Saltar para o conteúdo

Votar nesta gente para quê?

5 Agosto, 2009
by

Reafirmando o que já foi dito aqui, aquiaqui e aqui, uma outra conclusão indeclinável da trágica escolha das listas do PSD é a de que a actual direcção se comportou como a rancorosa chefia de uma facção em vez da liderança de um partido agregador.
Será que esta gente tão pequenina merece o voto de quem não é um militante desvairado?
Quem escolheu o impoluto Preto, Helena L.C., algumas anedotas ministeriais do cavaquismo, quem colocou Montalvão Machado em Vila Real, Negrão em Setúbal, o muito renovado Arnaut em Viseu, o açoreano Costa Neves em Portalegre, JPP em Santarém, terá capacidade para formar um Governo minimamente credível?
Onde ficou o tão apregoado amor à verdade e à ética na política?
Onde está a renovação?
Será que esta gente que sempre medrou numa lógica aparelhística obstinadamente centralista e farisaicamente estatocêntrica tem uma visão do País adequada para o poder dirigir?

Por mim, cada vez tenho mais e maiores dúvidas.

Anúncios
143 comentários leave one →
  1. 5 Agosto, 2009 16:48

    Vou ocupar os dias que me separam da eleição a decidir se voto branco ou em qualquer coisa que não seja o PSD. Note-se que eu sou fundador do PSD e continuo a ter as minhas quotas em dia; e que tudo isto me repugna e me desgosta.
    Mas, por fidelidade à ideologia do PSD, partido que ajudei a fundar, não poderei votar PSD.
    Uma das coisas fundamentais que retenho dessa ideologia é que se deve votar em consciência e liberdade, e nunca por obediência, por cálculo, por espírito de grupo, ou como uma mal menor. É assim a cidadania. Nada disto encontro no actual PSD, nos seus candidatos, na sua direcção.

    Gostar

  2. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 16:48

    As listas de outros partidos são melhores nesse aspecto ?

    Gostar

  3. José Estaline permalink
    5 Agosto, 2009 16:50

    E ainda por cima não vão fazer a regionalização!Cadê dos lugares para a juventude?Juventude que compreende os problemas de hoje como o aborto, o “casamento” gay e os de ontem como o fim do SMO, da despenalização das drogas e acima de tudo os problemas do futuro:Tornar os trinetos espalhados pelo mundo “portugueses”!Continuar a africanização de Portugal mas com muitos e muitos direitos humanos à mistura.Irrecusáveis porque estão em montes de cartilhas internacionais.
    Se os velhinhos fizerem aquilo que têm que fazer, isto é “rasgar” as suas próprias asmeiras, acho muito bem…

    Gostar

  4. Hevel permalink
    5 Agosto, 2009 16:50

    Estamos em Agosto, a VERDADE foi de férias.

    Gostar

  5. 5 Agosto, 2009 16:50

    Quando Manuela Ferreira Leite [MFL] escolheu Paulo Rangel para candidato às eleições europeias foi só elogios à coragem da líder do PSD, à sua firmeza e na escolha de uma pessoa não alinhada com o aparelhismo do partido. Qual é a diferença neste caso? MFL volta a tomar uma decisão firme e exclui Pedro Passos Coelho [PPC]. Agora e devido a possíveis duplos sentidos, já é centralista e ignora o próprio partido. Pelos vistos a opinião do Blasfémias também muda bastante. [E nem entro nas verdadeiras gaffes de MFL, que para mim não incluem a ausência de PPC].

    Gostar

  6. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 16:55

    Parece que estão a falar de futebol. Não gostaram da decisão do treinador porque não foram escolhidos e protestam. É simples… mudem de clube.

    Gostar

  7. 5 Agosto, 2009 16:55

    Filipa,

    Com o contragosto que resulta do esforço de tentar demonstrar que a chuva molha, sempre lhe direi que aqueles que tudo fizeram para MFL não escolhesse Paulo Rangel foram os mesmos que a forçaram a não escolher Passos Coelho.

    No primeiro caso, MFL resistiu. Agora cedeu.

    Gostar

  8. balde-de-cal permalink
    5 Agosto, 2009 17:01

    asinino
    como sempre

    Gostar

  9. Carlos Duarte permalink
    5 Agosto, 2009 17:08

    Caro CAA,

    Passos Coelho é fraco, muito fraco (para não dizer muito mau) e representa, apenas, o pior da política de plástico. Ou, como já vi escrito algures, é apenas uma marioneta para um certo conjunto de titereiros.

    Fez o percurso normal e vazio de Presidente da JSD (que, só por si, deveria automaticamente excluír-lo de qualquer cargo de responsabilidade!), foi-se “estudar” para o “estrangeiro” (que fica sempre bem) e depois voltou, carregado em ombros por uma facção do PSD – e pela Comunicação Social e os liberais da farinha amparo (utilizado a feliz expressão do João Gonçalves) – e esperava uma entrada triunfal na Presidência do Partido. Correu mal…

    Mas ao contrário de outros percursos semelhantes, não soube encontrar o seu lugar e preferiu a posição de abutre, à espera que o poder caísse de podre. Ora também não tem corrido muito bem…

    O PPC é uma versão de menor calibre intelectual que o José Sócrates. Mas a “massa”, o animus, é exactamente o mesmo: quero o poder e depois logo se vê. E caso alguma vez esse senhor chegue ao poder, temos uma versão 2.0 de José Sócrates, mas com um cariz autoritário diferente. Teremos um José Sócrates em versão de caixa de ressonância.

    Gostar

  10. 5 Agosto, 2009 17:11

    Portanto segundo o CAA, Manuela Ferreira Leite resisitiu no 1º caso. Provou-se que teve razão, o que seria um factor para lhe dar mais legitimidade e adicional resistência. Pelos vistos aconteceu o contrário e a senhora perdeu capacidade com a vitória. Retirar a capacidade de decisão a MFL parece-me demasiado simplista. Mesmo que ache que Passos Coelho viesse a ser um bom deputado, se estivesse no lugar de MFL, se calhar faria o mesmo. Prefiriria pensar no que fazer (como o sebastiânico programa) do que estar sempre na dúvida do que PPC e apoiantes estariam a tramar (seja esta ideia legítima ou não). O facto de pelos vistos a opinião de MFL ir de acordo com a vontade ‘deles’ não implica cedência. Isso é a sua leitura. Tal como esta é a minha.

    Gostar

  11. José Duarte permalink
    5 Agosto, 2009 17:11

    Plenamente de acordo com o CAA. Basta agora copiar o texto para o PS, mudando os “impolutos”, as “anedotas”, e “os “renovados”, e está perfeito.

    Gostar

  12. Rui permalink
    5 Agosto, 2009 17:26

    Caro CAA,
    terá bastante razão no caso de A. Preto, menos com H. Lopes da Costa; com os outros apenas é o seu ódio de estimação a vir ao de cima.
    A lista é pior do que a do PS? Não me parece…
    Melhor que a anterior? Certeza absoluta.
    Renovação? Prefiro um JPP recauchutado a alguns nomes frescos e recém convertidos do PS.

    Por fim: existe efectivamente um problema de centralismo no PSD (como existe no PS, como existe – ontem Louçã disse-o – no BE e em todos os outros partidos). Mas o problema não é de MFL mas sim da baixíssima qualidade das estruturas locais, daí que eu prefira e confie muito mais nas escolhas centralizadas desta líder do que da soma das escolhas de todas as distritais.

    Gostar

  13. 5 Agosto, 2009 17:29

    correcção Costa Neves é em Castelo Branco… em Portalegre foi nas últimas eleições… 🙂

    Gostar

  14. 5 Agosto, 2009 17:32

    Mr. CAA,

    Indique-nos, sff, quais as diferenças, as qualidades, as competências, entre os principais candidatos das listas do PPD e do PS.
    E, também, as diferenças, as qualidades, as competências, entre os actuais membros do governo e os ‘tais’ futuros governantes que prevê, se o PPD vencer as Legislativas.

    Sobre JPacheco Pereira: vive no distrito de Santarém; é muito melhor político do que MRelvas ! Ou não ?

    Gostar

  15. Rui permalink
    5 Agosto, 2009 17:32

    O que o CAA e outros estão a fazer é, objectivamente, a contribuir para a vitória do PS e de Sócrates; por mim tudo bem mas, pelas alminhas, não se digam apoiantes deste (ou de qualquer outro) PSD; vão para o Simplex e de certeza haverá algum cargo para vocês – assim ganha a transparência, a minha paciência e ganham os próprios.
    Há o tempo das lutas internas e o tempo das lutas externas; toda a gente deveria saber em que campo está ou quer estar neste momento.

    cpts.

    Gostar

  16. 5 Agosto, 2009 17:35

    “Passos Coelho é fraco, muito fraco (para não dizer muito mau) e representa, apenas, o pior da política de plástico.”

    E o sr. dr. Aguiar Branco é o quê, prezado Carlos Duarte? Que curriculum político apresenta para merecer ser cabeça de lista pelo Porto? Ter sido o eterno braço direito de Rui Rio, desde os tempos de jotinha, nas picardias com o dr. Meneses? Ter sido ministro do governo de Santana Lopes? Ou, porventura, ter sido o quinto deputado mais faltoso do PSD na legislatura cessante?

    CUmprimentos,

    Gostar

  17. José Barros permalink
    5 Agosto, 2009 17:35

    A leitura deste post permite-me perceber que, mais importante que a recusa das grandes obras públicas, o desagravamento fiscal das PME, a introdução de uma cultura de exigência nas escolas, a liberdade de escolha em matéria de educação e saúde, em suma, as questões que determinam o atraso ou o avanço do país, é a presença ou a ausência de um nome nas listas de deputados à AR. Sobre as prioridades políticas que denotam alguns dos posts citados estamos conversados. Sobre as ilusões que têm sobre o que determina o voto dos eleitores, também.

    É tempo de ouvir quem realmente tem alguma coisa a dizer sobre o futuro do país que a mercearia de lugares já cansa. É demasiado paroquial e politiqueira e nisso muito pouco habitual no Blasfémias.

    Gostar

  18. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 17:36

    Podia escrever exactamente o mesmo escárnio abreuniano se ocorresse o contrário, uma lista para meter toda a gente só para dar uma ideia de consenso e gente unida, que de unida não tem nada. Caro CAA, next…

    Gostar

  19. 5 Agosto, 2009 17:40

    CAA está desvairado.
    Não escolheram aqueles que ele queria.
    Pode ser que quando ele for presidente do partido isso aconteça.
    Cá por mim, até podiam pôr o Pinto da Costa nas listas.
    Vou votar na mesma contra o engenheiro de plástico que dá pelo nome de Sócrates.

    Gostar

  20. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 17:43

    Mas JPP não era por Aveiro?

    Gostar

  21. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 17:44

    #18 – a lista já sabemos que é de mercearia, venha o programa que deve ser papel de merceiro.

    Gostar

  22. 5 Agosto, 2009 17:45

    Sobre a colocação de cabeças de lista, os ‘passistas’ não só atacam MFLeite, como criticam a volátil presença territorial.
    Eis alguns casos no PS:
    Pedro Silva Pereira em Vila Real;
    Francisco Assis na Guarda;
    António José Seguro, em Braga;
    Naria de Belém em Aveiro;
    João Soares em…Faro;
    Etc, etc.

    Gostar

  23. 5 Agosto, 2009 17:46

    21,

    Reside no distrito de Santarém desde há muitos anos.

    Gostar

  24. 5 Agosto, 2009 17:47

    Mas, afinal, quem faz a equipa não é quem por ela é responsável? Como eu o compreendo: se ao menos a líder tivesse escolhido o Paulo Morais… Bastava esse!

    Gostar

  25. Zeca permalink
    5 Agosto, 2009 17:48

    Quando um líder é eleito democraticamente, como foi o caso de MFL, as facções derrotadas ou colaboram, ou criticam nos locais próprios, ou calam-se. MFL, após ser eleita, teve talvez mais trabalho com a facção Passos Coelho para impor a sua imagem do que com a oposição. Agora não deu a outra face. Escolheu os que lhe pareceram melhores e mais úteis para levar por diante o seu programa com mais ajudas que atropelos.
    Sócrates deve estar radiante com este e outros artigos dos excluídos. Tão contente que talvez lhes agradeça. Se assim for aproveitem. O mercado para a área política está sempre aberto.

    Gostar

  26. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 17:50

    CAA:

    “a rancorosa chefia de uma facção em vez da liderança de um partido agregador.”

    Caro CAA, no PSD não há coisa capaz de agregar o qu

    Gostar

  27. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 17:50

    “E o sr. dr. Aguiar Branco é o quê”
    filho de ex-presidente da mesa da assembleia geral do bpn, mas não digam nada a ninguém.

    Gostar

  28. 5 Agosto, 2009 17:51

    CAA:

    “a rancorosa chefia de uma facção em vez da liderança de um partido agregador.”

    Caro CAA. No PSD não há coisa capaz de agregar o que quer que seja.

    Esqueça. Aquilo é assim e é assim que é. Se não for, desconfie.

    Gostar

  29. 5 Agosto, 2009 17:51

    Compreende-se que os brasileiros tenham uma canção com o título “O que é que a baiana tem !?”

    Não consigo perceber o que é que PPassos Coelho tem…de especial, para tanto lamento.
    ————–
    (Não foi PPCoelho que defendeu a privatização da Caixa Geral de Depósitos ?) — 1º exemplo, outros seguirão.
    ————–

    Gostar

  30. MAF permalink
    5 Agosto, 2009 17:52

    Normalmente concordo com o CAA, mas desta vez estou em completo desacordo.
    O Passos Coelho é de facto muito fraco.
    A lista do PSD é muito melhor que a do PS, e muitíssimo melhor que a anterior do PSD (concordo com o Rui).
    Para mim isto chega-me.
    Porque é que a MFL haveria de querer ter como deputados da sua bancada “apoiantes” que seriam seus inimigos na primeira oportunidade? Não conhecemos todos já a história e a natureza do PSD? Não é precisamente o CAA que nos lembra muitas vezes essa história e essa natureza?…
    Estava à espera de mais nomes novos, mas no global a lista não me parece mal.

    Gostar

  31. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 17:54

    #24 – “Reside no distrito de Santarém desde há muitos anos.”
    um verdadeiro campino, cabo dos enforcados barrete laranja.

    Gostar

  32. MAF permalink
    5 Agosto, 2009 17:55

    O CAA elogiou muito a determinação de MFL em colocar o Paulo Rangel nas europeias, e não ceder às pressões do aparelho.
    Pois bem, aqui a MFL está apenas a fazer o mesmo: a colocar quem ela acha melhor, sem ceder ao aparelho.
    Por coerência, o CAA também deveria ter elogiado. Ou não?

    Gostar

  33. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 17:55

    #24 – também lhe chamam a loira da lezíria. se fosse tia do piscoiso era da alzíria.

    Gostar

  34. tric permalink
    5 Agosto, 2009 18:01

    “Será que esta gente tão pequenina merece o voto de quem não é um militante desvairado?”

    lamentavel, mais uma vez CAA! você deve os acusar os outros de “gente tão pequenina” só para você parecer-se com “gente grande”

    Gostar

  35. 5 Agosto, 2009 18:08

    Caro CAA,

    O grande erro de MFL é escolhe o Preto e HLCosta e não excluir PPC. PPC alem de fraco para lider, por ser uma imitação de Sócrates, armou-se em forte sem ter poder. Perdeu nas europeias.

    MFL demonstra que efectivamente a política de Verdade foi de férias e quando é para ceder a grupos de interesse lisboetas, abre excepções.

    Por isso a solução é votar contra PS e PSD e já agora contra o primo do Jorge Coelho, Paulo Portas. Tudo o resto é aceitável.

    Gostar

  36. 5 Agosto, 2009 18:08

    PPCoelho é um produto do marketing político, tal como Sócrates.

    Gostar

  37. Diz que permalink
    5 Agosto, 2009 18:09

    #1 commonsense

    Parece que escreveu por mim, tal é a concordância.

    Quem escolheu a Zezinha Nogueira Pinto que fique com os seus
    votantes.

    O meu voto não serve essa gente.

    Gostar

  38. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 18:10

    #35 – xxl a olhómetro

    Gostar

  39. Diz que permalink
    5 Agosto, 2009 18:11

    O meu problema não é que foi excluído. É quem foi incluído!

    Gostar

  40. Prof.-Dr. permalink
    5 Agosto, 2009 18:12

    Mas que preocupação, CAA!
    Não lhe deram nada a si, foi?
    Olhe, escusa de se afligir com o que se passa no PSD. Vai ver como muda de opinião na noite de 27 do mês que vem…

    Gostar

  41. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 18:13

    #37 – “PPCoelho é um produto do marketing político”
    e a velha é um produto marketangas

    Gostar

  42. José Estaline permalink
    5 Agosto, 2009 18:14

    E o programa não se discute?As 4 prioridades?

    Gostar

  43. 5 Agosto, 2009 18:18

    Olha, olha, e não é que em número 5 de Braga, a seguir ao muito prestigiado prof. Deus Pinheiro (o Grande Reformador da Administração Pública portuguesa no governo de Durão Barroso), está um tal de “Emídio Guerreiro” (http://downloadsexpresso.aeiou.pt/expressoonline/PDF/Candidatos_PSD_EleicoesLegislativas.pdf). Será o velho combatente e professor de matemática? Renovação por renovação…

    Gostar

  44. Maya permalink
    5 Agosto, 2009 18:19

    Pobre CAA! Nunca mais aprende.
    É uma cana agitada pelo vento. Hoje aqui, amanhã ali.
    Não lhe auguro grande futuro.

    Gostar

  45. Paulo Nunes permalink
    5 Agosto, 2009 18:19

    O problema do PSD é que, lá dentro, existe o PSD1, PSD2, …

    Tal como não faz sentido político o PSD eleger como cabeça de lista um militante do PS, também não faz sentido, lá dentro, o PSD1 eleger como cabeça de lista um elemento do PSD2.

    O problema lá dentro do partido, é que cada um dos sub-partidos não se quer apresentar cá fora como um novo partido, uma vez que quer capitalizar votos com o nome PSD. Assim, há uma verdadeira luta de sub-partidos.

    O problema fora do partido, é que as pessoas em geral já se aperceberam desta luta sub-partidária à muito tempo e não estão para aturar esta gentinha. Se não se entendem dentro de casa, como é que se irão entender fora dela?

    Por isso o PSD em geral que não se iluda. As pessoas, em grande maioria (ou não…?), que votarem no PSD não vão estar a votar no PSD. Vão sim é estar a votar NÃO-PS e Não-Sócrates, tal como fizeram nas Europeias. Se o PSD continuar com porcarias, as pessoas vão é votar NÃO a qualquer coisa e ficam todos a chuchar no dedo.

    Gostar

  46. 5 Agosto, 2009 18:28

    Manuela Ferreira Leite, tem pinta de Scolari na escolha da equipa.

    Gostar

  47. Minhoto permalink
    5 Agosto, 2009 18:33

    Ó CAA se votar em Braga bem que pode votar no seu amigo Manuel Monteiro que se auto-intitula o “deputado do Minho” e está contra o “polvo-sistema”.
    Tinham-lhe prometido algum cargo de assessor de PPC? Tenha calma homem! Não percebo como é que um empresário todo xpto como o PPC quer ser deputado, se for como apregoam vai para lá perder dinheiro e tempo. A um homem empreendedor,jovem, ambicioso e com garra nada o atrai a assembleia, esse sítio bafiento e merdento, a mais-valia para o país é a sua actividade profissional. As estórias reais não são bem como as pintam.

    Gostar

  48. Manuel permalink
    5 Agosto, 2009 18:34

    Boa tarde

    Acho que o Carlos Duarte (post nº10) resumiu exemplarmente o perfil de PPC; é exactamente isso que eu penso: PPC é um clone adulterado de José Sócrates, com a agravante de não ter a “lata” e a “cara de pau” do actual PM, que muito jeito lhe tem feito nos “fripor”, “lopes da mota”, etc…

    é o verdadeiro político de plástico…preferia votar no Louçã ou no Jerónimo que nessa criatura..

    Gostar

  49. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 18:35

    Para quem vai suspender a democracia durante 6meses ?6 anos? ou 60 anos?, tambem não é preciso grandes trutas -o que era preocupar, era pessoas com valor tecnico e politico, entrassem nos “arranjinhos”.

    Quem deixa, o Preto da Casa Africana como 1º da lista por Setubal, está tudo dito, ate os Setubalenses fizeram um,Broaaaaa

    O Pais governado pelos septuagenarios, já viram?

    Estamos feito ao bife de porco, nem da vazia, é de porco

    Gostar

  50. Santo Pragal permalink
    5 Agosto, 2009 18:36

    A post anterior é cá do “Je”

    Gostar

  51. Zé Leitão permalink
    5 Agosto, 2009 18:39

    #18
    só pode estar a brincar. Essas “propostas” são debitadas há anos por PS e PSd, sempre que há eleições. Mas não passam de uma inicial retórica para português “ver”, uma vez que, em campanha o que é transmitido são as frases ocas do costume e as respostas e comentários ao diz que disse que não disse, para gáudio dos nossos “valorosos jornalistas” que rápidamente esquecem o seu papel de informar as pessoas do que é importante, ou de qustionar os políticos sobre o que é concreto e objectivo. E assim, a campanha eleitoral vai ser a telenovela do costume com enrredo da autoria da “comunicação social”.
    É curioso também que muitas dessas propostas, são também propostas de PCP, BE e CDS e de alguns dos pequenos partidos.
    A Dra Manuela Ferreira Leite, o “Eng” José Sócrates e todos aqueles que os rodeiam não têm hoje qualquer credibilidade quando se apresentam ao país. Porquê? porque entre muitas outras razões de peso, não têm para apresentar nenhum objectivo Nacional mobilizador dos portugueses. Não são competentes, e por isso não fazem a mínima ideia das soluções de que o país necessita.
    Ainda por cima rejeitam, abafam, marginalizam e destroem, quem é competente, quem sabe e quem está de boa fé.
    Tudo isto é vergonhoso e continuará vergonhoso, enquanto, por exmplo, a “comunicação social” se mantiver coniventemente empenhada em entreter o pagode com estas e outras larachas de salão.

    Gostar

  52. Santo Pragal permalink
    5 Agosto, 2009 18:43

    Julgo saber, é conhecida a sua naturalidade que o ex Secretario Geral do PCP(ml) vota no Porto.

    É conhecido qe se arranja e amealha por lisboa, quer dizerque vota em Lisboa (?)

    É cndidato por Santarem, quer dizer que não vota? ou isto quer dizer que o ex SG, agora deputado dos septuagenarios,é o Rei dos Marcadores

    Gostar

  53. Tiago Silva permalink
    5 Agosto, 2009 18:45

    Sou um admirador do Dr. Carlos Abreu Amorim, não por perfilhar a mesma cor partidária, mas por lhe reconhecer acertividade nas opiniões que profere.
    No entanto, tal não obsta a que discorde, parcialmente, do comentário acima alinhavado.
    Com efeito, julgo que a Dra. Manuela Ferreira Leite, na qualidade de líder do partido, agiu como tal, e não, como refere o Dr. Carlos Abreu Amorim, motivada por qualquer espécie de sentimento pérfido.
    Na verdade, julgo que não faria grande sentido agregar na bancada parlamentar do PSD quem não “bebe” da sua filosofia política. Obviamente que não estou a referir-me aqui aos ideais intrínsecos do partido, mas sim às políticas extrínsecas que serão seguidas e postuladas por MFL.
    Pedro Passos Coelho, como publicamente é reconhecido, tem sérias e legítimas ambições de suceder a MFL, sendo que, na senda da sua caminhada com vista a alcançar tal desiderato, não raras vezes proferiu críticas contundentes à liderança do partido.
    E isso sucedeu, e convém sublinhá-lo, porque PPC não abarca o mesmo pensamento político de MFL, donde resulta que a aceitar-se a sua (e a de outros) inclusão nas listas de deputados do PSD, tal equivaleria, analogicamente, a ter uma espécie de grupo “alegrista” dentro do PSD, o que, convenhamos, não seria necessariamente conveniente sobretudo e acima de tudo numa fase política que se afigura conturbada dado que é previsível que o PSD, a ganhar as eleições, fá-lo-á sem obter uma maioria absoluta.
    Nesse cenário, e tendo como hipótese a inclusão do grupo de PPC, a desagregação dentro da bancada parlamentar do PSD seria inevitável e não menos suicidária.
    Por conseguinte, estou convicto que a decisão de MFL foi coerente, lógica e sensata para o próprio partido.
    Não estou ainda em crer que MFL tenha sido movida por qualquer espécie de sentimento de vingança até porquanto Pedro Santa Lopes também foi seu opositor nas directas e nem por isso MFL se viu compelida a indicá-lo como candidato à presidência da mais importante autarquia do país.
    Onde efectivamente estou de acordo com o Dr. Carlos Abreu Amorim é com as escolhas de António Preto e Helena L.C. para integrar as listas de deputados do PSD.
    Aqui, e salvo melhor opinião, não vislumbro o que poderá ter motivado tal decisão; considero mesmo, na minha modesta opinião, que este é o maior erro político que MFL cometeu desde que dirige os destinos do PSD.
    E tomara que tal não lhe venha a custar a vitória no próximo dia 27 de Setembro…

    Gostar

  54. 5 Agosto, 2009 18:52

    MJRB,

    «Indique-nos, sff, quais as diferenças, as qualidades, as competências, entre os principais candidatos das listas do PPD e do PS.»

    Como é que uma pessoa inteligente, como o meu amigo, não vê que acabou de me dar razão em todas as minhas críticas à pavorosa lista do PSD?

    Mas, ainda assim, há diferenças: por exemplo, António José Seguro, que é uma mais do que provável alternativa a Sócrates após a derrota de Costa em Lisboa, não foi corrido das listas do PS pois não?

    Gostar

  55. Santo Pragal permalink
    5 Agosto, 2009 18:53

    Os cartazes do ppd/pds são de louvar a Deus – só falta dizer, que vão organizar torneios de Golf na Qtª da Marinha

    Cada vez que me lembro a figura de Sua Excelencia o PR, o que posso dizer é que o Alm Tomaz, que me lembro, não representou um papel tâo vexatorio.

    A democracia tem os seus principios – ou é o Hugo da Chaves mas de cariz oposto.

    Pelo menos devia levar uma gabardine em condições.

    Confesso que tive pena do papel a que se sujeitou

    Gostar

  56. 5 Agosto, 2009 18:54

    MJRB (2),

    Não consegue ver que MFL foi guiada para esta decisão que divide os militantes (PPC teve 31% há 1 ano) por aqueles que só o querem ver afastado da corrida à liderança no pós-leitismo???

    Gostar

  57. 5 Agosto, 2009 19:05

    Governo abre excepção para promoções dos dirigentes do Estado

    http://www.educar.wordpress.com/2009/08/05/nada-como-o-exemplo-vir-de-cima/

    Gostar

  58. Santo Pragal permalink
    5 Agosto, 2009 19:11

    Palavra, pensava eu que o ppd se renovasse, que introduzisse novas pessoas, novas ideias, novos temas para o debate politico e economico, para isso apresentar novas pessoas.

    Infelizmente ou felizmente, não apresenta ideias ou pessoas – estão amarradas ao cavaquismo que historicamente ainda (não sei porque) a verdadeira historia dos seus 10 anos.

    Isto é apresenta-se com probalidades de ganhar arrastando consigo o resto da tralha, como alguem designou.

    Como Portugues dos 7 costados sinto-me mais uma vez extremamente pessimista, sem futuro, nem eira nem beira

    Não é para mim, é para os meus Netos

    Gostar

  59. 5 Agosto, 2009 19:11

    Óbvio: começam a surgir quartas ou quintas figuras do PPD, para criticarem as escolhas. Ribau Esteves afirmou que há “nomes inenarráveis” nas listas. E tentou alvejar JPPereira que, diz, muito mal tem feito ao partido nos últimos sete anos…
    Ribau deve ter feito parte doutra turma que não a de Menezes+Bota+Seara+Gomes da Silva+,+,+…

    Gostar

  60. Andre permalink
    5 Agosto, 2009 19:20

    Mas quem é o Pedro Passos Coelho e o que fez na vida para ter esta aura de estadista e de importância na vida política nacional???!? Aliás quem tiver um pingo de memória recorda-se bem do comportamento do PPC antes das últimas eleições europeias, em que era prevísivel que o PSD não ganhasse e ele a 2 semanas das eleições dizia “senão houver vitória têm que se apurar responsáveis!”…

    Acho que a posição da MFL é correcta, deixemo-nos de hipocrisias baratas.

    Não estava à desta reacção do CAA… Parecia que estava a ler o jugular e não o blasfémias.

    Gostar

  61. Andre permalink
    5 Agosto, 2009 19:21

    Se o Ribau diz mal das listas é porque elas são boas!

    Ainda estou para perceber como é que o Isaltino de Ilhavo chegou a secretário geral…

    Gostar

  62. Santo Pragal permalink
    5 Agosto, 2009 19:25

    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=381150

    Salário mínimo português foi dos que mais cresceu durante a crise
    Desde que deflagrou, há dois anos, a crise financeira mundial, o salário mínimo português foi dos que mais subiu na Zona Euro

    No momento de crise, crise do petroleo, a crise financeira, Portugal foi o País que o seu salario (de quem mais precisa) foi dos que mais subiu em toda a europa.

    Afinal de contas andavam a dizer que nos eramos mais fraquinhos.

    Interessa a todos

    Gostar

  63. 5 Agosto, 2009 19:25

    Estão a dizer mal do Passos Coelho mas ele tem o mérito:
    o de se assumir como liberal e com ideias próprias sobre as funções do Estado.
    Num país normal, seria natural que um partido à direita do PS tivesse uma concepção de Estado menos intervencionista do que a deste partido.
    Mas esse não é o discurso de MFL, que não se assume à direita do PS apenas por mero oportunismo político. Depois ninguém sabe o que ela pensa sobre as funções do Estado. Dizer que vai rasgar tudo mas afinal não rasga, depois já concorda com a maioria das decisões do governo actual. Disse que ia apresentar um programa para final de Julho (parece que é só uma folha), mas afinal vai ser em Setembro. Quem sabe, só o saberemos depois das eleições.

    Outra coisa: os mesmos que criticavam um certo autoritarismo de José Sócrates batem palmas ao autoritarismo em Ferreira Leite. É giro.

    É por essas e por outras que a política mete nojo e só para lá vão os mesmos do costume. Renovação?! Como?! Vou ali já venho.

    Gostar

  64. Basico permalink
    5 Agosto, 2009 19:31

    Tanta conversa em torno de mais uma personagem mediocre da politica portuguesa.

    Quem e Pedro Passos Coelho? Segundo a sua pagina da Wikipedia:

    “Licenciou-se em Economia, na Universidade Lusíada de Lisboa, e iniciou a sua vida profissional como Professor do Ensino Secundário”.
    (bela universidade, licenciou-se com que idade, com que merdia…)

    “Dedicou-se, depois, ao exercício de funções como consultor e gestor de empresas privadas, ingressando, em 2004, no Grupo Fomentinvest” (a empresa do padrinho, Angelo Correia, aquele das ligacoes duvidosas)
    “É administrador de empresas operadoras no ramo da produção energética.” (as participadas da Fomentinvest…)

    Enfim, a juntar-se a este CV de meter inveja, o eterno jovem passou os ultimos dois anos como Brutus, a espetar facas nas costas da MFL.

    Toda esta conversa do coitadinho ter sido afastado das listas e surreal. Anormal seria quem se atrevesse a propor tal ave rara em afronta a lider do partido.

    Gostar

  65. Paulo Morais permalink
    5 Agosto, 2009 19:42

    # 51

    Pois é !!!
    É do idiota de serviço !

    Gostar

  66. 5 Agosto, 2009 19:45

    # 65

    Totalmente de acordo.

    Outro Sokas.

    É vergonhoso, como pessoas inteligentes, não terem aprendido NADA sobre os yupis, sobretudo, nestes tenebrosos 4 anos e tal!!!!

    Vergonhoso, sr CAA.

    Gostar

  67. Paulo Morais permalink
    5 Agosto, 2009 19:46

    # 65

    Enfim, a juntar-se a este CV de meter inveja, o eterno jovem passou os ultimos dois anos como Brutus, a espetar facas nas costas da MFL.

    Também não é preciso espetar facas nas costas da senhora….
    Bata darem-lhe prisão perpetua !!

    Gostar

  68. K2ou3 permalink
    5 Agosto, 2009 19:49

    Meu caro CAA,
    Isto de Partido, é Partido!.
    E como as coisas se resolvem dentro de postas, tem que ser Re-Partido por todos.
    Falta ainda a “Birra” daqueles que se sentiram enjeitados. Em casa onde não há pão,……

    Tenho impressão que não vamos ter Silly Season este ano

    Gostar

  69. 5 Agosto, 2009 19:49

    Não existe um partido liberal, em Portugal. Concordo que deva ser fundado um partido de cariz liberal.

    O PSD e o CDS não são partidos de matriz liberal.

    Gostar

  70. 5 Agosto, 2009 19:53

    Mr. CAA, 55

    Não vislumbro diferenças substanciais e tranquilizadoras na generalidade dos casos. Há, só raras excepções. No PPD e no PS.

    António José Seguro, alternativa a Sócrates ? — caro amigo CAA, “E não se pode exterminá-los ?” O AJSeguro ? O tal quando jovem fazia pose de mais velho ?, essa remanescente personalidade ?
    Não, não foi corrido por Sócrates, porque Sócrates gosta de amansar putativos adversários internos…e com isso se entretem partidariamente. Muitos desses adversários internos, são colocados na ‘praça pública’ por apoiantes de Sócrates, para aquilatar reacções. Seguro seria convidado por Sócrates na eventualidade dum governo PS post 28 de Setembro.
    (O caso PPCoelho é bem diferente do ‘caso’ AJSeguro).

    Mr. CAA, 57

    OK ! Admito que alguns, só alguns membros da direcção do PPD, tiveram essa estratégia. Que não é desadequada nem surpreendente.
    O mesmo faria PPCoelho se MFLeite estivesse no seu lugar — adequada e em nada surpreendente retaliação com evidente receio.
    (Mas creio que MFLeite decidiu por si o afastamento de PPC).

    Cabe a PPCoelho, perante o cenário de vitória ou derrota do PPD nas próximas Legislativas e Autárquicas, mostrar aos seus apoiantes, aos seus companheiros de partido, aos portugueses, que, afinal, ‘temos’ um pujante, inteligente, inovador, renovador e cativante político injustamente maltratado. Daí para a frente, que retire MFLeite da Lapa e Sócrates de S.Bento.
    Ou, noutro cenário, que vença MFLeite nas directas e se posicione como seu sucessor em S.Bento…

    Apetece-me repetir: os brasileiros têm a tal “O que é que a baiana tem !?” O que é que PPCoelho tem de especial e pode dar de muito útil e diferente ao país ?
    (Os 31% não justifica nem permite tudo…).
    ————–
    “O partido está obrigado a ganhar as Europeias” — PPC em Vila Real, ao lado de PRangel em campanha.
    ————–

    Gostar

  71. 5 Agosto, 2009 19:55

    André, 62

    “O Isaltino de Ílhavo” ? — eh, láááaaaaaaaaaaa !!! Aí há gato !
    A sério ?

    Gostar

  72. Manuel Ferreira permalink
    5 Agosto, 2009 19:58

    Uma vergonha!! Não há respeito pleos outros! Uma vergonha! Agora defenda-a CAA. O cavacquismo no seu pior!!

    Gostar

  73. 5 Agosto, 2009 20:00

    Rb 64

    MFLeite foi “autoritária” ao não escolher PPCoelho ?
    PPCoelho se não escolhesse MFLeite demonstraria o quê ? ‘Pulso’? ‘Renovação’?

    O quase generalizado repúdio dos portugueses pelo autoritarismo de Sócrates manifesta-se enquanto PM e não como secretário-geral do PS.

    Gostar

  74. 5 Agosto, 2009 20:04

    Esta é a realidade: uma seita de malfeitores. O que é que queriam que saísse desta ninhada? «Um benfeitor», não brinquem comigo!
    Até a badalhoca da Nogueira Pinto, que diz que os “reformados só querem dinheiro para copos”, cabe nesta seita.
    Está aqui tudo: desde Cavaco aos arguidos em processos de corrupção. Só faltam os banqueiros, dias loureiro e… porque andam às voltas com a justiça. Mas nunca se sabe! Um dia destes, sem que nos surpreenda muito, pode aparecer algum de coleira ao peito e polícia ao alto. Com a chave da coleira, claro.
    Estão como sempre estiveram: juntos.
    Que Portugal nós temos, meu Deus, que Portugal!

    Gostar

  75. Toninho Saloio permalink
    5 Agosto, 2009 20:05

    »»dois anos como Brutus, a espetar facas nas costas da MFL.»»

    Agora percebo porque a Senhora Dona Manuela, anda toda curvada.

    Efeito das facadas

    Gostar

  76. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 20:13

    #46 – “Tal como não faz sentido político o PSD eleger como cabeça de lista um militante do PS, também não faz sentido, lá dentro, o PSD1 eleger como cabeça de lista um elemento do PSD2.”
    a maria josé nogueira facho também é da mesma opinião.

    Gostar

  77. dutilleul permalink
    5 Agosto, 2009 20:18

    EStá tudo aqui:

    http://corta-fitas.blogs.sapo.pt/3121059.html

    Gostar

  78. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 20:19

    #55 – “Como é que uma pessoa inteligente, como o meu amigo, não vê que acabou de me dar razão em todas as minhas críticas à pavorosa lista do PSD?”
    o gajo não percebe a ironia, tens que lhe chamar burro.

    Gostar

  79. 5 Agosto, 2009 20:20

    Para clarificar o meu posicionamento face a nomes colocados em listas do PPD, diria rotundo não a:
    Helena Lopes da Costa; Maria José Nogueira Pinto; António Preto.

    Outros nomes, são contestados por dirigentes e militantes, coisa que não sou nem serei.

    Gostar

  80. Carlos Duarte permalink
    5 Agosto, 2009 20:20

    Caro Rui A.,

    Peço desculpa pelo atraso no comentário.

    O Sr. Aguiar Branco tem uma vantagem incomparável a PPC: é leal (pelo menos assim parece) à actual Direcção do Partido.

    Quanto a ser bom ou mau, e como explana o João Gonçalves no seu blog, não interessa para nada.

    O meu comentário ao PPC era em relação a uma posição de Presidente do Partido, não de deputado. Caso ele, após o congresso, tivesse mostrado a hombridade e humildade de fazer o que se propôs, ou seja, colaborar com a direcção, não veria motivo para a sua não-inclusão. Ao preferir uma posição de confronto – que é legítima – deveria ter-se afastado de qualquer pretensão a cargos partidários ou outros.

    Gostar

  81. 5 Agosto, 2009 20:22

    79,

    Obrigado pela ajuda.

    As suas opiniões, as opiniões doutros, é que estão sempre certas e como tal seguidas e relembradas.

    Gostar

  82. Vamos lá ver permalink
    5 Agosto, 2009 20:27

    Ao apelidar de “pavorosa” a lista do PSD, elogiando a do PS, CAA define, sem margem para dúvidas, o seu campo.
    Daqui para a frente, portanto, não há ilusão possível.
    Como neo-sucialista/socretino, CAA tem todo o direito de “malhar na direita”, à semelhança do seu conterrâneo Santos Silva, esse (momentaneamente esquecido?) vulto da esquerda.

    Gostar

  83. 5 Agosto, 2009 20:30

    Depois de ouvir as declarações dos “proscritos” fica-se com a certeza, da certeza da medida.
    Quem é que quer gentinha desta a seu lado a fingir que está a puxar para o mesmo rumo?

    Gostar

  84. per caso permalink
    5 Agosto, 2009 20:43

    Uma outra indeclinável conclusão é a de que, ensimesmada quão surpreendida do resultado das europeias, esta direcção do PSD parece postada em atirar ao riacho o resultado, ciente da péssima escolha que os portugueses estavam prestes a fazer, só por se livrarem de outro enguiço, quando a alternativa não tem nada de promessa, como o prova a governação PS e PSD que mais não fez que desenterrar a crise, desde o último século e desse Verão quente de 75.

    Gostar

  85. Toninho Saloio permalink
    5 Agosto, 2009 21:06

    789.4 em resposta a 789.1

    Um Jeep oferecido por benemeritos, para transporte de alguma carga de Belem para o Algarve.

    So leva trabalho para casa quem tem negativa, digo eu

    Retirado do “jumento

    Gostar

  86. tutu permalink
    5 Agosto, 2009 21:11

    as bichonas reunem, é vê-los apoiar o socras. agora é que elas saiem da casca.

    Gostar

  87. Toninho Saloio permalink
    5 Agosto, 2009 21:21

    O Jose, deve estar envergonhado, se chamam a isto a renovação do PPD/PSD ,chamam a Vendas de Galizes Los Angels.

    Esta na hora para estar junto dos netinhos.

    Gostar

  88. Kolchak permalink
    5 Agosto, 2009 21:31

    Meu caro amigo:

    Tem genericamente razão naquilo que diz: a direcção do PSD perdeu a grande oportunidade de, definitivamente, federar o Partido e vencer, com toda a tranquilidade, as eleições de 27 de Setembro.
    No entanto, um velho problema se coloca a quem não é de «esquerda» no Portugal pós 25//4/74: Em quem se pode votar?
    Só vejo uma possibilidade, com algum grau de eficácia eleitoral: votar no PSD, ainda que, no seu caso, com uma fundada reserva mental.

    Gostar

  89. Toninho Saloio permalink
    5 Agosto, 2009 21:45

    Tendo passado uma largas horas, chego a conclusão que o Isaltino Morais é mais sério do que muitos que se armam em pudicos e pudicas.

    Ganhou dinheiro na CMO, parvo é se não ganhasse, foi durante “n” mandatos o seu Presidente, serviu o PPD/PSD na venda do produto ppd/psd foi um excelente vendedor da “banha da cobra”, conquistando simpatias á esquerda e á direita – Ainda hoje, ninguem leu o acordão, ou leram? o que leva a pensar,que é tudo balelas e que o famoso Isaltino, está limpo.

    O que eu prevejo foi o seguinte:

    O “amigo” Isatino, ganhou uns milhares que estes negocios geram, mas estava em divorcio com a Mulher, e vai daí, arranjou a excelente escapatoria da historia sobrinho na Suiça, que até pode ser verdade

    Havera algum mal nisso?

    Gostar

  90. Toninho Saloio permalink
    5 Agosto, 2009 21:58

    A Drª. Nogueira Pinto, passou-se de armas e bagagens para o ppd/psd –

    – Paulo Portas soube antecipadamente da “fuga”, daquela que foi Pres. do CDS -não fez papel de corno, nem a Nogueira Pinto, fez papel de Vendedora de Enciclopedica.

    Estou-me a lembrar a Joana

    Gostar

  91. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 22:04

    Ó TUTU

    Es comuna não é

    Gostar

  92. Andre permalink
    5 Agosto, 2009 22:07

    MJRB #72

    Amizades com os Manos Cavaco muito porveitosas para ambas as partes. Excepto para coisa a pública está claro….

    Gostar

  93. José Barros permalink
    5 Agosto, 2009 22:16

    Não consegue ver que MFL foi guiada para esta decisão que divide os militantes (PPC teve 31% há 1 ano) por aqueles que só o querem ver afastado da corrida à liderança no pós-leitismo??? – CAA

    Um pequeno problema com a teoria. Para mal dos nossos pecados, PPC ainda existe, não é que tenha sido assassinado e escondido o cadáver na Marmeleira. Pelo que esses malfeitores sem nome que andam a fazer a vida negra ao pobre do PPC teriam de ser bastante ingénuos ao pensar que uma ausência nas listas significava o que quer que fosse em termos de posicionamento político para o pós-leitismo. Para mais quando este ocorrerá provavelmente em 2013. Enfim, para teoria da conspiração, prefiro o Loose Change que sempre é mais credível.

    Quanto às listas, repito: interessa-me muito mais o programa eleitoral. O resto é mercearia. É um dos poucos privilêgios de se não se pertencer a esta ou aquela tribo: não se tem que dar importância a coisas que não a têm minimamente.

    Gostar

  94. 5 Agosto, 2009 22:17

    #74 MJRB,

    A atitude de afastar PPC foi uma demonstração da autoridade da líderança. Não era um militante qualquer, era um dos concorrentes de MFL às eleições que a levaram a líder. Se bem me lembro com uma boa votação. O que não diriam de Sócrates se este afastasse Manuel Alegre ou João Soares. Ui, ui!
    Quanto ao suposto autoritarismo de Sócrates como PM, pergunto se preciso lembrar-lhe o que foi MFL a Ministra de Educação e a Ministra das Finanças, durante os gloriosos governos de Cavaco Silva (2.º) e Durão Barroso/Paulo Portas, de há poucos anos atrás?

    Gostar

  95. Toninho Saloio permalink
    5 Agosto, 2009 22:18

    Saramago declara apoio a António Costa

    Com alguma surpresa, Saramago vem

    apoiar António Costa para a

    Presidência da Câmara de Lisboa, o que

    significa não apoiar o candidato do

    seu partido

    «««a que tem tempo de ir á festa do Avante?

    Não fizeram o papel de cornudos, com savoir fair

    Gostar

  96. 5 Agosto, 2009 22:28

    A história de António Preto e Helena Costa por Lisboa é ainda mais grave, evidentemente. Ouve-se MFL a perorar contra a possibilidade dos arguidos serem candidatos e depois fica-se incrédulo ao vê-la dar o exemplo contrário. Será porque a sua autoridade não chega para a distrital de Lisboa? Ainda por cima, isto vem numa altura em que o seu partido vê um dos seus mais destacados dirigentes ser condenado a 7 anos de prisão efectiva. A sua firmeza quanto a esta questão (como a teve Marques Mendes) podia ser um óptimo exemplo. – Ah, isso agora não é altura. Diz ela. Pois sim. Bem prega Frei Tomás …

    Gostar

  97. 5 Agosto, 2009 22:33

    o que me espanta é que nesta altura do campeonato alguém tenha dúvidas quanto ao carácter (ou falta dele) e qualidade (ou falta dela) da MFL…

    e ainda se espantam com os níveis de abstenção…

    Gostar

  98. per caso permalink
    5 Agosto, 2009 22:45

    A actual direcção do dito lembra aquelas famílias que face à repartição da herança se estão nas tintas prà fazenda, divididas entre irmãos, pais e filhos, sem falta dos cunhados e cunhadas, como dos genros, noras, tias e sobrinhos.

    Faz eco daqueles autarcas, que, borrifados para o bem da autarquia, tratam é de arranjar tacho para a família mais próxima, pròs benfeitores e amigos.

    E se os portugas cuidavam achar reflexo no PSD da autenticidade oratória do vencedor das europeias, Paulo Rangel, bem estremunhados se hão-de achar neste momento, sem vislumbre de escolha alternativa ao desesperante Sócrates.

    Pois quem poderá já rever-se num partido de intriga, de quesílias e vinganças, em que os melhores cedem lugar a um borra-botas qualquer da preferência da seita?!

    Gostar

  99. Mr. Hyde permalink
    5 Agosto, 2009 23:02

    Com deleite e pipocas leio as “cobras e lagartos” que escrevem de CAA, aqueles que há pouco tempo o aplaudiam, a mãos plenas, quando desancava impiedosamente José Sócrates.
    É a vida…

    Gostar

  100. Vianense permalink
    5 Agosto, 2009 23:13

    As listas apresentadas pelo PSD são uma vergonha.

    1 – Afastaram o Pedro Passos Coelho de Vila Real, o que é uma vergonha pois é o representante de uma grande
    percentagem de sociais-democratas que se revêem nele como sendo uma possível lufada de ar fresco para este
    partido amorfo e com cheiro a bafio;

    2 – Não apostaram no Paulo Morais para Matosinhos, pois este não pertence ao status quo corrompido que joga à
    política, tocando lugares e favores, como quem joga à bisca lambida, com cartas sebosas;

    3 – Foram (re)buscar os velhos barões da máquina cavaquista;

    4 – Colocam presumíveis autores de corrupção em cargos elegíveis;

    5 – Descredibilizaram várias Vomissões Políticas Distritais, uma das quais Viana do Castelo, deixando-as quase sem
    outra solução que apresentar a demissão;

    Gostar

  101. o santo permalink
    5 Agosto, 2009 23:19

    Aqui está um assunto que não sei nada. Nunca soube e nem quero saber. O PSD para mim é um milagre.

    Gostar

  102. Vianense permalink
    5 Agosto, 2009 23:24

    5 – Descredibilizaram várias Comissões Políticas Distritais, uma das quais Viana do Castelo, deixando-as quase sem
    outra solução que apresentar a demissão;

    Enqianto os partidos forem uma cambada de caciques e de chupistas o nosso pais não vai para a frente.

    Gostar

  103. Tolstoi permalink
    5 Agosto, 2009 23:35

    O que distingue Passos Coelho? Qual a sua qualificação profissional?
    Manuela Ferreira Leite fez bem em afastar frontalmente quem precisa de que lhe trate da imagem (PPC) e fez bem em aproximar Maria José Nogueira Pinto do PSD, é uma pessoa preparada e que já deu provas de boa gestão. CAA ataque à vontade as listas, mas escusa de defender Passos Coelho, esse, jogou e perdeu, como lhe disse a vida é assim.

    Gostar

  104. velyn permalink
    5 Agosto, 2009 23:46

    Se PPC fosse fosse líder do PSD então não haveria de facto alternativa sócrates. Teríamos nos dois partidos de governo dois ex-jotinhas carriristas, sem uma ideia, sem um mérito, sem uma profissão. Dois fatinhos ocos, gémeos perfeitos. Quanto às listas digam-me por favor qual é o mérito político de miguel vale de almeida (nº 2 do ps), à parte manter, de uma forma enviesada, a possibilidade de uma aliança pós-eleitoral ps-bloco e ser (imagino) um praticante entusiasta do coito anal?

    Gostar

  105. Basico permalink
    5 Agosto, 2009 23:48

    O PPC e um looser de 45 anos de idade e cara laroca, licenciado pela universidade lusiada, e cujo primeiro “trabalho” a serio, na Fomentivest do padrinho Angelo Correia, aconteceu aos 40 anos de idade.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Passos_Coelho

    Se este e o melhor que se arranja em Portugal para se falar de “renovacao”, vou ali e ja venho.

    Boy mais Boy que isto nao ha, o expoente maximo da mediocridade do sistema de carreirismo politico portugues.

    Gostar

  106. per caso permalink
    5 Agosto, 2009 23:50

    Ele há gente pra tudo, ai, cada vez mais gente, dizer que um jogou e perdeu, enfim, como se outra, lá por ser pau pa toda a colher, ihihi, ganhe sempre.

    Gostar

  107. Anónimo permalink
    5 Agosto, 2009 23:52

    O’ Foda Alexandrino, estás nas listas?
    Pois parece que estás.
    E muito contentinho.

    Gostar

  108. per caso permalink
    6 Agosto, 2009 00:02

    E está visto, a direcção do PSD já não vai lá, desta feita, só se esperando que a votação à esquerda do PS seja tão forte e tanta que Socrates não vá além da maioria relativa e assim governe com respeito.

    Gostar

  109. Nuno Cruz permalink
    6 Agosto, 2009 00:09

    Tenho a certeza que o senhor CAA formaria a sua lista de forma totalmente neutral e pondo de parte as suas idiossincrasias pessoais. Isso só acontece aos outros, claro. O senhor CAA tem dado provas nos seus posts de um claro distanciamento e objectividade nas análises.

    Fica-me a dúvida porque não se candidata a governante. Tenho a certeza que lhe reconheceriam estas qualidades adicionalmente à coerência.

    Gostar

  110. portodocrime permalink
    6 Agosto, 2009 00:23

    quem é a ferreira leite?
    é irmã do outro?
    ó pá,
    já estou farto dos gajos da capital.
    alguem quer o rio?
    eu vendo-o por 50 centimos.
    lisbonagem?
    mamar!

    Gostar

  111. José Barros permalink
    6 Agosto, 2009 00:36

    A história de António Preto e Helena Costa por Lisboa é ainda mais grave, evidentemente. Ouve-se MFL a perorar contra a possibilidade dos arguidos serem candidatos e depois fica-se incrédulo ao vê-la dar o exemplo contrário – RB

    Não há contradição nenhuma.

    MFL pronunciou-se favoravelmente em relação à proposta de lei de Marques Mendes, segundo a qual autarcas acusados (frise-se, acusados) ou condenados não devem poder ser candidatos a eleições.

    Os casos mencionados não seriam excluídos de acordo com a proposta de lei de Marques Mendes, porque nem uma, nem a outra, das figuras em causa foi ainda acusada pelo Ministério Público. E há uma diferença substancial entre a condição de arguido e a condição do arguido acusado: no primeiro caso, existem apenas suspeitas de cometimento de um ilícito criminal, mas nem sequer é necessário que haja indícios (até porque o inquérito criminal pode ainda estar no seu início); no segundo caso, existem indícios e de tal modo graves que justificam um juízo de probabilidade de condenação por parte do Ministério Público. As duas situações e os estatutos correspondentes são, pois, inteiramente diferentes e daí a diferença de tratamento dos mesmos na proposta de lei mencionada.

    Dito isto, também sou dos que consideram que tais nomes não deviam figurar nas listas do PSD. Pela simples razão de que a transitoriedade da sua situação, enquanto arguidos sujeitos a uma eventual acusação e posterior julgamento, pode configurar uma quebra de confiança para os eleitores que neles votarem, como também pode deixar o partido numa situação delicada. Basta que haja acusação do MP.

    Gostar

  112. Anónimo permalink
    6 Agosto, 2009 00:45

    Alguém me pode confirmar se a ida do CAA para a RTPN coincidiu mais ou menos no tempo com a campanha de marketing que Passos Coelho teve em jornais e revistas de domingo ?

    Gostar

  113. José Barros permalink
    6 Agosto, 2009 00:48

    O PPC e um looser de 45 anos de idade e cara laroca, licenciado pela universidade lusiada, e cujo primeiro “trabalho” a serio, na Fomentivest do padrinho Angelo Correia, aconteceu aos 40 anos de idade – Basico.

    Pois é.

    Esperemos, no futuro, e caso PPC venha a ser primeiro-ministro ou líder da oposição, não nos aguardem surpresas desagradáveis em relação à biografia do “incumbente” como as célebres estórias coleccionadas por Sócrates ao longo da sua ascensão meteórica na vida política portuguesa.

    Gostar

  114. Tolstoi permalink
    6 Agosto, 2009 00:56

    # 113- Não sei se teve relação ou não mas que houve campanha nos jornais e revistas de domingo é objectivo. A existir trabalho comunicacional quem paga à empresa responsável?

    Gostar

  115. José Manuel Santos Ferreira permalink
    6 Agosto, 2009 01:04


    Entram velhas doidas e turistas
    entram excursões
    entram benefíios e cronistas
    entram aldrabões
    entram marialvas e coristas
    entram galifões
    de crista

    1972
    Acuatlizadíssimo

    Gostar

  116. 6 Agosto, 2009 01:11

    108.Anónimo disse
    5 Agosto, 2009 às 11:52 pm

    Não preciso de estar em lista nenhuma.
    Tenho emprego.

    Gostar

  117. 6 Agosto, 2009 01:29

    José Barros #112,

    Depois de googlar notícias sobre “antónio preto+mala” encontrei o seguinte: “Respondendo a um pedido do Tribunal Judicial de Lisboa à Comissão Parlamentar de Ética da Assembleia da República, o deputado do PSD António Preto decidiu, ele próprio, suspender o seu mandato, para poder ser julgado.” (frise-se julgado).
    Noutra notícia li que “o julgamento do deputado social-democrata, que figura nas listas do partido às próximas eleições legislativas e que é acusado de dos crimes de fraude fiscal e falsificação no chamado «caso da mala», está próximo”.
    Portanto parece que o chamado homem da mala não será apenas arguido.

    Gostar

  118. 6 Agosto, 2009 01:30

    Já agora também homem do gesso, recorde-se:
    «Há mais dois inquéritos ao gesso posto ao deputado do PSD António Preto
    A INSPECÇÃO-GERAL de Saúde (IGS) abriu um processo ao médico do Hospital de Santa Marta, em Lisboa, que colocou gesso no braço do deputado do PSD, António Preto, quando este se preparava para uma diligência – a verificação da assinatura – no âmbito de uma investigação do Ministério Público.
    O inspector-geral disse ao EXPRESSO que, na sequência da notícia da semana passada sobre o caso, pediu ao conselho de administração uma «explicação» e justificou a sua intervenção com o facto de haver dúvidas quanto à correcta utilização, neste caso, do «espaço público de saúde». Também a administração do Santa Marta abriu um «processo interno de averiguações» ao caso, informou.
    O EXPRESSO soube, entretanto, que o médico – que na semana passada declarou lembrar-se apenas «vagamente» do episódio – é cunhado de António Preto. No ano passado, o deputado esteve no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) para fazer a chamada «recolha de autógrafos» no inquérito em que é arguido, mas apareceu de braço ao peito, com gesso até ao ombro, declarando ter tido um «acidente» no Santa Marta. O MP teve dúvidas sobre a situação e, após ter pedido ao hospital um relatório da ocorrência, assinado pelo médico Edgar Berdeja – que dizia que Preto sofria de «flebite» -, enviou o caso à Ordem dos Médicos, que abriu um inquérito». (…)

    (Ana Paula Azevedo e Graça Rosendo, EXPRESSO, 18-02-06)

    Gostar

  119. José Barros permalink
    6 Agosto, 2009 01:47

    Noutra notícia li que “o julgamento do deputado social-democrata, que figura nas listas do partido às próximas eleições legislativas e que é acusado de dos crimes de fraude fiscal e falsificação no chamado «caso da mala», está próximo”. – Rb

    Ok, Rb, se assim for, então não só censuro o facto de ser incluído nas listas do PSD, como censuro também o facto de tal estar em desconformidade com a proposta de lei de Marques Mendes à qual MFL se mostrou favorável.

    Descontando o facto de tal lei, a ser aprovada, ser muito provavelmente inconstitucional, o princípio de que acusados e condenados não devem ser candidatos afigura-se-me eticamente correcto, devendo, por isso, ser respeitado pela direcção do partido.

    Gostar

  120. 6 Agosto, 2009 02:11

    rb # 95

    MFL foi ministra da Educação. Sobre Educação percebia ZERO. Mas, NUNCA foi minamente afrontosa como MLR, ex-professora primária, e personagem altamente “perturbada” …, né?

    Lembra-se de algum episódio de MFL, de menor reconhecimento do PAPEL de UM PROFESSOR(A), durante dois anos em que foi ME!?
    Eu não me lembro. Questão de “berço”, de “chá”, ou de princípios. Tanto faz.

    Realmente, NA PrÁTICA, não foi.
    Esta tal de MLR, ao invés, é uma b****, de bestial, ou demo. É MESMO UMA BES** HUMANA e tecincamente uma ANEDOTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Muito grave. Muito.

    Gostar

  121. 6 Agosto, 2009 02:16

    TODOS O SABEMOS: é urgente a total retirada de cena da malta destes 4 anos & tal!!!!!!!

    Depois?
    Se não se portarem com o mínimo de dignidade, corremos com eles, tb.
    Certo?

    Tudo o resto são tretas.

    Gostar

  122. dói muito? isso passa permalink
    6 Agosto, 2009 09:00

    Votar em branco ou não votar…eis a questão!

    Gostar

  123. 6 Agosto, 2009 10:58

    Com a raposa afastada
    depois de muito esfolar,
    nesta quinta infestada
    de “tachistas” a esmolar.

    A decisão foi democrática
    com opiniões divergentes,
    a unanimidade autocrática
    é para políticos indigentes!

    Gostar

  124. Alyescka permalink
    6 Agosto, 2009 11:50

    Liderar é dar o exemplo e actuar no terreno em consonância com o que se exige. Manuela Ferreira Leite escolhe António Preto e Helena Costa, quando se diz a favor de uma lei que iniba arguidos do exercício de cargos públicos e põe os eleitores a pensar. Deita tudo a perder.

    Liderar é ter carisma pessoal ou carácter forte, como também é ter capacidade de fazer escolhas certas em momentos-chave. Ela não tem mostrado nenhuma das características mencionadas.
    Cavaquistas, santanistas, mendistas, barrosistas… De tudo isso é feito um PSD. Ter o apoio de todos, escolher certo, foi coisa que Manuela Ferreira Leite não soube fazer. Tira Relvas, tira Coelho e põe os Pinheiros e outros avaquistas/barrosistas afins e revela-se pouco mais de um pau mandado da pressão de alguns.

    Liderar é ter capacidade de decidir bem face às circunstâncias, e de criar uma cultura vencedora e sustentada, mas do programa eleitoral, a este ponto, sabe-se, apenas, que será minimalista e o povo põe-se a pensar que faltam é ideias. Se depois o que se divulga é de má qualidade, não conquista outra coisa que também é liderar: um capital de confiança que leve as pessoas a transcenderem-se sob o comando de um líder por acreditarem no seu projecto.

    Portanto, Manuela Ferreira Leite lidera o quê? Com esta lista vira todos contra ela. Sobretudo os próprios votantes. Elimina-se Coelho, não vá ter ambições, inclui-se uma santanista, não vá Pedro Santana Lopes ganhar a Câmara, e um “manuelista” dos de pior imagem mediática. Tudo em nome da lealdade, uma lealdade que a sirva a ela e a alguns que saltitam em torno dela. Não um País e muito menos um partido. Pessoalmente? Tenho pena.

    Gostar

  125. Luis permalink
    6 Agosto, 2009 12:03

    Caro CAA,

    A sua expressão “esta gente”, demonstra todo o seu desprezo pela actual direcção do partido.
    Não é de agora, mas agora surgiu com especial violência.

    As listas do PSD desiludem, em muitos aspectos.
    Mas também demonstram que MFL está a conseguir reduzir o peso das distritais e concelhias, que enquistavam e enquistam o partido.

    De resto, caro CAA, a sua “gente”, passa o tempo a criticar o partido, a sua direcção, as opçoes politicas. Exige vitórias. E agora esperava candidamente por um convite???

    Gostar

  126. Carlos Duarte permalink
    6 Agosto, 2009 12:10

    No seguimento do post anterior do Luis, acho “interessante” a fotografia escolhida para ilustrar o post…

    Gostar

  127. 6 Agosto, 2009 12:11

    113,

    Confirmo Tudo.
    Entrei para a RTPN, programa ‘Choque ideológico’, em Janeiro de 2006.

    Claro que foi pela mão sinistra de poderes ocultos ao serviço de campanhas negras, alaranjadas, encarnadas, etc…

    Gostar

  128. Doe, J permalink
    6 Agosto, 2009 12:14

    fado alexandrino disse
    6 Agosto, 2009 às 1:11 am
    “Não preciso de estar em lista nenhuma.
    Tenho emprego.”

    O que não é propriamente uma novidade já que passa aqui o dia, a cumprir horário.
    De admirar seria conseguir fazer o mesmo se tivesse “trabalho”. 🙂

    Gostar

  129. Anónimo permalink
    6 Agosto, 2009 12:46

    #123

    Voto em Branco

    Gostar

  130. DSC permalink
    6 Agosto, 2009 12:48

    Caro CAA,

    Vamos esquecer, por momentos, que o PPC teve 31 %, que é militante ou até mesmo que é contra a actual direcção.

    A questão que lhe coloco sr caa é a seguinte:

    Que qualidades e competências tem o PPC para ocupar um cargo político, seja ele qual for?

    Cumprimentos,
    DSC

    Gostar

  131. Basico permalink
    6 Agosto, 2009 12:54

    As competencias dele resumem-se ao cartao de militante do PSD e a carreira na JSD, essa escola demerito politico.

    Sem esses dois trunfos de peso, PPC vale o seguinte:
    um curriculum académico mediocre (universidade lusiada sabe-se la com que média e com que idade)
    uma experiencia profissional irrelevante (professor do ensino secundário ao que se seguiu um tacho na empresa do padrinho)

    Se se candidatasse hoje a um qualquer emprego que requeresse a avaliacao do seu CV ficaria bem no fundo da lista, ha milhoes de portugueses com um CV mais relevante.

    no entanto no PSD ha muita gente interessada em empurra-lo para a lideranca do partido / eventual lideranca do país. estranho…

    deus nos guarde de tal sorte.

    Gostar

  132. Alyescka permalink
    6 Agosto, 2009 13:45

    Votar é importante. Mas estou indecisa entre o Pluto e o Pateta.

    Gostar

  133. Bafo D'Onça permalink
    6 Agosto, 2009 15:15

    O melhor deste blog é a análise que se pode fazer à elite intelectual do país, em termos de consciência política.
    Admira-me que da panóplia de liberais e neo-liberais que aqui se retratam ainda hajam tantos cuja essencia de opinião política assenta sempre neste lema ” Nada contra o Partido, tudo pelo Partido”.
    Independentemente de serem bons ou maus o que interessa é que estão pelo Partido, e os que não estão de acordo é melhor fugirem..
    Irá o povo, adormecido pela lenga-lenga dar a vitória a esta gente.
    Infelizmente ainda vivemos num paísinho muito pouco esclarecido e informado, em que ganham as eleições aqueles que dão mais canetas, bonés e umas jantaradas,
    Com papas e bolos se enganam os tolos.
    O Povo está farto desta corja de oportunistas sequiosos de poder que nada fizeram para que isto tomasse um rumo.
    Isto não é uma democracia, é uma oligarquia partidária movida a reboque das grandes negociatas que afundaram, afundam e vão continuar a afundar o país.
    Vão todos morrer longe.
    Bafo’s

    Gostar

  134. El Mariachi permalink
    6 Agosto, 2009 17:07

    A abstenção é um dever civico de quem nao quer compactuar com a canalha politica.

    Gostar

  135. Tribunus permalink
    6 Agosto, 2009 17:22

    Estas diostriyats que não estão contentes, porque não se demitem?
    A MFL, não obteve cerca de 60% nas suas decisões? essa gente que a apoiou è burra?
    Quem governar a partir de Outubro, ou sabe o que faz ou vamos por àgua abaixo!

    Gostar

  136. 6 Agosto, 2009 17:34

    Caro Luís, (126)

    «E agora esperava candidamente por um convite???»

    Exactamente!
    Era isso que eu esperava. Aguardei pacientemente ao lado do telemóvel e ninguém me ligou. Daí a minha fúria…

    Gostar

  137. Analista permalink
    6 Agosto, 2009 17:51

    137, CAA:

    Com a verdade me enganas…

    Gostar

  138. Anónimo permalink
    6 Agosto, 2009 18:05

    “Aguardei pacientemente ao lado do telemóvel e ninguém me ligou.”
    mude para a optimus, que isso passa a tocar cada 5 minutos para lhe venderem aquilo que acabou de comprar.

    Gostar

  139. Anti-liberal permalink
    6 Agosto, 2009 19:09

    .

    CAA,
    Faz mais sentido votar nesta gente do que faria votar em si se você se estivesse a candidatar.

    Nuno

    Gostar

  140. Observadora permalink
    6 Agosto, 2009 20:58

    140,

    Ele só não está porque ninguém o convidou, coitado.

    Gostar

  141. 7 Agosto, 2009 00:57

    “Que qualidades e competências tem o PPC para ocupar um cargo político, seja ele qual for?”

    Tem as “culidades” e as “cumpitências” tipo-zézinho-dos-mercedes.

    O CAA parece que não aprendeu nada, nestes 4 anos & tal …

    Gostar

Trackbacks

  1. Ora nem mais… |
  2. Ora nem mais… « Aventar

Indigne-se aqui.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: