Debilidades endémicas
10 Agosto, 2009


Em Portugal dá-se demasiada importância às pessoas e nenhuma às instituições. Privilegiam-se os pequenos-grandes poderes e esquecem-se os contra-poderes. Sobreleva o narcisismo do poder a uma estratégia de poder, o efémero ao sustentável, o concreto à visão em abstracto, a concentração à descentralização.
Um país assim, com uma sociedade civil amorfa e conformada, não tem futuro.
37 comentários
leave one →

O presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos, anunciou hoje em conferência de imprensa que José Eduardo Moniz será vice-presidente da Ongoing Media.
(via SIC)
GostarGostar
É verificar o numero de ong’s associações sindicatos foruns etca para deixar de dizer que a sociedade é amorfa e conformada. Dizem isso porque a tal sociedade não vai com a vossa liturgia.
GostarGostar
Nomeações
Dois terços dos governadores civis abandonaram o cargo
Os governos civis têm sido um rodopio de entradas e saídas. Dos 18 governadores nomeados em 2005 pelo Governo, doze já deixaram as funções. Nada menos que dois terços, sendo que dois distritos contam três responsáveis nos últimos quatro anos. Saídas foram para entidades públicas ou para candidaturas à Assembleia da República e a autarquias
(…)
Do total de 18 nomeados em 2005 – 17 militantes do PS e um independente – só seis não trocaram até agora o governo civil por outro cargo. É o caso de Manuel Monge, em Beja, Maria Alzira Serrasqueiro (Castelo Branco), Henrique Fernandes (Coimbra), Maria do Carmo Borges (Guarda), Jaime Estorninho (Portalegre) e José Pita Guerreiro (Viana do Castelo).
GostarGostar
Inquérito ao pugilato no PS do Porto
Ainda não foi desta vez que os socialistas da Sé elegeram o secretariado. Agressões físicas entre elementos das duas listas obrigaram à suspensão do acto. Distrital vai abrir inquérito
O presidente da federação distrital do PS do Porto, Renato Sampaio, vai pedir à Comissão Jurisdicional para abrir um inquérito aos incidentes ocorridos, sexta-feira, nas eleições para o secretariado da secção do PS da Freguesia da Sé. O acto foi interrompido e anulado depois de elementos das duas listas concorrentes se terem envolvido em cenas de pugilato.
Renato Sampaio, que se encontra de férias, não quis comentar esta altercação entre militantes socialistas. Um dos envolvido, Miguel Castro, cabeça de lista A, recebeu tratamento hospitalar a diversas escoriações da face. A outra candidatura é liderada pelo actual presidente da Junta da Sé, José António Teixeira – que está acusado de desviar verbas da autarquia.
A origem dos incidentes poderá estar relacionada com este caso. Foi Miguel Castro, membro da Assembleia de Freguesia da Sé, que denunciou o camarada de partido, José António Teixeira, por alegadamente transferir 4900 euros da junta para uma conta da mulher. E o Ministério Público decidiu levar tribunal o presidente da Sé, estando o julgamento marcado para o dia 27 de Outubro.
Segundo o candidato lista A, os incidentes começaram quando “o presidente da Junta invadiu a assembleia de voto, acompanhado pelo filho e mais três pessoas”. Depois de “várias provocações”, Miguel Castro diz ter sido agredido e também o seu pai, Jerónimo Castro, que era o presidente da mesa de voto. José António Teixeira, em comunicado, acusa Jerónimo Castro de ter agredido o seu filho com uma cadeira.
Estas eleições para o secretariado da secção do PS da Sé eram uma repetição das eleições realizadas em Maio do ano passado, impugnadas pela lista de Miguel Castro, que viu a Comissão Jurisdicional Nacional do partido dar-lhe razão.
http://www.dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1330575
GostarGostar
Por exemplo o SEF.De organismo de controlo de ilegais, a distribuidor de passaportes por bairro “difíceis”.Quem é que mandou quem foi?O grande teorizador do Sobado.O ex-descolonizador e agora na fase de arranjar muitos primos por nossa conta…
As instituições?A lei?De nada servem com comissários políticos á frente…Vejam o gajo do MEP ainda a ver se arranja um tachinho por conta das “dádivas” por conta dos contribuintes…Esta cambada de traidores só nos afunda mesmo!
GostarGostar
Decididamente, LR, o seu país não é meu.
Amorfas e conformadas serão as suas lentes e as suas gentes.
GostarGostar
Daqui… Alô , Alô… !!
O meu grande manguito !
http://fotoseimagens.blogs.sapo.pt/38234.html
GostarGostar
Mr. LR,
Esta gentinha e gentalha confunde utopia com irresponsabilidade, poder com autoritarismo absoluto, criatividade com desnecessidade.
Este antro(social) entre o Atlântico e a Europa está bom, apetitoso, ao dispôr para a canalhada singrar.
GostarGostar
tem dias. umas vezes é assim, outras é o contrário. et pour cause bebe-se água das pedras.
GostarGostar
Esta gentinha, que aos outros chama gentalha, não vê mais nada para além da política. Porca, segundo alguns.
GostarGostar
pois é. às vezes faz lembrar um bairro social gigante , com os mercedes à porta , os plasmas , teleles e pcs no meio de uma casa imunda. lá vai a burguesia trabalhadora ter de fazer uma revoluçãozita outra vez , não vejo outra solução.
GostarGostar
Está a começar a querer deixar de ser amorfa. O Problema é que talvez seja tarde demais.
GostarGostar
Bastante porca e fedorenta, a política, se praticada por gentalha sem escrúpulos e desrespeitadora dos cidadãos.
GostarGostar
O 13
á para o Mr. Piscoiso
GostarGostar
“não tem futuro”
Pode esclarecer o que é não ter futuro? vamos todos morrer e/ou emigrar?
José Simões
GostarGostar
E é claro que é v.exª (#13) que decide quem é a gentalha.
GostarGostar
A técnica paternalista de meter medo com papões, só faz sentido na família própria.
GostarGostar
Emigrar era dantes. A vantagem da globalização é que não há para onde fugir.
GostarGostar
Há épocas em que as coisa têm de piorar muito antes de melhorarem. Cbeç não tem juízo e a perninha é que paga.
GostarGostar
“Esta gentinha e gentalha confunde utopia com
irresponsabilidade, poder com autoritarismo absoluto, criatividade com desnecessidade.”
o que é gentinha e gentalha? desenvolve lá o módulo criatividade com desnecessidade, que eu não chego lá.
“Este antro(social) entre o Atlântico e a Europa está bom, apetitoso, ao dispôr para a canalhada singrar.”
pela pintura, deves estar à sombra da bananeira no arquipélago joão.
GostarGostar
Cabeça
GostarGostar
# 18, 19, 20.
Já te disse pra não fumares dessas merdas, que te fazem um mal do karaças !!
GostarGostar
16,
Não defino o que é, e quem é a gentalha, porque não tenho esse direito, nem dever.
Mas que a há, há ! Nota-se bastante bem e sente-se, porque incomoda, abusa do poder e desvirtua, faz perigar a democracia.
Nomes e actos, aqui ? Para quê, se eles são por demais evidentes ?
GostarGostar
Caro LR,
está à esepra de quê para emigrar ?
Cumprimentos
GostarGostar
não se preocupem..pelo andar da carruagem , não tarda aparece para aí um caso parecido com o do colar da rainha e a gente corta as cabeças as marias antonietas.
GostarGostar
“Nomes e actos, aqui ? Para quê, se eles são por demais evidentes ?”
maneleiros – citigroup, ctt e outros delitos menores
cavaqueiros – roubalheira generalizada na banca e outros delitos maiores
santanada – confusões e aboletamentos cml/epul e outros esticões menores
ou estavas a pensar na licenciatura…
GostarGostar
Só é amorfo quem não apanha no cu.Cá em casa é uma animação que nem no bairro da Quinta da Fonte.Venha quem vier, tudo diferente, tudo igual todos saem de colhões vazios.Gosto disto pá o que é que querem…
GostarGostar
O lamento de Luís Rainha já o ouço, pelo menos desde os tempos em que Cavaco Silva governou este país, com contornos bem mais acentuados por sinal (quando o governo censurava programas de humor de Herman José, só para citar um exemplo). Aliás, lendo Eça de Queirós também se encontram lamentos idênticos.
A polémica da Comissão de Ética é uma não polémica . Ai, ai, aqui d’el rei que não nomearam o Lobo Antunes. Chamem a guarda. Mas por acaso essa nomeação era obrigatória? O governo violou alguma lei? Ou isto serve apenas para criar ruído de fundo na polémica das listas do PSD.
Em Portugal temos demasiados especialistas em diagnosticar males, mas poucos, muito poucos, a lutar honestamente pelas suas curas.
GostarGostar
E quanto a “fumo” pá adoro charutos senegaleses.Grossos e sumarentos…
GostarGostar
# 21
Ganda PIFAS
E eu a pensar que gostavas de moçambicanos !!
GostarGostar
Ora aí está um tema que me fascina.
A sociedade portuguesa tem um trauma com o poder.
Ele é transversal a toda ela.
Muito há dizer sobre isso…
GostarGostar
Sem mudança da Constituição nada mudará.
Essa mudança tem necessáriamente de tirar poder aos Políticos.
GostarGostar
lucklucky:
Plenamente de acordo. Enquanto delegarmos tudo nesta CORJA, em particular neste CENTRÃO PODRE, Portugal não passa disto.
O Marocas deu o pontapé de saída, desde então tem sido sempre a aviar. Olaré.
GostarGostar
“Um país assim, com uma sociedade civil amorfa e conformada, não tem futuro.”
E fez tudo para deixar de ter passado, ao contrário de muitos países da Europa que tentaram preservar o seu património hostórico-cultural.
E está mais do que demonstrado de que sem presença forte do passado não há futuro.a
GostarGostar
concluindo : o partido do voto nulo é de longe a melhor opção de voto nas próximas eleições . pois é.
GostarGostar
.
Na, na, na, nah…
Comunas e chuchalista são ferrenhos. que não quer nada com a esquerda, se não for votar arrisca-se a gramar esses filhos da puta outra vez… Foda-se!
Nuno
GostarGostar
Quem se mete com Sócrates… leva.
Não se conhece ainda o leque de manigâncias de todo o processo mas Zé Eduardo Moniz acaba de arrecadar 3,5 milhões para dar corda aos sapatos e ir pregar para outra freguesia.
Virão agora a lume 2 mil histórias diferentes a justificar a saída de Moniz, claro que nenhuma delas associando esse facto a pressões vindas do PM que temos.
Mas todos os não-estúpidos sabemos que essa saída se fica a dever APENAS à actuação de Moniz, por dar cobertura às investigações que a TVI tem levado a efeito sobre o Freeport.
Independentemente do resultado desta investigação – que não será nenhum, como é costume – é preciso recordar que se não fosse a TVI não havia nenhum arguido neste processo. Assim o declarou pública e repetidamente a inacreditável procuradora Cândida Almeida que ainda não foi demitida de funções por Pinto Monteiro.
E neste momento já há 6.
Todos os envolvidos e sinalizados pela polícia britânica excepto Sócrates, que é APENAS a peça fulcral e o motivo de todo o “negócio” de que já há 6 suspeitos.
E palpita-me que, com a desistência da TVI da investigação – que deveria ter sido levada a efeito pela polícia – o carro morre por aqui.
Ficamos com 6 arguidos e todos eles absolvidos.
http://www.joaotilly.weblog.com.pt/arquivo/272062.html
GostarGostar