Cronologia de um líder improvável
Setembro 2004 a Julho 2005: José Sócrates, o homem certo no momento certo
Setembro a Dezembro de 2004 – José Sócrates torna-se secretário-geral do PS. Para trás ficam Manuel Alegre e João Soares. Sócrates foi líder da oposição dois meses e alguns dias, pois, a 1 de Dezembro, Jorge Sampaio dissolve a Assembleia da República. Teria José Sócrates aguentado anos como líder da oposição, caso Sampaio não tivesse considerado que a demissão do ministro do Desporto punha em causa o regular funcionamento das instituições? Das especulações não reza a História, mas António José Seguro e António Vitorino, que tinham desistido de se candidatar à liderança do PS, certamente concluíram que em política a sorte é muito importante.
Março de 2005 – Toma posse o Governo de Sócrates. Na apresentação do programa do Governo, o chefe do executivo declara que serão investidos mais de 20 mil milhões de euros em áreas que considera vitais para o país. Anunciou a redução das férias judiciais, o documento único automóvel, o cartão de cidadão e uma “via rápida” para o licenciamento de projectos fundamentais. Assumiu ir referendar o aborto e declarou que pretendia que o governador do Banco de Portugal apurasse não só o défice de 2004 – “que sabemos ser bem superior a cinco por cento em termos reais” -, mas também a “verdadeira situação das contas públicas que este Governo encontra”. Ninguém se interroga sobre o condicionamento que estas declarações implicam para Vítor Constâncio, pois dificilmente este poderia, a partir desse momento, produzir um relatório que contrariasse este saber antecipado do primeiro-ministro.
Março a Maio de 2005 – A maior parte das notícias sobre o Governo pareciam transcrições das conversas entusiásticas dos assessores governamentais. Anuncia-se o Inglês no ensino básico e o “choque tecnológico” que levaria o Governo a anunciar ir colocar mil novos licenciados em Gestão e Economia em pequenas e médias empresas.
Fica-se também a saber que “uma das primeiras prioridades” do executivo era a criação de uma base de dados com perfil genético de todos os cidadãos; que os presidentes das comissões de coordenação das comissões regionais (CCDR) voltam a ser nomeados apenas pelo Governo e que o IVA vai aumentar de 19 para 21 por cento para assegurar o financiamento da Segurança Social.
Umas declarações do então ministro da Saúde, Correia de Campos, a defender a subida das taxas moderadoras nos casos de falsas urgências são apenas um fait-divers neste verdadeiro estado de graça do primeiro-ministro e até a nomeação de Fernando Gomes para a Galp ainda é entendida como uma cedência inevitável a um boy: mal por mal antes na Galp do que no Governo a atrapalhar um primeiro-ministro tão empenhado em fazer as reformas tão difíceis que o país precisa, terão pensado muitos portugueses e não exclusivamente os eleitores do PS.
Junho de 2005 – Os trabalhadores da função pública fizeram uma manifestação, mas as revelações sobre o número de funcionários públicos destacados nos sindicatos – só professores eram 1100 – são suficientes para que “a rua” não inquiete o primeiro-ministro. As preocupações nascem sim com acidentes de percurso: o Diário Económico descobre erros nas contas do orçamento rectificativo apresentado pelo ministro Campos e Cunha. E entre os socialistas há quem ache que os portugueses precisam de boas notícias, após tanta pressão sobre a necessidade do controlo da despesa. O DN até explica que dada a fraca presença de Manuel Pinho nos media foi elaborado um calendário político com o anúncio sistemático de medidas positivas do Estado, que nesta fase se confunde com o Governo. E todos os dias havia boas notícias: “José Sócrates atribui prioridade à Ota, TGV, CRIL e auto-estrada até Bragança”; “Ao todo serão lançados cerca de 200 projectos em Portugal no espaço de quatro anos“; “Governo: programa hoje apresentado prevê 120 mil novos postos de trabalho”; “25 mil milhões para relançar a economia” – são alguns dos títulos que por então garantem que Sócrates certamente sabe o que faz.
Julho de 2005 – Luís Campos e Cunha deixa o Governo. Cansaço e razões pessoais serão a explicação oficial para esta saída. Na verdade, o que estava em causa era bem diferente: opções para o investimento público e a escolha de Armando Vara para a liderança da CGD Noutro contexto, esta saída teria abalado a confiança no primeiro-ministro. Mas no Verão de 2005 os portugueses precisam de acreditar que têm no Governo o homem que lhes garante que podem ir sossegados para férias e o PS acredita que encontrou o líder que Guterres não conseguiu ser. (continua)
PÚBLICO

Miserável criatura.
GostarGostar
“(continua)” … na próxima legislatura.
GostarGostar
http://geoalj.blogspot.com/2009/07/ranking-de-clubes-paises-o-que-e.html
Para perceber como é calculado o Ranking de Clubes da UEFA!!
Com um exemplo prático!
GostarGostar
# 2 estás a referir-te às próximas sondagens?
GostarGostar
Esta cronologia devia ser afixada em todas as paredes.
Como é que é possível haver gente que goste tanto de um homem tão medíocre?
GostarGostar
Tories win Norwich North by-election as Labour supporters desert Gordon Brown
GostarGostar
Este blogue tem 2 alvos a abater : o Sport Lisboa e Benfica e o Sócrates. É uma espécie de extensão da TVI, sendo que o CAA é a Moura Guedes cá do sítio.
Mas o que não há duvida é que o Sócrates foi um bom 1º ministro, que governou em condições extremas do principio ao fim, mas que não se limitou a gerir as crises, tendo partido para reformas com coragem.
A unica coisa que se lhe pode apontar é que nalgumas poderia ter ido mais longe, e eu também acho, mas se as que fez levaram para a rua centenas de milhar de carneiros, com o consequente aproveitamento politico da oposição e de bloguistas, o que seria se ele fosse mais longe.
Foi sem duvida um bom 1º ministro e a prova disso é a oposição e até o ódio que as clasess corporativas lhe têm.
O seu ponto fraco foi a justiça, mas lá está, se ele ou outro mexer nesse sector a fundo, começando por retirar os privilégios principescos aos juizes, temos confusão no galinheiro e tudo e todos contra ele.
Hoje foram noticiados os resultados do 1º ano da avaliação dos FPs. Este foi um processo dodloroso que nenhum outro teve a coragem de lançar, e que será melhorado nos próximos anos. Mas quem o lançou foi ele. Como fez inumeras outras reformas todas elas com grande resistência.
Se a velha fôr eleita, tudo isto vai por água abaixo, uma vez que a gerontrica criatura se dispõe a rasgar tudo o que foi feito, numa de demagogia e de oportunismo digno do BE.
GostarGostar
Com o concurso do ex-bloquista Miguel Vale de Almeida, que vai fazer parte da lista de deputados do PS pelo círculo de Lisboa já tem os votos das fufas e dos larilas. Agora só falta o aguardado casório onde proclamará que marido como ele não há.
GostarGostar
O imberbe ministro da Cultura, numa entrevista à RTP2, continua a utilizar o termo por si colocado no nóvel discurso partidário-socrático: “contaminar” (…)”fazer uma coisa contaminante”…
GostarGostar
Zé da Burra,
Ou seja…”ainda está para nascer um marido” como ele, José.
GostarGostar
O mandado de Socrates pode ser resumido em duas palavras, palavras essas muito proximas de outro vendedor da banha cobra, Vale e Azevedo.
LUCKY ME
VA enriqueceu a forjar e falsificar documentos e a enganar clientes, apropriando-se indevidamente dos dinheiros alheiros.
O actual PM tambem venceu ate hoje com base em mentiras, em enganos, em falsas promessas.
A unica diferenca entre os dois e que o PM, ao inves de se apropriar para fins pessoais de dinheiros alheios (esquecemo-nos por agora do Freeport), apropriou-se de dinheiros publicos para devaneios pessoais e enriquecimento de toda a corja que e proxima do PS.
Como se viu ate agora, periodos de crise expoem mais facilmente os mentirosos e esquemas criminosos (BPN, BPP, Maddoff, etc.).
Como aprendemos, periodos de crise expoem tambem quem anda a vender performance mediocre por performance extraordinaria.
O futuro encarregar-se-a de nos fazer pagar os devaneios de socrates.
GostarGostar
#9 – sim, kultura é contigo… e deve ser de nabos. fonte: asneiras em dó maior.
GostarGostar
Blá blá blá, blá blá blá
Grande baixa de forma
Muito perto da paranóia
GostarGostar
estás a referir-te às próximas sondagens?
não, estou a referir-me aos resultados das próximas eleições legislativas. isso de sondagens é mais com as amélias do cds.
GostarGostar
12,
Deixe de ser tolinho…
GostarGostar
12,
Ou continue tolinho, mais um…
GostarGostar
Lisboeta 7:
A melhor reforma que Sócrates poderá fazer, ocorrerá apenas no dia 27 de Setembro de 2009: será a sua reforma compulsiva do cargo de Primeiro-Ministro.
Os Portugueses dar-lhe-ão o devido troco a 4 anos e meio de demagogia e incompetência.
GostarGostar
7 # LISBOETA
“para a rua centenas de milhar de carneiros”
É assim que os seguidores de Sócrates classificam quem legitimamente não concorda com eles. Que chamar então a esses seguidores?
“Hoje foram noticiados os resultados do 1º ano da avaliação dos FPs.”
E que resultados são esses? O que foi noticiado, foi o número de FP avaliados. De resultados nem uma linha.
“Mas quem o lançou foi ele.”
Está enganado. Quem lançou o SIADAP foi a Drª Manuela Ferreira Leite. Sócrates apenas o continuou.
“Se a velha fôr eleita, tudo isto vai por água abaixo, uma vez que a gerontrica criatura se dispõe a rasgar tudo o que foi feito”
Estas frases ajudam imenso a campanha de MFL, pois só mostram a arrogância e o ressabiamento de alguns apoiantes de José Sócrates.
GostarGostar
a pííírua contaminou com gripe dos porcos. achtung!
GostarGostar
“para a rua centenas de milhar de carneiros” – Lisboeta
Quando os assessores de Sócrates apelidam os cidadãos de “carneiros”, é de temer um PREC no caso da derrota socialista.
Enfim, maus tempos para a liberdade.
GostarGostar
Levy
“É assim que os seguidores de Sócrates classificam quem legitimamente não concorda com eles. Que chamar então a esses seguidores?”
Se a velha chegar a ser eleita, o vergonhoso aproveitamento politico que está a fazer de tudo o que é manif, qual Jerónimo ou Louçã de saias, vai-se virar contra ela.
Quer dizer, até nem vai porque ela tem tanto ideia e coragem de avançar com reformas a sério, na Justiça por exemplo, quanto o Guteres tinha.
Os profs comem-ma, e então lá teremos o PCP com os os seus 8% mas a estender o seu longo braço de desestabilização, via Fenprof e CGTP, e a fazer valer os seus interesses, porque geriátrica criatura, fez tanto aproveitamento politico das resistências às mudanças quanto eles.
A velha é um bluff, como o PSD o é, um conglomerado de senhores doutores da treta, todos a lutarem pelos seus quinhões de poder. O PSD enquanto partido de oposição responsável com aspirações a ser governo é absolutamente miserável.
A titulo de exemplo :
A velha esgana-se contra uma auto-estrada cujo 1º lanço, já feito, foi lançado por um governo dela. A velha barafusta contra 3 linhas de TGV, quando o governo de que ela foi ministra, acordou 5 linhas.
A velha que ainda não explicou o miserável negócio da rede fixa de que ela lançou mão para camuflar o déficit.
A velha, que numa atitude de total irresponsabilidade e de facciosismo partidário, afirma alto e bom som que vai rasgar tudo o que este governo fez.
É isto que é oposição séria, digna de um país que se quer desenvolvido ?
A oposição do PSD, até no miseravel aproveitamento dos efeitos da crise internacional, efeitos que se observam em todos os paises do mundo, está cada vez mais ao nivel dos demagogos e vendilhões de feira da extrema-esquerda.
GostarGostar
Paulo Portas diz que “economia portuguesa está em coma” – RTP 09-07-16
e a comissão europeia diz que nada impede homossexuais de darem sangue …
GostarGostar
Oportunista do principio ao fim este Pinocrates… Se não o exilarmos já, ainda nos assombrará por muito tempo!!!
GostarGostar
#22
O “coma económico” do Portas, é também em parte dos submarinos que ele mandou vir… Uma aquisição de 1ª necessidade…
GostarGostar
o xóriço do presidente foi para austria dizer que o défice português é semelhante ao de “todos os outros países da união europeia” e não compromete a zona euro. desta vez não levou a guerreira, mas avaliando pela comitiva, acho que foi lá vender música.
GostarGostar
.
Resta saber quanto é que o Jorge Sampaio sacou pela marosca de dissolver a AR (Associação de Roubo) e se o socretino Sócrates já andava a comer a Fernanda Câncio, a lésbicona sua namorada.
Nuno
GostarGostar
teoria de conspiração: a ideia era ser Santana Lopes no governo e Cavaco Silva eleito presidente. Cavaco destituia Santana e tomava o poder. Ponto final paragrafo. Agora vai tentar o mesmo com Socrates ainda não conseguiram.
GostarGostar
teoria da conspiração 2: Estão a tentar tramar Socrates há 5 anos e a tramar o país, pois estão infiltrados em tudo que é local. Quem, não se faz ideia.
GostarGostar
Tiago 24
Longe de mim fazer qualquer defesa do Paulinho das feiras mas convém recordar que alguém antes dele tinha assinado um contrato de fornecimento de TRÊS submarinos á modica quantia de 1.200 milhões de euros cada com condições draconianas no caso de rescisão,sendo que o Paulinho apenas pôde renegociar para dois e á boa maneira do comprador de feiras lá conseguiu um descontozito (900 milhoes cada).
Antonio Vitorino de seu nome grande ministro da defesa do “saudoso” alto comissário dos refugiados e que se refugiou no seu escritório depois de ter arranjados os tachos (clientes) todos como comissário europeu.
GostarGostar
Cavaco Silva na Austri a fazer campanha por Durão Barroso. Querem governar o mundo. Querem a europa , a presidentecia, o governo, as autarquias….. e não fazem a mínnima idieia que fazer depois. Ponto final paragrafo.
GostarGostar
O problema dos submarinos: se os submarinos foi má escolha asolução é simples: VENDAM-NOS! nem que sejam no ebay e calem-se com a história.
GostarGostar
Teoria da conspiração 3: parte do psd fez que apoiou a candidatura de Santana contra SOcrates e elegeu SOcrates para que Cavaco Silva ganhasse mais facilmente as eleições. Depois a ideia era destituir Socrates com os esquemas da universidade, das casas, do freeport, etc tendo assim o PM na mão.
GostarGostar
A Helena Matos devia fantasiar com as minhas teorias de conspiração sugeridas e fazia um best-seller.
GostarGostar
#21 Lisboeta
“Se a velha chegar a ser eleita, o vergonhoso aproveitamento politico que está a fazer de tudo o que é manif, qual Jerónimo ou Louçã de saias, vai-se virar contra ela.”
Faz lembrar o Sócrates em 2004. Ou antes dele, o Guterres no famoso buzinão da ponte 25 de Abril, a dizer para todos os órgão de comunicação social que, se ele fosse eleito primeiro ministro, acabaria logo com a vergonha que eram as portagens da ponte. Até hoje.
Quando estão na oposição, todos aproveitam tudo. Todos são demagógicos.
GostarGostar
Perante a ausência de obra, de dignidade e de qualquer argumentação, a trupe socretina recorrere a esta baixeza miserável e inacreditável do insulto e da maledicência inconsequente …
Em Outubro, veremos …
GostarGostar
cada povo tem o sócrates que merece
GostarGostar
E cada maluco arranja o seu ódio de estimação e fica cego
GostarGostar
Sócrates o nosso Grande Africanizador o amigo de bolivarianos, do rei dos reis africanos e doutras porcarias que intoxicam o planeta azul que junte os trapinhos com o seu Vale e deixe de poluir visualmente os Portugueses.Já fez mais mal a Portugal do que todos os piores governantes desde a fundação da nacionalidade…
GostarGostar
E a esquerdalhada e paneleiragem que o “apoia” que tirem o cavalinho da chuva de querer continuar a brincar aos cowboys com o POVO PORTUGUÊS.Descolonizaram e agora colonizam-nos?Mas que merda vem a ser essa?Os Portugueses têm que resolver os seus problemas com a EUROPA e na EUROPA.Foi isso que os gajos prometerem e nos comprometeram!
GostarGostar
Os Portugueses devem recusar o SOBADO que a propaganda nos quer fazer aceitar.Devem exigir o afastamento dos traidores!
GostarGostar
Ó 37
Estás à espera de quê?
GostarGostar
Não me digas que estás à espera do reforço dos 25% de alunos ilegais que no sobado aguardam o tempo de serem “portugueses”…
GostarGostar
o lusitanea é um traidor da humanidade. Imaginem … é a favor das colonias e acha que quem lutava pela independencia do seu país é que era traidor!! lol tem as arestas viradas ao contrário. Pense um bocadinho antes de dizer anormalidades. No sec XXI há um lusitanea a favor do coloniasmo. É que nem contado se acredita.
GostarGostar
interjeicoes.blogspot.com
VISITEM ESTE BLOGUE!!!!!!!!!!
GostarGostar
Já a independencia do Kosovo ou de Israel é outra coisa. Arestas e arestas.
GostarGostar
“Cavaco Silva assiste hoje à abertura do Festival de Salzburgo como convidado de honra” (Lusa)
mais um desejo da maria, pago pelo contribuinte. levaram o vitorino e a carneira como consultores, para minimizar a barraca. espero que não ressone com o microfone ligado.
GostarGostar
Ainda está para nascer o blogue onde se fale um bocadinho da Ferreira Leite. Afinal sempre é a líder da oposição. Isto assim não dá luta nenhuma…
GostarGostar
GostarGostar
rETRATO PERFEITO DO NOSSO
GostarGostar
RETRATO PERFEITO DO NOSSO QUERIDO LÍDER…
GostarGostar
A Ferreira nem precisa de falar, pelos vistos. Lembram-se de como ninguém dava nada por ela? E num pouco passou à frente do socas, se não foi outro por ela. O caso é simples, ninguém que se preze um mínimo e pense um pouco aguenta, já, decente, o abuso desse tal de governante, não é mesmo? Ok, salvo por defender o tacho da famelga.
GostarGostar
BOAS FÉRIAS..A QUEM AS PUDER TER…
GostarGostar
EM OUTUBRO OUTRO POST DO GÉNERO CRONOLOGIA DE UMA LÍDER TOTALMENTE IMPROVÁVEL..A TATCHER PORTUGUESA RECICLADA COM PEÇAS JÁ FORA DE PRAZO…TIPO CEMITÉRIO DOS PRAZERES MAIS DO QUE MORIBUNDOS ..ZOMBIES..
GostarGostar
Lisboeta 21:
Não me sendo dirigidas, não posso deixar de responder às afirmações que profere. Assim:
«Se a velha chegar a ser eleita, o vergonhoso aproveitamento politico que está a fazer de tudo o que é manif, qual Jerónimo ou Louçã de saias, vai-se virar contra ela».
Ego- Utiliza o adjectivo «velha» num tom que tudo diz a seu respeito. Esquece que existem 2 milhões de Portugueses que são velhos e que constituem, sem dúvida, a parte mais experiente e séria da nação. São incomparavelmente superiores a qualquer ex-«jotinha» que tira um curso superior a um Domingo. Manuela Ferreira Leite vencerá as eleições de 27 de Setembro, porque o Povo Português não é, e nunca será, a gentalha oportunista, que o PS pensa que é.
«Quer dizer, até nem vai porque ela tem tanto ideia e coragem de avançar com reformas a sério, na Justiça por exemplo, quanto o Guterres tinha».
Ego- Dou-lhe inteira razão neste ponto.
Deve ser difícil encontrar na História de Portugal um político com tanta «coragem» (Lata!) como Sócrates:
Coragem para prometer tudo a todos há 4 anos e cumprir quase nada (baixa de impostos, 150.000 postos de trabalho, crescimento económico de 3.% ano);
Coragem para recuar com as promessas, de acordo com o calendário mediático (Mário Lino e as obras Públicas são o melhor exemplo de dizer tudo e o seu contrário em 10 minutos, o apoio às PME também é um óptimo exemplo disto mesmo);
Coragem para se apresentar ao eleitorado, depois de tentar destruir e quase o conseguir, as pouca carreiras méritocráticas (Professores; Juízes; Polícias, Militares, etc.), que ainda existiam na sociedade Portuguesa;
Coragem para apresentar as contas Públicas de latente bancarrota, como as nossas;
Coragem é ser tão fraco governante (O Governo é o típico exemplo de um grupo analfabetos com Curso!) e ter-se em tão alta conta («Ainda há-de nascer o Primeiro-Ministro…!», etc.) como se tem Sócrates;
Coragem é ter apresentado um dos piores lotes de Ministros do pós-25 de Abril (Lino, Pinho, Santos Silva, Silva, Lurdes Rodrigues, Pereira) que ficará nos anais pela piores razões;
Coragem é processar jornalistas numa Democracia;
Coragem é tentar coagir nos “media”, mediante ameaças de processos judiciais, a não publicar notícias dos casos «Freeport», «Cova da Beira», «Projectos da Guarda», etc.
«Os profs comem-ma, e então lá teremos o PCP com os os seus 8% mas a estender o seu longo braço de desestabilização, via Fenprof e CGTP, e a fazer valer os seus interesses, porque geriátrica criatura, fez tanto aproveitamento politico das resistências às mudanças quanto eles».
Ego- Quem nunca se deu bem na escola, quem nunca foi educado, quem nunca se quis educar, quem ficou longe do que queria ser, detesta naturalmente a escola. os Profs. serão sempre, os verdadeiros «inimigos de Classe» do Socratismo. De todo compreensível e lógico. Quem nunca se deu bem com a escola pode chegar, mesmo assim, ao cargo de Primeiro-Ministro!
«A velha é um bluff, como o PSD o é, um conglomerado de senhores doutores da treta, todos a lutarem pelos seus quinhões de poder. O PSD enquanto partido de oposição responsável com aspirações a ser governo é absolutamente miserável.
A titulo de exemplo :
A velha esgana-se contra uma auto-estrada cujo 1º lanço, já feito, foi lançado por um governo dela. A velha barafusta contra 3 linhas de TGV, quando o governo de que ela foi ministra, acordou 5 linhas.
A velha que ainda não explicou o miserável negócio da rede fixa de que ela lançou mão para camuflar o déficit.
A velha, que numa atitude de total irresponsabilidade e de facciosismo partidário, afirma alto e bom som que vai rasgar tudo o que este governo fez.
É isto que é oposição séria, digna de um país que se quer desenvolvido ?
A oposição do PSD, até no miseravel aproveitamento dos efeitos da crise internacional, efeitos que se observam em todos os paises do mundo, está cada vez mais ao nivel dos demagogos e vendilhões de feira da extrema-esquerda.
Ego- Gargalhada imensa…! Lágrimas até! Como é que, depois destes 4 anos e meio, alguêm pode, para defender Sócrates, falar em «Bluff»? O «Lisboeta» sabe o que a palavra significa em inglês, ou faltou como o «Chefe» às aulas de «inglês técnico» da antiga Independente? Riso imparável…! Não aguento mais…! O sr. tem muita graça…!
GostarGostar
Vai doer a muitos mas Sócartes vai continuar mais 4 anos para gáudio de muitos barões laranjinhas.
GostarGostar
#54 – delírios da gripe laranja. isso cura-se com mais 4 anos de sócrates.
GostarGostar
“A velha”. E Soares para presidente? Ou Vital para a Europa? Não eram tão ou mais “velhos” do que a presidente do PSD? Podemos concordar ou discordar com as suas posições, mas desqualificá-la com base na idade é repugnante e releva muito sobre a suposta tolerância da esquerdalhada.
Estão sempre a gritar contra tudo o que é discriminação, se for com base nos seus preconceitos sociológicos, mas contra um grupo etário já é perfeitamente aceitável.
O outro é porque era baixo e gordinho, esta é porque é velha. Se ao menos fossem paneleiros ou pretos…
GostarGostar
7 # Lisboeta
“Hoje foram noticiados os resultados do 1º ano da avaliação dos FPs.”
Desafio-o a contestar isto:
GostarGostar
Kolchak
“Coragem para se apresentar ao eleitorado, depois de tentar destruir e quase o conseguir, as pouca carreiras méritocráticas (Professores; Juízes; Polícias, Militares, etc.), que ainda existiam na sociedade Portuguesa;”
Tudo o que você diz é um chorrilho, mas eu só vou responder ao parágrafo acima.
Acha portanto, que até agora, e desde o 25 de abril, as carreiras de Professor e de Juiz têm sido méritocráticas.
Qualquer uma delas é das profissões mais bem pagas deste país. Falo em termos de ordenados, mais os privilégios, mais as sinecuras, mais as progressões automáticas tudo acumulado num final de carreira de luxo, e para todos (!) porque até agora todos têm sido os melhores, ou melhor todos têm sido excelentes.
Estas duas profissões são dois Estados dentro do Estado, sujeitas a regras especiais diferentes das dos outros portugueses, que se julgam acima de qualquer hierarquia, cujo poder vai ao ponto de não só desobedecerem a determinações de Ministros eleitos, mas a demiti-los caso as suas vontades não sejam prontamente feitas.
Qualquer português utilizador da Educação e da Justiça conhece o Poder Absoluto e discricionário destas duas classes corporativas, nomeadamente a dos Juizes, verdadeiros Deuses não sujeitos a qualquer fiscalização da sua competência, d seu rigor e da sua capacidade (ou falta dela) de trabalho.
O Eng. Sócrates e a Ministra da Educação foram os unicos, que me lembre, desde o 25 de abril, com coragem para enfrentar este verdadeiro Poder de Resistência a Toda e Qualquer Reforma que beliscasse os seus benditos Direitos Adquiridos, impondo-lhes vários Deveres que eles desconheciam e ignoravam porque só reconheciam Direitos.
Portanto, Kolchak quando você refere as carreiras destas corporações como “Meritocráticas” está a gozar com o pessoal. Hão-de ser, espero eu, um dia e se a MFL não fôr para o poleiro, porque se fôr, Professores e Juizes continuarão a ser portugueses acima de todos os outros em tudo.
GostarGostar
Uma das ambições do programa socialista, melhor do socrates è instituir o casamento de paneleiros e fufas!
O tipo è mesmo estupido ao colocar isto no programa! será que desconhece, que 90% dos portugueses, não alinham nisto! boa malha para a oposição, bater todos os dias até às eleições…………
isto para quem pretendia ser primeiro ministro è de burro!
GostarGostar
Se você acha que a estratégia socrática de dividir para reinar tem alguma coisa a ver com mérito não merece mais resposta. Se viu nas “reformas” feitas uma ponta de racionalidade , erece levar com “intelectuais” da craveira do Vale.
Mas se consegue dizer o que diz sem ter emborcado pelos menos uma garrafa de aguardente, então creio que a punição adequada para uma pessoa que venera esta “meritocracia” será mesmo levar com o Vara.
GostarGostar
Lisboeta diz:
«O Eng. Sócrates e a Ministra da Educação foram os unicos, que me lembre, desde o 25 de abril, com coragem para enfrentar este verdadeiro Poder de Resistência a Toda e Qualquer Reforma que beliscasse os seus benditos Direitos Adquiridos, impondo-lhes vários Deveres que eles desconheciam e ignoravam porque só reconheciam Direitos».
Depois de ler esta sua «douta» e «iluminada» opinião, «alterei», com toda humildade cristã, por completo a minha posição anterior. Muito lhe «agradeço» por isso.
De facto: na Universidade, no Ensino, na Justiça, na Polícia, na Política, etc., cada vez menos se promovem os méritos e as qualidades das pessoas. O ainda Primeiro-Ministro era, antes do Lisboeta me fazer «mudar» de opinião agora mesmo, um óptimo exemplo disso.
Gostaria apenas de lhe formular duas questões, para com toda certeza, me poder «sentir» seu «camarada»:
1.ª – Que tipo de «Engenheiro» se é, quando se acaba um curso a um Domingo depois de realizar exames por Fax?
2.ª – Como é que este mesmo «Engenheiro» pretendeu, por um momomento, modificar uma área como a da Educação, quando ele é o estereótipo das dificuldades e desnorte sentidas no ensino, nos últimos 35 anos?
Depois de trocar estas impressões consigo, penso ter descoberto uma nova categoria de Meritocracia: a «Meritocracia do PS!» Só essa poderá explicar termos, só até Setembro «infelizmente», um Pimeiro-Ministro como o «nosso Camarada» – agora já o posso dizer! – José Sócrates Pinto de Sousa.
Tenho gosto emm dizer, como o «nosso» «camarada» Jorge Coelho da Mota-Engil quem: «Quem se meter com O PS leva!»
Obrigado «Camarada» Lisboeta!
GostarGostar
Errata:
«Tenho gosto em dizer, como como o “nosso” “camarada” Jorge Coelho da Mota-Engil que: “Quem se meter com o PS Leva”»
Até Amanhã Camarada!
GostarGostar
Ó Lisboeta
na Educação este governo fez mais ou menos isto :
– logo no inicio acabou com a bandalheira das faltas dos professores, sem consequências, que durava há anos desde os meus tempos de estudante.
– acabou om a bandalheira anual dos concursos de professores.
– alargou o horário escolar e pôs mais actividades.
– em caso de faltas, as horas não ficam em branco e são preenchidas com aulas de suibstituição.
– introduziu o inglês na pre primeira, medida aparentemente fácil mas que ninguém implementou.
– iniciou o processo de mudança da gestão das escolas, acabando com a bandalheira da “gestão democrática”, em ninguém tinha responsabilidade, para uma escola com um Director que dê a cara pelo que lá se passa.
– Encerrou escolas sem alunos e sem condições.
– Iniciou o processo de modernização fisica e tecnologica das escolas.
– Criou o programa Magalhães dotando cada aluno com um PC, medida aplaudida a nivel internacional pelas mais diversas instâncias.
– Enfrentou o Lobbie Corporativo dos Professores, iniciando o processo de avaliação COM CONSEQUÊNCIAS NA CARREIRA (!!!!!), e em que só os melhores chegam ao topo.
Estas foram algumas medidas, se você acham que foram más eu, enquanto contribuinte, não acho e acho que a prazo irão dar resultados frutuosos.
E mais : a Ministra fez isto em clima de permamente guerra, quer dos corporativistas quer dos partidos da oposição.
O PSD se fôr para lá, já tem a maior parte da papinha feita, só tendo de seguir o que foi feito.
Agora, se a MFL resolve dar uma de Guterres, desatar a rasgar tudo e a voltar a dar aos Profs os melhores vencimentos da Europa a troco de quase nenhuma responsabilidade, nesse caso andamos para trás e o país terá o que merece.
GostarGostar
Pois só que es
GostarGostar
Pois só que esqueceu de algo mais…nem sempre com Magalhães e atafulhando os putos com tudo e mais alguma coisa se obtém qualidade…quanto ao resto -e sem querer Dizer que tudo foi mau- é só praticamente para inglês ver e ter os putos dentro das chamadas pré-fábricas..sim porque podem chamar O QUE QUISEREM AQUILO MAS ESCOLAS NÃO SÃO ..ISTO SIM…..
http://www.youtube.com/watch?v=y0XrYW2FaqE
VOCÊ DEVE SER ALGUM DOS RESSABIADOS DA ESCOLA QUE OUE PENSA QUE OS PROFS GANHAM FORTUNAS…pois depois de 23 anos a ir daqui para ali ..desde os Açores ao Algarve um professor ganha limpos 1650 euros…pessoas como você não pensam não reflectem apenas cospem o que lhe é debitado..é pena á custa disso vai acontecer cá como aconteceu em alguns países ..daqui a uns 10 ou 15 anos vai haver falta de professores…olhem o exemplo inglês, holandês e outros…porque não fala dos banqueiros gestores e afins …? Deve ser filho de algum desses…pois é…
GostarGostar
64 # Lisboeta
Já vi que ignorou o desafio que lhe deixei. Quando não há argumentos… inventam-se mentiras:
– “logo no inicio acabou com a bandalheira das faltas dos professores, sem consequências, que durava há anos”
“em caso de faltas, as horas não ficam em branco e são preenchidas com aulas de substituição”
Em que é que ficamos? Acabou com as faltas ou não?
-“acabou om a bandalheira anual dos concursos de professores”
Continua a haver concursos anuais. Aqueles que se realizam de 4 em 4 anos, e que tão sabiamente utiliza na propaganda que faz ao governo, apenas colocam centenas de professores. Neste preciso momento ainda há milhares de professores a concorrer, QZP, contratados, etc. Que todos os anos vão a concurso.
– “introduziu o inglês na pre primeira,”
A “pré-primeira” não existe. Existe sim a pré-primária. Mas não foi ai que o inglês foi introduzido. Foi no 1º ciclo do ensino básico. Continuo a ver alunos que chegam do 1º ciclo e não sabem português, quanto mais inglês.
– “Iniciou o processo de modernização fisica e tecnologica das escolas”
Pura propaganda. Escrever isto e o seu contrário é a coisa mais fácil que há.
– “iniciou o processo de mudança da gestão das escolas”
Abrindo caminho aos cargos de nomeação política.
– “Criou o programa Magalhães dotando cada aluno com um PC, medida aplaudida a nivel internacional pelas mais diversas instâncias”
Só se for aplaudida por si. Está por demonstrar a vantagem de dar um computador a cada aluno, sabendo-se o que a maioria deles faz com tal oferta. Limitam-se a jogar e a brincar. O magalhães é uma fraude, como foram as calculadoras e todas as outras modas que se inventaram na educação desde o 25 de abril. Ou o caro Lisboeta acha, que se aquilo fosse para estudar e ter trabalho seria uma coisa tão popular?
Já para não falar do processo de atribuição da produção do computador à empresa do regime Sá Couto.
“Enfrentou o Lobbie Corporativo dos Professores, iniciando o processo de avaliação COM CONSEQUÊNCIAS NA CARREIRA (!!!!!), e em que só os melhores chegam ao topo.”
Este é o único verdadeiro motivo pelo qual os ressabiados anti-professores adoram o governo. A maneira como foi conduzido e os estragos que causou não interessa. O que interessa é que chateou os professores. O problema é que chateou e não serviu rigorosamente para nada, porque isso que você afirma é pura e simplesmente falso. Os professores que não chegarem ao topo, não chegarão devido à alteração que foi feita na estrutura da carreira, e não por causa da avaliação. Nesse aspecto, a tão propagada “avaliação” não alterou uma virgula ao anterior regime: quem tiver má nota não progride. Já era assim, e ainda estamos para ver quantos professores vão ter má nota com esta avaliação da Milu. Mas isso só se sabe daqui a 1 mês, e não como afirmou a propaganda ontem, ao afirmar que 85% dos funcionários do ME tinham sido avaliados em 2008.
– “O PSD se fôr para lá”
é esse o seu medo, por isso está tão empenhado em espalhar a propaganda mentirosa do governo.
Sabe, caro Lisboeta, olhe que eu já comento neste blogue há 5 anos, e não costumo chamar mentiroso a ninguém, mas ao que você escreve não posso dar outra classificação.
GostarGostar
“olhe que eu já comento neste blogue há 5 anos”
e o estado a pagar o tempo que aqui gastas a dizer asneiras
GostarGostar
A imagem que deixou como primeiro-ministro pode penalizá-lo?
Não, acho que isso já passou. Para o que diz respeito à câmara já passou. O que sinto hoje nas ruas é um movimento muito forte. Há pessoas que me dizem que nunca votaram no meu partido mas que, desta vez, o vão fazer. Essa imagem já passou, até pela evolução do actual governo nos últimos anos. De mim nunca disseram que não era licenciado, ou que fiz quatro cadeiras com o mesmo professor, ou que me licenciei num domingo. Nunca disseram uma série de coisas que aconteceram nestes últimos anos e que levaram as pessoas a pensar: “Mas o outro é que era mau?”Até hoje ainda está por explicar a dimensão política dos episódios que se passaram, sobretudo perante a dimensão dos episódios deste governo.
AGORA TENTEM REFUTAR ISTO….
GostarGostar
Levy
você pode torcer os factos como quiser, valorizar o que quiser e desvalorizar tudo.
Numa coisa estou de acordo consigo : o enfrentamento à clase corporativa dos professores é o ponto chave. E muitos não perdoam à Ministra o facto de não se submeter à logica das manifs e do numero de carneiros privilegiados que têm, e avaliam tudo o resto por esse prisma.
O Governo fez tudo o que eu disse no post atrás,e fez bem !
Só quero referir 2 pontos : a ministra não pretendeu como é obvio acabar com as faltas dos profs, porque faltas há-de haver sempre. As faltas passam é a ter consequências, e pelo que eu já li o numero dessas faltas caiu abruptamente.
A segunda é em relação à alteração do modelo de gestão das escolas. Como você sabe, hoje um qualquer cidadão que vá a um serviço publico e ponha lá um assunto qualquer a correr, não tem qualquer defesa em relação ao andamento desse processo. Não há responsabilidade. Esta dilu-se nessa coisa ao mesmo tempo concreta e abstracta que são “os serviços”. Ou seja, se um funcionário publico ou um conjunto deles arrastar um processo ad-eternum, nenhum cidadão tem forma de pedir responsabilidades a ninguém porque ninguém a tem. Resta ao cidadãp desesperar. E o mesmo se passa na gestão das escolas. Ninguém é responsável. Aquilo é um colectivo dito “democrático”, eufemismo que significa sem responsabilidade.
Acho muito bem que uma escola como qualquer serviço do estado tenha um responsável, alguém que dê a cara, que responda por tudo o que se passa no interior da instituição e a quem qualquer cidadão possa interpelar.
A esquerdalhada não gosta porque a esquerdalhada sempre foi pelo Direitos Adquiridos Ad-Eternum sem responsabilidade, e pelo igualitarismo que esconde a incompetência, e ao que parece, o PSD enverada pelo mesmo diapasão.
Não estou nada preocupado com o PSD porque o PSD mais não é que uma confederação de feudos e interesess particulares. Como partido da Oposição tem sido totalmente irresponsável.
Já agora que ponham a porcaria do programa cá fora para que as pessoas o leiame saibam com o que podem contar.
GostarGostar
Claro Lisboeta você é mais deste género…nacional socialista…
http://www.youtube.com/watch?v=lAi7UnXp9Aw
GostarGostar
E você é burrinha…
GostarGostar
#72 – só vai para professor quem não sabe fazer nada.
GostarGostar
quem te ensinou a escrever pá, não o devia ter feito; assim escusavas de usar mal essa faculdade. malditos professores primários que não escolhem a quem vão ensinar!
GostarGostar
Verdade ..ao menos não tenho que fazer como vocês..prostituírem-se… e não falo só a nível intelectual…o Keops em Lisboa é ou foi vosso local durante muito anos conheço-vos à légua…eu por essa altura andava pelo incógnito…
GostarGostar
Perguntem aos professores de Inglês do 5º em que “estado” lhes chegam as criancinhas. Parece que já hoje se torna mais difícil ensinar-lhes qualquer coisa da língua, dada a (de)formação a que foram sujeitos nos anos anteriores. Decorar meia dúzia de expressões em inglês não é o mesmo que aprender inglês. Mas também não se pode pedir muito dum saloio que faz as figuras que faz por esse mundo fora, a armar ao pingarelho pensando que domina a língua de Shakespeare…
O Magalhães é para jogar e ver o Hi5. Como seria de esperar, o tuga pensa que por lhe darem uma máquina de escrever, já é “dótor”. Não dou mais de 2 anos para 90% dos Magalhães estarem encostados a um canto, sem qualquer utilidade. Ganhou a JP Sá Couto e futuramente muitas Ópticas por esse país fora.
A medida de redução (significativa) das faltas dos professores foi das primeiras a ser implementada pela equipa do ME e mereceu o apoio de todos os que se preocupam com a qualidade de ensino, como seria de esperar.
A reorganização da gestão escolar pode ser positiva, se as escolas não forem tomadas de assalto pelos sabujos locais do PS/PSD. A maioria serão, como é óbvio.
Em relação ao processo de remodelação das escolas, deve ser avaliado pelos resultados e não pelos anúncios. O futuro dirá se tanto quadro electrónico (quantos funcionam) e tanta banda larga (há tomadas para todos os portáteis?) pode compensar a falta de rigor, exigência e trabalho sério que cada vez mais é a essência do ensino público. Isto já para não falar na fraude educacional que representam os cursos “profissionais” ou os CNO…
GostarGostar
Rxc tens de ir para lá tu…
GostarGostar
Se a velha para lá fôr é que eu quero ver o que ela faz.
GostarGostar
Continuo na minha..se se podem contratar gestores estrangeiros,,treinadores estrangeiros,,,futebolistas estrangeiros…porque não políticos idóneos estrangeiros…?
Finlandeses, Suecos, Noruegueses….porque não?
GostarGostar
“Se a velha para lá fôr é que eu quero ver o que ela faz”
alimentar caro watson, enchem a mula e arquivam a roubalheira. até pode ser que o benfica venha a ganhar o campeonato.
GostarGostar
o Benfica não tem nada a ver com esas guerras até porque não é o clube do regime. Outros o são…
GostarGostar
Bulimunda
porque os Suecos são bons governantes de suecos os Finlandeses de finlandeses e os Noruegueses de noruegueses.
Para se ser governante de portugueses, tem de se tê-los no sitio.
GostarGostar
#82 – manda o mário nogueira para a suécia, o carvalho da silva para a finlândia e a avoilá para a noruega e vais ver o que é aquecimento global, com glaciares a derreter e governantes a suicidarem-se.
GostarGostar
#81 – se não é passa a ser, o moirinho do cavaco tem de treinar em qualquer lado.
GostarGostar
70 # Lisboeta
O sr é que está a distorcer factos e a valorizar coisas que pouco ou nenhum valor vão ter.
Mais, está a levantar os já habituais chavões “da esquerdalha” e do “corporativismo” tentado cola-los a quem consigo não concorda. Esse é um velho truque típico de quem não tem argumentos e pensa ganhar a discussão pela via ideológica. Ora isso a mim impressiona-me zero, porque esquerdalha nunca fui e corporativo também não.
Em relação ás faltas dos professores, aconselho-o a ler os inúmeros despachos e leis publicados a ver se percebe quais são as que têm consequências na avaliação. Ainda acaba surpreendido. As faltas só diminuíram por um único motivo: o seu número foi ligeiramente limitado (faltas por conta das férias) e a falta implica que um colega vá para a turma alegadamente fazer uma dita substituição. Isso inibiu muita gente de meter os chamados “artigos 102”. Mas só por isso, porque eles continuam a poder ser postos à vontade.
Em relação ao modelo de gestão das escolas, se reparou bem, apenas escrevi uma linha dobre ele: para lhe chamar a atenção para um efeito pernicioso, a nomeação política da direcção das escolas. Nada mais. De resto sei tanto como o Lisboeta, ou seja nada. Não é possível neste momento aferir se o modelo funciona bem ou não, porque são poucas as escolas que o implementaram, e das que o fizeram, foram todas recentemente. Como sempre defendi um director, fico a aguardar a politica de responsabilização que o Lisboeta também espera. Só que com uma pequena reserva: o partido socialista protege sempre os seus, e se os directores forem todos dessa cor, estarei cá para contar quantos é que vão ser responsabilizados por alguma coisa, sabendo eu como é que as DRE’s se relacionam com as escolas.
Em relação ao PSD, também não estou nada preocupado com eles, primeiro porque não sou por nenhum partido, e depois, porque o facto de não ser por nenhum me permite ver que PS e PSD são praticamente iguais, ou seja confederações de feudos e interesses particulares. O que me espanta nas pessoas que têm um discurso parecido com o seu, é que só vêm os feudos e os interesses num dos partidos, não os conseguem ver no outro.
Ainda em relação à politica educativa do governo, a maior das criticas que lhe faço é a das sucessivas desresponsabilizações dos pais e alunos, o ignorar o maior problema dentro da escola que é a indisciplina, e as tentativas de mascarar o sucesso, através da melhoria artificial das estatísticas.
O Estatuto do aluno veio praticamente atar as mãos aos professores em matéria de disciplina. Se aquilo fosse cumprido à risca, bastava haver 2 socos numa escola, para não se fazer mais nada durante uma semana. O que este estatuto fez foi transportar para dentro das escolas, o sistema dos tribunais: o aluno tem todas as garantias e mais algumas, e os procedimentos são tantos, que nunca nenhum aluno é responsabilizado por coisa nenhuma.
Em relação ás “distribuições” de computadores nas escolas, elas estão a ser feitas, mas sem nenhum controlo sobre o destino que os computadores vão ter. Nenhum aluno será responsabilizado pelo destino que der aos ditos. Muitos já os venderam, outros que pura e simplesmente não fazem nenhum na escola, passeiam-se com eles pela rua a brincar e a jogar.
Caro Lisboeta, não vou ao exagero da Bulimunda # 71 de o comprar ao Hitler, porque com estas coisas não se brinca, mas sugeria-lhe mais sentido critico em relação a este ou qualquer outro governo.
GostarGostar
.
Anda por aí um gajómetro desatinado, evidentemente socialista, habituado a chuchar, que diz que é Lisboeta mas se calhar não é. É estupido demais para isso…
Nuno
GostarGostar
GRANDE PRIMEIRO-MINISTRO. GRANDE. GRANDE. GRANDE.
GostarGostar
Quando não se percebe nada do que se está a dizer e só se dizem disparates sobre (Des)Educação, aconselho a leitura dos “clássicos” …
Vão a uma Escola e vejam o que é, quotidianamente, o trabalho de um Professor e depois digam-me qualquer coisinha …
Quanto a remunerações, era o que faltava que alguém com a importância social e económica que um Professor tem para o desenvolvimento do país não ganhe (a ninharia que ganha) isto ou até muito mais!
Este Governo – grande promotor da Merdocracia (perdoai! Analfabetocracia)- cria 2 categorias de professores (de primeira e segunda) para cortar, apenas e tão só, nos salários! Qual qualidade, qual mérito? São tudo tretas …
E apetece-me dizer (pegando no famoso “Mais Platão e menos Prozac”):
Mais Kolchak e menos Lisboeta(s), por favor …
GostarGostar
#87
O sacana já te enrabou?
Zé
GostarGostar
POIS….Curto e grosso sem vaselina..COM AREIA PARA FAZER MAIS ATRITO…
GostarGostar
Gonçalo Marques
“era o que faltava que alguém com a importância social e económica que um Professor tem para o desenvolvimento do país não ganhe (a ninharia que ganha) isto ou até muito mais!”
Tens muita arrogância nesse pêlo tu e os do teu Lobby.
Tu ganhas o que os portugueses puderem pagar-te, mas não é à balda, tens de provar o que vales se é que vales alguma coisa.
E se não estás satisfeito com as condições vai procurar emprego a outro lado.
Querias que todos chegassem ao topo, não ? Vem cá para fora ver como é que é mas isso vocês não fazem. O tacho é uma mama !
Arrogantes da merda, julgam que são mais que os outros portugueses.
Bendita Ministra e bendito Sócrates!
GostarGostar
91 #
“Arrogantes da merda, julgam que são mais que os outros portugueses.
Bendita Ministra e bendito Sócrates!”
Já viu a lógica deste argumento? Milu e Socras são bons, porque alegadamente perseguiram uma determinada classe. Isso por si só já diz muito sobre o tipo de apoiantes que o governo tem.
GostarGostar
os inúteis mais bem pagos do país. podiam emigrar, dar aulas para o privado ou mesmo serventia a trolha. trabalhar faz calos. quais argumentos? avaliação para cima e quem não aceitar olho da rua. porra, quem é o patrão?
GostarGostar
Pois por isso nos últimos dois anos emigraram mais de 20 mil pessoas das quais quase metade eram bem qualificadas…mais uns 20 30 anos e só cá fica a bosta e a diarreia…mais nada…
GostarGostar