Saltar para o conteúdo

Exactamente

5 Agosto, 2009

Velhinhos do Restelo. – Um artigo que é um aviso muito sério para a parvoeira que para aí anda mascarada de respeito. Na mesma linha o Carlos Abreu Amorim escreve hoje no CM sobre uma directiva da igualdade.  O Verão está mesmo tolinho

21 comentários leave one →
  1. lica's avatar
    lica permalink
    5 Agosto, 2009 12:03

    05 Agosto 2009

    Início | Multimédia | Blogues | Viva+ | Opinião | Domingo | Dossiês | Cidadão Repórter | Serviços
    Director
    José Leite Pereira

    Director Adjunto
    Alfredo Leite

    Subdirector
    Paulo Ferreira ver capas da
    edição impressa

    Login/Registo PDA | RSS

    Últimas Nacional Sociedade Polícia Economia País Mundo Desporto Cultura Gente Tecnologia Média

    Opinião

    Fiado só amanhã
    00h00m
    A Verdade (assim mesmo, com maiúscula, como a dra. Manuela Ferreira Leite gosta) vem sempre ao de cima, rasteira que seja. E a Transparência também, obscura que seja. Mas, segundo a actual líder do PSD, “não para já, não em vésperas de eleições”.

    Como nas tascas de antigamente, no PSD da dra. Ferreira Leite hoje não se fia, só amanhã. Assim, no dia em que Isaltino Morais, autarca de Oeiras e ex-ministro do PSD, apanhou sete anos de cadeia por crimes praticados no exercício das suas funções políticas, soube-se que dois deputados do PSD, António Preto, o “homem da mala”, e Helena Lopes da Costa, arguidos, respectivamente, por crimes de fraude fiscal e falsificação e de abuso de poder, abrilhantarão as listas eleitorais da dra. Ferreira Leite “para já” e em lugares elegíveis, continuando a gozar (é o termo) de imunidade parlamentar por mais quatro anos. Dirão alguns que à mulher de César não basta ser “presumivelmente” séria e inocente, também deve parecê-lo. Só que nenhum deles casou com César, mas com o PSD. E o que o PSD uniu não é qualquer tribunal ou investigação criminal que pode separar.

    http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    5 Agosto, 2009 12:55

    O problema é que todos se acham donos da verdade. Os jornalistas devem informar (li num dos comentários à crítica do J. Bonifácio), etc. e tal. Pois devem , e nesse papel, ser isentos. Agora quando o texto se apresenta como crítica, opinião, crónica ou afins, é óbvio que não precisam de ser imparciais: vão transmitir a sua opinião, esgrimir argumentos. Quem não gosta pode contrapor à vontade ou deixar de ler o senhor. Mas será que ninguém neste país tem coluna vertebral suficiente para aguentar uma opinião contrária? Sei lá, eventualmente até aprender alguma coisa, ouvindo outras ideias. Eu até nem acho os Killers assim tão maus como o jornalista do Público e a crítica que ele fez não me incomodou nada. Até gostei de a ler. Sou do SLB e também acho piada aos posts do FJV sobre o seu FCP, no A origem das espécies (mesmo não concordando com quase nenhum). Gostos são gostos e se todos gostássemos do mesmo vivíamos num inferno. Quanto ao Belenenses e à atitude do Público: tenham vergonha na cara.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    chato permalink
    5 Agosto, 2009 13:17

    O director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, rescindiu o contrato com o canal de televisão privado, deixando o grupo Media Capital, proprietário daquele órgão de comunicação social. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários recebeu a informação da rescisão entre as partes, por mútuo acordo, mas o comunicado não esclarece os valores envolvidos.
    (via SIC)

    Gostar

  4. Piscoiso's avatar
    5 Agosto, 2009 13:26

    EU SOU A MANUELA MOURA GUEDES E ESTE JÁ NÃO É O JORNAL NACIONAL

    Gostar

  5. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    5 Agosto, 2009 14:53

    Um texto bem humorado e inofensivo é motivo de um dos momentos mais tristes do Jornal Público, qual seja o de, pela primeira vez, a própria direcção do jornal censurar um crítico musical por dizer aquilo que toda a gente sabe: que o estádio do Belenenses costuma estar às moscas. É nisto que o politicamente correcto redunda: numa autocensura não muito diferente de uma censura propriamente dita. A partir de agora os jornalistas e comentadores do Público deixarão de ser livres: para além do própria deontologia e gosto terão de pensar no lápis azul da direcção sempre que noticiarem um facto, emitirem uma opinião ou formularem um juízo de gosto.

    Gostar

  6. Paulo Morais's avatar
    Paulo Morais permalink
    5 Agosto, 2009 16:13

    Na próxima semana iremos enviar-lhe o extracto bancário !!

    Gostar

  7. PauloMorais's avatar
    PauloMorais permalink
    5 Agosto, 2009 16:17

    Quem anda aqui a escrever com o meu nome?

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    5 Agosto, 2009 16:22

    Uma vez que este post é corporativo, defesa da corporação, não há um post sobre a libertação/resgate das jornalistas, por parte de BClinton ?

    Sobre a honorabilidade, equidistância, competência, etc, etc, de muitos jornalistas, topo-os à distância !

    Gostar

  9. F's avatar
    5 Agosto, 2009 16:39

    Nota-se que existe uma tremenda sabedoria quanto aos números do Restelo, deviam estar preocupados era com a meia dúzia de gatos pingados que assistem aos jogos em alguns dos muitos estádios construídos para o euro, pagos por nós.
    Bater no belem para que? Sinceramente não percebo. Se o belem mete 4 ou 5 mil pessoas no estádio por jogo e não mete mais e’ muito graças ao jornalismo ranhoso que so’ vê e olha para os famosos três grandes, que quanto a mim em grandeza de resultados so’ se vê Porto, no resto vejo uma grande bazofia e tempo de antena. Obviamente que a obrigar a jogos à segunda-feira e a outros horarios ridiculos o publico não aparece, ja’ para não falar que qualquer geração mais jovem so’ com grande esforço se consegue rever num clube que pouca dimensão tem nos media, alias como quase todos os restantes, exceptuando la’ esta, os famosos três grandes, ou quando esta’ envolto em alguma polémica.
    Sim, os clube em Portugal, os mais pequenos ou com menos resultados são normalmente estrelas de telenovelas jurídicas ou tidos como “barreiras” a transpor pelos enormes colossos nacionais que não olham a meios para alcançar o único resultado possível, a vitoria.
    Veja-se os títulos dos jornais quando o Braga brilhou na UEFA, ou quando o Leixões se mantinha irredutível nos primeiros lugares.
    Ja’ agora a titulo de informação, a bancada que normalmente aparece vazia e’ a dos visitantes e não sócios, os sócios enchem quase sempre por completo a bancada oposta.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    5 Agosto, 2009 16:59

    Santa Paciência. Mas em que é que a constatação de um facto (pouquíssimo público nos jogos do Belenenses) é ‘bater no Belenenses’? Não me parece que dizer isto seja uma ‘ofensa’ merecedora de pedidos de desculpa obtusos por parte de um jornal que só faz por perder a credibilidade. O Benfica também tem pouco público para os mais de 50 mil lugares da Luz e isso é um facto. Arranjem números que contradigam. Quanto à culpa do pouco público ser ‘do jornalismo ranhoso que só olha para os grandes’… enfim! Se o jornalismo tem alguma culpa é por mostrar através da televisão que o futebol português não merece a deslocação ao estádio (mais de metade do tempo estão no chão a ver se sangram da cara, e isto diz tudo, sejam grandes, médios ou pequenos).

    Gostar

  11. Luís Marvão's avatar
    5 Agosto, 2009 17:31

    É verdade, no dia que a cultura do “respeitinho” invadir o mundo da crítica, então o melhor é deixarmos de comprar/ler jornais.
    Esta polémica (ainda para mais, com origem num texto que nem é assim tão corrosivo) é própria de um país que convive mal com a crítica e a dissensão; que prefere o consenso à liberdade de discordar. Mas não discuto o direito à indignação dos adeptos d’ Os Belensenses. Graves, sim, as considerações do provedor e o editorial do jornalista Nuno Pacheco, que vincula a direcção do Público a um pedido de desculpas à instituição Belenenses, fragilizando um colaborador do jornal.

    Gostar

  12. PedroL's avatar
    PedroL permalink
    5 Agosto, 2009 18:52

    Parece que muitos comentam sem terem lido o artigo e as reacções seguintes.
    O artigo do senhor Bonifácio não foi identificado na paginação do jornal como crítica mas sim como notícia.
    Nesse artigo, o senhor Bonifácio, talvez por falta de imaginação, talvez por apetecer-lhe estar em mil outros lugares que não no Estádio do Restelo a assistir a esse concerto, gastou mais caracteres a «malhar» no Belenenses (que nada tinha a ver com a organização do espectáculo) do que a apreciar o concerto.
    O que a direcção do Clube de Futebol Os Belenenses fez, foi em defesa do seu bom nome, exigir um pedido de desculpas pelas forma como o nome do Belenenses foi ridicularizado num artigo (ou crítica musical) que nada teria a ver com o Belenenses.
    O que o editorial do Público mostra, é sobretudo um pedido de desculpa pelo facto do artigo desse senhor Bonifácio não estar identificado como artigo de opinião ou crítica musical, podendo ser confundido com um notícia do mesmo jornal.
    O que o provedor dos leitores do Público escreve, é apenas um resumo das críticas recebidas, assim como a resposta que o senhor Bonifácio escreveu (uma vez mais com mentiras) em defesa do seu artigo.
    Nessa resposta, o senhor Bonifácio volta a referir que o Estádio do Restelo é um dos estádios com menos público em Portugal, quando os números oficiais da Liga de Clube comprovam que é o 7º estádio (em 32 estádios das ligas profissionais) com melhores assistências, desculpando-se ainda com os maus resultados das «duas últimas épocas», sendo que na primeira dessas épocas o Belenenses participou na Taça UEFA, vendendo cara a eliminação diante do Bayern de Munique (ao invés de outro clube que perdeu 12-1 com esse mesmo clube bávaro na época seguinte) e apenas não foi novamente apurado para a Taça UEFA porque foi penalizado com a subtração de seis pontos, por alegado erro na inscrição de um atleta.
    Na prática, o que esse senhor Bonifácio fez com esse artigo, seria o mesmo que um analista político (ou politólogo, como agora é fino dizer-se) escrevesse um artigo onde fizesse uma analogia entre o facto de José Sócrates ser um mentiroso compulsivo, um péssimo governante e uma grande besta, e de ser simultaneamente adepto do Benfica para escrever que todos os benfiquistas são mentirosos compulsivos e péssimos governantes, sendo ainda umas grandes bestas.
    Acham que os muitos sócios e adeptos do Benfica não se mostrariam indignados com esse artigo? E não protestariam com esse artigo? E o director desse jornal não pediria desculpas públicas por essa alarvidade escrita por um seu analista político?

    Gostar

  13. fado alexandrino's avatar
    5 Agosto, 2009 19:13

    Se um artigo de jornal (reparem bem um artigo) for sobre culinária para que é que se falará sobre o bigode do cozinheiro.
    Se o mesmo artigo for sobre penteados será necessário dizer que a cabeleireira tinha ar de puta?
    É isto que está em discussão.
    O resto é foguetório e corporativismo.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    5 Agosto, 2009 20:16

    Eu li a crítica na página da internet: mea culpa, de facto não está indicado como tal, mas ao ler é aí que a coloco (http://ipsilon.publico.pt/musica/texto.aspx?id=236852), até porque não está indicada como pertencente à categoria música. Agora entre chamar a alguém mentiroso compulsivo, besta, péssimo governante e, passo a citar: “Toda a gente que segue futebol com um mínimo de regularidade conhece a constante nudez quinzenal do Estádio do Restelo.” e “Foi a festa possível e foi escassa como os fins de tarde futebolísticos no Restelo costumam ser. “… quer dizer, vai um mundo de distância. Pode-se não gostar do estilo, mas não é falso nem ofensivo. E se o Restelo é o 7º com mais público,não invalida que seja pouco. Como aliás acho que é pouco em todos os estádios nacionais (opinião minha).

    Gostar

  15. fado alexandrino's avatar
    5 Agosto, 2009 20:43

    Parabéns.
    14.Filipa disse
    5 Agosto, 2009 às 8:16 pm

    Está aprovada como jornalista
    Conseguiu não ler a frase da polémica que é:

    ‘há duas dezenas de velhinhos nas bancadas’

    Gostar

  16. F's avatar
    5 Agosto, 2009 21:49

    O giro e’ que acham terrível a critica (boa ou má, neste caso maioritariamente má) de quem lê e COMPRA o jornal, mas acham totalmente aceitável que quem escreva nesse mesmo jornal, sublinho, comprado por quem lê, possa dizer o que lhe vai na cabeça sem lhe poderem apontar o dedo sob o risco de X ou Y, ai ja’ entra a liberdade e o não sei que.

    Gostar

  17. PedroL's avatar
    PedroL permalink
    5 Agosto, 2009 22:13

    Na realidade, não deixa de ser curioso alguns intelectuais (?) da nossa blogosfera criticarem os muitos leitores que expressaram o seu desagrado com o artigo do senhor Bonifácio, defendendo a liberdade de expressão do intelectual (?) Bonifácio, mas esquecendo (porque não são intelectuais?) da liberdade de expressão dessas centenas de leitores do Público.

    Plagiando um comentário que li hoje noutro blogue (Bibliotecário de Babel, em relação a um artigo do Pedro Mexia sobre este assunto) sou a colocar aqui dois comentários que os leitores do Público deixaram nesse artigo:

    «Ainda não parei de rir com isto: João Bonifácio no Público, a 27 de Junho de 2007, sobre o concerto de Aimee Mann “quase todas as canções foram belas e nem uma palha buliu: se o concerto começou calmo, bem calminho acabou.” Agora rimos nós: o Belenenses pode ter velhinhos, mas quem usa bengalas é o João Bonifácio.»

    «Sr. “Jornalista”, relacionar a afluência de um jogo de futebol com o sucesso ou insucesso de um festival musical parece-me errado, a não ser que essa relação seja baseada no espaço ou em problemas de segurança. Repare no trabalho jornalístico que se segue. “Toda a gente que lê jornais com um mínimo de regularidade conhece a constante falta de qualidade do Público. O jornal é publicado e há duas dezenas de pessoas que o compram, nem uma palha bule, é um sossego. Portanto a idéia de reduzir os salários naquele mesmo jornal quase parece uma acção de beneficência.” Aprendeu alguma coisa, ou escrito assim já não tem graça?»

    Para finalizar, sobre este senhor Bonifácio, tão defendido pelos intelectuais da blogosfera, aconselho a leitura de uma entrevista que o mesmo fez ao fadista Camané, onde demonstra a sua verdadeira qualidade como crítico musical ou como jornalista: http://www.coiso.net/?p=561

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    6 Agosto, 2009 09:13

    #15

    Parabéns também. Pelos vistos não leu o que escrevi. Como escrevi li a notícia por isso é óbvio que li a frase. Escrevi também e neste caso claramente ‘opinião minha’ pelo que também julgo ser claro que não me estou a fazer passar por jornalista. Pura e simplesmente não considero a frase polémica (sobre os velhinhos pode ler o comentário do FJV no A origem das espécies que subscrevo). É o politicamente correcto: primeiro os velhos passaram a idosos, depois os idosos passaram a séniores, qualquer dia estamos como os americanos e temos a população desafiada pela idade. Já não se pode chamar as coisas pelos nomes. Com isto tudo o Belenenses pode deixar de se queixar de ser relegado na comunicação social pelos 3 grandes como alguém disse acima. Agora se acham que este é o motivo certo façam proveito.

    Gostar

  19. F's avatar
    6 Agosto, 2009 11:18

    Parece-me que anda a ler tudo na diagonal, não acertando nos pontos fulcrais da argumentação dos posts a quem responde, a ultima frase demonstra bem isso, ficando muito aquém da essência do que problema que referi em cima.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    6 Agosto, 2009 13:53

    Caro F,

    ler na diagonal é a sua leitura, até porque a resposta era principalmente para o comment #15 e não para o seu #16. Agora os pontos fulcrais depende de cada um: para mim o essencial que ficou da critica de J. Bonifácio quando a li é que detesta os The Killers, que aliás foram o principal visado no artigo. As menções ao Belenenses apareceram quase como background ao local onde se realizou o festival, uma nota de rodapé (isto para mim que não sou adepta do clube, se bem que creio reagiria da mesma forma se fosse o Benfica). Portanto todo este burburinho me parece descabido. As frases que citei acima eram as que mais directamente se referiam ao clube. A dos velhinhos, é como disse: na minha opinião faz-se uma tempestade num copo de água sobre uma expressão que mesmo sendo de gosto duvidoso não me soa ofensiva. A referência à atenção despendida na comunicação social: tem toda a razão, é pouca para clubes pequenos. Mas esta não me parece a melhor forma de a ter ou sequer o motor para essa reflexão. O SLB também passa demasiado tempo na tv e jornais, nem sempre pelos melhores motivos (como a luta para o FCP ser excluído da liga dos campeões ou mentiras à CMVM ou as últimas eleições). Mas aí o problema é da comunicação social e do que lhes dá lucro. Pode-se pensar no que se poderia fazer para alterar esta situação ou se valeria a pena fazê-lo: agora começar isso com uma crítica musical e toda esta situação parece-me um começo envenenado para um assunto sério. Fico por aqui.

    Gostar

  21. fado alexandrino's avatar
    6 Agosto, 2009 16:14

    faz-se uma tempestade num copo de água sobre uma expressão que mesmo sendo de gosto duvidoso não me soa ofensiva

    O problema é que foi ofensiva, e duplamente.
    O motivo primeiro está mais que explicado, o segundo é que o Belenenses e o seus adeptos não eram para ali chamados.
    Imagine que ele o tal Bonifácio em seguida dizia que os pasteis de Belém eram uma merda.
    Era exactamente a mesma coisa.
    Não dava a bota com a perdigota.
    Mas acredite, ele nunca vai aprender.
    É um jornalista moderno e pelo post, apoiado por gente mais velha na mesma profissão.

    Gostar

Deixe uma resposta para Piscoiso Cancelar resposta