Coisas que fascinam:
20 Maio, 2009
O clube Estrela da Amadora não pagou 4 mil euros à Liga [dita] Profissional de Futebol e foi sancionado com a perda de 3 pontos no campeonato.
Já perante o facto de o clube não ter pago nenhum salário durante toda esta época, nada sucede.
26 comentários
leave one →

Por estas & outras & muitas mais,SA, é que o futebol tuga praticado nos campeonatos da I e II Ligas está globalmente muito aquém, por exemplo, do campeonato espanhol — para dar um exemplo ‘ao lado’.
A 1 jornada do término do campeonato, punem um clube com 3 pontos, por causa de 4 mil Euros, tendo feito ‘vista grossa’ aos sucessivos meses com ordenados em atraso ?
GostarGostar
Por estas & por outras & também porque um clube de 2ª linha espanhol tem orçamentos ao nível dos maiores clubes portugueses.
Digo eu.
GostarGostar
2,
Pensei em acrescentar o que Vc. muito bem refere: muitos clubes da “2ª linha espanhola” (não me lembro como se designa, por lá), têm orçamentos quase, ou atingindo o nível dos principais clubes portugueses.
E pagam ordenados mensalmente…..
GostarGostar
Porreiro pá
É a vida
GostarGostar
Isso quer dizer que se o Estrela devesse 60.000 euros, o clube perdia 45 pontos.
Mas como o Estrela só tem 34 pontos, ficava a dever 11 pontos, correspondentes a três vitórias e dois empates.
GostarGostar
A coisa ainda é mais fascinante: o clube pagou no dia seguinte a expirar o prazo!!!!
E os jogadores esperam há meses.
GostarGostar
Mr. Gabriel Silva,
O seu BoavistaFC é que ‘tinha’ que pagar POR TUDO E POR TODOS…
(Péssima, preocupante, sectária E LOCALIZADA ‘justiça’…).
GostarGostar
A questão dos salários em atraso é grave, mas não pode ser colocada no plano de uma suposta concorrência desleal.
Senão vejamos: o governo regional da Madeira contribui com cerca de 2,5 milhões para os orçamentos do Marítimo e do Nacional, o que corresponde a cerca de 50% dos mesmos. As autarquias pagam estádios ao Braga, Guimarães e Académica e os respectivos custos de manutenção na média de centenas de milhares de Euros por ano. Isto dito, clubes como o Boavista ou o Belenenses não têm quaisquer apoios do Estado. Quem promove então a concorrência desleal? Obviamente o Estado por via de subsídios directos e indirectos a certos clubes em prejuízo dos demais. Face à evidente desigualdade de tratamento dos clubes face ao Estado, o que faz a Liga? Promove uma dupla penalização dos clubes não subsidiados: já não bastava terem de concorrer em condições desiguais com os demais clubes ainda correm o risco, ao contrário destes, de descerem de divisão, porque, em parte, devido à crise mundial, que estes não têm que enfrentar, não conseguem pagar as dívidas fiscais ou os salários. Alguém está interessado em denunciar a verdadeira concorrência desleal promovida pelo Estado? Não, como é evidente. Se a Liga quisesse ir por aí, promovendo a igualdade de tratamento entre os clubes e a verdade desportiva, arriscaria não ter clubes suficientes para competirem nas ligas profissionais. Daí que, no fundo, estas medidas que a Liga propôe se limitem a assegurar que só os clubes financiados pelo dinheiro dos contribuintes possam competir nas ligas profissionais. Ou seja, a Liga limita-se a punir os clubes que vivem das suas receitas próprias e a premiar o parasitismo. Com o aplauso bovino da maioria dos adeptos e comentadores.
GostarGostar
Mr. José Barros, 8
Axactamente isso, E ALGO MUITO MAIS…
GostarGostar
3 “E pagam ordenados mensalmente….”
Olhe que não. olhe que não !!!
GostarGostar
Mr. José M.Santos Ferreira,
Não sabia que haverá clubes espanhóis, das duas principais divisões, com salários por pagar.
Quais são ?
GostarGostar
E mais extraordinário é que nem os jogadores ajudaram o Estrela a considerar. Não, como se nada fosse, jogaram, jogaram, no jogo após jogo e jogaram bem, como a dizer à liga e ao clube que nem se importavam, as contrário de outros, que, recebendo-o todo, não fizeram tanto nem mais.
E o sinal evidente que jogadores de futebol ganham um balúrdio, isto é, ganham de mais.
GostarGostar
Segundo publicidade veiculada pela televisão, foi inaugurada em Lisboa uma exposição que creio ser sobre a obra e vida do nosso PM, intitulada PINOCHIO.
Para ver…
GostarGostar
11. MJRB, isso é do conhecimento geral, pensava eu. Faça uma busca. A crise e a má gestão não são exclusivos de Portugal, nem é preciso dizê-lo.
GostarGostar
http://www.cantinhodomundo.com/mundo/um-protesto-singular
GostarGostar
http://news.bbc.co.uk/hi/spanish/misc/newsid_7884000/7884512.stm
GostarGostar
Caramelo,
Nos dois principais campeonatos espanhóis, clubes com 6 ou 5, 4 ou 3 meses sem pagar ordenados ? — é nestes números que incido a questão.
Claro que clubes mal administrados não são exclusivo português.
GostarGostar
Per Caso,
Os jogadores do EAmadora não ganham “de mais”, se comparados com outros jogadores da I Liga.
Os atletas do EAmadora têm feito muito bem em jogar e….ganhar ! Demonstram querença, respeito (apesar de tudo) pela entidade contratante/clube, pelos sócios e adeptos, e muito profissionalismo.
Um atleta de alta competição não pode parar meses seguidos, o seu talento e determinação é a única ‘arma’ que tem para resolver, com outra entidade patronal, a sua vida e em muitos casos as vivências dos seus familiares.
Os jogadores do Estrela têm sido extraordinários ! — tal como outros jogadores de clubes imcumpridores.
GostarGostar
Então, o Porto foi apanhado a falsear uma competição inteira e levou 6 pontos…
GostarGostar
Caro MJRB,
o gigante Valencia tem (ou teve durante grande parte da época) atrasos de salários contabilizados em meses. Não estou com paciência mas uma pequena procura na Net irá proporcionar-lhe o que pretende.
Saudações
GostarGostar
Caro/a AGG,
Grato pela informação, desconhecia em absoluto.
Estava convencidíssimo que nos dois principais campeonatos da Espanha, não seriam permitidos ordenados em atraso, para além de 1 mês.
Saudações também para si.
GostarGostar
Fantástico.
Um post sobre futebol, o “mr./miss” apareceu e não se lê uma linha a falar mal do Luis Filipe Vieira.
GostarGostar
22,
Assim sendo, vá até ao Bugio. E regresse com o cérebro higienizado.
Não se esqueça: dê cumprimentos, seus, ao Vieira, com parabéns à gestão económico-financeira e desportiva. E uma beijoca pela encantadora presença e representação institucional do Clube.
Ah ! trate-o por ‘doutor’. Ele rejeitará, mas ficará a congeminar: “doutor, olha se eu fosse doutor, hein ?”
GostarGostar
Como esteve muito tempo em Oxford (é por isso que sabe que as senhoras casadas e com filhos são tratadas por miss) escreva-me em inglês.
GostarGostar
Quando foi do meu Boavista, o presidente do sindicato dos jogadores falava todos os dias. Achava uma vergonha os jogadores terem 3 (tres) jogos em atraso. Com estes que não recebem desde o princípio da época está caladinho como um rato.
Domingo temos provavelmente o último jogo do Boavista FC como clube profissional, vamos todos ao Bessa.
GostarGostar
21.
MJRB, pois não são permitidos, não senhor… eu até acho que em Espanha não é permitida a corrupção no futebol, mas que lo hay, lo hay, se calhar em maior abundância do que aqui. A questão não é o que aí é autorizado. É a vida…
GostarGostar