Saltar para o conteúdo

Nada de novo na frente laranja

5 Agosto, 2009
by

Houve ontem muito frenesim e excitação, espanto e indignação, por causa da nomeação de um conjunto de comandantes de pelotão, mais um ou outro oficial e restante soldadesca do exército laranja. Depois de tantas batalhas nos últimos 35 anos, parece que ainda ninguém percebeu que a composição dos exércitos, sejam um naipe de atletas hercúleos ou um bando de farroupilhas,  não interessa rigorosamente para nada.

O mais normal é que os capitães, que não passam de puros cortesãos, mas são aqueles que o comandante-chefe considera o escol para vencer a batalha, não conheçam ninguém dos pelotões que lhes são atribuídos.

No fundo, o que está verdadeiramente em causa é um combate de chefes ao qual a sempre silenciosa assistência irá em breve dar o seu veredicto. Não apontando o seu preferido, mas indicando quem mais rejeita.

11 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 10:55

    E como de costume o exército marcha sobre a barriga.

    Gostar

  2. Luis Melo's avatar
    5 Agosto, 2009 11:25

    Se Pedro Passos Coelho fosse um homem coerente, recusava entrar em qualquer lista do PSD. Nas eleições internas do PSD disse ser contra quase todas as ideias de Manuela Ferreira Leite.

    Ao fazer este “braço de ferro” para ficar na lista de Vila Real, está nitidamente à procura de “lugar” para se “posicionar”. Ou seja, é uma atitude que tem por base um objectivo pessoal e partidário ao invés de um propósito nacional e colectivo.

    Este “enviado especial” de Ângelo Correia e dos seus interesses está, da pior maneira, a tentar ganhar o seu espaço no partido, esperando que o PSD perca as eleições de 27 Setembro, para poder avançar.

    O que vale, o tiro vai-lhes sair pela culatra.

    Gostar

  3. MJRB's avatar
    5 Agosto, 2009 11:37

    Se PPCoelho estivesse neste momento como cabeça-de-lista por Vila Real, todas as outras escolhas e convites de MFLeite para as distritais seriam muito boas, boas ou toleradas…

    O magno ‘problema’ actual do PPD é a não inclusão de PPCoelho ? Não é, nem vai ser.
    O ‘problema’ é que algumas pessoas usam PPC para fins pessoais e outros… Uma vez ‘eliminado’, esfumaram-se as esperanças, muitas e diversificadas esperanças…
    Vem aí révanche ? — sem dúvida. Porque interesses pessoais estavam acima de interesses, de utilidades, de disponibilidades para o PPD e para o país.

    Como assinala e bem Mr. Luís Melo, 2
    PPC se fosse coerente nem sequer alimentaria o desejo de se candidatar à ARepública…

    Gostar

  4. Piscoiso's avatar
    5 Agosto, 2009 12:01

    Acontece que Pedro Passos Coelho, ao aderir com 14 anos 14, à Juventude Social Democrata, foi formatado para o Partido Social Democrata.
    Ferreira Leite entra na política efectiva pela mão de Cavaco Silva, no XI Governo, como chefe de gabinete do Ministro das Finanças Cadilhe.
    Pedro é sácarneirista.
    Manuela é cavaquista.
    Quem me contou isto foi a minha tia Ametista.

    Gostar

  5. lica's avatar
    lica permalink
    5 Agosto, 2009 12:12

    Fiado só amanhã

    A Verdade (assim mesmo, com maiúscula, como a dra. Manuela Ferreira Leite gosta) vem sempre ao de cima, rasteira que seja. E a Transparência também, obscura que seja. Mas, segundo a actual líder do PSD, “não para já, não em vésperas de eleições”.

    Como nas tascas de antigamente, no PSD da dra. Ferreira Leite hoje não se fia, só amanhã. Assim, no dia em que Isaltino Morais, autarca de Oeiras e ex-ministro do PSD, apanhou sete anos de cadeia por crimes praticados no exercício das suas funções políticas, soube-se que dois deputados do PSD, António Preto, o “homem da mala”, e Helena Lopes da Costa, arguidos, respectivamente, por crimes de fraude fiscal e falsificação e de abuso de poder, abrilhantarão as listas eleitorais da dra. Ferreira Leite “para já” e em lugares elegíveis, continuando a gozar (é o termo) de imunidade parlamentar por mais quatro anos. Dirão alguns que à mulher de César não basta ser “presumivelmente” séria e inocente, também deve parecê-lo. Só que nenhum deles casou com César, mas com o PSD. E o que o PSD uniu não é qualquer tribunal ou investigação criminal que pode separar.

    http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    JMLM permalink
    5 Agosto, 2009 12:30

    O que está em causa é esta forma “podre” de fazer politica, de vender politica, de comprar politica…
    Tudo isto não é mais do mesmo.
    Apesar de tentar dar um ar de seriedade, MFL acabou por entregar o “ouro ao bandido”, não renovou, não inovou, isso será sempre motivo de sobra para que o eleitorado dê pouca atenção a este tipo de politica de vão de escada.
    Isto é o que se chama unir o partido ou comprar guerra interna?
    MFL devia ser a verdadeira mudança, mas não é, a prová-lo está a tática que usa para conquistar o eleitorado. Reina o silêncio ao mesmo tempo que rolam cabeças.
    Até pode ganhar as eleições, mas será sempre uma vitória que resulta mais do castigo aplicado ao PS que do reconhecimento do PSD como verdadeiro partido da oposição e do mérito das suas politicas.
    O povo já não gosta deste “espectáculo” como tal serão menos a comprar o “bilhete” no dia das eleições.
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  7. rb's avatar
    5 Agosto, 2009 12:30

    De facto, é melhor não comentar muito dos esfaqueamentos no PSD. Nos casos de Passos Coelho, do Miguel Relvas, do António Preto. Também não vale a pena comentar a extraordinária renovação do partido que a grande líder teve a coragem de encetar, com nomes como Deus Pinheiro, Couto dos Santos, Fernado Negrão, Pacheco Pereira e outros que hão-de representar uma verdadeira lufada de ar fresco no PSD e na política nacional em geral. Essas conversas não interessam nada.
    O que importa não é o PSD, nem a sua líder. O que importa é no dia 27 de Setembro rejeitar o PS e o actual PM.
    Entretanto, e para mudar de conversa, não se arranja uma ilegalidadesita qualquer do Engenheiro. Sei lá, qualquer coisa errada na marcação das férias do nosso primeiro. Por exemplo.

    Gostar

  8. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    5 Agosto, 2009 14:15

    “Entretanto, e para mudar de conversa, não se arranja uma ilegalidadesita qualquer do Engenheiro. Sei lá, qualquer coisa errada na marcação das férias do nosso primeiro. Por exemplo.”

    O “vosso” primeiro não tem “qualquer” coisa errada. Ele é um erro TOTAL.

    Gostar

  9. MJRB's avatar
    5 Agosto, 2009 15:33

    Rb,

    Não lhe bastou o que foi tornado público sobre o “6º Mais Elegante do Mundo” ?

    Como vc. não quer ‘mais’, será que o seu comentário indicia receios eleitorais ou outros ?

    Gostar

  10. Anti-liberal's avatar
    Anti-liberal permalink
    5 Agosto, 2009 23:03

    #4
    Piscoiso disse
    5 Agosto, 2009 às 12:01 pm

    «…Pedro (Passos Coelho = PC) é sácarneirista.»

    Seguramente que não.

    Nuno

    Gostar

  11. Anti-liberal's avatar
    Anti-liberal permalink
    5 Agosto, 2009 23:24

    #9
    MJRB disse
    5 Agosto, 2009 às 3:33 pm

    «Não lhe bastou o que foi tornado público sobre o “6º Mais Elegante do Mundo” [Sócrates]?»

    Pois e quem paga é o contribuinte Zé Pagode. Mas eu também digo que esse idiota nunca me acompanharia para lado nenhum e muito menos teria o privilégio se ser recebido na minha casa. Como também é verdade que não conheço ninguém que pense diferente em releção a essa cavalgadura.

    Nuno

    Gostar

Indigne-se aqui.