Saltar para o conteúdo

O outro ‘situacionismo’

25 Abril, 2009
by

Garante quem ouviu que Belmiro de Azevedo, na cerimónia de comemoração do 25 de Abril do Município do Porto,  fez um ataque directo à imparável decadência da Baixa e da Zona Histórica do Porto e afirmou que é preciso competir com aquilo que se faz na outra margem do Douro. Quem lá estava percebeu uma crítica fortíssima a Rui Rio e às promessas nunca cumpridas durante os 8 anos em que presidiu à CM do Porto.
No entanto, poucas notícias dizem aquilo que se passou – ver a excepção no Público, Local Porto [corrigido]. Sobejam tímidos resumos, certamente redigidos de modo a que o candidato-a-ser-candidato-quando-puder-sê-lo não se aborreça. Nem ele nem os habituais pregadores escatológicos que tanto bradam acerca do desequilíbrio da balança informativa mas que perdem o pio quando este pende para o seu lado.

81 comentários leave one →
  1. Marafado de Buliquei-me's avatar
    Marafado de Buliquei-me permalink
    25 Abril, 2009 15:10

    Lá vai o Bemiro levar o Menezes ao colo para chefe do PSD outra vez…

    Gostar

  2. Renato's avatar
    Renato permalink
    25 Abril, 2009 15:31

    Eu não frequento muito o Porto.
    Mas, dos últimos decénios, a imagem que tenho é a de uma cidade/zona sitiada por hipermercados e centros comerciais. São inúmeros e todos próximos entre si e das zonas do Porto citadas. Como esperam que sobrevivam – o mercado não é infinito!

    De quem são estes empreendimentos?

    Por outro lado, quanto a Gaia, do que se fala elogiosamente é de uma faixa de território estreito e cuja reabilitação consumiu recursos imensos. A parte rural de Gaia, imensa e populosa, tem-se transformado num assustador ermo inóspito!

    Gostar

  3. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 15:38

    Mr. CAA,

    A SICNotícias, no noticiário das 15H00, vincou bem, no texto intodutório e no discurso (com imagem) de BAzevedo, essas críticas. Mais do que aquilo, nenhum canal poderia editar, numa razoabilidadede editorial.
    Obviamente se tendencioso, esse ou outro canal poderia derrotar Rui Rio por 10-1…

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 15:44

    O engenheiro Belmiro tem muita graça nessa coisa do centro do Porto deserto… lol anda tudo seus supermercados!
    Tem pai que é cego!

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 15:47

    Mr. Renato,

    LFMenezes, quando veio presidir ao PPD/PSD, deixou uma assustadora dívida global da autarquia de Gaia.
    Como Vc. sabe, Gaia não é só aquela (excelente) área ribeirinha….De facto vai-se para o “interior” e…

    Gostar

  6. Manuel Carvalho's avatar
    Manuel Carvalho permalink
    25 Abril, 2009 15:53

    O Local Porto do Público fez título e dedicou uma página a esse assunto. Porque foi, sem dúvida, a questão mais relevante da sessão comemorativa. MC

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 16:05

    a crise obrigou o merceeiro a mudar de estratégia, agora são lojas de conveniência

    Gostar

  8. CAA's avatar
    25 Abril, 2009 16:08

    Manuel Carvalho,

    Já li e é verdade. Vou corrigir.

    Gostar

  9. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 16:12

    Mr. CAA,

    Talvez a SICN reedite a tal notícia…

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 16:14

    Oh MJRB (#4
    Contratamos a Manela Boca Suja Guedes e lixamos o Rui Rio.

    Gostar

  11. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 16:15

    Nota: talvez eu tenha “ouvisto” (como diz o jazzman José Duarte) a notícia na RTPN. Sinceramente não quero baralhar, possivelmente estarei eu a confundir um canal com o outro.

    Gostar

  12. fado alexandrino's avatar
    25 Abril, 2009 16:16

    a) O Público é propriedade de Belmiro de Azevedo.
    b) Quando Belmiro de Azevedo quiser armar em político, concorre a um cargo e espera pelo resultado das urnas.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 16:17

    #6 – por algum motivo o gajo mantém um jornal que só dá prejuízo.
    #8 – nunca se sabe o dia de amanhã.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 16:19

    Oh MJRB (#3)
    Contratamos a Manela Boca Suja Guedes e lixamos o Rui Rio.

    Gostar

  15. CAA's avatar
    25 Abril, 2009 16:21

    12,

    Não deve ler o Público, certamente…

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 16:23

    “Talvez a SICN reedite a tal notícia…”
    boa ideia, vamos todos telefonar para lá, têm que passar a notícia. a tina a secretária do movimento.

    Gostar

  17. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 16:24

    10,

    Não tenho, nunca teria essa intenção. Posso assegurar-lhe que a Manuela Moura Guedes não se deixa comprar !
    A cidade do Porto, os portuenses, que muito estimo, decidirão pelo seu futuro. Que seja mais próspera e evolutiva !

    O que eu gostaria de apreciar no Blasfémias ou noutro local: apresentem uma alternativa MELHOR para substituir RRio. LFMenezes ? PMorais ? Elisa Ferreira ? Rui Moreira ? Quem ?

    Gostar

  18. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 16:27

    O ‘Público’ é o melhor jornal diário português.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 16:32

    #18 é do tinto ou do charuto?

    Gostar

  20. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 16:32

    13,

    A qualidade não se mede pela “tiragem”.

    Gostar

  21. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 16:35

    19,

    Boa ironia ! Sinceramente.
    (Mas, face ao caso, não pelo tinto nem pelo charuto, embora aprecie “ambos os dois”).

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 16:37

    A qualidade não se mede pela “tiragem”.
    só na de garrafa, à pressão faz toda a diferença.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Pifas permalink
    25 Abril, 2009 16:38

    A TVI fez ontem o número (o Telejornal) que, ao que me dizem, tem feito todas as sextas. Não achei graça à prestação porque prefiro um tipo de humor mais seco. Mas admito que tenha adeptos. O que não percebi é como é que a meio da função fazem uma ligação directa ao bas fond de uma barragem (casa das máquinas) para apresentar em directo um cançonetista mediocre. Racional da coisa: uma campanha de propaganda a favor das barragens, tentando abrir caminho para os megaprojectos de construção de barragens da EDP e tentando anestesiar a malta para eventuais contratos leoninos que o governo assine com a dita. Foram palestrantes 1 ou 2 especialistas de marketing que não se esqueceram até de realçar o belíssimo enquadramento paisagístico daquele paredão.
    É assim o país de Abril e os seus meios de comunicação social: meio tempo a fazer o papel de virgem púdica e outro meio de joelhos na cabine telefónica.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Ó MJRB permalink
    25 Abril, 2009 16:42

    Para o Porto tenho uma proposta: que tal aquele gajo que o Belmiro contratou tempos atrás para levantar as fábricas de aglomerados de madeira? Como é que ele se chama …? Se lhe pagarem bem talvez ele aceite. De resto não conheço mais nenhum gestor aceitável no Norte do país.

    Gostar

  25. Gonçalo Marques's avatar
    25 Abril, 2009 16:54

    Tenho o maior gosto em almoçar as melhores tripas à moda do Porto – feitas na (Adega) Casa Correia, como já aqui disse noutros comentários – com o blasfemo ou blasfema que me responda a esta singular pergunta:

    Qual a semelhança entre uma boa parte dos anónimos do Blasfémias e o encontro (assim chamado) da “brigada do reumático” que, nas vésperas do 25 de Abril de 1974, reuniu alguns oficiais generais na sua “menagem” ao Prof. Marcello Caetano?

    Tenho o maior prazer de almoçar com quem responder a esta pergunta

    Gostar

  26. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 16:55

    22,

    Boa !

    Gostar

  27. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 16:57

    24,

    Sinceramente, não sei quem Vc. quer referir e aqui colocar na “arena”.

    Gostar

  28. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 17:07

    Mr. Gonçalo Marques,

    Já sei, pelo GPS por si fornecido há duas semanas, que na Adega Correia se come estupendas tripas. Não me esqueci !
    Também não me esqueci –e tenho aqui nota à mão– , que Mr. LR alvitou (e um dia almoçaremos) no Barril, nas Antas — sem quaisquer constrangimentos meus, por se situar, presumo, junto do Estádio do Dragão.
    Sou um bom apreciador de tripas-à-moda-do-Porto ! E se bem confeccionadas, degusto-as com o tempo necessário.

    Quanto à sua pergunta: “esclerose” política, cultural e social.
    Ganhei uma terrina de tripas ?

    Gostar

  29. Piscoiso's avatar
    25 Abril, 2009 17:12

    O cancro da cidade do Porto são os prédios abandonados, cada vez em maior número e mais deteriorados.
    Começa a haver o espectro de ruas fantasmas, com gatos, pombos e ratos.
    Os prédios têm dono, que assim querem.
    Devem ser do Benfica.

    Gostar

  30. Gonçalo Marques's avatar
    25 Abril, 2009 17:19

    Caríssimo MJRB

    Está bem perto da resposta … eu diria que quente, quente, como a panela de tripas de Dona Filomena ao lume na Casa Correia …

    Sem desprimor para a sugestão do nosso colega LR – se houver lugar para mais um e se aceitarem gastrófilos inveterados sem cura remediável – eu diria que os enchidos à parte, os cominhos e o pé de porco farão pender a balança para este lado 🙂

    De todo o modo, com todo o gosto almoçaremos as (famosas) tripas numa destas quintas-feiras na Adega Correia. O meu mail está no blog, quando tiver disponibilidade diga.

    Quanto à resposta final …

    Tal como a Brigada do Reumático se prestou ao papel de – quando o MFA há muito se movia – jurar a fidelidade a Marcello Caetano apesar de(uma parte importante d)o país já não desejar o regime e de se começarem a sentir sinais de revolta interior e de desgaste do povo português (natural) perante 40 anos de ditadura, também muitos anónimos pululam no espaço de comentários para ver qual será o primeiro a defender o seu “dux”, mesmo que o país esteja cansado desta canalhocracia e desta cáfila que presentemente nos governa …

    Tal como as anciãs cúpulas (catedráticas) militares fizeram o Governo pensar que não havia razões para duvidar da lealdade das Forças Armadas …

    A revolta e a revolução podem nascer de pequenos gestos, de pequenos ressentimentos acumulados, desde que correctamente inspirados por gente de bem e com vontade de romper com a moribunda III República

    Gostar

  31. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 17:20

    Mr. Piscoiso,

    Há, sim senhor: muita zona degradada no Porto. Lamento. E lamento, porque quando vou à cidade não sou nem serei um “turista” alarve de focinho no ar e encantado com essas “tipical” áreas.

    Quanto aos Benfiquistas: Vc. por certo sabe que há muitos Benfiquistas na cidade. E na Área Metropolitana do Porto. E no Norte.
    Não resisto a informá-lo: até inícios de 1990, havia na cidade, mais Benfiquistas do que sócios do FCPorto — “e esta, hein ?”
    (Posso assegurar-lhe).

    Gostar

  32. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    25 Abril, 2009 17:26

    Desta vez concordo consigo, caro CAA. Era tempo de o Porto mudar de edil. O melhor seria, sem dúvida, Rui Moreira, que é uma das poucas figuras neste país que ainda defende o Norte e o Porto. É tempo de a câmara se preocupar com a qualidade de vida na cidade sem que isso signifique descurar as contas. Rio já mostrou que não sabe ou não quer melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do Porto.

    Gostar

  33. Piscoiso's avatar
    25 Abril, 2009 17:32

    #32.
    …havia na cidade, mais Benfiquistas do que sócios do FCPorto “
    Sócios do FCPorto, é fácil saber quantos são. Há registo.
    Quanto ao número de benfiquistas que vivem no Porto, não estou a ver como são contados. Será que os benfiquistas estão obrigados a declarar ao seu clube a residência no Porto?

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 17:36

    “26 – com tintol, queijos & presuntos, ainda te dava a resposta que não querias. as tripas fazem-me reumático, obrigada.

    Gostar

  35. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 17:45

    Mr. e caríssimo Gonçalo Marques,

    Não acertei (prostituição pessoal, cívica e política, seria ?), mas porque estive “quente” na resposta, já consigo cheirar as tripas “elaboradas” pela senhora cozinheira Filomena, e sobretudo pelo prazer em o conhecer, está combinado: tripas na Casa Correia.
    Vou, creia, propositadamente marcar viagem para uma quinta-feira, em vez das habituais idas às sextas.
    Contactá-lo-ei atempadamente.

    Quanto ao restante seu comentário: de acordo.

    Gostar

  36. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 17:52

    Mr. Piscoiso, 33

    Segundo uma estatística feita em 1991-92.
    Talvez a melhor e mais correcta estatística realizada sobre a implantação dos três principais clubes no país.

    Hoje, a implantação do FCPorto é muito maior. Na cidade.

    Gostar

  37. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 17:53

    34,

    Vamos aos queijos, ao presunto e ao tintol, quando quiser !
    Proponho no Sapo, em Penafiel !

    Gostar

  38. Gonçalo Marques's avatar
    25 Abril, 2009 17:55

    Caríssimo MJRB

    Combinadíssimo! Será um grande prazer – sobretudo por conhecê-lo (porque quanto às tripas, essas, já nos conhecemos bem …).

    Um grande abraço

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Ó MJRB permalink
    25 Abril, 2009 17:58

    Proponho então Carlos Moreira da Silva (SONAE, BARBOSA & ALMEIDA) para a presidência da câmara do Porto.

    Gostar

  40. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 18:04

    Ó MJRB(parabéns pela sua irónica “apropriação”), 39

    Não consigo alcançar essa sua “proposta” para a presidência. Sei sómente o que é a SONAE.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Ó HOMEM permalink
    25 Abril, 2009 18:11

    A minha sugestão dou-a porque vejo os tripeiros um bocado à rasca. Trata-se de prestar um serviço à pátria! Não existe outro gestor capaz na zona Norte do país e é preciso salvar Porto! O Blasfémias devia levantar uma vaga de fundo para a candidatura desse homem.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Ó MEUS SENHORES permalink
    25 Abril, 2009 18:15

    Que todos os comentadores se levantem e exijam ao CAA que louve nos panegíricos as virtudes desse homem até que a voz lhe doa.
    Que Miranda polemize sem descanso em prol de tão digno gestor. É imprescindível requalificar e dignificar o Porto a fim de que essa outrora honesta cidade páre de enverginhar Portugal!

    Carlos Moreira da Silva à Presidência da CMP!

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 18:28

    #40 é o gajo que faz as garrafas do tintol

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Ó Anónimo 43 permalink
    25 Abril, 2009 18:36

    Está a ver, é este o problema deste país: desconhece os seus melhores e passa o tempo a falar de asnos. O homem é professor universitário, regenerou a vertente industrial da SONAE, criou o Público …
    Estou-vos a dar uma dica para saírem da miséria em que vegetam. Paguem do vosso bolso o diferencial entre o que custa um bom gestor e o que está previsto na lei para poderem viver num local decente daqui a meia dúzia de anos.

    PS: em breve sugeriremos nomes para os cargos de governador do Banco de Portugal, Primeiro Ministro, Ministro das Finanças e Ministro da Educação.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 18:50

    #44 sabes só metade da música. achas que a ba faz frascos de perfume?

    Gostar

  46. Vítor Maganinho's avatar
    25 Abril, 2009 18:54

    Desculpem meter o dedo na conversa.

    Algum dos senhores é do porto???

    Se sim, vive cá?

    E por fim. Se cá vive, anda pela cidade a pé ou de bicicleta como os turistas que não param de aumentar e já viram a fantástica recuperação da zona histórica e da baixa?

    Raramente vejo um portuense a falar mal de Rui Rio, todos nós sabemos as limitações orçamentais que o governa da república nos impinge para nos fazer virar a agulha de novo. O povo do Porto é difícil de enganar, somos a “mui nobre e invicta cidade” que os Xuxalistas tentaram e tentam vergar mas não vão lá, o povo do Porto está bem vacinado contra eles que em 8 anos, fizeram a cidade recuar 50 em relação a Lisboa.

    Já agora aconselho este tópico no meu blogue que se refere a este tema.
    http://matosinhosonline.blogspot.com/2009/04/vinho-de-lisboa-e-verdade.html

    Já que falaram em tinto, já provaram os vinhos das novas regiões do Tejo (pois… Vinho do Douro)ou de Lisboa(pois… o Vinho do Porto)????

    Abraço

    Gostar

  47. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 18:56

    43,

    Ok ! Barbosa&Almeida, indústria vidreira.
    Mas desconheço em absoluto as capacidades do indivíduo que Vc. “propõe” para a CMPorto.

    Cá esperamos os nomes por si indicados para outros cargos… Não se esqueça dum bom “D.Sebastião” para alimentar o lirismo do povinho-NADA !

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    ó 46 permalink
    25 Abril, 2009 18:57

    Apresente o seu candidato e depois discutimos. Perfeito não será nenhum. E se tem alguma coisa a dizer diga agora ou cale-se para todo o sempre. Porque assim que o CAA pegar nesta candidatura (estou a pensar que ele seria o mandatário ideal) ela torna-se imparável.

    Gostar

  49. Helder's avatar
    25 Abril, 2009 19:56

    Carlos e José Barros, desculpem lá mas vocês têm ido à Baixa? Não falo da Rua de Sta Catarina que é um problema específico do comércio. Mas a sério, fazem ideia do que se está a passar na Baixa, única e exclusivamente por acção da iniciativa privada (afinal o que nós defendemos, não é verdade)? Deixem lá isso que ainda levamos com outro Nuno Cardoso e então é que estamos bem entalados.

    Gostar

  50. Helder's avatar
    25 Abril, 2009 20:00

    Já agora, assisti ao “Falar Verdade” (?) do PSD na Fundação Cupertino de Miranda com B Azevedo e Daniel Bessa e garanto-vos que saí de lá com a nítida sensação que o Engº BA tem uma agenda. Não faço ideia qual mas que tem, tem. Não tomem o que ele diz at face value.

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 20:14

    #50 – deixa lá. para a semana fala na fundação pinto de magalhães, sobre os herdeiros do 25 de abril.

    Gostar

  52. CAA's avatar
    25 Abril, 2009 20:21

    Vítor Maganinho,

    «Se cá vive, anda pela cidade a pé ou de bicicleta como os turistas que não param de aumentar e já viram a fantástica recuperação da zona histórica e da baixa?»

    Fantástica quê???
    Realmente devo viver em Helsínquia…

    Gostar

  53. CAA's avatar
    25 Abril, 2009 20:23

    Helder,

    Concordo que o puco que se está a passar na Baixa é fruto da acção dos privados. E ainda bem.

    Mas vais ver o RRio a dizer que tudo isso já estava no seu plano (público e intensamente estatista) de recuperação da Baixa. O mesmo plano que nunca cumpriu embora o tenha prometido desde 2002.

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Ó Helder permalink
    25 Abril, 2009 20:25

    A zona da baixa … pff! Vocês é que sabem. Se não lhe pegarem vamos oferecer o nosso candidato aos americanos. Depois o máximo que vos posso arranjar é a senhora Palin em regime de permuta.

    De qualquer forma vamos lançar concomitantemente o nome de Zeinal Bava para ministro da Economia.

    Gostar

  55. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 20:30

    Continuo a não perscrutar quem será “o nome”, a personalidade ideal para suceder a RRio na câmara.

    Tenho a sensação que a oposição perdeu uma oportunidade para fazer avançar alguém melhor do que Elisa Ferreira…

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    Ó Deuses! permalink
    25 Abril, 2009 20:32

    O Arquitecto Siza Vieira poderia talvez abraçar o pelouro do Urbanismo da CMP sob uma hipotética gestão de C Moreira da Silva.

    Gostar

  57. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 20:37

    Mr. Helder, 50

    Também presumo que Belmiro de Azevedo não se ficará só como “reformado-activo” da SONAE e doutros negócios.
    É um indivíduo poderoso (sabe que o é !….) sibilino (diria, hiper-sibilino) e com outros projectos, não necessariamente protagonizáveis por ele, mas por alguém de sua extrema confiança e com capacidades para vários cargos.
    “Tenho” dois “nomes”, mas não os coloco aqui. Não são seus familiares….

    Gostar

  58. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 20:39

    56,

    O Siza é um excelente (e por vezes genial) arquitecto.

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Oh que espanto ! permalink
    25 Abril, 2009 20:44

    Para o Banco de Portugal, é preciso convencer de que é sua sagrada missão aceitar a incumbência … o programa informático SIMOFIN — Sistema Integrado de Monitorização Financeira e Afixação em Tempo Real de Cenários Parâmetrizaveis (produto da mais moderna engenharia informática da Índia).

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    Ó MJRB permalink
    25 Abril, 2009 20:52

    Claro que é, nas nossas equipas só propomos os melhores.

    E é por isso que podemos desde já anunciar que Paulo Macedo é a nossa escolha para as Finanças, pasta que será alvo de uma profunda remodelação no que se refere à sua lei orgânica.

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 20:52

    esse moreira da silva pode liderar os gestores camarários do porto na compra do município para o merceeiro da sonae. já vi este filme.

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    Ó que bom! permalink
    25 Abril, 2009 20:58

    Temos o perfil para o Ministério dos Negócios Estrangeiros rigorosamente definido. Em duas palavras: NEGÓCIOS e ESTRANGEIROS.
    Sim, acertaram é José Sócrates. Isso aplacará as hotes do PS. Trata-se de uma decisão justíssima porque se há alguém com vocação de vendedor é este homem. Estou certo que o outro engenheiro não se oporá pois já declarou publicamente que Sócrates é um bom vendedor.

    Gostar

  63. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 21:02

    62,

    Por favor não me roube o candidato ideal à presidência da república: Vitalino Canas !

    Vitalino imporá um regime presidencialista !
    O futuro de Portugal depende dele !

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    Ó anónimo 61 permalink
    25 Abril, 2009 21:02

    Deixe-me sossegá-lo. Uma das pastas onde tencionamos deixar o merceeiro profundamente irritado é na escolha do Ministro da Educação. E com Zeinal Bava na Economia o Engenheiro pia fininho. Nada tema. A equipa funcionatá como um organismo com os seus próprios anti-corpos. Ou não se tratasse do próximo governo de iniciativa presidencial!

    Gostar

  65. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    25 Abril, 2009 21:08

    governo de iniciativa presidencial
    já podias ter dito, pensei que era de fabrico próprio.

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    Ó MJRB permalink
    25 Abril, 2009 21:08

    É uma possibilidade, claro. Se bem que preferíssemos uma personalidade menos independente para um país em situação de emergência. Mas aviso já que terá de casar em segundas núpcias com a viúva de um alto dirigente chinês. As alianças políticas são essenciais à nossa sobrevivência.

    Gostar

  67. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 21:19

    66,

    Grato pela gentileza em reservar e ponderar Vitalino para esse cargo.
    (É uma obsessão e imensa fé minha).

    E que tal Margarida Moreira para a Educação ?
    E Marta Rebelo como presidente da Assembleia da República ?
    E Catarina Furtado, vulgo “namoradinha de Portugal” como ministra da Igualdade ?
    Diogo Infante (que tem pulado, pulado !…) para a Ajuda ?

    Gostar

  68. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 21:20

    Adenda:

    Ajuda, palácio, claro ! Ministro da Cultura, Saber e das Oportunidades, por exemplo.

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    Oh lá lá! permalink
    25 Abril, 2009 21:22

    Caso tenham tido a paciência de seguir o nosso raciocínio até aqui perceberão fácilmente que a proposta para Ministro da Educação só poderá ser … Joe Berardo.
    É óbvio que o problema da educação não é como se obtêm 100% da população licenciada em dois tempos (onde ontem se usavam os faxes para isso passaremos hoje a usar o e-mail) mas sim como conseguir que os muitos portugueses que ainda não tiveram uma nova oportunidade possam singrar na finança internacional.

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Ó amigo do 61 permalink
    25 Abril, 2009 21:25

    Anónimo disse
    25 Abril, 2009 às 8:52 pm

    esse moreira da silva pode liderar os gestores camarários do porto na compra do município para o merceeiro da sonae. já vi este filme.

    Qual é a dúvida? Isso vai obrigar o Belmiro a juntar-se aos empreendedores da mui liberal cidade do Porto e acelerar o processo. Além disso torna mais fácil financiar a contratação do arquitecto Siza Vieira.

    Gostar

  71. MJRB's avatar
    25 Abril, 2009 21:35

    Oh Lá Lá !

    Berardo, ouvi algures, vai fazer uma tese de doutoramento sobre a importância do “apartaíde” na África do Sul.

    Gostar

  72. Helder's avatar
    25 Abril, 2009 21:37

    Carlos, acredito que sim e o RR vai fazer o possível por capitalizar o dinamismo (ainda tímido mas imparável a não ser que uma CMP voluntarista decida intervir) que se nota por ali, mas…e não é que pode ter razão? O melhor que os poderes públicos podem fazer nesta área de actividade v.g. dinamizar certas zonas das cidades, na maior parte das vezes, é exactamente o que a CMP tem feito: sair da frente, não fazer nada, ficar quieto, desaparecer.

    Gostar

  73. Desconhecida's avatar
    Ó Diabo permalink
    25 Abril, 2009 21:41

    Ó diabo que é quase meia-noite e a carroça vai-se transformar em abóbora! A comemoração da liberdade já foi declarada extinta pelo distinto CAA e ainda nos falta anunciar o nome do primeiro ministro. Pois bem para primeiro ministro contamos poder confirmar o nome crrr prestigiad zzbbb crrrr #^5429 do Profe /.,/.546 mdj ssor cnmzx,cmnou2094tnm s

    THE CONNECTION WAS TERMINATED DUE TO PROBLEMS IN BO2009 SATELITE. PLEASE CONTACT YOUR LOCAL NETWORK SUPERVISOR IN BEIJIN.

    Gostar

  74. zangado's avatar
    25 Abril, 2009 21:42

    #46 sr. Vítor Maganinho
    Pergunta se algum dos comentadores é da cidade do Porto, fala de uma “fantástica” recuperação da zona histórica e da baixa da cidade e que raramente ouve um portuense falar mal de Rui Rio.
    Tenho de concluir que ou anda muito desatento e distraído ou defende um político profissional porque é da sua cor (eventualmente).
    Passemos a factos concretos:
    1 – Sou natural e vivo nesta cidade, onde vivi quase toda a vida, excepto durante o cumprimento do Serviço Militar Obrigatório (faz hoje os anos que sabe estava eu, a esta hora, nos estúdios do Lumiar da RTP de Lisboa)e depois vivi alguns anos noutras cidades portuguesas por motivos profissionais.Portanto conheci e conheço muita gente natural ou que vivia ou vive no Porto.O problema da desertificação da cidade tem a ver com múltiplos aspectos:rendas congeladas 40 anos com o preço do trabalho e dos materiais a subir levaram a maioria dos senhorios à miséria, por isso as casas degradaram-se e, sem dinheiro para as obras, cada vez ficaram pior. Todos perdem: senhorios, candidatos a inquilinos e a própria cidade que fica deserta e entregue à criminalidade e insegurança. Depois os bancos alimentaram campanhas de facilidades na concessão de créditos hipotecários e, por isso, muita gente que vivia no Porto foi morar para as cidades e concelhos vizinhos, em moradias ou andares, como fizeram vários amigos meus da juventude.
    2 – Salvo umas casas recuperadas pelos proprietários a suas expensas ou recorrendo ao programa RECRIA e a umas obras incompletas e até, em certos locais, mal feitas ligadas à Porto 2001, o que se vê são prédios estilo caixote onde existiam moradias que foram demolidas. A Rua de Faria Guimarães é um bom exemplo, para quem a conheceu e vê agora. Se quiser a própria Avenida da Boavista e muitas outras artérias. Em algumas zonas da cidade fizeram-se urbanizações de luxo. Tradicionalmente o comércio concentrava-se na baixa, mas não devemos esquecer o aparecimento dos hipermercados que o então Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Fernando Gomes, não deixou construir na cidade e foram sendo construídos logo a seguir nas várias saídas do Porto, como aí em Matosinhos, Gaia , …o que, ao estarem abertos a horas mais convenientes, atraíram muitos clientes que, no mesmo local, podiam adquirir vários produtos e poupar tempo e dinheiro.
    Fico espantado com as suas afirmações tão enaltecedoras de uma realidade que desconheço. Que fez o Dr. Rui Rio: deu um jeito nas obras da Praça Carlos Alberto, alterou (para melhor? isso depende dos gostos e já ouvi as duas versões contrárias)a Avenida dos Aliados, mandou em várias ruas alargar os passeios e pouco mais. Esse autarca fala muito mas a reabilitação da zona histórica tem andado aos avanços e recuos com a PORTO VIVO SRU a querer que os proprietários lhe vendam os prédios baratos, depois de ter avançado para expropriações litigiosas e depois recuar e querer novamente expropriações “amigáveis”. Se não conseguem ou se conseguem chegar a acordo, passam meses sem dar notícias e continua quase tudo parado. Muito poucas obras vê a funcionar e vai ter de se esforçar. Esta é que é a realidade, no local e não propaganda camarária.Se quiser provas eu arranjo!Por isso não sei em que zonas consegue ver isso, até porque Rui Rio só liga à zona da Boavista e daí até ao mar, tirando a baixa de que fala e a tal “zona histórica”. Por exemplo: o que tem feito ele pela maior e outra das maiores freguesias do Porto, Paranhos e Campanhã?
    3 – Raramente ouve um portuense dizer mal de Rui Rio. Acho muito interessante essa afirmação,pois eu conheço poucos portuenses que dizem bem dele (quem diz bem são os lisboetas e o grupo dele no PSD). Eu, por exemplo, tenho uma má opinião desse senhor, por razões que não vou aqui explicitar, quer como portuense quer como Presidente da Câmara do Porto. Podia classificá-lo de várias formas mas não o quero fazer aqui. Conheço muita gente que mora nesta cidade e que, por isto ou aquilo, não gosta dele. Haverá, naturalmente quem goste dele e outros que se deixam levar pela publicidade camarária ou do partido dele.
    Lamento ter de o contradizer, mas não podia deixar passar em claro essas suas afirmações. Venha ao Porto e visite as zonas que refere, apure a realidade, fale com as pessoas e verá que está equivocado.
    Cumprimentos

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    25 Abril, 2009 21:58

    Eu não disse?

    Gostar

  76. fado alexandrino's avatar
    26 Abril, 2009 01:14

    Volto a dizer porque o senhor CAA não percebeu o que eu escrevi.
    Belmiro de Azevedo que se candidate á Câmara do Porto uma vez que tem tantas e boas ideias para a governar.

    Gostar

  77. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    26 Abril, 2009 17:29

    Caro Helder,

    Como liberal considero que é ao nível das câmaras que faz sentido falar em intervenção do poder público no sentido de promover a qualidade de vida e defender os interesses da cidade. Ou seja, tudo aquilo que não sendo aceitável no governo central é a razão de ser das câmaras.

    Por isso, o balanço que faço dos mandatos do Rui Rio é este: devolveu a honestidade à gestão da câmara quando esta, durante anos, foi transformada num clube de amigos do Pinto da Costa, fez trabalho significativo na área social e geriu prudentemente os dinheiros públicos. Faltou-lhe o resto: defender a cidade e os seus interesses (vide, a questão do aeroporto) perante o poder central e promover um pouco a vida cultural, para além das corridas de carros e os eventos Red Bull. Numa frase, estou agradecido ao Rui Rio, mas quero o Rui Moreira.

    Gostar

  78. Vítor Maganinho's avatar
    26 Abril, 2009 18:08

    “Raramente ouve um portuense dizer mal de Rui Rio. Acho muito interessante essa afirmação,pois eu conheço poucos portuenses que dizem bem dele (quem diz bem são os lisboetas e o grupo dele no PSD)”

    Amigo zangado, normalmente só respondo a gente identificada como eu o faço. Mas deixou-me preocupado. Será que os lisboetas se andam a recensear no Porto, só para nos manter com o Rui Rio???

    A outra hipótese na sua análise é, muito mais de metade da população portuense ser do PSD, para (só) o grupo dele proporcionar maioria absoluta.

    Eu acho que pode haver melhor que Rui Rio, sim. Ninguém é insubstituível. Só acho que quem fala mal dele são os militantes cegos de outros partidos e os “pintodacostitas” também cegos, porque se acostumaram a ter da Câmara o que queriam e com este Senhor, isso acabou.

    Talvez para si Fernando Gomes e Nuno Cardoso fossem melhores. Nada como, muitas torres das Antas, torres do Bom Sucesso, prédios como o que Pinto da Costa fez no meio do Parque da Cidade, os outros que Rui Rio não deixou fazer na frente marítima do mesmo parque por a Imoloc. Enfim, assim é fácil falar mal…

    Gostar

  79. PMS's avatar
    26 Abril, 2009 22:31

    “O melhor seria, sem dúvida, Rui Moreira”

    Deixem o homem em paz, que ele está a fazer um bom trabalho onde está.

    Já ouviram a expressão: mais vale um pássaro na mão que 2 a voar?

    Gostar

  80. Desconhecida's avatar
    Eu não sou o outro... permalink
    27 Abril, 2009 10:53

    1 – O Carlos Moreira da Silva poderia ser uma excelente aposta, depende apenas de qual deles…

    O que foi meu professor de Desenho e Métodos Gráficos 1, nos famosos meses após o 25 de Abril em que era um dos mais fervorosos defensores do sistema de avaliação aptos/não aptos (passam todos)?

    O que foi meu professor de Análise Numérica, em 1977, já depois do seu regresso de Inglaterra, pós doutoramento, enquanto avançava com a sua campanha de transformar o curse de engenharia mecânica em curso de gestão?

    O que depois, já “comprado” pelo Belmiro, andou pela TVI (foi até presidente daquele canal pornográfico), pelo público, pala Barbosa e Almeida, etc?

    Se o vir agora decerto já nem o conheço (nem ele a mim, tampouco) mas, a par com o Portela (outro “comprado” pelo Belmiro) eram dos poucos assistentes da FEUP (mecânica) com algo mais que caspa, entre as orelhas…

    Gostar

Trackbacks

  1. links for 2009-04-26 « lugar do conhecimento

Indigne-se aqui.