Saltar para o conteúdo

Cuidado com o mau perder

4 Agosto, 2009

Há três anos apregoava-se que a ETA declarara o fim do terrorismo e que este afinal resultada duma espiral de violência que resultara da atitude de Aznar. Não era verdade como aqui se deu conta pois a ETA nunca disse que ia entregar as armas ou desistir da violência. Mas nesse tempo em que tudo valia para exaltar Zapatero por contraponto com Aznar acabou a branquear-se a ETA. Em 2007 a ETA voltou a ser terrorista. Para trás ficavam os delírios da mediação portuguesa  que uns cortesão diziam ir ser efectuada por Mário Soares.

Em 2009 tudo isso é passado e o governo de Zapatero diz isto: Rubalcaba:Los únicos que mediarán con ETA serán los policías que les lleven a prisión’ . No meio de tanta contradição convém não esquecer que Zapatero chamou homem de paz a criaturas como esta  e convém também lembrar que e os socialistas espanhóis têm muito mau perder como o próprio ministro Rubalcalba bem sabe pois um outro governo de que fez parte, o de Felipe Gonzalez,  foi acusado de ter criado um grupo de contra-terrorismo para matar dirigentes da ETA e causar atentados em França de modo a obrigar os franceses a deixarem de proteger a ETA.

22 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Agosto, 2009 11:27

    “No meio de tanta contradição convém não esquecer que Zapatero chamou homem de paz a criaturas como esta”

    Isso é impossível. Onde é que está essa coisa de Zapatero a chamar homem de paz a essa personagem? Esse senhor tem patologia psiquiatrica. De certea que não foi a esse que Zapatero se referia. Não acredito.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Agosto, 2009 11:30

    Como é que Zapatero chamou homem de paz a essa personagem se quando Zapatero anunciou o dialogo oficial com a eta estava esse e outroa já presos e a ser julgados pelo crime que cometeram e foram condenados?

    É cada peta que metem aqui!!

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    José Estaline permalink
    4 Agosto, 2009 11:34

    Os adeptos caseiros da ETA que de certeza existem mas ainda na clandestinidade deveriam ser objecto de mais escrutinio dos serviços secretos.
    Quanto a amantes do “diálogo” isto anda cheio deles.Até existe para aí um gripo de intelectuais que no que respeita à imigração, que como se sabe é do estilo de porta aberta porque trabalhador não tem pátria,o estado deve “negociar” a sua integração, dando de imediato todos os direitos.
    Portugal um país riquissimo, com uma industria próspera, com necessidades abismais de mão de obra analfabeta a dividir com o mundo aquilo que não tem para os seus pobres…
    Esta rapaziada dos “diálogos”e das amplas liberdades a afundar um pequeno país que receberam coeso social e culturalmente e que agora é uma torre de babel em que indígena é caçado e condenado por não se deixar roubar…

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Agosto, 2009 11:35

    Abriu o dialogo com a eta e essa criatura foi condenada a 50 anos de prisão. Está-se mesmo a ver que Zapatero lhe chamou homem de paz. É cada anedota que contam.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Agosto, 2009 11:38

    Ó José Estaline, eu acredito que o dialogo com a eta poderia ter resultado se o outro partido não promovesse manifestações nas ruas contra o dialogo com a eta e transformasse o assunto em politica direita – esquerda. Ninguém quer que o outro partido resolva o problema do terrorismo. E assim lá vai a eta sobrevivendo.

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Agosto, 2009 11:41

    Até Helena Matos que é portuguesa transforma o assunto numa coisa aznar vs zapatero

    Gostar

  7. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    4 Agosto, 2009 12:00

    2 – Os jornais espanhóis têm excelentes arquivos on line. Procure. Para início dEixo-lhe isto http://www.youtube.com/watch?v=3PI2k0uyFkM Zapatero fala de Otegi

    Quanto às condenações procure tb Inaki de Juana Chaos e veja a diferença entre os anos de condenação e os anos de pena cumpridos

    Gostar

  8. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    4 Agosto, 2009 12:00

    5 – Se não fossem as manifestações a ETA não fazia atentados???????

    Gostar

  9. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    4 Agosto, 2009 12:01

    4. Dialoga-se com quem quer mesmo que esteja condenado a mil anos. Mas a ETA não queria paz. Queria um tempo para se recompor

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Agosto, 2009 12:12

    #7 Helema Matos mas isso é Otegi, não é o que a Helena Matos mostra na foto que é Gatzelu, o assassino.

    Acredito que Zapatero tenha chamado Otegi de homem de paz, isso está certo. Era impossível ser Gatzelu o homem da paz. Que Zapatero tenha acreditado que Otegi queria e estava disposto à paz isso está certo.

    #8 Não é isso. Creio que se não fossem as manifs e estivessem empenhados todos no dialogo fosse possivel que a eta se dividisse e a parte que queria continuar os atentados deixasse de ter qualquer força e fosse “traída” pela outra e presa. Como na Irlanda. Assim a parte da paz da eta não conseguiu nada e perdeu a força que podia ter. Fim de episódio.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Agosto, 2009 12:14

    #9 “Mas a ETA não queria paz. Queria um tempo para se recompor”

    Pelos vistos. Mas dou os parabens a Zapatero por ter tentado essa janela. Pior era se fosse verdade e ele não tivesse sequer tentado.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    4 Agosto, 2009 12:26

    Agora pupulam aqui os pazeiros dos outros.

    É tudo diálogo desde que na casa dos outros.

    São os chamados merdas

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Toninho Saloio permalink
    4 Agosto, 2009 12:45

    Politica internacional? é para intelectuais de pacotilha, se a Poltica Nacional, não acertam uma, como falar das grandes questões de fora de portas?

    Falem, por exemplo, do ex Ministro Isaltino.

    A CS, foi para a conferencia as 21h, sem ter lido o acordâo- Que papel fizeram? de papel manteiga?

    Sera que, o Marques Mendes vai ser investigado?, quem o diz é o Isaltino.

    O PPD/PSD, devia fechar para obras e abrir com nova gerencia

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Toninho Saloio permalink
    4 Agosto, 2009 13:04

    Os 10 anos da Cavaco Silva, a chegada ao Paìs de “Tir’s” de fundos de apoio, isto é, carradas de dinheiro – alguem prestou contas disso – explicaram, como eram feitas os auto-estradas durante 24 horas, para chegar na altura eleitoral serem inauguradas – o custos vs beñeficios, do Centro Comercial de Belem, alguem me sabe explicar – a Ponte Vasco de Gama e o contrato com prejuízo para o País – então o Tribunal Constitucional não tem nada a dizer? e o Ferreira do Amaral, ex Ministro de CS, é agora o litle boss dos Ingleses. Um Ministro, o mesmo que negociou a ponte é agora o “litle”?

    Expliquem, porque eu não percebo, alias nunca percebi,

    Os Tribunais Constitucionais e de Contas, disseram-me, na altura, alguma coisa?

    Gostar

  15. Piscoiso's avatar
    4 Agosto, 2009 14:22

    E eu a julgar que os comentários davam encher um Jeep.
    A claque foi de férias?

    Gostar

  16. NF's avatar
    4 Agosto, 2009 14:26

    Isto de as pessoas falarem sem saber do que falam tem muito que se lhe diga.
    Para falar da ETA e da relação da ETA com a paz é preciso conhecer a realidade Espanhola, que nada tem a ver com as guerrinhas ps/psd(pp do outro lado da fronteira).
    Mais uma vez, antes de escrever devia saber do que escreve, penso que é o segundo artigo deste nome que leio e que atira com facciosismo bacocos sem conhecer realidades.
    Seja boa ou má a estratégia do psoe em Espanha, sejam eles aquilo que forem, coerentes ou incoerentes (e nenhum politico é coerente com nada pralem do próprio bolso, cá ou lá) pela primeira vez o país vasco não é governado por um nacionalista, e isso deveria querer dizer muito.
    Não misture causas sociais com politica, para isso era preciso que os políticos fossem pessoas sérias e honestas.

    Gostar

  17. luikki's avatar
    4 Agosto, 2009 14:34

    sim… e depois quando as eleições para o governo basco foram “democratimente” sabotadas(com a eliminação de partidos levada a cabo pelo garzon, u deveria dizer garçon?… culminando com a “eleição” de um palhaço do ps espanhol, estavam à espera de quê?
    mais “atentados”, claro…
    que a eta, até hoje, ainda não proclamou como seus…
    a mesma eta que avisa sempre antes de atacar… e cujos os avisos, são ignorados quando convém…
    depois, helena, não há nada como as estórias com que nos “adormecem”…
    aquela do carro de polícia que andou a passear várias horas com uma bomba lapa devia ser um topo de vendas…

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    4 Agosto, 2009 14:43

    O nacionalismo basco é um assunto muito mais complexo do que parece a um Português.
    Desde sempre, os bascos tiveram um estatuto específico nas Espanhas. Os reis de Castela juravam, em Guérnica, diante de uma mítica árvore, respeitar os Foros e as Liberdades bascas.
    No século XIX os bascos tomaram armas, na sua maíoria, pelos pretendentes carlistas (os miguelistas lá da terra!) que prometiam manter o mesmo respeito pelas suas instituições tradicionais. Perderam 3 guerras civis; em face do liberalismo centralista de Esquerda de Madrid.
    Na guerra civil do século XX (1936-1939), mudaram de campo e, na sua maíoria, apoiaram a República autonomista. Perderam de novo; frente ao centralismo autoritário de Direita (muito pouco tradicional!) de Franco.
    Depois da transição que se iniciou em Novembro de 1975, com a morte do Ditador galego da Espanha, a Monarquia democrática espanhola garantiu aos bascos um enorme grau de autonomia (governo próprio; polícia própria; língua basca ensinada nas escolas; reembolso dos impostos cobrados, etc.).
    Permaneceu a ETA como organização armada. Não chega a autonomia; defendem a independência total de Madrid.
    Nas urnas, nunca conseguiram os independentistas a maíoria dos votos. Por isso mesmo, a luta armada deixou de fazer qualquer sentido. Deveriam dissolver-se de imediato.
    Esta pequena sinopse histórica serve apenas de aviso aos regionalistas portugueses. Portugal é uma Nação; não é um Estado de Nações como a Espanha; a autonomia política quando se concede (mesmo que com toda a Justiça como é o caso do País Basco!) tem sempre um grave problema: é um estádio sempre evolutivo rumo à independência, que alguns grupos mais radicais defenderão sempre!

    Gostar

  19. pvnamII's avatar
    pvnamII permalink
    4 Agosto, 2009 14:45

    A ETA é uma falsa questão…

    De facto:
    ‘COISAS’ PRESTES A SEREM DESMANTELADAS…

    —> Kosovo… uma pergunta para os Sérvios (e não só): vocês não têm vergonha de ser tão parvos?
    -> É óbvio que ao perderem o controlo demográfico (ficando à mercê de alienígenas, leia-se não nativos)… a ‘coisa’ iria ser (mais tarde ou mais cedo) desmantelada…

    —> O Daniel Oliveira tem toda a razão quando disse: “…imigrantes… que venham muitos e façam disto um país.”

    —> De facto, um sítio aonde não se procede à renovação demográfica – leia-se uma SOCIEDADE SUSTENTÁVEL – não é um país…… é (está condenado a ser -> mais tarde ou mais cedo,) UMA ‘COISA’ PRESTES A SER DESMANTELADA.

    CONCLUINDO: Portugal, Espanha, etc, estão a agonizar…

    Gostar

  20. Zé Preto's avatar
    4 Agosto, 2009 15:38

    “A integridade física de Rui Mateus estaria alegadamente ameaçada, havendo fortes indícios de que terão sido feitos contactos com indivíduos ligados ao mundo do crime, para se encarregarem desta «operação» (…). As pressões eram muitas, a começar com as «recomendações de amigo» de Almeida Santos, que o Presidente da República enviara apressadamente de Marrocos e com quem reuniríamos regularmente a partir do dia 17 de Maio em sua casa. Por outro lado eu estava a ser «olhado» como um traidor à causa «soarista» (…).
    Rui Mateus

    A Procuradoria-Geral da República manteve sempre um silêncio sobre estas actividades criminosas

    Gostar

  21. A. R's avatar
    A. R permalink
    4 Agosto, 2009 19:57

    Zapatero é um cobarde: ameaça pela frente e negoceia por trás.
    Rubalcaba é o Rasputin do calamitoso regime zapaterista que arrasta a Espanha para bancarrota.
    Sim O Felipe Gonzalez é o Sr X que Baltazar Garzon usou para fazer chantagem e obter um lugarzinho de ministro Socialista.

    Gostar

  22. JJPereira's avatar
    JJPereira permalink
    4 Agosto, 2009 22:50

    Não nos enganemos : a ETA só estoira quando isso convier aos interesses da França (ou no caso de esses interesses serem ameaçados…).
    Tudo o resto é hipocrisia – assassina,infelizmente.

    Gostar

Indigne-se aqui.