Saltar para o conteúdo

“Estado da Bela Vista” *

14 Maio, 2009
by

«O cinicamente chamado bairro da Bela Vista sintetiza os piores defeitos do intervencionismo. O Estado, arvorado em protector dos oprimidos, arremessa as pessoas para caixotes de cimento ordenados em jeito de gueto. Jura que as está a auxiliar mas só as segrega. Na sua vertigem assistencialista, destrói as hipóteses de prosperarem por si»

* Correio da Manhã, 11.V.2209

75 comentários leave one →
  1. jkts's avatar
    14 Maio, 2009 05:33

    Também penso o mesmo.

    Gostar

  2. jukitas's avatar
    14 Maio, 2009 05:34

    Também penso o mesmo.

    Gostar

  3. Zé Preto's avatar
    14 Maio, 2009 07:01

    Deram nozes a quem não tinha dentes!

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Rui Salgado permalink
    14 Maio, 2009 07:25

    Completamente de acordo.
    Estado a mais dá nisto.
    Estraga as pessoas.
    Faz com que as pessoas em vez de se esforçarem para terem uma vida melhor fiquem á espera dos subsidios e das casas.

    Gostar

  5. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    14 Maio, 2009 07:29

    “arremessa as pessoas para caixotes de cimento ordenados em jeito de gueto.”

    Isso é a habitual narrativa que só ajuda a camuflar o problema. Os caixotes de cimento são casas que muitos Portugueses de há 30 anos que não se dedicavam ao crime agradeceriam.

    O Problema não está nos caixotes está na Cultura ou falta dela das pessoas. Está no facto da cultura de gang não ter punição suficientemente dissuasiva, de não ser possível existir responsabilidade individual no Estado Social uma vez que responsabilidade individual implica haver punição e esta nunca é atraente e haver algo não atraente no Estado Social é proíbido.

    Gostar

  6. André Miguel's avatar
    14 Maio, 2009 07:52

    O Estado Social dá nisto… Ao invés de incentivar a iniciativa do indivíduo para melhorar a sua condição, convida este a estender a mão e esperar sentado.

    Gostar

  7. olhão's avatar
    olhão permalink
    14 Maio, 2009 08:37

    Tão alinhados que eles estão. Só falta o “Muito Bem”!!!
    Antes os caixotes, que as barracas, com “esgotos a céu aberto, sem água canalizada, sem luz, sem casa de banho, sem frio, sem chuva, sem vento, sem privacidade, sem………..

    Gostar

  8. olhão's avatar
    olhão permalink
    14 Maio, 2009 08:49

    “O Estado Social dá nisto…Ao invés de incentivar a iniciativa do indivíduo para melhorar a sua condição, convida este a estender a mão e esperar sentado.”

    Mas isto, e pior do que isto, não existe noutros países mais desenvolvidos?
    Quais são as habilitações, quais são os conhecimentos, quais são as competências daqueles que, entende, deveriam ser incentivados para a livre iniciativa? Quem é que vai pagar esse incentivo? O mesmo Estado!!!
    Ao incentivar a iniciativa do indivíduo, não está, inconscientemente, a utilizar aquilo que critica – o “Estado Social”?

    Gostar

  9. olhão's avatar
    olhão permalink
    14 Maio, 2009 08:59

    #5
    A sua análise está, em parte, correcta.

    Discordo quando diz que – “… não ser possível existir responsabilidade individual no Estado Social uma vez que responsabilidade individual implica haver punição e esta nunca é atraente e haver algo não atraente no Estado Social é proíbido.”.
    Tome como exemplo o caso dos países nórdicos (Suécia, Dinamarca,…)e concluirá que isso é não só possível, como praticável.

    Gostar

  10. fado alexandrino's avatar
  11. olhão's avatar
    olhão permalink
    14 Maio, 2009 09:43

    «O cinicamente chamado bairro da Bela Vista sintetiza os piores defeitos do intervencionismo. O Estado, arvorado em protector dos oprimidos, arremessa as pessoas para caixotes de cimento ordenados em jeito de gueto. Jura que as está a auxiliar mas só as segrega. Na sua vertigem assistencialista, destrói as hipóteses de prosperarem por si»

    Se não fosse a “protecção aos oprimidos” não teríamos bairros da “Bela Vista”, mas continuávamos, cinicamente, com os miseráveis bairros de lata, propiciadores de maior promiscuidade, maior segregação, maior fuga à escolaridade, maiores condições para a formação de gangs, maiores condições para o consumo e tráfico de droga, maior violência, tec, etc…
    A grande maioria desses habitantes reconhece ter beneficiado, com essa “protecção”. Os outros, convenhamos, constituem, dentro daquela maioria, uma pequena minoria
    A destruição das hipóteses de prosperação é um problema que não pode e não deve ser visto sob essa óptica, as razões têm raízes mais profundas, que se prendem com o fraco desenvolvimento do país, que promove poucos postos de trabalho, e que sempre se tem servindo de mão-de-obra barata para cativar o grande capital estrangeiro, descurando aquilo que era a obrigação da iniciativa privada – promover a formação e reconversão dos seus trabalhadores.
    Problema essse que se foi agravando, com a evolução tecnológica do mercado de trabalho, não só para aqueles que fugiram à escolaridade obrigatária, mas também para os outros, muitos, que não adquirirtam competências, para acompanhar a evolução verificada.

    Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    14 Maio, 2009 10:15

    Well… pelos vistos o articulista pretenderia que em vez do bairro se construísse uma reserva de imigrantes com um muro à volta, com zonas separadas por castas, raças e etnias.
    Incluído em roteiros turísticos para visitas guiadas, com vinho, broa e azeitonas à discrição.

    Gostar

  13. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    14 Maio, 2009 10:20

    “Discordo quando diz que – “… não ser possível existir responsabilidade individual no Estado Social uma vez que responsabilidade individual implica haver punição e esta nunca é atraente e haver algo não atraente no Estado Social é proíbido.”.
    Tome como exemplo o caso dos países nórdicos (Suécia, Dinamarca,…)e concluirá que isso é não só possível, como praticável.”

    A pressão social na Suécia era muito forte com um substrato religioso, essa é uma das condições essenciais para não haver abusos – tinha outros efeitos secundários que era um latente racismo e xenofobia. Agora isso está acabar com o fim da homogeneidade. Já há bairros na Suécia que são bem piores que a Bela Vista ou a Cova da Moura:

    http://www.thelocal.se/19130/20090428/
    “At a recent meeting a police officer said we need to be ready to have Molotov cocktails thrown at us,”

    Isto não foi um polícia a falar, foi um chefe de bombeiros que se demitiu:

    “After months of suffering through thrown rocks and threats directed at his squadron during numerous calls to the Rosengård neighbourhood in Malmö, local fire chief Henrik Persson said on Tuesday he is stepping down from his post.”

    Note-se aliás que a Suécia foi o País que teve um program de esterilização de “indesejáveis/deficientes” quase até aos anos 70, o que só mostram que não brincavam em serviço.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Maio, 2009 10:24

    Sim era melhor deixar as pessoas em bairros de lata do que colocá-las em bairros de cimento. Os caixotes de lata eram mais in.

    Gostar

  15. g.fm's avatar
    g.fm permalink
    14 Maio, 2009 10:34

    Só por curiosidade. Quais são as propostas concretas do PSD para tirar estas pessoas dos caixotes de cimento e para as pôr a prosperar por si?
    Criticar é fácil…

    Gostar

  16. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    14 Maio, 2009 10:38

    “A destruição das hipóteses de prosperação é um problema que não pode e não deve ser visto sob essa óptica, as razões têm raízes mais profundas, que se prendem com o fraco desenvolvimento do país, que promove poucos postos de trabalho, e que sempre se tem servindo de mão-de-obra barata para cativar o grande capital estrangeiro, descurando aquilo que era a obrigação da iniciativa privada”

    Isto é uma das coisa que me irritam na esquerda. Contra a sociedade sem classe mas fazendo tudo para que ela exista. É como os festejos do 1ºMaio. O feriado mais idiota que existe na perspectiva dos mais pobres. Ajudando a cristalizar uma visão classista.

    A iniciativa privada não tem “obrigações” e qualquer um pode ser “iniciativa privada” em vez do discurso recente que estou a notar na esquerda em dizer que a iniciativa privada devia fazer isto ou aquilo. Porque é que os trabalhadores não abrem empresas? Porque é que os Sindicatos não fazem ajuda á formação de empresas pelos seus associados? supostamente estes novos patrões teriam mais Saber para ver os dois lados. Mas não, a cristalização de uns em chefes e de outros em trabalhadores parece ser o secreto objectivo dos dois lados acabando com toda e qualquer mobilidade social.

    A formação de empresas aumenta a procura de empregados, aumentando a concorrência, logo melhores salários, melhores empresas, melhores produtos, mas isso só se faz com iniciativa e mobilidade social. Um trabalhador que diz que o patrão é um incompetente deveria pensar em abrir a sua própria empresa para competir com o patrão incompetente, mas como ninguém se leva a sério…

    Gostar

  17. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    14 Maio, 2009 10:44

    #15 G.Fm

    “Só por curiosidade. Quais são as propostas concretas do PSD para tirar estas pessoas dos caixotes de cimento e para as pôr a prosperar por si?
    Criticar é fácil…”

    Só por curiosidade. Quais são as propostas e as acções das próprias pessoas para saírem dos caixotes de cimento e começarem a trabalhar e a prosperar por si em vez de ficarem à espera de que os benefícios lhes caiam do céu-Estado.
    Criticar é fácil…

    Gostar

  18. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    14 Maio, 2009 10:44

    O lucklucky tal parece ja uma:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Matraca

    Gostar

  19. atom's avatar
    atom permalink
    14 Maio, 2009 10:44

    Pois é:
    São as condições em que essas populações habitam e a mistura de etnias que torna possível esta conflitualidade, e os respectivos tiroteios a ela associados. Não devemos ser muito críticos em relação aos tiroteios, pois que isso é uma afirmação cultural dessas comunidades étnicas.
    Por isso as minhas sugestões são:
    Que seja modificada a lei das armas de forma a ser claro que esta só se aplica aos indígenas.
    As polícias já aplicam tacitamente este princípio, não incomodando pessoas que tem a cultura étnica do seu uso. Porém como foi anunciado o reforço das polícias com novos elementos, que presumivelmente não conhecem as leis tácitas, mais vale que tais leis sejam passadas a escrito.
    Para resolver o problema da qualidade do alojamento e da mistura étnica, devem os poderes públicos despejar todos os indígenas que habitam nos bairros da Lapa e do Restelo. Nesses Bairros seriam realojados as etnias que vivem no Bairro da Belaviata. No Bairro da Lapa seriam alojados os membros da etnia que já foi politicamente correcto chamar africana mas que actualmente é ainda mais politicamente correcto chamar “jovem”. Formariam na Lapa uma zona que seria chamada “jovemquistão ”. No Bairro do Restelo seriam alojados os membros da etnia cigana e formariam uma zona que seria chamada de “ciganoquistão ”. Esta distribuição de bairros teria em linha de conta a antiguidade das referidas comunidades em Portugal. Para a comunidade mais recente, a zona mais nobre, a Lapa. Para a comunidade mais antiga (já são um bocadinho indígenas) a zona menos nobre, o Restelo. Os poderes públicos também deviam providenciar um imposto com a finalidade específica de reverter para a conservação dos dois citados Bairros a ser pagos apenas pelos indígenas. Com estas medidas assegurava-se a melhoria das habitações, a sua manutenção, assim como espaços desafogados para que as comunidades praticarem o tiro cultural e o petardo por ocasião das passagens de ano e das festas familiares ou funerais.
    Se tal não for feito, receio que essas duas comunidades abandonem o nosso país, com evidentes prejuízos para todos nós. Mas com estas simples medidas, pode ser que eles não nos abandonem…

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    14 Maio, 2009 10:47

    # 15, não me quero substituir a nenhuma casa de meninos e meninas, vulgo partidos políticos, mas penso que a primeira coisa a fazer é mandar o zézinho e os seus amigos para as offshores (versão suave), restabelecer a justiça e pôr a economia a funcionar. Sobre este último tema já ouvi princípios válidos para isso voltar a acontecer da parte de várias pessoas qualificadas, por acaso nehuma se formou na independente. Ao afirmar sem vergonha que só eles é que sabem, táctica baixa dos xuxas em todas as matérias, o que os cola aos regimens mais miseráveis da história recente estes irresponsáveis fazem deslizar o país para o abismo. Até o alegrete já percebeu isso.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Porto sentido permalink
    14 Maio, 2009 10:52

    Grande parvoíce de post!

    Então o estado dá as casas, por sinal jeitosas, e ainda tem culpas??????

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Pifas permalink
    14 Maio, 2009 10:58

    Na Belavista os problemas foram só esta semana. Na realidade o problema está na morte de um alegado assaltante no … ALGARVE! Toparam a diferença de mais de 200 Km? A rapaziada parece que, de preferência, andava a roubar no resto do país, até porque na Belavista não há muito para roubar.

    Sendo assim já me parece que estou a perceber qual é o argumento que andam por aqui a discutir. No fundo querem que a empresa seja deslocalizada e que os miúdos vão morar mais para Sul a fim de não terem que roubar carros para ir fazer os assaltos.

    Não há nada que não se resolva. É só aplicar os chavões.

    Gostar

  23. g.fm's avatar
    g.fm permalink
    14 Maio, 2009 11:02

    #17 Pi-Erre

    Não fiz uma crítica, fiz uma pergunta.
    Os eleitores, para votarem em consciência, têm o direito de conhecer as propostas da oposição, julgo eu.
    Se lhes querem tirar os benefícios, então que o digam claramente.

    Gostar

  24. KW6's avatar
    KW6 permalink
    14 Maio, 2009 11:03

    A demagogia e a hipocrisia que acompanham estas questões é deveras preocupante. São mais as críticas do que as propostas de solução. Se de um lado temos as barracas que não servem, do outro temos os monstros de cimentos que também não servem, se existe quem defenda uma cultura de inclusão, do outro temos quem defenda a repressão… mas tudo isto dito de uma forma leviana. Os iluminados desta sociedade só se lembram destas situações quando a televisão os obriga a ver porque no restante tempo assobiam para o lado e fazem de conta que está tudo bem. Da direita à esquerda, passando pelo “centro”, existe um aproveitamento desta situação que é inqualificável… de repente todos têm alguma coisa a dizer. Mas a televisão começa a esquecer a Bela Vista… tudo voltará à normalidade.

    Existe um sério complexo colonialista que pelos vistos ainda tolda a visão a muita gente. Transmite-se a ideia que tudo é justificado por causa de sociedade que segrega, que é racista, que olha à cor da pele e temos pena e dizemos que os modelos falham, porque falha a educação, porque não existe emprego, porque isto e o outro.

    Existe muita gente pobre a quem nunca foi dada casa, que não beneficia do RSI, mas que dar valor ao quem tem…porventura resultante do facto de nunca lhe ter sido oferecido nada. Existem pessoas com muitas dificuldades que nem por isso negam educação aos seus filhos. As escolas dão a mesma formação a todos os que lá estão… o que cada um faz com ela é que resulta das próprias opções que se tomam. Mas de facto trabalhar para ter…dá muito trabalho, mais vale culpar a sociedade

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Laden bumbum permalink
    14 Maio, 2009 11:07

    Cá na terra esses gajos já estavam fora da circulação há muito, camaradas. A receita é milenar. A maioria das pessoas que habitam esses bairos é boa gente que gostaria de se ver livre deles. Com o zézinho, as vossas leis e a vossa justiça vocês ainda vão apanhar muito no lombo e ver as vossas cabeças cheias de buracos, o desporto deles é esse e mais nenhum. E riem-se.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    ingénuo permalink
    14 Maio, 2009 11:23

    E ao que parece, segundo a Sábado, o jovem que faleceu no Algarve tinha participado no “sequestro mediático da actriz Lídia Franco”… ou seja, um pobre e inocente jovem, que os malandros e fascistas da GNR tiveram a lata de matar!

    Compreendemos como os jovens da Bela Vista se sentem incomodados pelo facto de este ícone juvenil ter sido baleado quando ajudava, certamente para o bem público, no transporte de um ATM…

    Até eu pá, quando soube, tive que me conter para não ir logo queimar meia dúzia de caixotes de lixos e 3 carros pagos com o suor do esforço alheio, embora tenha a impressão de que no meu caso não teria tido o Bispo de Setúbal a defender-me.

    Isto é tudo uma palhaçada e fogo de vista. Já sou da opinião de um que escrevia nos comentários do Blasfémias que isto cheira a operação watergate para esconder os podres e esqueçer nos media o freeport…

    Senão vejam:

    – o maluco neo-nazi do Mário Machado andou a mostrar documentos da familia do PM, de 2001 e anteriores, que falavam em montantes e verbas e contas bancárias, e tudo o resto: dois dias depois é preso;
    – Os jornalistas tiveram a lata de ir ao notário no qual a escritura de compra dos apartamentos de luxo foi efectuada, um mês depois os mesmos desapareceram…
    – O tal senhor da Eurojust, grande amigalhaço da Fátinha de Felgueiras, leva um inquérito em cima por alegadas pressões politicas nos procuradores do caso Freeport… No fim de semana
    antes do resultado do mesmo, temos pão e circo na Bela Vista.

    Certamente que se tratam de coincidências, e até estou descansado porque a seguir o piscocoisa vai explicar que também tem uma tia lá no bairro em e que até costumava ir de excursão a alcochete e agora aquilo está mais bonito com o mamarracho do freeport

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    campeão permalink
    14 Maio, 2009 11:42

    SOLIDARIDADE é uma virtude individual , que cada cidadão tem ou não tem ! Muito surprendente é o facto de em Portugal socialistas modernos (PS) e sociais democratas (PSD) terem transplantado uma virtude pessoal para uma organização corrupta o “Estado”. Tal facto só podia dar errado, porque as organizações , ainda por cima corruptas, não têm sentimentos e tudo o que fazem , aparentemente bem intencionadas , cumprem o desiderato dos interesses daqueles que as comandam.
    Assim como já foi explicado em comentarios acima , o centrão tira aos que trabalham através de impostos para entregar aos que se não querem esforçar .Foi imposta uma cultura de irresponsabilidade , assistencialista , em que tudo é tolerado excepto trabalhar e guardar para si a maior fatia do produto do seu trabalho.
    Seria melhor ter estes guetos ou ter barracas? Esta é uma pergunta que revela a hipocrisia do pensamento socialista que pressupõe a incapacidade do ser humano para o esforço e para o trabalho , sem o qual nenhuma riqueza é produzida.
    o assistencialismo deve ser proporcionado apenas a doentes e crianças e velhos que residam e tenham trabalhado e cumprido as leis. Todos os restantes que se esforçem para produzir riqueza!

    Gostar

  28. Carlos's avatar
    Carlos permalink
    14 Maio, 2009 11:45

    Aos Srs. Blasfemos, lembram-se da posta sobre o arquivamento do inquérito ao magistrado que foi multado por falar ao telemóvel?

    Parece que afinal ainda mexe: http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/novidades/nov_mostra_doc.php?nid_novidade=505

    Gostar

  29. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    14 Maio, 2009 11:46

    #23 G.Fm

    Não há almoços grátis. Alguém tem de pagar os devaneios e as utopias dos políticos.
    Os benefícios devem obter-se através da iniciativa e do trabalho digno e honesto dos próprios interessados e não por meio de dádivas do Estado ou de instituições que só conseguem perpetuar as degradantes situações de dependência a que muitos se habituaram e de que já não conseguem escapar. Estão viciados e exigem cada vez mais.
    Quem paga são os contribuintes e não os políticos.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Impresário permalink
    14 Maio, 2009 11:50

    Para resolver a crise proponho:

    o internamento compulsivo dos menores de 25 anos do bairro da Belavista na academia de futebol de Alcochete;

    que se obrigue a função pública a abrir conta no BPN ou no BPP para receber o ordenado;

    a nomeação do primo de Shaolin para a chefia da esquadra da Cova da Moura;

    a nacionalização e venda da colecção Berardo para financiar o BCP;

    a instalação de sistemas electrónicos de vigilância anti-incêndio nas matas e florestas ligados por banda larga ao quartel dos bombeiros de Carrazeda de Anciães;

    a atribuição de um videoprojector a cada aluno magalhãesnizado a fim de evitar uma epidemia de miopia;

    o incentivo à produção nacional de vacinas genéricas contra a gripe, lombalgia, miopia, obesidade, hipertensão e insuficiência de habilitações;

    a transformação de Portugal numa plataforma giratória para o turismo mundial através da ligação, por TGV, de Lisboa às Seychelles;

    a obrigatoriedade de o vestuário ser equipado com micro painéis solares, de os bonés terem uma mini eólica e de as cuecas incorporarem uma mini hidrica;

    a substituição das bandas gástricas existentes por bandas largas.

    A bem da Nação

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    14 Maio, 2009 11:54

    # 26 caro ingénuo, as nossas tias desprezam o dito sobrinho, até lhe rogam pragas, passa o dia sentado à frente do monitor, a barriga incha, ele tem o nick pic… vá lá ele não consegue mais do que umas piadas brejeiras, um dia saberemos de onde lhe vêm os proventos e das motivações a favor das ratazanas.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Pifas permalink
    14 Maio, 2009 11:56

    A riqueza … ah que maravilha!
    O problema é que só existe quando a propriedade é privada. E para esta ser defendida o meio mais barato é montar um estado. E quem monta um estado prevê que haja muito quem seja montado. Donde todo o paleio que por aqui se lê mais não é do que o estrebuchar da pescadinha de rabo na boca em época de falência de paradigmas.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    curiosidades permalink
    14 Maio, 2009 12:27

    Transplantar gajos das florestas virgens(excepto os de cabo verde claro)com uma kultura de ódio ao branco e aqui chegados serem os “meninos de oiro”, subsidiados por tudo e nada, com “dicriminações positivas” que relagam os indígenas para pretos, com nacionalizações bondosas para mais facilmente se sentarem na mesa do orçamento do explorador branco criou um caldo de kultura em que mais violência trás mais dinheiro.Como queriam aliás o pcp, o be e até o ex-bispo…
    O que tem que se perguntar é PORQUÊ? e PARA QUÊ?Descolonizaram e colonizam-nos?Os mesmos políticos?Que “dão” coisas que os indígenas não recebem nas origens dos nossos coitadinhos?
    Contem-nos bem, vejam quantos aumentam por ano, por “nascimento” e importação e depois pensem se vale a pena andar a falar no que quer que seja de “recuperação” do actual sistema… Vão ter a canga por anos e anos e só vai dar em porrada lá no fim…

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    curiosidades permalink
    14 Maio, 2009 12:33

    As velhas da política e os paneleiros a que andam nas suas 7 quintas.Choriço preto e do grosso ao preço da uva mijona…

    Gostar

  35. The Studio's avatar
    14 Maio, 2009 13:13

    Pois é. Ainda ontem ouvi na TV uma senhora de Setúbal a dizer que há 20 anos a Bela Vista era um bairro bonito e onde dava gosto viver. A realidade não está de acordo com a cassete progressista do criminoso coitadinho, mas que interessa? Por falar nisso, como correu ontem o prós-e-prós com três fundamentalistas do politicamente correcto na TVI24? Estavam todos de acordo?

    Gostar

  36. AGG's avatar
    AGG permalink
    14 Maio, 2009 13:38

    #24 n me parece que a dicotomia repressão/inclusão seja aplicável… eu sou a favor de uma severa repressão dos criminosos (penas mais pesadas, extradição até 2 gerações,etc.) e de uma inclusão dos imigrantes que querem trabalhar (maioria dos habitantes das belas vistas são destes).

    No geral penso que é de uma pobreza de espírito esta diferenciação entre Direita, Esquerda. No fundo todos defendemos um mundo melhor mas preferem estar com guerrinhas a chamar fascistas a uns e utópicos a outros em vez de atacarem o problema. Eu defendo a repressão agressiva dos criminosos, logo sou fascista e defendo a inclusão daqueles que acrescentam mais valia ao país (trabalhadores imigrantes) logo sou utópico…

    organizem-se….

    Saudações

    Gostar

  37. Zé's avatar
    permalink
    14 Maio, 2009 13:47

    Nem é preciso dizer os nomes. A presença do The Studio numa caixa de comentários é equivalente à Goodwin’s Law. 🙂

    Gostar

  38. Zé's avatar
    permalink
    14 Maio, 2009 13:57

    “utópicos a outros”

    A quem? Aos que acham que se toda a gente olhar apenas para o próprio interesse e forem muito egoistas a sociedade como um todo será beneficiada devido à existência de uma mão invisivel?

    Gostar

  39. AGG's avatar
    AGG permalink
    14 Maio, 2009 14:02

    #38 Zé deve ser jornalista, na maneira como consegue descontextualizar citações para proveito de ideias próprias… 🙂

    Gostar

  40. RPA's avatar
    RPA permalink
    14 Maio, 2009 14:04

    Esta entrada e banal, nao lhe chamaria frase feita, mas quase. Citando Hamlet: “There are more things in Heaven and Earth than are dreamed of in your philosophy”

    Gostar

  41. g.fm's avatar
    g.fm permalink
    14 Maio, 2009 14:08

    #29 Pi-Erre

    “Quem paga são os contribuintes e não os políticos.”

    Tem razão, mas em democracia quem decide como é gasto o dinheiro são os políticos que escolhemos para nos governar. Neste caso, e porque se levantam tantas vozes contra, gostava de saber se o PSD, caso seja eleito, vai continuar aquilo a que chama “devaneios e utopias”, ou se por outro lado pensa de forma diferente e está disposto a cortar-lhes os benefícios. Se calhar é querer saber demais.

    Gostar

  42. Zé's avatar
    permalink
    14 Maio, 2009 14:19

    @39

    Não sou jornalista nem comunista nem fsacista nem outro ista qualquer. 🙂
    Mas acho que os ultimos meses provaram sem a menor sombra de dúvida que essa da direita ser pragmática e a esquerda utópica é uma treta.

    Gostar

  43. André Miguel's avatar
    14 Maio, 2009 14:20

    Olhão #9

    Pois… A diferença entre a Suécia e Portugal resume-se apenas ao clima, logo por aqui pode-se replicar tudo o que lá se faz.

    Gostar

  44. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    14 Maio, 2009 14:22

    Concordo. A esquerda do politicamente correcto já está a subverter, com a sua desonestidade intelectual característica, o tema com a comparação das barracas (que note-se sempre que há demolições estão lá a barafustar) que não tem por onde se lhe pegue, a solução encontrada dos bairros sobrepovoados dado que vive lá gente a mais, ilegais que não têm interesse ao país e deviam voltar á terrinha que os viu nascer (frase proibida segundo o diktat do politicamente correcto) foi apadrinhada pela esquerda caviar onde a apologia ao multiculturalismo deturpado prevalece à cultura local e isto não foi feito à acaso, tem uma política obscura por detrás. Tem que haver deportações e uma política restrita de imigração, o primeiro passo é sem dúvida este, que não resolve tudo como por exemplo em Gaia o bairro de Vila D’ Este, o segundo é acabar com a subsídio-dependência e obrigar quem pode a trabalhar e terceiro demolir partes dos bairros, com o objectivo final a sua extinção e integrar quem merece e têm esse direito nas cidades a viver condignamente, quem se opor e fizer chantagem emocional barata que vai roubar aí o Estado tem que se fazer sentir e punir exemplarmente o criminoso. Só com paleio não se vai lá e tem que haver vontade dos próprios em querer sair da miséria, nem que não seja de forma imposta tal é a escassez de alternativas.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    14 Maio, 2009 14:27

    “sair da miséria”, minhoto? Não estou a perceber… qual “miséria”? Mas então aquilo não é tudo malta com altas motas e carros e roupa de marca, tudo roubado, e cheia de subsídios do estado a viver à grande e à francesa? É o que eu ouço por aí.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    14 Maio, 2009 14:27

    Bom comentário, o 32, do Pifas.

    Gostar

  47. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    14 Maio, 2009 14:39

    Caramelo
    Miséria civilizacional.
    Quantos aos criminosos deportação e prisão conforme certos pormenores técnicos.

    Gostar

  48. Minhoto's avatar
    Minhoto permalink
    14 Maio, 2009 14:45

    A esquerda caviar teima em não perceber e esconde o que toda a gente sabe que uma pessoa que atira sobre a polícia e lhes arremessa cocktail molotov mata um cidadão vulgar sem pestanejar.
    O Rui Tavares no programa com o CAA e o Rangel tocou e tentou corrigir posteriormente nos casos que se passaram na Grécia e em França. O Rui Tavares não diz o que pensa. A extrema-esquerda está a mostrar os dentes e convém estar atento ao fenómeno.

    Gostar

  49. e-ko's avatar
    14 Maio, 2009 14:45

    CAA,

    opinar é fácil!… mais difícil é conhecer verdadeiramente os problemas e a realidade, que são muito mais complexos que o que a comunicação social pretende mostar ou o que os pseudo especialistas ou opinadores oficiais podem alcançar!…

    que soluções proporia? o acesso facilitado pelo crédito à compra de casa própria? desse mal já padecem muitas famílias com dificuldades em pagar as suas prestações de casa e não são as mais pobres!… ou, talvez, melhor seria a solução de reservar uma percentagem de alojamentos nos condomínios de luxo, que se vão construindo pelo país, para atribuir às famílias que residem nesses bairros ditos sociais… assim, é certo que se evitaria a segregação social e racial, tanto de uns como de outros!… e deixaríamos também de ter escolas de “refugo” e como as nossas elites económicas são muito generosas (caridosas) ali partilhariam uma parte das vantagens e objectos tão cobiçados que têm: esses sinais exteriores de riqueza e outros gadjets que são os pópós e outros télélés… acabava-se o roubo também… para quê roubar o que nos é generosamente dado? e ainda sobrava disposição para seguir os cursos de explicadores generosamente partilhados com os filhos dos generosos filantropos e assim acabava o insucesso escolar e até os professores agradeciam porque deixavam de fazer esforços desmesurados!

    mas, sobretudo, o Estado deixaria de ser necessário para resolver esses problemas de caixotes de cimento feitos para segregar o indígena…

    o bairro da bela vista já foi um belo bairro… porque é que as autarquias não procedem à renovação periódica dos imóveis e mobiliário urbano? porque é que as polícias não têm desde o início uma presença mais visível e pacífica nesses bairros, como seria igualmente necessária para bairros da periferia de grandes cidades onde os seus moradores compraram os seus andares, por não existir um mercado imobiliário sério seja de arrendamento ou aquisição de casa própria, em que os bancos durante décadas inflacionaram os preços até esgotarem a bolha… onde os maiores atentados (concentração de produção de cubos de betão a perder de vista, quanto mais bela, sem a mínima ordenação e sem equipamentos socioculturais ou espaços verdes) foram cometidos com a cumplicidade das autarquias! tudo a chupar da mesma palhinha!… e, as famílias ainda jovens, que compraram bloco de betão para morar e criar os seus filhos, não conseguem vendê-los agora pelo preço por que os compraram há dez anos, mesmo que precisem de vender por causa de desemprego ou porque a família aumentou!

    o CAA não vive num desses blocos de betão, depreendo… o que lhe dá assim a modos que uma atitude arrogante… mas olhe que todas as experiências são boas para bem conhecer a realidade!…

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    curiosidades permalink
    14 Maio, 2009 14:49

    Em Odivelas(parece que aquilo ainda é Amadora)fizeram os espanhóis um grande centro comercial.Já fui espreitar.A diferença ainda é maior do que no Colombo do Belmiro.O que não admira.fizeram-no mesmo nas barbas do maior “bairro” a norte do rTejo.Mais de metade dos seguranças são minoritários.Para tomarem conta dos outros.Politicamente correctos os espanhóis que vão de certeza apanhar uma banhada…
    Mas denota uma coisa que só vi em África: todas as casas “bem” têm que ter guarda próprio á noite.Quer-se dizer está a aumentar de certeza a “produtividade” e o “emprego”.metade da família a “guarda” e a outra metade a “ladrão”…e tudo para o nosso enriquecimento claro…

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    curiosidades permalink
    14 Maio, 2009 14:55

    Oi pessoal então o que se espera para adoptar a “solução” italiana?Nada de dar nacionalidade a quem vemcá parir e a quem não foi convidado?E a ter (o que nós não temos) centros de retençaõ de ilegais para reexportação?Não é correcto?Filhos paguem do vosso bolso e responsabilizem-se por eles…
    Acabar com o problema acarreta alterar as leis traidoras da imigração e NACIONALIDADE que uns mulatos inventaram para nos foder…

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    curiosidades permalink
    14 Maio, 2009 14:59

    Se quiserem saber quem foram os mulatos não pendem muito que ainda arranjam alguma dor de corno.Sigam o rasto do “foge Fatinha” e da sua querida mulherzinha bem paga…

    Gostar

  53. KW6's avatar
    KW6 permalink
    14 Maio, 2009 15:01

    #36 Infelizmente esta dicotomia aplica-se. Existe quem defenda quase cegamente que a inclusão é o caminho a seguir, mas no fundo também acham que uns quantos deviam receber guia de marcha e nunca mais colocarem os pés neste paraíso. Outros existem que defendem que é tal o estado de coisas que já não existe política de inclusão que nos valha, que deve ser tudo corrido com guias de marcha e nunca mais colocarem os pés neste paraíso, mas para suavizar o discurso, lá vão dizendo que uma ou outra política de inclusão também dava jeito… Não se entendem e não se fazem entender.

    Concordo na facilidade de se colocarem rótulos quando alguém defende alguma coisa. Relembro a confusão que deu quando o Alberto João diminuiu as quotas de entrada para emigrantes… mas pelos vistos neste paraíso também já se equaciona o mesmo. Acho que nesta, como em muitas outras situações, existe uma notória falta de vontade de se resolverem os problemas…apenas e só porque não estão na vizinhança de quem decide. Quando se pode mudar de canal é muito mais fácil governar…

    A pobreza de espírito da diferenciação entre direita e esquerda não é minha. Limitei-me a referir que de um lado ao outro todos têm qualquer coisa a dizer… Fazer é que nada…

    A Bela Vista é um sinal claro de um problema latente que um dias destes toma proporções bem maiores… e nós continuamos a assobiar e a mudar de canal!!! Uma aposta que quando a comunicação social lhe cheirar a sangue em outro lugar qualquer a Bela Vista passará a ser o local mais pacato do mundo?

    Gostar

  54. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    14 Maio, 2009 15:07

    Os branquinhos são muitas vezes piores que os escurinhos. Não é isso que deve estar em causa.

    O problema com as leis da imigração são outros e bem mais graves: É uma táctica com sucesso da Esquerda para conseguir mais votos e perpetuar-se no poder.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    14 Maio, 2009 15:08

    Já faltou mais para estarmos todos na Bela Vista. Coragem. Nesse dia se decidirá para que lado pende a sorte de cada um.

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    curiosidades permalink
    14 Maio, 2009 15:09

    Também isso.Mas a reverência em relação a tudo o que seja escuro é avassaladora.Sem qualquer consequência, pois que nos limitamos a pagar em todo os lados, os negócios são sempre ruinosos e portanto nem se justifica…a não ser para arranjar “companhia”, “ambiente propício”…

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    curiosidades permalink
    14 Maio, 2009 15:17

    Mas o “catecismo internacionalista” que esses gajos “beberam” nas universidades é que é a causa desta traição ao povo Português que se vê afastado do emprego por salários escravos que só os pretos aceitam e por terem casa de borla e subsídios(de que os brancos ficaram arredados por “excesso de rendimento”).Os brancos emigram descontam noutros países e deixam a família por conta da seg social.Portanto é quase tudo por conta do erário público de que só meia dúzia ganhou.Agora é tempo de rectificar o rumo.Que dêm os “descontos” que “pagam as nossa pensões” e ao mesmo tempo guia de marcha de volta…

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Maio, 2009 16:19

    pois , o mal é que as soluções são pensadas em dada altura , em circunstancias totalmente diferentes , e depois , aos primeiros sinais de que já são necessárias outras , porque as populações mudaram ou adquiriram vicios , pensam que o problema se resolve sozinho e deixam andar até à última.
    E é como diz o Ourição , não tarda estamos todos na bela vista , porque 3 milhões e tal a sustentar o resto , grandes e pequenos , não vai ter bom resultado.

    Gostar

  59. olhão's avatar
    olhão permalink
    14 Maio, 2009 16:20

    A solução é pôr esta “gentalha”, da Belavista, a viver no prédio do CAA e a partilhar com ele, todos os dias, o elevador!!!
    Era politica e pedagogicamente correcto, digo eu…

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    curiosidades permalink
    14 Maio, 2009 16:27

    Na reserva natural de Sintra é que estavm bem.Podiam dialogar, tinham vizinhos amigos e compreensivos, etc e ao mesmo tempo ficavam um bocado longe…

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    14 Maio, 2009 16:28

    #59 – você é um optimista, o camorim partilhar o elevador? só se for em time sharing.

    Gostar

  62. olhão's avatar
    olhão permalink
    14 Maio, 2009 16:29

    # 43
    “Pois… A diferença entre a Suécia e Portugal resume-se apenas ao clima, logo por aqui pode-se replicar tudo o que lá se faz.”

    Parece que o sol, de cá, lhe torrou os neurónios!!!
    Informe-se a respeito da justiça, da educação, da saúde, do emprego, da qualidade de vida, das reformas, da solidariedade social, etc, etc…. e vai ver que a, única, diferença é mesmo o clima.

    Gostar

  63. olhão's avatar
    olhão permalink
    14 Maio, 2009 16:34

    # 60
    Vc. fala por esperiência própria. É aborígene da reserva.

    Gostar

  64. olhão's avatar
    olhão permalink
    14 Maio, 2009 16:53

    # 58
    Para além do sustento, dos grandes e dos pequenos, os 3 milhões e tal, também têm, agora, que sustentar, com língua de palmo, os partidos parasítas do Estado. Onde estão aqueles que gritam por menos Estado?!?!?!

    Não sei, se vai ter bom resultado ou não. Eu é que não lhes dou mais “mama”.
    Cada abstenção, são menos 3 €, por voto.

    Gostar

  65. e-ko's avatar
    14 Maio, 2009 16:59

    59,

    partilhar o elevador? há assim certas pessoas que não nasceram para partilhar seja o que for… nem o espaço sobra à volta delas!…

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    curiosidades permalink
    14 Maio, 2009 17:00

    Ó 63
    Sou aborigene mas não naquela reserva.Aquilo é só Soares, Santos, Gomes, tudo do mais esclarecido e amigo da humanidade com quem dialogam em permanência, mesmo com aqueles que estão ainda engavetados em guantánamo… eu ando por outras paragens.Menos fedorentas.

    Gostar

  67. olhão's avatar
    olhão permalink
    14 Maio, 2009 17:18

    Piscoiso, a sua prima entrou na menopausa?
    Quer tirar os xuxas, para meter os chochos!!!

    Para os “ilustres” defensores dos chochos, cito A:G.:

    “Só o Citigroup (o enorme conglomerado financeiro com quem a Dra. Manuela Ferreira Leite, enquanto Ministra das Finanças de Durão Barroso, fez o negócio de “titularizar” as dívidas que o nosso Estado tinha a cobrar aos contribuintes) tem, pasme-se, 427 filiais diferentes, criando um labirinto de identidades com o simples de fim de não pagar impostos.”

    A senhora até tem provas dadas!!!

    Gostar

  68. claudia's avatar
    claudia permalink
    14 Maio, 2009 17:40

    A intervenção do estado nos denominados bairros sociais é um erro com um preço demasiado caro nas actuais sociedades.
    Retirar as pessoas das suas freguesias, da proximidade da sua familia, do sítio onde sempre viveram, e colocá-las em bairros sociais não podia, de todo, dar bom resultado. Sob o pretexto de os ajudar, o estado empurrou as pessoas com dificuldades para aglomerados habitacionais,melhores certamente que barracas,mas onde a exclusão social se acentua, bem com a criminalidade e a insegurança.
    Porque não apoia o estado o arrendamento, permitindo às pessoas viverem juntos dos seus, onde escolherem viver, evitando o desenraizamento de milhares de pessoas bem como a sua enevitavel degradação social.Apoiar o arrendamento é bem melhor e menos perigoso do que ser dono de imoveis que com o tempo fica totalmente degradados, dificeis de gerir e que são não poucas vezes escolas de crime.

    Gostar

  69. olhão's avatar
    olhão permalink
    14 Maio, 2009 18:55

    # 29
    Pi-Erre disse
    14 Maio, 2009 às 11:46 am
    #23 G.Fm

    “Não há almoços grátis. Alguém tem de pagar os devaneios e as utopias dos políticos.
    Os benefícios devem obter-se através da iniciativa e do trabalho digno e honesto dos próprios interessados e não por meio de dádivas do Estado ou de instituições que só conseguem perpetuar as degradantes situações de dependência a que muitos se habituaram e de que já não conseguem escapar. Estão viciados e exigem cada vez mais.
    Quem paga são os contribuintes e não os políticos.”

    Está a referir-se aos empresários??? Quem contou, p’ra vc!!!

    Gostar

  70. Pedro C.'s avatar
    14 Maio, 2009 20:06

    Proponho que não se ocupem juízes a julgar estes cidadãos. Os porteiros dos tribunais deviam estar mandatados para os despachar de volta. Também, dispensar os polícias de os prender, um trabalho inútil e arriscado, como se tem visto. Mas não se enervem: o ministro , não me lembro qual mas todos dizem o mesmo, garantiu que o país está seguro. Só em guarda-costas já devem ter criado milhares de postos de trabalho. Descontraiam-se: o governo está atento!!!

    Gostar

  71. A. R's avatar
    A. R permalink
    14 Maio, 2009 20:14

    “Caixotes de cimento nunca mais”: barraquinhas de contraplacado marítimo, desalinhadas e com esgotos a correr no meio da rua é que é porreiro pá. Já agora com rendas que não sejam humilhantes.

    Gostar

  72. André Miguel's avatar
    14 Maio, 2009 20:48

    Olhão #62

    Julgava que você percebesse a ironia…

    Gostar

  73. LR's avatar
    14 Maio, 2009 23:04

    Mas claro que todos sabemos que os bairros de lata é que eram locais seguros, bem controlados pelas polícias e que nada tinham a ver com guetos. Claro; ali, longe da fúria intervencionista do Estado, é que a prosperidade tinha o hábito de irromper. E os refugiados das ex-colónias que lá foram alojados também deveriam, para bem da tranquilidade geral, era ter-se abrigado debaixo de pontes e viadutos.
    CAA parece acreditar que a segregação só começou a afectar os residentes da Bela Vista quando o Estado os maltratou, atribuindo-lhes casas. Que em bairros de lata – enfiados em caixotes a sério, mas a coberto do maldito intervencionismo – é que poderiam prosperar por si.

    Gostar

  74. Hyperion's avatar
    Hyperion permalink
    15 Maio, 2009 12:39

    #9
    Olhão, ia responder com essa lusão a uma Suécia supostamente o Eldorado da harmonia social, mas o post #13 já o fez e muito bem, tem também o post #33 se tiver algumas dúvidas do que vai ser a nossa vida daqui para a frente.

    Gostar

  75. Amiga's avatar
    Amiga permalink
    30 Junho, 2009 21:11

    Gostava que a população de todo o Portugal e visse a Belavista, com outros olhos, pois não há só crimes,tragedias e drogas,etc.
    Por detras de cada pessoa há um ser vivo, que por vezes é rejeitado por diversas pessoas por motivos que para mim não tem qualquer valor, assim como o racismo, etnia,etc eu vejo e acredito neles porque considero que precisam de algo que os complete e não serem marginalizados, julgados por outros que fazem bem pior, só que tem o nome pomposo de Criminalistas de Colarinho Branco.Sempre me dei com todo o tipo de pessoas ricas, pobres,mendigas,pretas,brancas,ciganas,etc, mas nunca na vida vi nem senti diferença em nenhuma delas,penso que por vezes via muito mais maldade nos que tem como BONS do que daqueles que já tem a FAMA de MAUS da FITA.Peço-vos que não julguem ninguém, pois por detras de um ser humano há uma pessoa para descobrir, cada um da sua maneira…..

    Gostar

Deixe uma resposta para a prima do picoiso Cancelar resposta