Saltar para o conteúdo

«Primado da política sobre a economia»

5 Março, 2009

A 24 de Fevereiro, Vital Moreira escrevia no Público:

No fundo, a culpa primeira da crise tem de ser imputada à irresponsável política de juros baixos, de crédito barato e de excessiva alavancagem financeira seguida pela Reserva Federal dos Estados Unidos.

A 3 de Março escreve:

Todavia, dada a continuação da contracção da economia, impõe-se que o BCE continue a descer a taxa de juro de referência (ainda muito superior à taxa de inflação), diminuindo o preço do dinheiro, de modo a estimular o investimento e o consumo. 

Aos problemas causados pelo fixação administrativa do juro, defende-se a fixação administrativa do juro; aos problemas gerados pelo anormal baixo custo do dinheiro, defende-se a descida do custo do dinheiro; aos problemas causados pelo crédito barato, defende-se o fomento do crédito barato… Acho que tem tudo para ser um grande parlamentar socialista.

46 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    5 Março, 2009 21:18

    Esse Vital não é o tal que o Dr.Cunhal pôs no olho da rua?

    Este Vital agora faz juras de amor pela Europa, mas não é o mesmo que defendia a Europa da Cortina de Ferro?

    Será que viu a “luz” (qual estradada de Damasco1) quando a perestrika ia já em marcha e quando o Muro de Berlim caíu?

    Os Romanos tinham jurisprudência sobre o assunto: ROMA NÃO PAGA A TRAIDORES!

    Gostar

  2. Fernanda Valente's avatar
    5 Março, 2009 21:21

    …pelo menos de economia e finanças ninguém duvida!

    Gostar

  3. JP Ribeiro's avatar
    JP Ribeiro permalink
    5 Março, 2009 21:28

    Acho que tem tudo para ser um grande parlamentar socialista.”

    EHEHEHEHEHEHEH!!!!!!

    OBS1: e não só socialista mas de qualquer um que ofereça mais.

    OBS2: Isto estava tão quietinho. A culpa de tudo se saber é dos bloggers.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Março, 2009 21:28

    Esse Vital não é o tal que… era camarada da zita, do antão e depois?

    Gostar

  5. Amêijoa Fresca's avatar
    5 Março, 2009 21:30

    Objectivamente é um coitadinho
    o “freelancer” socialista,
    como político é muito fraquinho
    este ex-comunista.

    Para o mexilhão bem informado
    o ressabiamento é visível,
    tanto leite tem sido derramado
    por este “socialismo” desprezível!

    Gostar

  6. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    5 Março, 2009 21:30

    Isto dever ser do bruxedo que anda por aí…

    Gostar

  7. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    5 Março, 2009 21:34

    “Acho que tem tudo para ser um grande parlamentar socialista.”

    Para lamentar socialixo, sim, tem tudo.

    Gostar

  8. Mário Rodrigues's avatar
    Mário Rodrigues permalink
    5 Março, 2009 21:37

    Não nutro nenhuma simpatia por Vital Moreira, especialmente desde que se tornou um cego defensor do engenheiro.

    Mas este post parece-me que enferma por não distinguir que as duas considerações antagónicas se reportam a fases diferentes do ciclo económico.

    Gostar

  9. luikki's avatar
    5 Março, 2009 21:43

    um vulgar e reles vira-casacas… nunca passará disso mesmo!

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Março, 2009 21:46

    FOTOMONTAGEM SEM FOTOGRAFIA, estamos a esmerar. podia ter posto mais umas linhas dos escritos, mas isso estragava a posta (escola glql).

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    5 Março, 2009 21:49

    A sua criação, funcionamento e direitos são regulados pelo Código do Trabalho (Lei n.º 99/2003, de 27 de Agosto – artigos 461.º a 470.º) e pela Regulamentação do Código do Trabalho (Lei n.º 35/2004, de 29 de Julho – artigos 353.º a 364º).

    Constituem direitos das comissões de trabalhadores, designadamente:

    – Receber todas as informações necessárias ao exercício da sua actividade;

    – Exercer o controlo de gestão nas respectivas empresas;

    – Intervir na reorganização das actividades produtivas;

    – Participar na elaboração da legislação de trabalho e dos planos económico-sociais que contemplem o respectivo sector;

    – Gerir ou participar na gestão das obras sociais da empresa.

    Entre os direitos referidos, sublinhe-se o direito à informação, designadamente em matéria de:

    – planos gerais de actividades e orçamentos;

    – regulamentos internos;

    – organização da produção e suas implicações no grau de utilização da mão-de-obra e do equipamento;

    – situação de aprovisionamento;

    – previsão, volume e administração de vendas;

    – gestão de pessoal e estabelecimento dos seus critérios básicos, montante da massa salarial e sua distribuição pelos diferentes escalões profissionais, regalias sociais, mínimos de produtividade e grau de absentismo;

    – situação contabilística da empresa, compreendendo o balanço, conta de resultados e balancetes trimestrais;

    – modalidades de financiamento;

    – encargos fiscais e parafiscais;

    – projectos de alteração do objecto e do capital social e projectos de reconversão da actividade produtiva da empresa.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Joao Luis Pinto permalink
    5 Março, 2009 21:50

    Mais um chico esperto que era contra a entrada na União Europeia e agora vai limpar 7.000 € ? mês….no Parlamento Europeu.

    Gostar

  13. Diogo's avatar
    5 Março, 2009 22:01

    Tudo isto como se o Gabriel Silva percebesse alguma coisa de bancos, taxas de juros, reservas mínimas ou criação de dinheiro…

    Gostar

  14. Johnny Maynard's avatar
    Johnny Maynard permalink
    5 Março, 2009 22:41

    Muita, mas muita dor de cotovelo

    Parece que estão muito à rasquinha para nomearem um à altura

    A propósito de altura: será o Marques Mendes ???

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    5 Março, 2009 22:43

    Afinal… se o Salazar voltasse, “eles” queriam todos trabalhar com ele… certamente que ele é que não os aceitaria, nem pintados… mesmo que, de “aprendizes de ditador”.
    Acérrimos comunistas primeiro, meios esquerdistas depois, situacionistas a seguir e, sempre mercenários do melhor PRÉ, estes vasos comunicantes transvazam-se por tudo e por nada…
    Enfim, desgraça a nossa de que, com eles, termos de coexistir… vergonha duma geração.

    Gostar

  16. p2p's avatar
    p2p permalink
    5 Março, 2009 22:43

    Ai Diogo. E uma reserva minima de neuronios, nao ha?

    Gostar

  17. José Manuel Santos Ferreira's avatar
    José Manuel Santos Ferreira permalink
    5 Março, 2009 22:44

    Onde está a contradição ????

    Todos nós sabemos quem é o Madoff & Co.

    E toda a merda subjacente

    Gostar

  18. p2p's avatar
    p2p permalink
    5 Março, 2009 22:46

    Este pais devia entrar em quarentena.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    5 Março, 2009 23:21

    Com as baboseiras que se lêem por aqui, qualquer aprendiz de economista pode dizer algo e o seu contrário a seguir, que haverá que acenará afirmativamente com a cabeça, de forma entusiástica.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Março, 2009 23:21

    ROTFL !

    Gostar

  21. LUSITÂNEA's avatar
    LUSITÂNEA permalink
    5 Março, 2009 23:40

    Quem caga logo existe

    Gostar

  22. Luís Almeida Fernandes's avatar
    5 Março, 2009 23:57

    O que Vital Moreira disse faz sentido, apesar de pessoalmente não concordar com ele.

    1º – Vital Moreira defende que a política de juros baixos e liquidez financeira estimulou o investimento privado de forma exagerada e contribuiu para a aposta em investimentos duvidosos que levou à crise dos mercados. Não concordo. O que se passou foi uma falta de regulamentação na classificação de risco de produtos de investimento. De facto, mesmo que as taxas de juro estivessem mais altas, os investimentos subprime continuariam a ser benéficos para os investidores (já que tinha elevado retorno).

    2º – Agora, que estamos em recessão, Vital Moreira defende a baixa das taxas de juro para aumentar a liquidez e reanimar o sistema financeiro. Faz todo o sentido e concordo inteiramente.

    Resumindo: ele propõe medidas diferentes em momentos e situações diferentes, o que faz todo o sentido. Não concordo com parte do que ele disse, mas não me parece que seja um “vira-casacas” nem que esteja a alterar a sua postura.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    6 Março, 2009 00:07

    Luis Almeida, o problema de excesso de endividamento resolve-se com…mais endividamento? Se estiver bêbado, o melhor é continuar a beber então, para evitar a ressaca. Parece-me que quer continuar a chutar a bola para a frente, e os que se seguem que paguem a conta.
    Já agora, de onde vem o dinheiro para todos estes pacotes de “estímulo” às economias mundiais? Estava de parte, guardado na Fed, no BCE ou no BoE? Continuem a viver na ilusão, que mais tarde paga-se caro.

    Gostar

  24. JCP's avatar
    JCP permalink
    6 Março, 2009 00:27

    E vexa Rxc deve ser mais um economista do ISCTE.
    De facto, de baboseira (a posta) em baboseira de comentários esse país vai muito mal!
    Oh Gabriel, se foram essas as contradições que conseguiu encontrar para falar mal do homem estamos desgraçados, nunca mais aparece uma posta de jeito!
    Viva o Bush carago!

    Gostar

  25. tina's avatar
    tina permalink
    6 Março, 2009 01:07

    “Acho que tem tudo para ser um grande parlamentar socialista.”

    ahahahaha, completamente verdadeiro. A própria palavra socialista é uma grande mentira. Atrevem-se lá eles a impôr os fundamentos da sua doutrina!.. O que eles fazem a todo o momento é adequar-se às circunstâncias, vão mudando aqui e ali, o que defendiam ontem já não defendem hoje. Exactamente como Vital Moreira fez agora. Uns líricos completos.

    Gostar

  26. tina's avatar
    tina permalink
    6 Março, 2009 01:18

    “Resumindo: ele propõe medidas diferentes em momentos e situações diferentes, o que faz todo o sentido.”

    Olha, com os nossos erros aprendemos todos. Também a Reserva Federal Americana mudou depois de ter visto as consequências da sua política financeira. Mas nessa altura, Vital Moreira tinha alguma opinião? Não tinha pois não? Ele só se põe a mandar bocas depois de ver o que aconteceu. Agora corrige o que disse anteriormente por que as coisas afinal não correram como se esperava. E quando as coisas correrem mal outra vez, mais uma vez mudará a sua opinião. O problema de Vital Moreira é que nunca teve que ganhar a vida a sério e não tem a mínima ideia de como se atinge o melhor equilíbrio. Ele pode dizer as baboseiras que quiser que não lhe acontece nada. Até ainda encontra defensores!…

    Gostar

  27. Levy's avatar
    6 Março, 2009 01:21

    Ainda vai a ministro.

    Gostar

  28. Carlos Santos's avatar
    6 Março, 2009 03:35

    Uma prova da charlatanice intelectual que domina o debate político e económico:
    http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/verdades-e-mentiras-sobre-as-causas-da.html

    Gostar

  29. Jason Statham's avatar
    Jason Statham permalink
    6 Março, 2009 04:06

    Carlos Santos, não tens vergonha de fazeres publicidade ao teu blog em cada comentário que escreves? És um pato bravo, mal criado!

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Zézito permalink
    6 Março, 2009 08:56

    Vital Moreira é uma espécie de “lixo radioactivo”. Se vier de uma Central Nuclear vai para o fundo do mar, se vem do Comité Central vai para o Parlamento Europeu!

    900 mil euros ganha um eurodeputado num mandato de 5 anos!

    Gostar

  31. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    6 Março, 2009 09:58

    O Professor Vital mostra que é muito entendido em Economia, sim senhor!
    Quase tanto como o Professor Karamba, ou mesmo quanto o meu barbeiro.

    Gostar

  32. Ana Paula's avatar
    6 Março, 2009 10:06

    Um trafulha como o actual chefe dele.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Março, 2009 10:12

    #27 – O problema de Vital Moreira é que nunca teve que ganhar a vida a sério e não tem a mínima ideia de como se atinge o melhor equilíbrio. Ele pode dizer as baboseiras que quiser que não lhe acontece nada.

    eu acho que é feio, veste mal, usa óculos, gravata e sapatos. é uma questão de gosto e a minha opinião pessoal.

    o que você refere é incontinência verbal e uma questão de mau gosto.

    Gostar

  34. Tiago Moreira Ramalho's avatar
    6 Março, 2009 10:36

    Na mouche.

    Gostar

  35. JCP's avatar
    JCP permalink
    6 Março, 2009 10:42

    acho “engraçado” a forma como alguns comentadores qualificam as pessoas que não apreciam pelo simples facto de se situarem noutros quadrantes políticos.
    infelizmente é uma pequena amostra do país que por aí têm! continuem que vão longe!

    Gostar

  36. observateur's avatar
    observateur permalink
    6 Março, 2009 11:09

    Ele parece aqueles bonequinhos do “Era uma vez no Espaço” / ” Era uma vez o Corpo Humano”

    Gostar

  37. observateur's avatar
    observateur permalink
    6 Março, 2009 11:15

    Separados à nascença :

    http://ultimahora.publico.clix.pt/imagens.aspx/250033?tp=UH&db=IMAGENS&w=320

    Gostar

  38. Luis Melo's avatar
    6 Março, 2009 11:18

    Assim se vê a coerência dos políticos de hoje em dia.
    Este que a par de outros degradam a democracia portuguesa, todos os dias.

    Gostar

  39. JCP's avatar
    JCP permalink
    6 Março, 2009 11:33

    Pois, Luís, um bom tabefe sem luva tbém para alguns dos comentadores!

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    O Apolítico permalink
    6 Março, 2009 12:16

    Excelente exemplo do que são os políticos em Portugal, agora até já se insultam em pleno Parlamento, muito didático, sim senhor.

    Um doce a quem conseguir decifrar o que disse o deputado social democrata, uma pérola.

    Vejam o vídeo.

    http://diario.iol.pt/politica/parlamento-afonso-candal-jose-eduardo-martins-insulto/1047521-4072.html

    Gostar

  41. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    6 Março, 2009 12:21

    #36
    “acho “engraçado” a forma como alguns comentadores qualificam as pessoas que não apreciam pelo simples facto de se situarem noutros quadrantes políticos.
    infelizmente é uma pequena amostra do país que por aí têm! continuem que vão longe!”

    O JCP não aprecia os comentadores pelo simples facto de se situarem noutros quadrantes políticos. Vai longe, o JCP…
    É muito “engraçado”. É mesmo muito cómico.

    Gostar

  42. J. Sepulveda's avatar
    6 Março, 2009 13:24

    O Sr. Vital Moreira é um “lixo atómico”. Essa está óptima.
    Realmente o primado da política e ideologia sobre a economia é cada vez mais patente nos comentários de muitas destas viúvas do Muro de Berlim.
    Mas até em matéria de Direito, no qual este senhor devia ser mestre, se viu de quanta manipulação Vital Moreira é capaz, quando dos debates sobre a questão do aborto. Chegou a elaborar essa “pérola” de que em Portugal tínhamos uma lei feita por uma minoria da população para perseguir a maioria. Reflexos estalinistas.

    Gostar

  43. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    6 Março, 2009 14:10

    #37 observateur,

    Lol.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Zézito permalink
    6 Março, 2009 14:39

    E o Vital já traz agarrado na sua folha de serviço “Professor Catedrático”, o que não é verdade !
    Tal como o Zézito na assembleia a dizer que era Licenciado e nem a trafulhice da Independente tinha acabado.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar

Trackbacks

  1. De bolha em bolha até ao colapso final « O Insurgente

Deixe uma resposta para LUSITÂNEA Cancelar resposta