Falência do Estado Social IV
10 Março, 2009
Os defensores do Estado Social têm algum critério de fracasso? Isto é, o que teria que acontecer para se concluir que o Estado Social não cumpre o seu papel? Níveis elevados de desigualdade em simultâneo com níveis elevados de despesa pública é sinal de fracasso? Um chefe de Estado que diz que há situações de emergência social que o Estado não consegue resolver, apesar dos elevados níveis de despesa pública, é sinal de fracasso?

Não necessariamente. A fórmula pode estar irremediavelmente comprometida à partida. Nessa perspectiva a redução do défice pela via dos impostos e consequente desastre económico não é um fracasso, é apenas o único resultado possível. Provavelmente agora chama-se “fracaço”.
GostarGostar
parece-me evidente a existência de critérios de avaliação (ou “performance”, como queiram).
agora, julgo que não tem que medir o fracasso do “estado social” pelos níveis de desigualdade. sempre houve e sempre haveão desigualdades sociais e não é o “estado social” que vai acabar com elas.
Vejo que confunde “estado social” com socialismo!
GostarGostar
Fracasso é abondonar a procura de um maior esbater das desigualdades e da construção de uma maior rede de protecção social. Sendo uma tarefa que naturalmente nunca estará concluída, não se pode falar de fracasso.
GostarGostar
Não será um mero problema de aritmética? Não se pode distribuir o que não foi criado (certo nível de riqueza) e, portanto, não existe.
GostarGostar
Não.Sinal de fracasso é haver no país mais rico do mundo milhões de pessoas expostas à crise e a perderem as suas casas e a não terem onde ir ao médico.Tudo se compara JM, não é possível medir o fracasso sem olhar para as alternativas.
GostarGostar