António Arnault, o pai ausente
27 Fevereiro, 2009
Há um socialista, António Arnault, que é considerado o “pai do serviço nacional de saúde”. Arnault terá assinado o decreto lei que criou o SNS no final da década de 70. E foi tudo o que fez. Em vez de se comportar como pai a sério, pagando o sustento da criança, Arnault limitou-se a fazê-la. Desde então, a criança tem sido criada pelos contribuintes portugueses. Cresceu, mas não há maneira de sair de casa. Continua a ser sustentada pelos pais adoptivos. Deve andar na droga, ou coisa parecida, porque gasta cada vez mais dinheiro.
46 comentários
leave one →

é como o filho do cavaco.
GostarGostar
Criou e criou bem. Basta ver a evolução verificada nos índices de mortalidade infantil e a avaliação que do nosso SNS é feita pela OMS. Sabe, João Miranda, não somos nós (os que, felizmente, podemos pagar a nossa Saúde) quem está em mehores condições para avaliar a evolução que houve. Nem é o nosso caso que um SNS deve privilegiar.
GostarGostar
Por isso os pais, desconfiados, põem detectives atrás deles e mais delas, situação estranha, pensei eu, comigo, hoje, a ouvi-lo, num canal da praça, e entendo agora bem a razão de tudo.
GostarGostar
Mr. João Miranda,
Excelente trabalho de António Arnault e do PS !
Como é que Vc., JMiranda, resolvia há trinta anos e desde então para cá, a assistência à doença dos mais desfavorecidos ?
E a mortalidade infantil não foi bastante reduzida ?
Para o SNSaúde, não me importo nada de pagar impostos !
GostarGostar
Nem os títulos todos do D.João III abarcariam a esfera de acção e influência do SNS.
GostarGostar
Que palermice tão sem jeito. Aconselho que beneficie do Serviço Nacional de Saúde para uma consulta de psiquiatria.
GostarGostar
“Cresceu, mas não há maneira de sair de casa.”
O SNS não é a criança, é a casa que se construiu para a criança viver.
Cumprimento
GostarGostar
e do filho do cavaco não falam?
GostarGostar
podíamos ter um sistema como o americano onde uma simples operação à apêndice custa 10000 euros.
GostarGostar
Sr. João Miranda
O Sr. não mora em Portugal?
Para que conste antes do SNS já os serviços médicos eram gratuitos.
Acabar com o SNS era privar mais de metade dos portugueses de cuidados médicos.
Esta calunia serve para que?
Quem lhe paga para escrever estas barbaridades?
Tenha vergonha.
JOJORATAZANA
GostarGostar
Não percebo nada de saúde mas tenho ideia de que a organização é ao estilo Português(até um médico cubano o disse já na TV).No inicio eram tudo rosas.Mas os médicos foram subindo na carreira e se forem ver em qualquer chafarica da saúde do Portugal profundo existe um “general” médico sem tropas.São centenas deles por aí.Basta ir consultando a CGA.Incompetência política a organizar, coorrupção polítca na organização da malha.Ausência de controlo sobre a qualidade e ausência de responsabilização total da classe.Drogados, bêbados a “tratar-nos” da saúde tudo é possível…
Claro que os políticos ao acharem que tinham uma grande coisa(todos os dias se ouvem queixas dele, SS)acharam bem importar doentes das mais desvairadas paragens e ainda por cima dar com todo o carinho assistência sem perguntar a quem.Nós depois nada temos…
GostarGostar
O SNS é uma obra de que nos devemos orgulhar.
GostarGostar
A TVI esteve à espera que Sócrates acabasse de falar para ligar ao congresso.
Não há tempo de antena na TVI.
GostarGostar
SNS é um desperdício e as respostas aqui mostram como bom Salazarentos e submissos são os Portugueses. Nem sequer escolher o Hospital onde se tratam têm como liberdade. Estão sempre de cócoras apesar de serem eles que o pagam. Não querem mais nem melhor ficam contentes com aquela coisinha “Grátis” onde o poder e os abusos estão todos de um lado mas há sempre a esperança que um amigo, um familiar um cunha faça com que esse poder esteja a nosso favor.
É claro que isso vai acabar.
GostarGostar
.
Na TVI24 foi todo o dia a martelar no mesmo. Nunca vi uma televisão permanentemente em directo, dia inteiro, com um Congresso Partidário que só aos militantes dos Partidos, uma minoria, muito minoritária, do povo Português.
.
GostarGostar
Uma besta qualquer, que dá pelo nick de Anónimo, tem vindo aqui a referir-se a um “filho do Cavaco”.
Será bom que ponha em pratos limpos o que insinua, ok?
GostarGostar
por falar em sns e tvi. o vasco provoca asma a quem o ouve.
GostarGostar
foi um pésimo grão-mestre do moribundo pequeno oriente lusitano. invadiu o sector católico da basílica da estrela no velório do luis nunes outros dos culpados do desastre maçónico.
estes advogados anti fascistas consideram que esta associação é uma sociedade secreta.
por ser de penela os adversários politicos chamavam-lhe o peneleiro
GostarGostar
Luck, o SNS tem muitos defeitos mas é das poucas coisas válidas, cá no burgo.
GostarGostar
#16 não é comigo, mas posso esclarecer. o cavaco não é o pai do monstro?
GostarGostar
querem saúde do primeiro mundo sem pagar? Pois é.. não é possível.
Não se esqueçam que a Saúde é, de longe, o melhor serviço que o Estado oferece aos cidadãos!!!
GostarGostar
#14, Lucky-Lucky:
Você dê-se por satisfeito por (ainda) não ter precisado de cuidados de saúde a sério… porque quando precisar ainda vai acender uma velinha ao S. António Arnaut.
GostarGostar
Havia mais ausentes:
http://www.tvi24.iol.pt/artmedia.html?id=1046077&div_id=0&tipo=1&mul_id=13116145&pagina_actual=1
GostarGostar
Cadê o Piscoiso ?
GostarGostar
Anónimo disse
28 Fevereiro, 2009 às 12:10 am
Cadê o Piscoiso ?
————————–
A esta hora deve ainda estar no congresso em Espinho.
GostarGostar
lucklucky
E que tal fundamentar a sua opinião? Ou é mesmo só clubite? Tente lá comparar o que era a cobertura médica antes e depois, comparar os índices de mortalidade infantil,ver que outro serviço temos em que estejamos junto dos melhores.Custa dinheiro? Claro. É para isso que pagamos impostos. Infelizmente, não é nisso que os querem gastar.
GostarGostar
Adorei !
ADORei !!
ADOREI !!! — o beija-mão de Sócrates aos portugueses, para lhe darem nova maioria absoluta !
Falso beija-mão, mas um querido !
GostarGostar
Uma tabela que mostra pq o Sócrates devia ir Domingo à reunião europeia:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/02/crise-no-leste-europeu-pais-pais.html
GostarGostar
“Deve andar na droga, ou coisa parecida, porque gasta cada vez mais dinheiro.”
Pois anda. Na droga. ou nas drogas. caríssimas. Por isso gasta e vai gastar cada vez mais dinheiro. Porque:
1. Os tratamentos são cada vez melhores, mais sofisticados e mais caros
2. Porque há o envelhecimento da população
3. Porque o acesso é cada vez mais universal
Por isso o burco do SNS será cada vez maior. Por melhor gestão que se faça. Por isso o JM tem razão. Será que temos dinheiro para sustentat este “vício”?
GostarGostar
muito bem escrito.
GostarGostar
naquele ministério a figura importante era o subsecretário mendes
filho do tasqueiro «olho do cu», sem ofensa
GostarGostar
A velha questão de classe. Se esta pérola do JM precisasse (e pode ser que, como largos milhões de portugueses, venha a precisar) do SNS estaria calado. Nada que não se resolva com umas pauladas na ocasião certa.
GostarGostar
Caro João Miranda,
Confesso que ainda não percebi uma coisa: o Serviço Nacional de Saúde devia ser suportado por quem???
GostarGostar
Isso meu filho, privatize-se a saúde que tudo se resolve. Importe-se o sonho americano e todo o ouro lixo que daí pode vir.
GostarGostar
Quando os EUA recuperarem da crise, o que inevitavelmente acontecerá antes da Europa, quero ver a decisão dos governos do velho continente, continuarem afundados ou deixar de lado alguns fundamentalismos do modelo social europeu? É que após a crise, se persistirem no paradigma actual, a Europa corre o risco de passar a ser o 3º mundo.
GostarGostar
Sr. JM
Mais de metade daquilo que V. quer, a destruição do SNS já foi feita com a política de Saúde do Sr. Prof. Correia de Campos, apoiada e elogiada pelo Sr. Prof. Vital Moreira (ver várias crónicas do “Público”), e ainda o apoio do Sr. Ministro das Finanças que ofereceu aos privados todos os doentes da ADSE e similares, para que esses Hospitais privados pudessem ter doentes em número rentável, caso contrário estariam às moscas.
A população de Chaves não precisa de um Hospital, Basta um hospitalzinho para transmontanos. Mas fechar a Urgência do Hospital Curry Cabral, como tinha sido recomendado pela Comissão de Restruturação das Urgências Hospitalares é que foi um sarilho. O Sr. Ministro não teve hormonas suficientes. Depois de anunciar o fecho voltou atrás. Estava a meter-se com gente graúda demais que o fizeram retroceder.
E já agora o Sr. Dr. Bouquinhas (ex-secretário de Estado da Saúde de António Guterres) que é feito dele? Ex-sócio do Sr. J. Coelho em alguns projectos de saúde privados. Parece que depois de conseguir descaracterizar e destruir tudo de bom que havia no Hospital S. Francisco Xavier foi para um TACHÃO, na CGD. Controlo da Saúde na CGD, que além dos
HPP, vai controlar o novo Hospital de Cascais.
Isto até parece que está tudo ligado…mas deve ser coincidências…
Já agora a D. Maria Cavaco Silva devia também ter visitado a Oncologia do IPO, em vez de só ter ido à privada do Hospital da Luz. É que era bom também ir ver o SNS, para estimular os doentes e quem lá dedica uma vida inteira em condições de trabalho físicas e psíquicas bastante difíceis.
Sr. João Miranda, provavelmente não precisa do SNS. Mas olhe que tem feito muito pelos portugueses e os seus resultados não nos envergonham em qualquer parte do Mundo. Pode e deve ser aperfeiçoado, melhorado. Provavelmente o Sr. é a favor de um Sistema Liberal da Medicina: quem tiver massa vai-se tratando, quem não tiver fica à mercê das Misericórdias para os pobresinhos. Só recordar-lhe que estamos no fim da primeira década do Séc. XXI, após o “crash” de todo o Sistema Liberal.
GostarGostar
Só para esclarecer que, infelizmente, Portugal ainda vai sofrer muito com os liberats.
Nuno
GostarGostar
“Mas olhe que tem feito muito pelos portugueses e os seus resultados não nos envergonham em qualquer parte do Mundo”
Neste post o JM não escreveu nada que contrarie isso.Apenas lembrou que o SNS custará aos portugueses em 2009 8,2 mil milhões de euros (8.200.000.000 €). Este é o valor orçamentado. Geralmente acaba sempre por haver desvios.
GostarGostar
Neste post o JM não escreveu nada
esse é o problema. o jm nunca afirma, insínua com muita roupa.
GostarGostar
Arnault?????…….
será que queria dizer Renault? cultura wiki, hey? escola passos coelho.
GostarGostar
Arnault quando convem è o pai e mãe da segurança sociaç, na maioria das vezes, fica no esconso dos socialistas…..
Arnault devias acordar e dizer que o serviço de sagurança social è uma fraude, que custa milhões ao pais mas deixa a população pendurada na miragem!
Porquê? porque quem ganha 10.000 euros por mes obtem os memsmo beneficios, de quem ganha 1000 euros.
Só isto mostra que temnos uns imbecis a defender uma coisa que está viciada até à medula!
Não existe em Portugal um politico que se aperceba disto?
GostarGostar
Caro João Miranda,
Você só pode ser um jovem nascido no pós-25 de Abril. Ou então é burro. É que no período da ditadura só quem tinha dinheiro é que podia tratar-se. Sou ainda do tempo em que tinham de ser as Câmaras Municipais a ajudar a pagar as contas das pessoas que não podiam pagar a conta no Hospital.E como deve saber nesse tempo metade da despesa pública era com a guerra colonial. Vá Bugiar!
GostarGostar
“porque quem ganha 10.000 euros por mes obtem os memsmo beneficios, de quem ganha 1000 euros.”
Bem, atendendo a que o que ganha 10.000 paga 4.200 euros/mês de IRS (ou seja mais do que o que ganha 1000€ paga por ano), não me parece despropositado que tenha os mesmos beneficios. Pois se paga 14 vezes mais…
GostarGostar
ahahahahahah, adorei este post, ahahahah, muito bem comparado!
GostarGostar
#44 não é aconselhável andar com a boca tão aberta neste blog.
GostarGostar
Só alguém muito ignorante e pretencioso pode tecer criticas negativas á criação e manutenção do SNS.
Pois é das poucas coisas que temos ao nivel do 1º mundo, ficando os proprios USA a milhas.
Pela conversa deve recorrer á familia ou amigos quando precisa de cuidados médicos!
GostarGostar