Dos «equilíbrios»
1 Julho, 2009
Segundo o ministro da agricultura a produção de leite português é altamente ineficiente: «O preço da média comunitária está em 23 cêntimos e em Portugal estamos acima dos 29 cêntimos.» No entanto, «admitiu que não é possível baixar os preços.».
Bom, então nada mais natural, com benefício aos consumidores, que os distribuidores comprem leite mais barato noutros mercados. Tal terá ainda, a prazo, o benefício de eliminar os produtores nacionais mais ineficientes, potenciando as oportunidades dos que consigam produzir mais barato, e dessa forma, o preço de produção será reajustado para níveis aceitáveis e concorrenciais.
Mas, ao certo, o que o ministro tem a ver com o assunto?
11 comentários
leave one →

O comentário do ministro da agricultura é ridículo. O preço de venda do leite em Portugal só poderia ser comparado aos preços dos restantes países se os custos de produção e os subsídios obtidos fossem semelhante. Ora, se em Portugal pagamos mais caros os combustíveis, se pagamos mais impostos que em Espanha, se o acesso a fundos comunitários é dificultado por inoperância do ministério, e principalmente se os subsídios são maiores nos outros países, expliquem-me lá, como é possível competir com os preços Espanhóis!!
GostarGostar
No entanto uma das “desculpas” que ouco quase diariamente é que “Ah, mas os salários em Portugal sao mais baixos porque os precos também sao mais baixos!”
Pois, pois…
Já agora, o leite é um bem essencial. Quanto é que o consumidor paga de IVA na compra de leite em Portugal?
GostarGostar
O problema é o Estado pretender sempre controlar a economia. Estamos a caminho da sovietização do país.
GostarGostar
Este ministro… tem cara de quem não distingue uma couve tronchuda duma alface!
Reparem bem no semblante do homem:- parece mais um “maitre hotel”
GostarGostar
#1 JOAO DE BRAGA
Essencialmente, resume-se a isso.
Por mais eficientes que tentemos ser, a partir do momento em que temos sempre um Sócio guloso e ineficiente (Estado), não há hipótese de concorrência com o exterior.
Mesmo para as empresas mais eficientes.
GostarGostar
Poderá estar a falar de valores médios, mas em zonas que eu conheço não passa dos 24, 25 cêntimos sendo que alguns produtores já se situam perto dos 19 centimos
A questão que se coloca é será que estão a competir com produto minimamente igual? o grau de exigência do leite produzido na Polónia é igual ao português?
Como é que se explica que 1 litro de leite na Polónia custa o mesmo que 1 litro de leite polaco em Portugal? Como devem calcular os custos de transporte de leite são bastante altos pois é uma mercadoria com bastante volume.
Já agora tente arranjar Leite Gordo no supermercado vindo do leste europeu….
Saudações
GostarGostar
o leite não pode ser competitivo num pais tão pequeno e periférico como o nosso. no entanto é do nosso interesse nacional manter uma produção. junte-se os dois e chega-se a uma conclusão que tenho a certeza não agradará aos bebedores de leite polaco e defensores do “mais natural”.
GostarGostar
Já temos Ministro?
GostarGostar
O único leite razoável em Portugal era o leite Vigor. e diz-me o meu Pai, o leite da UCAL. O resto sabe a cartão e vaca marada. Pudera, as condições estabulares são degradantes.
Por isso, dispensa-se perfeitamente todo esse leite nacional cartonado, que não traz nem por sombras o cálcio prometido, como o sabe qualquer especialista em dietética.
GostarGostar
Em muitos produtos agropecuários Portugal não pode competir por factores climatéricos. Onde chove mais há + erva para os animais comerem (ver o exemplo dos açores).
José Simões
GostarGostar
o mercado é lindo! mas o que é que se faz aos que não conseguem vender o leite mais barato? vêm para a cidade e recebem o RSI?
GostarGostar