Saltar para o conteúdo

Persistir na asneira (com convicção redobrada)

9 Abril, 2009
by

As SRU’s, invenção do Governo Barroso, foram um falhanço – apesar dos seus poderes (excessivamente) extraordinários e do alarido criado não atingiram quase nenhum dos objectivos a que se propunham.
O caso do Porto é paradigmático: Rui Rio fez da reabilitação da Baixa o seu grande desígnio, adiou-o do primeiro para o segundo mandato e, agora, percebe-se que nem sequer num eventual terceiro conseguirá cumprir uma parcela mínima do muito que prometeu.
Hoje, o Conselho de Ministros aprovou uma proposta que exerce a usual mas sempre competentíssima função de chover no molhado. A sua lógica é a seguinte: como o modelo anterior foi um flop vamos persistir nele até à exaustão (seguindo a máxima: as ideias socializantes [PS + PSD] estão sempre certas; a realidade é que se engana), cerceando, ainda mais, os direitos dos proprietários:
«e) Desenvolver novos instrumentos que permitam equilibrar os direitos dos proprietários com a necessidade de remover os obstáculos à reabilitação associados à estrutura de propriedade nestas áreas.»

Evidentemente, por nenhuma destas almas acefalamente estatistas passou, ainda que fugazmente, a ideia de fazer uma verdadeira reforma da Lei do Arrendamento, i.e. atacar a causa maior do problema…

23 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2009 16:44

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=674918

    Caso: Pree Portas

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2009 16:54

    o morais é que podia comentar isso, mas se calhar está a trabalhar para pagar impostos.

    Gostar

  3. Gonçalo Marques's avatar
    9 Abril, 2009 17:13

    Caro CAA

    Não me parece que a tarefa (hercúlea) da reabilitação urbana do coração da cidade seja coisa para um, dois, ou sequer três mandatos, seja qual for o Presidente de Câmara e o Partido que empreenda tal desafio.

    É um projecto que deverá ser realizado ao longo de décadas… Por outro lado, a reabilitação urbana ultrapassa em muito o reabilitação dos edifícios – é, sobretudo, reabilitação do nervo urbano e da dinamização humana da cidade e isso, estou certo que concordará, que não se faz em tão escasso período.

    Tive ocasião de ir ao sítio da Porto Vivo, SRU e pude lá perceber que esta foi criada apenas em 2004, pelo que já o primeiro mandato de Rui Rio ia adiantado …
    http://www.portovivosru.pt/sub_menu_1_1.php

    Isto não serve de desculpa, porém, a um conjunto de reabilitações (sobretudo na zona prioritária que vai desde o Passeio das Cardosas até Mouzinho da Silveira) de edifícios que, entaipados há vários anos, já deveriam estar prontos … Mas julgo que se tem desenvolvido trabalho e a entrevista de Arlindo Cunha ao “Público” parece apontar nesse sentido …
    http://www.portovivosru.pt/verNoticia.php?noticia=359

    Há uma questão na qual concordo em absoluto consigo: todos estes esforços deveriam ter sido precedidos de um novo regime do arrendamento urbano ao qual PS e PSD se têm furtado.

    De que adianta reabilitar os edifícios se os cidadãos não são incentivados a fixar neles residência?

    Gostar

  4. zedeportugal's avatar
    9 Abril, 2009 17:40

    Então e não é que (desta vez) estou completamente de acordo com o Carlos Abreu Amorim – não gosta da sigla CAA porque me aprece um bocado “abixanada”.

    O verdadeiro urbanismo é feito pelos cidadãos, não para os cidadãos. Mas os senhores políticos mailos senhores “arquitecticos” não lhes convém nada admitir isso.

    Aconselho vivamente a leitura deste, aos ditos (não conheço nemhuma tradução em português): http://www.decitre.fr/livres/Architecture-sans-architectes.aspx/9782851081506

    Gostar

  5. CAA's avatar
    9 Abril, 2009 17:41

    Caro Gonçalo Marques,

    «Não me parece que a tarefa (hercúlea) da reabilitação urbana do coração da cidade seja coisa para um, dois, ou sequer três mandatos, seja qual for o Presidente de Câmara e o Partido que empreenda tal desafio.»

    Também não me parece o mesmo – donde, Rui Rio não deveria ter prometido isso nos últimos 2 actos eleitorais. Note que na última campanha essa foi a grande promessa para o mandato que agora finda, ingloriamente…

    Gostar

  6. CAA's avatar
    9 Abril, 2009 17:44

    «Tive ocasião de ir ao sítio da Porto Vivo, SRU e pude lá perceber que esta foi criada apenas em 2004, pelo que já o primeiro mandato de Rui Rio ia adiantado …
    http://www.portovivosru.pt/sub_menu_1_1.php»

    A lei foi aprovada em CM em 2003, depois os atrasos (discussão de lugares) do costume, nomeação dos incompetentes do costume, seguiu-se o nada fazer do costume com os anúncios de muito fazer do costume, e, agora, irão surgir as desculpas de mau pagador do costume…

    Gostar

  7. CAA's avatar
    9 Abril, 2009 17:45

    «… não gosta da sigla CAA porque me aprece um bocado “abixanada”.»

    ‘Aprece-lhe’ mal e deslocadamente, tanto no plano estético como no gramatical…

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Abril, 2009 17:50

    «… não gosta da sigla CAA porque me aprece um bocado “abixanada”.»

    ‘Aprece-lhe’ mal e deslocadamente, tanto no plano estético como no gramatical…”

    eh,eh,eh…
    lembro-me do CAA(acrónimo de Carlos Abreu Amorim), em antena no rádio clube, indicar CAA como heterónimo.!!!!!!
    ehehehe.
    o mundo é lindo, no porto claro.
    ihihihihh!

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    LUSITÂNEA permalink
    9 Abril, 2009 18:27

    Sem lei livre das rendas e sem justiça na hora vai continuar tudo a cair…

    Gostar

  10. Gonçalo Marques's avatar
    9 Abril, 2009 18:33

    Caro CAA

    “A lei foi aprovada em CM em 2003, depois os atrasos (discussão de lugares) do costume, nomeação dos incompetentes do costume, seguiu-se o nada fazer do costume com os anúncios de muito fazer do costume, e, agora, irão surgir as desculpas de mau pagador do costume…”

    É esta “apagada e vil tristeza” em que vamos, colectivamente, vivendo … pequena política, gente (diferente de Pessoas) de baixa estatura que lá vai serpenteando e fintando o eleitorado.

    Eu acho que o grande problema de Rui Rio é ser um contabilista-político. Conta os tostões (o que em tempos onde não há pão dá jeito) mas julgo que lhe falta de facto, visão estratégica para a cidade. E no plano cultural isso é bem evidente …

    Valha ao menos o facto dos portuenses (sobretudo os mais jovens) estarem a redescobrir o centro da cidade para as suas incursões noctívagas. Tenho reparado isso sobretudo na zona da cordoaria (em torno do magnânimo Piolho) e na rua das Galerias de Paris (onde um conjunto de bares proporcionam uma interessante vivência “de rua”, que faz lembrar as grandes capitais europeias).

    Para quando a instalação de residências universitárias no centro histórico? Para quando mais obras como a feita em Miguel Bombarda?

    Gostar

  11. CAA's avatar
    9 Abril, 2009 18:42

    Gonçalo Marques (10),

    Tem toda a razão.

    Gostar

  12. maloud's avatar
    maloud permalink
    9 Abril, 2009 18:51

    CAA
    Aconselho vivamente a leitura das páginas 20, 21, 24 e 25 de um panfleto eleitoral, Porto Sempre, que gentilmente a CMP meteu nas caixas do correio dos múnicipes.

    Gostar

  13. Eheheheheheh's avatar
    9 Abril, 2009 19:22

    10,

    vivência “de rua”, que faz lembrar as grandes capitais europeias

    Ehehehehehehheheh!!!

    Gostar

  14. zedeportugal's avatar
    9 Abril, 2009 19:26

    Eu emendo a desatenção na escrita, caro Carlos A. Amorim:

    Não gosto da sigla CAA porque me parece um bocado, emendo, muito “abixanada”.

    E agora o que tem a dizer, Carlos A. Amorim? Fico a aguardar com grande expectativa a sua resposta.

    Gostar

  15. olhão's avatar
    olhão permalink
    9 Abril, 2009 20:15

    Este Zedeportugal não será o zé c’amarinha?

    Gostar

  16. Eheheheheheh's avatar
    9 Abril, 2009 20:44

    15,

    Tu, que és de Olhão, é que deves saber…

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Zeze Camara permalink
    10 Abril, 2009 00:56

    Depois das bovinidades pintodacostistas se não haviam de vir umas doses ruiriosistas…

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    10 Abril, 2009 02:12

    .
    Os sismos de Itália “avisam” peremptoriamente Portugal. Há a SISMICIDADE NATURAL PORTUGUESA que condiciona todos os Projectos de Obras Publicas e Particulares se Elite actualmente no Poder está interessada em defender os interesses nacionais (Terramoto de 1755 etc):
    .
    afinal como é isso das “OBRAS DE ARTE”, Pontes&Tuneis, de que se usa e abusa nas Auto-Estradas, IP´s, TGV’s etc a pretexto de tudo ?
    .
    Não é dificil prever que em caso de sismo forte a maioria das cidades e vilas Portuguesas ficariam praticamente isoladas umas das outras. Entregues a si próprias nos momentos cruciais num “salve-quem-puder”.
    .
    Especula-se desalmadamente nas ditas “obras de arte”, Pontes e Tuneis das AE-IP’s-TGV´s etc, com um projectismo estranho à realidade geologica e sismica Portuguesa.
    .
    Não asseguram que resistam a 100% a sismos. As demonstrações de especialistas só seriam convenceriam se assumissem o compromisso financeiro no caso de falharem. Nunca havendo essa garantia absoluta, os tuneis e pontes terão de ser reduzidos ao absolutamente impossivel de resolver doutra forma.
    .
    É a segurança nacional de pessoas, vidas e bens que o EXIGE. Obrigação de qualquer governante ou candidato a governar o País. Razão de Regime e Governança
    .

    .

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    10 Abril, 2009 02:34

    Errata:
    onde se lê “se Elite actualmente no Poder” e “salve-quem-puder” deve ler-se respectivamente “se a Elite actualmente no Poder”, “salve-se quem puder”

    Gostar

  20. fado alexandrino's avatar
    10 Abril, 2009 12:46

    O post contra o Rui Rio andava muito atrasado.
    Já aqui está.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Fado Escorrido permalink
    10 Abril, 2009 14:15

    Segue-se o elogio do aborto e da eutanásia.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Ruben permalink
    10 Abril, 2009 23:15

    .
    #18, um exemplo grave e actualissimo de “PERSISTIR NA ASNEIRA”. Ou de avestruzes vaidosas com a cabeça enfiada naa areia para depois se sairem com as desculpas esfarrapadas do “não se previa na altura que acontecesse e fica tudo na paz de deus”. Nem sequer governação ou especialistas ou academistas ou catedráticos. Apenas um gozo. Mascarar novo com plagios estrangeiros para impressionar basbaques. Um voar “de liderança” e de “elitismo balofo” adicto às nuvens de fumo cobarde de chico-espertismo reles.
    .
    Os Fins (terminus) são sempre assim. Infelizmente para quem os faz e não os vê. É pena.
    .

    Gostar

  23. Anónimo II's avatar
    Anónimo II permalink
    12 Abril, 2009 15:53

    Lei das rendas já houve muitas mas nenhuma presta. E se fôr o pc ou be a fazê-la ficará ainda pior. Exemplo verfídico: casa alugada em 1973 por menos de 200$00. Com as actualizações está agora em 17 euros/mês, isto é, 204 euros ano. Neste espaço de tempo já foi arranjado o portão de entrada (50.000$00), agora foi o esgoto (800 euros), todos os anos é o imi, o seguro, etc. E agora dizem que se o senhorio não fizer obras pode ficar sem o imóvel? Mas estes tipos são malucos, parvos ou quê? ALGUÉM ME EXPLICA?

    Gostar

Indigne-se aqui.