Bom exemplo nórdico
18 Fevereiro, 2009
The Swedish state and taxpayers in Sweden will not own car factories,” Maud Olofsson, the industry minister, said.
When I see that Saab has been running at a loss for so many years it would be irresponsible for me to stand here and say, sure, we are going to use the taxpayers money in this way. I don’t think I was elected to do that,” she said.
(Times)
13 comentários
leave one →

Ora, aqui estão os Sociais-Democratas do Norte da Europa, a olhar mais em frente.
Ainda hoje li, que um Senador Republicano da South Carolina, a propor a nacionalização do Bank of America e do CitiBank…..
O mundo com pés ao contrário!
GostarGostar
Contratemos políticos Suecos, Noruegueses para aqui.Nível de corrupção 000000000,1%
GostarGostar
Geração recibos verdes – Assinem e ajudem a divulgar a petição indicada neste post:
http://umjardimnodeserto.nireblog.com/post/2009/02/19/trabalhadores-descartaveis-nafo
GostarGostar
Onde a crise começou, no imobiliário americano, ainda se tenta resolver a coisa culpando os bancos. O mercado não gostou.
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/02/o-que-temem-os-mercados-no-plano-de.html
GostarGostar
A tabaqueira Philip Morris foi condenada a pagar 6,3 milhões de dólares (mais de 5 mil euros) por ter provocado danos a um fumador que morreu, com cancro pulmonar, uma sentença que abre precedentes a mais oito mil casos semelhantes.
Diariodigital.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=374029&page=1
GostarGostar
zedeportugal
recibos verdes ou lençois brancos?
GostarGostar
IMI, OUTRO IMPOSTO ESTUPIDAMENTE ABSURDO.
.
A “arma inteligente” da Governança para afastar os investidores no Imobiliário. Queda na Construção de Casas. Desemprego na Construção Civil. Perca de Receitas Camarárias (licenças, taxas etc) e nas Receitas do Governo Central (escrituras etc, subsídios de Desemprego, perca de Receitas da Social etc, Bail-Outs, linhas de crédito).
.
Sem Consumo Interno não há Economia nem Emprego sustentado. Continuarão em queda livre os encerramentos de Empresas e Desemprego Maciço por culpa dum tecido Económico Português lucrativo falido pela carga Fiscal especulativa imposta pelos Governos anteriores. E a exportadora, também a ir por àgua abaixo, é uma gota no Emprego Nacional, embora importantes na captação de divisas.
.
Tudo para não acabarem com vários Impostos que dão mais prejuízo ao País que beneficio ao Estado, incluindo o IMI. Mas só têm gravado a fogo na testa uma palavra “IMPOSTOS”. Não vêem mais nada á frente dos olhos. Eles lá sabem que cama andam a fazer para se deitarem …
.
E a continuar assim sem alternativas e pragmatismo político continuaremos nos “2D’s” infernais, Deflação/Depressão”, por uma boa dezena de anos.
.
GostarGostar
.
“para afastar os investidores e AFORRADORES no Imobiliário PORTUGUÊS”
.
GostarGostar
“E a continuar assim sem alternativas e pragmatismo político continuaremos nos “2D’s” infernais, Deflação/Depressão”, por uma boa dezena de anos.”
O mais extraordinário é as pessoas serem assim optimistas e pensarem que isto alguma vez vai ter solução.
GostarGostar
Gabriel,
Isto nem parece seu, ter uma visão tão distorcida do mundo na forma como insinua que a situação é comparável com a nossa.
Não vê que açula os extremistas com este tipo de comparação?!
Ora aqui vai a minha questão: então os senhores comentadores (com a excepção dos off-topic que são cada vez mais e dão cabo deste blog a cada dia que passa) querem comparar a necessidade que um automóvel representa num país nórdico (nenhuma!) com a necessidade que ele representa em países como o nosso (indispensável)?!?!
Se os nórdicos disserem que vão fazer um grande investimento na reforma do isolamento das casas, vocês também vão logo atrás não?!
GostarGostar
E depois, não pode querer importar os bons exemplos nórdicos quando o gap é este:
Cá, discutimos o aborto (e foi rés-vés) há dois ou três anos. Na Suécia, discute-se hoje se o sexo do feto deve ser revelado antes de terminado o prazo para abortar por livre vontade, por forma a evitar que se possa escolher o género do bebé.
Não vê aqui uma distância de pelo menos uma geração que nos impede de fazer comparações?
Na Suécia (que tanto gostam de usar) um programa de grande audiência tem um nome parecido com “O local mais moderno da Terra” e é a visão dos suecos sobre si mesmos. Sempre numa perspectiva leve, sem se darem demasiada importância e positiva. Chegando ao ponto de fazer humor com aquilo que têm de mais característico. Por cá, é a auto-miserabilismo, o alheamento e o fado que todos conhecemos.
GostarGostar
Meu, se viessem Suecos para aqui mandar nos tugas, a coisa ia correr muito mal. É que eles tem o péssimo habito de …… trabalhar.
GostarGostar
Os Portugueses tambem sao trabalhadores productivos e empreendedores, mas so quando imigrao!
GostarGostar