses assim o pais nao va a lado nenhum
Eu gosto mais de bom sistema de ensino, boa educacao, salarios altos, pouca corrupcao, perspectivas de carreira, respeito no trabalho, educacao do povo, etc etc etc
Mas deixe la’ que daqui a 9 meses ou assim a Irlanda volta ao bom caminho. E Portugal vai continuar no pantano que esta’ desde… hmmm. .. 1986 ou assim.
GostarGostar
carlosbarbosaoli
não sei se sabe que uma grande parte dos funcionários do privado estão à muitos anos sem aumentos. Aliàs, muitos estão sem trabalho.
E que os do privado não tem ADSE nem outro sistema de saude porreiro. Nem reformas porreiras, pá.
Enquanto houver tantos funcionarios publicos a grande fatia do orçamento vai para gastos com o pessoal. Professores PRIMÁRIOS a reformarem-se com 2000 e 3000 euros. Porreiro, pá.
“A despesa do subsector Estado situou-se nos 37,5 mil milhões de euros até Outubro, o que representa um acréscimo de 4,3% face a igual período do ano passado”
“É impossível baixar impostos sem reduzir despesa do Estado
O ex-ministro das Finanças Eduardo Catroga afirmou segunda-feira à noite que é impossível baixar os impostos sem antes reduzir a despesa corrente primária do Estado.
A despesa corrente primária do Estado inclui gastos com pessoal, transferências, aquisição de bens e serviços e ainda subsídios.
Perante o facto de Portugal ter uma despesa corrente primária equivalente a 39 por cento do Produto Interno Bruto, que compara com 32 por cento no caso de Espanha, Catroga entende que Portugal não está concorrencial no seu estádio de desenvolvimento económico.”
ESTE SIM, É O PROBLEMA DE PORTUGAL
GostarGostar
@55
Portugal? nahhhh… os Irlandeses quando vao em caridade trabalhar para um pais subdesenvolvido preferem ir para Africa.
GostarGostar
Portugal é o país da Europa com maior desigualdade entre ricos e pobres. Se houvesse justiça estávamos mesmo a ver onde onde se baixavam os vencimentos. Contudo, face ao que vamos observando, o melhor é esperarmos sentados.
GostarGostar
Olha, que vão subir, arredondado aos 3%, ai, Joao, João. E a minha prima viu encurtado o seu salário este mês de Janeiro. Podia explicar-lhe, podia?!
GostarGostar
Simplesmente porque somos um povo que e esperto demais para entender estas coisas do bem comum, do sacrificio comum.
GostarGostar
2,9% não recupera aquilo que se foi perdendo nos funcionários ao longo de 10 anos de “chico-espertices” governamentais.Aumentos abaixo da inflacção , congelamentos,perda de direitos, etc
E digo mais nem vale a pena andarem preocupados com o futuro pois que mais cedo que tarde vão receber as pensões, consecutivamente encurtadas ao totta
Receber já deve ser o principio.Depois nunca se sabe…
Estes desgovernantes que paguem a africanização do bolso deles e se faltar dinheiro que o saquem aos esquerdistas internacionalistas que querem o mundo cá dentro e por nossa conta.Para andarem a coçar a micose e a fazer arrastos…
Os funcionários públicos merecem muito mais do que 2,9%.Greve!Vejam lá quando recebem os merdas que vos desgovernam e o que vos têm reservado…
Condições dignas para os funcionários que não são culpados do desastre em que se encontra o país.Em que milhares e milhares têm vencimento de preto…
GostarGostar
Com o fecho dessas “empresas horriveis” que só davam lucro onde o estado ia sugar o tutano e o badano mais os 34.75% por cada posto de trabalho que elas criavam já vão ver onde é que se pode ir buscar o pilim para os “poderes de compra perdidos”.
Os “outros” esses já ficaram sem “poder de compra”, rua!! desemprego!!! e eles preocupados com poderes de compra, taxas sobre PIB etereceta e tal…….
GostarGostar
Porque é que eles estão a fazer exactamente o contrário daquilo que nós fizemos?
Oh, porque lá se fartaram de subir a vida, enquanto por cá se engravatava a malta, se lhe estrangulava o pescoço até sufocar com a inflação, bem dez anos. E isto é bem seu, ó João Miranda!
GostarGostar
Não foram só os salários que subiram 2,9%. O subsidio de almoço teve um dos maiores aumentos dos últimos 10 anos (se não o maior). Passou de 4,11 eur para 4,27 eur. Outra coisa curiosa, é que pela 1ª vez vi o aumento entrar em vigor em Janeiro. Normalmente é em Fevereiro ou Março.
GostarGostar
Foi pena o anti-comuna ter deixado de aparecer por aqui.
Ele tinha — e tem — imensa razão no que dizia: os portugueses, a sua grande maioria, está completamente a leste do que os socialistas têm vindo a fazer a Portugal.
Ideias capazes e construtivas é coisa que não há.
Portugal, mais do que afundado, já se está a enterrar no lodo.
GostarGostar
56
e então ?
em PORTUGAL ainda podemos acrescentar tudo isso, e mais o que disse , já na Irlanda duvido.
olhe cuspa na comida , no clima , nos vinhos e vá embora para a Finlândia … parece que aí é que há toda as coisas que quer … leve o Socrates tb que tem como modelo essa merda deslavada e só nos enterra … até o tempo está mau com esse fdp
GostarGostar
honni soit qui mal y pense disse: “Falei agora com um Funcionário Público que me disse que podem ficar com os 2,9 de aumento porque só morto votaria PS outra vez”.
Oh pá pergunta lá a esse funcionário publico onde é que ele então vai votar que é para a gente cair de cú e ver o nível deste funcionalismo público
GostarGostar
Para alem das fantochadas de programas que ninguem sabe do seu controle e motivações temos as palhaçadas da Quimonda, que rebentou nas trombas do Socrates ao mesmo tempo que a storia da friport! vai para bastante tempo, que escrevo, que Socrates vai afundar-se pelas suas asneiras……….
GostarGostar