Saltar para o conteúdo

«É normal…..»

15 Março, 2009

gp«A presidência da Câmara de Matosinhos tem ao seu serviço três carros: dois de gama alta (um Audi 6 e um Audi 4 e um mais modesto (um Toyota Corolla). O carro que o presidente da câmara, Guilherme Pinto, utiliza diariamente nas representações oficiais é o Audi 6 que, à semelhança do Audi 4, foi adquirido pela autarquia em sistema de leasing em Junho de 2007. A partir dessa altura, o velho BMW 525 que esteve ao serviço do ex–presidente, Narciso Miranda, deixou de ter estatuto presidencial, embora ainda hoje seja utilizado.O Audi 4 foi o carro que Guilherme Pinto escolheu para se deslocar sempre que o motorista não está disponível. “Ambos os carros estão ao serviço da presidência”, declarou ao PÚBLICO o autarca socialista.
Quanto ao Toyota Corolla, é conduzido por outro motorista e é utilizado diariamente para levar e trazer as filhas do presidente à Escola Secundária Augusto Gomes. O velho Toyota de cor cinza é visto diariamente logo de manhã junto à escola. 
Confrontado ontem pelo PÚBLICO com esta situação, Guilherme Pinto disse que o carro faz parte da frota do serviço da câmara, mas que está adstrito à chefe de gabinete. Todavia, reconheceu que o carro é utilizado para transportar as suas duas filhas. «Às vezes, vou [à escola], mas, quando não as posso ir buscar, é normal que peça ajuda e seja utilizado um carro de serviço», declarou.» (Público, 13.03.08)
(Nota: da residência de GP à escola são 800 metros. Imagem d’O Leixão)

79 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 15:13

    nada comparável a slopes. pode continuar na chafurda. se quizer cromos para troca é só dizer.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 15:14

    # emendo por causa das moscas “quiser”

    Gostar

  3. Piscoiso's avatar
    15 Março, 2009 15:15

    A solução é a Câmara comprar umas bicicletas para as filhas do presidente e os filhos de toda a gente irem à escola.

    Gostar

  4. CAA's avatar
    15 Março, 2009 15:20

    Julgo que a notícia peca por defeito: há dias, garantiram-me que um município dos arredores do Porto tinha ao seu serviço 40 motoristas!

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 15:24

    não. o normal é adjudicar serviços de transporte escolar e receber comissão.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 15:27

    seu serviço 40 motoristas!
    onde está o espanto? já viu os carros do lixo andarem sózinhos.

    Gostar

  7. Piscoiso's avatar
    15 Março, 2009 15:40

    É sempre conveniente ter uma boa reserva de motoristas, por causa do alcool.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 15:59

    #4 você sabe o que é e para que serve um motorista? a carris tem 1.723 motoristas.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    15 Março, 2009 16:14

    8., não sabia que uma câmara era comparável a uma empresa de transportes. Mas presumo que qualquer negociata é possível, nos dias que correm.

    Caro Gabriel Silva, a maioria do povo gosta e queria estar no lugar deles, por isso não é de estranhar a sua complacência com estes e outros casos, bem piores.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 16:21

    não sabia que uma câmara era comparável a uma empresa de transportes
    então é ignorância a mais, porque todas as câmaras fazem transportes.

    Gostar

  11. paulo12's avatar
    paulo12 permalink
    15 Março, 2009 16:27

    Pois…vejam só o que seria se já existissem as regiões administrativas…mais não sei quantos políticos de carreira e filhos do sistema partidário a levarem “normalmente” à escola os filhos no carro do estado!

    Gostar

  12. ricardo nunes's avatar
    15 Março, 2009 16:51

    “é normal que peça ajuda e seja utilizado um carro de serviço»”

    normal que peça ajuda, tudo bem.

    normal ser usado um carro ao serviço do estado?!!!

    esta gente já nem consegue distinguir entre o certo e o errado!
    é impressionante!

    Gostar

  13. Zézito's avatar
    15 Março, 2009 16:53

    Qual a relação entre o “Magalhães” e o Freeport?

    Gostar

  14. Tété's avatar
    Tété permalink
    15 Março, 2009 16:55

    Pode o “direito à indignação” passar pelo assassinato deste tipo de políticos?
    Infelizmente já não há mais nada a fazer!

    Gostar

  15. JB's avatar
    15 Março, 2009 17:27

    «Quanto ao Toyota Corolla, é conduzido por outro motorista e é utilizado diariamente para levar e trazer as filhas do presidente à Escola Secundária Augusto Gomes»
    Autôr: el senor Guilherme P, el mayor de la vila de M.

    Num país a sério e depois da vinda disto a público, o cavalheiro já estaria na rua.
    Na antiquada corporacion del Exército, os poucos oficiais com direito a carro de serviço, usam-nos no trajecto serviço-casa-serviço. E parou.

    Estes chefes têm sorte. Num país decente, os meninos do papá e su driver, iriam passar a ser esperados à porta da escola. Com umas buzinadelas monumentais.

    Problema, é que nós somos girinos.
    “O quinto império”
    Mal chegou, Clément compreendeu a razão de ser de Portugal, precisamente a de não ter nenhuma (39)
    … nós somos púnicos, parecemo-nos comos mercenários de Amílcar e todos esses matreiros do mediterrâneo. Nós somos girinos… (49)
    Em português, as palavras são um simples meio de simpatia, ou o seu contrário. As pessoas perdem assim horas em conversas inúteis, só com o fim de garantir a sua estima recíproca (95)
    Uma das particularidades portuguesas: o gosto da pequena polícia, a que mantém relações sentimentais como povo. A sua arte de bisbilhotar, de procurar por trás, de inventar razões e causas, a um tempo teima de funcionário e regressão à inteligência infantil. Ou bem que os portugueses não fazem nada, ou bem que vão até ao último pormenor e, chegados aí, largam tudo como de costume (196)
    Cada cinquenta anos, o país sonha ser a primeira sociedade liberal avançada do mundo. Cada cinquenta anos, o libertário volta à superfície. Procura-se então um banqueiro ou um professor de economia capaz de casar meio século de bordel com O Espírito das Leis (223)
    Sem endereços e todos com o mesmo nome, obedecendo a dois ou três pequenos princípios, entre os quais o de inventarem títulos… (302)

    Dominique de Roux (1977, Paris)

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    15 Março, 2009 17:46

    .
    IRONIY&REAL TIMES:
    .

    Isso é mais carro menos carro. Igual ao litro quando não se ehtra com o papel para o pagar. Assim uma espécia de Sistema que “insemina” assim:
    .
    -Insemination fight ends in wife’s arrest
    Lésbica tenta inseminar a “esposa” com seringa
    http://www.berkshireeagle.com/ci_11893799
    .
    Note-se que até respeito o(a)s que são e são mesmo. O(a)s outro(a)s é “fandango ao poder”
    .

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Santo Pragal permalink
    15 Março, 2009 17:59

    o Rei da Jordania visita de Portugal a convite como não podia de ser do “despesista”

    Este Presidente sai caro, muito caro.

    O custo/beneficio é ZERO

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Impresário permalink
    15 Março, 2009 18:08

    Oferecemos transporte de crianças das 7.30 às 21 horas.
    Quer trabalhe 12 horas por dia quer passe o tempo a lambuzar as secretárias deixe de ter preocupações com a logística familiar. Nós transportamos os seus educandos para a escola, equitação ou catequese. Por cada 3 crianças tem direito a um passeio do avô ao domingo uma vez por mês e passeio diário do cão à hora do almoço.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    O Troglodita permalink
    15 Março, 2009 18:09

    JB
    Num país a sério e depois da vinda disto a público, o cavalheiro já estaria na rua.
    Na antiquada corporacion del Exército, os poucos oficiais com direito a carro de serviço, usam-nos no trajecto serviço-casa-serviço. E parou.

    Pois, nos tempos do famigerado “botas” era assim, no tempo “desta” democracia, é “assado”.
    Subscrevo as suas palavras, mas num país como este a saque desde o 25 de Abril, que esperava?
    Como disse acima o Ricardo Nunes:
    esta gente já nem consegue distinguir entre o certo e o errado!
    é impressionante!
    Todos os dias saem notícias de vigarices, são tantas que já não ligamos. Ao menos se a justiça funcionasse, e houvesse prisões efectivas….

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    15 Março, 2009 18:10

    Bem, perante o “post” e alguns comentários miseráveis, só chegamos a uma conclusão:

    – A depressão económica que se vai acentuar nos próximos anos, vai servir para extripar grande parte dos cancros “Guilhermes Pintos” que existem pelo país. Pois, o “Zé” quando vir que já nem dinheiro tem para pedir o “abatanado”, aí vai-se revoltar, e vai partir e incendiar tudo o que existir desse câncros, que agora dizem que são eleitos.

    A Democracia em Portugal, já só existe para eleger “cancros”, que se aproveitam do Obscurantismo que o Regime criou.

    Aguardemos opelas ondas de 15 metros do tsunami financeiro. É só esperar.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    15 Março, 2009 18:12

    Veja-se mais um dos “cancros”:

    Ministério da Educação fez a encomenda e tem o resultado esquecido numa sala fechada
    Trabalho de João Pedroso é quase só fotocópias de diplomas legais
    15.03.2009 – 09h28 José António Cerejo

    Meia centena de pastas cheias de fotocópias do Diário da República e de índices dos diplomas fotocopiados é praticamente tudo a que se resume o trabalho pelo qual o Ministério da Educação (ME) pagou cerca de 290 mil euros ao advogado João Pedroso (mais cerca de 20 mil a dois colegas).

    Os caixotes de papelão que guardam as pastas encontram-se no chão de uma sala poeirenta, vazia e fechada à chave, do 5.º andar do ministério, encostados a uma parede, sem qualquer uso ou préstimo.

    O objectivo dos dois contratos feitos com Pedroso — o ME considerou que o segundo foi cumprido em apenas 50 por cento, razão pela qual lhe pediu, em Novembro, a devolução de 133.100

    euros — consistia na “construção de um corpo unificado de regras jurídicas e de normativos harmonizados e sistematizados de Direito da Educação” até ao final de 2007.

    De acordo com um comunicado divulgado pelo ME em Novembro desse ano, quando a contratação de Pedroso foi tornada pública, o valor em causa foi calculado em função da “exigência técnica dos trabalhos, complexidade das tarefas, qualidade estipulada e recursos humanos e materiais a alocar às diferentes actividades”.

    A escolha daquele jurista, irmão de Paulo Pedroso e dirigente do PS, foi decidida pela ministra da Educação e justificada pelas “condições específicas e únicas” que reunia, e por ser um “especialista na área da Educação”. O Ministério Público está a investigar os contornos desta contratação, assim como a forma como os contratos foram ou não cumpridos.

    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1369252&idCanal=74

    Gostar

  22. olhão's avatar
    olhão permalink
    15 Março, 2009 18:28

    Pensamento do dia…

    Os autarcas Portugueses são os mais católicos do mundo.

    Não assinam nada sem levar um terço

    Gostar

  23. jpt's avatar
    jpt permalink
    15 Março, 2009 18:30

    Sim, acho normal. Não exageremos. Gostava de saber se todos estes moralistas são tão rigorosos nas suas vidas privadas, nunca estacionam no proibido, etc…. Qualquer dia estamos a perseguir políticos por levarem lápis pra casa. Eu quero que os pol´´iticos sejam pessoas normais, não queros anjinhos moralizantes que sirvam de exemplo aos comuns dos mortais.

    Podemos focar-nos nos casos verdadeiramente graves???

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 18:35

    Nós é que pagamos, para VER, estas “normalidades”!!
    #14 é capaz de ter razão, só à moda da Guiné
    #20 não há tsunami que arranque estas lapas do poder
    é só ver as sondagens…

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    15 Março, 2009 18:43

    Caro Jpt, o facto dos seus standards de comportamento serem baixos, não quer dizer que o dos restantes contribuintes também o sejam. Por exemplo, em relação ao código da estrada, conduzo como aprendi nas aulas, visto que me parece ser a maneira mais correcta para evitar acidentes e faltas de civismo, tão frequentes nas nossas estradas. Pelo que vejo, você deve ser daqueles que se está pouco a marimbar para quem tem a infelicidade de partilhar consigo a via PÚBLICA, bem ao estilo egoísta que os nossos conterrâneos se comprazem em cultivar.

    Acho que grande parte do nosso problema reside na dificuldade do português entender a coisa pública como sendo de TODOS, e não como sendo de NINGUÉM!

    “Podemos focar-nos nos casos verdadeiramente graves???” Estes pormenores, considerados por si insignificantes, não são desconexos com a restante cultura de pilhagem do erário público, são apenas mais um sintoma do que nos aflige.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    15 Março, 2009 18:48

    “#20 não há tsunami que arranque estas lapas do poder
    é só ver as sondagens…”

    Pois, o Marcello Caetano, em 1973, também vivia na “paz dos ceús”, depois, foi escorraçado!

    É só começar a faltar o tostão para pagar o cafézito e para pagar a “Bola”!

    Já viu, se 5% dos que dizem que votam no PS, mudarem para o Bloco? O BE fica quase com 20%.

    Lembro-me de Almeida Santos ter tirado 20% nas eleições.

    Gostar

  27. zedeportugal's avatar
    15 Março, 2009 18:49

    #23
    Na sua opinião abalizada opinião, quais são os “casos verdadeiramente graves”?
    A corrupção e o abuso de confiança não são legislados como crimes por causa da importância dos actos, mas por causa da qualidade desses actos. A pena a aplicar por esses crimes é que pode variar em função do prejuízo causado ao público.

    Gostar

  28. Miguel Lopes's avatar
    15 Março, 2009 18:52

    “da residência de GP á escola são 800 metros”

    à escola*

    Cumprimentos

    Gostar

  29. zedeportugal's avatar
    15 Março, 2009 18:55

    #22
    Muito bem visto.
    O terço… e o pedido… ao mártir (Zé pagante).

    Gostar

  30. jpt's avatar
    jpt permalink
    15 Março, 2009 18:59

    E qual é o problema de um carro da cÂmara leve os filhos do presidente À escola? Acham que seria seguro irem a pé, sabendo-se que são filhos do Presidente da câmara?

    Rxc: não, não conduzo irresponsavelmente, não sou é um moralista hipócrita.

    Gostar

  31. zedeportugal's avatar
    15 Março, 2009 19:04

    #30
    E qual é o problema de um carro da cÂmara leve os filhos do presidente À escola? Acham que seria seguro irem a pé, sabendo-se que são filhos do Presidente da câmara?

    E qual é o problema de um carro da câmara ir levar os meus filhos à escola?
    E qual é o problema do carro particular do sr. presidente da Câmara ir levar os filhos à escola?
    É esta mentalidade de terceiro mundo que mantém estes políticos no poder. Afinal, os cidadãos deste país só têm mesmo o que merecem.

    Gostar

  32. JB's avatar
    15 Março, 2009 19:05

    «E qual é o problema de um carro da cÂmara leve os filhos do presidente À escola? »

    E qual é o perigo, para o presidente da câmara e sus muchachos?
    Uma acção terrorista? Bin Laden?

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    15 Março, 2009 19:09

    Jpt, tem de me explicar onde vê o moralismo hipócrita. No seu caso, reconheço que não é hipócrita, é um daqueles que demonstra se dá bem com abusos de poder e faltas de ética. Muito em voga nos dias que correm…

    Gostar

  34. Amêijoa Fresca's avatar
    15 Março, 2009 19:11

    Tamanha é a promiscuidade
    que tudo é normal,
    a honradez é uma vacuidade
    com esta política abismal!

    Sem essas mordomias
    o mexilhão faz a sua vida,
    o despautério das nossas economias
    leva a conta bem devida!

    Medonha é a cumplicidade
    entre os tubarões políticos,
    o mexilhão foge à mendicidade
    destes responsáveis monolíticos!

    Gostar

  35. António Marquês's avatar
    António Marquês permalink
    15 Março, 2009 19:11

    Desculpem lá os comentadores anteriores do lado do irónico, mas isto merece umas quantas palavras a sério. É que, ao fim e ao cabo, é o dinheirinho dos nossos impostos que anda ali e que, de acordo com a Lei, deve ser empregue em fins que tenham a ver com os interesses das populações. Ora vejamos: aqui no Seixal, onde vivo, e em termos de carrinhos, é assim: cada um dos 5 vereadores a tempo inteiro, mais o presidente, têm um TOYOTA PRIUS (passe a publicidade…), sem motorista, durante toda a semana, inclusivé para as voltinhas com a família ao fim-de-semana. Quando em representação da Câmara, o presidente faz-se transportar num Mercedes, com motorista.
    No entanto, e sem menosprezar, antes pelo contrário, a “mama” atrás descrita, um outro aspecto do desperdício inacreditável a que está sujeito o nosso dinheirinho, através dos tais impostos e taxas que pagamos às autarquias, revela-se com a disponibiliza-
    ção de telemóveis que as Câmaras fazem indiscriminadamente aos seus funcionários, desde o Chefe do Departamento que, por mor das suas funções, nunca precisa de sair do seu gabinete, até ao mais vulgar dos funcionários que, só porque é da “cor”, tem que ser ajudado para as suas necessidades de comunicação. Na Câmara do Seixal existem distribuídos cerca de 320 telemóveis, com “plafons” mensais entre os 75 e os 125 euros pagos pela autarquia, mas que não invalida situações como a de determinados chefes de Divisão que gastam 100 contos por mês (vai à antiga para se perceber melhor) e não são chamados à pedra. Com isto tudo são cerca de 25.000 euros por mês, ou 60.000 contos por ano.
    Supondo que a média por Câmara anda nos 3.000 contos por mês (a do Seixal é uma das vinte maiores), isto vezes as tais mais de 300 (308 não é ?) dá por ano cerca de 900.000 contos ou 4.500.000 euros. E que tal?
    Que podemos fazer, vivendo em democracia, que, conforme dizia o Churchill, é o pior sistema político, com excepção de todos os outros? Denúncias sistemáticas? Queixas colectivas ao Ministério Público por má utilização dos dinheiros públicos? Abstenção nos actos eleitorais (mas há diferenças entre eles?)?
    Deixo o repto àqueles que, como eu, estão interessados na boa gestão dos nossos impostos (e desculpem lá a seca).

    Gostar

  36. LUSITÂNEA's avatar
    LUSITÂNEA permalink
    15 Março, 2009 19:13

    Tenham calma.Para os amigos tudo, para os inimigos nada e para resto cumpra-se a lei.Especialmente na parte dos impostos.Em Abril vou pagar o IMI actualizado na BOLHA.Reclamar?Dá cá 1500 euros…
    É o saque que permite o sobado que para aí anda a implantar-se…

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Impresário permalink
    15 Março, 2009 19:21

    Com licença de bossas senhorias gostaba de dizer o seguinte (é que certo e determinado tipo de conbersa cá a mim altera-me a personalidade de costume tão pacífica e altruísta):

    ENTÃO E AS CENTENAS DE MILHAR DE CARROS QUE AS EMPRESAS FORNECEM AOS QUADROS MÉDIOS E SUPERIORES LIBRES DE IMPOSTOS CARAGO? A MAMA NÃO SE RESTRINGE AO ESTADO Ó MURCÕES DE ORELHAS PELUDAS!

    Gostar

  38. Gonçalo Marques's avatar
    15 Março, 2009 19:21

    O Olhão resumiu o essencial da questão

    A lógica do pequeno feudo e da veneração, não das virtudes, mas das miserentas corruptelas, mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer na defesa de uma vida pública transparente

    Hoje em dia, já parece NORMAL que um Presidente de Câmara (ou qualquer outro titular de cargo público) tenha todas estas mordomias …

    Longe vão os tempos em que os Estadistas entravam e saíam com o mesmo saldo da sua conta bancária. Nesse aspecto, Oliveira Salazar dá uma “abada” a qualquer um dos políticos de hoje – pela honestidade e pela verticalidade.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 19:24

    quantos comentadores serão autarcas a pregar moralidade?
    gostava de conhecer uma autarquia onde não houvesse disto.
    não percebo tanta indignação por uma prática corrente que tem barbas.
    nunca vi nenhuma manifestação com cartazes aluzivos a estas práticas, será que vêm às manifs nos autocarros das câmaras?

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 19:26

    #39 corrijo “alusisvos”

    Gostar

  41. Luis Melo's avatar
    15 Março, 2009 19:30

    Quando era pequeno e andava no ciclo, conhecia o filho do então presidente da câmara de Santo Tirso (agora candidato do PS a Gaia) Joaquim Couto. Tinhamos aulas de natação em conjunto. Todos os dias, ele chegava á piscina no carro da autarquia, e depois saía no mesmo carro, com motorista.

    Quero com isto dizer que infelzmente, coisas destas acontecem em todo o lado. Significa isso que temos maus políticos e fracos homens por todo o país. E é por essas e por outras que Portugal está neste estado.

    Para quando uma mudança radical nos políticos? Atenção… eles estão lá agora, porque fomos nós que os pusemos lá… fomos nós que votamos neles… a culpa também é nossa…

    Depois riam-se do que diz Medina Carreira… ele é que tem razão…

    Gostar

  42. Karocha's avatar
    15 Março, 2009 19:40

    Caro Rxc
    Fico contente e feliz,por guiar como o ensinaram!
    Eu comecei a guiar mota aos 16,depois tirei a carta de automóvel e sei como ensinam, sou um horror a arrumar carros,são dias e horas a ensinar…
    Quando o camionista que vinha fora de mão,chocou comigo de frente, ainda bem que não sei arrumar carros,e conduzo bem, tive que pensar em segundos para não morrer Eu, e o meu filho mais velho…
    Cumprimentos
    Manuela Diaz-Bérrio

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    15 Março, 2009 19:44

    Têm que me fazer um “croquis”, para me explicar porque é que um Presidente de Camara tem que ter um motorista (com excepção para os que são cegos ou possuem alguma deficiência incapacitante)?

    Quanto mais motorista para os filhos….Será que o motorista do Presidente da Camara também pode levar os seus (do motorista) filhos à Escola?

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 19:45

    camionistas é do pior, cheiram a suor e são brutos.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 19:58

    #43 que eu saiba, não é obrigatória carta de condução para candidatura a autarca.

    Gostar

  46. Daniel's avatar
    Daniel permalink
    15 Março, 2009 19:59

    O Guilherme Pinto até é um bom autarca.

    E tem as filhas na escola pública. Para quem diz que os políticos são os primeiros a recorrer aos privados, tem aqui uma prova em contrário.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    15 Março, 2009 20:03

    de facto é infelizmente “normal” esta e muitas outras situações, por diversas vezes ja vi motoristas da CML a levar filhos do autarcas à escola onde os meus filhos andam, é normal…

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Confrade permalink
    15 Março, 2009 20:05

    #42 tu tens sangue azul ? O Blasfémias está muito bem frequentado!

    Gostar

  49. JMG's avatar
    JMG permalink
    15 Março, 2009 20:10

    Quanto ao fundo da questão, já gente suficiente deu para o peditório. Eu quero apenas precisar que nem o AUDI A6 nem muito menos o AUDI A4 são carros de “gama alta”. Eu sou o vaidoso proprietário de um A8, cujo preço dá para comprar mais de dois A4.
    Devo depreender que me desloco num carro de gama altíssima, muito alta, ou espampanantemente alta? Ó senhor autor do post, o A6 é um carro de gama média. O que evidentemente não muda nada quanto à questão em si.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 20:12

    #48 aqui é mais para o barão inox

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 20:29

    #49 dou-lhe €500,00 pelo chasso. não leve a mal o silva não percebe nada de carros, isto para ser credível tem de ser topo de gama ou alta cilindrada.

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    15 Março, 2009 21:10

    JMG, um A8 em Beverly Hills é gama média, suponho. Já no Burkina Faso, deve ser gama altíssima. Tendo em conta o PIB per capita português, será normal um autarca de uma cidade média ter esses carros ao seu serviço?

    Para o grunho do 37, mas quem é que manda na empresa? É o dono ou o Estado? Digo e repito, o português tem uma dificuldade enorme em distinguir o que é do domínio público e do privado.

    Karocha, em que medida é que respeitar as regras de trânsito é impeditivo de se ter reflexos rápidos e tomar decisões em décimas de segundo?

    Gostar

  53. Outro Grunho's avatar
    15 Março, 2009 21:37

    “Para o grunho do 37, mas quem é que manda na empresa? É o dono ou o Estado? Digo e repito, o português tem uma dificuldade enorme em distinguir o que é do domínio público e do privado.”

    São justamente os “empresários” e os “neo-liberais de favela” quem tem mais dificuldade em distinguir isso. Daí que os ditos carritos dos gestores privados são justamente roubados ao erário público. E esse é que é o problema de Portugal: a inexistência de uma verdadeira classe empresarial autónoma. Porquê? Porque os que tinham condições para cumprir essa função emigraram.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    15 Março, 2009 22:01

    “#43 que eu saiba, não é obrigatória carta de condução para candidatura a autarca.”

    Ainda há transportes públicos, para quem não sabe conduzir, ou não tem viatura própria.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    15 Março, 2009 22:16

    53., explique porque razão são roubados ao erário público. Daqui a pouco ainda nos vai tentar convencer de que são os funcionários públicos que criam a riqueza dum país, não? E os malandros dos trabalhadores do privado é que andam a viver as contas do sempre diligente e produtivo FP.

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 22:28

    #55 é uma teoria comuna. os privados têm carro da empresa porque roubam o estado.

    Gostar

  57. Anónimo's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 22:50

    O Santana quando foi presidente da Câmara de Lisboa comprou um Audi A12 (carro de presidente da república) que depois Carmona não quis utilizar quando substituiu Santana.
    Posteriormemte foi a leilão e na altura não houve interessados em comprá-lo. Para além desse carro, teria outros para outros serviços.
    Como se não bastasse, ainda tinha um palacete como residência “oficial”
    Acham pouco? Veem agora c falar de uns carritos que o p da cam de Matozinhos? E cadê os outros? Eu não concordo com tantas mordomias. Mas nas outras câmaras será didferente?
    São só bocas foleiras para atacar aqueles de quem não gostamos, não é verdade?

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    15 Março, 2009 22:59

    “Veem agora c falar de uns carritos que o p da cam de Matozinhos? E cadê os outros? Eu não concordo com tantas mordomias. Mas nas outras câmaras será didferente?
    São só bocas foleiras para atacar aqueles de quem não gostamos, não é verdade?”

    Porquê, não gosta que falem a verdade, sobre aqueles de que gosta?

    Os ladrões, não se medem aos palmos. Nem sequer, ao tamanho do carro!

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 22:59

    #57 Audi A8 4200 V8 quattro tiptronic feito por encomenda com extras como protecção anti-bala, bar com champanhe etc.

    Gostar

  60. Anónimo's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 23:02

    O Troglodita disse
    Você fala do que não sabe. Fui motorista de um coronel no tempo do Tono das botas . Logo de manha levava os 3 filhos ao colégio. Depois voltava para pegar o coronel. Deixava-o no café para tomar a bica da manhã. Tomava a bica, o engraxador engraxava-lhe os sapatos e lia o jornal. Deixava-o no quartel, e voltava a casa dele para levar a criada a fazer compras. De tarde, duas ou vezes por semana levava a esposa do coronel ao cabeleireiro. muitas vezes a levei a casa de amigas ou para tomar chá.
    O que é isto sr troglodita?

    Gostar

  61. JMG's avatar
    JMG permalink
    15 Março, 2009 23:21

    Rxc #52:
    Gama média ou alta é aquilo que as revistas da especialidade consideram gama média ou alta, e isso vale para aqui ou para o Burkina Faso. Problema diferente é saber que tipo de carro oficial deve ter o Presidente da Câmara de Matosinhos ou outro autarca qualquer. Se fosse eleitor em Matosinhos, não seria por causa do A6 que deixaria de votar no homem, sobretudo se o carro em questão fosse conservado até aos 300.000km, caso em que o custo para o erário público não seria substancialmente superior ao de um utilitário que fizesse, até ser trocado, metade dessa kilometragem. Outro tanto não digo da utilização de um bem público para fins particulares, como é o caso quando os meninos do Senhor Presidente são levados à escola num carro do Município. Isso sim é que é abuso.

    Impresário #37:
    O custo de aquisição de ligeiros de passageiros pelas empresas não é considerado, para efeitos de IRC, acima, salvo erro, de 25.000 Euros, que é menos do que o custo de, por exemplo, certas versões do Volkswagen Golf. Logo, sossegue: Os empresários e quadros que se passeiam em carros das empresas custaram às empresas uma fortuna em impostos. Por causa destas e doutras derrogações à taxa geral de IRC uma empresa que conheço pagou, em determinado ano, 86% sobre o resultado, a título de IRC. Mas já adivinho o que vai dizer: Se pagaram isso é porque roubaram muito mais.

    Gostar

  62. Anónimo's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 23:35

    J

    se eu não tivesse escrito isto:

    “Veem agora c falar de uns carritos que o p da cam de Matozinhos? E cadê os outros? Eu não concordo com tantas mordomias. Mas nas outras câmaras será didferente?
    São só bocas foleiras para atacar aqueles de quem não gostamos, não é verdade?”

    NÃO TINHAS TIDO ASSUNTO PARA COMENTAR. O RESTO, COMO TOCA NO TEU AMIGO SANTANA, NÃO MERECE COMENTÁRIO.

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    15 Março, 2009 23:37

    “sobretudo se o carro em questão fosse conservado até aos 300.000km, caso em que o custo para o erário público não seria substancialmente superior ao de um utilitário que fizesse, até ser trocado, metade dessa kilometragem.”
    onde é que você aprendeu a calcular o custo do km? os gajos que têm audis não sabem fazer contas ou são aldrabões.

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    Jea agora ainda mais 1 grunho permalink
    15 Março, 2009 23:53

    Caro 61

    O que o 37 lhe devia dizer é que não percebeu o que ele insinuou. Vá para a porta de uma das grandes empresas portuguesas e verificará que os quadros, além de usarem a mesma farpela, fazem-se transportar em carros standartizados. Os carros que, na maioria dos casos, constituem forma encapotada de remuneração que escapa ao IRS. Já para não falar em cartões de empresa, despesas de representação, senhas de reunião, senhas de gasolina, cartões GALP frota, jantares com meninas, Cartões do Clube de Golf, férias pagas, etc, etc.
    Mas claro que imagino o que gostaria que lhe tivessem perguntado: a empresa que pagou 86% … acha mesmo que corresponde à média nacional?

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    16 Março, 2009 00:06

    “NÃO TINHAS TIDO ASSUNTO PARA COMENTAR. O RESTO, COMO TOCA NO TEU AMIGO SANTANA, NÃO MERECE COMENTÁRIO”.

    Quem é o Sanatana? Só conheço o impoluto Zé, do Túnel!

    Gostar

  66. Internacional's avatar
    16 Março, 2009 00:07

    Os carros das empresas pagam IRC mas há por aí muita engenharia para amenizar a coisa. O problema no entanto não é esse. De facto Os empresários portugueses dependem em larga medida do estado. A única coisa que mantém o crescimento é o dinheiro da CE e 3 ou 4 investimentos estrangeiros. De resto são merceeiros mais ou menos inchados.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Tetra Lex permalink
    16 Março, 2009 00:23

    E porque não SMARTs?!… 2 lugares, o suficiente para o motorista e o sxô Presidente (patrão)! Fáceis de arrumar, baixo consumo, relativamente baratos e de “alta posição” de condução… claro!
    Já viram os equipamentos auto de certas autarquias, veículos 4×4, para utilização citadina e transporte de dois agentes municipais… deve ser para carregar as multas.
    Isto está é tudo muito mal contado. E vêm-nos depois dizer que somos um país pobre, blá, blá, blá… de gente mal (ou nada) formada (aqui até temos de concordar com eles)… Mas, são eles os mal formados, os que desbaratam o tal pouco que dizem termos e não nós, aqueles que nem ao trabalho temos direito.
    Enfim… isto fede!

    Gostar

  68. :-)'s avatar
    :-) permalink
    16 Março, 2009 00:58

    UI! QUE COISA TÃO GRAVE. O PAÍS VAI À FALÊNCIA COM TANTA IDA E VINDA À ESCOLA. QUE ESCÂNDALO! AS FILHAS DELE DEVERIAM IR A PÉ E AO ESTALO. OU MESMO PELOS CABELOS. AGORA DE CARRO? COM O DINHEIRINHO DOS IMPOSTOS QUE EU EVITO PAGAR? MEM PENSEM!

    ESTE POST É PÔR LAMA NA VENTOINHA…

    Gostar

  69. fado alexandrino's avatar
    16 Março, 2009 02:38

    Acho que grande parte do nosso problema reside na dificuldade do português entender a coisa pública como sendo de TODOS, e não como sendo de NINGUÉM!

    Errado.
    O problema (dos autarcas) é entenderem a coisa pública como DELES.

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    16 Março, 2009 09:30

    69. como eles acham que aquilo não é de ninguém, usam-no a seu bel-prazer. E se alguém se indignar contra o mau uso dado aos dinheiros públicos, vem sempre um 68. a dizer que é coisa pouca, o coitado do homem faz tanto pelo município (suponho que faça as obras com o dinheiro do seu bolso).

    Gostar

  71. DSC's avatar
    DSC permalink
    16 Março, 2009 09:33

    os privados são uns malandros. Ainda bem que têm cargas fiscais brutais que é para aprenderem, esses parasitas que não têm a mínima intenção de criar riqueza e postos de trabalho. Haviam de ir para o público para verem como se faz.

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Março, 2009 10:54

    #69 “O problema (dos autarcas) é entenderem a coisa pública como DELES.”
    a apropriação ou colectivização da coisa tem barbas, habituaram-se, reproduziram-se e agora são mais que as mães, no activo e na reforma. no tempo do botas untava-se um gajo por repartição, agora é a democratização da corrupção, do porteiro ao secretário do director-geral todos querem, com os mais variados pretextos, ele é pró partido, futebol, director-geral, liga dos amigos e não especificados. os mais empreendedores tem atendimento (despesas) no público e despacham (facturam) no privado. não há projecto que resista nem paciência que aguente, isto não vai lá nem há chapada, são muitos.

    Gostar

  73. celestine's avatar
    celestine permalink
    16 Março, 2009 10:55

    Ora então,
    se o xefe é esperto,
    ‘pourquoi’ o seu aprendiz não?

    Gostar

  74. isabeln's avatar
    isabeln permalink
    16 Março, 2009 11:29

    o que dizer do vereador da mesma câmara que seguindo o exemplo do chefe faz do motorista particular, empregado~de toda a família transportando as filhas para Espanha nas férias, à custa de todos nós?

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Março, 2009 11:44

    #74 “transportando as filhas para Espanha nas férias, à custa de todos nós?”
    isso está mal contado, ou má fé ou ignorância da sua parte.
    as filhas de um vereador em idade de ir passar férias a espanha fazem-no à custa de uma empresa que viu umas facilidades na aprovação de uma porra qualquer. onde é que já se viu mandar o motorista a espanha, só se for em elvas para ir comprar caramelos.

    Gostar

  76. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    16 Março, 2009 12:50

    #28
    done

    Gostar

  77. Piscoiso's avatar
    16 Março, 2009 13:03

    #38
    “Longe vão os tempos em que os Estadistas entravam e saíam com o mesmo saldo da sua conta bancária. Nesse aspecto, Oliveira Salazar dá uma “abada” a qualquer um dos políticos de hoje – pela honestidade e pela verticalidade.”

    Isso da conta bancária ter o mesmo saldo à saída e ao fim de 50 anos no poder, é realmente um milagre.

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    dói muito? isso passa permalink
    17 Março, 2009 11:58

    milagre é continuarmos todos a pagar impostos. se se fizesse uma greve ao pagamento de impostos por vários meses queria ver quem pagava as contas destes políticos

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    17 Março, 2009 16:50

    Alguem que foi apanhado a roubar: disse: a sociedade não ofertece escolha! ao presidente tambem não……….

    Gostar

Indigne-se aqui.