Saltar para o conteúdo

As esculturas estão no fosso dos leões do Jardim Zoológico?

15 Maio, 2009

Tendo em conta que o BLASFÉMIAS tem, em média, 5 mil visitas diárias deve ser possível que alguém nos ajude a resolver este enigma:

«Meio milhão de euros era quanto a câmara tencionava gastar em duas exposições das colecções de arte africana de Joe Berardo e de José Guimarães, no âmbito de uma iniciativa da vereadora Manuela Júdice. Mas foram vários os vereadores que se manifestaram contra a despesa, considerada excessiva – com destaque para Helena Roseta, de cujo grupo de vereadores independentes faz parte Manuela Júdice. Não ficou claro se a intenção – agora gorada – de gastar meio milhão em apenas duas exposições foi da vereadora ou do presidente da autarquia.» PÚBLICO

Não, a nossa dúvida não se prende com as reviravoltas na votação desta espantosa despesa. A nossa dúvida é mesmo sobre a despesa. Meio milhão de euros é muito dinheiro. A dita arte já estará fora de África pois faz parte das colecções  de Joe Berardo e de José Guimarães. Logo o meio milhão de euros era para quê? Por mais sofisticadas que fossem as exposições como é que se previa gastar meio milhão de euros? A única explicação que encontramos para este orçamento é o facto de talvez as peças das exposições estarem guardadas por leões, jibóias e demais animalaria feroz e ser necessário retirá-las uma a uma da boca dos ditos sem os despertar. Mas acreditamos que melhor explicação surgirá.

51 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Vítor Costa permalink
    15 Maio, 2009 12:29

    Cara Helena,

    Aqui vai a resposta. Está ao minuto 1:35. “cada macaco no seu galho”, diz o grande comendador.

    Gostar

  2. MJRB's avatar
    15 Maio, 2009 12:31

    Duas exposições. 250 mil Euros para cada uma.

    Esse custo depende de vários factores:
    — Transportes (empresa especializada);
    — Encaixotamento/acondicionamento (1 caixote/peça);
    — Seguros (que devem ser elevados);
    — Montagem (decerto exemplar)
    — Catálogos/livros, convites (cada vez mais caros)
    — Segurança (grupo especializado)
    — Etc, etc.

    Hoje, uma muito boa exposição não custa menos de 250 mil Euros.

    O que estará em causa, é a disponibilidade –e o momento– financeiro da autarquia.

    As colecções de Arte Africana de José de Guimarães e de Joe Berardo são excelentes !

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    PKS permalink
    15 Maio, 2009 12:33

    Primeira sugestão:

    Quando o Berardo aluga o material que é dele, faz se pagar.

    Segunda sugestão:

    Parte do montante, incluía quantia que o Berardo entregaria aos donos da Cosec para que estes baixassem o preço.

    Terceira sugestão:

    O montante destinava-se ao Berardo para que este o passasse por cheque ou transferência bancária aos partidos que nas eleições da câmara vão gastar algum.

    Quarta sugestão:

    O montante destinava-se a organizar uma exposição e a pagar uma parte ao Berardo para que este possa continuar a comprar arte porque ele agora anda desguarnecido financeiramente e os artistas precisam de ajuda.

    Quinta sugestão:

    Para publicidade. Como poucos estariam interessados na exposição seria necessário pagar a cada pessoa que lá fosse pelos menos uns 200 euros (20 euros vezes 2500 pessoas… deve dar).

    Gostar

  4. Ra's avatar
    15 Maio, 2009 12:34

    Se a arte africa da colecção Joe Berardo for aquela que ele expõe no Funchal, são basicamente calhaus … pedra … mas mesmo muita pedra. As tantas vai pelo correio e os dois milhões é para franquiar o passeio.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Expertinho permalink
    15 Maio, 2009 12:38

    Estas colecções alugam-se, têm um preço, mas só para quem pode pagar, claro. Qual é a dúvida da senhora? É como alguns “oradores” que se fazem pagar para arrotar umas postas…

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Expertinho permalink
    15 Maio, 2009 12:39

    Agora, claro que para alguns calhaus com olhos, aquilo não passam duns calhaus, mas isso é outra conversa…

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    Vítor Costa permalink
    15 Maio, 2009 12:40

    #2

    “Excelente” é a sua opinaião. Em termos de valor comercial, que é disso que se está a falar, a opinião dos galeristas e casas de leilões independentes que já avaliaram a Colecção Berardo não é bem a mesma da meia dúzia de “críticos” e “especialistas” que tanto a louvam.
    Quando se fez o negócio CCB/Berardo a avaliação independente feita à colecção Berardo era substancialmente mais baixo do que aquilo que nos foi “vendido”.
    E o embuste foi esse: fazer crer à populaça que aquilo vale mais do que na verdade vale que é para a malta não fazer ondas ao dinheiro que ali se ia gastar.

    Gostar

  8. fado alexandrino's avatar
    15 Maio, 2009 12:54

    Uma coisa sei de certeza absoluta.
    A mim não me ia calhar euro nenhum e provavelmente sem eu dar conta ainda iam sair alguns do meu bolso.

    Gostar

  9. MJRB's avatar
    15 Maio, 2009 13:01

    Mr. Vítor Costa, 7

    Mantenho o que escrevi: duas excelentes colecções.

    O negócio Berardo-Fundação das Descobertas, é outra estória…
    A colecção Berardo que está exposta e em acervo no CCB é óptima.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    chato permalink
    15 Maio, 2009 13:34

    E eu que só preciso de 10.000 euros para colocar a minha vida em dia!!!!!!

    Gostar

  11. Piscoiso's avatar
    15 Maio, 2009 14:01

    Quando li o título As esculturas estão no fosso dos leões…
    até julguei que se tratava dos candidatos à direcção do Sporting.
    Mas não, é sobre as receitas do Benfica.

    Gostar

  12. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    15 Maio, 2009 14:06

    Este regime é obsceno.

    Gostar

  13. Amêijoa Fresca's avatar
    15 Maio, 2009 14:15

    Nesta política selvagem
    de natureza animalesca,
    tamanha é a voragem
    desta encenação burlesca.

    São milhões desbaratados
    em negócios nauseabundos,
    os valores orçamentados
    são devorados por vagabundos!

    O mexilhão cumpridor
    das variadas obrigações,
    considera entristecedor
    todas as esta divagações!

    Gostar

  14. fiscal da asae's avatar
    fiscal da asae permalink
    15 Maio, 2009 14:48

    5 mil visitas diárias

    Só o piscoiso deve fazer “prái” uma 50.
    Liga e desliga, liga e desliga, liga e desliga…

    Gostar

  15. Amêijoa Fresca's avatar
    15 Maio, 2009 14:53

    Correcção à última quadra:

    O mexilhão cumpridor
    das variadas obrigações,
    considera entristecedor
    todas estas divagações!

    Gostar

  16. mesquita's avatar
    mesquita permalink
    15 Maio, 2009 15:02

    Por falar em jardim zoológico, reparei hoje no EL PAIS,que o silo auto do Porto é uma cópia do Guggenheim de NY.Como Portista,regionalista, não elitista nem libral, estou destroçado.

    A arquitectura tem coisas de zoo.Espero Carlos Bidal concorde comigo.

    Gostar

  17. Piscoiso's avatar
    15 Maio, 2009 15:07

    #14.
    Olhe que não.
    O pc é da minha tia Admiranda, que tem sempre a página do Blasfémias aberta, porque não perde pitada do que o JM escreve.
    Ficou apaixonada por ele quando viu a fotografia no DN.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Expertinho permalink
    15 Maio, 2009 15:20

    ahahahahah!

    Gostar

  19. tina's avatar
    tina permalink
    15 Maio, 2009 15:23

    Almeida Santos e as faltas dos deputados:

    «Não se paga aos deputados o suficiente para que sejam todos apenas profissionais. Quanto às justificações para as faltas, é verdade que a sexta-feira é, em si própria uma justificação, porque é véspera de fim-de-semana. Eu compreendo isso. Talvez esteja errado que as votações sejam à sexta-feira. Não julguemos também que ser deputado é uma escravatura, porque não é, nem pode ser. É preciso é arranjar horas para a votação que não sejam as horas em que normalmente seja mais difícil e mais penoso estar na Assembleia da República».

    Gostar

  20. Rui's avatar
    Rui permalink
    15 Maio, 2009 15:36

    Colocada a questão desta forma, só haverá lugar à demagogia (como é evidente o custo de oportunidade do investimento numa altura de crise é enorme, mas será nestes termos que devemos reflectir? 500 000€ por uma exposição não é muito – seguramente o retorno será muito maior. O problema aqui serão os contornos do negócio, segundo sei o Joe e o José não são rapazes dados à filantropia pois o mais certo é que por de trás desta história esteja um grande negócio … para eles.

    Gostar

  21. JCP's avatar
    JCP permalink
    15 Maio, 2009 15:58

    Oh Helena só estou espantado por não ter colocado o problema ao JoaoMiranda que a tia do Piscoiso tanto aprecia.
    Haveria de ver que responderia cabalmente com uma fina análise de risco, com uma análise custo/benefício em que entraria o número esperado de visitantes e com uma demonstração do valor acrescentado para a cultura lusíada ou ibérica caso tal exposição se tivesse realizado na semana santa!

    Gostar

  22. MJRB's avatar
    15 Maio, 2009 16:01

    Mr. Rui,

    Só se fosse pelo temporário ‘aluguer’ das obras. O que não se me afigura razoável nem impositivo.

    Os 250 mil Euros para cada exposição seria para o que referi no comt. 2.
    Alguém pensou em duas muito bem montadas exposições, e isso custa muito dinheiro.

    A Cultura não faz mal a ninguém, e muito menos a pessoas dela carentes ou, no caso, dessas exibições retirassem Conhecimento.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    15 Maio, 2009 16:09

    MJRB:

    Só um esclarecimento:

    – Os 500.000 EUR não eram para “construir” a colecção; eram apenas para expô-la!

    Gostar

  24. Rui's avatar
    Rui permalink
    15 Maio, 2009 16:11

    MJRB,

    Eu não disse o contrário do que afirma, até concordo consigo, o que poderei questionar, e nesse aspecto parece-me que está de acordo comigo, é o eventual preço ou mesmo aluguer das obras.

    Gostar

  25. Rui's avatar
    Rui permalink
    15 Maio, 2009 16:12

    pois como disse o Joe e o José não são de dar nada a ninguém

    (cont. ao comentário anterior)

    Gostar

  26. José Manuel Santos Ferreira's avatar
    José Manuel Santos Ferreira permalink
    15 Maio, 2009 16:17

    É o que eu digo
    A senhora está tótó
    Agora é contra a cóltura
    Anda a contar os centimos

    Está tesa ????
    Não impeça é quem quer ver, apreciar

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Expertinho permalink
    15 Maio, 2009 16:18

    E porque haviam de dar aquilo que compraram? A arte é um negócio, olha que raio…

    Sempre prefiro ver uma boa exposição de arte que ler a porcaria que muitos paineleiros escrevem, fazendo-se pagar principescamente. Façam as contas à merdice que se escreve todos os dias nos jornais e juntem o dinheirinho todo que se paga e essa ralé…

    Gostar

  28. José Manuel Santos Ferreira's avatar
    José Manuel Santos Ferreira permalink
    15 Maio, 2009 16:20

    #11#

    Tem graça
    Foi a minha primeira reacção

    Esta é do Sporting
    O outro é do Porto
    Boa

    Gostar

  29. Rui's avatar
    Rui permalink
    15 Maio, 2009 16:23

    Expertinho,

    Ao cederem o que é deles para expor já estão a ganhar dinheiro: uma colecção depois de exposta ficam muito mais valorizada, podendo a seguir vendê-la com mais valias.

    Gostar

  30. MJRB's avatar
    15 Maio, 2009 16:35

    Mr. João Neto, 23

    Mas eu não escrevi que era para ‘construir’ a colecção, neste caso, as coleccções… Sempre escrevi e vinquei, exposições.
    (Possivelmente Vc. interpretou mal).

    Gostar

  31. MJRB's avatar
    15 Maio, 2009 16:38

    Mr. Rui, 24

    Creio que não se poderá induzir ‘preço’. Eventualmente, aluguer.
    Mas creio que estará em causa o custo global das exposições.

    Gostar

  32. MJRB's avatar
    15 Maio, 2009 16:40

    Miss Helena Matos,

    No terceiro parágrafo, Vc. escreve: ‘a dita arte’. Duvida que se trata de arte, essas peças africanas ?
    Pode demonstrar-nos que não são arte ?

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Xico da Cuf permalink
    15 Maio, 2009 16:49

    O Centro Comercial de Belem, serve para isso, aluga espaço, é o que se chama, utilizando o conceito de Custo/beneficio,,,se não for o Berardo vamos alugar a quem? a nuestro hermanos?

    Com um orçamento de 16 milhões acabou em 70 milhões de contos

    Ate doeu o coraçao, mas nessa altura quem pagou foi um “tir” de apoio á nossa entrada no “campo Pequeno”

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Xico da Cuf permalink
    15 Maio, 2009 16:57

    Os “pobrezinhos” estão safos.

    Sua Exc. trouxe um donativo Turco.

    Durante 3 dias fizeram um torneio de Golf(o).

    Foi o bastante, trouxe um Baú de pedras preciosas do Kalifa II

    Em contrapartida demos 3 banquetes.

    A Turquia ja está na Comunidade Europeia, tem o seu alto patrocinio de Sua Excª. e do Zé Manel tambem

    Gostar

  35. Pedro C.'s avatar
    15 Maio, 2009 17:12

    O Joe Berardo, não é aquele das minas de ouro? Se sim, está explicado em parte. A parte restante reside na teoria de que o investimento público gera emprego. E duas exposições sempre custam menos do que uma autoestrada onde passam poucos automóveis, portanto, inútil. O problema é a outra teoria de que para haver finanças equilibradas temos que ajustar as despesas às receitas: quando as primeiras excedem as segundas há que aumentar impostos e estes já estrangulam muitos contribuintes. Pior ainda quando a despesa é feita por uma autarquia empenhada até aos cabelos! Resumindo, meio milhão de euros, quando há tanta coisa a fazer em Lisboa, constituía uma má despesa e uma péssima opção em termos de prioridades. A cultura fica prejudicada? É possivel… mas quem não tem dinheiro não tem (não deve ter) vícios.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    Jacinto Moura permalink
    15 Maio, 2009 17:24

    Ouvi e vi, a entrevista do Pr. da PT. Ele é Paquistanês?

    Dou-lhe 19,5 valores.

    Tive, um PDG que chegou a Portugal em crise, 76.

    Tinha perto 36 anos.

    As pessoas riram-se, era engolido, diziam os comunistas, pela dinamica revolucionaria.

    o Pr. da PT tem muitas semelhanças ao Sueco

    ~Por isso, dou-lhe nota altissima, so acess’vel aos muitos bons. Peças raras da gestão, que eu tive a oportunidade de aprender o pouco que sei. Tinhamos uma grande companhia.

    ´Dentro do Grupo de 72.000 colaboradores, estavamos nos 1ºs lugares.

    O Grupo, que era Familiar, Pai e 2 Filhos, tinha como politica, um PDG, com mais de 55 anos, era reformado, tratar dos Cisnes era o entertenimento que o esperava.

    Dizia o Sorensse: Falta ideias e empenhamento, já não resolve os problemas, nós é que temos de resolver o problema dele.

    O Pr da PT, esta ao mesmo nivel.

    Grande entrevista,gostei.

    Gostar

  37. José Manuel Santos Ferreira's avatar
    José Manuel Santos Ferreira permalink
    15 Maio, 2009 17:28

    Por aqui O Blasfémias parece a procuradoria geral de republica

    Está cheio de condes, duques e marquesas

    A implosão está próxima

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    15 Maio, 2009 17:29

    MRJB: # 30

    Eu percebi. Estava a tentar ser irónico. Ou seja, meio-milhão de euros ainda se justicariam para reunir/adquirir uma boa coleção de arte, não apenas para mostrá-la….aos macacos!

    Gostar

  39. José Manuel Santos Ferreira's avatar
    José Manuel Santos Ferreira permalink
    15 Maio, 2009 17:54

    Tendo em conta que o BLASFÉMIAS tem, em média, 5 mil visitas diárias

    Cabe a cada um 100 euros
    Ó Lena tu que ganhas bem não me digas que não tens 100 euros para ver esta exposição
    Isto é quase o que te custa por duas refeições diariamente

    Gostar

  40. fidel's avatar
    fidel permalink
    15 Maio, 2009 18:02

    e que tal sugerir aos camaradas chico e daniel a nacionalização a ditas colecções !
    está na moda.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    ordralfabetix permalink
    15 Maio, 2009 18:17

    Subscrevo totalmente o que diz MJRB.

    E dou outro exemplo:

    O Museu de Serralves teve em 2008 um orçamento de 8,6 milhões de euros. Grandes exposições foram a s Juan Munõz, Manuel de Oliveira, David Goldblatt. E ainda Julio Pomar e Robert Rauschenberg. Qualquer delas terá custado mais de 250.000 euros.

    “Ou seja, meio-milhão de euros ainda se justicariam para reunir/adquirir uma boa coleção de arte”

    Podia não chegar para comprar meio-quadro.

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    15 Maio, 2009 18:35

    è dificil de perceber o que faz o Cosra na CML! Lisboa, está cada vez pior como capital, dinheiro gasto por cada presidente
    que por ali passou, roubada pela péssima organização, e com dinheiros, gastos em desvario……….o que vai ser Lisboa em 2010?

    Gostar

  43. MJRB's avatar
    15 Maio, 2009 18:38

    Ordralfabetix, 41

    Só que Serralves, Fundação e Museu, são casos raros e exemplares de iniciativa, de programação, de gestão e de…acção.
    Tem um excelente presidente secundado por óptimos membros do Conselho de Administração, mais Odete Patrício, mais o João Fernandes…..

    Lá estarei, dia 29, para as comemorações dos 20 Anos da Fundação e dos 10 do Museu !

    Gostar

  44. MJRB's avatar
    15 Maio, 2009 18:40

    Ordral,

    De facto, 250.000 Euros não chegariam para comprar um icónico Rauschenberg…

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    ordralfabetix permalink
    15 Maio, 2009 21:52

    “Lá estarei, dia 29, para as comemorações dos 20 Anos da Fundação e dos 10 do Museu !”

    Seremos dois.

    “250.000 Euros não chegariam para comprar um icónico Rauschenberg…”

    250.000€ não terão chegado para o seguro dos Francis Bacon que lá estiveram.

    Gostar

  46. MJRB's avatar
    15 Maio, 2009 22:21

    Ordral, 45

    De facto, 250.000 Euros não chegaram.
    E a exposição do Bacon em Madrid foi portentosa !

    Lá estaremos, então, dia 29, no jantar.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Nclta permalink
    16 Maio, 2009 00:57

    Uma jovem melhor atleta na sua categora em portugal! teves as melhores notas em portugal quando terminou o secundario, estuda desde pequena piano e anda no conservatorio MAS foi pedir a varias camaras municipais para tocar de BORLA! e ninguem quis. DEPOIS AINDA TEM DESCARAMENTO DE FALAR EM MEIO MILHAO DE EUROS PRO NABABO DO BERARDO? FODASSE.

    ta aqui o “link” – http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=24878&formato=flv

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Nclta permalink
    16 Maio, 2009 00:59

    Depois ESTES vao se embora do pais claro e ficam os do costume.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    16 Maio, 2009 01:03

    Esta russa terminou o curso do conservatorio com nota maxima e ninguem nas camaras municipais quiseram-na a tocar de borla. LOL

    Gostar

  50. MJRB's avatar
    16 Maio, 2009 01:21

    Nclta
    e
    49,

    A maioria, larga maioria dos presidentes de câmara e vereadores da cultura são ignorantes e incultos !
    Culpados pelo atraso cultural dos cidadãos !
    E fazem muito bem, todos os jovens talentosos (em qualquer área de actividade) que se vão embora deste sítio entre o Atlântico e a Europa !

    Os 500.000 Euros não seriam para uma exposição da colecção de Joe Berardo. Seriam para duas exposições, das colecções JBerardo e José de Guimarães.

    Gostar

  51. João Carvalho's avatar
    16 Maio, 2009 11:44

    Mas porque razão o Sr. Berardo que tanta massa arranjou, com tanto engenho e olho-pró-negócio, para comprar tamanha obra, não consegue arranjar massa para um grande e único museu privado com o seu nome e mete lá toda essa panóplia de obras de arte, devidamente organizada, e cobra o devido dinheiro às pessoas que lá forem? Porque razão tem o Estado de financiar o Sr. Berardo sob a capa da promoção pública da cultura!?

    Gostar

Deixe uma resposta para fiscal da asae Cancelar resposta