Saltar para o conteúdo

A próxima 1ª ministra

3 Julho, 2009
by

Será a segunda em Portugal (depois de Lurdes Pintassilgo), mas a primeira sufragada. Cenário considerado impensável há menos de um mês, hoje uma hipótese por todos equacionada.

Não obterá uma vitória por afirmação própria, mas pela saturação e rejeição de Sócrates, que se irá acumulando até 26 de Setembro. O folhetim PT/TVI e os “cornos de Pinho” não foram os derradeiros tiros no pé. Muitos mais haverá até Setembro, mas a machadada final acontecerá com a não reabertura de férias de centenas de empresas, o que provocará, em vésperas de eleições, um crescimento instantâneo do desemprego em vários milhares.

As europeias representaram apenas o 1º sinal de uma tendência que se irá acentuar nas legislativas e o resultado só surpreende quem não conhece minimamente o país real. Com excepção da maioria dos media e dos institutos de sondagens, quaisquer deles muito bem enquadrados na máquina de propaganda socialista, o eleitorado já se apercebeu há muito da vacuidade que preenche Sócrates. Um ser oco deste calibre, programado para ser “animal feroz”, não comporta software que o “domestique” em tempo útil. Daí que irá manter até ao fim o discurso grandiloquente de feirante, anunciando diariamente medidas miraculosas a custarem milhões, sempre acompanhadas dos mega-investimentos “estratégicos” que criam emprego e que já o puseram a (re)anunciar o fim da crise por interposto ministro. Tudo isto soa cada vez mais a falso e inconsistente, provocando uma revolta crescente no eleitor de cada vez que confronta os “socretinos amanhãs que cantam” com a realidade que o circunda ou já o atingiu, via desemprego e(ou) endividamento.

Quanto mais aldrabice e espavento da parte de Sócrates, tanto mais credível soará ao eleitor o discurso austero e de velório da “avózinha”, bem mais realista para uma conjuntura depressiva. Os mega-projectos serão naturalmente o principal tema da campanha e as legislativas constituirão um plebiscito à sua realização (à posteriori dir-se-á que de simples adiamento se tratou e não do desejável cancelamento…). A tal ponto que, uma maioria absoluta laranja é um cenário perfeitamente credível. Bastará apenas que a abstenção se reduza a metade do nível atingido nas europeias e que o PSD conquiste 40 a 50% do acréscimo de eleitores. 

No PSD já cheira a poder. Muitos “notáveis” em bicos de pés a chamarem a atenção para as suas ilustres pessoas, imprescindíveis nas listas de deputados e patrioticamente disponíveis para futuras funções ministeriáveis ou secretariáveis. Por outro lado, os aparelhos distritais remeteram-se a prudente recato, o habitual quando sentem que o líder está em dinâmica de vitória. O que não esconde um grande nervosismo, pois em tais circunstâncias fica assaz reduzida a sua margem de manobra para impôr candidatos em lugares elegíveis.

Manuela Ferreira Leite está consciente da força que a vitória nas europeias lhe conferiu e irá, mais uma vez, actuar “à Cavaco”: guardará silêncio sepulcral até à última hora e então, ao bom estilo centralista, anunciará os elegíveis, escolhidos de forma discricionária. Com o nobre objectivo de constituir um grupo parlamentar de “sábios e impolutos”, tão ao gosto de JPP, inundará as listas distritais de “sulistas e elitistas”, conferindo a maior maioria de sempre ao núcleo dos “lisboetas e alisboetados”.  Para as distritais sobrarão escassos lugares nas zonas “cinzentas” das listas, de eleição assegurada apenas num cenário de viragem total e de maioria absoluta laranja.

De uma forma algo quixotesca, Marco António procura remar contra a maré e pede primárias quase em surdina. Mais para ganhar espaço de negociação do que por convicção, mas nem ele nem nenhum outro líder distrital obterão muito mais do que escassos pratos de lentilhas.

Em suma, a partidocracia mantém-se pujante e recomenda-se. E a sua extinção jamais será equacionada por alguém com um perfil tão centralista como o da próxima 1ª ministra.

81 comentários leave one →
  1. Marafado de Buliquei-me permalink
    3 Julho, 2009 15:50

    Gostar

  2. 3 Julho, 2009 15:55

    Mais uma vez acho que as suas conclusões são bastante limitadas, pois ao escrever este post revela que não tem bom senso, porque não fez referência ao valente “raspanete” de Jaime Gama a Paulo Rangel, isso não interessa, é certo que a gravidade do gesto de Manuel Pinho é inqualificável, mas se a discussão politica se vai focar neste assunto e não no que realmente interessa, a conclusão a que chego é que alguns jornalistas limitados e mal formados, não conseguem elaborar um discurso sério, isento e com alguma coerência, penso que é isso a sua função, denunciar factos e argumentos válidos e não alimentar polémicas que nada ajudam ao debate político, reflecte o desespero e a limitação de alguns ditos jornalista, que seguem com rigor e isenção a sua profissão, respeitando valores instituídos, isto sim é jornalismo sério e profissional, não aquele jornalismo fácil, oportunista,digno de uma revista ” cor-de-rosa”, aonde o que conta são as polémicas e não o estado da nação….

    Gostar

  3. 3 Julho, 2009 16:05

    Caro LR,

    Apostou novamente no cavalo errado (PPCoelho). Se tivesse apostado em PSLopes… se a distrital do Porto não vosse burra (continuando a falar em equestres…)

    Gostar

  4. 3 Julho, 2009 16:08

    Está na altura do PSD mostrar que não precisa de mais “ajudas” do PS para ganhar as próximas eleições.
    Porque os “indicadores” (hoje expressos nas “sondagens”) não são o ponto de chegada, antes o ponto de partida!
    http://grupo-da-boavista.blogspot.com/2009/07/o-ponto-de-partida.html

    Gostar

  5. Zé Leitão permalink
    3 Julho, 2009 16:15

    Teremos ou não, o outro partido de alterne no governo. Para fazer exactamente as mesmas coisas que andou a criticar enquanto oposição, e teremos ou não o PS a criticar as mesmas coisas que andou a fazer enquanto governo.
    Assim é a política e a governação em Portugal, com a conivência, cumplicidade e satisfação da maioria dos “jornalistas” e meios de “comunicação social” do nosso país.

    Gostar

  6. 3 Julho, 2009 16:19

    Sondagens são o que são…

    Gostar

  7. jorge oliveira permalink
    3 Julho, 2009 16:22

    E Sócrates nao ganhou por saturação de PSL e Durão nao ganhou por saturação de Guterres e Guterrres nao ganhou por saturação de Cavaco e …?

    Gostar

  8. 3 Julho, 2009 16:22

    José Silva,

    “Apostou novamente no cavalo errado (PPCoelho)…”

    Apostei novamente? E anteriormente? Serei um apostador inveterado sem o saber???

    Gostar

  9. 3 Julho, 2009 16:25

    Rui Rio

    Gostar

  10. asterix permalink
    3 Julho, 2009 16:27

    Se MFL vier a ser PM, não será por mérito dela mas sim por demérito de Sócrates e do seu governo.

    Gostar

  11. 3 Julho, 2009 16:27

    Jorge Oliveira,

    “E Sócrates nao ganhou por saturação de PSL e Durão nao ganhou por saturação de Guterres e Guterrres nao ganhou por saturação de Cavaco e …?”

    Certo. Tendemos a votar mais facilmente contra do que a favor. Mas Sócrates sairá como o 1º ministro mais odiado de sempre. O que, por reacção mais favorecerá MFL.

    Gostar

  12. 3 Julho, 2009 16:28

    20080602: Arre!

    A vitória de MFLeite representa um profundo revés para o Norte em geral e Porto em particular.

    Actualmente Portugal é sujeito a uma crise global de grande dimensão. O Norte em particular, já de si em recessão há muitos anos, vítima do governo mais centralista que há memória, sofrerá ainda mais. A governação PS, neo-liberal «mafiosa» sabe que não ganhará com maioria absoluta as próximas eleições. O Norte não votará PS e o sul votará na frente de esquerda em nascimento. Obviamente que em 2009 com um PS com 40%, PSD com 30% e PCP+BE com 25%, a coligação governativa nunca será com a esquerda mas sim à direita. A vitória de MFLeite é o melhor seguro de vida dos interesses oligarquicos e centralistas. É a garantia de mais 5 anos de status quo.

    Desengane-se quem julga q MFLeite terá preocupações sociais. Paulo Gorjão demonstrou aqui que isto é falso. Também eu já tinha detectado essa mesma manobra demagógica de JPPereira aqui. E também não descerá impostos permitindo que estes sejam usados na «social democracia» dos grandes interesses, PPP, Scuts, Alcochetes, TGVs, Estado Central exagerado e concentrado em Lisboa, material de defesa em permanente reparação, etc. Os impostos altos e crédito caro incidirão sobre as PMEs (sobretudo onde elas abundam, a Norte) e classe média e não sobre os grandes projectos com patrocínio estatal. Nem o QREN as salvará, dado que todo o dinheiro está já cativo destes projectos e investimentos de grandes empresas.

    MFLeite poderia ser útil se tivesse coragem para acabar com estas grandes obras, como em tempos escreveu. Mas não. Nota-se desde já o Bloco Central de interesses, as «máfias» a actuar: Ela própria já disse no 1º debate televisivo que Alcochete, TGV e TTT são para continuar. Conclusão: mais do mesmo. Estamos no PeakOil e vamos criar alegremente elefantes brancos para pagar pelas gerações futuras.

    O Norte será novamente drenado quer em recursos humanos, quer pela criação artificial de centralidades aeroportuárias e ferroviárias, quer por mais keynesianismo de betão.

    Mais grave de tudo é que isto foi mais um erro imperdoável do Norte. Deixou-se enganar em 1995, na Regionalização em 1998, em 2005 e no sábado passado. Parece que o que motivou o não apoio da distrital do Porto a PSLopes foi um ajuste de contas relativo a «tachos» de deputados na AR, como ouvi ontem na RTPN. Inspirada pelos liberais portuenses teóricos e imaginativos, que já produziram o frankenstein Rio e que agora o combatem, a distrital portuense decidiu apoiar PPCoelho que dizia «Nim» à Regionalização em vez do Sim de quem disse que «Portugal não era Lisboa». Esses votos teriam dado a vitória a PSLopes e o cenário mudaria, Agora, ridiculamente, Marco António Costa, nome inversamente proporcional à inteligência política, disse que iria exigir a Regionalização à candidata vencedora, que é, como sabemos, frontalmente contra. Pagaremos caro este aventureirismo irresponsável do PSD Porto. Já agora alguém acredita que o PS apresentará a Regionalização no seu menifesto eleitoral em 2009, no pico da crise ?

    Francamente fiquei desiludido com o resultado. Os dois principais partidos são agora profundamente centralistas, depois de LFMenezes ter representado alguma esperança. Este Norte não aprende, a não ser que o tema seja futebol. A nossa vocação é ser periferia, dependente, pobre, atávico, emigrarem os mais capazes e ficarem por cá os outros. Damos um passo à frente e outro atrás.

    http://norteamos.blogspot.com/2008/06/arre.html

    Gostar

  13. 3 Julho, 2009 16:32

    é imprudente vender a pele do urso antes de o caçar… tendo em conta as advinhações e conclusões tiradas das últimas sondagens antes das europeias, quando as sondagens começam a dar vitória ao PSD, é para desconfiar, não vá o diabo tecê-las e que muitos dos abstenconistas se mobilizem para votar PS…

    Gostar

  14. Pi-Erre permalink
    3 Julho, 2009 16:46

    Maioria absoluta?! T’arrenego!!! Ainda não estão fartos??? Safa!!!
    Além disso, a prudência aconselha a não contar com a galinha no cu do ovo (é assim que se diz, não é?).

    Gostar

  15. 3 Julho, 2009 16:53

    Cuidado com a ejaculação precoce.

    Gostar

  16. 3 Julho, 2009 16:56

    “Cenário considerado impensável há menos de um mês, hoje uma hipótese por todos equacionada.”

    Quais “todos”?
    Paróquias há muitas.

    Gostar

  17. jorge lemos permalink
    3 Julho, 2009 16:58

    A seguir as eleições o desemprego vai disparar, pois neste momento todas as camaras municipais estão a fazer tudo o que não fizeram em quatro anos, é obvio que a seguir as eleicões as obras acabam e o pessoal vai para o desemprego.

    Gostar

  18. Tiago Órfão permalink
    3 Julho, 2009 17:03

    Vade retro, Manuela!

    Sócrates está longe de ser a pessoa ideal para liderar o país, mas Manuela Ferreira Leite a PM é o garantir de mais 4 anos de crise e sem qualquer avanço social. Ao menos Sócrates consegue colocar Portugal no século XXI.

    Gostar

  19. Anónimo permalink
    3 Julho, 2009 17:04

    próxima 1.ª ministra!!!… vai de metro santanás.

    Gostar

  20. 3 Julho, 2009 17:05

    Só se o povão estiver bêbado!

    Gostar

  21. 3 Julho, 2009 17:07

    Nada está ganho! A xuxalhada ainda vai arranjar mais coelhos para tirar da cartola. Alguns podem fazer estragos.

    Gostar

  22. Luis Dias permalink
    3 Julho, 2009 17:12

    Isto só pode ser a gozar. Por mais que admire a capacidade literária de ficção aqui do bairro, é cá de uma precocidade esta ejaculação eleitoralista que nem adivinhava da vossa parte!

    Não só não se sabe o que vai acontecer, como ainda por cima pressupõe-se que o Socras vai gaffear mais do que a Manuela, o que só acontecerá se esta se calar até às eleições. Subestimam o Socras, e sobrestimam a Manela. Também acho curioso, não, idiota mesmo, que após tanta crítica à incapacidade total das sondagens em perceber onde estava realmente o voto dos portugueses, venham agora vangloriar-se dos resultados mais recentes da mesma como se fosse um oráculo!

    Não tenho grandes dúvidas que não haverá maioria absoluta para ninguém, mas daí a dizer que o Socrates vai perder contra aquela senhora, vai assim um abismo brutal.

    Nem Sócrates é Moreira, nem Manuela é o outro pimpão que ganhou as eleições.

    E mais. Sócrates não é António Costa, e Manuela não é Santana Lopes.

    Ainda há muito por dizer sobre todas estas questões, que os senhores doutores desta vacaria já arrumaram para o lado porque já meteram na cabeça que isto agora vai tudo virar à direita.

    “Wishful thinking”? Completamente.

    Gostar

  23. 3 Julho, 2009 17:12

    O Pedroso e o gang vão ao cu a uns jovens durante anos e … nada!

    O Zézito e o gang roubam durante anos e …nada!

    O Pinho, utilizando linguagem gestual, informa os portugueses de que o Bernardino anda a ser encornado pela companheira e… escândalo nacional!

    Gostar

  24. 3 Julho, 2009 17:16

    Ó Piscoiso

    Confesso que admiro a sua pachorra para continuar afincadamente a zurzir nestes tansos.

    É óbvio que você já está farto de saber que inteligência é coisa rara entre os escribas deste blogue.

    E que o nível grosseiro e “boieiro” do que aqui se escreve acaba por atrair às caixas de comentários toda fauna que habitualmente se alimenta nas camadas mais baixas do esgoto político-social.

    Vá lá, não perca tempo…

    Comentar uma posta de um sersinho que é capaz de encontrar paralelo entre M.L. Pintassilgo e M.F.Leite, pela única coisa que teriam em comum e que é o género, é obra…

    Mulheres há muitas, senhor LR, e homens também, uns e umas podem ser, por exemplo, sérios ou não sérios, ou inteligentes ou não inteligentes…

    Tenho a certeza absoluta que o Sr. LR tem muito mais em comum com a Srº Dª MFLeite apesar de não ser mulher, do que a ML Pintassilgo, que o era.

    Além do mais MLPintassilgo já morreu e é muito feio insultar os mortos..

    Gostar

  25. asterix permalink
    3 Julho, 2009 17:30

    “Alguns podem fazer estragos.”

    Eles vão mexer na m.rd. tal como outros o fizeram a eles. E vai cheirarar muito mal. Ai vai vai…

    Gostar

  26. Anónimo permalink
    3 Julho, 2009 17:31

    no dia 27 setembro vão dizer é incrííível, que foram enganados pelas sondagens e que o oliveira & tal + a sic e guedes afinal tavam ao serviço do governo.

    Gostar

  27. Marafado de Buliquei-me permalink
    3 Julho, 2009 17:31

    # 20 Bêbedo, é que se diz… onde é que aprendeu a falar e a escrever ? Isto é que vai uma açorda…!

    Gostar

  28. Bafo D'Onça permalink
    3 Julho, 2009 17:40

    Se a MFLeite ganha então é que isto afunda!! O quê Paulo Portas a ministro da defesa, Oh NÂO mais submarinos NÃO.
    É desta que emigro.
    Bafo’s
    Curioso?! o país atravessa uma das mais profundas crises politico-económico-financeira-social de que há memória e o povo estúpido prepara-se para votar à direita…
    Que falta de óleo de figado de bacalhau!

    Gostar

  29. helderega permalink
    3 Julho, 2009 17:42

    O Sócrates pode vir a pagar a factura de ter governado, ou seja, mexer em interesses instalados (daí o ódio de tanta gente e a coligação negativa), mas, ainda assim, não penso que a velha ganhe. Seria uma tremenda injustiça! Alguém sabe o que ela pensa para o futuro do país? Vai tentar escondê-lo o mais possível ou vai ter que mentir, porque as pessoas querem tirar de lá o Sócrates para tudo ficar na mesma mediocridade de sempre.

    Gostar

  30. 3 Julho, 2009 17:42

    RL,

    “um sersinho que é capaz de encontrar paralelo entre M.L. Pintassilgo e M.F.Leite, pela única coisa que teriam em comum e que é o género,”

    Mas não é verdade?

    “Mulheres há muitas, senhor LR, e homens também, uns e umas podem ser, por exemplo, sérios ou não sérios, ou inteligentes ou não inteligentes…”

    E?…

    “Tenho a certeza absoluta que o Sr. LR tem muito mais em comum com a Srº Dª MFLeite apesar de não ser mulher, do que a ML Pintassilgo, que o era.”

    É verdade. E então?

    “Além do mais MLPintassilgo já morreu e é muito feio insultar os mortos..”

    Quem insultou quem?

    Gostar

  31. quinta do infantado permalink
    3 Julho, 2009 17:58

    Nada melhor do que deitar foguetes antes da Festa…

    Os portugueses não gostam do Socrates , mas ainda gostam menos da Manuela Azeda o Leite

    Gostar

  32. Tribunus permalink
    3 Julho, 2009 17:59

    Mas o que foram as procupações sociais do aldrabão Socrates? tinhamos, 2 milhões de pobres vai para 4 anos e continuamos a te-los! Quem andou o Socrates andou a engordar? a clientela que precisou para se aguentar, por isso a despesa do estado subiu astronomicamente!
    Um senhor, diz-se, fala no raspanete do Gama, só que quem merecia o raspanete è o servil do Gama
    que deixa o Socrates falar o que

    Gostar

  33. Tribunus permalink
    3 Julho, 2009 18:00

    Bem a censura funcionou, vejam se tem coragem para apagar o que foi escrito!

    Gostar

  34. Kolchak permalink
    3 Julho, 2009 18:03

    Há muito tempo que escrevi aqui que Ferreira Leite seria Primeira-Ministra em Setembro/Outubro de 2009.
    Venceu as eleições no dia em que, contra toda a “opinião publicada” ao serviço da “Situação”, chamou a atenção para algo de tão óbvio para opinião publica como é o facto do País caminhar a passos largos para o colapso finaceiro.
    Duas notas há, todavia, a fazer: a próxima Primeira-Ministra de Portugal terá que por na ordem o PSD profundo dos interesses, sedento de protagonismo e de poder, que pouco ou nada se distingue do PS profundo; Manuela Ferreira Leite terá de desenvolver todos os esforços no sentido de Social-Democratizar o PSD.
    O PSD não é, nunca foi e espero que nunca seja, um Partido Liberal. Quem quiser fundar um Partido desta área política tem todo o direito de o fazer: não tem o direito de pretender transformar o Partido fundado por Francisco Sá Carneiro, em qualquer coisa que os seus militantes não são e não querem ser.

    Gostar

  35. 3 Julho, 2009 18:05

    ““Além do mais MLPintassilgo já morreu e é muito feio insultar os mortos..”

    Quem insultou quem?”

    Qualquer tipo de ligação sugerida entre MLPintassilgo e MFLeite só pode ser considerada como um insulto a Pintassilgo.

    É obvio que você não tem capacidade para o perceber.

    Gostar

  36. 3 Julho, 2009 18:28

    Os socretinos continuam a estrebuchar por aqui.
    Livra, são piores que sarna!
    Mas vão ter um lindo enterro, na data marcada: 27 de Setembro!

    Gostar

  37. Anónimo permalink
    3 Julho, 2009 18:37

    E se for a proxima primeira ministra?
    O LR tem tacho ou vai ser uma das vítimas?

    Gostar

  38. Anónimo permalink
    3 Julho, 2009 18:39

    Concordo perfeitamente que vai ser a próxima primeira ministra. Infelizmente. E vai ser graças à propaganda dos blogues, dos jornais, dos programas de tv. E depois enfim ficaremos tristes.

    Até à proxima vez.

    Gostar

  39. 3 Julho, 2009 18:40

    «uma maioria absoluta laranja é um cenário perfeitamente credível»

    Muito wishful thinking e algum delírio, diria eu na minha opinião.

    Gostar

  40. per caso permalink
    3 Julho, 2009 18:43

    O que faz ter dois candidatos de m… à escolha em democracia, ai, votas num deles, votas em branco ou confuso, nulo, e se não nem votas, mas não tens mais chance do que aguentar, em democracia.

    Gostar

  41. Anónimo permalink
    3 Julho, 2009 19:26

    Essa gaja vai ser 1ª minista?
    Desta vez é que tenho mesmo de emigrar.

    Gostar

  42. 3 Julho, 2009 19:29

    RL,

    “Qualquer tipo de ligação sugerida entre MLPintassilgo e MFLeite só pode ser considerada como um insulto a Pintassilgo.”

    A única ligação que fiz, como acima disse, foi o facto de ambas serem mulheres, com a diferença de MFL poder atingir o cargo por sufrágio, ao contrário de Lurdes Pintassilgo, nomeada por Eanes. Onde está o insulto a quem quer que seja?

    Gostar

  43. asterix permalink
    3 Julho, 2009 19:34

    “O PSD não é, nunca foi e espero que nunca seja, um Partido Liberal. Quem quiser fundar um Partido desta área política tem todo o direito de o fazer: não tem o direito de pretender transformar o Partido fundado por Francisco Sá Carneiro, em qualquer coisa que os seus militantes não são e não querem ser.”

    Este partido já pouco tem dos ideais de Sá Carneiro. O que vive é sim, do nome Sá Carneiro…

    Gostar

  44. asterix permalink
    3 Julho, 2009 19:36

    «uma maioria absoluta laranja é um cenário perfeitamente credível»

    Mas que grande bebedeira.

    Gostar

  45. asterix permalink
    3 Julho, 2009 19:38

    Quere comparar ferreira leite com Pintassilgo é o mesmo que comparar um monte de m.rd. e um pudim

    Gostar

  46. Inês Almeida permalink
    3 Julho, 2009 20:04

    Com tantas certezas que os opinion-makers têm (ou produzem), ainda corremos o risco de eleger mesmo essa personagem de pouco perfil (e ainda menos palavras) para PM.
    O MEP concorrerá? Valha-nos o MEP, “carago”!

    Gostar

  47. Mcp permalink
    3 Julho, 2009 20:50

    « A tal ponto que, uma maioria absoluta laranja é um cenário perfeitamente credível. Bastará apenas que a abstenção se reduza a metade do nível atingido nas europeias e que o PSD conquiste 40 a 50% do acréscimo de eleitores. »

    Carissimos, MFL com maioria absoluta no parlamento? Pff.

    Ela já lá esteve, e o que fez? Segundo ela nada. Limitou-se a assinar papelada para depois a “rasgar”. E também é aquela senhora que disse que que 6meses sem democracia ficava tudo na ordem! Como é possivel ela dizer isto, posso concluir que somos um povo tão mau tão mau que só em autoritarismo é que ficavamos em ordem. E é esta senhora que defendem para o poder. Acho que quem está no país das maravilhas são esses senhores que a defendem.

    E quanto ao que se passou no Parlamento ontem, é de LEMBRAR o senhor deputado Paulo R. que teve um valente bate-bocas com o Presidente da AR e afrontou-o. Mas sobre isso os senhores não falam não é! E já nem se referência o S. AJJ da Madeira

    Mas também, podem falar a vossa vontade sobre o PS e o seu Governo. Falar podem falar e fazer melhor? Ups!!!

    Gostar

  48. António Alves permalink
    3 Julho, 2009 20:55

    exacto. é esta senhora, a tal que protagonizou, em conjunto com um famoso carreirista agora em Bruxelas, uma das mais ingominiosas traficancias de votos em Portugal. foi esta senhora uma das responsáveis pela aceitação por parte do estado o pagamento da dívida fiscal do benfica por papel/acções sem qualquer valor de mercado. enfim, portugal não se liberta nunca da merda: apenas saltita de bosta em bosta.

    Gostar

  49. Da Silva 27 permalink
    3 Julho, 2009 21:35

    48#
    António Alves:
    “enfim, portugal não se liberta nunca da merda: apenas saltita de bosta em bosta.”

    Uma grande verdade: isto é o que faz ter políticos do “cagalhão”!…

    Gostar

  50. 3 Julho, 2009 21:58

    Ena! A malta avençada do largo dos ratos está em total desespero!

    Pudera. Lá se vai a “mama” … de quatro anos.

    Trabalhar é bom … para o “preto”.

    Gostar

  51. 3 Julho, 2009 23:01

    Enquanto não mudar-mos todos de país é inútil discutir o governo

    Gostar

  52. anti-comuna permalink
    3 Julho, 2009 23:03

    Os comentadores do Blasfémias estão cada vez mais alucinados. Ou melhor, parte deles.

    Mal um tipo chega aqui e critica o governos, os seus membros ou até analisa realisticamente um eventual cenário eleitoral, leva com uma resma de assessores do desgoverno em cima, que até fica atordoado.

    Os assessores do Pinócrates estão de tal forma desesperados, que até vêm neste artigo um elogio à Ferreira Leite, quando todo ele é uma crítica.

    Está díficil debater com comentadores pagos para elogiar o chefe e criticar quem se insurge contra o Pinócrates. Até conseguem ver nas comparações entre duas mulheres um insulto a uma delas. Apre!

    Mas eu compreendo o desespero desta gente. Após 4 anos e meio de poder absoluto do Pinócrates, da sua suposta genialidade como governante, afinal o povo não gosta dele. E vai correr com ele do poder. Uma chatice. Uma injustiça dirão outros.

    Eu direi, todo feliz: aleluia!

    Mas que estes comentadores são fraquinhos e apenas uns chatos com a mania que sabem bastante…

    anti-comuna

    Gostar

  53. Paulo Nunes permalink
    3 Julho, 2009 23:17

    #52 “Está díficil debater com comentadores pagos para elogiar o chefe e criticar quem se insurge contra o Pinócrates.”

    Não é o “debate” que pretendem.
    É apenas lançar confusão, desconversar, insultar e tudo o mais que se possa fazer para evitar o debater questões.
    No fundo, é o que o Sócrates sempre fez nos debates do parlamento (estratégia na qual, diga-se de passagem, ele é realmente bom).
    Se pudessem, até os comentários que não lhes agrada apagavam, seguindo assim as tendências ditatoriais do chefinho.

    Gostar

  54. José Rocha permalink
    3 Julho, 2009 23:21

    Sugiro um “contest” para as melhores e piores políticas dos últimos 4 anos!

    Gostar

  55. anti-comuna permalink
    3 Julho, 2009 23:27

    Caro Paulo Nunes, estou totalmente de acordo consigo:

    “É apenas lançar confusão, desconversar, insultar e tudo o mais que se possa fazer para evitar o debater questões.”

    Os insultos até os aprecio. Acredite no que lhe digo. Mas o que me custa é tentar argumentar com idiotas chapados, que só vêm o debate como forma de fazer confusões e fazer propaganda ao chefe. Isso é que me custa.

    Eu às vezes fico espantado com o JM tem paciência para aturar determinados tipos que só têm desonestidade intelectual e muita mania que sabem muito, destilando lugares-comuns, daqueles que lêm nos jornais.

    Mas se estes tipos pensam que irão mudar a forma como é visto o desgoverno estão bem enganados. Porque elogiar o Pinócrates quando é feito apenas por mera cantilena partidária retira-lhes brilho e credibilidade. E até instiga ainda mais o ódio ao tipo. Vira-se o feitiço contra o feiticeiro.

    Mas que me espanta esta recente sanha contra quem se atreva a dizer mal do chefe… Isto de quem julga que a democracia portuguesa pertence por inteiro ao PS. É obra! lolololol

    anti-comuna

    Gostar

  56. 3 Julho, 2009 23:37

    Viva, Caro Anti-Comuna,

    Ainda não lhe tinha dado as boas (re)vindas. É sempre um prazer lê-lo e ter connosco alguém que também sabe ler.
    Vá ficando por aqui, que se aproximam tempos difíceis – de resto, nada que o meu Amigo não tivesse previsto há 4 anos.
    Um grande abraço.

    Gostar

  57. Pifas permalink
    3 Julho, 2009 23:54

    A partir de uma certa idade definir-se por uma antítese é sintoma de trauma e nada mais.

    Gostar

  58. 4 Julho, 2009 01:01

    Maiorias, tenho muitas dúvidas… Aliás, estou em crer que tão cedo não as veremos…
    Manuela F Leite a ganhar, só se for por uma nesga, como nas europeias, igualmente aplicável ao pseudo engenheiro… Mas daqui a 4 anos choraremos novamente pela falta de soluções e alternativas…Até lá!

    Gostar

  59. 4 Julho, 2009 01:37

    Republica Democrática Portuguesa??? Making people all around the world laugh, since April 1974…

    Gostar

  60. 4 Julho, 2009 09:14

    De Anticomuna (que raio de nick)

    “…Está díficil debater com comentadores pagos para elogiar o chefe e criticar quem se insurge contra o Pinócrates. Até conseguem ver nas comparações entre duas mulheres um insulto a uma delas. Apre!…”

    Só mesmo de quem não tem capacidade sequer para perceber ou apenas intuir o auto insulto que constitui o “nick” por si (livremente)escolhido se poderia esperar estupidez de tal ordem…

    Estão explicadas as saudades do LR.

    Ambos nadam nas mesmas camadas profundas da rede de esgotos.

    Fazem-me sentir tão superior…

    Obrigado por existirem 🙂

    Gostar

  61. Pizarro permalink
    4 Julho, 2009 09:48

    RL 60.

    Que comentário tão ridículo.

    Gostar

  62. anti-comuna permalink
    4 Julho, 2009 10:00

    “Ainda não lhe tinha dado as boas (re)vindas. É sempre um prazer lê-lo e ter connosco alguém que também sabe ler.”

    Obrigado. Um abraço para si.

    O problema é que esta gente deve ter aprendido a ler nas Novas Oportunidades. E são analfabetos funcionais. E não conseguem compreender o verdadeiro sentido dos textos.

    É a Geração nascida com o Pinócrates, das Novas Oportunidades. 😉

    anti-comuna

    Gostar

  63. 4 Julho, 2009 11:13

    Se a velha ganhar, resta uma consolação: não se aguenta nem um mês.`´E bom lembrar que há maioria de esquerda no Parlamento.

    Gostar

  64. 4 Julho, 2009 11:46

    #62.
    Entre as gerações pinócrates e as gerações salazarentas, há toda uma diversidade, para quem não é fanático-obsessivo.

    Gostar

  65. 4 Julho, 2009 12:00

    É inacreditável ver o baixo nível rasteiro a que chegaram os desesperados defensores da incompetência governativa …

    A sua cegueira é tal que não consegue atingir o óbvio: que o prazo eleitoral deste governo há muito se esgotou …

    Para quem tenha a memória curta (e são muitos) gostaria apenas de proceder a um exercício breve de rememoração: Sócrates só conseguiu chegar onde hoje (ainda) está por um somatório de infelicidades para Portugal! Vamos recordar os maiorees consumidores de “queijo” … :

    2004
    – Ferro Rodrigues sai da liderança socialista pelo próprio pé por causa do caso Casa Pia
    – Sócrates enfrenta Alegre e Soares e vence as eleições directas no PS
    – Sócrates começa a afirmar o seu complexo de eucalipto
    – João Salgueiro e outros “dignitários” do regime vai a Belém para consultas de Sampaio
    – Sampaio puxou o tapete a Santana Lopes

    2005
    – Sócrates vence as eleições sem saber ler nem escrever

    E o resto já sabem … O PSD mudou de líder 3 vezes em 4 anos … A Imprensa está de cócoras … O complexo “moderno” de esquerda prevalece … Sócrates é moderno, arrojado, e outras mais barbaridades … etc … etc …

    É ESTE PORTUGAL VAZIO, SEM RASGO, SEM HORIZONTES E SEM QUALQUER CONSISTÊNCIA que estes 4 anos afirmaram e consolidaram …

    Caro LR

    No actual quadro de líderes partidários, MFL é – sem dúvida:
    – a mais bem preparada
    – a mais experiente
    – a mais consistente

    O resto são “peanuts”

    Um abraço nortenho, portista e ecletista

    Gostar

  66. Luis Dias permalink
    4 Julho, 2009 12:03

    Quando se critica aquilo que não se gosta de ouvir como sendo o “palavreado do chefe”, está tudo dito quanto à capacidade intelectual de quem profere essas palavras. Não admitem um tertium datur, não admitem que haja pessoas que nem se revejam num Sócrates nem muito menos numa senhora que ainda pensa que o sexo e o casamento são para a procriação.

    Não. Para estes imbecis, se há alguém que se ri da maluquice de prever uma maioria absoluta para MFL, então é porque é um socialista.

    Vocês são todos é uma cambada de malucos!!

    Gostar

  67. 4 Julho, 2009 12:04

    A Manuela Ferreira Leite é consistente?
    Não parece.

    Gostar

  68. 4 Julho, 2009 13:43

    When I’m down and feeling blue…

    Venho ao Blasfémias olhar estes rasteiros e sinto-me logo melhor…

    Só por não ser assim 🙂

    Livra

    Gostar

  69. Anónimo permalink
    4 Julho, 2009 18:30

    Nesta legislatura, foi criada uma estrutura paralela, a todos os níveis de administração e função pública, com que, se afrontaram e menosprezaram as competências dos funcionários e quadros técnicos.
    O Estado que, podia e devia utilizar os serviços e conhecimentos dos seus funcionários, em muitos casos não o fez, optou por contratar assessores a quem teve e tem que pagar imensuravelmente mais pelos serviços prestados.
    Como essa legião de assessores cessam funções com a substituição do governo, não admira que tenham entrado mais em pânico que o próprio governo. Daí a defesa, sem limites, nem sequer do governo ou do País, mas apenas dos previlégios com que foram brindados.

    Gostar

  70. Anónimo permalink
    4 Julho, 2009 18:54

    Nesta legislatura, foi criada uma estrutura paralela, a todos os níveis de administração e função pública, com que, se afrontaram e menosprezaram as competências dos funcionários e quadros técnicos.
    O Estado que, podia e devia utilizar os serviços e conhecimentos dos seus funcionários, em muitos casos não o fez, optou por contratar assessores, a quem teve e tem que pagar, imensuravelmente mais, pelos serviços prestados.
    Como essa legião de assessores cessam funções com a substituição do governo, não admira que tenham entrado mais em pânico que o próprio governo. Daí a defesa, sem limites, nem sequer do governo ou do País, mas apenas dos previlégios com que foram brindados.

    Gostar

  71. Anónimo permalink
    4 Julho, 2009 19:02

    Agradeço que seja retirado um dos comentários repetidos 69 ou 70. assim como este.

    Gostar

  72. pvl permalink
    4 Julho, 2009 23:43

    Estas eleições vão ser provavelmente aquelas em que mais gente pensa que os dois candidatos a PM são muito maus. Independentemente dos resultados, é óbvio que isto vai acabar mal.

    Gostar

  73. 4 Julho, 2009 23:49

    “Sócrates apresenta «palavras-chave» do seu programa

    Qualificações, conhecimento, energia, exportações, alta velocidade e políticas sociais são prioridades do PS
    VÍDEO José Sócrates apresentou, este sábado, as «palavras-chave» do programa que o PS apresentará às legislativas, no encerramento do fórum socialista «Novas Fronteiras».

    «A nossa estratégia, as nossas orientações e palavras-chave que estão no nosso espírito são: qualificações, conhecimento, energia, mais exportações», disse, propondo um «pacto com as pequenas e médias empresas» para a internacionalização da economia.

    «Inserir o país nas redes do conhecimento global mas também nas redes físicas e infra-estruturas da alta-velocidade» são as prioridades do programa de governo socialista, sendo que a «continuação da aposta no programa Novas Oportunidades» é a «primeira das prioridades».

    Sobre a alta velocidade, o primeiro-ministro destacou a necessidade de inserir o país «nas redes físicas de infra-estruturas para ficar mais ligados à Europa». «Isso exige visão estratégica, exige não ficar para trás e principalmente exige que não tenhamos a visão de alguns que nos antecederam quando afirmaram, como Salazar um dia afirmou, que Portugal e os portugueses deviam ser pobres e humildes como a terra que trabalham», criticou.

    Acerca da energia, o também secretário-geral do PS garantiu que o investimento neste sector é «um contributo para a redução do endividamento externo». «A verdade é que o endividamento externo é um mal crónico, mas esse endividamento tem raízes estruturais e cerca de 50 por cento desse endividamento é devido à compra exterior do petróleo. Quanto mais reduzirmos essa factura, mais contribuiremos para que Portugal evolua nesse domínio», referiu.

    Quanto às políticas sociais, José Sócrates defendeu que o Estado deve proporcionar «igualdade de oportunidades para todos». «Não somos um partido que queira tomar conta das pessoas do berço até à morte. Não temos uma visão assistencialista, mas devemos propiciar boas escolas, o acesso às coisas boas do mundo», concluiu.
    http://www.tvi24.iol.pt/politica/socrates-programa-ps-socialista-novas-fronteiras-tvi24/1073664-4072.html

    PIOR QUE “ISTO” … É IMPOSSÍVEL!

    Gostar

  74. Pifas permalink
    4 Julho, 2009 23:59

    Temos programa! Só falta o PSD alinhavar também um arrazoado de patacoadas e … siga o baile.

    A sua filha vai cursar engenharia bio-médica? Inscreva-a já nas Novas Oportunidades para se qualificar como técnica auxiliar de assistência a idosos. Deste modo ela poderá pagar as propinas.

    Gostar

  75. Francisco permalink
    5 Julho, 2009 16:44

    #41 Desta vez é que tenho mesmo de emigrar.

    Terás, sim, se o for o totalitarismo arrogante do animal feroz a ganhar as eleições. Depois, queixa-te…

    Gostar

  76. 5 Julho, 2009 17:10

    Francisco 45,

    ainda acredita que o totalitarismo arrogante da dama de ferro será menor que o do animal feroz? a sua fé cega-o!

    Gostar

  77. 5 Julho, 2009 17:43

    # 76

    Está doido.

    Kure-se!

    Gostar

  78. 5 Julho, 2009 17:52

    Por mim, achei a entrevista do ex-ministro à SIC Notícias mais reveladora que a lide parlamentar do ministro. Em vinte minutos de conversa teoricamente destinada a exibir arrependimento, o dr. Pinho soltou o “lado humano” e exibiu o curioso espécime que tutela a nossa Economia desde 2005.

    O dr. Pinho, que “resolveu” o “negócio” das minas de Aljustrel cinco minutos antes de o anunciar às câmaras de televisão, “sente” que “deu algo de volta a um país” que “adora”. Defende que “o português” é “gente muito boa”. “Admira imensíssimo” o eng. Sócrates. Fora de Portugal, admira imenso o Presidente Lula, visto que fazem anos com um dia de diferença e este ano “apagaram as velas juntos”. Queixa- -se do sistema nacional de saúde, e lembra que a operação aos olhos de uma familiar “correu pessimamente” e a Ordem dos Médicos nunca lhe respondeu a uma carta, a ele, que “foi ministro durante quatro anos e meio”. Tem “muito orgulho em ter participado num governo que fez reformas extremamente importantes” e que quis “rasgar algumas situações”. Refere quatro reformas “fantásticas”: a Segurança Social (“um acto de grande generosidade deste governo”); o ensino (“os miúdos que têm aulas durante todo o dia, que têm aqueles computadores, o inglês, isso tudo…”); as leis laborais (“houve o bom senso de criar um mercado de trabalho mais flexível”); e, “passe a imodéstia”, as energias renováveis, cuja importância explicou detalhadamente: “É através das energias renováveis que Portugal é mais admirado a nível internacional.” Porquê? Porque “o grande desafio que temos neste século é a questão das ‘alterações climáticas’, e se nada se fizer até ao fim do século a temperatura média do planeta aumenta seis graus”. Jura? E? “É catastrófico, os nossos bisnetos vão ter de emigrar para outro planeta.”

    Evidentemente, há muito que o dr. Pinho não vive neste.
    http://www.dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1295419&seccao=Alberto%20Gon%E7alves&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco

    Gostar

  79. General permalink
    5 Julho, 2009 21:21

    Cavaco e Manuela a mandar em Portugal ? Só nos resta orar !

    PAI NOSSO

    Pai nosso, que estás no céu,
    santificado seja o Teu nome.

    Venha a nós o Teu reino,
    seja feita a Tua vontade
    assim na terra como no céu.
    O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

    Perdoa-nos as nossas ofensas
    assim como nós perdoamos
    a quem nos tem ofendido;
    e não nos deixes cair em tentação,
    mas livra-nos do mal.

    Gostar

  80. Pedro permalink
    5 Julho, 2009 22:43

    Mrs. who follows herself

    Gostar

  81. anti-liberal permalink
    6 Julho, 2009 01:41

    Caros anti-comuna, Paulo Nunes e LR estou totalmente de acordo convosco.
    E quem não está?

    Nuno

    Gostar

Indigne-se aqui.