Proposta eleitoral III
20 Julho, 2009
Privatização integral da Caixa Geral de Depósitos, TAP, RTP, ANA e das tranches ainda em poder do Estado da EDP, REN, Galp, PT e quejandos, acompanhada de todas as golden shares. A dívida pública e a transparência agradeceriam.
39 comentários
leave one →

Já agora , ressuscita-se o Marcelo Caetano…
GostarGostar
Ou seja, em vez de “rodriguinhos” é ousar num normalíssimo BANCO DE CAPITAL DE RISCO acabando com “especiais, assim faz-de-conta maus-ou-menos” “IAPMEI’s e tretas mais ou menos iguais ligadas à CGD e Estado, Linhas de Crédito avalizadas com os Impostos do Portugueses etc.
.
A CGD tem de ser sempre um Banco do Estado mas liberto de espartilhos e esmagamentos contra a sua modernização estrutural e funcional como qualquer Banco. Perder aquela imagem ‘escura’, ‘pesada’ de “mosteiro da idade média”
.
Confundir isto com “Liberalismo com Direitos Sociais intocados” é OPORTNUISMO e CHICO ESPERTISMO para “mais do mesmo” sem qualquer CRIATIVIDADE ou INOVAÇÃO. Novo, não velho a armar-se em ‘novo’.
.
É-se ou não capaz de avançat radicalmente na Fiscalidade (baixa geral de impostos, nova filosofia de incidência das taxas de Impostos só sobre o Consumo, Amnistia Fiscal), Economia (tecido económico português generalizadamente LUCRATIVO), Gestão e Financiamento diferentes da Saúde, Educação. Acabar com contribuições directas de Empresas/Empregados para a Segurança Social substituindo o seu financiamento em linha com a UNIVERSALIDADE do própria Segurança Social ?
.
Somos ou não capazes ? Temos elites inovadoras para isso ou não ? Ou argumentar com os “Descobrimentos” não passa de mais balelas que achincalham a própria grandiosidade dos “Descobrimentos”, novo tecido económico lucrativo à época ?
.
Meus amigos isto é simples. Depois das outras bubles, está a rebentar outra pirâmide de Ponzi (Dª Branca) a “BUBLE FISCAL’.
.
É o tal “Reajustamento Planetário em curso” que vai entrar no tal “Setembro porta da Invernia” porque esta elite ficou pasmada à espera de ‘milagres de fatima’ travestida em “d sebastiões”. Não reage, ficou reaccionária, moribunda para nas ‘coroas de louros” que já foram. Passaram. É pena porque ninguém lhes negaria a glória passada. Mas abusaram infantilmente sem categoria de estadismo, maturidade de lider e senso de muitos aprendizes e arrivistas políticos … Agora já é tarde. Passou o TEMPO. Estamos já a começar um NOVO Tempo simultâneo com o estrebuchar do anterior.
.
É a tarraxa planetária a apertar exoneravelmente Portugal separando o sumo do visco a que só sonhadores e fantasistas acreditam-se capazes de contrariar para ficar tudo na mesma.
.
“TAP, RTP, ANA e das tranches ainda em poder do Estado da EDP, REN, Galp, PT e quejandos, acompanhada de todas as golden shares” são outro assunto. Vender mas bem. Concurso Publico Europeu para não haver manhosices ou jogadas. Ainda são bens publicos, de todos.
.
GostarGostar
o colar de parolas está a compor-se.
GostarGostar
preços a indicar pelo belarmino.com e cavaco associates.
GostarGostar
Nunca é tarde para voltar à mesma visão claustrofóbica neoconeira,; nem a situação económica mundial grave lhe serve de freio para querer o mesmo que nos levou ao desastre; e nem todos os pensadores que dissertam hoje, sobre uma nova ordem mundial, tem um pingo de razão.
Perante tamanha falta de reflexão que este post manifesta só posso dizer: lamentável!
GostarGostar
Anónimo (#4),
“preços a indicar pelo belarmino.com e cavaco associates.”
Já ouviu falar em venda na bolsa em sistema de leilão competitivo?
GostarGostar
” dívida pública e a transparência agradeceriam.”
Discordo, não seria isso que aconteceria, Privatizaçãoes á antiga não é mais do que dinheiro para o Estado e quem estiver no poder gastar a comprar votos.
Defendo a Privatização Popular.
“a Caixa Geral de Depósitos, TAP, RTP, ANA e das tranches ainda em poder do Estado da EDP, REN, Galp, PT e quejandos, acompanhada de todas as golden shares”
Seriam entregues aos Portugueses. Cada cidadão seria um accionista com títulos de participação que poderia negociar ou ficar com eles.
GostarGostar
“Já ouviu falar em venda na bolsa em sistema de leilão competitivo?”
já ouvi, mas nunca vi. deve ser a nostalgia do imaginário ou excesso de sol na moleirinha.
GostarGostar
Acho que sim.
Antes o capitalismo na mão dos privados do que na mão do Estado, dirigido por trupes mafiosas, incompetentes e corruptas.
O capitalismo nos privados é 1000 vezes mais transparente do que a banca nacionalizada!!!!!
GostarGostar
Salve-se a CGD que deveria voltar a ser o BANCO DO ESTADO para todos os actos de todos os ministérios.Com competências reduzidas na economia, salvo os relacionados com “planos de fomento”
GostarGostar
Anónimo (#8),
Lembra-se como foram efectuadas as privatizações da Unicer e da Tranquilidade (as 2 primeiras)?
GostarGostar
Lusitânea,
“Salve-se a CGD que deveria voltar a ser o BANCO DO ESTADO para todos os actos de todos os ministérios.Com competências reduzidas na economia, salvo os relacionados com “planos de fomento””
Pode dizer-me qual a diferença de fundo entre os “planos de fomento” e os planos quinquenais socialistas?
GostarGostar
Mas não se aprende nada com a dura realidade ?!
“Homo hominis lupum”, Thomas Hobbes.
Acorde homem !!!
GostarGostar
Completamente de acordo, mas vou mais longe privatizamos os ministérios, por exemplo o da educação para a igreja católica, o do comércio para o Belmiro.
Mal por mal os ministros são todos oriundos das grandes empresas,e já agora vender-mos o cargo de PR de 4 em 4 anos pela melhor oferta.
Que país maravilhoso.
jojoratazana
GostarGostar
# 2,
.
O valor inestimavel da CGD para Portugal na garantia do dinheiro que os Cidadãos lhe confiaram em depositos ficou indiscutivelmente comprovado na actual crise de insolvência bancária. De facto o que aconteceu. A Banca privada apenas tem de criar mecanismos insofismaveis que garantam a mesma idoneidade bancária. Por exemplo, entre outras possiveis, uma taxa sobr todas as suas operações comerciais para reforçar prmanentemente o FUNDO DE GARANTIAS no Banco Central (BdP).
.
Os esforçadissimos eurofóricos dos ‘Estados Unidos da Europa’ fundamentalistas da União Europeia-Tratado de Lisboa afinal parece que não querem Concursos Publicos Europeus para venderem “TAP, RTP, ANA e das tranches ainda em poder do Estado da EDP, REN, Galp, PT e quejandos, acompanhada de todas as golden shares”. Dão mais para o lado dos “amiguismos” … Isto das eleições tal e tal felizmente até dá para umas barrigadas de rir para atenuar a grande indisposição com a politica nacional !
.
GostarGostar
A dívida pública e a transparência agradeceriam.
Estiveram hibernados! Nada fizeram, nem fazem nada para chegar ao poder. Pior do que isso, não sabem como governar o país.
O que vcs viram (nas europeias) não foi a luz ao fundo do túnel, foi tão-só a luz, quase imperceptível, de um pirilampo.
Parecem abutres a preparar-se para o grande festim da “carne” que ainda sobrou – em poder do estado. E tudo isto em nome da transparência!!! Qual transparência, a da política económica neo-liberal que levou à grave situação económica mundial, ou a que propõe o teor do “post” que nos conduziria a um desastre irreversível???
Serão “clones” do Miguel de Vasconcelos?
GostarGostar
O valor inestimavel da CGD para Portugal na garantia do dinheiro que os Cidadãos lhe confiaram em depositos ficou indiscutivelmente comprovado na actual crise de insolvência bancária.
Você só pode estar a gozar. O que ficou comprovado nos últimos anos é que a CGD serviu para a maçonaria tomar conta do BCP, serviu para não deixar cair na rua o BPP e o BPN, sabe-se lá porquê, e não diga que é pelo interesse publico.
GostarGostar
.
E a CP outro “convento de mafra” e , e ….
.
A proposito, não hà “guita” para as vacinas contra a gripe dos porcos que nos primeiros dias de Agosto já está à disposição de ingleses etc ? Queimaram a “massa” nos ‘altos-estudos’ amigos dos TGV´s, OTA´s ?
.
Há ou não vacinas para os Portugueses em Agosto ? Querem resolver a pirâmide de Ponzi falida da S Social matando mais velhos e os jovens até aos 12 anos a pretexto da pandemia gripal até Janeiro ?
.
GostarGostar
Obviamente!
Mas não chega, é imperioso que o Estado permita que qualquer empresário espanhol, ou de outra nacionalidade possa adquirir essas nossas empresas sem autorização prévia do Primeiro Ministro e do Presidente da República. Só assim poderemos começar a ter gestão a sério nestas empresas e só assim poderemos começar a observar um grande incremento na gestão empresarial das restantes empresas!
GostarGostar
#17,
.
não sou entendido em maçonarias, opus dei etc na CGD, BPP ou BPN. Desconheço. A Comunicação Social ou escondeu ou está no jogo ou é mentira. Se a Caixa procedeu irregularmenteou ou falhou no que cita então há vias para o efeito, esclareça-se publicamente e resolva-se nas instâncias próprias à partida obrigatòriamente imparciais.
.
Mas ser isso o determinante do Interesse Nacional (manter a CGD publica ou privatizà-la) surge muito aquém. É Acessório não é Fundamental.
,
GostarGostar
12.LR disse
20 Julho, 2009 às 5:46 pm
Lusitânea,
Imaginei logo uma pergunta dessas.Obviamente que não seriam planos quiquenais.Mas diga-me quem é o dono do airbus?O estado deve investir onde os privados não têm capacidade.Mas com gestão profissional e não como agora em que vão nomeando comissários políticos que rebentam as empresas onde tocam.Estilo estaleiros navais e outras…
GostarGostar
Insisto em propôr a privatização do João Miranda.
Leiloem-no.
GostarGostar
Seriam entregues aos Portugueses. Cada cidadão seria um accionista com títulos de participação que poderia negociar ou ficar com eles.
Não quero a minha parte para nada.
Assim já devo uma data de euros, então ia ficar mesmo falido.
Quem é que em seu juízo quer a TAP? Nem dada, ainda se fosse a CP que só dá lucros.
GostarGostar
Estamos eventualmente interessados em fazer uma oferta sobre um lote seleccionado de hospedeiras de ar da TAP.
GostarGostar
🙂 Pode entregar o título a quem quiser ou simplesmente recusar a propriedade. È isso a liberdade.
“O valor inestimavel da CGD para Portugal na garantia do dinheiro que os Cidadãos lhe confiaram em depositos ficou indiscutivelmente comprovado na actual crise de insolvência bancária.”
Patetices. Isso só é possível porque a CGD tem o braço armado do Estado para taxar os Portugueses e assim fazer os aumentos de capital que quiser. Se o BPP o BPN ou o Madoff seguissem as mesmas regras também não estariam falidos.
GostarGostar
O Nel e o maior:
GostarGostar
Amanhã vem um post sobre a privatização… do ar
GostarGostar
é, a privatização do ar das bolhas!
GostarGostar
Esta proposta é de quem?
Porque não privatizar-se o Estado?
De acordo com as invocadas boas practicas do sector privado(invocadas nos mais insuspeitos cantos da nossa praça), ficava logo resolvido um dos “maiores “problemas do nosso país.
Não se pagariam pensões de reforma, nem subsídios de desemprego(essa chatice). Depois quem não tivesse dinheiro, não poderia ir à escola, viveria na rua e morreria à fome.
Outra grande vantagem, seria o facto de não serem necessárias convocar qualquer tipo de eleições. Haveria o inevitável CA, que escolhido pelo acionistas maioritários se manteria em funções enquanto o seu desempenho desse lucros. Ao mínimo prejuízo, o CA seria substituído, e uma rigorosa política de redução de custo seria implementada, que é como quem diz, o número necessário de “colaboradores” eliminado. Volataria a haver pessoas sem dinheiro e portanto voltaríamos ao início deste comentário.
GostarGostar
#11 – tenho ideia de bons negócios para o violas e bes que compraram, para a lpm que vendeu a campanha e do cavaco ter feito um encaixe inferior à avaliação.
GostarGostar
Tanta gente sabedora a botar bitaítes!
Privatizar tudo e distribuir o guito cá com o je….
Isso é que é ser de esquerda…
GostarGostar
mais um post provocador de JM.
nada de extraordinário, não fosse a claque “juventude capitalista” a gritar: liberalismo, liberalismo olé!
GostarGostar
# 11,
“Patetices”.
Seja como fôr o que o depositante cidadão Empregado ou Empregador da Esquerda ou da Direita quere é a garantia do seu dinheiro e poupanças cuja guarda confiou a um Banco. Se é Publico ou Privado no fundo pouco interessa aos Depositantes. Exactamente pelo que diz é que o depositante na CGD está protegido do desactualizado “fractional system” que veiculou as condições de insolvência de vários Bancos que faliram os depositantes em muitos lados.
.
Mais regulação ou menos reguação de papel a questão principal continua a residir na desactualização do “fractional system” e consequente reforço de financiamento do Fundo de Garantias dos Depositantes no Banco Central, BdP, por forma a REFORÇAR A CONFIANÇA do publico na Banca Privada superando deficits de segurança relativamente a eventuais Bancos Publicos existentes no mercado.
.
É outra perspeciva do tema.
.
GostarGostar
adenda, onde se lê #11 deve ler-se #25.
GostarGostar
Calma meus amigos, MUITA calma.
São sectores ESTRTÈGICOS, e de base.
Se fosse dado de mão beijada, …Já não tinhamos era nada.
GostarGostar
“Seja como fôr o que o depositante cidadão Empregado ou Empregador da Esquerda ou da Direita quere é a garantia do seu dinheiro e poupanças cuja guarda confiou a um Banco. Se é Publico ou Privado no fundo pouco interessa aos Depositantes.”
Pouco importa? Perde por outro lado:
“Aumento de Capital da Caixa Geral de Depósitos, S.A.
Nos termos do disposto no art. 249º do Código de Valores Mobiliários, a Caixa Geral de Depósitos, S.A. (“CGD”) informa que, na sequência de deliberação social unânime, de 27 de Maio de 2009, o Estado Português, accionista único desta sociedade, aprovou um aumento do capital social em EUR 1.000.000.000, elevando-o para EUR 4.500.000.000. As novas acções, em número de 200 milhões, foram integralmente subscritas pelo Estado ao seu valor nominal de EUR 5 cada e será realizado em numerário.”
O Estado fez isto com a dívida pública. Isto é, cada um de nós passou a dever muito mais. É só olhar para a trajectória da dívida nos úlimos anos. Até quando?
GostarGostar
Pois! Cavaco e associates agradece estas propostas. Não esquecer no entanto que em caso de crise internacional é ao Estado (todos nós) que incumbe proteger da falência e encerramento. A malta do BPN e os seus escribas-mor são tão sem-vergonha que até doi. Ó homem vai lá lamber o rabo ao Santana. Cretino!
GostarGostar
O governo que vier tem que encarar soluções deste tipo!
Já pensaram nos prejuizos acumulados e do 1º semestre da TAP?
acabariam o coio, para os politicos em prereforma! Vejam quem está
nas administrações destas empresas e o que eles sugam à economia nacional?
GostarGostar
O vinho tá marado!
GostarGostar