Os cabeças de lista interessam?
Num sistema partidocrático como o nosso, decididamente não. E se estivermos a falar de eleições europeias, cujas temáticas nos foram sempre impostas e nunca discutidas, o cabeça de lista é totalmente irrelevante. As excepções a esta regra aconteceram em 1987 com Lucas Pires – que soube ter um discurso europeísta e representou uma mais-valia para o CDS – e com Miguel Esteves Cardoso, na altura um candidato etário muito cool e que quase era eleito pelo PPM, sobretudo com votos da miudagem.
Por regra, as eleições para o PE não passam de uma mega sondagem em que o eleitorado (em Portugal e não só) exprime o seu estado de alma face à política doméstica e ao governo em funções. Apurados os resultados, os vencedores e vencidos nunca serão os candidatos, mas os líderes partidários do governo ou da oposição.
Daí que me espante sempre com o frenesim mediático e com as expectativas irracionais que se geram previamente ao anúncio dos cabeças de lista (porque dos restantes candidatos ninguém fala…), dir-se-ia que à espera de super-homens que decidissem, por si só, as eleições. Num sistema em que vale apenas a escolha discricionária do líder ou do directório partidário, qualquer candidato só pode sair do establishment, será sempre alguém déjà vu, jamais uma cara nova. Estas só poderiam aparecer num sistema radicalmente diferente deste, em que o eleitorado escolhesse os candidatos via primárias, que permitem uma verdadeira renovação. Obama, Bush e muitos outros não teriam sido presidentes sem elas.

Meanwhile…também lá chegaremos espero eu.
WAKE UP CALL: TEXAS GOV. BACKS RESOLUTION AFFIRMING SOVEREIGNTY
Tue Apr 14 2009 08:44:54 ET
AUSTIN – Gov. Rick Perry joined state Rep. Brandon Creighton and sponsors of House Concurrent Resolution (HCR) 50 in support of states’ rights under the 10th Amendment to the U.S. Constitution.
“I believe that our federal government has become oppressive in its size, its intrusion into the lives of our citizens, and its interference with the affairs of our state,” Gov. Perry said. “That is why I am here today to express my unwavering support for efforts all across our country to reaffirm the states’ rights affirmed by the Tenth Amendment to the U.S. Constitution. I believe that returning to the letter and spirit of the U.S. Constitution and its essential 10th Amendment will free our state from undue regulations, and ultimately strengthen our Union.”
Perry continued: “Millions of Texans are tired of Washington, DC trying to come down here to tell us how to run Texas.”
A number of recent federal proposals are not within the scope of the federal government’s constitutionally designated powers and impede the states’ right to govern themselves. HCR 50 affirms that Texas claims sovereignty under the 10th Amendment over all powers not otherwise granted to the federal government.
It also designates that all compulsory federal legislation that requires states to comply under threat of civil or criminal penalties, or that requires states to pass legislation or lose federal funding, be prohibited or repealed.
GostarGostar
Oops esqueci-me do link http://www.drudgereport.com/flashtx.htm
GostarGostar
As pessoas vão é todas votar na Laurinda Alves e os do ps e psd vão ficar em casa
GostarGostar
Os cabeças de lista são importantes porque vão ser os unicos eleitos.
Só devem contar para o caso com os votos dos militantes. O resto das pessoas está noutra.
GostarGostar
Tretas.
As listas não têm cabeça.
Quando muito têm um pé… de página.
GostarGostar
Vamos enviar para Bruxelas um digno representante – um leitão da Bairrada, pequeno, gordinho e topete.
Uma forma do PPD equilibrar a Balança de Pagamentos e, de certo modo, abater a Divida Publica, vendendo, alem de cães de Agua os famosos leitõezinhos, tão deliciosos ,regados com gagoso, tipo champanhe da Bairrada.
O PPD/PSD, é como a Regisconta….Aquela Maquina
Quando souberem, que qualquer dia, abate-se o tecto da São Caetano…dá-lhes o fanico
GostarGostar
Portugal tinha em 2006, dois milhões de pobres, de acordo com um estudo feito por Nuno Alves, do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal, dos quais 300 mil eram crianças. O desemprego é um dos factores que contribuiu para estes números»»»»
Tomando, como válido o estudo econometrico, quer dizer,
os 10 anos, presididos pelo Prof Dr. Economista, que o Pais consagrou, foram um desperdicio de tempo, com politicas erradas e outras coisas mais.
Não é verdade, ou os pobres só existem ha 4 anos?
Deixo isso para os Frof, que os blogues consagraram
GostarGostar
Os pobres só existem para a estatística depois de serem contados.
Uma coisa que me choca é andarem a contar os pobres sem lhes pagarem.
GostarGostar
Eu queria deixar, uma meia posta, do Liberal Churchil e que diz:
“”Prefiro (ele) vêr a Finança menos orgulhosa e a Industria mais satisfeitas””
E, como nós temos, um pouquinho de Liberalismo, o que dizer do “nosso” Churchil, que não fumava rapé.
Temos é azar, que o nosso Churchil é de Boliqueime
Não sei quem inventou o nosso Churchil.
Um Atraso de vida
GostarGostar
Ano 76 ,e seguintes, na empresa aonde estava, nos recebemos um Sueco, de 34 anos – ele dizia: ” a Casa Mãe acreditava na empresa em Portugal e nos Portugueses, algumas correções iam ser feitas, mas o período seguinte, seria do investimento”
Sempre que o Grupo Europa, “Board Meeting”, se reunia, lá vinha rasgados elogios a Portugal.
Era bonito
O mal é quando se é Liderado por septagenarios e sem experiencia de vida, sim, não é num banco emissor que se lidera, muito menos um País
GostarGostar
Sobre “cabeças”:
.
-Thousands of dolphins block Somali pirates
http://news.xinhuanet.com/english/2009-04/14/content_11184581.htm
.
-5 cm. fir tree removed from patient’s lung (prev assassin Obam)
http://www.mosnews.com/weird/2009/04/13/firtree/
.
-Swiss bank ‘to close US customer accounts’
http://www.guardian.co.uk/business/2009/apr/13/credit-suisse-us-tax-avoidance
.
.
-Wall Street on the Tundra
http://www.vanityfair.com/politics/features/2009/04/iceland200904
.
.
-Do economists know any more than us?
http://www.independent.co.uk/news/business/analysis-and-features/do-economists-know-any-more-than-us-1667301.html
GostarGostar
os pobres de 2006 são menos que em 2004 em que eram 20%
GostarGostar
E será que nesses pobres se incluem os jovens que pedem o certificado de pobreza para se candidatarem aos emprestimos para casa? Ou outros casos do genero?
GostarGostar
Cabeças, cabecinhas e cabeçudos….
GostarGostar
O MEC devia voltar a candidatar-se. Era eleito de certeza.
As eleições para as europeias são como o festival da Eurovisão. é circo do povão. A política está para os chikilicuatres deste mundo. Há-de ser fumaça até isto dar o estouro e nessa altura aparecem os homens providenciais
GostarGostar