Caso Freeport (parte I)
1. Zeferino Boal, militante do CDS/PP e candidato à presidência da Câmara de Alcochete nas últimas eleições autárquicas, é o autor da denúncia anónima que originou a investigação da Polícia Judiciária (PJ) em volta do caso Freeport, em 2004. (in DN)
2. O secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Sócrates, diz que é “totalmente alheio” ao processo de aprovação do Freeport de Alcochete, pelo que não comenta as investigações da Polícia Judiciária (PJ) que deram origem a uma busca na Câmara de Alcochete. (in Setúbal em Rede)
3. A 18 de Fevereiro de 2005 (a 2 dias das eleições), O Independente publica uma lista com suspeitos do caso Freeport. Entre eles, José Sócrates.
4. De acordo com o gabinete de imprensa da PJ, o documento publicado esta sexta-feira no jornal «não faz – e nunca fez – parte integrante de qualquer processo». (In Portugal Diário, 18-2-2005).
5. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também foi contactada pelo PortugalDiário, mas o órgão do Ministério Público também mantém a posição defendida no comunicado do passado dia 11 de Fevereiro. «Tanto quanto os elementos indiciários reunidos até ao momento permitem avaliar, não existe nenhuma suspeita de cometimento por parte do Engº José Sócrates de qualquer ilícito criminal relacionado com o processo de licenciamento» do Freeport de Alcochete, lia-se no documento divulgado na semana passada pela PGR. (In Portugal Diário, 18-2-2005)
6. O PS anunciou hoje que vai processar o semanário Independente por envolver o nome de José Sócrates no caso do licenciamento do centro comercial «Freeport» em Alcochete. (In Portugal Diário, 18-2-2005)
7. O Ministério Público pediu hoje em tribunal a condenação, de forma “diferenciada”, do ex-inspector da Polícia Judiciária de Setúbal José Torrão e dos jornalistas Inês Serra Lopes e Francisco Teixeira por violação do segredo de justiça no caso Freeport. (In Público, 29-6-2007)
8. José Torrão foi condenado (Julho de 2007) pelo crime de violação de segredo de funcionário por causa de um documento que a Judiciária considerou não fazer parte de qualquer processo.

Somos um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio,
fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas somos capazes de sacudir as moscas …’ Guerra Junqueiro escrito em 1886
GostarGostar
Ratifico o comentário anterior e deixo uma dúvida…
Será que o ministro da economia de então tem algo a dizer sobre esta questão?
http://www.vinteseisdeabril.blogspot.com/
GostarGostar
Oh JM, Mas, quantos projectos da dimensão do Freeport há em Portugal por ano?
É que o Ministro do ambiente de então, parece que fala no “projecto” Freeport como se fosse um entre 5.000 projectos que tinha em mão.
Terá havido nos últimos 20 anos, projectos com tantos malabarismos, jiga-jogas, trapalhices e manobrismo, para além do Freeport e do Casino de Lisboa? parece-me que não.
No entanto, o Flopes é a “má moeda”. O que será então o Ministro do Ambiente que aprovou o projecto Frreport, 3 dias depois do governo….coisa e tal?
É altura de perceber quem e porquê, cometeu um Golpe de Estado Constitucional em 2002. O seu nome é Jorge. É o pai da miséria em que Portugal vai indo. A mãe é o José Manuel foragido.
Tudo, portugueses putrefactos.
GostarGostar
lá vamos cantando e rindo…….
GostarGostar
A história já tem mais de dez anos e por causa do licenciamento de um matadouro na Guarda, Abílio Curto, então presidente da autarquia, foi entalado num processo de corrupção. Negou sempre a culpabilidade, como é de bom tom, nestas coisas.
Ainda assim, Abílio Curto foi condenado em Maio de 1998, pelo tribunal da Guarda, pelos crimes de corrupção passiva e fraude na obtenção de subsídio, na pena de prisão efectiva de 5 anos e sete meses.
Abílio Curto era considerado então, o autarca modelo do PS, a “jóia da coroa” socialista nas autarquias. Fora detido em 1995 pela PJ. Em 2004, deu entrada na prisão. Em Dezembro de 2006 saiu, a meio da pena e ao fim de cerca de dois anos e meio na prisão. Saiu em liberdade condicional.
Cumpriu a pena- o que é raríssimo, em Portugal- porque se conformou com a mesma, não recorrendo ao tribunal Constitucional que provavelmente teria decidido…como ninguém pode saber.
O que se sabe, porém é que Abílio Curto logo que foi preso ( depois de esgotar os recursos ordinários, com excepção do do Constitucional), declarou ao Expresso: “o dinheiro foi todo para o PS”. Alguém ligou?
GostarGostar
Ó JM, não diga que vai acabar esta cronologia no comentário do Rui Baptista na RTPN…
olhe que o mister Smith até já desmentiu ter-se encontrado com Sótraques.
ele há cada um a fintar o nosso primeiro…
Já não se pode confiar em alguém.
com que Inglês Técnico o Sótraques falaria com mister Smith?
bem dizem os franceses, esses sim, que les portugais sont toujours gays.
E nem conhecem as moções estratégicas de estratégia do menino doido do PS.
GostarGostar
#3.
Infelizmente tem mesmo de se ir mais atrás. 2002 é a cereja no cimo do bolo.
GostarGostar
FreeAlcochete
Apesar de ficar no deserto de BroncoLino,
se o dinheiro tiver ido todo para o PS, tudo bem.
A bem da Nação.
GostarGostar
O Anónimo #1 é um imbecil resignado, humilde e macambúzio,
fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas …’ Pi-Erre escrito em 2009
GostarGostar
o pessoal do “arco da governação” sempre se governou bem.
nem sei porque há por aqui tanta felicidade com a desorientação actual no PS.
até aparece que o “arco da governação” não inclui PSD e CDS.
pelo que se pode concluir que os nossos blasfémias&comentadores, todo de boas contas, nunca votaram nos do “arco da governação”…deve ser tudo pessoal “fracturante”!
GostarGostar
Bah … é socialismo. Ninguém leva a mal. A não ser que os mesmos factos sejam feitos por capitalistas.
Envolver família em bons negócios é típico.
Esta coisa de negócios e família parece ser típico do socialismo.
http://www.libertaddigital.com/nacional/la-via-socialista-al-capitalismo-el-caso-felipe-gonzalez-2-1276349112/
GostarGostar
5, não sei se o josé sabe que o energúmeno foi apanhado a roubar recentemente num hipermercado da guarda.
O ex-presidente da Câmara Municipal da Guarda, Abílio Curto, foi apanhado a sair de um Minipreço sem pagar dois sacos de pinhões. O autarca negou o crime e o supermercado decidiu não apresentar queixa mas o sucedido ficou registado na PSP da cidade da Guarda.
«Houve de facto uma ocorrência relacionada com o alegado furto de dois sacos de pinhões, mas não foi formalizada qualquer queixa pela entidade lesada. A ideia que ficou é que tudo não terá passado de um lapso», disse ao «24» Horas um responsável da PSP da cidade da Guarda.
A notícia, divulgada pela comunicação social local, conta que Abílio Curto tinha metido furtivamente as duas embalagens no bolso do casaco.
Abílio Curto explica: «Estive no Pingo Doce e comprei um saco de pinhões que me pareceram maiores e fui comparar. Na troca de mãos, meti o saco do Minipreço no bolso. Quando ia sair o alarme tocou», conta o ex-autarca.
A explicação não convenceu a funcionária do supermercado que chamou as autoridades. «Foi confirmado que o saco de pinhões que tinha comprado no Pingo Doce estava de facto na prateleira de frutos secos do Minipreço. Eu só queria comparar os preços».
jcl com semanário «Sol».
Com esta gente estamos seguros.
GostarGostar
2ª parte.
Alguém ligou?
Ligou, sim. Vital Moreira disse na altura por escrito que tal não seria verdade. Ele é que sabia…
Naquela entrevista ao Expresso na sua edição de 7.2.2004, na página 11, Abílio Curto defendia-se dizendo que “nunca recebi dinheiro em proveito próprio” e ainda que “Há pessoas do PS e do PSD envolvidas, que espero revelar um dia”.
O envolvimento referia-se às então alegadas “motivações políticas pessoais e económicas em todo o processo, que visaram a minha destituição e o meu assassinato político”. A vitimização do costume…
Aquele dia do ajuste de contas nunca chegou. Mas os dois anos e meio de prisão, ninguém lhos tirou. E não accionou o Estado a fim de reivindicar uma indemnização por danos sofridos.
Pelo silêncio, sobretudo. Aguentando a cabala do costume.
GostarGostar
“nem sei porque há por aqui tanta felicidade com a desorientação actual no PS”.
Desorientação no PS? Com o génio Sócrates?
Não. Você é que está desorientado.
Portugal ficará definitivamente desorientado se a tralha rosa-laranja, não for rápidamente substituída. Por quem? por um governo dirigido por Joaquim Aguiar, por nomeação Presidencial.
GostarGostar
#14,
fico sem saber qual foi a parte do meu comentário que não percebeu.
GostarGostar
Janeiro de 2009 ( xiça , tanto tempo depois) a bifalhada mete-se ao barulho , os portugas são forçados a mostrar ao mundo que vivemos num regime democrático em que a justiça é independente ,e nós questionamos se o mexilhão Torrão não foi a primeira vítima do dito ” quem se mete com o PS , leva”.
GostarGostar
Esta coisa de negócios e família parece ser típico do socialismo.
Pelo menos detecta-se em elevado grau a existência na descendência socialista dum gene que os compele a “servir-nos” em bons lugares e claro com bons vencimentos.Por vezes é a família inteira…
GostarGostar
Pela leitura dos comentários, fiquei a saber que os pinhões do MiniPreço são maiores que os do PingoDoce.
GostarGostar
Não houve um país que teve um Partido Nacional Socialista?
GostarGostar
Tanto barulho por nada. Portugal nem precisa de um governo. Temos os americanos nas Lajes, os espanhóis impedem que as nossas doenças contaminem a Europa, A CE trata da macro economia … podemos dedicar-nos todos à venda de Margalhões e frangos assados no espeto para fora.
GostarGostar
Ó #5, o Sótraques só falou com mister Smith para lhe tentar vender uns tantos Cagalhães, como fez com mister Chavez. Os Cagalhães é que nos vão salvar, movidos a ventoinhas!
GostarGostar
8. José Torrão foi condenado (Julho de 2007) pelo crime de violação de segredo de funcionário por causa de um documento que a Judiciária considerou não fazer parte de qualquer processo.
Ora, “atão” não querem lá ver que o rapazola é uma cabecinha pensadora? Já se deixa ver que há, de certezinha, uma belíssima explicação para esta coisa. Não havendo… só pode ser tudo mentira aqui do rapazola!
GostarGostar
Vossemecês são tramados!
GostarGostar
Este comentário não tem que ver directamente com o caso Freeport mas gostaria de lançar um desafio, ou mais um pedido, aos autores deste blogue. O caso é semelhante e como sei que o João Miranda gosta dos temas do desenvolvimento económico e das energias renováveis…
Aqui vai:
Qual é a vossa opinião sobre a barragem do Tua que vai submergir parte da linha do tua?
Devo referir que os licenciamentos foram feitos à pressa e que é a Iberdrola a concessionária da linha.
Mais informações podem ser encontradas aqui: http://www.petitiononline.com/tuaviva/petition.html
Há uns sites de associações locais que falam sobre o problema. Basta pesquisar por: Linha do Tua.
Os acidentes são interessantes e a situação é no mínimo caricata. Quando se fala em alta velocidade acaba-se/destrói-se/não se reabilita uma linha que irá ter, a 30 Km, em Espanha, Puebla de Sanabria. Quando se fala em dividas para com o interior este é um caso caricato.
Gostaria muito de ver este caso aqui discutido.
obrigado pela atenção
GostarGostar
Este comentário não tem que ver directamente com o caso Freeport mas gostaria de lançar um desafio, ou mais um pedido, aos autores deste blogue. O caso é semelhante e como sei que o João Miranda gosta dos temas do desenvolvimento económico e das energias renováveis…
Aqui vai:
Qual é a vossa opinião sobre a barragem do Tua que vai submergir parte da linha do tua?
Devo referir que os licenciamentos foram feitos à pressa e que é a Iberdrola a concessionária da linha.
Mais informações podem ser encontradas aqui: http://www.petitiononline.com/tuaviva/petition.html
Há uns sites de associações locais que falam sobre o problema. Basta pesquisar por: Linha do Tua.
Os acidentes são interessantes e a situação é no mínimo caricata. Quando se fala em alta velocidade acaba-se/destrói-se/não se reabilita uma linha que irá ter, a 30 Km, em Espanha, Puebla de Sanabria. Quando se fala em dividas para com o interior este é um caso caricato.
Gostaria muito de ver este caso aqui discutido.
obrigado pela atenção
GostarGostar
“Abílio Curto era considerado então, o autarca modelo do PS, a “jóia da coroa” socialista nas autarquias. Fora detido em 1995 pela PJ. Em 2004, deu entrada na prisão.”
O problema dele foi não ser PM, nem bulldog.
GostarGostar
Pensei , pensei , pensei , e cheguei à conclusão que o princípio de Peter se aplica às mil maravilhas. O Socras devia ter sido autarca e estas coisas passavam sem mais.
GostarGostar
Quem se mete com o PS é torrado e o pobre Torrão torrado foi.Agora quem torra o magistrado do Ministério Público que o acusou e o juiz que o condenou?E quem reabilita o heróico Torrão por ter cumprido o seu dever?
GostarGostar
NINGUEM REPAROU QUE NA LISTA ACIMA APRESENTADA PELA PJ ABAIXO DO NOME DE SÓCRATES ESTÁ O NOME DE SUA MÃE, OU NÃO SERÁ?
GostarGostar
Mais uma novela, que não vai dar em nada
GostarGostar
Ah memórias curtas que só se lembram quando mais convem e filtram os seus engulhos.
Quem tem culpas no cartório deve pagar! seja quem for. mas convém não esquecer que andam abafados os casos Portucale com corte de sobreiros ao arrepio das normas então vigentes. esse também é um crime ambiental.
E a negociata do casino Lisboa?
Pague quem tiver que pagar! Quem ninguém embrulhado nestes casos fique impene!
GostarGostar
Leiam e meditem…
ttp://portugalcontemporaneo.blogspot.com/2009/01/os-ingleses.html
GostarGostar
http://portugalcontemporaneo.blogspot.com/2009/01/os-ingleses.html
GostarGostar
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&contentid=02CDFBDA-4A49-4CED-8E6D-87500E627D2D
GostarGostar
31, engano, a polícia inglesa está no encalço.
tugolândia = impunidade, lá fora não. Giro vai ver o contraste à vista de todos. A aliança com o mugabe está em curso.
GostarGostar
ADIVINHA :
Por que será , por que será?
1º que o secretario geral das policias é nomeado pelo 1º ministro ( depende deste) ?
2º Que a justiça em portugal mantem a mesma, pouca velocidade , dificuldade de processos , obscuridade e opacidade do seculo 19 ?
GostarGostar
Quantos projectos por aí , agora PINs que levam tratamento vip .
Estes Novos Freeport deviam era ser designados Projectos PIN(up) lá no Ministério da Economia .
GostarGostar
É o que se quer .
Fodido está o ordenamento , a natureza , o litoral alentejano , o alqueva , e etc e tais bocados ainda sem betão resortado de Portugal …
Quando os tugas ladrões sacavam no além/mar especiarias , ouro ou diamantes … pelo menos não fodiam o território … hoje Portugal …
Agora estes tugas ladrões , autarcas , expatriados algarvios e outros … tudo rebentam …
Brevemente só te lembras de um Portugal com natureza ainda virgem nos filmes … e não nos encham a boca com os empregos criados …
Valia era o dinheiro de off-shore , e a falsa ilusão de progresso criado …
Povo servil e obsequiosso que vê o seu território devassado sem reagir .
GostarGostar
Porque são todos peretença do looby gay…?resposta ao 37
GostarGostar
pertença…
GostarGostar
As solteironas fufas vem dar palpites
GostarGostar
25 e 26 – dizem os habitantes de lá que alguns dos descarrilamentos que justificam o encerramento da linha – e, por conseguinte, a via verde para a barragem – que esses mesmos descarrilamentos aconteceram porque “alguém andava a desapertar os parafusos dos carris durante a noite” (sic).
É muitíssimo interessante e pertinente essa questão, de facto.
GostarGostar
Zeferino Boal, do CDS
O vice director do Stape Serv Tec Apoio Período Eleitoral ?
O mesmo que gastou resmas de papel e utilizou a fotocopiadora do povo para tirar fotocópias do freeport ???
Pois
GostarGostar
43
E os incêndios que rebentaram em 2003 e 2004 com a floresta de pinho , para ora instalar florestas de éolicas ?
GostarGostar
Vão ver que as luvas de Inglaterra ninguém mais as recebeu além de mim. E o pior que nem eu me lembro já de onde as tenho metidas, se entretanto joguei forte na bolsa e como a toda a gente perdi.
GostarGostar
Muito bem, JM! Isto é trabalho jornalístico, que devia, portanto, estar a ser feito por jornalistas. E depois estes queixam-se que não vendem jornais por causa da Internet. Pudera!
GostarGostar
43
Dado que o meu assunto não é o mesmo do post. Obrigado pelo feedback:
Convido-o a dar uma volta pelos sites das associações a favor da manutenção da linha e para ver um relatório fotográfico da linha que está no meu estamine mas foi retirado de: http://alinhaetua.blogspot.com/
É manifesto o estado de degradação da linha, ao contrário do que os responsáveis governativos têm dito. Para além das imagens que o relatório mostra, houve crianças a arrancar parafusos que fixam os carris com as mãos no dia a seguir ao acidente a que se refere.
Isto é só o óbvio, não querendo entrar por teorias da conspiração, mas se entrarmos por aí… Já em 1992 quando começaram a fechar a linha também houve descarrilamentos “misteriosos” e a linha também foi votada ao abandono propiciando os acidentes. Para citar um engenheiro, que fez o relatório de um acidente, da CP na altura: “foi posta uma trave de madeira junto ao carril e a roda do comboio apoiou-se nela e saiu da mesa de rodagem, dado o estado de deterioração da linha, que facilitou o descarrilamento, o comboio descarrilou. Mas foi acidente, não foi sabotagem!”
O pior é que, para além das paisagens lindíssimas e do turismo que a linha potenciava (lembro que apesar das má condições no verão os comboios estavam sempre cheios) havia várias industrias ligadas directamente ao caminho-de-ferro. V. g. na aldeia de Vale da Porca a industria da extracção de calcário que apesar de debilitada por causa do aparecimento das tintas sintéticas era uma grande fonte de rendimento.
Terminou com o comboio uma vez que deixou de ser minimamente lucrativo transportar as mercadorias para outros pontos do país onde elas ainda se utilizavam!
Tendo o blasfémias Autores com grandes capacidades e uma grande quantidade de leitores penso que poderia haver muito mais gente interessada no assunto!
GostarGostar
espero que um dia se lembre de expor os problemas das micotoxinas, nomeadamente das aflatoxinas, na cadeia alimentar dos seres humanos
GostarGostar
Deixem o homem trabalhar. Com tanto gesticular e trejeitos assertivos, acham que o povo vê a mão enfiada que controla o fantoche? Eles querem é um líder forte, que os ponha na linha, como gostam os masoquistas. Este rouba mas de cara séria, olhem lá que até é “engenhoso”…
GostarGostar