Quer dizer que vai chamar os trabalhadores portugueses que estão lá fora e expulsar os estrangeiros ou deixá-los no desmeprego. Está pirada. Quer apelar aquilo que aconteceu na inglaterra. É uma má política demagógica e mazinha.
Pequenos projectos, com forte incorporação de componente nacional, preferencialmente em parceria com as autarquias e demais parceiros locais/regionais, que estando mais próximos do terreno e das populações, têm uma maior percepção das necessidades reais das comunidades. Por exemplo: reabilitação de escolas, centros de saúde, tribunais, centros históricos, etc…
Em vez de se gastar o dinheiro em meia dúzia de projectos, que favorecem outras tantas grandes construtoras, representam encargos elevadíssimos para as próximas décadas e têm uma rendibilidade muito duvidosa, o gasto público é direccionado para um conjunto alargado de pequenos projectos, de curto prazo e com um impacto (espera-se…) real na melhoria de vida das populações.
A proposta já foi amplamente apresentada na CS, para quem a quis ouvir.
Quer dizer que há coerência no que afirmou.MFL sempre foi defensora da necessidade
do IP para projectos de pequena ou média dimensão, que mantenham ou criem emprego.
com mão de obra nacional e sem encargos futuros, quer dizer que não haverá ninguém para fazer nem dinheiro para pagar. aprendeu com a fenprof, avaliação sim, mas pois…
“Serbia has begun talks with the International Monetary Fund (IMF) to agree an emergency loan worth up to 2bn euros (£1.8bn).
The money will be used primarily to strengthen the country’s hard currency reserves and stabilise the local currency – the Serbian dinar.
“We need financial help to cover this year’s budget deficit,” said trade minister Slobodan Milosavljevic.
The talks are expected to last for up to 10 days, said Serbian officials. They added that the IMF was likely to insist on big cuts in Serbian public spending as a condition of the loan” BBC
Vocês lá chegarão e reformas nem vê-las, esperem por 2010.
Que há esperança e, simultaneamente, realismo no meio do longo intervalo publicitário e do imenso vendaval de mentiras que tem sido a governação PS.
– Esperança porque o investimento público é como a música: há o bom e o mau – o TGV é mau; o investimento (chamado reprodutivo) que permita dinamizar a criação de riqueza no país é bom
– Realismo porque Portugal só pode saír da grave crise em que se encontra se, em primeiro lugar, se preocupar com os cidadãos PORTUGUESES, dando-lhes trabalho e restringindo fortemente a imigração desregrada que tem invadido o nosso país
Se não temos pão para a mesa dos portugueses, quanto mais para dar vasão a tantos imigrantes!
Mas, claro, nós temos é que ser politicamente correctos e ocultar estas realidades porque senão, “Aqui d’el Rei!” que estamos a ser xenófobos, preconceituosos e outras coisas que tais …
Manuela Ferreira Leite diz o que pensa sem medo e diz muitas coisas que tanta gente gostava de dizer, mas não tem coragem, porque apenas raciocina em função de cálculos eleitorais!
Esta declaração vem na sequência de uma outra que MFL fez a semana passada, em que sustentou que o investimento deve ser feito em matérias-primas, mão de obra e “know-how” TODO ELE PORTUGUÊS para que não estejamos a alimentar outras economias que não a nossa e, por outro lado, para fazer crescer o PIB e o PNB.
“o investimento deve ser feito em matérias-primas, mão de obra e “know-how” TODO ELE PORTUGUÊS para que não estejamos a alimentar outras economias que não a nossa”
Estamos na UE-27, lembram-se? Pertencemos à NATO, lembram-se? E à OCDE, lembram-se? Reprsentamos menos de 1% do PIB da UE, lembram-se? Não etmos petróleo ou ouro, lembram-se? Não somos líderes em nenhuma indústria de ponta, lembram-se?
tgv não é bom. daqui a uns tempos a conjuntura é outra e depois mudamos de opinião, se der jeito.
alcochete é bom? não sei, pois… talvez, porra ficávamos com os terrenos empandeirados.
a isto chama-se coirência.
TGV para quê? Para poupar 30 minutos à excelente ligação em Alfa Pendular? Ou para alimentar ainda mais a farta economia madrilena?
De facto houve quem tivesse ficado com terrenos empandeirados … Tem razão …
Só que é preferível não ficarmos todos empandeirados a contruír uma obra em que se vai gastar dinheiro a rodos que pode muito bem ser aplicado, digo eu, em coisas REALMENTE IMPORTANTES como: Escolas, Laboratórios, Creches, Centros Sociais, Equipamentos Culturais e Turísticos
A conjuntura é sempre má quando se trata de obras que não trazem benefício REAL à nossa economia. Mas o segredo está na “coirência”
Não confunda os lucros (efémeros) de algumas empresas do Estado, com a dívida pública.
Escreveu sobre os lucros de algumas empresas públicas. Eu poderia escrever sobre os mega – prejuízos de várias empresas do Estado: CP, Refer, Carris, STCP, TAP, etc.
Quanto à moralização da vida pública……é um tema relevante, desde Eça, Antero e outros.
Como explica as derrapagens da Expo, do CCB, da Casa da Música, do Metro do Porto, do Metro de Lisboa, etc? Acha que são as empresas contratadas que metem dinheiro ao bolso? E quem as deixa meter o dinheiro ao bolso? Será que quem autoriza as derrapagens, também não fica com uma comissãozinha?
Nem o Juíz di Pietro e o Juíz Garzon, juntos, conseguiriam pôr os Senadores (Coelho & Loureiro) na ordem!
Terra para “J”, se tiver uma miríade de pequenos projectos “shovel ready”, com carácter local/regional, acha que a incorporação nacional será maior ou menor do que no elefante branco do TGV?
Já não temos a Sorefame/Bombardier, lembra-se? O TGV é deficitário em toda a Europa, lembra-se? Não é por fingirmos que somos ricos que passamos a sê-lo…
Centremo-nos em requalificar as nossas cidades e equipamentos sociais, que afectam directamente centenas de milhar de portugueses.
A septuagenária senhora pifou de vez daqueles neurónios!
Muda de opinião mais rápido que os seus gestores de dinheiros públicos e privados mudam de camisa.
Quando esteve no poleiro anunciaram o TGV com 5 linhas!! com direito a apresentação pomposa ao lado do Aznar..em 2003!
E não com 3 mas sim com 5 linhas!!!
…E o mais sensacional: DIZA ELA NA ALTURA QUE AQUELE ERA UM INVESTIMENTO INADIÁVEL E FUNDAMENTAL PARA O PAÍS, QUE IRÍA ORIGINAR UM CRESCIMENTO DO PIB ECONÓMICO EM MAIS DE 2%!!
E O FARÍA O DESEMPREGO BAIXAR NA ORDEM DOS 3%!!
Ora se o TGV era tudo isso nessa altura..quanto mais não será ele necessário agora?!
Quer dizer que vamos fazer pequenas obras , semear uns campos abandonados , limpar umas florestas e meter a pá , a enxada e outros instrumentos de trabalho na mão dos beneficários saudáveis do rsi. Vêm ? encargos futuros népia.
Eu não estava a confundir. Estava apenas a tentar ser criativo e arranjar algo que julgo importante: uma fonte de receita.
Quanto ao endividamento está coberto de razão – mas repare: só se pode pagar o passivo se gerarmos activos e para isso é preciso investir – e de preferência cá …
LOGO, voltamos ao mesmo: é preciso canalizar estas receitas que são MEGA (não me parece que sejam só os prejuízos) não para os bolsos dos srs. Faria de Oliveira, António Mexia e Luís Nazaré, mas para a prosperidade de todo o nosso país …
Quanto às derrapagens, uma vez mais, em absoluto de acordo consigo MAS, se reparar, foram muito mais valorizadas as “derrapagens” da Casa da Música, do Metro do Porto e as obras de reestruturação do Sá Carneiro.
E agora pergunto porquê?
Talvez pelo investimento que a Ryanair quer fazer, pelo sucesso do Metro do Porto e pela animação cultural que a Casa da Música trouxa à produção cultural do Norte do País
Em Portugal há uma instutuição nacional chamada “Inveja”
Eu jamais considerei que o TGV fosse um projecto de jeito! quando muito, a ligação Lisboa – Madrid, e mesmo isso, com muitas dúvidas!
O TGV, Lisboa – Porto, deveria merecer cadeia, a quem tomasse essa decisão.
Quanto aos pequenos projectos que propõe, não pode ser o Estado a criá-los.
O Estado deve: 1) eliminar a burocracia infindável da Segurança Social, dos Notários, do Fisco, das Conservatórias, etc.; 2) Reduzir drásticamente os impostos, para incentivar o investimento, nacional e estrangeiro; 3) apoiar estratégicamente alguns sectores, através de benefícios fiscais, como sejam: as actividades marítimas, pecuárias, agrícolas, silvícolas, etc.
As ondas das contradições na política são feitas do mesmo mar das “women on waves”
O que em 2004 poderia ser bom pode não o ser em 2009
Sobretudo se:
– as linhas propostas são erradas
– os custos são muito maiores
– as pioridades estratégicas estão erradas
E, sobretudo, quando depois de mais de uma década de governação socialista (Guterres + Sócrates) estamos mais pobres que nunca …
Se antes estávamos de tanga agora pouco mais nos sobra que o fio dental … Mais do que coerência cega (que nunca se consegue ter), o mais importante é ser-se inteligente e ver para lá das muralhas dos feudos da camisola partidária
Gonçalo, olhe que o que a MFL quer dizer é que as grandes obras são feitas à custa do dinheiro que tem que se pedir lá fora,para comprar tecnologia aos mesmos que nos emprestam a massa,garantindo emprego aos seus trabalhadores.E nós ficamos com a dívida,com investimentos que nesta altura não são precisos, e com PMEs sem trabalho.Capisci?
Eu preferi concentrar-me, na minha argumentação, na compoente “mão de obra nacional”, o que me levou à defesa dos nossos trabalhadores e do nosso mercado interno.
Mas, de facto, a questão do endividamento é a mais asfixiante desta equação.
Mesmo que o capital para investimento seja dado por bancos portugueses deve haver sempre uma percentagem de dinheiro externo … ATé no BCP de Carlos Santos Ferreira, até na CGD de Faria de OLiveira
Daí que me parece mais sensato o reinvestimento dos lucros obscenos das empresas públicas – CGD, EDP, CTT … et al …
«Parece que não se recorda que Sócrates “prometeu” não subir impostos!»
– RECORDO SIM SENHORA, MAS QUANDO SE DESCOBRIU QUE O DÉFICE DEIXADO PELA DIREITA COLIGADA (A Coligação da Tanga!) ERA BEM SUPERIOR AOS 4,1 ANUNCIADOS ELE TEVE QUE SUBIR O IVA EM 2% (o mesmo que a Coligação fez quando chegou ao poleiro..de 17 para 19%!)
AHH…NÃO TE CHEGUEI A DIZER QUAL FOI O DÉFICE QUE A MANUELA TENTOU ESCAMOTEAR?!
…FOI A MÓDICA CIFRA DE 6,83% !!! O MAIS VERGONHOSO DA EUROPA!
Isto é que eles foram credíveis a “mexer” nos Dinheiros Públicos (os nossos dinheiros!!)
j disse
«Parece que Sócrates não “prometeu”, criar 150.000 empregos líquidos!»
NÃO, NÃO “PROMETEU”..TINHA COMO META ESSA MARCA. MAS AINDA BEM QUE FALAS NISSO..CERTAMENTE SE ESTÁS INFORMADA SABES QUE ATÉ À CHEGADA DA MAIOR CRISE MUNDIAL DESDE 1929 (que a Oposição ainda não deu por ela!) SABES QUE O EMPREGO “LÍQUIDO” (entre o deve e o haver) …FORAM CERCA DE 133 MIL EMPREGOS!!! …NÃO FALTOU MUITO PARA ATINGIR A META.
AGORA DIZ-ME TU COMO É QUE QUERÍAS ATINGIR ESSA META QUANDO O QUE ESTÁ A ACONTECER EM PRACTICAMENTE TODO O MUNDO É O AUMENTO DO DESEMPREGO POR CAUSA DA CRISE MUNDIAL!
J disse
Parece que Sócrates não “prometeu” fazer a Ota!
PROMETEU SIM SENHORA, IRÍA DAR SEQUÊNCIA AO QUE OS ANTERIORES GOVERNOS TINHAM POR DECISÃO FAZER, BASEADOS EM ESTUDOS EM QUE TODOS INDICAVAM A OTA COMO A MELHOR ESCOLHA. SÓ QUE COMO TAMBÉM DEVES ESTAR RECORDADO (a menos que tenhas memória selectiva) HOUVE UM ESTUDO APRESENTADO À ÚLTIMA DA HORA PELOS EMPRESÁRIOS
E O QUE O GOVERNO FEZ?
DECIDIU E BEM DAR 6 MESES AO LNEC PARA FAZER O ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A OTA E ALCOCHETE.
E O GOVERNO SEGUIU A INDICAÇÃO DE ALCOCHETE PORQUE ESSA ERA, SEGUNDO O LNEC, A MELHOR ESCOLHA.
(Pelos vistos o que se soube recentemente é que os amigalhaços e os homens de confiança de Cavaco do do Psd no BPN, os Oliveiras e Costas e os Dias Loureiros…COMPRARAM 6.000 HECTARES À VOLTA DO AEROPORTO DE ALCOCHETE ANTES DE O LNEC ANUNCIAR A DECISÃO QUE LÁ ERA O MELHOR SÍTIO!!!
Agora percebo porque é que o Psd deixou de gostar da Ota, a localização que defenderam durante anos e anos!!)
Anónimo disse
16 Março, 2009 às 11:44 pm
“Quer dizer que vamos fazer pequenas obras , semear uns campos abandonados , limpar umas florestas e meter a pá , a enxada e outros instrumentos de trabalho na mão dos beneficários saudáveis do rsi. Vêm ? encargos futuros népia.”
É apenas impressão minha, ou há neste parágrafo uma nostalgia do PREC e da dinamização cultural?
.
Rumores:
.
…. they want to know where the money went. Who gave the orders to pull the plug and sink the system. They want names, dates, places, figures, and history going back years. They want to know who was behind all of this, when it started and where that person is now ..
.
tá tudo pendurado na economia dos states, quando a coisa mexer vamos todos a reboque e nessa altura vai tgv, aeroporto e o mais que se alembrarem, independentemente de quem governe. até lá vai haver muita conversa fiada e uns trocados para manutenção inadiável. o fundamental está guardado para a retoma. aceitam-se apostas.
Quer dizer que investimento público só com mão de obra nacional e sem custos em orçamentos futuros. Basta portanto um ucraniano nas redondezas e 1 euro de custo no orçamento de 2010, para a obra não se fazer.
facílimo de perceber. a frase está truncada, e deve ser lida com outras declarações. É q este governo(?) quer copiar as SCUTs: fazer obras agora e impingir os custos para daqui a uns anos largos. Quem vier a seguir que se amole. Não foi por isso q o PR devolveu em tempos o decreto sobre as estradas?
A malta quer é emprego e quando os privados se cortam é a vez do Estado intervir através do lançamento de Obra Pública.
Vem nos manuais
Já o afirmou Keynes
Já o afirmou o prémio nobel da Economia.
Já o afirmou Obama e a maior parte dos líderes mundias.
A malta quer é TRABALHO –> OBRA PÚBLICA PARA A FRENTE
E QUANTO MAIOR FOR OS EMPREENDIMENTOS MAIS EMPREGO E DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA!!
Caro Gonçalo, o problema de que ninguem fala (propositadamente) é a dívida externa! Neste momento para fazer face à dívida e ao desemprego, temos que apostar nas PMEs que são quem produz bens e serviços transacionáveis e exportáveis.Isso é que é dificil de fazer.Lançar grandes obras e ajudar os bancos é muito fácil.
.
“A malta quer é emprego e quando os privados se cortam é a vez do Estado intervir através do lançamento de Obra Pública”. Ficava mais barato pagar o ordenado em casa, o sarilho é arranjar o money e pagar a conta:
.
Ukraine and Lativia warn of financial disaster in the West if they are not helped http://www.telegraph.co.uk/finance/financetopics/g20-summit/4995384/Ukraine-and-
Lativia-warn-of-financial-disaster-in-the-West-if-they-are-not-helped.html
.
Tanta teoria keynesiana, academismo e tal mas a unica solução que conseguiram arranjar até agora foi a da fabriqueta de “offset” a imprimir papel. É muito curto, nem sequer arranha a solução da Crise que continua a agravar-se descontroladamente. Os ‘submarinos e os galões’ parece que já se meteram ao barulho ….
.
Quem quizer a maioria nas proximas eleições é simples: tomar as medidas fiscais de forte baixa de impostos e amnistia fiscal que todos andam a fugir desde Setempbro passado. Ou exigi-las rigorosamente no caso da Oposição. O resto é repetir no discurso politico o que os Cidadãos dizem na rua. Nem aquece nem arrefece para motivar os eleitores a votar.
46., então o Estado que me pague para eu ficar em casa a cavar buracos no meu terreno. É trabalho, certo? Faz sentido na sua cabecinha, certo? Ou seja, se estivermos mal de finanças, o que devemos fazer é aumentarmos cada vez mais a dívida que temos, em projectos que não precisamos? Já agora, porque não propõe que o BCE imprima dinheiro e o distribua pela população, para que fiquemos todos ricos? Era mais simples e escusávamos de gastar recursos…
E olhe, não foi só o “no longo prazo estamos todos mortos” do Keynes que ganhou o Nobel da economia certo? Hayek também o ganhou, e com uma visão radicalmente diferente. Instrua-se e não faça essas figuras.
Quer dizer que a senhora está desfasada em relação à realidade económica, europeia e tansatlântica, onde o nosso país se inclui, e que tem uma fórmula mágica para nos tirar do lodo, não a revelando contudo, preferindo guardá-la egoisticamente só para si.
Calma, tratou-se tao somente de uma reaccao pavloviana do CAA. O CAA tambem tem alguns genes da extrema esquerda que lhe dao para este “brainless posting”. Ja o Pedro Sales disse o mesmo que o CAA..
Tenho muito pena que o PS não tivesse vencido as eleições de 2001 (as do pântano!). Se tal tivesse ocorrido, deixavam de dizer disparates sobre a governação de Manuela Ferreira Leite como ministra das Finanças. Se tudo estivesse bem, por essa altura, a tralha guterrista não teria abandonado o barco como fez.
O que se tentou, nessa altura, foi tentar salvar uma situação orçamental deplorável, perante os critérios (nada flexiveis ao tempo) da UE!
A tralha Guterrista, incluindo o Grande Líder, julga que a malta se esquece de que: 1) o PS “Governou” durante 10 dos últimos 13 anos; 2) A “governação” do Cardeal Pina é isentada do mega-déficit das contas públicas.
Mas, a memória só se apaga para: os apaniguados ou para os que têm poucos neurónios!
A conselheira do director-geral do FMI, Teresa Ter-Minassian, numa conferência do IDEFE realizada hoje em Lisboa, revelou as novas projecções do FMI, que apontam para uma queda de 0,6% do PIB mundial este ano, e de 3,2% na Zona Euro.
“Estou muito receoso depois disto”, disse o antigo ministro das Finanças, acrescentando que “Portugal não vai contrair 1,6% [últimas previsões do Banco de Portugal e Governo], vai contrair muito mais”.
Silva Lopes diz que com este nível de crescimento do défice será maior 3,9% previstos pelo Governo.
O antigo Governador do Banco de Portugal também criticou os investimentos públicos que estão previstos. “Vai ser inaugurada uma terceira ponte e a decisão nem está estudada”, disse.
“Quando um ministro faz um investimento”, pede a avaliação a um consultor “que lhe faz o que ele quer”, afirmou Silva Lopes.
O economista considera que “é urgente criar organismos capazes de avaliar a despesa pública”.
Lusitana Antiga Liberdade disse
17 Março, 2009 às 11:15 am
Tenho muito pena que o PS não tivesse vencido as eleições de 2001 (as do pântano!). Se tal tivesse ocorrido, deixavam de dizer disparates sobre a governação de Manuela Ferreira Leite como ministra das Finanças.
A falar assim até parece que este governo assumiu o poder no melhor dos mundos. Durão Barroso PROMETEU UM CHOQUE FISCAL. MEUS SENHORES A VOSSA MEMÓRIA É MUITO SELECTIVA:
Durante o tempo em que durou o governo da tanga, fartaram-se de dizer que havia indicadores que a política económica estava no bom caminho. Ora merda para o bom caminho. ATÉ HOJE
.
#51, ao acerte a cabecinha:
.
A Grande Depressão de 1929 foi solucionada pela II Guerra Mundial. Nisso Keynes foi zero. Quantos Nobeis de Economia quere que dizem o oposto de Keynes ?
.
“Ficaria mais barato pagar o ordenado em casa”. Obvio, não teria de aumentar exponencialmente mais divida externa para pagar a “parte de leão”. As importações que Investimento Publico deficientemente ajustado ao interesses e prioridades nacionais restrito a pouquissimas componentes produtivas nacionais e sem originar emprego sustentado Português. Mais “bubles”.
.
Activar todas as componentes produtivas nacionais, originar mais emprego sustentado, cessar os encerramentos empresariais, parar e reduzir massivamente o desemprego. Só reacendendo a Economia com forte baixa generalizada de Impostos, Amnistia Fiscal para sanear a situação fabricando um novo Tecido Economico Português fortemente atrativo a novas inciativas e bom investimento externo.
.
O resto que conclui são especulações intelectuais apimentadas ou pretensões adivinhatórias sobre o que outros pensam.
.
“imprima dinheiro e o distribua pela população”. Tem alguma duvida que é a realidade actual com a fabricação em offset do “Money thin air” ?
.
Kondratieff e a Crise das Tulipas explicam bem o ciclo da actual Crise Recessão-Deflação-Depressão.
.
A sua memória é que parece selectiva e muito!
Quem governou quase 11 dos últimos 13 anos? Quando é que as contas públicas se começaramm a descontrolar? Quem é que prometeu: Diminuir impostos? Colocar Portugal ao nível do crescimento europeu? Aumentar o número de empregados em 150.000? Equilibrar as contas públicas? Ter uma Educação de excelência?
#58 e #60.
.
então parce-nos a nós leitores que ambos estão de acordo: HOJE É PRECISO UM VIOLENTO CHOQUE FISCAL pois perderam-se as oportunidades passadas de resolver com ligeiras baixas de impostos.
.
É o que querem ambos dizer ?
.
O medo que os socialistas tem das palavras de MFL, vê-se quando ela abre a boca, vem os cachorros socialistas todos a morder da forma mais disparatafda, como se este governo não estive-se a abarrotar de idiotas………
59., não deve ter lido bem o que escrevi…Não sou eu que defendo grandes pacotes de suposto “estímulo” à economia. Quem cria empregos é o sector privado (a menos que se pretenda viver num regime socialista, tipo URSS ou Cuba).
Mal por mal, prefiro um estímulo como pretende MFL, em contraponto com a megalomania persistente do Socrático. Comecem por pagar as dívidas do Estado à economia privada e vai ver que a economia espevita logo!
Quer dizer que “digo o que for preciso, venha de lá mas é o voto que eu digo o que for preciso…depois vê-se”!
O povo é ceguinho ceguinho, que até faz dó….
Eu vou mas é para Angola!
Bafo’s
HOJE É PRECISO UM VIOLENTO CHOQUE FISCAL
não é nada, não concordo cartago. eu sou da teoria de um violento choque eléctrico, de ALTA TENSÃO, aí dos 150.000 volts.
Atão p’ra q’e que servem as centrais fotovoltaicas que se construíram
Vendemos novas tecnologias(painéis de energia solar)para todo o mundo, só fomos maiores no tempo do mapa COR-DE-ROSA.
Já não me lembro do MAPA COR-DE-LARANJA… referia-se a quê? dar laranjas a quem tem reformas de 200 euros? é que não me lembro mesmo, deve ser do alzheimer
E porque pagaram 165 milhões de bónus á AIG que está nafalência…quando recebeu do estado americano 175 milhões de euros…assimtambém vou trabalhar por objectivos….
“O medo que os socialistas têm das palavras de MFL, vê-se quando ela abre a boca, vem os cachorros socialistas todos a morder da forma mais disparatafda, como se este governo não estive-se a abarrotar de idiotas………”
Caro Tribunus
Bravo! Fez uma excelente síntese!
Basta ver que Augusto Santos Silva, o majestoso cão de fila socrático, qual teleponto malhão, se apressa sempre a comentar declarações de MFL que ainda não conhece, nem ouviu.
Ora se ela fosse pouco credível, como eles dizem à boca cheia (talvez para se convencerem que é verdade) acaso os responsáveis da cáfila socrática acotovelar-se-iam na resposta ao que MFL diz: ele é Santos Silva, ele é Canas, ele é Silva Pereira, enfim …
Mas MFL, como sempre, vai fazendo aquilo que lhe compete: estar acima da mediocridade que, presentemente, nos governa
A falar assim até parece que este governo assumiu o poder no melhor dos mundos. Durão Barroso PROMETEU UM CHOQUE FISCAL. MEUS SENHORES A VOSSA MEMÓRIA É MUITO SELECTIVA:
Durante o tempo em que durou o governo da tanga, fartaram-se de dizer que havia indicadores que a política económica estava no bom caminho. Ora merda para o bom caminho. ATÉ HOJE
Não sendo eu adepto de Sóctres, eu penso que as palavras da “dama de pau carunchoso” não assustam minimamente ninguém no PS. O que ela diz, não passa de uma voz que brada no deserto sem fazer mossa.
Com maioria absoluta, para Sócrates são os cães a ladrar e a caravana a passar. Ele não liga peva.
As maiorias absolutas servem para: quero, posso e mando. Foi com Cavaco, com Durão/Santana/Portas,agora com Sócrates.
Ele pode dar-se ao luxo de não ligar peva enquanto for maioria …
Mas, E DEPOIS?
Já agora, se não há medo, porque não desvalorizam eles as posições de MFL em vez de estarem, sistematicamente, a comentar e retorcer as suas declarações.
#72 óh chefe! tenha lá calma. escusa de falar alto. já sabemos que a senhora é honesta e que fala verdade. ainda há pouco queixava-se na tv que ninguém a ouve e que o governo não liga peva às suas propostas. será obrigatório ter que a ouvir e suposto o governo valorizar ou implementar ideias da oposição. já tou a ver o final disto: perdemos as eleições por culpa do ps. peçam ao malegre que ele dá uma ajuda.
Quando se é egocêntrico e se acha que está sempre certo, não se aceitam as críticas, não é verdade?
O problema não é o Governo não ouvir (isso já nós sabemos que não ouve) – a grande questão é a falta de honestidade intelectual que está presente na seguinte atitude: MFL sempre chamou a atenção para a necessidade de apoiar as PME’s, de baixar o IVA sobre as empresas e acabar com o pagamento especial por conta.
Na altura, caiu o Carmo e a Trindade porque era uma proposta eleitoralista … No entanto, agora, é defendida por pessoas ligadas ao PS e por membros da próporia clique socrática …
Isto é que frustra MFL: estar certa, ninguém no Governo ter a humildade de o reconhecer e, ainda por cima, encomendarem-se sondagens falsas e mnentirosas que dão SEMPRE uma tendência de subida ao PS e de descida ao PSD desde que MFL está na Presidência do PSD …
Não lhe parece coincidência a mais?
“já tou a ver o final disto: perdemos as eleições por culpa do ps. peçam ao malegre que ele dá uma ajuda”.
Não me parece que as eleições estejam já decididas sem o voto popular se pronunciar. Se dá tanto jeito invocar a toda a hora o veredicto popular de 2005 (onde já lá vai!), parece-me que temos de usar de igual prudência e desportivismo eleitoral agora.
Há muitas casas sem pão, muita miséria e muito desemprego … E o défice ultrapassará os 4% do PIB … E o endividamento já representa cerca de 50% do PIB … E o pensamento único prevalece
#74 “Há muitas casas sem pão, muita miséria e muito desemprego … E o défice ultrapassará os 4% do PIB … E o endividamento já representa cerca de 50% do PIB …”
o psd apostou na desgraça para ganhar eleições, mas a desgraça teima em aparecer, daí que a mensagem não passa. se adiarem as eleições pode ser que funcione.
“encomendarem-se sondagens falsas e mnentirosas”
pode ser mais específico, quem encomendou, pagou, falseou ou mentiu? acredita nisso ou foi o pavlov que lhe telefonou?
acho que se limita a fazer copia&pasta do pensamento dos pachecos,rangeis&ca. e argumenta com recortes de jornais, linha oficial do partido.
74., é uma estratégia recorrente. Veja o que se passou com a proposta para o casamento entre pessoas do mesmo sexo, da autoria do BE e PEV, de Outubro passado. O PS não aprovou a proposta para vir agora, em tempos de eleições, pavonear-se como o grande paladino da “esquerda moderna” das liberdades e das causas fracturantes. Esperemos que os interessados não tenham memória curta e não vão em cantigas…
70. quem governou 11 dos últimos 14 anos?
68. tem de aprender a distinguir entre milhões e milhares de milhões de dólares. Talvez um curso Novas Oportunidades o ajude (não obstante a lata enorme que é preciso ter para se auto-atribuírem bónus, depois de terem levado a empresa à falência!).
“o psd apostou na desgraça para ganhar eleições, mas a desgraça teima em aparecer, daí que a mensagem não passa. se adiarem as eleições pode ser que funcione”.
A Realidade está à vista de todos (até dos mais cegos). Só não vê quem não quer! Ou vai dizer-me que o que escrevi é mentira …
O PSD não precisa de apostar na desgraça. A situação de Portugal é que é uma desgraça. Quem o diz: pessoas sensatas e lúcidas como Medina Carreira, uma Conselheira do FMI hoje e todos os que vêem para lá das grades do Largo do Rato ou outras ratarias …
“pode ser mais específico, quem encomendou, pagou, falseou ou mentiu? acredita nisso ou foi o pavlov que lhe telefonou?”
Muito fácil: membros do PS que são líderes de empresas de sondagens
Quer nomes? Rui Oliveira e Costa
Quer empresas? Eurosondagem
“acho que se limita a fazer copia&pasta do pensamento dos pachecos,rangeis&ca. e argumenta com recortes de jornais, linha oficial do partido”.
Graças a Deus penso pela minha cabeça, por muito mérito que tenham as suas cabeças pensantes que anteriormente mencionou. Felizmente a minha coutada é muito mais vasta que o perímetro da São Caetano à Lapa …
Argumento com factos, nada mais que isso. Os recortes de jornais são falíveis enquanto Santos Silva e a sua censura (in)formal subsistirem …
Moral da História: A sua cegueira é monumental. Recomendo uns óculos com palas menores.
Be my guest!
Os óculos novos da patroa podem ser recauchutados, podem ser “old-fashioned” e até, horríveis, num primeiro olhar, mas acho que os prefiro a umas belas lentes de contacto que me põem os olhos azuis e depois me fazem arder os olhos durante várias décadas
“O que é que isto quer dizer?”
Não sabe ler?
GostarGostar
Esta dama de pau carunchoso não deixa de me surpreender.Uma no ravo e três na ferradura.
GostarGostar
Esta dama de pau carunchoso não deixa de me surpreender.Uma no cravo e três na ferradura.
GostarGostar
O discurso estava óptimo, até à parte da mão de obra nacional. Estragou tudo com o comentário fásssista…
GostarGostar
Quer dizer que vai chamar os trabalhadores portugueses que estão lá fora e expulsar os estrangeiros ou deixá-los no desmeprego. Está pirada. Quer apelar aquilo que aconteceu na inglaterra. É uma má política demagógica e mazinha.
GostarGostar
É o cahmado proteccionismo aquilo que diz que é contra e ao mesmo tempo a favor. É a chamada com a verdade me enganas. Falsa…..
GostarGostar
Quando tudo começar a cair vocês ainda vão chamar pela senhora.
GostarGostar
grandes obras não pode ser por causa das comissões.
GostarGostar
Pequenos projectos, com forte incorporação de componente nacional, preferencialmente em parceria com as autarquias e demais parceiros locais/regionais, que estando mais próximos do terreno e das populações, têm uma maior percepção das necessidades reais das comunidades. Por exemplo: reabilitação de escolas, centros de saúde, tribunais, centros históricos, etc…
Em vez de se gastar o dinheiro em meia dúzia de projectos, que favorecem outras tantas grandes construtoras, representam encargos elevadíssimos para as próximas décadas e têm uma rendibilidade muito duvidosa, o gasto público é direccionado para um conjunto alargado de pequenos projectos, de curto prazo e com um impacto (espera-se…) real na melhoria de vida das populações.
A proposta já foi amplamente apresentada na CS, para quem a quis ouvir.
GostarGostar
Quer dizer que há coerência no que afirmou.MFL sempre foi defensora da necessidade
do IP para projectos de pequena ou média dimensão, que mantenham ou criem emprego.
GostarGostar
com mão de obra nacional e sem encargos futuros, quer dizer que não haverá ninguém para fazer nem dinheiro para pagar. aprendeu com a fenprof, avaliação sim, mas pois…
GostarGostar
Leiam meus senhores e vejam lá se isto dá para entender…tenhop mpara mim que estamos todos a ficar esquizofrénicos ou algo pior…
GostarGostar
O que eu gostava era que alguém me explicasse, como se faz obra pública num estado deficitário sem encargos futuros?
GostarGostar
“Serbia has begun talks with the International Monetary Fund (IMF) to agree an emergency loan worth up to 2bn euros (£1.8bn).
The money will be used primarily to strengthen the country’s hard currency reserves and stabilise the local currency – the Serbian dinar.
“We need financial help to cover this year’s budget deficit,” said trade minister Slobodan Milosavljevic.
The talks are expected to last for up to 10 days, said Serbian officials. They added that the IMF was likely to insist on big cuts in Serbian public spending as a condition of the loan” BBC
Vocês lá chegarão e reformas nem vê-las, esperem por 2010.
GostarGostar
Significa algo muito simples:
Que há esperança e, simultaneamente, realismo no meio do longo intervalo publicitário e do imenso vendaval de mentiras que tem sido a governação PS.
– Esperança porque o investimento público é como a música: há o bom e o mau – o TGV é mau; o investimento (chamado reprodutivo) que permita dinamizar a criação de riqueza no país é bom
– Realismo porque Portugal só pode saír da grave crise em que se encontra se, em primeiro lugar, se preocupar com os cidadãos PORTUGUESES, dando-lhes trabalho e restringindo fortemente a imigração desregrada que tem invadido o nosso país
Se não temos pão para a mesa dos portugueses, quanto mais para dar vasão a tantos imigrantes!
Mas, claro, nós temos é que ser politicamente correctos e ocultar estas realidades porque senão, “Aqui d’el Rei!” que estamos a ser xenófobos, preconceituosos e outras coisas que tais …
Manuela Ferreira Leite diz o que pensa sem medo e diz muitas coisas que tanta gente gostava de dizer, mas não tem coragem, porque apenas raciocina em função de cálculos eleitorais!
GostarGostar
Esta declaração vem na sequência de uma outra que MFL fez a semana passada, em que sustentou que o investimento deve ser feito em matérias-primas, mão de obra e “know-how” TODO ELE PORTUGUÊS para que não estejamos a alimentar outras economias que não a nossa e, por outro lado, para fazer crescer o PIB e o PNB.
GostarGostar
Dá-me licença que subscreva esta frase:
“O que eu gostava era que alguém me explicasse, como se faz obra pública num estado deficitário sem encargos futuros?”
GostarGostar
“o investimento deve ser feito em matérias-primas, mão de obra e “know-how” TODO ELE PORTUGUÊS para que não estejamos a alimentar outras economias que não a nossa”
Alô, alô, planeta Terra, daqui Marte!
GostarGostar
Estamos na UE-27, lembram-se? Pertencemos à NATO, lembram-se? E à OCDE, lembram-se? Reprsentamos menos de 1% do PIB da UE, lembram-se? Não etmos petróleo ou ouro, lembram-se? Não somos líderes em nenhuma indústria de ponta, lembram-se?
GostarGostar
Não vi ninguém criticar o ministro da economia, quando este disse que deveríamos, no supermercado, preferir produtos oriundos de Portugal….
Quanta incoerência…
GostarGostar
“o ministro da economia”
Quem é? Economia?
GostarGostar
Quer dizer que não se faz…
GostarGostar
tgv não é bom. daqui a uns tempos a conjuntura é outra e depois mudamos de opinião, se der jeito.
alcochete é bom? não sei, pois… talvez, porra ficávamos com os terrenos empandeirados.
a isto chama-se coirência.
GostarGostar
Caro J
“O que eu gostava era que alguém me explicasse, como se faz obra pública num estado deficitário sem encargos futuros?”
Aplicando os lucros fabulosos da Caixa Geral de Depósitos, dos CTT, da EDP … quer mais casos?
São empresas públicas que se comportam como milionárias só que com uma agravante: com dinheiros públicos
Palavra-chave: MORALIZAÇÃO DA VIDA PÚBLICA
A minha esperança: É POSSÍVEL
GostarGostar
Anónimo
TGV para quê? Para poupar 30 minutos à excelente ligação em Alfa Pendular? Ou para alimentar ainda mais a farta economia madrilena?
De facto houve quem tivesse ficado com terrenos empandeirados … Tem razão …
Só que é preferível não ficarmos todos empandeirados a contruír uma obra em que se vai gastar dinheiro a rodos que pode muito bem ser aplicado, digo eu, em coisas REALMENTE IMPORTANTES como: Escolas, Laboratórios, Creches, Centros Sociais, Equipamentos Culturais e Turísticos
A conjuntura é sempre má quando se trata de obras que não trazem benefício REAL à nossa economia. Mas o segredo está na “coirência”
GostarGostar
Caro Gonçalo Marques,
Não confunda os lucros (efémeros) de algumas empresas do Estado, com a dívida pública.
Escreveu sobre os lucros de algumas empresas públicas. Eu poderia escrever sobre os mega – prejuízos de várias empresas do Estado: CP, Refer, Carris, STCP, TAP, etc.
Quanto à moralização da vida pública……é um tema relevante, desde Eça, Antero e outros.
Como explica as derrapagens da Expo, do CCB, da Casa da Música, do Metro do Porto, do Metro de Lisboa, etc? Acha que são as empresas contratadas que metem dinheiro ao bolso? E quem as deixa meter o dinheiro ao bolso? Será que quem autoriza as derrapagens, também não fica com uma comissãozinha?
Nem o Juíz di Pietro e o Juíz Garzon, juntos, conseguiriam pôr os Senadores (Coelho & Loureiro) na ordem!
GostarGostar
quer dizer
bye, bye free trade
blue
GostarGostar
Terra para “J”, se tiver uma miríade de pequenos projectos “shovel ready”, com carácter local/regional, acha que a incorporação nacional será maior ou menor do que no elefante branco do TGV?
Já não temos a Sorefame/Bombardier, lembra-se? O TGV é deficitário em toda a Europa, lembra-se? Não é por fingirmos que somos ricos que passamos a sê-lo…
Centremo-nos em requalificar as nossas cidades e equipamentos sociais, que afectam directamente centenas de milhar de portugueses.
GostarGostar
A septuagenária senhora pifou de vez daqueles neurónios!
Muda de opinião mais rápido que os seus gestores de dinheiros públicos e privados mudam de camisa.
Quando esteve no poleiro anunciaram o TGV com 5 linhas!! com direito a apresentação pomposa ao lado do Aznar..em 2003!
E não com 3 mas sim com 5 linhas!!!
…E o mais sensacional: DIZA ELA NA ALTURA QUE AQUELE ERA UM INVESTIMENTO INADIÁVEL E FUNDAMENTAL PARA O PAÍS, QUE IRÍA ORIGINAR UM CRESCIMENTO DO PIB ECONÓMICO EM MAIS DE 2%!!
E O FARÍA O DESEMPREGO BAIXAR NA ORDEM DOS 3%!!
Ora se o TGV era tudo isso nessa altura..quanto mais não será ele necessário agora?!
GostarGostar
Quer dizer que vamos fazer pequenas obras , semear uns campos abandonados , limpar umas florestas e meter a pá , a enxada e outros instrumentos de trabalho na mão dos beneficários saudáveis do rsi. Vêm ? encargos futuros népia.
GostarGostar
Caty Waves disse
Parece que não se recorda que Sócrates “prometeu” não subir impostos!
Parece que Sócrates não “prometeu”, criar 150.000 empregos líquidos!
Parece que Sócrates não “prometeu” fazer a Ota!
Quer mais, minha Linda?
GostarGostar
Caro J
Eu não estava a confundir. Estava apenas a tentar ser criativo e arranjar algo que julgo importante: uma fonte de receita.
Quanto ao endividamento está coberto de razão – mas repare: só se pode pagar o passivo se gerarmos activos e para isso é preciso investir – e de preferência cá …
LOGO, voltamos ao mesmo: é preciso canalizar estas receitas que são MEGA (não me parece que sejam só os prejuízos) não para os bolsos dos srs. Faria de Oliveira, António Mexia e Luís Nazaré, mas para a prosperidade de todo o nosso país …
Quanto às derrapagens, uma vez mais, em absoluto de acordo consigo MAS, se reparar, foram muito mais valorizadas as “derrapagens” da Casa da Música, do Metro do Porto e as obras de reestruturação do Sá Carneiro.
E agora pergunto porquê?
Talvez pelo investimento que a Ryanair quer fazer, pelo sucesso do Metro do Porto e pela animação cultural que a Casa da Música trouxa à produção cultural do Norte do País
Em Portugal há uma instutuição nacional chamada “Inveja”
GostarGostar
RXC,
Eu jamais considerei que o TGV fosse um projecto de jeito! quando muito, a ligação Lisboa – Madrid, e mesmo isso, com muitas dúvidas!
O TGV, Lisboa – Porto, deveria merecer cadeia, a quem tomasse essa decisão.
Quanto aos pequenos projectos que propõe, não pode ser o Estado a criá-los.
O Estado deve: 1) eliminar a burocracia infindável da Segurança Social, dos Notários, do Fisco, das Conservatórias, etc.; 2) Reduzir drásticamente os impostos, para incentivar o investimento, nacional e estrangeiro; 3) apoiar estratégicamente alguns sectores, através de benefícios fiscais, como sejam: as actividades marítimas, pecuárias, agrícolas, silvícolas, etc.
GostarGostar
Caty Waves
As ondas das contradições na política são feitas do mesmo mar das “women on waves”
O que em 2004 poderia ser bom pode não o ser em 2009
Sobretudo se:
– as linhas propostas são erradas
– os custos são muito maiores
– as pioridades estratégicas estão erradas
E, sobretudo, quando depois de mais de uma década de governação socialista (Guterres + Sócrates) estamos mais pobres que nunca …
Se antes estávamos de tanga agora pouco mais nos sobra que o fio dental … Mais do que coerência cega (que nunca se consegue ter), o mais importante é ser-se inteligente e ver para lá das muralhas dos feudos da camisola partidária
GostarGostar
Gonçalo, olhe que o que a MFL quer dizer é que as grandes obras são feitas à custa do dinheiro que tem que se pedir lá fora,para comprar tecnologia aos mesmos que nos emprestam a massa,garantindo emprego aos seus trabalhadores.E nós ficamos com a dívida,com investimentos que nesta altura não são precisos, e com PMEs sem trabalho.Capisci?
GostarGostar
Caro Luís Moreira
É uma outra perspectiva … e bem interessante.
Eu preferi concentrar-me, na minha argumentação, na compoente “mão de obra nacional”, o que me levou à defesa dos nossos trabalhadores e do nosso mercado interno.
Mas, de facto, a questão do endividamento é a mais asfixiante desta equação.
GostarGostar
Mesmo que o capital para investimento seja dado por bancos portugueses deve haver sempre uma percentagem de dinheiro externo … ATé no BCP de Carlos Santos Ferreira, até na CGD de Faria de OLiveira
Daí que me parece mais sensato o reinvestimento dos lucros obscenos das empresas públicas – CGD, EDP, CTT … et al …
Não acha?
GostarGostar
J disse
«Parece que não se recorda que Sócrates “prometeu” não subir impostos!»
– RECORDO SIM SENHORA, MAS QUANDO SE DESCOBRIU QUE O DÉFICE DEIXADO PELA DIREITA COLIGADA (A Coligação da Tanga!) ERA BEM SUPERIOR AOS 4,1 ANUNCIADOS ELE TEVE QUE SUBIR O IVA EM 2% (o mesmo que a Coligação fez quando chegou ao poleiro..de 17 para 19%!)
AHH…NÃO TE CHEGUEI A DIZER QUAL FOI O DÉFICE QUE A MANUELA TENTOU ESCAMOTEAR?!
…FOI A MÓDICA CIFRA DE 6,83% !!! O MAIS VERGONHOSO DA EUROPA!
Isto é que eles foram credíveis a “mexer” nos Dinheiros Públicos (os nossos dinheiros!!)
j disse
«Parece que Sócrates não “prometeu”, criar 150.000 empregos líquidos!»
NÃO, NÃO “PROMETEU”..TINHA COMO META ESSA MARCA. MAS AINDA BEM QUE FALAS NISSO..CERTAMENTE SE ESTÁS INFORMADA SABES QUE ATÉ À CHEGADA DA MAIOR CRISE MUNDIAL DESDE 1929 (que a Oposição ainda não deu por ela!) SABES QUE O EMPREGO “LÍQUIDO” (entre o deve e o haver) …FORAM CERCA DE 133 MIL EMPREGOS!!! …NÃO FALTOU MUITO PARA ATINGIR A META.
AGORA DIZ-ME TU COMO É QUE QUERÍAS ATINGIR ESSA META QUANDO O QUE ESTÁ A ACONTECER EM PRACTICAMENTE TODO O MUNDO É O AUMENTO DO DESEMPREGO POR CAUSA DA CRISE MUNDIAL!
J disse
Parece que Sócrates não “prometeu” fazer a Ota!
PROMETEU SIM SENHORA, IRÍA DAR SEQUÊNCIA AO QUE OS ANTERIORES GOVERNOS TINHAM POR DECISÃO FAZER, BASEADOS EM ESTUDOS EM QUE TODOS INDICAVAM A OTA COMO A MELHOR ESCOLHA. SÓ QUE COMO TAMBÉM DEVES ESTAR RECORDADO (a menos que tenhas memória selectiva) HOUVE UM ESTUDO APRESENTADO À ÚLTIMA DA HORA PELOS EMPRESÁRIOS
GostarGostar
(continuação do post anterior)
…
E O QUE O GOVERNO FEZ?
DECIDIU E BEM DAR 6 MESES AO LNEC PARA FAZER O ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A OTA E ALCOCHETE.
E O GOVERNO SEGUIU A INDICAÇÃO DE ALCOCHETE PORQUE ESSA ERA, SEGUNDO O LNEC, A MELHOR ESCOLHA.
(Pelos vistos o que se soube recentemente é que os amigalhaços e os homens de confiança de Cavaco do do Psd no BPN, os Oliveiras e Costas e os Dias Loureiros…COMPRARAM 6.000 HECTARES À VOLTA DO AEROPORTO DE ALCOCHETE ANTES DE O LNEC ANUNCIAR A DECISÃO QUE LÁ ERA O MELHOR SÍTIO!!!
Agora percebo porque é que o Psd deixou de gostar da Ota, a localização que defenderam durante anos e anos!!)
GostarGostar
Anónimo disse
16 Março, 2009 às 11:44 pm
“Quer dizer que vamos fazer pequenas obras , semear uns campos abandonados , limpar umas florestas e meter a pá , a enxada e outros instrumentos de trabalho na mão dos beneficários saudáveis do rsi. Vêm ? encargos futuros népia.”
É apenas impressão minha, ou há neste parágrafo uma nostalgia do PREC e da dinamização cultural?
GostarGostar
.
Rumores:
.
…. they want to know where the money went. Who gave the orders to pull the plug and sink the system. They want names, dates, places, figures, and history going back years. They want to know who was behind all of this, when it started and where that person is now ..
.
GostarGostar
tá tudo pendurado na economia dos states, quando a coisa mexer vamos todos a reboque e nessa altura vai tgv, aeroporto e o mais que se alembrarem, independentemente de quem governe. até lá vai haver muita conversa fiada e uns trocados para manutenção inadiável. o fundamental está guardado para a retoma. aceitam-se apostas.
GostarGostar
Quer dizer que investimento público só com mão de obra nacional e sem custos em orçamentos futuros. Basta portanto um ucraniano nas redondezas e 1 euro de custo no orçamento de 2010, para a obra não se fazer.
GostarGostar
.
-Gordon Brown pledges G20 massive stimulus to get world trading again. Hiperinflação ou Forte Baixa Geeneralizada de Impostos ?
http://www.telegraph.co.uk/finance/financetopics/recession/4999773/
Gordon-Brown-pledges-G20-massive-stimulus-to-get-world-trading-again.html
.
Coffee: The New Health Food ? Alzheimer & Cª Lda
http://men.webmd.com/features/coffee-new-health-food
.
THE ZOMBIE BANK
http://www.markfiore.com/zombie_bank_0
.
GostarGostar
facílimo de perceber. a frase está truncada, e deve ser lida com outras declarações. É q este governo(?) quer copiar as SCUTs: fazer obras agora e impingir os custos para daqui a uns anos largos. Quem vier a seguir que se amole. Não foi por isso q o PR devolveu em tempos o decreto sobre as estradas?
GostarGostar
A malta quer é emprego e quando os privados se cortam é a vez do Estado intervir através do lançamento de Obra Pública.
Vem nos manuais
Já o afirmou Keynes
Já o afirmou o prémio nobel da Economia.
Já o afirmou Obama e a maior parte dos líderes mundias.
A malta quer é TRABALHO –> OBRA PÚBLICA PARA A FRENTE
E QUANTO MAIOR FOR OS EMPREENDIMENTOS MAIS EMPREGO E DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA!!
GostarGostar
Caro Gonçalo, o problema de que ninguem fala (propositadamente) é a dívida externa! Neste momento para fazer face à dívida e ao desemprego, temos que apostar nas PMEs que são quem produz bens e serviços transacionáveis e exportáveis.Isso é que é dificil de fazer.Lançar grandes obras e ajudar os bancos é muito fácil.
GostarGostar
.
“A malta quer é emprego e quando os privados se cortam é a vez do Estado intervir através do lançamento de Obra Pública”. Ficava mais barato pagar o ordenado em casa, o sarilho é arranjar o money e pagar a conta:
.
Ukraine and Lativia warn of financial disaster in the West if they are not helped
http://www.telegraph.co.uk/finance/financetopics/g20-summit/4995384/Ukraine-and-
Lativia-warn-of-financial-disaster-in-the-West-if-they-are-not-helped.html
.
Tanta teoria keynesiana, academismo e tal mas a unica solução que conseguiram arranjar até agora foi a da fabriqueta de “offset” a imprimir papel. É muito curto, nem sequer arranha a solução da Crise que continua a agravar-se descontroladamente. Os ‘submarinos e os galões’ parece que já se meteram ao barulho ….
.
Quem quizer a maioria nas proximas eleições é simples: tomar as medidas fiscais de forte baixa de impostos e amnistia fiscal que todos andam a fugir desde Setempbro passado. Ou exigi-las rigorosamente no caso da Oposição. O resto é repetir no discurso politico o que os Cidadãos dizem na rua. Nem aquece nem arrefece para motivar os eleitores a votar.
GostarGostar
TGV para Monte Gordo !!!!!!!!! JÁ !!!!!!!!
GostarGostar
CAA, talvez queira dizer o que lá está:
que não implique importações, tenha impacto imediato e não se tenha de andar a pagar durante 30 anos.
Haja paciência para o seu antiMFLismo. Continue assim e Sócrates agradece.
GostarGostar
46., então o Estado que me pague para eu ficar em casa a cavar buracos no meu terreno. É trabalho, certo? Faz sentido na sua cabecinha, certo? Ou seja, se estivermos mal de finanças, o que devemos fazer é aumentarmos cada vez mais a dívida que temos, em projectos que não precisamos? Já agora, porque não propõe que o BCE imprima dinheiro e o distribua pela população, para que fiquemos todos ricos? Era mais simples e escusávamos de gastar recursos…
E olhe, não foi só o “no longo prazo estamos todos mortos” do Keynes que ganhou o Nobel da economia certo? Hayek também o ganhou, e com uma visão radicalmente diferente. Instrua-se e não faça essas figuras.
Haja paciência para gente estúpida!
GostarGostar
Quer dizer que a senhora está desfasada em relação à realidade económica, europeia e tansatlântica, onde o nosso país se inclui, e que tem uma fórmula mágica para nos tirar do lodo, não a revelando contudo, preferindo guardá-la egoisticamente só para si.
GostarGostar
Calma, tratou-se tao somente de uma reaccao pavloviana do CAA. O CAA tambem tem alguns genes da extrema esquerda que lhe dao para este “brainless posting”. Ja o Pedro Sales disse o mesmo que o CAA..
GostarGostar
Tenho muito pena que o PS não tivesse vencido as eleições de 2001 (as do pântano!). Se tal tivesse ocorrido, deixavam de dizer disparates sobre a governação de Manuela Ferreira Leite como ministra das Finanças. Se tudo estivesse bem, por essa altura, a tralha guterrista não teria abandonado o barco como fez.
O que se tentou, nessa altura, foi tentar salvar uma situação orçamental deplorável, perante os critérios (nada flexiveis ao tempo) da UE!
GostarGostar
A tralha Guterrista, incluindo o Grande Líder, julga que a malta se esquece de que: 1) o PS “Governou” durante 10 dos últimos 13 anos; 2) A “governação” do Cardeal Pina é isentada do mega-déficit das contas públicas.
Mas, a memória só se apaga para: os apaniguados ou para os que têm poucos neurónios!
GostarGostar
A conselheira do director-geral do FMI, Teresa Ter-Minassian, numa conferência do IDEFE realizada hoje em Lisboa, revelou as novas projecções do FMI, que apontam para uma queda de 0,6% do PIB mundial este ano, e de 3,2% na Zona Euro.
“Estou muito receoso depois disto”, disse o antigo ministro das Finanças, acrescentando que “Portugal não vai contrair 1,6% [últimas previsões do Banco de Portugal e Governo], vai contrair muito mais”.
Silva Lopes diz que com este nível de crescimento do défice será maior 3,9% previstos pelo Governo.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=359238
———————————
Agora, para a “tralha Guterrista”, a culpa é da crise! Chama-lhe crise…
GostarGostar
Consta que Silva Lopes é próximo do…..PS:
O antigo Governador do Banco de Portugal também criticou os investimentos públicos que estão previstos. “Vai ser inaugurada uma terceira ponte e a decisão nem está estudada”, disse.
“Quando um ministro faz um investimento”, pede a avaliação a um consultor “que lhe faz o que ele quer”, afirmou Silva Lopes.
O economista considera que “é urgente criar organismos capazes de avaliar a despesa pública”.
http://economico.sapo.pt/noticias/duvido-que-o-pib-possa-nao-descer-pelo-menos-3_5971.html
GostarGostar
Lusitana Antiga Liberdade disse
17 Março, 2009 às 11:15 am
Tenho muito pena que o PS não tivesse vencido as eleições de 2001 (as do pântano!). Se tal tivesse ocorrido, deixavam de dizer disparates sobre a governação de Manuela Ferreira Leite como ministra das Finanças.
A falar assim até parece que este governo assumiu o poder no melhor dos mundos. Durão Barroso PROMETEU UM CHOQUE FISCAL. MEUS SENHORES A VOSSA MEMÓRIA É MUITO SELECTIVA:
Durante o tempo em que durou o governo da tanga, fartaram-se de dizer que havia indicadores que a política económica estava no bom caminho. Ora merda para o bom caminho. ATÉ HOJE
GostarGostar
.
#51, ao acerte a cabecinha:
.
A Grande Depressão de 1929 foi solucionada pela II Guerra Mundial. Nisso Keynes foi zero. Quantos Nobeis de Economia quere que dizem o oposto de Keynes ?
.
“Ficaria mais barato pagar o ordenado em casa”. Obvio, não teria de aumentar exponencialmente mais divida externa para pagar a “parte de leão”. As importações que Investimento Publico deficientemente ajustado ao interesses e prioridades nacionais restrito a pouquissimas componentes produtivas nacionais e sem originar emprego sustentado Português. Mais “bubles”.
.
Activar todas as componentes produtivas nacionais, originar mais emprego sustentado, cessar os encerramentos empresariais, parar e reduzir massivamente o desemprego. Só reacendendo a Economia com forte baixa generalizada de Impostos, Amnistia Fiscal para sanear a situação fabricando um novo Tecido Economico Português fortemente atrativo a novas inciativas e bom investimento externo.
.
O resto que conclui são especulações intelectuais apimentadas ou pretensões adivinhatórias sobre o que outros pensam.
.
“imprima dinheiro e o distribua pela população”. Tem alguma duvida que é a realidade actual com a fabricação em offset do “Money thin air” ?
.
Kondratieff e a Crise das Tulipas explicam bem o ciclo da actual Crise Recessão-Deflação-Depressão.
.
GostarGostar
Jofer:
A sua memória é que parece selectiva e muito!
Quem governou quase 11 dos últimos 13 anos? Quando é que as contas públicas se começaramm a descontrolar? Quem é que prometeu: Diminuir impostos? Colocar Portugal ao nível do crescimento europeu? Aumentar o número de empregados em 150.000? Equilibrar as contas públicas? Ter uma Educação de excelência?
GostarGostar
#58 e #60.
.
então parce-nos a nós leitores que ambos estão de acordo: HOJE É PRECISO UM VIOLENTO CHOQUE FISCAL pois perderam-se as oportunidades passadas de resolver com ligeiras baixas de impostos.
.
É o que querem ambos dizer ?
.
GostarGostar
O medo que os socialistas tem das palavras de MFL, vê-se quando ela abre a boca, vem os cachorros socialistas todos a morder da forma mais disparatafda, como se este governo não estive-se a abarrotar de idiotas………
GostarGostar
59., não deve ter lido bem o que escrevi…Não sou eu que defendo grandes pacotes de suposto “estímulo” à economia. Quem cria empregos é o sector privado (a menos que se pretenda viver num regime socialista, tipo URSS ou Cuba).
Mal por mal, prefiro um estímulo como pretende MFL, em contraponto com a megalomania persistente do Socrático. Comecem por pagar as dívidas do Estado à economia privada e vai ver que a economia espevita logo!
GostarGostar
Quer dizer que “digo o que for preciso, venha de lá mas é o voto que eu digo o que for preciso…depois vê-se”!
O povo é ceguinho ceguinho, que até faz dó….
Eu vou mas é para Angola!
Bafo’s
GostarGostar
Rxc disse
17 Março, 2009 às 5:36 pm
Mal por mal, prefiro um estímulo
Porque é que não toma o VIAGRA?
GostarGostar
Anonimo disse
17 Março, 2009 às 3:04 pm
HOJE É PRECISO UM VIOLENTO CHOQUE FISCAL
não é nada, não concordo cartago. eu sou da teoria de um violento choque eléctrico, de ALTA TENSÃO, aí dos 150.000 volts.
Atão p’ra q’e que servem as centrais fotovoltaicas que se construíram
GostarGostar
Vendemos novas tecnologias(painéis de energia solar)para todo o mundo, só fomos maiores no tempo do mapa COR-DE-ROSA.
Já não me lembro do MAPA COR-DE-LARANJA… referia-se a quê? dar laranjas a quem tem reformas de 200 euros? é que não me lembro mesmo, deve ser do alzheimer
GostarGostar
E porque pagaram 165 milhões de bónus á AIG que está nafalência…quando recebeu do estado americano 175 milhões de euros…assimtambém vou trabalhar por objectivos….
GostarGostar
“O medo que os socialistas têm das palavras de MFL, vê-se quando ela abre a boca, vem os cachorros socialistas todos a morder da forma mais disparatafda, como se este governo não estive-se a abarrotar de idiotas………”
Caro Tribunus
Bravo! Fez uma excelente síntese!
Basta ver que Augusto Santos Silva, o majestoso cão de fila socrático, qual teleponto malhão, se apressa sempre a comentar declarações de MFL que ainda não conhece, nem ouviu.
Ora se ela fosse pouco credível, como eles dizem à boca cheia (talvez para se convencerem que é verdade) acaso os responsáveis da cáfila socrática acotovelar-se-iam na resposta ao que MFL diz: ele é Santos Silva, ele é Canas, ele é Silva Pereira, enfim …
Mas MFL, como sempre, vai fazendo aquilo que lhe compete: estar acima da mediocridade que, presentemente, nos governa
GostarGostar
Para Lusitana Antiga Liberdade
A falar assim até parece que este governo assumiu o poder no melhor dos mundos. Durão Barroso PROMETEU UM CHOQUE FISCAL. MEUS SENHORES A VOSSA MEMÓRIA É MUITO SELECTIVA:
Durante o tempo em que durou o governo da tanga, fartaram-se de dizer que havia indicadores que a política económica estava no bom caminho. Ora merda para o bom caminho. ATÉ HOJE
GostarGostar
Não sendo eu adepto de Sóctres, eu penso que as palavras da “dama de pau carunchoso” não assustam minimamente ninguém no PS. O que ela diz, não passa de uma voz que brada no deserto sem fazer mossa.
Com maioria absoluta, para Sócrates são os cães a ladrar e a caravana a passar. Ele não liga peva.
As maiorias absolutas servem para: quero, posso e mando. Foi com Cavaco, com Durão/Santana/Portas,agora com Sócrates.
GostarGostar
Anónimo, 71
Ele pode dar-se ao luxo de não ligar peva enquanto for maioria …
Mas, E DEPOIS?
Já agora, se não há medo, porque não desvalorizam eles as posições de MFL em vez de estarem, sistematicamente, a comentar e retorcer as suas declarações.
Porque TODOS já perceberam que MFL FALA VERDADE
GostarGostar
#72 óh chefe! tenha lá calma. escusa de falar alto. já sabemos que a senhora é honesta e que fala verdade. ainda há pouco queixava-se na tv que ninguém a ouve e que o governo não liga peva às suas propostas. será obrigatório ter que a ouvir e suposto o governo valorizar ou implementar ideias da oposição. já tou a ver o final disto: perdemos as eleições por culpa do ps. peçam ao malegre que ele dá uma ajuda.
GostarGostar
Anónimo
Quando se é egocêntrico e se acha que está sempre certo, não se aceitam as críticas, não é verdade?
O problema não é o Governo não ouvir (isso já nós sabemos que não ouve) – a grande questão é a falta de honestidade intelectual que está presente na seguinte atitude: MFL sempre chamou a atenção para a necessidade de apoiar as PME’s, de baixar o IVA sobre as empresas e acabar com o pagamento especial por conta.
Na altura, caiu o Carmo e a Trindade porque era uma proposta eleitoralista … No entanto, agora, é defendida por pessoas ligadas ao PS e por membros da próporia clique socrática …
Isto é que frustra MFL: estar certa, ninguém no Governo ter a humildade de o reconhecer e, ainda por cima, encomendarem-se sondagens falsas e mnentirosas que dão SEMPRE uma tendência de subida ao PS e de descida ao PSD desde que MFL está na Presidência do PSD …
Não lhe parece coincidência a mais?
“já tou a ver o final disto: perdemos as eleições por culpa do ps. peçam ao malegre que ele dá uma ajuda”.
Não me parece que as eleições estejam já decididas sem o voto popular se pronunciar. Se dá tanto jeito invocar a toda a hora o veredicto popular de 2005 (onde já lá vai!), parece-me que temos de usar de igual prudência e desportivismo eleitoral agora.
Há muitas casas sem pão, muita miséria e muito desemprego … E o défice ultrapassará os 4% do PIB … E o endividamento já representa cerca de 50% do PIB … E o pensamento único prevalece
Mas … claro … o Sócrates 2009 é que vai ganhar …
GostarGostar
#74 “Há muitas casas sem pão, muita miséria e muito desemprego … E o défice ultrapassará os 4% do PIB … E o endividamento já representa cerca de 50% do PIB …”
o psd apostou na desgraça para ganhar eleições, mas a desgraça teima em aparecer, daí que a mensagem não passa. se adiarem as eleições pode ser que funcione.
“encomendarem-se sondagens falsas e mnentirosas”
pode ser mais específico, quem encomendou, pagou, falseou ou mentiu? acredita nisso ou foi o pavlov que lhe telefonou?
acho que se limita a fazer copia&pasta do pensamento dos pachecos,rangeis&ca. e argumenta com recortes de jornais, linha oficial do partido.
GostarGostar
74., é uma estratégia recorrente. Veja o que se passou com a proposta para o casamento entre pessoas do mesmo sexo, da autoria do BE e PEV, de Outubro passado. O PS não aprovou a proposta para vir agora, em tempos de eleições, pavonear-se como o grande paladino da “esquerda moderna” das liberdades e das causas fracturantes. Esperemos que os interessados não tenham memória curta e não vão em cantigas…
70. quem governou 11 dos últimos 14 anos?
68. tem de aprender a distinguir entre milhões e milhares de milhões de dólares. Talvez um curso Novas Oportunidades o ajude (não obstante a lata enorme que é preciso ter para se auto-atribuírem bónus, depois de terem levado a empresa à falência!).
GostarGostar
Anónimo, 75
“o psd apostou na desgraça para ganhar eleições, mas a desgraça teima em aparecer, daí que a mensagem não passa. se adiarem as eleições pode ser que funcione”.
A Realidade está à vista de todos (até dos mais cegos). Só não vê quem não quer! Ou vai dizer-me que o que escrevi é mentira …
O PSD não precisa de apostar na desgraça. A situação de Portugal é que é uma desgraça. Quem o diz: pessoas sensatas e lúcidas como Medina Carreira, uma Conselheira do FMI hoje e todos os que vêem para lá das grades do Largo do Rato ou outras ratarias …
“pode ser mais específico, quem encomendou, pagou, falseou ou mentiu? acredita nisso ou foi o pavlov que lhe telefonou?”
Muito fácil: membros do PS que são líderes de empresas de sondagens
Quer nomes? Rui Oliveira e Costa
Quer empresas? Eurosondagem
“acho que se limita a fazer copia&pasta do pensamento dos pachecos,rangeis&ca. e argumenta com recortes de jornais, linha oficial do partido”.
Graças a Deus penso pela minha cabeça, por muito mérito que tenham as suas cabeças pensantes que anteriormente mencionou. Felizmente a minha coutada é muito mais vasta que o perímetro da São Caetano à Lapa …
Argumento com factos, nada mais que isso. Os recortes de jornais são falíveis enquanto Santos Silva e a sua censura (in)formal subsistirem …
Moral da História: A sua cegueira é monumental. Recomendo uns óculos com palas menores.
Be my guest!
GostarGostar
#77 fiquemos pela moral, acha que óculos restituem a visão a um cego? ou é publicidade aos óculos novos da patroa? vá dispondo.
GostarGostar
Anónimo, 76
Os óculos novos da patroa podem ser recauchutados, podem ser “old-fashioned” e até, horríveis, num primeiro olhar, mas acho que os prefiro a umas belas lentes de contacto que me põem os olhos azuis e depois me fazem arder os olhos durante várias décadas
Um abraço
GostarGostar
#79 desta vez fiz tilt. não percebi nada. tem razão, sou burro e não preciso das pálas.
GostarGostar
O que quer dizer a expressão “Era uma vez”?
GostarGostar