Saltar para o conteúdo

Os pré-pagos vão ser proibidos

5 Agosto, 2009

Desde hoje está em vigor legislação que obriga as empresas de telecomunicações a reter os dados de comunicações pessoais de qualquer cidadão. Quer os governos representados no Conselho de Ministros da UE,  quer a Comisão Europeia, os deputados europeus e os deputados de Portugal (com uma ou outra excepção), todos estiveram de acordo da necessidade de passar a considerar qualquer cidadão como potencial suspeito (é a «construção europeia»…), autorizando-se que os seguintes dados estejam permanentemente à disposição das autoridades.  «A bem da nação»:

«Article 5

Categories of data to be retained

1.  Member States shall ensure that the following categories of data are retained under this Directive:

a) data necessary to trace and identify the source of a communication:

1) concerning fixed network telephony and mobile telephony:

i) the calling telephone number;
ii) the name and address of the subscriber or registered user;
2) concerning Internet access, Internet e-mail and Internet telephony:

i) the user ID(s) allocated;
ii) the user ID and telephone number allocated to any communication entering the public telephone network;
iii) the name and address of the subscriber or registered user to whom an Internet Protocol (IP) address, user ID or telephone number was allocated at the time of the communication;
b) data necessary to identify the destination of a communication:

1) concerning fixed network telephony and mobile telephony:

i) the number(s) dialled (the telephone number(s) called), and, in cases involving supplementary services such as call forwarding or call transfer, the number or numbers to which the call is routed;
ii) the name(s) and address(es) of the subscriber(s) or registered user(s);
2) concerning Internet e-mail and Internet telephony:

i) the user ID or telephone number of the intended recipient(s) of an Internet telephony call;
ii) the name(s) and address(es) of the subscriber(s) or registered user(s) and user ID of the intended recipient of the communication;
c) data necessary to identify the date, time and duration of a communication:

1) concerning fixed network telephony and mobile telephony, the date and time of the start and end of the communication;
2) concerning Internet access, Internet e-mail and Internet telephony:

i) the date and time of the log-in and log-off of the Internet access service, based on a certain time zone, together with the IP address, whether dynamic or static, allocated by the Internet access service provider to a communication, and the user ID of the subscriber or registered user;
ii) the date and time of the log-in and log-off of the Internet e-mail service or Internet telephony service, based on a certain time zone;
d) data necessary to identify the type of communication:

1) concerning fixed network telephony and mobile telephony: the telephone service used;
2) concerning Internet e-mail and Internet telephony: the Internet service used;
e) data necessary to identify users’ communication equipment or what purports to be their equipment:

1) concerning fixed network telephony, the calling and called telephone numbers;
2) concerning mobile telephony:

i) the calling and called telephone numbers;
ii) the International Mobile Subscriber Identity (IMSI) of the calling party;
iii) the International Mobile Equipment Identity (IMEI) of the calling party;
iv) the IMSI of the called party;
v) the IMEI of the called party;
vi) in the case of pre-paid anonymous services, the date and time of the initial activation of the service and the location label (Cell ID) from which the service was activated;
3) concerning Internet access, Internet e-mail and Internet telephony:

i) the calling telephone number for dial-up access;
ii) the digital subscriber line (DSL) or other end point of the originator of the communication;
f) data necessary to identify the location of mobile communication equipment:

1) the location label (Cell ID) at the start of the communication;
2) data identifying the geographic location of cells by reference to their location labels (Cell ID) during the period for which communications data are retained.
58 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 20:17

    não são os blasfêmeos que detestam anónimos?

    Gostar

  2. fado alexandrino's avatar
    5 Agosto, 2009 20:32

    Esqueceu-se de dizer em que circunstâncias e por quem esta informação pode ser acedida.

    Gostar

  3. Piscoiso's avatar
    5 Agosto, 2009 20:37

    Na net vai haver uma corrida aos “Anonymizers”.
    De preferência em países fora da UE.
    Por exemplo:
    http://www.anonymizer.ru/

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Grunho permalink
    5 Agosto, 2009 20:44

    Embora a PIDE fizesse escutas telefónicas, que eram frequentemente artesanais, nunca teve acesso, de forma sistemática, a este caudal de informação.
    Ainda por cima numa base de: todo o cidadão é um suspeito.

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    5 Agosto, 2009 20:50

    2,

    Têm acesso nas circunstâncias que os governos da UEuropeia entenderem.
    Ficam desobrigados a justificar-se entre si e perante a UE.

    Possuem uma nuclear e perigosa base de dados, que podem ser vendidos, por piratas ou agentes secretos a…entidades privadas ou a estados não comunitários…
    A confidencialidade não está segura.
    A troca de dados entre estados europeus e não europeus é já praticada…

    Resta saber as posições do STribunal em Strasbourg perante eventuais casos de violação dos direitos dos cidadãos.

    Gostar

  6. Piscoiso's avatar
    5 Agosto, 2009 21:02

    Mas isso nos EUA já existe há muito tempo.
    Nem me custa admitir que esta medida resultará de uma pressão dos EUA, no combate ao terrorismo.

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    António permalink
    5 Agosto, 2009 21:16

    já repararam que os combustíveis em 2009 com o barril a 70usd custam tanto como em 2008 com o barril a 140usd… memória curta tem o povo….

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 21:18

    Presumo que seja mais um dia de festa no Porto…

    «A companhia aérea de baixo custo Ryanair anunciou hoje o seu primeiro voo doméstico em Portugal, entre o Porto e Faro, com quatro frequências semanais a partir de 26 de Outubro»

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 21:24

    não são os blasfêmeos que detestam anónimos?

    Na Net não existe verdadeiro anonimato, para ilusão de muitos. Muitos crimimosos tem sido apanhados assim. Um individuo com muitos conhecimentos pode é apagar o seu rasto ou torná-lo muito complexo de seguir. Os telelés pré-pagos sim, eram anónimos, pelo menos enquanto não os carregavas e pudesses comprar. O Gabriel é muito discurso liberdade e blablabla mas esquece-se do resto, de aonde acaba a liberdade dos outros e começa o crime.

    Gostar

  10. fado alexandrino's avatar
    5 Agosto, 2009 21:29

    5.MJRB disse
    5 Agosto, 2009 às 8:50 pm

    Também gosto de ler livros do Emilio Salgari.

    Gostar

  11. MJRB's avatar
    5 Agosto, 2009 21:30

    Mr. Piscoiso, 6

    Os EUA iniciaram contactos com países da UE, há pouco mais de 1 ano, para que isto acontecesse.
    Acresce que os EUA têm já bastantes informações sobre cidadãos da UE.

    Gostar

  12. MJRB's avatar
    5 Agosto, 2009 21:39

    Fado, 10

    Histórias, ‘cruzamento de dados’ e piratarias fantásticas…sem ‘fios’…

    Gostar

  13. Portela Menos Um's avatar
    Portela Menos Um permalink
    5 Agosto, 2009 21:40

    (…) os deputados europeus e os deputados de Portugal (com uma ou outra excepção)…

    e?

    Gostar

  14. Diogo's avatar
    5 Agosto, 2009 21:44

    Então os Blasfemos já alinham em teorias da conspiração?

    Gostar

  15. Orabolas's avatar
    Orabolas permalink
    5 Agosto, 2009 21:51

    Esta revolução está velha; estes politicos estão velhos, mesmo que alguns não o estejam em idade… e a velhice traz medo… da solidão, da morte… adia-se, proteje-se, mija-se pelas pernas abaixo… cheira a mofo… a democrácia está velha. E, salazarenta, arranja todos os truques para se agarrar á mama que ainda resta…

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 21:54

    hum , sempre podemos voltar a escrever cartas e ir às cabines e cafés quando quisermos planear um ataque terrorista. os da eta deve ser o que estão a pensar fazer.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 22:00

    #8 – “Presumo que seja mais um dia de festa no Porto…”
    a festa foi em orly, com pirotécnia a cargo da vueling.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 22:03

    #12 – “Histórias, ‘cruzamento de dados’ e piratarias fantásticas…sem ‘fios’…”
    dentais????….

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    José Estaline permalink
    5 Agosto, 2009 22:07

    Certos paises da UE têm significativas percentagens de “cidadãos do mundo” ainda por cima quase sempre mal agradecidos pelos bons acolhimentos.Depois paga o justo pelo pecador.
    Olhem os pobres indígenas portugas.Quanto recebem a menos por terem que dividir com outros?Sem ser necessário…

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    José Estaline permalink
    5 Agosto, 2009 22:09

    Como vêm até o Estaline já está a ser fichado…

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    5 Agosto, 2009 22:38

    Concordo, se lhe for dado o devido e correcto uso.
    No entanto, já sabemos que as empresas de telecomunicaçoes vão aproveitar-se disso para exigir, novamente, subscrições periódicas, para actualização de dados. Isto é. com uma obrigação civica, acaba por vir uma obrigação financeira e subjugante, com desculpa de “Despesas para cumprimento de obrigaçõas”.
    Mas que está mal. está, e haja bom senso para que isto não vá para a frente.
    Não so por uma questão de Liberdade, mas por uma questão de “Globalização” do individuo e sociedade.

    Gostar

  22. Piscoiso's avatar
    5 Agosto, 2009 22:43

    #9.
    Veja o filme “Untraceable” e verá que se pode ser indetetável na net. Ainda que o argumento seja ficção (um serial-killer com os crimes em directo na net), os meios técnicos para o conseguir estão disponíveis. Creio que o filme está disponível no videoclube da Zon.

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    P.I.F.A.S. permalink
    5 Agosto, 2009 22:44

    O PIFAS comunica que passará a PQP-M! (Partido Que Parte – Mesmo!)

    Temos o orgulho de afirmar que o nosso partido apresentará o seu programa eleitoral dentro em breve. Caberá num lenço de papel e estará recheado de causas fracturantes.

    Sobre as bases de dados apraz-nos comentar que o povo é cândido e que essa base servirá para apanhar terroristas sim mas na Lua (os que andam distraídos).

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 22:58

    Uma barbaridade civilizacional.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 23:07

    a medida parece assim muito big orwell , mas lá que as novas tecnologias vieram facilitar muito a vida aos bandidos , vieram (tanto como a nós) . a começar nos crimes sexuais , tipo pedofilia. suponho que quem tem filhos há-de achar , ainda que esta medida faça impressão a todos que prezam a privacidade ,que os meios de investigar certo tipo de contactos seja facilitado. o mundo é cão. resta fazer o balanço de custos /beneficios. chateia-me mais o chip na matrícula.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Tia do coiso permalink
    5 Agosto, 2009 23:38

    Esta medidas “limpinhas” bem à moda da UE têm um pequeno senão.

    Servem para cercear a liberdade a toda a gente.
    O pequeno senão é que não tema menor eficácia no mundo do crime.

    Veja-se para que servem as matrículas dos automóveis.
    Haverá algum idiota criminoso que não saiba roubar um carro ou trocar a matrícula?

    Gostar

  27. Tiago Azevedo Fernandes's avatar
    5 Agosto, 2009 23:38

    “in the case of pre-paid anonymous services, the date and time of the initial activation of the service and the location label (Cell ID) from which the service was activated;”

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Agosto, 2009 00:19

    digam lá então , tio do coiso , como investigar crimes cometidos via net ( aquelas cenas das burlas e mais coisas que hão-de aparecer , a criatividade humana não tem limites ou quase) ou usando pré pagos ? aliás , antigamente telefonávamos sempre de um local identificável – com uma telefonista cusca pelo meio e não nos ralávamos . no real há para lá sempre umas testemunhas , uns docs , umas cenas palpáveis. na net não , né? vigilância virtual , acessível apenas a mando de um juíz , repito , chateia-me bem menos que a real . o parvo do vizinho que passa a vida a cuscar a que horas entro , quem vem cá a casa e tal..jesus , pqp.
    o chip , isso sim é uma violência. não é quando suspeitarem de mim que vão meter o nariz onde ando , é a toda a hora , se lhes der na veneta .e onde ando é bem mais importante do que digo. é que sempre posso inventar um código , mas uma rota não.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Agosto, 2009 00:31

    Servem para cercear a liberdade a toda a gente.

    Que liberdade você perde em relação à que teve nas últimas décadas ? Ou dos últimos anos ou meses ? Um pré-.pago só é anónimo até ser pago a primeira vez, a partir daí sabem pelo menos a sua conta bancária. Portanto, esta quebra de anonimato só prejudica quem compre intencionalmente um pré-pago para o usar numa ou meia dúzia de chamadas e mandar fora. É isso que a maioria das pessoas faz ? Ou não é isso exactamente o que fazem apenas os criminosos ?

    Criminosos e terroristas, sim, ganharam muita com pré-pagos e encriptação de comunicações online. Informe-se junto de alguém que conheça a investigação criminal, cá ou em qualquer lugar de qualquer país, nem somos o melhor exemplo. O Gabriel Silva fala muito destes assuntos, mas raramente vem à caixa de comentários dos seus post’s discutir questões de liberdade e dos seus limites quando discordam dele, limita-se a escrever postas lugar comum armado em cavaleiro da liberdade após ter lido uns livros sobre liberdade individual, mas sem argumentos ou capacidade para discutir os limites da mesma.

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    El Mariachi permalink
    6 Agosto, 2009 01:18

    «construção europeia» «A bem da nação» = Ditadura da maioria

    Que venham os sinais de fumo desde que se ponha termo a esta corja miserável.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Agosto, 2009 01:35

    el mariachi , medite. vai ver que não é ditadura da maioria. é ditadura da minoria de medíocres cooperantes ( aproveitando a pouca tendência para a cooperação dos melhores) que necessitam de vigiar e punir para manter o poder. a paz é boa , mas também é má.
    Só há uma solução: aprender a trabalhar em equipa , o inimigo vive disso. ainda não perceberam? se não perceberam e não querem lutar contra isso é porque , afinal , não mereceis sobreviver. Adaptação ao meio? darwin? allo?

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    EMS permalink
    6 Agosto, 2009 01:36

    «Um pré-.pago só é anónimo até ser pago a primeira vez, a partir daí sabem pelo menos a sua conta bancária. Portanto, esta quebra de anonimato só prejudica quem compre intencionalmente um pré-pago para o usar numa ou meia dúzia de chamadas e mandar fora.»

    Não é tanto assim. Poderá muito bem recarregar o seu cartão em tabacarias ou em caixas de super-mercado sem que lhe seja pedida identificação ou conta bancaria.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Agosto, 2009 08:29

    Como é que os caros queriam que se os dados não fossem retidos uma fraude na net de alguém que lhes rouba o dinheiro ou faz compras em vosso nome pudesse ser descoberta?!?

    Eu penasva que esses dados já eram retidos há muito tempo.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Agosto, 2009 08:31

    E depois não se entende qual é o problema dos blasfemios e todos os sites que possuem um programa neste blogue que contabiliza e observa os ips que aqui acedem regista local, tempo, e etc….. e nem sequer nos perguntam nada.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Agosto, 2009 09:40

    http://www.sitemeter.com/?a=stats&s=s18blasf&r=15

    O blasfemias é um site fascista. Regista tudo que aqui vem no sitemeter.

    Gostar

  36. Lino's avatar
    6 Agosto, 2009 10:19

    Desde que a legislação não reconheça às esposas acesso aos sinais de contacto com as amantes, e enquanto o chip não chega, só temos que nos preocupar em apagar os sms e evitar o cartão multibanco no pagamento das contas dos almoços.

    Gostar

  37. Carlos Velasco's avatar
    Carlos Velasco permalink
    6 Agosto, 2009 10:38

    Bom, nem vou falar do apoio que todos os grandes financiadores e fanáticos do 3º Reich, como a família Krupp e o príncipe Bernhardt, deram aos “meninos de recado” que fizeram de conta que foram os pais da Europa.
    Investiguem o assunto a fundo e verão que os Schuman e os Monet da vida não passavam de uns paus mandados de interesses que desejavam a unificação europeia, ideia há muito perseguida por todo o tipo de facínoras do continente.
    A Europa vai sendo construída na base da mentira e dos factos consumados. Os referendos só valem quando dizem sim aos senhores(isto quando o povo é consultado). É preciso acabar com este monstro antes que ele acabe com a Europa, transformando o continente num império oriental!
    Portugal deveria sair dessa organização criminosa onde, não por acaso, fomos metidos pelos mesmos que entregaram milhões de portugueses africanos a genocidas responsáveis por 3 milhões de mortos.
    A União Europeia cairia como um castelo de cartas.
    De resto, não aguento mais ver as horrendas bandeiras azuis com estrelas amarelas por todo o lado. É hora de queimar estes estandartes do totalitarismo.

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Anônimo permalink
    6 Agosto, 2009 11:03

    Alguém escreveu para aí que a tecnologia veio facilitar a vida aos bandidos e que mais não sei quê a pedofilia. Bem, toda a tecnologia veio sempre facilitar a vida aos bandidos. Acabem com ela. Acabem com os carros e as bicicletas. E com os telefones. Desaparecem o crime e os pedófilos. E o Piscoiso, esse órgão oficial, lá veio com o exemplo dos EUA. Desde que a Maçonaria tomou conta da Segurança, passámos ao obscurantismo.

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    6 Agosto, 2009 12:03

    Anónimo disse
    6 Agosto, 2009 às 8:29 am
    “Como é que os caros queriam que se os dados não fossem retidos uma fraude na net de alguém que lhes rouba o dinheiro ou faz compras em vosso nome pudesse ser descoberta?!?”

    Como essas fraudes e roubos são invariavelmente praticadas através de gateways situadas em paises fora da UE/America do Norte nada irá se alterar nesse campo.

    Argumento 100% “SóCretino”, para não variar. 🙂

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    6 Agosto, 2009 12:17

    40.

    “invariavelmente”? Ah pois, que os europeus e americanos não fazem dessas coisas. Aliás, a malta nestes paises nem sequer sabe trabalhar com computadores e coisas assim complicadas. A propósito, que isso da “net”?

    Ó Gabriel, você não tem por aí um retrato do Goebbels também à mão? Esse aí ainda está muito politicamente correcto.

    Gostar

  41. fado alexandrino's avatar
    6 Agosto, 2009 12:21

    Haverá algum idiota criminoso que não saiba roubar um carro ou trocar a matrícula?

    Com o chip, depois de fazer isso multiplica por cinco as possibilidades de ser detectado.
    Por favor não diga isto a ninguém.

    Gostar

  42. Piscoiso's avatar
    6 Agosto, 2009 12:21

    #39.
    Nem oficial nem oficioso. Isso são os seus fantasmas.
    Sobre o exemplo dos EUA, basta ver que tecnologia está a utilizar para para enviar comentários para esta caixa.
    A evolução tecnológica é irreversível e quem não conseguir acompanhá-la, para trás fica.
    Tanto facilita a vida das polícias como daqueles a quem chama bandidos.
    Mas quem chega primeiro leva vantagem.

    Gostar

  43. Piscoiso's avatar
    6 Agosto, 2009 12:28

    #44.
    O seu título já faz de si um criminoso, ao assassinar a gramática.
    Assassinou a 1ª pess. plu. fut. conj. do verbo provar.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    El Mariachi permalink
    6 Agosto, 2009 12:28

    #31

    “el mariachi , medite. vai ver que não é ditadura da maioria. é ditadura da minoria de medíocres cooperantes”

    É a ditadura de uma minoria. Mas quem legitimou essa minoria? Não foi a maioria?

    Caro anonimo, nao se deixe enganar, a isto eles chamam de democracia.

    Gostar

  45. ...................ah's avatar
    ...................ah permalink
    6 Agosto, 2009 13:13

    bom bom seria aquela democracia de minorias que as maiorias teriam que se sujeitar na medida em que elas são muito esclarecidas e só querem o bem do povo não é?
    Ai que saudades alguns tem ……ou desejos futuros de uma ditadurazinha.

    Gostar

  46. ricardo nunes's avatar
    6 Agosto, 2009 13:21

    #44 obrigado pela correcção!

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Agosto, 2009 13:43

    “the Internet service used;” não é registo sobre ligações, como foi noticiado. É registo sobre fluxo e actividade. Esta lei é tanto mais perigosa quanto mais fraco for o sistema judicial do país onde se aplique. Na prática, com a libertinagem e corrupção que temos em Portugal vamos ter abusos e não demora. E há casos destes na nossa justiça. O que não há é gente metida na cadeia enquanto o crime decorre. Toca a mudar os servidores SMTP para dentro de casa e encriptar com TLS ou através de VPN. As empresas não se podem dar a estes luxos de confiar em terceiros.

    Gostar

  48. ricardo nunes's avatar
    6 Agosto, 2009 14:12

    o que as pessoas parecem não estar a perceber é que este género de leis só não vão mais longe e não têm ainda saído da esfera virtual da rede internet porque até há pouco tempo não havia a tecnologia que o permitisse ou que estivesse acessível a preços razoáveis.

    agora já há.

    nos EUA a NSA está a construir creio que 3 enormes data center para acomodar todo o enorme fluxo de dados que estão a receber directamente das telecom como se sabe graças a um whisleblower ex-trabalhador da AT&T.
    toda este permissividade e compadrio com as telecom graças à recentemente aprovada lei FISA que o caro democrata e salvador do planeta, Obama votou a favor ainda antes de ser Presidente.

    claro que não nos podemos esquecer da mesma espionagem que foi investigada pela UE sobre o tratado UKUSA, entre EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, sob a liderança do deputado do PSD, Carlos Coelho, o famoso Echelon.

    nos EUA para além das câmaras que já existem em tudo quanto é sitio, tb agora estão a usar dirigiveis criados pela Raytheon que permitem a partir de milhares de metros o controlo de grandes massas de cidadãos.

    no reino unido já se pensa em colocar as familias ‘mal comportadas’ sob vigilancia de câmaras e controlo por parte de segurança privada.

    já temos os microchips, os chips de matricula, as bases de dados de ADN que o FBI veio cá ajudar a implementar.

    os computadores equipados com os mais recentes chips da intel que usam a tecnologia vPRO permitem o acesso a estes usando uma rede alternativa, mesmo quando estes estão desligados, podendo assim aceder-se aos seus dados guardados nos discos rigidos.

    também os telemóveis desde 1990 têm uma tecnologia, a que chamaram e presumo que bem, possivelmente até porque deve de ser usada em conjunto com ele, a Echelon [1] a unica maneira de a desligar é removendo a bateria do telemóvel, tornando-o num tijolo sem qualquer uso.
    Esta tecnologia permite o acesso ao microfone do telemovel bem como aos seus dados, e pode ser usada pela polícia ou por qualquer entidade seja ela legal ou ilegal, desde que tenha acesso previligiado à infra-estrutura de rede desse telemóvel.

    é o sonho de zbigniew brzezinski no seu livro “The Technotronic Era” tornado realidade.
    este senhor foi quem criou aquilo a que se chama hoje de al-qaeda, é o mentor de obama.

    United States was moving “into an era unlike any of its predecessors; we were moving toward a technotronic era that could easily become a dictatorship.

    “At the same time the capacity to assert social and political control over the individual will vastly increase. It will soon be possible to assert almost continuous control over every citizen and to maintain up-to-date files, containing even the most personal details about health and personal behavior of every citizen in addition to the more customary data.

    “These files will be subject to instantaneous retrieval by the authorities. Power will gravitate into the hands of those who control information. Our existing institutions will be supplanted by pre-crisis management institutions, the task of which will be to identify in advance likely social crises and to develop programs to cope with them. (This describes the structure of FEMA which came much later. )

    “This will encourage tendencies through the next several decades toward a TECHNOTRONIC ERA, A DICTATORSHIP, leaving even less room for political procedures as we know them. Finally, looking ahead to the end of the century, the possibility of BIOCHEMICAL MIND CONTROL AND GENETIC TINKERING WITH MAN, INCLUDING BEINGS WHICH WILL FUNCTION LIKE MEN AND REASON LIKE THEM AS WELL, COULD GIVE RISE TO SOME DIFFICULT QUESTIONS.”

    zbigniew brzezinski

    Gostar

  49. Tiago Mouta's avatar
    6 Agosto, 2009 16:24

    Na “Era da Informação” seria de esperar, que alguém com poder suficiente (Como os E.U.A), reclamasse para si, a recolha e tratamento destes dados…
    A tecnologia como tudo o que o Homem produz tem um lado humanitário de comodidade e melhoria das condições, todavia tem o seu simétrico, o lado perverso da questão!!!
    Grande parte dos avanços tecnológicos são testados primeiramente ao nível militar, e só depois disponíveis às massas… Inventados primeiramente para fins menos humanitários…
    Estas medidas de controlo tem vantagens claras no combate à criminalidade… Mas a verdade obscura destas medidas é que todo e qualquer cidadão está permanentemente privado da sua Liberdade e da sua privacidade… Podendo ser indiciado a qualquer momento, por uma simples conversa inocente!!!
    Muito grave… E claramente uma medida, na sequência do “Patriot Act” de Bush e do 11 de Setembro, onde todos e ninguém, são o inimigo!!!
    Portugal deveria colocar-se à margem da UE… Não retirar-se totalmente, porque isso seria catastrófico em plena globalização, mas adaptar as directivas comunitárias à realidade do País e negociar medidas impostas pela UE de desmantelamento do aparelho produtivo, como as quotas de produção!
    Devíamos deixar esta postura de “Maria vai com as outras” em relação à UE…
    Não concordo com as monitorizações de conteúdos, nem chips de matrícula, pela retirada ditatorial de liberdades individuais ao cidadão, apesar dos argumentos serem sempre, a protecção e justiça, a Verdade é bem mais obscura e perversa!!!

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    El Mariachi permalink
    6 Agosto, 2009 17:44

    #46
    ………ah
    Se fizer uma interpretação correcta da imagem escolhida por Gabriel Silva vai perceber que o “desejo futuro” nao esta muito longe da realidade presente.

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    6 Agosto, 2009 19:17

    Sub-Rosa

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    6 Agosto, 2009 22:19

    caramelo disse
    ““invariavelmente”? Ah pois, que os europeus e americanos não fazem dessas coisas. Aliás, a malta nestes paises nem sequer sabe trabalhar com computadores e coisas assim complicadas. A propósito, que isso da “net”?”

    Depois de procurar o que seja isso “da net” aproveite o balanço e procure também “gateway”. Pode ser que depois já consiga perceber a frase que quis comentar “a olho” mas apenas “SóCretinou”. 😉

    Gostar

  53. Mostrengo's avatar
    Mostrengo permalink
    7 Agosto, 2009 01:21

    Honestamente ja ca faltava um Portuguese Act

    Nao era tao melhor quando imitavamos so os franceses?

    Isto de imitar gentes de 300 anos que andam a brincar aos soldadinhos e as telefones nem parece bem..

    Pergunto-me porque nao temos CCTV em massa no cantinho..ao menos dava jeito quando se esta a ser assaltado..

    Cumprimentos

    PS: nao tenho teclado portugues

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    7 Agosto, 2009 10:12

    54.

    Joe D. tu é que tens de aprender alguma coisita, nomeadamente bom senso. Com que então, há um certo tipo de crime, o cyber crime, que só é praticado por pretos e amarelos, lá na ásia, áfrica e outros locais habitados por bárbaros não europeus e americanos, heim? 😉 Vá lá, sempre somos competentes, europeus e americanos, para praticar outros crimezitos, como o roubo de carteiras no metro, né? Isso é para rir, ou quê? Olha que até na vetusta e elitista Universidade de Stanford isso se faz, pá!

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    8 Agosto, 2009 00:44

    Ganda Caramelo! 😀

    Tanta conversa para confirmar que a filosofia magalhães representa o top da informatica que por aí se alcança. 🙂

    Mas olhe que se os seus rapazes lá de Stanford, independentemente das cores que tenham, experimentarem molhar a sopa sem passar as ligações “lá na ásia, áfrica e outros locais habitados por bárbaros não europeus e americanos, heim?” não chegam ao fim da aula sem terem escolta fardada à porta, haja ou não “patriot act, UE remixed” em vigor. 😉

    Whatever… 🙂

    Gostar

Trackbacks

  1. A partir de hoje somos todos criminosos ate provar-mos o contrario « O Vigia
  2. A partir de hoje somos todos criminosos ate provarmos o contrario « O Vigia
  3. Os pré-pagos vão ser proibidos « BLASFÉMIAS | Kata link

Indigne-se aqui.