Será isto o jornalismo de causas?
14 Fevereiro, 2009
«Os elevados critérios éticos podem estar a tramar Obama» – legenda do PÚBLICO na notícia que dá conta do que designa como “sucessão de pequenos desaires” na constituição da equipa de Obama, ou seja a demissão de Judd Greg que foi antecedida das demissões de Bill Richardson, Tom Daschle e Nancy Killifer. Assinalando desde já a minha extraordinária admiração por um país onde os políticos acham que o povo tem o direito de lhes exigir coerência não consigo deixar de imaginar como seriam estas notícias se o presidente dos EUA fosse outro.
42 comentários
leave one →

O mesmo aconteceria com Helena Matos, se o presidente fosse outro.
GostarGostar
Por razões perfeitamente visíveis, a brigada “progre” nunca detectará manchas negras no consulado BO…
GostarGostar
Do mesmo modo nunca encontrarão nada de bom em Sócrates. São os mistérios do jornalismo.
GostarGostar
3 . O anónimo está fora do país há quantos anos?
GostarGostar
4. E se estivesse , tem algum problema com os emigrantes?
GostarGostar
4. Os emigrantes coitados parece que não percebem nada do que se passa no país e são fãs de Cavaco Silva e do psd, pelo menos votam à direita coitadinhos.
GostarGostar
Sócrates assinou plano de pormenor inexistente
«Nova Setúbal»
A TVI sabe que a promotora da construção é participada da SLN e tem fortes ligações ao BPN.
A TVI sabe que a promotora da construção é participada da SLN e tem fortes ligações ao BPN.
José Sócrates aprovou em 2001, como ministro do Ambiente, o estatuto de imprescindível utilidade pública de um plano de pormenor de um projecto em Setúbal, sem que o dito plano existisse na realidade.
É um caso de alegado favorecimento que envolve o nome do actual Primeiro-ministro e outro ministro de então, e que diz respeito ao projecto imobiliário «Nova Setúbal», considerado de grande importância pelo Governo.
A TVI sabe que a empresa promotora da construção é participada da Sociedade Lusa de Negócios e tem fortes ligações ao Banco Português de Negócios (BPN).
De uma só vez, em poucas horas de uma manhã, perante o olhar das autoridades, quase 800 sobreiros centenários vão abaixo.
A autorização para o abate chegou pelas mãos da autoridade florestal, no desfecho, ainda que provisório, de um processo complicado e questionável.
O processo começou em 2001 quando a autarquia de Setúbal, então socialista, requereu a imprescindível utilidade pública para o Plano de Pormenor do Vale da Rosa e Setúbal Oriental, uma zona fora da cidade, com povoações de sobreiro.
A carta enviada para o Ministério da Agricultura está datada de 7 de Novembro. Apenas 12 dias depois, um verdadeiro recorde, é publicado em «Diário de República», o despacho conjunto dos ministérios da Agricultura e Ambiente, a decretar o dito plano como de imprescindível utilidade pública.
O despacho é assinado pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e pelo colega do Ambiente, José Sócrates.
O problema é que o Plano de Pormenor, considerado de imprescindível utilidade pública, só viria a ser aprovado anos depois. Em 2008 é finalmente publicado em «Diário de República». Ou seja, os dois Ministérios aprovaram um plano que não existia. O mesmo é dizer que não conheciam. Além do mais, a aprovação é dada sem uma avaliação de impacto ambiental.
O estatuto de imprescindível utilidade pública é dado com base na infra-estrutura desportiva a construir, ou seja, o futuro campo do Vitória Futebol Clube.
Na zona onde se abateram os sobreiros vai nascer apenas um centro comercial junto à estrada para o Algarve. Noutra zona povoada por árvores vão erguer-se casas 7500 fogos para 30 mil pessoas, ou seja, um terço da população actual da cidade.
Longe de tudo isto, está o esperado estádio de utilidade pública, que está previsto para uma zona deserta, a dois quilómetros da área do abate.
A promotora do empreendimento, a empresa Pluripar, escusou-se a prestar esclarecimentos sobre o caso. A empresa disse apenas que a lei do montado, que protege os sobreiros, foi cumprida para as árvores abatidas.
A Pluripar não adiantou qualquer outro pormenor sobre o processo. A TVI sabe que a empresa é participada pela Sociedade Lusa de Negócios (SLN), esteve no universo do BPN e dois dos membros da direcção, entre eles o até há pouco tempo presidente, Emídio Catum, têm ligações directas com o banco.
Contactado pela TVI, o presidente da câmara em 2001, Mata Cáceres, defende que não houve qualquer ilegalidade no processo, nem tão pouco favorecimento ou tráfico de influências. O certo é que o despacho assinado pelos ministros da Agricultura e Ambiente é feito dias antes das eleições autárquicas. Curiosamente, nessa altura, Júlio Monteiro, tio de José Sócrates, era deputado municipal em Setúbal.
A Polícia Judiciária chegou a investigou o caso, mas sem grandes novidades até agora. O processo continua no Departamento de Investigação e Acção Penal de Setúbal. Em causa poderão estar crimes de prevaricação, corrupção passiva para acto ilícito e abuso de poder.
http://www.franciscotrindade.blogspot.com/2009/02/ultima-hora.html
GostarGostar
Lições da Moldávia
Fui, esta tarde, à reprografia da escola e encontrei uma funcionária nova.
Perguntei: “É brasileira?”
Ela respondeu: “sou moldava”.
“E onde é que aprendeu a falar tão bem o português?”
Ela: “Eu? Sozinha!”
“Tem filhos?”
“Dois. Estão na escola”.
“Gosta da escola portuguesa?”, perguntei.
“Muito diferente da Moldávia. Em Portugal não há respeito pelos professores e a escola ensina pouco. Nada exigente”, respondeu.
“Por que razão os alunos do Leste têm tão bons resultados?”, perguntei.
“Muito trabalho em casa. Duas horas por dia de estudo. É pena aqui os professores não passarem trabalhos para casa. Alunos portugueses não respeitam os professores. Os nossos respeitam. Damos valor à escola”, acrescentou.
http://www.profblog.org/2009/02/licoes-da-moldavia.html
GostarGostar
Dias Loureiro mentiu à Comissão de Inquérito
Expresso revela contrato negociado com veículo de investimento que ex-ministro negou conhecer no Parlamento.
http://www.aeiou.expresso.pt/dias_loureiro_mentiu_a_comissao_de_inquerito=f497865
GostarGostar
#8 E os professores da Moldávia coitados, ganham uma grande ninharia e ainda são avaliados.
GostarGostar
«Os elevados critérios éticos podem estar a tramar Obama»
Pois…Não me lembro de várias nomeações de Bush que se “esqueceram” de pagarem impostos para mais com desculpas esfarrapadas de que são muito complicados. O mais curioso é que o Publico não encontra contradição entre a ideologia pró-impostos dos Democratas e a falha de importantes democratas em pagar impostos.
É ainda mais interessante que os critérios éticos não fazem parte da tão suposta qualidade pré-escolha dos membros…só quando são descobertos é que passam a ser um problema.
GostarGostar
Dias Loureiro mentiu à Comissão de Inquérito
Expresso revela contrato negociado com veículo de investimento que ex-ministro negou conhecer no Parlamento.
se fosse só à comissão e só ele, não era novidade nenhuma.
o cavaco elogia a fábrica da pólvora.
GostarGostar
Todo o bom jornalista português é de esquerda.
Não é preciso fazer inquérito nenhum, basta perguntar-lhes.
Portanto como a esquerda é assim a modos que um clube como o Benfica (adoram copiar o que é bom)é natural que defendam o senhor Obamo que eles julgam que é de esquerda.
GostarGostar
De um país que nomeou o neoconservador Paul Wolfowitz, responsável pelo plano do ataque ao Iraque, para chefiar o Banco Mundial, que já nomeou o corrupto Alberto Gonzales para Procurador Geral dos Estados Unidos e já nomeou o incompetente John Bolton para representante oficial dos Estados Unidos junto da ONU, deve-se esperar alguma coisa de positivo?
GostarGostar
«Os elevados critérios éticos podem estar a tramar Obama» – do PÚBLICO
Não vislumbro inadequação de critério profundamente jornalístico da legenda para não se comungar publicamente da reflexão legítima. E o assento do jornal não incide por força sobre o presidente ser este ou outro, mas sobre os seus cidadãos habituados ao círculo manhoso de negócios.
Já nós por cá melhor nos daríamos sem a ‘ética’ dos pantomineiros que, sob a capa do “interesse público”, como da “boa consciência”, perseguem o único fito de em súcia de amigos se abarbatarem de luvas e saque indecente, que se ouve todos dias e lá vai dar ao saco roto da justiça.
GostarGostar
Todo o bom jornalista português é de esquerda
porra que é burro
GostarGostar
Os Serviços Secretos de Portugal são o maior exemplo de “secretismo”…: 13-02-2009 – Identificação de «espiões» em computadores do Governo
http://www.livresco.wordpress.com/2009/02/14/os-servicos-secretos-de-portugal-sao-o-maior-exemplo-de-secretismo-13-02-2009-identificacao-de-%c2%abespioes%c2%bb-em-computadores-do-governo/
GostarGostar
ética
Será isto o jornalismo de causas?
não, mas faz de conta. vai-te catar p´ró sindicato.
GostarGostar
Anónimo 16 diz:
“Todo o bom jornalista português é de esquerda,
porra que é burro”
Mas ser de esquerda e burro é pleonasmo, meu caro.
GostarGostar
Sócrates assinou plano de pormenor inexistente
bom comentário, adormeci a 1/3. não me lembro de citar o smith que mata javalis. o rangel que se cuide.
GostarGostar
fado alexandrino disse:
Todo o bom jornalista português é de esquerda.
Não é preciso fazer inquérito nenhum, basta perguntar-lhes.
Portanto como a esquerda é assim a modos que um clube como o Benfica (adoram copiar o que é bom)é natural que defendam o senhor Obamo que eles julgam que é de esquerda.
essa agora: pergunta ao alexandrino que ele explica, quanto a pleonasmos o inverso também é verdade. portanto vai dar banho ao cão e refina melhor a pontaria.
GostarGostar
Leiam, mas leiam mesmo (!) na pág. 8 do ‘Público’ de hoje, duas páginas sob o título “O mundo pequeno do caso Freeport”.
As relações de investigadores e de investigados no processo que envolve José Sócrates.
Está lá, parte do polvo jurídico-político-partidário/governamental. Só uma parte. Mas dá perfeitamente para entender o que se sabe e o que se presume.
Portugal de facto não é nestes casos e noutros, os USA ! Portugal está conluiado pela corrupção, pelo ESQUEMA, também ao mais alto “nível” ! E O PS TEM MUITA CULPA –E USUFRUTO– NESTA DESCREDIBILIZAÇÃO DA DEMOCRACIA E NA INFELICIDADE DE PARTE SUBSTANCIAL DA POPULAÇÃO !
GostarGostar
MJRB disse
gandas leituras, jornal da associação dos piquenos e médios super-merceeiros e bernardim ribeiro.
GostarGostar
o cavaco elogia a fábrica da pólvora
pois. pois. quem tem cú tem medo. e se aquilo lhe dá p’rá explosão.
GostarGostar
“como seriam estas notícias se o presidente dos EUA fosse outro”
Se o Presidente AINDA fosse O outro, não seriam notícia. Porque não teriam deixado de ser nomeados.
Cheney foi indiciado por muito mais que fugas ao fisco. Escândalo BAE, Escândalo Energy Task Force, Halliburton, caçadas regadas a alccol acabando em tiros no amigo, e ficou até ao fim.
No Departamento de Justiça, desde a amiga não qualificada até ao Sr. Gonzales, as trapalhadas sucederam-se. O Attorney General foi investigado e concluiu-se que recebeu donativos ilegais. Apesar disso foi nomeado por Bush.
PS: A demissão de Judd Gregg não desqualifica Obama. Antes desqualifica o carácter ( ou a falta dele) do senador republicano.
GostarGostar
o cavaco elogia a fábrica da pólvora
podia ter-se sentado num barril
GostarGostar
E eu até aqui a perguntar-me que jornal havia de comprar que valesse a pena. Há assim dias.
GostarGostar
Não me lembro de assinar. Diz a ‘boa consciência’.
GostarGostar
24,
Vá comprando bastante papel higiénico. Mas branco, para, se quiser, ver a porcaria em que está atolado.
Se não quiser (e está no seu direito), vá comendo a sopinha e bebendo a aguinha que O ESQUEMA lhe proporciona.
GostarGostar
“não consigo deixar de imaginar como seriam estas notícias se o presidente dos EUA fosse outro.”
Se o Presidente fosse o Jorge Sampaio já soubemos a resposta, ao ter demitido o Governo maioritário de Santana Lopes por causa de uma nomeação atrapalhada de um Secretário de Estado do Desporto e suas correspondentes bocas sujas.
GostarGostar
vá comendo a sopinha e bebendo a aguinha que O ESQUEMA lhe proporciona.
você parece comunista, é sempre a mesma k7
GostarGostar
32,
Nadinha comunista.
Coloco “a mesma K7”, para tentar que v. entenda o que defende e usufrui. Mas não há maneira, ou não quer.
Resta-lhe arrotar a sopinha e a aguinha.
E faça neste fim-de-semana um jogging até Espinho e dê um abraço ao querido líder.
GostarGostar
# 33 voce tem uma ironia tipo louçã, tente no bloco, eles precisam de um escritor de discursos
GostarGostar
Também nadinha a ver com o BE.
Absolutamente Independente !
GostarGostar
Absolutamente Independente
o tal independente que ontém votava no psd. independentes somos todos quando se trata de vender peixe, pensamos que dá mais frescura ao produto.né?
GostarGostar
36,
v. está a ser desonesto. Mais uma vez.
Onde é que ontem (supostamente aqui, no Blasfémias), anteontem, no ano passado, há trinta anos, eu disse ou escrevi que votava no PPD/PSD ?
Você confunde Independência partidária, independência analítica, com obrigatoriedade de votar no partido A ou Z.
Final de conversa. PIM !
GostarGostar
v. está a ser desonesto
ver poste anterior. ntrada 34 – 13 FEV. 2009 11:21 pm
não fui eu, foi alguém em meu nome. também podemos alegar umas confusões semânticas ao estilo santana lopes.
GostarGostar
Comunistas mal recebidos por trabalhadores exaltados
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Penafiel&Option=Interior&content_id=1144708
“Ide vos embora”, “Ide trabalhar, malandros!”, “Ide fazer barulho para as fábricas onde há salários em atraso!” eram as palavras gritadas pelos trabalhadores perante a presença dos comunistas.
GostarGostar
Comunistas mal recebidos por trabalhadores exaltados
são chulos dos trabalhadores. um aliado útil, para derrubar um governo. portanto não é hora de dizer mal.
GostarGostar
Não se encontram democratas impolutos nos EUOBAMA ? quem diria….
GostarGostar
os elevados critérios éticos existem nos usa há 200 anos. Com W. Bush tb aconteceu por motivos bem mais leves (empregadas domésticas clandestinas, por ex.). O Público já está a inventar desculpas para os previsíveis fracassos de Obama.
GostarGostar
Obama abriu as portas da guerra ao terrorismo islâmico com graves consequências. O Iémem libertou 175 suspeitos de ligações à Al Qaeda esta semana. Depois deitem as culpas ao W. se houver atentados piores k WTC, Bali, Casablanca, Bombaím, Madrid… com o regresso da incúria, desleixo, incompetência da era Clinton.
GostarGostar