Saltar para o conteúdo

Os activistas e as claques

2 Julho, 2009

Os activistas e as claques beneficiam de um qualquer estatuto de bem aventurança mediática. As claques fazem o que lhes dá na real gana sem que problema algum daí resulte para as claques propriamente ditas. Partem, ferem, agridem e vão tranquilamente para casa ou ver o jogo. Esperemos que sejam apanhados numa qualquer fraude fiscal pois caso contrário não se descortina qualquer vontade de responsabilizar os seus membros.

Os activistas são uma espécie de claques sem futebol. Hoje  “Activistas da organização ambientalista Greenpeace bloquearam hoje a entrada da sede do grupo Jerónimo Martins, em Lisboa, para protestar contra a «ausência de uma política sustentável de compra de peixe» pelos supermercados da empresa. (…) A organização ambientalista exige que o grupo adopte “uma postura responsável em relação ao peixe que vende” nos supermercados Pingo Doce e Feira Nova.” – Se em vez de activistas se tratasse dos trabalhadores da Jerónimo Martins o bloqueio seria encarado com tanta bonomia?  A Greenpeace não tem meios democráticos para defender os seus objectivos?

24 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Julho, 2009 10:01

    «ausência de uma política sustentável de compra de peixe»
    isto é conversa tipica da sonae. cheira-me a guerra de supermercados e às habituais comemorações estivais dos verdes.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Julho, 2009 10:37

    2. Assim não vai lá. Não me aptece estar numa pastelaria com o Fernando madureira nem concordo com as formas de pressão escolhidas pelo Greepeace. Aliás essas formas de pressão não são admitidas a outros grupos. Se lhes quer dar cacetada o problema é seu. Espero apenas que os alvos das sa scacetadas lhe retribuam devidamente.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Vítor Costa permalink
    2 Julho, 2009 10:56

    Esta semana elementos do Greenpeace resolveram juntar-se em Portugal para discutirem actividades e intervenções, tal como foi noticiado pela imprensa. Faz hoje oito dias estive nas chegadas do aeroporto e fartei-me de ver os tais activistas a chegar, provenientes de vários destinos, com as bandeirinhas e as t-shirts alusivas à causa.
    Entretanto devem ter reparado que não tinham nada para fazer na quinta de manhã. Vai daí e resolveram ir protestar para a porta da administração de uma cadeia de supermercados.
    Esta estratégia destes eufémios não é mais do que a demonstração do vazio e da falta de substância das suas ideias. Actuam ao sabor da direcção do vento: de manhã para aqui, à tarde para acolá.
    Agora o que importa é questionar o que a polícia fez ou tenciona fazer. Ter a mesma atitude permisssiva que teve perante os eufémios-chunga que estraram a destruir um campo de milho no Alentejo? E o Miguel Portas, ainda não botou faladura sobre o assunto? Ou será que se lembrou que na Bica do Sapato também se janta peixe que não foi pescado de acordo com uma “política sustentável”?

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Julho, 2009 11:07

    podiam investigar quem é que sustenta estes carapaus. como ainda não partiram nada, até pode ser propaganda concertada do amigo do cavaco, aquele que agora tem o barreto de avençado.

    Gostar

  5. nuno's avatar
    nuno permalink
    2 Julho, 2009 11:07

    eu concordo, em termos gerais, com as formas de pressão escolhidas pela Greenpeace. analisando caso por caso, há uns que aceito – a maioria – e outros que não. aceito, respeito e admiro, por exemplo, o que há uns anos fizeram, tentando impedir o lançamento de bidões com lixo tóxico para o mar, manobrando um bote de borracha como “escudo”, expondo-se ao perigo de levarem com um bidão pesadíssimo em cima.

    e esse exemplo é óptimo para perceber o “estatuto de bem aventurança mediática” que a Greenpeace conseguiu alcançar. aliás, desde o início que a Greenpeace procurou ter os media do seu lado, para conseguir cativar, comover e mobilizar as pessoas. no caso do pequeno bote de borracha contra o grande navio poluidor, salta à vista a fragilidade dos activistas e a sua (mesmo que encenada) coragem contra o poderoso navio lançando pesados e potencialmente letais bidões. grande parte das acções da Greenpeace procura explorar o lado emotivo e inspirador destes actos à la David-contra-Golias. é encenação e não é inocente, mas é, para pessoas como eu, eficaz e desejável.

    sinceramente, não consigo perceber onde é que detectou alguma protecção dos media em relação às claques. eu gostaria de ver mais reportagens (e mais audazes e mais pertinentes) sobre as claques – mas também não me parece sensato dar-lhes demasiado tempo de antena. quando tinha uns 16 anos, na minha escola apareceram dois tipos de cabeça rapada (que levaram umas bandeiras com a cruz celta e se identificaram como neo-nazis). os dois vestiam t-shirts de uma claque de um clube conhecido. as t-shirts, além do nome da claque, tinham uma montagem com recortes de jornal (realçados a marcador vermelho) com notícias de desacatos dessas claques. para esse tipo de pessoas, aparecer nos media, em notícias sobre os seus crimes, é motivo de orgulho e sinal de sucesso.

    parece-me que confunde (e aponta erradamente) a simpatia de meios de comunicação por um grupo com a impunidade e escassa vigilância das autoridades policiais. a lei é para ser cumprida (as excepções a esta máxima são raras e graves). o facto de quer as claques quer os activistas a desrespeitarem não os coloca no mesmo plano. lembremo-nos da expressão “há momentos em que a única solução é desobedecer” – que não se aplica, de forma nenhuma, a actos de vandalismo.

    impedir que um rio seja poluído ou espancar uma pessoa não é a mesma coisa. e há ainda outro elemento a considerar, de extrema importância. os activistas (e falo apenas dos que me merecem respeito, é óbvio que há activistas que não passam de criminosos) assumem com responsabilidade os actos ilegais que cometem – estão dispostos a serem presos e julgados por eles, não fogem da lei, acreditam que o que fizeram foi correcto. os desordeiros (assumo, obviamente, que no seu texto só se quis referir aos elementos de claques que são de facto desordeiros) fazem o contrário, quando roubam, vandalizam ou espancam – e sabem perfeitamente que o que estão a fazer é errado.

    Gostar

  6. Joe Bernard's avatar
    Joe Bernard permalink
    2 Julho, 2009 11:13

    Greenpeace, DECO, Verdes, QUERCUS, tudo uma cambada de oportunistas a viver à conta de outros, sem trabalhar, a fazer de conta que defendem isto e aquilo.
    Enfim, chulos da sociedade, que os sustenta e que depois é agredida!!!
    Pau neles!!!

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    2 Julho, 2009 11:26

    São rapazes desajustados.
    Coitados.

    (vivem de que, á custa de quem?)

    Gostar

  8. Pagador's avatar
    Pagador permalink
    2 Julho, 2009 11:57

    Logo foram dar com estes!O melhor peixe à venda em supermercados…
    O continente que me serve só tem merda podre…
    Estou-me a lembrar dos eucalíptos.Nunca mais houve guerra nenhuma…
    Mas é a “democracia”.As carraças também têm que viver…

    Gostar

  9. Piscoiso's avatar
    2 Julho, 2009 12:49

    O que são estes comentários acima, senão uma claque?

    Gostar

  10. Joao Henriques's avatar
    Joao Henriques permalink
    2 Julho, 2009 13:04

    Num Universo de causa e efeito, aquilo que digo, penso e faço tem repercussões não apenas para os outros, mas também para mim. Todos estes violentos de sofá e teclado acharão que o pau nunca lhes chega a eles apenas porque o desejam a outros. Mas não é melhor começarem a pensar?

    Comparar a Greepeace a uma claque de futebol, deve ser um sinal de algum sol na moleirinha, mas estando o tempo encoberto…

    Gostar

  11. mauritano's avatar
    mauritano permalink
    2 Julho, 2009 13:27

    Lembram-se de uma gigantesca plataforma que a Shell pretendia afundar numa fossa abissal? Lembram-se da ferozìssima campanha que a Greenpeace moveu a favor do seu desmantelamento em terra? (contra relatòrios de peritos universitàrios que afirmavam que assim se estariam a colocar metais pesados mais pròximos da cadeia alimentar humana. Sabem quem financiou à data a campanha da Greenpeace? O unico estaleiro naval em todo o mundo que tinha capacidade para fazer o desmantelamento da dita. São assim estes senhores, muito independentes e sempre preocupados com o ambiente, havendo quem pague claro està.
    Nota: O problema da acentuação deve-se ao teclado francês

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    2 Julho, 2009 13:30

    Esqueci-me de assinar: Anónimo 3 sou eu, Helena Matos

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    2 Julho, 2009 13:38

    São os mesmos que se insurgem contra a ASAE.
    Os batoteiros.
    Mas a Greenpeace não é do Estado.
    De nenhum Estado.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    O puto novo no bairro permalink
    2 Julho, 2009 13:40

    #& Nuno,

    clap, clap.

    Não se deve meter tudo no mesmo saco, como fez a Helena de Matos – que aparece como guardiã do Dogma Democrático que regula as modalidades de protesto.

    Segundo ela, só os escuteiros da democracia, os que avançam de acordo com as regras do Livro Vermelho da Democracia que tem na mão, se podem manifestar “democraticamente.”

    Fora da democracia, para ela, não há “acção” possível. Muito redutor. Chama-se autoritarismo democrático.

    Gostar

  15. Luís Bonifácio's avatar
    2 Julho, 2009 13:53

    Toda a gente sabe que o Greenpeace é uma organização que vive de alugar os seus serviços a quem pagar mais alto.

    Não deixa de ser estranho que a porta-voz deste grupelho seja cidadã espanhola.
    É que se fossem coerentes antes de irem fazer macacadas para a Jerónimo Martins iriam protestar em Espanha contra a comercialização de peixe bébé (Chipirones, angulas, etc). Naturalmente que para a Greenpeace os planos para os chipirones e angulas passam apenas pelos pratos de tapas que adoram comer.

    Gostar

  16. Lidador's avatar
    2 Julho, 2009 14:55

    “Greenpeace não tem meios democráticos para defender os seus objectivos?”

    Não foi o fundador da Greenpeace que afirmou publicamente que a Revelação ambiental lhe ocorreu quando chegou à conclusão que sentia que era justo matar os que matam os animais?

    Um palerma que se sai com esta, define a fundamental irracionalidade de uma seita religiosa dedicada ao paganismo.
    Sim, porque é disso que se trata: o culto religioso da terra, do sol, das forças da natureza é milenar e designa-se por “paganismo”

    Mas, curiosamente, estes sumo-sacerdotes da Natureza, não prescindem do seu laptop, do seu barco a motor, da sua roupinha feita em fábricas, do seu frango no churrasco, da sua televisão, das suas viagens a consumir petróleo, de respirar e exalar CO2, de consumir electricidade, etc.

    Hipocrisias…

    Gostar

  17. Hipocrates's avatar
    Hipocrates permalink
    2 Julho, 2009 15:15

    Declaração de Interesses: isto não é uma contribuição para a discussão.

    Posto isto, um pequeno reparo:

    “Mas, curiosamente, estes sumo-sacerdotes da Natureza, não prescindem do seu laptop, do seu barco a motor, da sua roupinha feita em fábricas, do seu frango no churrasco, da sua televisão, das suas viagens a consumir petróleo, de respirar e exalar CO2 , de consumir electricidade, etc. Hipocrisias…”

    Ser hipócrita é respirar e exalar CO2? 0_o

    Gostar

  18. Lidador's avatar
    2 Julho, 2009 15:22

    “Ser hipócrita é respirar e exalar CO2?”

    Claro que sim. Se esta malta acha que a Natureza deve ser protegida e tem direitos e o CO2 é mau e patati patatá, um passo coerente era começarem por se suicidar.
    É que estando vivos, passam o tempo a deitar CO2 para a atmosfera.
    Mas não…o CO2 deles é bom…o dos outros é que é mau.

    O Hipocrates, por exemplo..alem de respirar e consumir O2, está a usar um computador, feito numa fábrica poluidora, que gasta energia produzida sabe-se lá a partir de quê ( se calhar carvão ou petróleo).
    É uma grande lata.

    Gostar

  19. Portela Menos 1's avatar
    Portela Menos 1 permalink
    2 Julho, 2009 15:53

    as claques de helenafmatos são só constituidas por “choirboys” !

    Gostar

  20. Hipocrates's avatar
    Hipocrates permalink
    2 Julho, 2009 19:06

    “O Hipocrates, por exemplo..alem de respirar e consumir O2, está a usar um computador, feito numa fábrica poluidora, que gasta energia produzida sabe-se lá a partir de quê ( se calhar carvão ou petróleo)”.

    “Declaração de Interesses: isto não é uma contribuição para a discussão.”

    Lá em casa temos cuidado para não dormir ao pé das plantas, que também libertam CO2 durante a noite. Já o respirar CO2, assim, sem mais nada, sempre que possa, evito. Mas isso é lá em casa!

    (PS: continua a não ser uma contribuição para a discussão)

    Gostar

  21. Lidador's avatar
    2 Julho, 2009 19:22

    Respirar CO2?
    Bem me parecia que, além do mais, tem dificuldades de leitura.
    Lamento o seu problema, mas entretanto já está farto de usar os recursos da Mãe-Terra para ir escrevendo umas bostadas em defesa da Mãe-Terra. Bem prega Frei Tomás, ouve o que ele diz, não faças o que ele faz.
    Além de continuar a contribuir para o efeito de estufa, por via da contínua expiração de CO2.
    O meu amigo é um criminoso ambiental.
    Tenha cuidado que o fundador do Greenpeace tem um pó a gente como você, que ofende sistematicamente os direitos da Mâe Natureza, fazendo chorar Gaia.

    Gostar

  22. Pinto's avatar
    Pinto permalink
    2 Julho, 2009 23:29

    Seis activistas da organização ambientalista Greenpeace FORAM DETIDOS durante uma acção de protesto junto da sede da Jerónimo Martins.
    (Expresso)

    Em que aspecto é que acha que beneficiaram de um estatuto especial por parte da polícia Helena?

    Gostar

Trackbacks

  1. cinco dias » Entre o título e a realidade há um maravilhoso mundo que se descobre
  2. Claques e “activistas” acima da lei « O Insurgente

Deixe uma resposta para Piscoiso Cancelar resposta