Uma vez na América um político queixou-se de que ao mesmo tempo que o entrevistavam na outra metade do ecrã passavam imagens da chegada dos caixões do Vietname.
Hoje cada vez que colocavam as duas caras lado a lado, Sócrates perdia votos.
Era a cara de um cínico.
Não suporto isso.
“À mulher de César…
Nos últimos tempos, à medida que se vai notando um crescente desespero no PS, João Tiago Silveira, Secretário de Estado e porta voz do partido, foi tecendo comentários sobre os 250 metros que Ferreira Leite percorreu num carro do Governo Regional da Madeira.
Acontece que hoje ouvi na SIC que José Sócrates esteve o dia de hoje no Palácio de S. Bento, residência oficial do Primeiro Ministro (e imóvel do Estado) a preparar o debate que vai ter agora enquanto Secretário-Geral do Partido Socialista.
Gostava, pois, de ouvir agora o dito João Tiago a verberar José Sócrates por este estar a usar os meios do Estado para fins partidários…
O Sócrates ganhou o debate nas calmas, e com muita calma.
Mostrou ao país a Verdade da Mentira do programa da velha.
E mostrou as suas inumeras contradições, a sua constante mudança de opinião, muitos deles eivados de oportunismo politico, como no caso das portagens das scuds, e da avaliação dos professores.
Neste caso dos professores, eu diria mesmo que o oportunismo da velha está ao nivel do do Beato Louçã.
A velha anda à uma data de tempo a chamar mentiroso ao Sócrates, e a apontar-lhe falhas de carácter, mas a verdade é que foi ela que teve de passar todo o debate a responder ao interrogatório que o Sócrates lhe fez sobre as constantes mudanças de opinião, o dar o dito pelo não dito, o dizer uma coisa hoje e outra no outro dia.
#9 – deduzo que a velha senhora tenha cara de caixão vietnamita
Muito obrigado, até parece o Sócrates a responder sobre a “privatização” do SNS.
Como pareceu não compreender quando estava MFL a falar o “caixão” era a cara de cínico do seu ídolo.
MJRB,
sem dúvida, todavia, entendo que a comparação, do JEMoniz, circunda essa objectividade.
Parece-me, também, em absoluto, que o “inginheiro” vai ter de despir o imagem Boss e deixar de cantarolar poesia e entrar em campo literalmente o seu forte, se quer recuperar percentagens e manter assessores.
E aproveito para dizer que José Socrates foi o melhor PM desde D.joão
E também que infelizmente e injustamente vai perder as eleições porque o que merece a pena é sempre desprezado por quem não ouve e não quer ver e por ter ofendido os homens mais ricos de Portugal e não ter feito o que queriam. E também por ter negócios com a Venezuela o que deve deixar muitos com medo. Esquecem que também tem com a microsoft e o MIT.
Na SIC-N aqueles politólogos da merda é só falar de triotskismo, maoismo, Louçã, temas fracturantes,etc. tudo para desviar a atenção da grande DERROTA do Sócrates!
Penso que este debate deveria ser analisado do ponto de vista judicial e jurídico (temas que a Manuela Ferreira Leite repudiou ao longo de todo o debate) uma vez que me pareceu terem havido algumas ameaças de morte…
Para o “inginheiro” que afirma que deveria ser obrigatório ler poesia 1hora por dia – SIC –
(giro foi perceber que ele desconhece os heterónimos do F.Pessoa):
Sinto de repente pouco,
Vácuo, o momento, o lugar.
Tudo de repente é oco —
Mesmo o meu estar a pensar.
Tudo — eu e o mundo em redor —
Fica mais que exterior.
Eu acho curioso, nestes comentários, é que os ataques que fazem ao Sócrates são todos ao nível do carácter e dos ódiozinhos pessoais que sentem por ele, a maior parte vindos de fora, e incentivados pela oposição miserável que existe nomeadamente a do psd.
Então esta mania insuportável da Superioridade que estes politiqueiros de meia tijela da oposição evidenciam pelo 1º Ministro, é absolutamente lamentável.
MJRB
percurso sinuosos e de zigue zagues tem a velha.
Que diabo foi ela fazer a Espanha, para assinar um acordo com os Espanhóis sobre o TGV, para 5 linhas, e depois vem agora dizer que o que os Espanhóis querem é aproveitarem-se de nós ?
Sócrates foi de S. Bento para os Estúdios Valentim de Carvalho, em transportes públicos. Para dar o exemplo de exemplar cidadão-PM.
Chegou 144 minutos da hora combinada. Os assessores ficaram espantados e recomendaram-lhe que nunca mais se expusesse publicamente daquele modo.
JS pediu um táxi, voltou (sózinho) a S.Bento, e disse ao taxista: ‘quero dar outro bom exemplo aos portugueses: leve-me de volta aos EVC”.
E assim foi.
#28 – “Como pareceu não compreender quando estava MFL a falar o “caixão” era a cara de cínico do seu ídolo.”
desenhas mal e pensas pior, o oportunismo compensa a mediocridade.
Sócrates conseguiu colocar Manuela Ferreira Leite constantemente à defesa. Eu diria até que, perante uma total ausência de alternativas de poder, Manuela Ferreira Leite apenas deixou claro que, as únicas áreas em iria “mexer”, se for eleita como primeira-ministra do país, eram a da segurança social, da saúde e da educação, entregando aos privados, uma parte significativa da sua exploração. De resto, negou constantemente aquilo que assumiu enquanto ministra das finanças e apressou-se a justificar o desvio na política anti-crise que julgou ser acertada enquanto tal.
Imediatamente após Sócrates ter citado o Extraordinário Professor Abel Salazar, sorri.
Sorri, porque aquela recorrência a ASalazar foi-lhe recomendada !
Imaginem que JS e MFL eram presidentes de dois bancos concorrentes. Qual era o banco que escolheria para lhe confiar o vosso dinheiro? É simples a resposta não é?
No dia 27 a escumalha sucialista tem 24 horas para atravessarem a fronteira…
Vão para Espanha e Suiça trabalhar como fizeram milhares de portugueses por causa das penhoras e execuções fiscais a mando do Sr. Sócrates para encher os cofres para gastar em merdas!
como sabe, geralmente quem tem a presunção de ser portador exclusivo da Verdade, são os mentirosos.
E a Manuela Ferreira Leite, como o Sócrates mostrou e bem, e em alguns pontos eu também o fiz aqui, o que tem não é a Verdade, são contradições, mudanças de opinião, zigue-zagues politicos consoante o calendario eleitoral, que estão transportas para o programa dela.
Eu diria mesmo que o programa do PSD é um chorrilho de mentiras : na Segurança Social, no TGV, nas Scuds, na Avaliação dos Professores, etc…
Como é que se compreende que ao longo de multiplos debates quinzenais na AR eu tenha ouvido os PSDs perorarem em altos gritos contra o facto de o Governo não colocar portagens nas Scuds, realçando o dinheiro que seria poupado, e agora a poucos dias das eleições se encolhem de dizer alto e bom som no seu programa que as iriam pôr de imediato, caso fossem Governo ?
Gostei das palavras do Sócrates sobre governar para o Interesse Geral e não para o Interesse Particular das Corporações, que é coisa que a provecta senhora óbviamente não subscreve, pelos mesmos motivos por que se esqueceu das portagens nas scuds, óbviamente.
#49 O banco da MFL era o santander, bpp ou o bpn? Parece que o presidente tem o dinheiro desaparecido. Se calhar confiou nos amigos de MFL. Confiava mais no banco de JS, pois os bancos de MFL são muita estranhos!!!
Apenas 2 frases: “… não gosto dos espanhois misturados com os portugueses…”, e “… é como o filho que mata o pai e a mãe para dizer que é orfão”.
Inacreditável!
.
O que surge com evidência no grande eleitorado:
.
Há 4 lideres partidários com perfil pessoal para proximo 1º Ministro.
Há 4 partidos com quadros para fazerem Governo sozinhos
Há 5 partidos com quadros que podem ser Ministros e Secretários de Estado
.
O País não aceita Governos de maioria absoluta, rejeita a coligação PS-PS(d) e há uma clara rejeição do PS ser novamente Governo.
.
Não há qualquer ingovernabilidade ou instabilidade que resulte dos resultados eleitorais sejam quais forem.
.
O debate de hoje implodiu hoje do “centrão” ? Ninguém admitia que estas eleições se equacionassem já tão longe.
.
Em previsão a grande dúvida é se o PS somado ao PSD atinge ou ultrapassa os 50% dos votos do eleitorado.
.
Admite-se o fim do ciclo político dos responsáveis pelo uso dos meios astronómicos dados ao País pela EU, o estado em que Portugal está hoje e a incapacidade de nova política para os Cidadãos, Famílias e Empresas conseguirem sair do atoleiro em que os meteram.
.
Ninguém duvida que o grande eleitorado vai surpreender inesperadamente.
.
Essa da ameaça espanhola, como a dos “ataques aos professores”, já foi na parte do desespero do debate.
Se ela fôr para o Governo, sempre quero ver como é que ela vai dar uma ordem que seja aos assalariados do Ministério da Educação que são os professores, ou como é que vai impôr o Interesse Geral do país aquando de negociações com a Fenprof.
Aconselho-vos a, quando puderem, verem o comentário do Joaquim Aguiar no Jornal 2 de hoje logo a seguir ao debate.
Trata-se apenas duma questão de carácter. Não era preciso ele referir essa questão. Quem viu este debate entende a quem estivemos entregues nestes últimos 4 anos e meio.
Aquela de que o tgb e por causa dos espanhois….!!! Será que MFL é tão mesquinha que não quer já o tgv só para os espanhois nao recebrem mais fundos? e nós? ficamos sem fundos e sem o tgv? extraordinário!
A cara de estranheza que José Sócrates faz quando MFL lhe diz que aumentou os impostos e a maneira como o nega são típicos de um profundo problema de carácter. Este senhor que ocupa o cargo de PM é uma lástima. Na prática, aquilo foi um tempo para MFL se distinguir dele, que não é muito difícil. A maneira como Sócrates finge não ter percebido certas ideias e como insiste em imputar a MFL coisas que ela não defende ou até distorcer e generalizar são inacreditáveis. Atesta-o a maneira como ele reduz o estado das contas públicas ao défice público e esconde todos os outros. É um forte sinal do perigo daquilo que pretende esconder: a realidade.
#47 – “Pedi-lhe alguma vez a sua opinião sobre o que penso, e aqui escrevo ?”
não. ninguém pede e todos o fazem. se não aguentas opiniões, não escrevas aqui. és capaz de matar o pai e mãe para receber subsídio de funeral (adaptado da resposta gira da velha).
Em acumulação à teoria da cabala, à da campanha negra, vem agora a da “agenda escondida”. Mas V. pensa que somos todos parvos?
Saberá o que é um currículo? O que indicia, para o seu titular, mudá-lo sucessivamente ao sabor da pressão da opinião da blogofesra e na medida dessa pressão? Comprar-lhe-ia um automóvel em 2ª mão?
A idosa teve o bem-senso de não ter insistido muito nessa da Asfixia Democrática, mais uma das aldrabices da senhora, porque é tão ridícula que faz dó.
Basta lembrarmo-nos das esperas sucessivas organizadas pela CGTP e pela Fenprof ao 1º ministro e à ministra da educação, de todos os telejornais da TVI, das manifestações, dos blogues, da recusa publica de varias escolas em adoptarem o modelo de avaçiação, dos ataques ao carácter do homem em vários orgãos de informação, enfim de tudo o que é expressão pública, para que o ridiculo e a mentira da acusação seja evidente.
#81 “o estuque costuma ser aplicado nos acabamentos, mas enfim cada qual trabalha como sabe.”
Ora aqui está uma metáfora bem aplicada à socratina criatura: é revestida a estuque!
MFL, desferiu-lhe várias estocadas que lhe rebentaram com o estuque!
Aldrabões são os da asfixia democratica a impingir que o país vive com medo. Logo eles. O que é que foi aquela cena da senhora dizer que não gostava das manifestações dos camaradas a favor do tgv?! Imagino que se for PM manifs são proibidas que a senhora não gosta.
Como é que se compreende que ao longo de multiplos debates quinzenais na AR eu tenha ouvido os PSDs perorarem em altos gritos contra o facto de o Governo não colocar portagens nas Scuds, realçando o dinheiro que seria poupado, e agora a poucos dias das eleições se encolhem de dizer alto e bom som no seu programa que as iriam pôr de imediato, caso fossem Governo ?
Devia ter ouvido a resposta de MFL que, por piedade, não disse o valor que vai aparecer em encargos para as próximas duas gerações.
Coitados dos meus netos.
Pode dar mais exmplos, estamos ansiosos por o ouvir.
Até meteu dó ver a madame ser arrada com aquele ar de atrasada mental.
É asim que quer ser PM? Valha-nos Deus. O melhor é ir mudar as fraldas aos netinhos.
#94. Ó Fado, não e´só a idade, são as consequências. Vc não repara na esclerose que vai por baixo daquela cabeleira, dificultando-lhe a expressão verbal, as falhas de memória, a falta de rigor na construção das frases.
Desculpe lá mas aquilo como político(a) já ultrapassou o prazo de validade para representar um dos maiores Partidos portugueses.
Só um fanático não consegue ver tão escancarada realidade.
Eu sou um daqueles descrentes que penso em não votar porque deixei de acreditar nos políticos e na política há muito tempo. Mas é verdade que a senhora tem algo de honesto e genuíno que me agrada. Até confesso que gosto das gaffes dela. É natural e não se faz passar por iluminada quando não o é. Vi o debate. De um lado assisti a uma pessoa que apresentou o pouco que fez, que tentou descredibilizar o oponente e que passou o tempo todo a agarrar-se a papeis que julgava inferiorizar o adversário. Do outro vi alguém que não é brilante, que tem dificuldades em exprimir-se e em fazer passar as ideias, mas que sempre se mostrou sincera e genuína. Criticou o PM de uma forma veementemente clara e concisa em pontos que todos nós partilhamos. Deixou-o muitas vezes inquieto e nervoso e obrigou-o a dar a volta a inúmeras questões. Sócrates esteve aquem das expectativas porque a credibilidade da senhora parece que pairava no ar, deixando-o claustrofóbico. A minha mulher que não percebe nada de política disse no final uma frase que me deixou a pensar: A Ferreira Leite vai ganhar porque os portugueses revêm-se na sinceridade e na genuidade dela.
Reagan foi presidente com 70 anos.
Sinceramente não vejo o que aponta e não é por ter a idade que tem (afinal ainda não fez 70)que não pode governar um país.
Tenho um pouco menos e não me considero um caco velho, nem o senhor presumo.
As críticas mesmo as jocosas devem fazer-se noutro patamar.
Ou então perdem piada e tornar-se apenas grosseiras, sem ofensa.
O João Marcelino até se refugiou na extinta estação espacial MIR para debitar o que o colega ao lado (Silva Pereira) lhe dizia.
Agora é a sério, o João Marcelino parece ter Parkinson, ele que vá ao Médico pois aquele olhar isso evidencia.
impressionante : os gajos de direita , a nela ? ganhou ; os gajos socráticos , o socras ganhou. os do be ? o socras ganhou ( estranho ,né? ). vou ter de ver o pcp para perceber se a minha impressão de que o juvenil socras levou baile da velhota está certa.
Não leio o Correio da Manhã.
O que se soube há meses, é que “O Menino de Oiro do PS” foi eleito “O Sexto Mais Elegante do Mundo” por um jornal espanhol (aquando da sua visita a Zapatero) e recentemente, pelo CM como “O Português Mais Sexi com Mais de 50 Anos”.
É ‘obra'(!) para um PM.
(Devemos estar orgulhosos e agradecidos).
Se os “estafermos/apparatchiks/amanuenses” de MFL, para usar a terminologia de um comentador, acham que a senhora não é velha, quantos mais anos lhe dão para ser velha?
ele é o 1º mais burro do mundo , Pedrito , e achou que conquistou o poder por mérito , tadinho , tomou o freio nos dentes e está a dar cabo da cabeça a quem o pos lá e o quer tirar agora. um peão , o socras , que achou que o seu papel era de bispo sexy pra cima. e nem lhe passa pela cabeça o que lhe vai acontecer se não axandrar os cavais. não o querem lá , se não vai às boas , vai às más.
E o Luís Delgado esse também é cá uma peça! Se bem que segundo dizem não está a gozar de todas as faculdades mentais de momento, parece que o seu cérebro parou no dia em que “o Pedro é uma vítima”.
44. Pedro Viseu:
“ Manuela Ferreira Leite apenas deixou claro que, as únicas áreas em iria “mexer”, se for eleita como primeira-ministra do país, eram a da segurança social, da saúde e da educação, entregando aos privados, uma parte significativa da sua exploração.”
Por outras palavras, o Pedro Viseu não viu o debate, não ouve o que Manuela Ferreira Leite já disse e repetiu várias vezes e vem para aqui fazer a sua parte na táctica do PS de insistir em mentiras para colar ao PSD intenções que este não tem.
MFL já deixou bem claro que não mexer na Segurança Social porque é uma área em que é necessária estabilidade. Tendo sido feita uma reforma recentemente, não fará sentido mexer nessa área na próxima legislatura.
Na Saúde, também já ficou bem claro (e repetido neste debate) que não vai mexer no Serviço Nacional de Saúde.
Na Educação, como na Saúde, o compromisso é garantir que os serviços são prestados e que, nos casos em que o Estado não possa cumprir a sua função, contratualizar com privados esse serviço. Curiosamente algo que é feito em Portugal há pelo menos 40 anos. P.e., o colégio que frequentei do 5º ao 9º ano era e é privado mas sempre funcionou como o colégio público da zona (era o único), não suportando as famílias qualquer encargo (não sei como é agora).
Se acreditassem realmente que o que o PSD defende é errado, não teriam necessidade de recorrer à mentira. Obrigado, José Sócrates e Pedro Viseu, por nos darem razão.
Felizmente não vi o debate. Nem este nem nenhum outro. Estes personagens de brincadeira, a fingir, são conhecidos desde há 30 anos.Eu e mais algumas pessoas sabemos perfeitamente o que a casa gasta.
Sobre a “asfixia democrática” recordo o que Henrique Neto disse em 6/2/2009 (pode3m verificar na net):
O socialista Henrique Neto considerou esta sexta-feira existir «de facto medo» no PS, fazendo duras críticas «à obsessão da fidelidade ao líder» de Augusto Santos Silva, a quem chama «ministro da propaganda».
«Há de facto medo no PS e na sociedade portuguesa, pelos mais variados motivos», diz o empresário Henrique Neto, numa carta aberta ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e ao deputado socialista Manuel Alegre, enviada à Lusa.
Por isso, Lisboeta, MFL fala verdade.
Também fala bem quando diz que os Espanhóis não podem intrometer-se na política de outro País que foi o enquadramento da frase.
Nenhuma nação do mundo aceita ingerências internas de outros países na sua política interna que foi o que foi dito por MFL e foi tendo em conta essa situação que a afirmação foi dita e mt bem dita
Excelente vitória de Sócrates, como não poderia deixar de ser. Ficou hoje provado que MFL nunca poderá ser PM, e os próprios PSDs, no fundo, saberão isso muito bem. Tentem convencer Rui Rio, que é só Portugal que fica a ganhar.
#127.
Já vc não vê um boi à frente do nariz, já que não destrinça a diferença de estilos.
Sobre idolatrias, deve ser problema seu.
Ou também acha que a senhora não é velha?
Só espero que seja MFL, a tal que fala verdade e diz que no PSD não há quem concorra em simultaneo para dois cargos. Veja-se o caso da lista do PSD para a CM Caldas da Rainha (a nº 2) e a lista do PSD por Leiria (a nº 4). Sim, são a mesma pessoa… Juro, verdade
Se as pessoas têm medo vão ao médico tratar da fobia.
Todo os dias se vê as pessoas a falarem livremente, a começar aqui pelos blogues.
Eu vi montes de manifestações e sindicalistas a chamarem tudo a membros do governo.
Essa é uma mentira de todo o tamanho.Isto é um país livre e nunca vi o Sócrates a cortar a liberdade a ninguém.
A MFL fala nisso e os exemplos que dá são impressões deste ou daquele. Um que “julga” que está a ser escutado mas não em a certeza, outro que não vai a uma reunião do PSD porque “julga” que vai ser prejudicado com isso, e coisas assim.
Aponte um exemplo provado de alguém a quem este governo tenha perseguido, por delito de opinião.
A MFL quando traz isso para a praça pública é porque não tem ideias.
Foi o melhor debate de MFL, sem dúvida. Mas Sócrates saiu-se melhor ainda assim. Mas não conseguiu esmagar até porque o PSD claramente teve uma maior preocupação com este debate, apostando no eleitorado do centro o que pode ser um erro. Penso que para a direita fica claro que o Portas é uma alternativa muito melhor, e na esquerda Sócrates mostrou-se melhor que Louçã e Jerónimo… Se o Bloco e o CDU não fossem tão extremistas, os seus eleitores já garantiam a vitória de Sócrates…
Última hora:
O falso engenheiro pediu reforço do Xanax para esta noite. Está cheio de dores por todo o corpo e não consegue dormir, tal a sova que levou…
E agora digam que a outra é velha…
Informa-se, “sentidamente”, que por ter sido morta em directo num debate televisivo pelo seu devoto líder, vai a enterrar MLR, muito conhecida dos modelos chilenos de avaliação de professores.
MFL ganhou claramente o debate em toda a linha: conseguiu tirar a máscara de sorridente ao Pinóquio inúmeras vezes, desconcertou-o, enervou-o, confundiu-o. Baralhou-lhe as cartinhas todas. Velha? Muito melhor jogadora, com uma poker-face perfeita, notavelmente mais inteligente que o cábula cheio de cábulas que tinha à frente. Toureou o Socras de todas as maneiras.
Quando MFL se exprimia de modo claro e pausado, e todos perceberam o que estava a dizer, Sócrates tentou o recurso ao truque dezassete dos sofistas: “não estou a perceber o que disse.”
Não? Se não percebeu fez figura de estúpido. Mas se percebeu, e não quis perceber, então fez figura de manhoso.
Socras várias vezes ficou com os circuitos bloqueados, porque a “velha” que é muito mais sábia e sabida do que ele, “topou-o” de alto a baixo. Sempre com o seu poker-face, qualidade excelente num político, MFL, foi cortando os aparentes royal flush do adversário. com simples pares. Foi uma jogadora muito competente, que atraiu Sócrates para as alturas, e aí disparou no pato da maneira que quis.
Também gostava de saber se alguns comentadores aos 69 anos de idade (idade de MFL) terão a energia que ela tem, a perspicácia de jogadora, a persistência e capacidade de levar as coisas por diante.
Patético o Socras a repetir pela enésima vez que “puxa pelas energias dos portugueses”-
O verbo está errado sr. PM. troque por “chupa”. E assim estaremos de acordo consigo. o senhor não é um demiurgo, nem um guru a levantar os portugueses para o plano da hiper-consciência.
É óbvio que nesta entrevista Sócrates perdeu, por virtude de MFL, a máscara. E a maior parte dos portugueses, excepto os seus incondicionais incapazes de ler body language e de saber analisar um carácter “topou-o” em todo seu esplendor de australopiteco – não é preciso ser culto, expert em política, qualquer ser humano com um mínimo de honestidade topa um vigas.
Depois vêm as comparações com Reagen, Soares, como se os velhos, mesmo sendo todos velhos, tenham todos as mesmas capacidades numa mesma idade. Já quando novos não as tinham.
#129 – “O socialista Henrique Neto considerou esta sexta-feira existir «de facto medo» no PS”
o socrates acabou-lhe com 20 anos de subsídiodependência, é natural que tenha dificuldade em respirar e se queixe de asfixia. não é original, até existe um clube de empresários falidos que se queixa do mesmo.
Depois vêm as comparações com Reagen, Soares, como se os velhos, mesmo sendo todos velhos, tenham todos as mesmas capacidades numa mesma idade. Já quando novos não as tinham. – Piscoiso
Em matéria de currículo e conhecimento das mais básicas regras da economia, MFL dá um banho ao seu candidato. Por aí, estamos conversados.
Para se perceber como é que este Tugal está, por favor leiam a cr+inica de agora no Jornal de Notícias sobre o debate. É assim:
“Se perder ocuparei o meu lugar de deputado”, garantiu José Sócrates no debate televisivo com Manuela Ferreira Leite. A revelação foi feita quando os dois candidatos a primeiro-ministro abordavam a questão da “asfixia democrática”.
José Sócrates disse que Alberto João Jardim se candidatava a cabeça-de-lista pela Madeira sem ter intenções de ocupar o cargo de deputado. Manuela Ferreira Leite argumentou que também o vencedor das eleições legislativas não será deputado. Foi então que Sócrates garantiu: “Mas, se perder ocuparei o meu lugar de deputado”.
“Asfixia democrática” e “crise” dominaram o início do debate entre José Sócrates a Manuela Ferreira Leite. No primeiro e único debate televisivo entre os dois principais candidatos a primeiro-ministro, José Sócrates confrontou Manuela Ferreira Leite com um documento assinado pela então ministra das Finanças, a propósito da alta velocidade, onde Ferreira Leite assinou um acordo que previa a construção de “quatro linhas” para o TGV.
“O novo governo será um novo governo, com novos ministros”, garantiu José Sócrates no final do debate televisivo com Manuela Ferreira Leite. O líder do PS respondeu, desta forma, à questão sobre se manteria Maria de Lurdes Rodrigues como ministra da Educação.
A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, foi a primeira a chegar aos estúdios da produtora Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, às 20:37.
Manuela Ferreira Leite, que chegou acompanhada apenas pelo seu chefe de gabinete, Francisco Azevedo e Silva, parou depois breves minutos à entrada do estúdio para ser entrevistada em directo pelos jornalistas da SIC.
Seis minutos depois, às 20:43, chegou o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates, acompanhado pelos seus assessores Luís Bernardo e David Damião.
José Sócrates prestou igualmente declarações aos jornalistas da SIC, antes de entrar no estúdio e seguir para a sala de maquilhagem
Não é preciso dizer mais nada.
É o jornal do Pina de quem o CAA & Outros dizem maravilhas.
a senhora disse que não valia a pena por portagens porque os custos das scuds eram tão altos que não influenciava. Não sei se é assim, o que sei é que durante 4 anos não foi esse o discurso do PSD, e disse-o repetidamene e em voz bastante alta na Assembleia.
Não acho que seja puro wishful thinking. No debate à direita, Portas esmagou MFL, a única questão nesse debate em que MFL se portou bem foi uma questão em que apoia mais estado do que Portas, o que não motiva particularmente o eleitorado que estava a ser “disputado” nesse debate.
Por outro lado o Sócrates teve o valor de desmascarar a realidade do que pode ser um BE no poder, o que pode pôr de pé atrás algum do eleitorado bloquista que tem sido mais motivado pelas questões sociais como direitos de homossexuais e afins.
Ao centro, acho que o debate de hoje não foi particularmente decisivo, cada um disse o que já se estava à espera, foram-se atacando, tentando-se desmascarar, pouco de concreto foi discutido, se há votos a disputar nessa área não foi hoje que as pessoas ficaram esclarecidas.
Verdade verdadinha é que o famoso défice de 2005 foi um défice projectado e resultante de uma avaliação pelo BdP.
Verdade verdadinha é que o défice já vinha de trás e verdade verdadinha é que continua.
Verdade verdainha é que o nosso endividamento caminha a passos rápidos para o abismo.
Verdade verdadinha é que se vive num ambiente de dúvida permanente sobre quem é o primeiro responsável pelo governo do nosso país.
Verdade verdadinha é que foi afirmado que os magalhães custavam zero ao erário público e afinal havia uma fundação…
Verdade verdadinha é que a educação não está a gerar mais competência mas apenas mais estatística.
Verdade verdainha é que o nosso país continua na cauda da europa. Todos nos ultrapassam.
Verdade verdadinha é que há pressões intoleráveis na comunacção social.
Verdade verdadinha é que há interesses, interessados e interesseiros em que tudo continue como até aqui, com falsas reformas, contra tudo e contra todos em nome de um interesse geral que por ser geral não significa coisissima nehuma.
Verdade verdadinha foi que as leis foram alteradas para resolver um caso.
Verdade verdadinha é que é necessário mudar e quem está em condições de materializar essa mudança é objectivamente MFL.
#150 – “Em matéria de currículo e conhecimento das mais básicas regras da economia, MFL dá um banho ao seu candidato”
pois, nem duvido, mas primeiro tem de acontecer. hoje vi o engenheiro a falar de economia e a economista a falar de richter escala 1, ajudar espanhóis, querer asfixiar os gajos que querem o tgv, matar os pais e outros que tais. porra se isto é economia, o que será um pugrama de suicídio assistido.
Pena, para este nosso painel de ‘comentadores’, que os defensores do “Português Mais Sexi com Mais de 50 Anos”, e o “Sexto Mais Elegante do Mundo”, não sejam mais.
Teríamos verdadeira “masturbação” em barda, acusando outros de “homossexuais”.
MFL até podia estar calada todo o debate, que o ganharia na mesma. A grande maioria dos portugueses já não suporta aquele discurso e tom de voz de vendedor de banha da cobra.
Estive a ver o debate duas vezes, só para confirmar uma impressão que eu fiquei.
O Pinócrates pensava que ao usar a mesma táctica contra a Ferreira Leite, como fez ao Louçã, ia ganhar pontos. Fez mal. Para quem dizia que ela não tinha ideias, só foi destruir o anterior marketing. Burro!
Depois fazia caretas e ria-se à tolinho, quando se percebia que a Ferreira Leite, atrapalhada em não conseguir ser clara nas suas ideias. Errou porque aquelas atrapalhações mostraram seriedade e sinceridade, ao passo que ele surgiu na imagem como um mero politiqueiro. Nabo!
Depois, nunca fez um mínimo esforço para descolar da imagem que andava a fazer fretes aos espanhois. (E estes em contra-partida calaram a MMG.) Fez birrinha mas deixou passar a imagem de quem anda a fazer fretes à espanholada. Mais um tiro no pé.
Quer dizer. Avaliando o debate, eu penso que a Ferreira Leite não foi brilhante, mas como consegue convencer pela imagem de seriedade que transmite, acabou por nem se importar com a propaganda do adversário, porque sabia que falando pouco mas certo, desmontaria o adversário. O Pinócrates perdeu o debate por ser palavroso demais e dar a ideia de um país que não o nosso.
No fim de contas, com aquela frase assassina, o Pinócrates foi mesmo chutado para canto:
“- O eng. Sócrates é como aquele filho que mata a mãe e o pai para depois dizer que é orfão”.
Com esta frase ganhou o debate. Mas eu não gostei dele. Pode a Ferreira Leite ter ganho o debate, porque soube mostrar ser séria e não mentirosa. Mas não convenceu quando não quis assumir a ruptura com as políticas socialista do Pinócrates.
Enfim, vai ganhar as eleições mas penso que mais por conseguir afastar o crápula, do que pelos méritos próprios. Oxalá ela saiba usar bem o poder que vai receber. Senão, estamos fritos. Glup!
Proponho um novo questionário aqui para o seu blogue:
QUEM ESCREVEU O SEGUINTE?
“Represento a política de verdade e de sinceridade, contraposta a uma política de mentira e de segredo.
Advoguei sempre que se fizesse a política de verdade, dizendo-se claramente ao povo a situação do país, para o habituar à ideia dos sacrifícios que haviam um dia de ser feitos, e tanto mais pesados quanto mais tardios.
Advoguei sempre a política do simples bom senso contra a dos grandiosos planos, tão grandiosos e tão vastos que toda a energia se gastava em admirá-los, faltando-nos as forças para a sua execução.
Advoguei sempre uma política de administração, tão clara e tão simples como a que pode fazer qualquer boa dona de casa – politica comezinha e modesta que consiste em se gastar bem o que se possui e não se despender mais do que os próprios recursos”.
(A) José Sócrates
(B) Manuela Ferreira Leite
(C) Álvaro Cunhal
(D) Mário Soares
(E) Salazar
(F) Otelo Saraiva de Carvalho
Sócrates mostrou mais uma vez o cabotino que é. Passou o tempo todo a tentar colar coisas a MFL em vez de explicar o que é que propunha. E se por acaso isso acontecia, as propostas eram todas muito simpáticas e sem custos.
Sobre o endividamento brutal e o défice gigantesco que vai deixar, nem uma palavra. Limitou-se a dizer que meteu as contas públicas em ordem, como se um défice de 2,6% (em2008) fosse contabilidade em ordem. Voltou a repetir a mentira dos défice de 6,83%, que foi uma estimativa feita a meio do ano, partindo do principio que o governo não tomaria medida nenhuma. Nunca vi em Portugal uma mentira tão bem organizada como a do “défice de 6,83%”.
Vou telefonar para a Sic-Notícias. Chamo-me Asdrúbal da Conceição. Sou coveiro municipal em Vilar de Maçada. Admiro muito o senhor engenheiro Sócrates, um rapaz que nasceu aqui mas que é como se não tivesse nascido. Gosto muito da D. Clara de Sousa. Bem haja, senhor engenheiro, por ser quem é e por me ter dado uma “nova oportunidade”. Ando a fazer os doze anos de escolaridade em meia-hora. Bem haja. (Já agora, a conta da chamada de valor acrescentado é paga aqui na secção ou no Rato?).
(JG)
quer que o Sócrates dê dinheiros às empresas privadas, é isso ? Não me parece que seja capitalismo isso. – Lisboeta
Em relação a Sócrates, só quero que se demita.
Relativamente às empresas, só quero que o Estado as deixe em paz. Como? Não as asfixiando com impostos, com uma burocracia imensa em matéria de licenças, com um código de trabalho que é o mais rígido em comparação com o de 180 países (últimos dados), com a concorrência desleal na qual se traduzem os incentivos selectivos e discricionários que o PS tem distribuído pelas empresas amigas. Como vê, é pouco, mas é muito.
Meu caro Julio,
Obviamente, coisas certas,de entre todod essese “paineleiros”,(com excepção do pròprio), só poderia ser Salazar.
Isto já passou a ser, mais ou menos, pergunta de algibeira.
O Pinócrates enterrou-se forte neste debate. Pensava que eram favas contadas e lixou-se.
Então, aquela de querer imitar o que fez com o Louçã foi mesmo nabo. Andou a dizer ao país que a oposição e a Ferreira Leite não tinha alternativas nem programa. E vai concentrar-se no programa alheio?
Os assessores deles são mesmo uma anedota. lololololol
PM II Os espanhois também repararm numa coisa, que fica mal a um Primeiro-Ministro que quer ser eleito: demasiado agressivo. Passou o debate todo a atacar e a dizer mal dos demais e depois queixa-se que os demais é que dizem mal dele.
Tantos erros, que custa a compreender como é possível o gajo não ter tido quem lhe aconselhasse, que nestes debates ganha quem é duro e simultaneamente calmo, quando se está à defesa.
reconheci o estilo e no fim ao falar das donas de casa lembrei-me que tinha lido essa frase nos seus discursos.
Reparem no domínio da língua portuguesa que Salazar detinha, já para não falar na clareza e inteligência dos seus discursos comparado com os do nosso PM, por exemplo. Pode ter feito muitos erros mas era superior intelectualmente aos nossos políticos de agora.
A Manuela não ganhou votos e proferiu algumas frases infelizes, no entanto o Sócrates também não esteve nos seus dias.
Com esta frase ganhou o debate. Mas eu não gostei dele. Pode a Ferreira Leite ter ganho o debate, porque soube mostrar ser séria e não mentirosa. Mas não convenceu quando não quis assumir a ruptura com as políticas socialista do Pinócrates. – anti-comuna
Sublinho e subscrevo as palavras do anti-comuna. Ferreira Leite perdeu uma oportunidade de arrumar com Sócrates de vez. Não percebeu que nestes debates é necessário reiterar um conjunto simples de mensagens umas três ou quatro vezes. Bastaria repetir números, por exemplo: do aumento da dívida pública, da dívida externa, do desemprego, da diminuição do crescimento, etc…antes e depois da crise. E reduzir as centenas de medidas que Sócrates decorou como um bom menino de escola – não deve ter sido fácil – aos números. Não o fez, nem ninguém antes dela nos debates anteriores, o que não deixa de ser espantoso e lamentável.
Isto dito, resta que Sócrates pode ganhar todos os debates e mais alguns que não deixa de parecer um vendedor da banha da cobra a enaltecer as qualidades de um produto defeituoso. Os portugueses conhecem-no, é esse o problema dele. Só se forem estúpidos é que embarcam no conto do vigário uma segunda vez.
Na urna, com Ferreira Leite
Publicação: 29 August 09 02:10 AM | Arrebenta
Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas
Imagem do KAOS
Não sou ferreira leitista, e rejo-me pelos princípos totalmente opostos aos dela, exceto nalguns pormenores, eventualmente importantes, e que deixo para o fim deste texto; não faço parte do eleitorado PSD, exceto nalguns dias felizes, como quando foi da Carrilhada, e tive um dos maiores prazeres da minha vida em ir votar CONTRA a primeira gigantesca fraude, orquestrada pela Maçonaria, para colocar um dos seus à frente da Maior Aldeia de Portugal. Ainda estava eu a enfiar o voto na urna, e já lhe fazia a dedicatória mental: “este é CONTRA TI, contra aquela espécie de desentupidor com baton, com quem casaste, para tapar misérias, e a bem do Dinis, que não tem culpa dos azares da inseminação artificial…”
Como é sabido, a Carrilha ficou possessa, começou a disparar e a ameaçar em todas as direções, mas é feliz agora, nos braços da “racaille parisienne”. Que volte de lá com um andar novo é o que de melhor lhe posso desejar.
A questão Ferreira Leite é muito complicada, porque radica num antiquíssimo contencioso que com ela tenho. Não se pode dizer que seja uma mulher apetecível, mas matou todos os gracejos sobre a aparência, quando respondeu à Judite de Sousa que já tinha ouvido reparos, e, mesmo assim não mudava. Concordámos plenamente, e disse, estás no teu direito, mulher, se queres parecer um arenque ressequido, o problema é teu, e ficámos amigos… bom, não diria tanto: ficámos observadores em estado de respeito, com a devida distância entre nós.
Quando Cavaco estava a destruir o País, fechando linhas de caminho de ferro, para abrir, em seu lugar, as célebres estradas assassinas, onde se poupavam cinco centímetros no revestimento de betume, e os ferreiras do amaral e quejandos empochavam os fundos investidos, o TGV já estava morto. Aliás, o TGV, já o escrevi algures, teve uma solução à Portuguesa, que foi ter morrido ainda na barriga da mãe: não foi feito quando devia, nos Anos 80; estava atrasado, nos 90, e em 2009 é motivo de risota e sinal dos tais típicos 50 anos de atraso europeu. Ferreira Leite tem razão em achar que não devemos arranjar mais um motivo para sermos chamados de “atrasados”, embora eu considere o TGV um sinal de Civilização. Como nos faltam tantos outros, só será mais um, e adiante.
Cavaco Silva, a arrogância em pessoa, antes de estar afetado neurologicamente, correu com ela das Finanças, porque tinha permitido um “deficit” altíssimo. Duas coisas posso garantir nesse processo: não era ela que roubava, mas foi demitida pelo Cavaco, que também não roubava, mas deixava roubar. Era a época dos BCPs, das Reformas e Perdões Fiscais, de onde nasceu o cancro BPN. Cavaco, o Timoneiro, lá deixou o “quimboio” seguir, e chegámos onde estamos.
Sinceramente, não me lembro da restante sequência, porque o que eu queria era viagens e roupas caras, mas parece que a mulher fez uma incursão pela Educação, setor que Aníbal também achava que era uma curiosidade local. Aliás, desde o seu célebre doutoramento, numa daquelas cidadezitas de província inglesas, para o Português bastava a Quarta Classe das antigas, e assim ficámos até hoje, em que entrámos no paradigma dos Diplomas de Papelão, a começar pelo de Sócrates.
Para mim, observador das muitas injustiças da História, e apreciador mais de minúcias de caráter do que de porcarias espalhafatosas, ficou sempre no ar que havia uma Ferreira Leite a quem tinham armadilhado pequenos sonhos, e a quem a corja dos barões PSD tinha puxado o tapete, estendendo-o, em contrapartida, a um dos caráteres mais sinistros da área, Leonor Beleza, a quem o Inferno tem um lugarzinho muito especial guardado, para jogar, quando for altura, à bisca suada, com Kate McCann, João Paulo II e Irina Ceausescu. Quem perder, tem de mamar em Satã. Vão todos jogar para perder…
Na Era Cherne, que ganhou as eleições por engano, lá foram buscar a senhora, para, mais uma vez, vir dar a cara e queimar-se, a falar de Austeridade e Rigor: com o ar de bacalhau salgado que tem, era, claro, o rosto ideal, para dizer a um País delapidado, endividado até ao pescoço, governado pelos esquemas do Casa Pia e dos Apitos, e com a Opus Dei em marcação cerrada à Maçonaria, que “estava de tanga”. Por acaso, já estava nu, mas foi o pudor que a impediu de falar assim.
Quando o Cherne fugiu para Bruxelas, deixando atrás de si um rasto de m**** só comparável ao de Sócrates, pensei para mim, “é a altura ideal de darem protagonismo à Senhora, e a deixarem, por uma vez que seja, ver se as suas ideias de equilíbrio de contas versus modelo de desenvolvimento têm alguma viabilidade prática. Enganava-me: o PSD é um partido sexista, e o máximo de mulher que conhece são aquelas bichas esgalgadas, tipo Marcello Rebelo de Sousa, que mexem muito as mãos, falam uma oitava acima, e adoram rapazinhos rústicos, e lá passou a vez, mais uma vez, da Ferreira Leite. Dizem as más línguas que foi uma oportunidade de queimar o Santana, de novo deixando espaço ao “lobby” pedófilo para se reorganizar e ganhar pé. Era o tempo destes célebres telefonemas, razão pela qual, entre todas — juntem-lhe o Zé, o estado de Xexé do Ribeiro Telles, e a sem vergonha da Roseta, em breve — irão perceber por que irei votar, muito em breve, e com muito gosto, em Santana Lopes, para provocar o máximo de arrepios e de desordem no Sistema.
Cada qual vinga-se como pode, e eu adoro usar as urnas para isso.
Vai ser a minha Segunda Carrilhada, com o devido respeito por António Costa, que não é, apesar deste telefonema, um escroque amoral. Estava era, como muitos, a acreditar no Pai Natal…
Tudo isto para dizer que chegou a hora de Ferreira Leite, bisneta de outro Ferreira Leite, um dos últimos ministros importantes da Monarquia. Quanto ao programa eleitoral, do qual só ouvi uns solavancos, é minimalista: não inclui Fatos Armani, nenhum boneco de borracha, nem uma boneca insuflável e sem uso, chamada “Câncio”. Fala de “rotura”, e isso é fundamental para os Portugueses, para quem a ideia de quebra e de banimento radical da Nomenklatura de Sócrates, só por si, já é um programa de governo, e chega. Nós vivemos num país social e humanamente deprimido, onde a dignidade das pessoas e dos grupos foi tratada abaixo de cão, por um grupo com consciência pesadíssima, que foi capaz de fechar universidades, só para que não se apurassem fraudes académicas; que colocou tudo sob escuta, com uma das maiores autoridades em Internet como Secretário de Estado das Polícias, e tutela das Polícias nas mãos de um indivíduo de caráter duvidoso, chamado José Socrates; vivemos num país onde não há lei que regule as arbitrariedades de um grupo de Juízes, Conselheiros e Juristas, mafiosos, que se sentam no “Eleven”, de José Miguel Júdice, para estudar as 1001 maneiras de defraudar a Lei e o Estado, e que esmagaram continuadamente os colegas e o Princípio da Paridade Perante a Lei, ou seja, a definição de Democracia, e nisso, Ferreira Leite propõe-se também “avaliar” juízes… Pode começar pelos reformados, que continuam a lotear os IPs lá de “chima” e a dar chorudas expropriações a uns e alguns centavos a outros: estão lá desde Salazar, sobreviveram a tudo, e gangrenaram este País, ao ponto de Paródia e Justiça se terem tornado sinónimos.
Bilderberg, na pessoa de Aguiar Branco, decidiu atalhar o caminho dos megaespetáculos, e enveredar pelas receitas caseiras. O que nos propõe, através de Ferreira Leite, é um arrozinho à malandro, feito com os restos da semana, e capaz de ser entendido por todos os martirizados lusitanos. Acabaram-se as megafraudes dos Tratados de Lisboa, e aberrações afins. Compreenderam que, mesmo apesar da sua Gripe (?) A, se arriscavam a ter multidões nas ruas, a pregar o Nihilismo. Essa gente é prudente, e sabe as forças das massas em fúria.
No caso dos Professores, pedra central e de visibilidade universal dos erros e estupidez deste bando de facínoras, Ferreira Leite percebeu que a cabeça de Lurdes Rodrigues, o ser mais desfigurado física e emocionalmente que já tutelou qualquer pasta em Portugal, lhe valeria centenas de milhar de votos. E vale. Os seus estrategas foram hábeis neste golpe de rins, e conheço muita gente, prestes a oscilar para o voto de protesto no Partido Comunista, que o irá agora consumar no partido da Senhora Austera. Acontece.
Corre, noutros setores, que dois anos, por exemplo, de um governo minoritário de Ferreira Leite não matarão ninguém. Basta que não se consiga qualquer Maioria Absoluta com dois partidos, mas se tornem sempre necessários três. Serão Maiorias Absolutas voláteis, e saudavelemente parlamentares. Poderão ter, na Assembleia da República, o suporte do PSD e o apoio surdo do CDS/PP e do PCP, contra a ira do PS, e, sobretudo, do Bloco de Esquerda, que não ainda não verão, desta vez, o Fernando Rosas (arghh…) na Cultura, nem a Ana Drago no Ambiente. Esta última, sobretudo, terá de continuar a treinar aquela boquinha de fazer broches a grilos. “Acancione-se” e alinhave-se.
Ajudar-nos-ão a crescer a amadurecer democraticamente.
Estão-me a perguntar onde é que me situo, neste cenário?…
É simples, gostei de lhe ter apanhado um sorriso, bem humano, de satisfação, ao ter ganho as Europeias, ao contrário de Sócrates, a quem só conheci 4 anos de esgares marcados pelo teleponto e pelas cotoveladas do perigosíssimo Santos Pereira. Este é, portanto, o texto de um não ferreira leitista, que a respeita pela verticalidade, e que não faz parte da base eleitoral PSD. Mais: costumo assistir de camarote, e com enorme tédio, a peças afins. Desta vez, comprei, para Setembro, um bilhete de peão de plateia, daqueles, no duro, mesmo de pé, o espetáculo inteiro, e espero que venha a ser interessante.
Uma única peça está prevista no programa: correr com Sócrates, para sempre, desta vergonha em que ele tornou o Cenário Político Português. Arrebenta!
Provou-se que nestes debates que o Socas e Louças actuaram durante estas as semanas estiveram muito fracos. Ambos muito fortes no que toca a retórica. O seu forte. Quanto ao conteúdo e por muito que me custe dizer o Louças é e foi superior ao pinócrates. O Jernónimo foi um “NIM”, passou completamente ao lado nestes debates. O paulinho das feiras alternou entre o bom e o muito mau. E por incrível que pareça, o único debate em que o corrupto saiu-se bem foi com o Louças. No entanto o Louças na globalidade dos debates esteve melhor que o ex-PM. A Manuel Ferreira Leite, que toda a gente dava a partida como a mais fraca candidata neste tipo de formato, partindo com baixas expectativas, foi sem dúvida a candidata mais consistente, séria e sobretudo a mais objectiva. Até conseguiu bater o Paulo Bento no que toca à TRANQUILIDADE. Esteve muito bem. Não sou como alguns fanáticos políticos que por aí abundam que dizem que um dos candidatos ganhou por KO. Sem dúvida que a Manuela Ferreira Leite ganhou confortavelmente o debate, até para surpresa minha, pois achava que isto iria dar num empate. Se estivesse a falar de um jogo de futebol, diria que o resultado final foi este: MFL – 5 PINÓQUIO – 2. Felizmente para o País e infelizmente para os apoiantes dos socretinos, não os verdadeiros socialistas foi notório o desgaste físico, mental e moral do líder do seu partido. A irritação, o desespero e a tristeza na face do pinocas é evidente. Não há volta a dar. Quanto aos jornalistas e os MEDIA toda a gente sabe que por natureza estão ligados à esquerda, não vejo muito mal nisso desde que os memso fossem intelectualmente honestos, mas infelizmente não é esse caso. Isto passa-se não só na nossa pequena nação, mas em todo o mundo. Obviamente quem for de direita e estiver ligado a um MAINSTREAM MEDIA tem que se moderar nos comentários, pois está sujeito a ser crucificado. Suponho que o CAA sabe do que eu estou a falar. Desse ponto de vista entendo que ele seja um LIBERAL. Pois no que toca a esse aspecto, eu identifico-me com ele. Sou uma espécie de CLINT EASTWOOD e RON PAUL. O grande erro do CORRUPTO NACIONAL foi ter tido uma política NACIONAL SOCIALISTA encapotada de uma SOCIAL DEMOCRACIA, porque meus amigos tanto o COMUNISMO E O SOCIALISMO acabou. Estes NEOCOMUNISTAS e alguns NEOSOCIALISTAS não são mais que SOCIAIS DEMOCRATAS com uma roupagem SOCIALISTA. Entendo porque o CAA desconfie da SOCIAL DEMOCRACIA, pois ela a ser executada com este tipo de pessoas NEOSOCIALISTAS será um cancro para a a sociedade mundial. O SOCIALISMO acabou como identidade política, só não vê quem não quer, mas a SOCIAL DEMOCRACIA utilizada por partidos socialistas, sociais democratas e ex partidos comunistas, alguns de leste também está em perigo. Só quem é muito ceguinho é que não percebeu que se não existisse um PPD/PSD em Portugal após o 25 de Abril, o PS actualmente já tinha adoptada essa sigla e o PC a esta hora tinha mudado a sua sigla para PS. Para o palerma de ontem à noite do quinje a jero, fã do clube do garrafão, da maioria absoluta, do esmagar do pinócrates sobe a Dr.ª Manuela Ferreira Leite, eu bem o avisei. Levaste na corneta e mereces, assim como o teu mentor. São 11 contra 11 meu amigo e só fim é que se sabe quem vai ganhar. Voltando aos jornalistas, eu só tinha em consideração 4 jornais: 2 diários JN e Público e 2 semanários: SOL e EXPRESSO. O JN era o meu diário de referência, mas após a sua viragem à esquerda e falta de vergonha na cara aos ataques ao Rui Rio (político que não tenho grande consideração) e elementos da oposição ao CORRUPTO, desde aí passei a consumir o Público porque é o mais independente, pois não precisa de novos donos como JN com intenções políticas definidas para abater uma área política, por isso não admira que o Correio da Manha que não passa de um TABLÓIDE esteja a cilindrar um jornal nortenho que já foi independente de todo o tipo de poderes económicos, políticos, partidários e descentralizado. O Público mesmo não dando lucro, o seu dono não anda grunhado constantemente ao poder político, pois tem poderio económico para o manter, tanto criticando a direita, esquerda ou o centro. Caso muito semelhante na banca é o BPI. Um exemplo! Semanários escolho o SOL, porque é o mais independente, mas estou com pulga atrás da orelha em relação à entrada dos angolanos como accionistas maioritários. O Expresso do Balsemão e Costa Sic SicN são o albergue da família Soares & Friends. Uma completa vergonha encapotada só porque o SALMÂO ser fundador do PSD. Só tretas para Toninhos Saloios! Mais nada! Agora o Expresso parece perceber que está perder potencial e mudou ligeiramente de rumo. O branqueamento de quem ganhou claramente o debate vai ser o normal nestes casos. Não se preocupem, não se deixem intoxicar pelas tvs e jornalistas, comentadores e assessores partidários, porque as imagens neste caso não mentem. Força Manuela Ferreira Leite. Estou contigo para derrubar esta SOCRETANICE! Infelizmente com um mentiroso como o pinoquitos, fazer um governo entre estes dois partidos será impossível.
“A Manuela não ganhou votos e proferiu algumas frases infelizes, no entanto o Sócrates também não esteve nos seus dias.”
Aqui discordo. Os debates ganham-se, não só pelos dominios sobre os adversários em termos de imagem que transparece, mas sobretudo pelas mensagens que deseja passar aos indecisos e aos seus próprios eleitores.
E a MFL soube segurar os seus eleitores como ainda foi penetrar em seara alheia, neste caso no CDS. Aquele ataque indirecto, de que Portugal não era uma província espanhola é um apelo ao voto nacionalista. E à direita do próprio PSD. Foi muito inteligente. Além disso, deu a entender que o Pinócrates fazia fretes aos espanhois e por isso eles correram com a MMG. Em termos de indirecta, é uma mensagem muito forte. E que fica na cabeça dos indecisos.
Depois, com aquela frase assassina, vai ao voto liberal, pois mostra que é por aí que se tem que atacar a pobreza: criara riqueza e não criar subsidiodependência.
Impediu que o Pinócrates fosse roubar votos ao seu eleitorado, quando este tentou colar a imagem que o PSD ia privatizar tudo. E ela, em contrapartida, deu mais um golpe forte no eleitorado do Pinócrates, quando disse que as reformas vão cair bastante, aos que têm menos de 55 anos.
No caso dos professores, ela foi ainda mais longe, quando acusou o Pinócrates de governar contra eles. (E contra as pessoas, deixando o Pinócrates a falar no interesse geral, coisa tipicamente de direita, mas que não convence.)
Mas o grande erro do Pinócrates foi mesmo ter falado demasiado, tipo politiqueiro, deixando a Ferreira Leite brilhar, com a expressão dela, de quem já está habituada às petas dele. Aquelas imagens, quando o Pinócrates desfia a propaganda e ela fica impávida e serena, de quem já nem liga às mentiras alheias, foi fatal para o Pinócrates.
Penso que o Pinócrates errou bastante porque se esqueceu que ele era o estadista e não ela. A imagem que deu, foi do proponente que quer desalojar o actual estadista. O que o diminuiu aos olhos da opinião pública, que não tem cor partidária e ainda está indecisa. Erro fatal. Ainda por cima foi agressivo demais. E quem defende o lugar não pode ser tão agressivo, porque esse deve ser sempre o papel do propenente.
Eu sei que hoje em dia há muitos que se intitulam de politólogos e vão fazendo assessorias e até comentários pela imprensa, mas na realidade, em termos de eficácia da mensagem, em termos de segurar votos e colher votos fora e nos indecisos, a Ferreira Leite fez um grande debate. E ganhou-o.
Esta é a verdade. Pena é que não me tenha enchido as medidas como no discurso da apresentação do seu programa, que foi um dos melhores que eu ouvi, nos últimos 20 anos. Essa foi, para mim, a pecha dela. No resto, ela pode ter garantido maioria absoluta neste debate. E não o parece. ehehehhhe
Quanto a mim, este era o debate que iria definir quem tinha unhas para o próximo governo. Pois bem, parece não restarem dúvidas que o PSD fica com o encargo de limpar toda a lixarada daixada pelos socialistas, o que será tarefa enorme, de grande responsabilidade, a exigir um esforço imenso de gente muito competente.
Todod temos de ajudar consoante as nossas capacidades e possibilidades.
Assim não apareçam azelhas tais como uns insipientes Piscoiso, Lisboeta, submarinos infiltrados e marretas a procurar causar dano que, às vezes, infilizmente, até conseguem.
A Ferreira Leite não tem a capacidade de arrumar com ninguém em debates, isso é mais do que claro. E concordo de facto que Sócrates usou uma estratégia errada para hoje, que permitiu à MFL sobressair no seu estilo passivo de quem não sequer comprometer com nada.
Porém, houve questões em que a MFL simplesmente não convenceu, em que Sócrates conseguiu que a sua estratégia funcionasse a seu favor, MFL não conseguiu descolar-se do seu apoio antigo ao TGV, por exemplo, por muito que fale em condições económicas diferentes. E a leitura que eu faço da notícia do El Mundo é que a MFL deixou uma impressão muito negativa nessa jornalista, sinceramente. E depois sobre a conversa da candidatura falsa de João Jardim, a MFL tentou uma justificação completamente ridícula, das coisas mais absurdas que ouvi e eu já ouvi um tempo de antena do POUS, portanto não é brinquedo.
Já na conversa das privatizações da segurança social/saúde e no fim do PEC, MFL deu bem a volta à acusação do Sócrates, melhor no segundo caso do que no primeiro.
190,
“Nos tempos que correm isso significa votar no PSD.”
Não tenho essa certeza, sinceramente. Vejo muito mais potencial noutras figuras do PSD em todos esses aspectos que referiu do que nesta líder em particular. Em MFL só consigo ver mais do mesmo a que já estamos habituados em termos de governo, mas talvez me engane, a ver vamos.
Estamos a trabalhar num novo protótipo para 2010. Juntamos a lábia do primeiro com a idade da challenger e obtemos … um Ber-luso-coni a contento da malta. Quanto ao programa não vai haver problema: paramos o TGV mas com delicadeza; avaliamos os professores a alta velocidade; ajudamos as microempresas a ficarem dependentes da alta finança. O consenso ou quê? Que bom que já não trabalho por essas bandas. Cambada de otários …
“Nos tempos que correm isso significa votar no PSD”
Nem mais. E ela hoje não desiludiu e até conseguiu mais: disse que nunca faria acordos com o Pinócrates. Mostrando que ele nem sequer merece sentar-se para negociar.
Este debate foi mesmo fatal para o Pinócrates.
Para quem ganhou quase por KO ao Louçã e perde este debate desta maneira, parecendo o aluno que se senta perante o examinador e professor. Com a catraifada de assessores que o rodeiam e escrevem telepontos, como é possível fazer aquele tipo de debate? Lixou-se!
Tanto comentário, tanta miopia.
Nenhum dos vossos dois queridinhos candidatos a PM fala sobre o essencial, ou vai ao essencial: a despesa absurda do estado em parasitas, construção, empresas públicas e municipais, benesses, e por aí fora.
E com um país a produzir pouco e o pouco que produz a ser drenado dessa forma, não é com gente desta que deixará de falir, que mudará de rumo.
E quem está indeciso e tem dúvidas, não a tenha numa coisa: os interesses instalados sabem perfeitamente o que querem, e não são incompetentes nem estúpidos!
“MFL não conseguiu descolar-se do seu apoio antigo ao TGV, por exemplo, por muito que fale em condições económicas diferentes.”
Mas isso não terá peso. Eu por exemplo, há 5 anos era pelo TGV e actualmente oponho-me a ele. Pouco me importa por isso o MFL tenha dito no passado, interessa-me o que diz agora.
196 #
“Nem mais. E ela hoje não desiludiu e até conseguiu mais: disse que nunca faria acordos com o Pinócrates. Mostrando que ele nem sequer merece sentar-se para negociar.”
Precisamente. Eu se estivesse indeciso, ao ver este debate provavelmente ter-me -ia decidido a votar MFL. Alias se só houvesse 2 candidatos, e fosse JS e MFL, votaria sempre em MFL com todo os defeitos que ela tem. Por um simples motivo: não suporto o José Sócrates.
.
No rescaldo dos “legionários” e das “mocidades” dum lado e doutro que não interessam nada, vamos pôr os pés na terra:
.
O que surge com evidência no grande eleitorado:
.
Há 4 lideres partidários com perfil pessoal para proximo 1º Ministro.
Há 4 partidos com quadros para fazerem Governo sozinhos
Há 5 partidos com quadros que podem ser Ministros e Secretários de Estado
.
O País não aceita Governos de maioria absoluta, rejeita a coligação PS-PS(d) e há uma clara rejeição do PS ser novamente Governo.
.
Não há qualquer ingovernabilidade ou instabilidade que resulte dos resultados eleitorais sejam quais forem.
.
O debate de hoje implodiu hoje do “centrão” ? Ninguém admitia que estas eleições se equacionassem já tão longe.
.
Em previsão a grande dúvida é se o PS somado ao PSD atinge ou ultrapassa os 50% dos votos do eleitorado.
.
Admite-se o fim do ciclo político dos responsáveis pelo uso dos meios astronómicos dados ao País pela EU, o estado em que Portugal está hoje e a incapacidade de nova política para os Cidadãos, Famílias e Empresas conseguirem sair do atoleiro em que os meteram.
.
Ninguém duvida que o grande eleitorado vai surpreender inesperadamente.
.
Obs: E quanto aos Espanhois “EspanaEspanaPrisaTviAve e tal e tal” se pelo lado da elite provinciana uma sugestão “follow the money” se pela altissima elite Portugesa que não está nos Partidos “Portugal tem de ser, e pode ser, a ancora da Peninsula Iberica substituindo Espanha”.
.
Politicamente, é mais que obvio que foi sempre Portugal o guia das mudanças politico-ideologicas peninsulares (Afonso Henriques despachou-os, copiaram os Decsobrimentos Portugueses, a Ditadura Salazarista foi a percursoa da Franquita, a varanda do palacio da Independencia, o 25 de Abril foi o percursor do fim da Ditadura Espanhola etc). Portugal mandou sempre no Futuro da Peninsula Iberica. A Espanha está arrasca com a MUDANÇA que Portugal se prepara para fazer na Peninsula Ibérica nestas eleições.
.
O resto são tretas.
“E a leitura que eu faço da notícia do El Mundo é que a MFL deixou uma impressão muito negativa nessa jornalista, sinceramente. ”
Mais um ponto a favor dela. Quem ler a imprensa espanhola, fica orgulhoso por ela ter dito directamente aos socialistas espanhois, que aqui quem manda são, ainda, os portugueses.
A jornalista espanhola não vota cá, e é natural que se sinta tocada, por ser castelhana. Mas os portugueses ficam felizes e contentes por saber que a espanholada não conseguirá manobrar fácilmente em Portugal.
Em termos de eficácia de mensagem, esta é muito forte. Porque a Ferreira Leite apela ao nacionalismo sem usar do bacoquismo patrioteiro. E cola o Pinócrates aos interesses espanhois, pois foram eles, teoricamente, que correram com a MMG. troca de favores políticos que são uma acusação forte, a um Primeiro-Ministro em funções.
Lá está. Ela ganhou o debate de uma forma desconcertante. Falou menos, nunca conseguiu ser clara naquilo que pretendia expressar, mas acaba por ser eficaz, porque é natural e honesto. Isso em termos de eficácia de mensagem política é genial. Fazendo lembrar o Cavaco, pouco depois de rodar o citroen e o marocas dizia que ele nem para contabilista dava, quanto mais ganhar eleições. Este caso é semelhante. É o anti-político que funciona. E nela, funciona mesmo, porque mesmo que ela dê calinadas no português, a mensagem passa. E isso é o que conta. Credibilidade.
No inverso, o Pinócrates ao repetir a cassete da propaganda, como se o país estivesse no melhor dos mundos, fazendo caretas e risinhos idiotas, e sendo demasiado agressivo usando demasiados truques de retórica, espalhou-se ao comprido.
Eu, sinceramente, custa-me a entender como ele foi tão burrinho neste debate. Depois do que vi ele fazer ao Louçã, que o bateu por muitos, neste ele foi um desastre. Impressionante!
O debate foi uma desilusão. Tenho de dizer, independentemente das minhas preferências partidárias, que Sócrates esteve abaixo do esforço. Para mim empataram. Se for verdade que os debates têm índices elevados de audiência e que podem ser decisivos, Sócrates precisava de ter vencido este.
Os fdps dos espanhois já estão a ficar furiosos.
Pois com o Sócrates tinham os seus interesses bem defendidos e os contribuintes portugueses em sido uns palonços ao encherem os cofres reais espanhoís…
Acredito que não tenha peso no resultado das eleições, mas deveria preocupá-lo se se opõe ao TGV, MFL reconhece vantagens económicas em tal investimento público astronómico, e não é apenas uma opinião que se tem assim um pouco “à balda” sem a responsabilidade de tomar uma decisão, ela tinha essa visão enquanto estava no poder e foi activa no sentido de promover o TGV. Mesmo nessa questão, MFL não se comprometeu com nada no seu programa de governo. Apenas promete suspender o projecto, para fazer uma reavaliação. A juntar às desculpas feitas há uns tempos de que o actual governo poderia já ter comprometido a reversibilidade do projecto, dá que pensar.
Quer fazer uma aposta sobre o resultado dessa reavaliação com PSD no governo?
De resto, é precisamente o ódio a Sócrates estar a ser tão relevante na escolha do próximo líder do governo que me faz pensar que MFL dificilmente será o que país precisa. Quem vence pelos defeitos dos outros e não pelas suas virtudes arrisca-se a desapontar muito o eleitorado.
#202,
“se pela altissima elite Portugesa que não está nos Partidos “Portugal tem de ser, e pode ser, a ancora da Peninsula Iberica substituindo Espanha”.
.
Ancora da Peninsula Ibérica financeira, economica e politicamente. Nem mais. E é tão simples….
.
Não se trata de opiniões à balda. Trata-se de realismo. Quem não tem dinheiro não tem vícios.
Quem tem tratado o TGV de forma leviana tem sido o 1º ministro que assim que tomou posse começou a falar em grandes obras públicas como forma de relançar a economia. Quase 5 anos depois está a dizer a discutir o mesmo que fazia no início do mandato. TGV e Aeroporto, estão no mesmo ponto de há 5 anos, ou seja, na estaca zero. E porquê? Porque não há dinheiro para fazer tal coisa. E isto é fatal. O 1º ministro continua a falar no assunto em jeito de promessa, e não como obra acabada. Isso é muito fácil de fazer, porque se duvida que estas obras sejam feitas a curto e a médio prazo. Pelo simples motivo que a matemática da contabilidade é fatal e sobrepõe-se ao mundo de fantasia que os socialistas andam a tentar vender aos portugueses.
“De resto, é precisamente o ódio a Sócrates estar a ser tão relevante na escolha do próximo líder do governo que me faz pensar que MFL dificilmente será o que país precisa. Quem vence pelos defeitos dos outros e não pelas suas virtudes arrisca-se a desapontar muito o eleitorado.”
Por esse motivo é que eu não voto em MFL. Eu e mais 30%.
.
E quanto ao TGV (AVE) vamos arrumar o assunto: se nunca aceitarei que um Militar Português seja um subordinado de qualquer outro General ou Estado Maior doutro Povo Ibérico aceito sem qualquer problema que no meu País que do litoral aos “paises” espanhois dista entre 150/200 Km, o Reino dos diferentes Povos Espanhois fique com todos os apoios da UE e assuma que contrução, manutenção, conservação e exploração do TGV dentro de Portugal, incluindo as 4 linhas, e que se aguente com os prejuizos. Se tiver lucro parabens. Mas concerteza comigo até esses cá ficam.
.
Porém, houve questões em que a MFL simplesmente não convenceu, em que Sócrates conseguiu que a sua estratégia funcionasse a seu favor, MFL não conseguiu descolar-se do seu apoio antigo ao TGV, por exemplo, por muito que fale em condições económicas diferente – Tiago Orfeão
Passar em quatro anos de 67% para 100% de dívida pública não convence? Como é que o Tiago Orfeão acha que se vai pagar o TGV?
Não tenho essa certeza, sinceramente. Vejo muito mais potencial noutras figuras do PSD em todos esses aspectos que referiu do que nesta líder em particular – Tiago Orfeão
Também preferia Rangel ou Rio, embora esteja a gostar bastante de Ferreira Leite.
Dito isto, a comparação é com o governo de Sócrates e não com potenciais líderes do PSD. E nesse confronto, MFL dá-me garantias de presidir a um governo menos socialista, menos controlador das liberdades e menos propagandístico, bem como de ser uma primeira-ministra mais séria do que Sócrates.
As culpas do PM em relação a esses projectos não desculpam os governos de Durão/Santana nem o potencial governo de MFL se ceder (como eu tenho 99% de certeza que vai fazer) neste particular. Com mais ou menos dinheiro, os acordos vão sendo assinados e qualquer dia alguém começa a cobrar.
O Bacalhau seco da Velha Ditadora que quer parar a Democracia durante seis meses chegou ao ponto de estar de mãos postas como que pedindo a Deus (perdão pelos meus pecados).
Levou banhada do Sócrates e se por acaso ela for 1.ª ministra ao fim de poucos meses está a pedir a demissão ou então é corrida de lá a pontapé.
Não tem estofo nenhum para governar este país pelo que todos já sabem quando ela esteve no governo, cairá no caos mais profundo este país com esta Ditadora à frente dos destinos de Portugal.
Para resolver a questão do deficit e da divida publica era seguir o exemplo da Roménia de Ceausescu:
– Fim das importações;
– Exportarmos tudo o que pudermos;
– Consumo de gas só na hora de cozer a ração diaria de batata e
. Televisão só meia duzia de horas por dia sendo que, pelo menos, metade do tempo deve ser preenchido por discursos da MFL a convencer o povo de que só assim é que vamos lá.
–
O erro da discussão do TGV em termos de INTERESSE NACIONAL não é “como se vai pagar ou como quere se pague etc”. Pura e simplesmente ninguem vai pagar nem paga nada. É a matriz, Não nos opomos a que o façam dentro de Portugal e respeitamos os altos interesses que comandam a UE.
.
Fiquem com todos os apoios da UE e assumam a contrução, manutenção, conservação e exploração do TGV dentro de Portugal, mesmo as 4 linhas, e aguentem-se com os prejuizos que houver. Se tiverem lucro parabens.
.
Mas concerteza comigo até os sonhados lucros cá ficam naturalmente. Tudo dentro da maxima Liberdade e Dempcracia, sem Ditaduras por vistas rovincianas chavistas, fidelistas, sovieticas, kadafistas. nortecoreanas e afins ….
.
Fiz a minha análise ao que se passou no debate, acho que ela não foi convincente, precisamente porque Sócrates mostrou a defesa das virtudes económicas do TGV por parte do governo PSD, não há muito a dizer. MFL já disse que não é contra o TGV, enquanto governo usou o mesmo discurso de prioridade nacional de Sócrates, dê por onde der MFL acha que vale a pena aumentar a dívida pública directa para fazer esse projecto, tal como Sócrates. O resto é fazer política apenas, que adianta argumentar que a dívida agora é insustentável, se eles próprios estavam dispostos a torná-la insustentável se se tivessem mantido em governo?
.
E sobre os anarquistas que anarquizaram as Finanças, Impostos, Educação, Segurança, Justiça, Economia, Segurança Social, Obras Publicas etc talvez um dia devolva o epiteto. No momento seria um abuso de força usar o buldozer desnecessariamente porque tudo se resolverá naturalmente. E eu adoro o ‘soft’ e o simples.
.
O CAA está sempre na boa. MFL ganha e depois vem ele com a campanha da impossibilidade de governar este país. Ajuda à queda da MFL na RTPNABOS à espera do Rui Riu-se para lhe dar um ninho para poisar. O problema é que o Menezes não deixa. 😉 Pode no entanto esperar que o Costa venha para a MAMA fazer merda da grande para mais tarde o Pedro Coelhone JSD dar-lhe uma panela. Pedro até tem qualidades mas não é burro. Ou vira xuxa “indipendiente” ou forma um movimento cívico. Por isso bem pode em começar em pensar numa reforma à Pacheco Pereira. Cícero temos pena. Hasta La Vista Baby! Força Manelinha!
Parece-me que me enganei no blog… isto é um blog sobre algum clube? É que há uma tendencia enorme para o mesmo lado. Como diria o outro “como sempre um povo de merda”.
defesa das virtudes económicas do TGV por parte do governo PSD, não há muito a dizer – Tiago Orfeão
Quais são as virtudes económicas do TGV? Não conheço, nem Sócrates as disse. Quanto ao que Ferreira Leite, as suas declarações são a melhor garantia de que não vai fazer o TGV na próxima legislatura. Se voltasse atrás, teria de se demitir no dia seguinte. O Tiago Orfeão esquece-se que o próximo governo terá maioria relativa e tentará desesperadamente ganhar as eleições que fatalmente virão ao fim de dois anos. MFL não tem condições políticas para avançar o TGV, mesmo que estivesse cheia de vontade e não creio que esteja. E quanto a ter defendido uma posição diferente no passado, esquece-se que ela defendeu a posição do Durão Barroso, que era, na altura, primeiro-ministro. É o mesmo que estar agora a dizer Sócrates é responsável por tudo o que Guterres fez no governo, a começar pelo pântano que criou.
que adianta argumentar que a dívida agora é insustentável, se eles próprios estavam dispostos a torná-la insustentável – Tiago Orfeão
O governo de Barroso, com uma dívida 67% do PIB queria aumentá-la com TGV. O governo de Sócrates, com uma dívida de 100% quer aumentá-la com o TGV. Se Barroso era irresponsável – e era – Sócrates bate-o por KO em matéria de irresponsabilidade. Basta somar à dívida de 100% do PIB, não só o TGV, mas também auto-estradas, entre as quais, a terceira entre Porto e Lisboa, terceira ponte em Lisboa e o aeroporto.
Não estou minimamente interessado em discutir as potencialmente inexistentes virtudes económicas do TGV, sei é que Sócrates mostrou que MFL acha que tem, tal como ele defende, foi isso que eu disse…
Não estou tão certo de que MFL não possa ter condições políticas para avançar com este projecto se for chefe de governo, para o fazer nem sequer precisa de entrar em contradição com o que disse em campanha e dificilmente o PS poderia negar o apoio a tal projecto perante o que defende agora, muito menos entraves teria se MFL conseguisse maioria absoluta ao fim de dois anos.
De resto, estar a tentar separar Durão de MFL neste particular já é negação.
Este blooge se destina a abrir os corações e mentes dos Portugueses, sobre as vantagens de se ter uma monarquia iberica moderna a mandar em nossos destinos.
Esta mais que provado há mais de dois mil anos que não sabemos nos governar ( já diziam os romanos ….. ).
Já agora mudamos de vez, passamos a dar vivas ao Rei Juan Carlos de Borbon, verão que ficaremos muito melhor servidos.
Viva o Rei de Espanha Juan Carlos de Borbon
Este é o nosso futuro chefe de estado, nosso Rei Juan Carlos de Borbon.
Portugal esta entregue aos bichos e maricas.
Temos uma oportunidade única, acabar com o estado Portugues, e nos tornarmos em uma provincia do GLORIOSO REINO DE ESPANA.
Nunca deveriamos ter nos tornado em País, maldito seja DOM AFONSO HENRIQUES até aos quintos dos infernos.
Quero aqui deixar meu repto; abandonemos a nacionalidade portuguesa e no transformemos em ESPANHOIS ORGULHOSOS.
O que achei mais interessante no debate de hoje, foi ver o líder da oposição a confrontar a Ministra das Finanças com a conivência da moderadora. Tudo isto como se não tivessem passado mais de 4 anos entretanto…
Não entendo como nenhum dos outros líderes partidários explorou as palavras de Sócrates, dizendo que as eleições são uma escolha entre PS e PSD ou entre ele e MFL. Até MFL, ontem teria dado um tiro muito forte se o questionasse sobre essas palavras. Em democracia todos contam e principalmente, os pequenos também contam e neste cenário até podem decidir. José Sócrates ao dizer isto somente para captar voto útil, está mais uma vez a demonstrar o que é para si democracia.
Tanto comentário e nem uma referenciazinha à recente mudança de imagem da senhora. E ainda se dizem seus apoiantes, ai, ai.
A senhora está farta de ouvir dizer que Sócrates é o mais elegante, faz um esforço para não lhe ficar atrás e vocês… nada.
SACRIFICADOS OU A FLEXIBILIDADE DO HOMEM ELÁSTICO
Sócrates está mais confiante. Sente que a cadeira do poder ainda é possível. Com o apoio de Louçã que já verberou dar apoio parlamentar em matérias de fiscalidade e outras.
Podem estar assim cientes os Portugueses que dentro de quatro anos estará o País mais fiscalmente agonizante, as empresas evaporantes como cogumelos, os Portugueses cada vez mais pobres.
Mas Sócrates no alter ego da sua imaginação criativa decidiu uma viragem à esquerda. Afinal virar à esquerda ou direita da sua consciência está à mão do palco do poder. Onde se quer manter. À viva força, nem que para isso seja preciso renegar todos os ministros no reconhecimento implícito do fracasso da sua governação.
Curioso como se discute mais a competência de lidar com um debate de televisão do que a capacidade de governar um país.
Esta é a merdocracia em que os artistas e os seus espectadores ganham a relevância do efémero, onde a corrupção e a perversão continuam a proliferar no palco da perfídia patológica.
Um engenheiro civil, conhecedor do dossier «barragens», disse-me que está decidido que a construção de novas barragens em Portugal será realizada pelo Iberdrola (espanhola)!
Esta informação mereceu-me todo o crédito, uma vez que toda a vida profissional deste engenheiro civil se desenrolou neste sector de actividade. Foi o engenheiro chefe de construção de uma das barragens portuguesas.
“Não sei o que é o homem. Só sei o seu preço” [Brecht]
Os debates eleitorais se fossem feitos num país civilizado e comentados por criaturas intelectualmente genuínas, e não (como é o caso indígena) por sopradores ideologicamente ridículos ou maníacos ignorantes, teriam dignidade responsável e estima acrescida. Porém, cá pela paróquia espanejam-se nos jornais e, principalmente, alapam-se nas TV’s um curioso raminho de criaturas barulhentas (uma estrebaria quase se assemelha a um lugar de êxtase) e que recitam, todos e de igual modo (lembrando a velha Mocidade Portuguesa), os intelectivos complementos dos seus triunfantes repertórios partidários.
Os factos, as argumentações e os episódios ocorridos entre os candidatos eleitorais, passam a ser para esses prodigiosos comentadores, de imediato, um lugar de desabrida arena partidária e um grave reduto de comunhão geral de ignorância e de iliteracia. Os comentadores que temos são quase sempre ignorantes e nada prudentes, pouco estudiosos e muito vaidosos, indigentes e nada sensatos. Sem nunca transportar o cidadão para a matéria e o desafio que o orador propôs, referindo o cuidado conceptual exposto e as impressões ou erros que o contraditório esgrimiu, os nossos dobrados comentadores-políticos travam de imediato a (sua) dura peleja contra o presumido adversário ideológico, como se fossem eles sábios e talentosos dirigentes partidários. Tais especiosos agitadores, que na maioria das vezes nem sabem do que estão a falar, diriam sempre idênticos superlativos, mesmo se o debate nunca tivesse existido. A cassete, essa, está sempre lá.
Veja-se, sobre o assunto, o prosaísmo dessa laudatória criatura, de nome João Vieira Pereira (Expresso, p. 8), que, qual vendedor de banha da cobra, afirma, em comentário ao debate Sócrates-Portas:”… este era porventura o mais difícil debate que Sócrates tinha pela frente, daqui em diante terá alguns passeios no parque com os restantes candidatos, inclusive com Manuel Ferreira Leite” [sic]. Escreve esta genialidade num jornal de referência. Bem-humorado e beneficente anda o rapaz, Henrique Monteiro.
Porém, o máximo exibicionismo dessa fancaria televisiva teve (ontem) lugar após o (apenas) melhor e mais esclarecedor debate, até à data, patrocinado por Louçã e Ferreira Leite. Em todas as TV’s (SIC-N, RTPN e TVI7), qual barraca de feira, divinamente surgiram um raminho de comentadores da boa escola da superstição liberal, quase sempre desleixados no belo argumento, que com respigadas tiradas garganteadas de remotos tempos económicos e com cabotina espuma labial, trataram o dr. Louçã com o desprezo e a idiotia que a D. Manuela não personificou.
O mundo dessas criaturas – com especial relevância para o ridículo João Duque, a bafienta Inês Serra Lopes, o mastigado Joaquim Aguiar ou aquele jovem decorativo que a RTPN nos deu a conhecer e que garante que os “custos salariais” das PME são mais determinantes para elas que os seus “custos financeiros” (o garrote financeiro das PME é para esse iluminado fruto, unicamente, da Lei Laboral) -, que nunca foram gestores de coisa alguma e nem a isso se candidataram, o mundo (económico e social) para tais sábios parou no tempo. Eis o ranço desses novos Velhos do Restelo!
Quando o sábio Joaquim Aguiar, em defesa do seu patrão Mello e sobre um pacífico assunto (pelo menos nos países civilizados) sobre a detenção pelo Estado de bens essenciais (referido por Louçã), regressa em assombro a 1975 (e cita até Melo Antunes), diz bem o atoleiro em que a saudosista e indigente intelectualidade nos meteu. E de que não há saída. (Almocreve)
“115.Factos são factos disse
3 Setembro, 2009 às 2:06 am
(…) não assiste qualquer razão na defesa que faz dos grandes investimentos
públicos, pelas razões que vou enunciar.
Crescimento da Dívida Externa Liquida de Portugal (Passivo – Activo) durante o governo
Sócrates
ANO PIB (milh.€) Dív. Líq. Externa Portugal (milh. €) Dív. Ext. Líquida (% PIB)
2004 144.128 92.205,3 64,0%
2005 149.123 104.681,4 70,2%
2006 155.446 125.833,5 80,9%
2007 163.190 148.974,4 91,3%
2008 166.197 161.531,1 97,2%
2009 163.736 164.689,1 100,6%
Nota: Os dados da dívida externa relativos a 2009 são apenas reportados até Março de 2009.
Assim, entre 2004 e 2009, o valor do PIB de Portugal cresceu, em valores nominais, ou
seja, sem entrar com o efeito da subida de preços, 13,6%, enquanto a dívida externa
liquida portuguesa aumentou 78,6%. Em milhões de euros, o PIB cresceu 19.608 milhões €,
enquanto a dívida aumentou 72.484 milhões de euros, ou seja, 3,7 vezes mais. Como
consequência, entre 2004 e 2009, a dívida externa líquida do Pais passou de 64% do PIB
para 100,6% do PIB. É um crescimento sem dúvida insustentável.
MAS O PROBLEMA DA DÍVIDA EXTERNA É AINDA MAIS GRAVE, POIS FALA-SE SEMPRE DA DÍVIDA
LÍQUIDA E NÃO DA DÍVIDA TOTAL BRUTA QUE É MUITO MAIS ELEVADA
Os dados anteriores sobre a dívida, que são aqueles habitualmente referidos e normalmente
divulgados pelos media, enganam porque não correspondem à totalidade da dívida do País.
Aqueles dados referem-se apenas à Dívida Liquida Externa, que se obtém deduzindo à Dívida
Externa Bruta, ou seja, a totalidade daquilo que o País efectivamente deve ao estrangeiro
(o chamado PASSIVO do País) aquilo que ele tem a haver do estrangeiro (o chamado Activo).
No entanto, o que o País efectivamente deve ao estrangeiro é a dívida externa bruta, e é
ela que tem de ser paga, e é sobre ela que se tem de pagar juros e dividendos. O quadro
seguinte, construído também com dados divulgados pelo Banco de Portugal, mostra com
clareza a dimensão dessa dívida total efectiva.
Valor da dívida bruta total efectiva de Portugal
Ano Dív. Bruta Externa Portugal ou Passivo (milh. €)
2006 402.857,4
2007 444.137,7
2008 444.117,9
2009 (só até Março) 451.520,4
Percebe agora porque é que não se pode continuar com esta política suicida de enveredar
por megalómanos investimentos públicos? Já atentou para o facto de que a ser seguida a
política que você defende, o país cairá na bancarrota?
In, http://www.blasfemias.net/2009/09/02/socrates-vs-portas/#comments
115.Factos são factos disse
3 Setembro, 2009 às 2:06 am
Já se percebeu que o Crossfire é um fiel seguidor do actual PM. Respeito mas lamento. Mas
anoto a elevação e o conteúdo dos seus comentários.
No entanto, não lhe assiste qualquer razão na defesa que faz dos grandes investimentos
públicos, pelas razões que vou enunciar.
Crescimento da Dívida Externa Liquida de Portugal (Passivo – Activo) durante o governo
Sócrates
ANO PIB (milh.€) Dív. Líq. Externa Portugal (milh. €) Dív. Ext. Líquida (% PIB)
2004 144.128 92.205,3 64,0%
2005 149.123 104.681,4 70,2%
2006 155.446 125.833,5 80,9%
2007 163.190 148.974,4 91,3%
2008 166.197 161.531,1 97,2%
2009 163.736 164.689,1 100,6%
Nota: Os dados da dívida externa relativos a 2009 são apenas reportados até Março de 2009.
Assim, entre 2004 e 2009, o valor do PIB de Portugal cresceu, em valores nominais, ou
seja, sem entrar com o efeito da subida de preços, 13,6%, enquanto a dívida externa
liquida portuguesa aumentou 78,6%. Em milhões de euros, o PIB cresceu 19.608 milhões €,
enquanto a dívida aumentou 72.484 milhões de euros, ou seja, 3,7 vezes mais. Como
consequência, entre 2004 e 2009, a dívida externa líquida do Pais passou de 64% do PIB
para 100,6% do PIB. É um crescimento sem dúvida insustentável.
MAS O PROBLEMA DA DÍVIDA EXTERNA É AINDA MAIS GRAVE, POIS FALA-SE SEMPRE DA DÍVIDA
LÍQUIDA E NÃO DA DÍVIDA TOTAL BRUTA QUE É MUITO MAIS ELEVADA
Os dados anteriores sobre a dívida, que são aqueles habitualmente referidos e normalmente
divulgados pelos media, enganam porque não correspondem à totalidade da dívida do País.
Aqueles dados referem-se apenas à Dívida Liquida Externa, que se obtém deduzindo à Dívida
Externa Bruta, ou seja, a totalidade daquilo que o País efectivamente deve ao estrangeiro
(o chamado PASSIVO do País) aquilo que ele tem a haver do estrangeiro (o chamado Activo).
No entanto, o que o País efectivamente deve ao estrangeiro é a dívida externa bruta, e é
ela que tem de ser paga, e é sobre ela que se tem de pagar juros e dividendos. O quadro
seguinte, construído também com dados divulgados pelo Banco de Portugal, mostra com
clareza a dimensão dessa dívida total efectiva.
Valor da dívida bruta total efectiva de Portugal
Ano Dív. Bruta Externa Portugal ou Passivo (milh. €)
2006 402.857,4
2007 444.137,7
2008 444.117,9
2009 (só até Março) 451.520,4
Percebe agora porque é que não se pode continuar com esta política suicida de enveredar
por megalómanos investimentos públicos? Já atentou para o facto de que a ser seguida a
política que você defende, o país cairá na bancarrota?
In,
(blasfemias.net/2009/09/02/socrates-vs-portas/#comments)
Sócrates visto de perfil tem uma acentuada cifose – ou seja um problema na coluna.
Não a tem direita, parece, sobretudo com a câmara em plongée, um corcundinha.
#112
Chamar caco velho á madame é ofensivo. Concordo consigo!
Ofender o Socrates, já não é problema! Nunca o vi tomar igual atitude a condenar as ofensas ao Socrates.
Como diz o ditado: cada macaco defende o seu poleiro!
Pedro e Hugo vão lavar escadas. Malhar esse corpinho que só vos faz bem. Ao Hugo espero que lava a boca com merda e vá dizer asneiras para o Blogue Simplex do PINÓQUIO. Não está bem ponha-se nas Put@s.
Paradoxalmente vai ser a vantagem de MFL, não ser apoiada por boa parte do seu partido.
Sócras, como vai perder, vai-se ver na mesma situação.
Mas enquanto MFL vai ser apoiada pelo voto, Sócras nem pelo seu partido nem pelo voto.
Essa vai ser a grande diferença. Começou o declínio de Arturo Ui, encantador de sapos.
O Bloco vai ficar perto do PS, incoligável com ele enquanto Sócras tiver o comando. Mas assim que o chutarem pela pia da história partidária abaixo, provavelmente o PS e o bloco se coligarão- E começarão uma deriva ao centro.
243 , é sem dúvida um tratado de estupidez. se há alguma coisa que me lixa é ser obrigado a ler posts de outros blogs. deixe o link e quem quiser ver alguém bater punhetas que vá lá. aos outros , please , poupe-nos. a gente vem ao Blasfémias , não ao arrebentado a chorar por leitores. eu se fosse blasfemo , era lápiz azul a textos de outros blogs. a não ser que me pagassem a difusão , claro.
chato , ter de ler esse cromo antipático , idiota , sem saber , aqui.
Estamos a assistir em directo a um Shift à esquerda…
Será o Bloco de Esquerda a solução??? PS e PSD já deu o que tinha a dar, é um milagre termos resistido estes anos todos com as suas pobres governações!
UM PRIMEIRO MINISTRO, QUE SE COMPORTA COMO UM ALDRABÃO DE FEIRA
COM PAPEIS E JORNAIS, NÃO tem competencia para ser ministro, não tem nada na cabeça!
Para mim que o vi enumeras vezes no parlamento a merda foi sempre a mesma, para a má criação com os deputados!
Tão estupido, que foi desmentido no parlamento, com um papel na mão que dizia ser da OCDEe não passava de uam nota assinada por uma funcionaria! o Rangel fe-lo engolir a mentira.
È esta merda que è primeiro ministro! podem ir ao diario das cessões para se rirem mais…….
O aldrabão bem levou papéis e mais papéis para atacar, mas saiu-lhe o tiro pela culatra.
Já foste!!!
GostarGostar
Não vi. Devo temer pelo futuro de Portugal? Quem prometeu gastar mais?
GostarGostar
que post genial…
GostarGostar
Obviamente MFLeite será PM !
GostarGostar
infelizmente…
GostarGostar
Também obviamente, este post, como nota Cmonteiro, é “genial”…
Mr. Carlos Loureiro tentou, tentou ser o primeiro post debate, e saíu-lhe uma espécie de ‘charada à la João Miranda’…
GostarGostar
“Sócrates nunca passará de um aprendiz de feiticeiro de Berlusconi.”
José Eduardo Moniz, no DN.
GostarGostar
“Um destes dois vai ser o próximo primeiro-ministro”.
Mr. de la Palisse não diria melhor.
GostarGostar
Uma vez na América um político queixou-se de que ao mesmo tempo que o entrevistavam na outra metade do ecrã passavam imagens da chegada dos caixões do Vietname.
Hoje cada vez que colocavam as duas caras lado a lado, Sócrates perdia votos.
Era a cara de um cínico.
Não suporto isso.
GostarGostar
MFL vai chefiar o próximo governo de Portugal.
GostarGostar
#4
Nem é necessária a realização de eleições! Já está!
GostarGostar
ou os dois, por adjudicação directa do bolicao
GostarGostar
Mr. Tomás Begonha,
Discordo do JEMoniz, porque Sócrates é um provinciano que aterrou numa grande cidade.
GostarGostar
Este é um jornalista ..e diz tudo o que nós hoje sentimos em menos de 2 minutos…curioso o discurso ter mais de 30 anos…
GostarGostar
11,
Vai estar !
GostarGostar
Os “politólogos” que estão na SIC-N estão com uma tamanha car de enterro!
Até parece que o Chefe de Estado vai enterrar!
O Ricardinho dessa estação está tão nervoso que começou a dizer dislates atrás de dislates.
Sócrates, bye bye…
GostarGostar
MFLeite entrou no debate muito bem : sobre carácter, seriedade, percurso/s de vida/s.
Enervou Sócrates.
GostarGostar
#9 – deduzo que a velha senhora tenha cara de caixão vietnamita
GostarGostar
O CAA, esse socretino infiltrado, diz que ambos não estiveram bem…
Pois, pois…isto significa que a MFL GANHOU O DEBATE!!!!
Sr. Sócrates, dia 27 anda a roda!
Rua!
GostarGostar
Pois, infelizmente!
GostarGostar
MFL ganhou claramente ao mentiroso contumaz.
GostarGostar
“À mulher de César…
Nos últimos tempos, à medida que se vai notando um crescente desespero no PS, João Tiago Silveira, Secretário de Estado e porta voz do partido, foi tecendo comentários sobre os 250 metros que Ferreira Leite percorreu num carro do Governo Regional da Madeira.
Acontece que hoje ouvi na SIC que José Sócrates esteve o dia de hoje no Palácio de S. Bento, residência oficial do Primeiro Ministro (e imóvel do Estado) a preparar o debate que vai ter agora enquanto Secretário-Geral do Partido Socialista.
Gostava, pois, de ouvir agora o dito João Tiago a verberar José Sócrates por este estar a usar os meios do Estado para fins partidários…
Se alguém quiser tomar a iniciativa, faça favor:
http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3060656.html
GostarGostar
Até admira o “coiso psi” ainda não ter aparecido com uma tirada do género: mas a Manuela Fereira Leite é mais feia!”
GostarGostar
O Sócrates ganhou o debate nas calmas, e com muita calma.
Mostrou ao país a Verdade da Mentira do programa da velha.
E mostrou as suas inumeras contradições, a sua constante mudança de opinião, muitos deles eivados de oportunismo politico, como no caso das portagens das scuds, e da avaliação dos professores.
Neste caso dos professores, eu diria mesmo que o oportunismo da velha está ao nivel do do Beato Louçã.
A velha anda à uma data de tempo a chamar mentiroso ao Sócrates, e a apontar-lhe falhas de carácter, mas a verdade é que foi ela que teve de passar todo o debate a responder ao interrogatório que o Sócrates lhe fez sobre as constantes mudanças de opinião, o dar o dito pelo não dito, o dizer uma coisa hoje e outra no outro dia.
GostarGostar
MFL apresentou curriculum académico, profissional, politico e de vida.
O Sócrates foi às nuvens, pois o triste não tinha nenhum papel para apresentar…
GostarGostar
Depende. Se MFL ganhar nenhum daqueles dois vai ser PM
GostarGostar
Podem dizer o que quiserem mas MFL se for PM em menos de 6 meses desiste
GostarGostar
#9 – deduzo que a velha senhora tenha cara de caixão vietnamita
Muito obrigado, até parece o Sócrates a responder sobre a “privatização” do SNS.
Como pareceu não compreender quando estava MFL a falar o “caixão” era a cara de cínico do seu ídolo.
GostarGostar
MJRB,
sem dúvida, todavia, entendo que a comparação, do JEMoniz, circunda essa objectividade.
Parece-me, também, em absoluto, que o “inginheiro” vai ter de despir o imagem Boss e deixar de cantarolar poesia e entrar em campo literalmente o seu forte, se quer recuperar percentagens e manter assessores.
GostarGostar
O “piscoiso” entrou hoje no lambebotismo socretino fardado de “lisboeta”!
GostarGostar
Meu caro Carlos Rodrigues,
Quem te garantiu isso?.
è que o periodo de férias, já se acabou.
GostarGostar
Mostrou ao país a Verdade da Mentira do programa da velha.
Por favor nao se acanhe.
Mostre-nos isso aqui.
GostarGostar
E aproveito para dizer que José Socrates foi o melhor PM desde D.joão
E também que infelizmente e injustamente vai perder as eleições porque o que merece a pena é sempre desprezado por quem não ouve e não quer ver e por ter ofendido os homens mais ricos de Portugal e não ter feito o que queriam. E também por ter negócios com a Venezuela o que deve deixar muitos com medo. Esquecem que também tem com a microsoft e o MIT.
GostarGostar
Na SIC-N aqueles politólogos da merda é só falar de triotskismo, maoismo, Louçã, temas fracturantes,etc. tudo para desviar a atenção da grande DERROTA do Sócrates!
Estão em pânico.
As sinecuras vão-se acabar!
GostarGostar
Penso que este debate deveria ser analisado do ponto de vista judicial e jurídico (temas que a Manuela Ferreira Leite repudiou ao longo de todo o debate) uma vez que me pareceu terem havido algumas ameaças de morte…
GostarGostar
Para o “inginheiro” que afirma que deveria ser obrigatório ler poesia 1hora por dia – SIC –
(giro foi perceber que ele desconhece os heterónimos do F.Pessoa):
Sinto de repente pouco,
Vácuo, o momento, o lugar.
Tudo de repente é oco —
Mesmo o meu estar a pensar.
Tudo — eu e o mundo em redor —
Fica mais que exterior.
F.Pessoa
GostarGostar
Se o resultado dependesse do desempenho de cada um dos intervenientes, a dama de pau tinha perdido por KO.
GostarGostar
Eu acho curioso, nestes comentários, é que os ataques que fazem ao Sócrates são todos ao nível do carácter e dos ódiozinhos pessoais que sentem por ele, a maior parte vindos de fora, e incentivados pela oposição miserável que existe nomeadamente a do psd.
Então esta mania insuportável da Superioridade que estes politiqueiros de meia tijela da oposição evidenciam pelo 1º Ministro, é absolutamente lamentável.
MJRB
percurso sinuosos e de zigue zagues tem a velha.
Que diabo foi ela fazer a Espanha, para assinar um acordo com os Espanhóis sobre o TGV, para 5 linhas, e depois vem agora dizer que o que os Espanhóis querem é aproveitarem-se de nós ?
Se isto é carácter…
GostarGostar
Miss LIli,
Sócrates foi de S. Bento para os Estúdios Valentim de Carvalho, em transportes públicos. Para dar o exemplo de exemplar cidadão-PM.
Chegou 144 minutos da hora combinada. Os assessores ficaram espantados e recomendaram-lhe que nunca mais se expusesse publicamente daquele modo.
JS pediu um táxi, voltou (sózinho) a S.Bento, e disse ao taxista: ‘quero dar outro bom exemplo aos portugueses: leve-me de volta aos EVC”.
E assim foi.
GostarGostar
#28 – “Como pareceu não compreender quando estava MFL a falar o “caixão” era a cara de cínico do seu ídolo.”
desenhas mal e pensas pior, o oportunismo compensa a mediocridade.
GostarGostar
“MFL vai chefiar o próximo governo de Portugal.”
Qual ? No exílio?
GostarGostar
Sem dúvida.
GostarGostar
MFL será a próxima 1ª Ministra deste pobre país que se recusa ser uma provincia espanhola.
Socrates, até la vista!
GostarGostar
Sócrates conseguiu colocar Manuela Ferreira Leite constantemente à defesa. Eu diria até que, perante uma total ausência de alternativas de poder, Manuela Ferreira Leite apenas deixou claro que, as únicas áreas em iria “mexer”, se for eleita como primeira-ministra do país, eram a da segurança social, da saúde e da educação, entregando aos privados, uma parte significativa da sua exploração. De resto, negou constantemente aquilo que assumiu enquanto ministra das finanças e apressou-se a justificar o desvio na política anti-crise que julgou ser acertada enquanto tal.
GostarGostar
Mr. Tomás Begonha, 29
Imediatamente após Sócrates ter citado o Extraordinário Professor Abel Salazar, sorri.
Sorri, porque aquela recorrência a ASalazar foi-lhe recomendada !
GostarGostar
#9:
– Faduncho!
GostarGostar
38,
Pedi-lhe alguma vez a sua opinião sobre o que penso, e aqui escrevo ?
GostarGostar
Minha cara Lili #22
Bons remédios, mas já se tornam insuficientes.
A Fadiga, começa a ser FDD…A.
GostarGostar
Imaginem que JS e MFL eram presidentes de dois bancos concorrentes. Qual era o banco que escolheria para lhe confiar o vosso dinheiro? É simples a resposta não é?
GostarGostar
Caro “Lisboeta”,
se para si a falta de carácter não é suficiente para não admitir ser governado por tal criatura, aconselho-o a rever os seus valores.
Falsificar o Curriculum da Assembeia da República, licenciar-se ao Domingo, assinar projectos sem os executar, caso Cova da Beira, caso Freeport…
Além das promessas de não subir impostos, de diminuir o desemprego, de afirmar não ter conhecimento do negócio Prisa/PT…
Enganar muitas pessoas pouco tempo, é possível, mas enganar muitas pessoas por muito tempo, dá direito a ir para a RUA!!!
GostarGostar
No dia 27 a escumalha sucialista tem 24 horas para atravessarem a fronteira…
Vão para Espanha e Suiça trabalhar como fizeram milhares de portugueses por causa das penhoras e execuções fiscais a mando do Sr. Sócrates para encher os cofres para gastar em merdas!
GostarGostar
Fado Alexandrino
como sabe, geralmente quem tem a presunção de ser portador exclusivo da Verdade, são os mentirosos.
E a Manuela Ferreira Leite, como o Sócrates mostrou e bem, e em alguns pontos eu também o fiz aqui, o que tem não é a Verdade, são contradições, mudanças de opinião, zigue-zagues politicos consoante o calendario eleitoral, que estão transportas para o programa dela.
Eu diria mesmo que o programa do PSD é um chorrilho de mentiras : na Segurança Social, no TGV, nas Scuds, na Avaliação dos Professores, etc…
Como é que se compreende que ao longo de multiplos debates quinzenais na AR eu tenha ouvido os PSDs perorarem em altos gritos contra o facto de o Governo não colocar portagens nas Scuds, realçando o dinheiro que seria poupado, e agora a poucos dias das eleições se encolhem de dizer alto e bom som no seu programa que as iriam pôr de imediato, caso fossem Governo ?
Gostei das palavras do Sócrates sobre governar para o Interesse Geral e não para o Interesse Particular das Corporações, que é coisa que a provecta senhora óbviamente não subscreve, pelos mesmos motivos por que se esqueceu das portagens nas scuds, óbviamente.
GostarGostar
Sócrates vence por 36% por falta de conhecimento político de MFL.
GostarGostar
A Verdade Dói, 43
Esse reincidente posicionamento, correcto, de MFLeite face aos negócios ‘socialistas’ S.Bento-Moncloa, perturbou Sócrates.
GostarGostar
Esta mulher é um espanto!!
GostarGostar
Pedrito
eu não tenho pachorra para estar aqui a rebater pequenos episódios de pura coscovilhice e de que eu não faço a minima ideia se são verdade ou mentira.
GostarGostar
Lisboeta,
já imaginou se a estratégia da MFL fosse também a de “jornalista”, como fez o “inginheiro” durante todo o debate?
MFL deu-lhe e estucada logo no início, evidenciando-lhe o seu curriculum. E isso, meu caro, é uma evidência.
GostarGostar
O Fuas Roupinho é um contribuinte relapso?
GostarGostar
#49 O banco da MFL era o santander, bpp ou o bpn? Parece que o presidente tem o dinheiro desaparecido. Se calhar confiou nos amigos de MFL. Confiava mais no banco de JS, pois os bancos de MFL são muita estranhos!!!
GostarGostar
Apenas 2 frases: “… não gosto dos espanhois misturados com os portugueses…”, e “… é como o filho que mata o pai e a mãe para dizer que é orfão”.
Inacreditável!
GostarGostar
Se o Sócrates não sai de cena a 27 tenho a convicção que Portugal entrará em bancarrota em 2013!
GostarGostar
“Pois, pois…isto significa que a MFL GANHOU O DEBATE!!!!”
Que graça teutacho.
A velha foi cilindade! Mai nada!
GostarGostar
.
O que surge com evidência no grande eleitorado:
.
Há 4 lideres partidários com perfil pessoal para proximo 1º Ministro.
Há 4 partidos com quadros para fazerem Governo sozinhos
Há 5 partidos com quadros que podem ser Ministros e Secretários de Estado
.
O País não aceita Governos de maioria absoluta, rejeita a coligação PS-PS(d) e há uma clara rejeição do PS ser novamente Governo.
.
Não há qualquer ingovernabilidade ou instabilidade que resulte dos resultados eleitorais sejam quais forem.
.
O debate de hoje implodiu hoje do “centrão” ? Ninguém admitia que estas eleições se equacionassem já tão longe.
.
Em previsão a grande dúvida é se o PS somado ao PSD atinge ou ultrapassa os 50% dos votos do eleitorado.
.
Admite-se o fim do ciclo político dos responsáveis pelo uso dos meios astronómicos dados ao País pela EU, o estado em que Portugal está hoje e a incapacidade de nova política para os Cidadãos, Famílias e Empresas conseguirem sair do atoleiro em que os meteram.
.
Ninguém duvida que o grande eleitorado vai surpreender inesperadamente.
.
GostarGostar
Essa da ameaça espanhola, como a dos “ataques aos professores”, já foi na parte do desespero do debate.
Se ela fôr para o Governo, sempre quero ver como é que ela vai dar uma ordem que seja aos assalariados do Ministério da Educação que são os professores, ou como é que vai impôr o Interesse Geral do país aquando de negociações com a Fenprof.
GostarGostar
Aconselho-vos a, quando puderem, verem o comentário do Joaquim Aguiar no Jornal 2 de hoje logo a seguir ao debate.
Trata-se apenas duma questão de carácter. Não era preciso ele referir essa questão. Quem viu este debate entende a quem estivemos entregues nestes últimos 4 anos e meio.
GostarGostar
O Fuas Roupinho tem pago impostos elevadissimos para serem gastos em merdas.
O país está de rastos.Está endibvidado até às goelas e ainda há socretinos que querem empenhar as novas gerações.
Vão trabalhar vagabundos!!!!
GostarGostar
Aquela de que o tgb e por causa dos espanhois….!!! Será que MFL é tão mesquinha que não quer já o tgv só para os espanhois nao recebrem mais fundos? e nós? ficamos sem fundos e sem o tgv? extraordinário!
GostarGostar
Estivemos quase 5 anos entregues a um deliquente politico.
GostarGostar
A parte mais feia do debate foi aquela coisa contra os esapnhois!
Feio até dizer chega! Idiota
GostarGostar
A cara de estranheza que José Sócrates faz quando MFL lhe diz que aumentou os impostos e a maneira como o nega são típicos de um profundo problema de carácter. Este senhor que ocupa o cargo de PM é uma lástima. Na prática, aquilo foi um tempo para MFL se distinguir dele, que não é muito difícil. A maneira como Sócrates finge não ter percebido certas ideias e como insiste em imputar a MFL coisas que ela não defende ou até distorcer e generalizar são inacreditáveis. Atesta-o a maneira como ele reduz o estado das contas públicas ao défice público e esconde todos os outros. É um forte sinal do perigo daquilo que pretende esconder: a realidade.
GostarGostar
#47 – “Pedi-lhe alguma vez a sua opinião sobre o que penso, e aqui escrevo ?”
não. ninguém pede e todos o fazem. se não aguentas opiniões, não escrevas aqui. és capaz de matar o pai e mãe para receber subsídio de funeral (adaptado da resposta gira da velha).
GostarGostar
A sic-notícias ESTÁ PASSANDO UM PROGRAMA PARA BRANQUEAR A GRANDE DERROTA DO SÓCRATES, E SÓ ENTRA EM ANTENA QUEM DIZ BEM DO SÓCRATES.
O BOLSANAMÃO É UM VENDIDO!UM JUDEU!
GostarGostar
Lisboeta,
Em acumulação à teoria da cabala, à da campanha negra, vem agora a da “agenda escondida”. Mas V. pensa que somos todos parvos?
Saberá o que é um currículo? O que indicia, para o seu titular, mudá-lo sucessivamente ao sabor da pressão da opinião da blogofesra e na medida dessa pressão? Comprar-lhe-ia um automóvel em 2ª mão?
GostarGostar
Eu tive pena de Manuela Ferreira Leite.
Não se atira uma velhinha para uma situação daquelas.
As hostes do PSD estão cheias de sádicos.
GostarGostar
#MFL deu-lhe e estucada logo no início, evidenciando-lhe o seu curriculum
esteve no banco de portugal . lugar de muitos economistas com curriculo.
GostarGostar
MFL ganhou o debate.Ponto Final.
GostarGostar
A idosa teve o bem-senso de não ter insistido muito nessa da Asfixia Democrática, mais uma das aldrabices da senhora, porque é tão ridícula que faz dó.
Basta lembrarmo-nos das esperas sucessivas organizadas pela CGTP e pela Fenprof ao 1º ministro e à ministra da educação, de todos os telejornais da TVI, das manifestações, dos blogues, da recusa publica de varias escolas em adoptarem o modelo de avaçiação, dos ataques ao carácter do homem em vários orgãos de informação, enfim de tudo o que é expressão pública, para que o ridiculo e a mentira da acusação seja evidente.
GostarGostar
69,
Os espanhóis sempre quiseram o nosso bem…
Todo o bem para “nuestros hermanos portugueses”…
(glup ! glup ! glup !…)
GostarGostar
71,
Pedi a sua opinião ?
GostarGostar
nO ESTRANGEIRO JÁ FAZEM POUCO DE PORTUGAL POR TER UM PRIMEIRO-MINISTRO MENTIROSO E ALDRABÃO.
LEIAM O FIGARO DE HOJE!
GostarGostar
#57 – “MFL deu-lhe e estucada logo no início, evidenciando-lhe o seu curriculum. E isso, meu caro, é uma evidência.”
o estuque costuma ser aplicado nos acabamentos, mas enfim cada qual trabalha como sabe.
GostarGostar
O sócrates FOI SEMPRE UMA FRAUDE.
esteve à vista que Portugal com aquele 1º ministro atrasou duas décadas.
Portugal está mais pobre e badalhoco!!!
GostarGostar
Eleven-se os espiritos,(se ainda os há)
GostarGostar
Chegou!
O Socratino “coiso-e-tal” já vai arranjar a tal saída airosa do seu querido líder, em contraponto com uma engasgadela da futura PM.
Agora sádico, sádico é apanhar na boca, demorar uma hora a digerir e depois aparecer com uma frase feita.
Au revoir!!!
GostarGostar
Fiquei com a ideia, se o debate demorasse o tempo daqueles célebres debates às eleições americanas, Manuela Ferreira Leite saía em maca.
GostarGostar
K2 ou 3,
De acordo: Amy Winehouse, para “elevar os espíritos” !
GostarGostar
#81 “o estuque costuma ser aplicado nos acabamentos, mas enfim cada qual trabalha como sabe.”
Ora aqui está uma metáfora bem aplicada à socratina criatura: é revestida a estuque!
MFL, desferiu-lhe várias estocadas que lhe rebentaram com o estuque!
GostarGostar
#79 – “Pedi a sua opinião ?”
já respondi a isso, vai ver ao #71
GostarGostar
O que me espanta é haver tanta gente nova e competente no PSD, que se fazem representar por aquele caco velho.
GostarGostar
Aldrabões são os da asfixia democratica a impingir que o país vive com medo. Logo eles. O que é que foi aquela cena da senhora dizer que não gostava das manifestações dos camaradas a favor do tgv?! Imagino que se for PM manifs são proibidas que a senhora não gosta.
GostarGostar
Vão trabalhar vagabundos!
Estamos fartos das aves de rapina!
GostarGostar
Coitado do Socratino
Levou na tarraqueta
Coitado do meias tintas
e das tetas chaeias
GostarGostar
Como é que se compreende que ao longo de multiplos debates quinzenais na AR eu tenha ouvido os PSDs perorarem em altos gritos contra o facto de o Governo não colocar portagens nas Scuds, realçando o dinheiro que seria poupado, e agora a poucos dias das eleições se encolhem de dizer alto e bom som no seu programa que as iriam pôr de imediato, caso fossem Governo ?
Devia ter ouvido a resposta de MFL que, por piedade, não disse o valor que vai aparecer em encargos para as próximas duas gerações.
Coitados dos meus netos.
Pode dar mais exmplos, estamos ansiosos por o ouvir.
GostarGostar
O que me espanta é haver tanta gente nova e competente no PSD, que se fazem representar por aquele caco velho.
Gosto muito de o ler.
Essa insistência na idade de MFL estraga a piada das suas observações.
Sinceramente.
GostarGostar
E viram a arrogancia… de MFL.
A alternativa a Socrates não pode ser MFL. Temos pena.
GostarGostar
o el pais de amanhã deve ser fixe. mais uma campanha contra a velha.
GostarGostar
#90
Pedimos desculpa por esta interrupção! A democracia segue dentro de seis meses
Assina:
o caco velho! EhEhEh!
GostarGostar
Fado,
na minha opinião, aí residiu o grande erro da MFL do “duelo”, deveria ter exposto esses números e os da S.Social.
GostarGostar
O Piscoiso é um ex-emigrante ressabiado. Coitado dos seus ancestrais.
GostarGostar
Até meteu dó ver a madame ser arrada com aquele ar de atrasada mental.
É asim que quer ser PM? Valha-nos Deus. O melhor é ir mudar as fraldas aos netinhos.
GostarGostar
“93:
-Fado Deprimente!
GostarGostar
Comunicado aos Socretinos:
Tenham fair-play e admitam duma vez por todas que Sócrates perdeu o debate e que tivémos o pior primeiro ministro desde o tempo do João das Regras.
Admitam.Só vos fica bem!
GostarGostar
#94. Ó Fado, não e´só a idade, são as consequências. Vc não repara na esclerose que vai por baixo daquela cabeleira, dificultando-lhe a expressão verbal, as falhas de memória, a falta de rigor na construção das frases.
Desculpe lá mas aquilo como político(a) já ultrapassou o prazo de validade para representar um dos maiores Partidos portugueses.
Só um fanático não consegue ver tão escancarada realidade.
GostarGostar
#87 – trocas o nome e um erro ortográfico por uma metáfora, mau negócio.
GostarGostar
Ó Piscoiso: pega no coiso!
GostarGostar
#94:
– Fado Canção!
GostarGostar
88,
Vc. não percebeu: a sua opinião não me interessa para nada; não estou obrigado a responder-lhe; vc. não está obrigado a responder-me.
GostarGostar
É imperioso virar esta página negra da História contemporânea portuguesa. Todos os dias cai um pouco da máscara.
GostarGostar
“Sou o sexto homem mais elegante do mundo.” José Sócrates, no CM
GostarGostar
Falam aí do CV do nosso primeiro, dizem que não tem nenhum mas outros suspeitam que esteja no estrato bancário.
GostarGostar
Eu sou um daqueles descrentes que penso em não votar porque deixei de acreditar nos políticos e na política há muito tempo. Mas é verdade que a senhora tem algo de honesto e genuíno que me agrada. Até confesso que gosto das gaffes dela. É natural e não se faz passar por iluminada quando não o é. Vi o debate. De um lado assisti a uma pessoa que apresentou o pouco que fez, que tentou descredibilizar o oponente e que passou o tempo todo a agarrar-se a papeis que julgava inferiorizar o adversário. Do outro vi alguém que não é brilante, que tem dificuldades em exprimir-se e em fazer passar as ideias, mas que sempre se mostrou sincera e genuína. Criticou o PM de uma forma veementemente clara e concisa em pontos que todos nós partilhamos. Deixou-o muitas vezes inquieto e nervoso e obrigou-o a dar a volta a inúmeras questões. Sócrates esteve aquem das expectativas porque a credibilidade da senhora parece que pairava no ar, deixando-o claustrofóbico. A minha mulher que não percebe nada de política disse no final uma frase que me deixou a pensar: A Ferreira Leite vai ganhar porque os portugueses revêm-se na sinceridade e na genuidade dela.
GostarGostar
103.Piscoiso disse
12 Setembro, 2009 às 11:58 pm
Reagan foi presidente com 70 anos.
Sinceramente não vejo o que aponta e não é por ter a idade que tem (afinal ainda não fez 70)que não pode governar um país.
Tenho um pouco menos e não me considero um caco velho, nem o senhor presumo.
As críticas mesmo as jocosas devem fazer-se noutro patamar.
Ou então perdem piada e tornar-se apenas grosseiras, sem ofensa.
GostarGostar
O João Marcelino até se refugiou na extinta estação espacial MIR para debitar o que o colega ao lado (Silva Pereira) lhe dizia.
Agora é a sério, o João Marcelino parece ter Parkinson, ele que vá ao Médico pois aquele olhar isso evidencia.
GostarGostar
impressionante : os gajos de direita , a nela ? ganhou ; os gajos socráticos , o socras ganhou. os do be ? o socras ganhou ( estranho ,né? ). vou ter de ver o pcp para perceber se a minha impressão de que o juvenil socras levou baile da velhota está certa.
GostarGostar
Se a velha senhora for eleita, vai ficar na fotografia com Cavaco para a posteridade, como a representação mais foleira que este país alguma vez teve.
GostarGostar
Mr. TBegonha, 109
Não leio o Correio da Manhã.
O que se soube há meses, é que “O Menino de Oiro do PS” foi eleito “O Sexto Mais Elegante do Mundo” por um jornal espanhol (aquando da sua visita a Zapatero) e recentemente, pelo CM como “O Português Mais Sexi com Mais de 50 Anos”.
É ‘obra'(!) para um PM.
(Devemos estar orgulhosos e agradecidos).
GostarGostar
o marcelino é patético , minhoto , já agora. lambe o cu ao poder de forma obscena , passe a asneira. será que o gajo acha que não o topamos?
GostarGostar
#109 – isso não é bergonha é inbeja do estuque.
GostarGostar
Adenda:
Ao que chegou a insensatez DOS CORREDORES DO PODER, FABRICADA pelas agências de marketing político !
E depois…há uns estafermos/apparatchiks/amanuenses do regime pagos com avenças, que chamam a MFLeite “a velha”….
GostarGostar
Dia 28 de Setembro, o “Eng” vai acordar sozinho e ao olhar-se ao espelho, vai-se sentir o 6º mais burro do mundo.
GostarGostar
#109 “Sou o sexto homem mais elegante do mundo.” José Sócrates, no CM
Mas leva o ceptro real para o mais mentiroso de todos eles!
GostarGostar
Se os “estafermos/apparatchiks/amanuenses” de MFL, para usar a terminologia de um comentador, acham que a senhora não é velha, quantos mais anos lhe dão para ser velha?
GostarGostar
ele é o 1º mais burro do mundo , Pedrito , e achou que conquistou o poder por mérito , tadinho , tomou o freio nos dentes e está a dar cabo da cabeça a quem o pos lá e o quer tirar agora. um peão , o socras , que achou que o seu papel era de bispo sexy pra cima. e nem lhe passa pela cabeça o que lhe vai acontecer se não axandrar os cavais. não o querem lá , se não vai às boas , vai às más.
GostarGostar
isto hoje tem bué de assédio maneleiro
GostarGostar
E o Luís Delgado esse também é cá uma peça! Se bem que segundo dizem não está a gozar de todas as faculdades mentais de momento, parece que o seu cérebro parou no dia em que “o Pedro é uma vítima”.
GostarGostar
44. Pedro Viseu:
“ Manuela Ferreira Leite apenas deixou claro que, as únicas áreas em iria “mexer”, se for eleita como primeira-ministra do país, eram a da segurança social, da saúde e da educação, entregando aos privados, uma parte significativa da sua exploração.”
Por outras palavras, o Pedro Viseu não viu o debate, não ouve o que Manuela Ferreira Leite já disse e repetiu várias vezes e vem para aqui fazer a sua parte na táctica do PS de insistir em mentiras para colar ao PSD intenções que este não tem.
MFL já deixou bem claro que não mexer na Segurança Social porque é uma área em que é necessária estabilidade. Tendo sido feita uma reforma recentemente, não fará sentido mexer nessa área na próxima legislatura.
Na Saúde, também já ficou bem claro (e repetido neste debate) que não vai mexer no Serviço Nacional de Saúde.
Na Educação, como na Saúde, o compromisso é garantir que os serviços são prestados e que, nos casos em que o Estado não possa cumprir a sua função, contratualizar com privados esse serviço. Curiosamente algo que é feito em Portugal há pelo menos 40 anos. P.e., o colégio que frequentei do 5º ao 9º ano era e é privado mas sempre funcionou como o colégio público da zona (era o único), não suportando as famílias qualquer encargo (não sei como é agora).
Se acreditassem realmente que o que o PSD defende é errado, não teriam necessidade de recorrer à mentira. Obrigado, José Sócrates e Pedro Viseu, por nos darem razão.
GostarGostar
O Lisboeta e o Piscoiso são a mesma pessoa.
(pelo menos na idolatria ao líder.)
GostarGostar
Felizmente não vi o debate. Nem este nem nenhum outro. Estes personagens de brincadeira, a fingir, são conhecidos desde há 30 anos.Eu e mais algumas pessoas sabemos perfeitamente o que a casa gasta.
Última sondagem:
PS – 28,1%
PSd – 28,0%
BE – 12,5%
PCP – 12,4%
CDS – 5,2%
Brancos – 8,8%
Nulos – 4.9%
Abstenção – 52,3%
Inimigo Público nº1
GostarGostar
Sobre a “asfixia democrática” recordo o que Henrique Neto disse em 6/2/2009 (pode3m verificar na net):
O socialista Henrique Neto considerou esta sexta-feira existir «de facto medo» no PS, fazendo duras críticas «à obsessão da fidelidade ao líder» de Augusto Santos Silva, a quem chama «ministro da propaganda».
«Há de facto medo no PS e na sociedade portuguesa, pelos mais variados motivos», diz o empresário Henrique Neto, numa carta aberta ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e ao deputado socialista Manuel Alegre, enviada à Lusa.
Por isso, Lisboeta, MFL fala verdade.
Também fala bem quando diz que os Espanhóis não podem intrometer-se na política de outro País que foi o enquadramento da frase.
Nenhuma nação do mundo aceita ingerências internas de outros países na sua política interna que foi o que foi dito por MFL e foi tendo em conta essa situação que a afirmação foi dita e mt bem dita
GostarGostar
Excelente vitória de Sócrates, como não poderia deixar de ser. Ficou hoje provado que MFL nunca poderá ser PM, e os próprios PSDs, no fundo, saberão isso muito bem. Tentem convencer Rui Rio, que é só Portugal que fica a ganhar.
GostarGostar
#127.
Já vc não vê um boi à frente do nariz, já que não destrinça a diferença de estilos.
Sobre idolatrias, deve ser problema seu.
Ou também acha que a senhora não é velha?
GostarGostar
MJRB,
“a velha”, “os cães ladram e a caravana passa”, “ou estás comigo ou estás contra mim”, etc.
(nem precisam assinar “Socialista”)
GostarGostar
Só espero que seja MFL, a tal que fala verdade e diz que no PSD não há quem concorra em simultaneo para dois cargos. Veja-se o caso da lista do PSD para a CM Caldas da Rainha (a nº 2) e a lista do PSD por Leiria (a nº 4). Sim, são a mesma pessoa… Juro, verdade
GostarGostar
“A Ferreira Leite vai ganhar porque os portugueses revêm-se na sinceridade e na genuidade dela.”
Vai ser demolidora bem acima de 40%.
O PS continua a sonhar que não.
GostarGostar
Vejam lá que agora por achar que uma velha é velha, já tenho de ser socialista!
Parece que a esclerose pega-se.
GostarGostar
122,
Ao colocar o meu comentário 119, por acaso não pensei em si.
Mas é no mínimo ‘surpreendente’ a sua reacção, reincidente, sobre “a velha”.
Mário Soares, se tivesse sido eleito PRepública em 2009, tinha que idade ?
Manuel Alegre, se fôr eleito PR em 2010, que idade terá ?
GostarGostar
«Parece aquele que mata o pai e a mãe para depois dizer que é órfã»
esta pérola merecia um poste e uma vara de comentários
GostarGostar
Anda por aqui um gajo com o nick Lisboeta, mas que é da Areosa.
Não são, portanto, de admirar os disparates que vomita, perdão, evacua.
GostarGostar
JsJ
poupe-me com essa da Asfixia Democrática.
Se as pessoas têm medo vão ao médico tratar da fobia.
Todo os dias se vê as pessoas a falarem livremente, a começar aqui pelos blogues.
Eu vi montes de manifestações e sindicalistas a chamarem tudo a membros do governo.
Essa é uma mentira de todo o tamanho.Isto é um país livre e nunca vi o Sócrates a cortar a liberdade a ninguém.
A MFL fala nisso e os exemplos que dá são impressões deste ou daquele. Um que “julga” que está a ser escutado mas não em a certeza, outro que não vai a uma reunião do PSD porque “julga” que vai ser prejudicado com isso, e coisas assim.
Aponte um exemplo provado de alguém a quem este governo tenha perseguido, por delito de opinião.
A MFL quando traz isso para a praça pública é porque não tem ideias.
GostarGostar
Foi o melhor debate de MFL, sem dúvida. Mas Sócrates saiu-se melhor ainda assim. Mas não conseguiu esmagar até porque o PSD claramente teve uma maior preocupação com este debate, apostando no eleitorado do centro o que pode ser um erro. Penso que para a direita fica claro que o Portas é uma alternativa muito melhor, e na esquerda Sócrates mostrou-se melhor que Louçã e Jerónimo… Se o Bloco e o CDU não fossem tão extremistas, os seus eleitores já garantiam a vitória de Sócrates…
GostarGostar
Última hora:
O falso engenheiro pediu reforço do Xanax para esta noite. Está cheio de dores por todo o corpo e não consegue dormir, tal a sova que levou…
E agora digam que a outra é velha…
GostarGostar
Informa-se, “sentidamente”, que por ter sido morta em directo num debate televisivo pelo seu devoto líder, vai a enterrar MLR, muito conhecida dos modelos chilenos de avaliação de professores.
GostarGostar
MFL ganhou claramente o debate em toda a linha: conseguiu tirar a máscara de sorridente ao Pinóquio inúmeras vezes, desconcertou-o, enervou-o, confundiu-o. Baralhou-lhe as cartinhas todas. Velha? Muito melhor jogadora, com uma poker-face perfeita, notavelmente mais inteligente que o cábula cheio de cábulas que tinha à frente. Toureou o Socras de todas as maneiras.
Quando MFL se exprimia de modo claro e pausado, e todos perceberam o que estava a dizer, Sócrates tentou o recurso ao truque dezassete dos sofistas: “não estou a perceber o que disse.”
Não? Se não percebeu fez figura de estúpido. Mas se percebeu, e não quis perceber, então fez figura de manhoso.
Socras várias vezes ficou com os circuitos bloqueados, porque a “velha” que é muito mais sábia e sabida do que ele, “topou-o” de alto a baixo. Sempre com o seu poker-face, qualidade excelente num político, MFL, foi cortando os aparentes royal flush do adversário. com simples pares. Foi uma jogadora muito competente, que atraiu Sócrates para as alturas, e aí disparou no pato da maneira que quis.
Também gostava de saber se alguns comentadores aos 69 anos de idade (idade de MFL) terão a energia que ela tem, a perspicácia de jogadora, a persistência e capacidade de levar as coisas por diante.
Patético o Socras a repetir pela enésima vez que “puxa pelas energias dos portugueses”-
O verbo está errado sr. PM. troque por “chupa”. E assim estaremos de acordo consigo. o senhor não é um demiurgo, nem um guru a levantar os portugueses para o plano da hiper-consciência.
É óbvio que nesta entrevista Sócrates perdeu, por virtude de MFL, a máscara. E a maior parte dos portugueses, excepto os seus incondicionais incapazes de ler body language e de saber analisar um carácter “topou-o” em todo seu esplendor de australopiteco – não é preciso ser culto, expert em política, qualquer ser humano com um mínimo de honestidade topa um vigas.
GostarGostar
Puro whisfull thinking, sr. Órfão.
A propósito, foi você que matou pai e mãe para ficar com o apelido?
GostarGostar
52.Lisboeta disse
12 Setembro, 2009 às 11:27 pm
Já foi ver a gravação do debate sobre aquela coisinha das SCUT’s?
GostarGostar
Depois vêm as comparações com Reagen, Soares, como se os velhos, mesmo sendo todos velhos, tenham todos as mesmas capacidades numa mesma idade. Já quando novos não as tinham.
GostarGostar
A Senhora Dona Manuela não é velha, não senhor, mas lá que é bué idosa, é, prontos.
GostarGostar
Mas prefiro que não aconteça
GostarGostar
#129 – “O socialista Henrique Neto considerou esta sexta-feira existir «de facto medo» no PS”
o socrates acabou-lhe com 20 anos de subsídiodependência, é natural que tenha dificuldade em respirar e se queixe de asfixia. não é original, até existe um clube de empresários falidos que se queixa do mesmo.
GostarGostar
Depois vêm as comparações com Reagen, Soares, como se os velhos, mesmo sendo todos velhos, tenham todos as mesmas capacidades numa mesma idade. Já quando novos não as tinham. – Piscoiso
Em matéria de currículo e conhecimento das mais básicas regras da economia, MFL dá um banho ao seu candidato. Por aí, estamos conversados.
GostarGostar
Para se perceber como é que este Tugal está, por favor leiam a cr+inica de agora no Jornal de Notícias sobre o debate. É assim:
“Se perder ocuparei o meu lugar de deputado”, garantiu José Sócrates no debate televisivo com Manuela Ferreira Leite. A revelação foi feita quando os dois candidatos a primeiro-ministro abordavam a questão da “asfixia democrática”.
José Sócrates disse que Alberto João Jardim se candidatava a cabeça-de-lista pela Madeira sem ter intenções de ocupar o cargo de deputado. Manuela Ferreira Leite argumentou que também o vencedor das eleições legislativas não será deputado. Foi então que Sócrates garantiu: “Mas, se perder ocuparei o meu lugar de deputado”.
“Asfixia democrática” e “crise” dominaram o início do debate entre José Sócrates a Manuela Ferreira Leite. No primeiro e único debate televisivo entre os dois principais candidatos a primeiro-ministro, José Sócrates confrontou Manuela Ferreira Leite com um documento assinado pela então ministra das Finanças, a propósito da alta velocidade, onde Ferreira Leite assinou um acordo que previa a construção de “quatro linhas” para o TGV.
“O novo governo será um novo governo, com novos ministros”, garantiu José Sócrates no final do debate televisivo com Manuela Ferreira Leite. O líder do PS respondeu, desta forma, à questão sobre se manteria Maria de Lurdes Rodrigues como ministra da Educação.
A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, foi a primeira a chegar aos estúdios da produtora Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, às 20:37.
Manuela Ferreira Leite, que chegou acompanhada apenas pelo seu chefe de gabinete, Francisco Azevedo e Silva, parou depois breves minutos à entrada do estúdio para ser entrevistada em directo pelos jornalistas da SIC.
Seis minutos depois, às 20:43, chegou o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates, acompanhado pelos seus assessores Luís Bernardo e David Damião.
José Sócrates prestou igualmente declarações aos jornalistas da SIC, antes de entrar no estúdio e seguir para a sala de maquilhagem
Não é preciso dizer mais nada.
É o jornal do Pina de quem o CAA & Outros dizem maravilhas.
GostarGostar
Fado Alexandrino
a senhora disse que não valia a pena por portagens porque os custos das scuds eram tão altos que não influenciava. Não sei se é assim, o que sei é que durante 4 anos não foi esse o discurso do PSD, e disse-o repetidamene e em voz bastante alta na Assembleia.
Mudou a dias das eleições. Tire as conclusões.
GostarGostar
«Parece aquele que mata o pai e a mãe para depois dizer que é órfã»
esta pérola merecia um poste e uma vara de comentários – anónimo
Por acaso, merece. É uma excelente metáfora do socialismo.
Mata a economia e depois culpa o capitalismo pela pobreza que gera. Se não acredita, vá passear à Venezuela e receba umas lições do amigo de Sócrates.
GostarGostar
Se o candidato do PSD fosse preto os socialistas o chamariam de “o preto” em vez de “a velha”?
Como se vê o socialismo não faz um novo homem…antes pelo contrário é a inveja como instituição.
GostarGostar
Mr. José Barros, 153
Boa !
GostarGostar
José Sócrates assassinou politicamente e ao vivo a sua ministra predilecta (MLR). É um homem de carácter.
GostarGostar
Lucklucky, 154
Óptimo !
GostarGostar
Mr. João Rodrigues, 156
Exacto !
GostarGostar
Não acho que seja puro wishful thinking. No debate à direita, Portas esmagou MFL, a única questão nesse debate em que MFL se portou bem foi uma questão em que apoia mais estado do que Portas, o que não motiva particularmente o eleitorado que estava a ser “disputado” nesse debate.
Por outro lado o Sócrates teve o valor de desmascarar a realidade do que pode ser um BE no poder, o que pode pôr de pé atrás algum do eleitorado bloquista que tem sido mais motivado pelas questões sociais como direitos de homossexuais e afins.
Ao centro, acho que o debate de hoje não foi particularmente decisivo, cada um disse o que já se estava à espera, foram-se atacando, tentando-se desmascarar, pouco de concreto foi discutido, se há votos a disputar nessa área não foi hoje que as pessoas ficaram esclarecidas.
GostarGostar
José Barros
quer que o Sócrates dê dinheiros às empresas privadas, é isso ? Não me parece que seja capitalismo isso.
Não me lembro de nenhum 1º ministro que tenha apoiado tanto a iniciativa privada, em palavras e em actos, como este.
Um exemplo : a diplomacia economica que este governo fez, de tal forma que até acusaram o sócrates de ser uma especie de vendedor.
Outro exemplo : a desburocratização na criação de empresas.
Outro exemplo : a simplificação de processos em relação a projectos de investimento pivados com interesse para o país.
GostarGostar
Verdade verdadinha é que o famoso défice de 2005 foi um défice projectado e resultante de uma avaliação pelo BdP.
Verdade verdadinha é que o défice já vinha de trás e verdade verdadinha é que continua.
Verdade verdainha é que o nosso endividamento caminha a passos rápidos para o abismo.
Verdade verdadinha é que se vive num ambiente de dúvida permanente sobre quem é o primeiro responsável pelo governo do nosso país.
Verdade verdadinha é que foi afirmado que os magalhães custavam zero ao erário público e afinal havia uma fundação…
Verdade verdadinha é que a educação não está a gerar mais competência mas apenas mais estatística.
Verdade verdainha é que o nosso país continua na cauda da europa. Todos nos ultrapassam.
Verdade verdadinha é que há pressões intoleráveis na comunacção social.
Verdade verdadinha é que há interesses, interessados e interesseiros em que tudo continue como até aqui, com falsas reformas, contra tudo e contra todos em nome de um interesse geral que por ser geral não significa coisissima nehuma.
Verdade verdadinha foi que as leis foram alteradas para resolver um caso.
Verdade verdadinha é que é necessário mudar e quem está em condições de materializar essa mudança é objectivamente MFL.
GostarGostar
E pronto, deixo-vos com a claque da velha senhora, aplaudindo-se uns aos outros.
O que tem algo de masturbatório, mas enfim… não é pecado.
GostarGostar
“Verdade verdadinha é que se vive num ambiente de dúvida permanente sobre quem é o primeiro responsável pelo governo do nosso país.”
É curioso que ainda ontem ouvi um afirmar que o governo deste país se resumia ao pensamento único do Sócrates, e que não tinha dúvidas acerca disso.
GostarGostar
#150 – “Em matéria de currículo e conhecimento das mais básicas regras da economia, MFL dá um banho ao seu candidato”
pois, nem duvido, mas primeiro tem de acontecer. hoje vi o engenheiro a falar de economia e a economista a falar de richter escala 1, ajudar espanhóis, querer asfixiar os gajos que querem o tgv, matar os pais e outros que tais. porra se isto é economia, o que será um pugrama de suicídio assistido.
GostarGostar
#162:
– %)
GostarGostar
Pena, para este nosso painel de ‘comentadores’, que os defensores do “Português Mais Sexi com Mais de 50 Anos”, e o “Sexto Mais Elegante do Mundo”, não sejam mais.
Teríamos verdadeira “masturbação” em barda, acusando outros de “homossexuais”.
GostarGostar
#24
“O Sócrates ganhou o debate nas calmas, e com muita calma.”
Só se foi na arte da chantagem, vendedor de banha da cobra, manhoso. E ele bem deve ter ganho sem-número de cromos aos miúdos todos da escola.
GostarGostar
Lisboeta,
Não derive.
GostarGostar
Minha gente
Acho que está na hora para um descanso,…..
Ceemos,
GostarGostar
#166 – tens uma conversa esquisita, não serás colorido?
GostarGostar
MFL até podia estar calada todo o debate, que o ganharia na mesma. A grande maioria dos portugueses já não suporta aquele discurso e tom de voz de vendedor de banha da cobra.
GostarGostar
se a velha for eleita primeira ministra, o primeiro acto de política externa vai ser pedir desculpa ao governo espanhol
GostarGostar
olha… já cá está. toma e embrulha
http://www.elpais.com/articulo/internacional/AVE/enfrenta/principales/candidatos/legislativas/Portugal/elpepuint/20090913elpepuint_1/Tes
GostarGostar
170,
Não sou nada “esquisito”.
Vc. pode circular á-vontade !
GostarGostar
Os políticos e o povo…os debates!
GostarGostar
Ficou para a história deste debate a seguinte frase:
“O eng. Sócrates é como aquele filho que mata a mãe e o pai para depois dizer que é orfão”. lolololololol
Com esta frase matou o debate e desmontou logo o Pinócrates. ehehheheeh
anti-comuna
PM Lá se foi o animal feroz para o galheiro.
Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco!
GostarGostar
Estive a ver o debate duas vezes, só para confirmar uma impressão que eu fiquei.
O Pinócrates pensava que ao usar a mesma táctica contra a Ferreira Leite, como fez ao Louçã, ia ganhar pontos. Fez mal. Para quem dizia que ela não tinha ideias, só foi destruir o anterior marketing. Burro!
Depois fazia caretas e ria-se à tolinho, quando se percebia que a Ferreira Leite, atrapalhada em não conseguir ser clara nas suas ideias. Errou porque aquelas atrapalhações mostraram seriedade e sinceridade, ao passo que ele surgiu na imagem como um mero politiqueiro. Nabo!
Depois, nunca fez um mínimo esforço para descolar da imagem que andava a fazer fretes aos espanhois. (E estes em contra-partida calaram a MMG.) Fez birrinha mas deixou passar a imagem de quem anda a fazer fretes à espanholada. Mais um tiro no pé.
Quer dizer. Avaliando o debate, eu penso que a Ferreira Leite não foi brilhante, mas como consegue convencer pela imagem de seriedade que transmite, acabou por nem se importar com a propaganda do adversário, porque sabia que falando pouco mas certo, desmontaria o adversário. O Pinócrates perdeu o debate por ser palavroso demais e dar a ideia de um país que não o nosso.
No fim de contas, com aquela frase assassina, o Pinócrates foi mesmo chutado para canto:
“- O eng. Sócrates é como aquele filho que mata a mãe e o pai para depois dizer que é orfão”.
Com esta frase ganhou o debate. Mas eu não gostei dele. Pode a Ferreira Leite ter ganho o debate, porque soube mostrar ser séria e não mentirosa. Mas não convenceu quando não quis assumir a ruptura com as políticas socialista do Pinócrates.
Enfim, vai ganhar as eleições mas penso que mais por conseguir afastar o crápula, do que pelos méritos próprios. Oxalá ela saiba usar bem o poder que vai receber. Senão, estamos fritos. Glup!
anti-comuna
PM Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco!
GostarGostar
Proponho um novo questionário aqui para o seu blogue:
QUEM ESCREVEU O SEGUINTE?
“Represento a política de verdade e de sinceridade, contraposta a uma política de mentira e de segredo.
Advoguei sempre que se fizesse a política de verdade, dizendo-se claramente ao povo a situação do país, para o habituar à ideia dos sacrifícios que haviam um dia de ser feitos, e tanto mais pesados quanto mais tardios.
Advoguei sempre a política do simples bom senso contra a dos grandiosos planos, tão grandiosos e tão vastos que toda a energia se gastava em admirá-los, faltando-nos as forças para a sua execução.
Advoguei sempre uma política de administração, tão clara e tão simples como a que pode fazer qualquer boa dona de casa – politica comezinha e modesta que consiste em se gastar bem o que se possui e não se despender mais do que os próprios recursos”.
(A) José Sócrates
(B) Manuela Ferreira Leite
(C) Álvaro Cunhal
(D) Mário Soares
(E) Salazar
(F) Otelo Saraiva de Carvalho
Gostaria de, entretanto, ouvir algumas respostas…
GostarGostar
http://www.5dias.net/2009/09/12/oh-os-assessores-conseguem-ser-piores-do-que-o-engenheiro/
GostarGostar
Sócrates mostrou mais uma vez o cabotino que é. Passou o tempo todo a tentar colar coisas a MFL em vez de explicar o que é que propunha. E se por acaso isso acontecia, as propostas eram todas muito simpáticas e sem custos.
Sobre o endividamento brutal e o défice gigantesco que vai deixar, nem uma palavra. Limitou-se a dizer que meteu as contas públicas em ordem, como se um défice de 2,6% (em2008) fosse contabilidade em ordem. Voltou a repetir a mentira dos défice de 6,83%, que foi uma estimativa feita a meio do ano, partindo do principio que o governo não tomaria medida nenhuma. Nunca vi em Portugal uma mentira tão bem organizada como a do “défice de 6,83%”.
GostarGostar
BEM HAJA
Vou telefonar para a Sic-Notícias. Chamo-me Asdrúbal da Conceição. Sou coveiro municipal em Vilar de Maçada. Admiro muito o senhor engenheiro Sócrates, um rapaz que nasceu aqui mas que é como se não tivesse nascido. Gosto muito da D. Clara de Sousa. Bem haja, senhor engenheiro, por ser quem é e por me ter dado uma “nova oportunidade”. Ando a fazer os doze anos de escolaridade em meia-hora. Bem haja. (Já agora, a conta da chamada de valor acrescentado é paga aqui na secção ou no Rato?).
(JG)
GostarGostar
Júlio, foi o Salazar. eheheheh
anti-comuna
GostarGostar
quer que o Sócrates dê dinheiros às empresas privadas, é isso ? Não me parece que seja capitalismo isso. – Lisboeta
Em relação a Sócrates, só quero que se demita.
Relativamente às empresas, só quero que o Estado as deixe em paz. Como? Não as asfixiando com impostos, com uma burocracia imensa em matéria de licenças, com um código de trabalho que é o mais rígido em comparação com o de 180 países (últimos dados), com a concorrência desleal na qual se traduzem os incentivos selectivos e discricionários que o PS tem distribuído pelas empresas amigas. Como vê, é pouco, mas é muito.
GostarGostar
Meu caro Julio,
Obviamente, coisas certas,de entre todod essese “paineleiros”,(com excepção do pròprio), só poderia ser Salazar.
Isto já passou a ser, mais ou menos, pergunta de algibeira.
Coisas certas=>Salazar
GostarGostar
A Ferreira Leite até é destacada pela imprensa espanhola. Olé!
“Mundo Elecciones en Portugal
Manuela Ferreira Leite: ‘Portugal no es una provincia de España‘ ”
In http://www.elmundo.es/
O Pinócrates enterrou-se forte neste debate. Pensava que eram favas contadas e lixou-se.
Então, aquela de querer imitar o que fez com o Louçã foi mesmo nabo. Andou a dizer ao país que a oposição e a Ferreira Leite não tinha alternativas nem programa. E vai concentrar-se no programa alheio?
Os assessores deles são mesmo uma anedota. lololololol
anti-comuna
PM Como diria o outro: Já fostes!
Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco! Bloco!
PM II Os espanhois também repararm numa coisa, que fica mal a um Primeiro-Ministro que quer ser eleito: demasiado agressivo. Passou o debate todo a atacar e a dizer mal dos demais e depois queixa-se que os demais é que dizem mal dele.
Tantos erros, que custa a compreender como é possível o gajo não ter tido quem lhe aconselhasse, que nestes debates ganha quem é duro e simultaneamente calmo, quando se está à defesa.
RIP!
GostarGostar
Mas olhe, caro José Barros, não pense que é com este PSD que vai ter isso, infelizmente.
GostarGostar
resposta E, Salazar!
reconheci o estilo e no fim ao falar das donas de casa lembrei-me que tinha lido essa frase nos seus discursos.
Reparem no domínio da língua portuguesa que Salazar detinha, já para não falar na clareza e inteligência dos seus discursos comparado com os do nosso PM, por exemplo. Pode ter feito muitos erros mas era superior intelectualmente aos nossos políticos de agora.
A Manuela não ganhou votos e proferiu algumas frases infelizes, no entanto o Sócrates também não esteve nos seus dias.
GostarGostar
Com esta frase ganhou o debate. Mas eu não gostei dele. Pode a Ferreira Leite ter ganho o debate, porque soube mostrar ser séria e não mentirosa. Mas não convenceu quando não quis assumir a ruptura com as políticas socialista do Pinócrates. – anti-comuna
Sublinho e subscrevo as palavras do anti-comuna. Ferreira Leite perdeu uma oportunidade de arrumar com Sócrates de vez. Não percebeu que nestes debates é necessário reiterar um conjunto simples de mensagens umas três ou quatro vezes. Bastaria repetir números, por exemplo: do aumento da dívida pública, da dívida externa, do desemprego, da diminuição do crescimento, etc…antes e depois da crise. E reduzir as centenas de medidas que Sócrates decorou como um bom menino de escola – não deve ter sido fácil – aos números. Não o fez, nem ninguém antes dela nos debates anteriores, o que não deixa de ser espantoso e lamentável.
Isto dito, resta que Sócrates pode ganhar todos os debates e mais alguns que não deixa de parecer um vendedor da banha da cobra a enaltecer as qualidades de um produto defeituoso. Os portugueses conhecem-no, é esse o problema dele. Só se forem estúpidos é que embarcam no conto do vigário uma segunda vez.
GostarGostar
Na urna, com Ferreira Leite
Publicação: 29 August 09 02:10 AM | Arrebenta
Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas
Imagem do KAOS
Não sou ferreira leitista, e rejo-me pelos princípos totalmente opostos aos dela, exceto nalguns pormenores, eventualmente importantes, e que deixo para o fim deste texto; não faço parte do eleitorado PSD, exceto nalguns dias felizes, como quando foi da Carrilhada, e tive um dos maiores prazeres da minha vida em ir votar CONTRA a primeira gigantesca fraude, orquestrada pela Maçonaria, para colocar um dos seus à frente da Maior Aldeia de Portugal. Ainda estava eu a enfiar o voto na urna, e já lhe fazia a dedicatória mental: “este é CONTRA TI, contra aquela espécie de desentupidor com baton, com quem casaste, para tapar misérias, e a bem do Dinis, que não tem culpa dos azares da inseminação artificial…”
Como é sabido, a Carrilha ficou possessa, começou a disparar e a ameaçar em todas as direções, mas é feliz agora, nos braços da “racaille parisienne”. Que volte de lá com um andar novo é o que de melhor lhe posso desejar.
A questão Ferreira Leite é muito complicada, porque radica num antiquíssimo contencioso que com ela tenho. Não se pode dizer que seja uma mulher apetecível, mas matou todos os gracejos sobre a aparência, quando respondeu à Judite de Sousa que já tinha ouvido reparos, e, mesmo assim não mudava. Concordámos plenamente, e disse, estás no teu direito, mulher, se queres parecer um arenque ressequido, o problema é teu, e ficámos amigos… bom, não diria tanto: ficámos observadores em estado de respeito, com a devida distância entre nós.
Quando Cavaco estava a destruir o País, fechando linhas de caminho de ferro, para abrir, em seu lugar, as célebres estradas assassinas, onde se poupavam cinco centímetros no revestimento de betume, e os ferreiras do amaral e quejandos empochavam os fundos investidos, o TGV já estava morto. Aliás, o TGV, já o escrevi algures, teve uma solução à Portuguesa, que foi ter morrido ainda na barriga da mãe: não foi feito quando devia, nos Anos 80; estava atrasado, nos 90, e em 2009 é motivo de risota e sinal dos tais típicos 50 anos de atraso europeu. Ferreira Leite tem razão em achar que não devemos arranjar mais um motivo para sermos chamados de “atrasados”, embora eu considere o TGV um sinal de Civilização. Como nos faltam tantos outros, só será mais um, e adiante.
Cavaco Silva, a arrogância em pessoa, antes de estar afetado neurologicamente, correu com ela das Finanças, porque tinha permitido um “deficit” altíssimo. Duas coisas posso garantir nesse processo: não era ela que roubava, mas foi demitida pelo Cavaco, que também não roubava, mas deixava roubar. Era a época dos BCPs, das Reformas e Perdões Fiscais, de onde nasceu o cancro BPN. Cavaco, o Timoneiro, lá deixou o “quimboio” seguir, e chegámos onde estamos.
Sinceramente, não me lembro da restante sequência, porque o que eu queria era viagens e roupas caras, mas parece que a mulher fez uma incursão pela Educação, setor que Aníbal também achava que era uma curiosidade local. Aliás, desde o seu célebre doutoramento, numa daquelas cidadezitas de província inglesas, para o Português bastava a Quarta Classe das antigas, e assim ficámos até hoje, em que entrámos no paradigma dos Diplomas de Papelão, a começar pelo de Sócrates.
Para mim, observador das muitas injustiças da História, e apreciador mais de minúcias de caráter do que de porcarias espalhafatosas, ficou sempre no ar que havia uma Ferreira Leite a quem tinham armadilhado pequenos sonhos, e a quem a corja dos barões PSD tinha puxado o tapete, estendendo-o, em contrapartida, a um dos caráteres mais sinistros da área, Leonor Beleza, a quem o Inferno tem um lugarzinho muito especial guardado, para jogar, quando for altura, à bisca suada, com Kate McCann, João Paulo II e Irina Ceausescu. Quem perder, tem de mamar em Satã. Vão todos jogar para perder…
Na Era Cherne, que ganhou as eleições por engano, lá foram buscar a senhora, para, mais uma vez, vir dar a cara e queimar-se, a falar de Austeridade e Rigor: com o ar de bacalhau salgado que tem, era, claro, o rosto ideal, para dizer a um País delapidado, endividado até ao pescoço, governado pelos esquemas do Casa Pia e dos Apitos, e com a Opus Dei em marcação cerrada à Maçonaria, que “estava de tanga”. Por acaso, já estava nu, mas foi o pudor que a impediu de falar assim.
Quando o Cherne fugiu para Bruxelas, deixando atrás de si um rasto de m**** só comparável ao de Sócrates, pensei para mim, “é a altura ideal de darem protagonismo à Senhora, e a deixarem, por uma vez que seja, ver se as suas ideias de equilíbrio de contas versus modelo de desenvolvimento têm alguma viabilidade prática. Enganava-me: o PSD é um partido sexista, e o máximo de mulher que conhece são aquelas bichas esgalgadas, tipo Marcello Rebelo de Sousa, que mexem muito as mãos, falam uma oitava acima, e adoram rapazinhos rústicos, e lá passou a vez, mais uma vez, da Ferreira Leite. Dizem as más línguas que foi uma oportunidade de queimar o Santana, de novo deixando espaço ao “lobby” pedófilo para se reorganizar e ganhar pé. Era o tempo destes célebres telefonemas, razão pela qual, entre todas — juntem-lhe o Zé, o estado de Xexé do Ribeiro Telles, e a sem vergonha da Roseta, em breve — irão perceber por que irei votar, muito em breve, e com muito gosto, em Santana Lopes, para provocar o máximo de arrepios e de desordem no Sistema.
Cada qual vinga-se como pode, e eu adoro usar as urnas para isso.
Vai ser a minha Segunda Carrilhada, com o devido respeito por António Costa, que não é, apesar deste telefonema, um escroque amoral. Estava era, como muitos, a acreditar no Pai Natal…
Tudo isto para dizer que chegou a hora de Ferreira Leite, bisneta de outro Ferreira Leite, um dos últimos ministros importantes da Monarquia. Quanto ao programa eleitoral, do qual só ouvi uns solavancos, é minimalista: não inclui Fatos Armani, nenhum boneco de borracha, nem uma boneca insuflável e sem uso, chamada “Câncio”. Fala de “rotura”, e isso é fundamental para os Portugueses, para quem a ideia de quebra e de banimento radical da Nomenklatura de Sócrates, só por si, já é um programa de governo, e chega. Nós vivemos num país social e humanamente deprimido, onde a dignidade das pessoas e dos grupos foi tratada abaixo de cão, por um grupo com consciência pesadíssima, que foi capaz de fechar universidades, só para que não se apurassem fraudes académicas; que colocou tudo sob escuta, com uma das maiores autoridades em Internet como Secretário de Estado das Polícias, e tutela das Polícias nas mãos de um indivíduo de caráter duvidoso, chamado José Socrates; vivemos num país onde não há lei que regule as arbitrariedades de um grupo de Juízes, Conselheiros e Juristas, mafiosos, que se sentam no “Eleven”, de José Miguel Júdice, para estudar as 1001 maneiras de defraudar a Lei e o Estado, e que esmagaram continuadamente os colegas e o Princípio da Paridade Perante a Lei, ou seja, a definição de Democracia, e nisso, Ferreira Leite propõe-se também “avaliar” juízes… Pode começar pelos reformados, que continuam a lotear os IPs lá de “chima” e a dar chorudas expropriações a uns e alguns centavos a outros: estão lá desde Salazar, sobreviveram a tudo, e gangrenaram este País, ao ponto de Paródia e Justiça se terem tornado sinónimos.
Bilderberg, na pessoa de Aguiar Branco, decidiu atalhar o caminho dos megaespetáculos, e enveredar pelas receitas caseiras. O que nos propõe, através de Ferreira Leite, é um arrozinho à malandro, feito com os restos da semana, e capaz de ser entendido por todos os martirizados lusitanos. Acabaram-se as megafraudes dos Tratados de Lisboa, e aberrações afins. Compreenderam que, mesmo apesar da sua Gripe (?) A, se arriscavam a ter multidões nas ruas, a pregar o Nihilismo. Essa gente é prudente, e sabe as forças das massas em fúria.
No caso dos Professores, pedra central e de visibilidade universal dos erros e estupidez deste bando de facínoras, Ferreira Leite percebeu que a cabeça de Lurdes Rodrigues, o ser mais desfigurado física e emocionalmente que já tutelou qualquer pasta em Portugal, lhe valeria centenas de milhar de votos. E vale. Os seus estrategas foram hábeis neste golpe de rins, e conheço muita gente, prestes a oscilar para o voto de protesto no Partido Comunista, que o irá agora consumar no partido da Senhora Austera. Acontece.
Corre, noutros setores, que dois anos, por exemplo, de um governo minoritário de Ferreira Leite não matarão ninguém. Basta que não se consiga qualquer Maioria Absoluta com dois partidos, mas se tornem sempre necessários três. Serão Maiorias Absolutas voláteis, e saudavelemente parlamentares. Poderão ter, na Assembleia da República, o suporte do PSD e o apoio surdo do CDS/PP e do PCP, contra a ira do PS, e, sobretudo, do Bloco de Esquerda, que não ainda não verão, desta vez, o Fernando Rosas (arghh…) na Cultura, nem a Ana Drago no Ambiente. Esta última, sobretudo, terá de continuar a treinar aquela boquinha de fazer broches a grilos. “Acancione-se” e alinhave-se.
Ajudar-nos-ão a crescer a amadurecer democraticamente.
Estão-me a perguntar onde é que me situo, neste cenário?…
É simples, gostei de lhe ter apanhado um sorriso, bem humano, de satisfação, ao ter ganho as Europeias, ao contrário de Sócrates, a quem só conheci 4 anos de esgares marcados pelo teleponto e pelas cotoveladas do perigosíssimo Santos Pereira. Este é, portanto, o texto de um não ferreira leitista, que a respeita pela verticalidade, e que não faz parte da base eleitoral PSD. Mais: costumo assistir de camarote, e com enorme tédio, a peças afins. Desta vez, comprei, para Setembro, um bilhete de peão de plateia, daqueles, no duro, mesmo de pé, o espetáculo inteiro, e espero que venha a ser interessante.
Uma única peça está prevista no programa: correr com Sócrates, para sempre, desta vergonha em que ele tornou o Cenário Político Português. Arrebenta!
GostarGostar
Mas olhe, caro José Barros, não pense que é com este PSD que vai ter isso, infelizmente. – Tiago Orfeão
O óptimo é inimigo do bom. Em todo o caso:
– Prefiro um governo menos socialista que este.
– Prefiro um governo menos controlador que este.
– Prefiro um governo menos propagandista que este.
– E prefiro um primeiro-ministro mais honesto que este.
Nos tempos que correm isso significa votar no PSD.
GostarGostar
Provou-se que nestes debates que o Socas e Louças actuaram durante estas as semanas estiveram muito fracos. Ambos muito fortes no que toca a retórica. O seu forte. Quanto ao conteúdo e por muito que me custe dizer o Louças é e foi superior ao pinócrates. O Jernónimo foi um “NIM”, passou completamente ao lado nestes debates. O paulinho das feiras alternou entre o bom e o muito mau. E por incrível que pareça, o único debate em que o corrupto saiu-se bem foi com o Louças. No entanto o Louças na globalidade dos debates esteve melhor que o ex-PM. A Manuel Ferreira Leite, que toda a gente dava a partida como a mais fraca candidata neste tipo de formato, partindo com baixas expectativas, foi sem dúvida a candidata mais consistente, séria e sobretudo a mais objectiva. Até conseguiu bater o Paulo Bento no que toca à TRANQUILIDADE. Esteve muito bem. Não sou como alguns fanáticos políticos que por aí abundam que dizem que um dos candidatos ganhou por KO. Sem dúvida que a Manuela Ferreira Leite ganhou confortavelmente o debate, até para surpresa minha, pois achava que isto iria dar num empate. Se estivesse a falar de um jogo de futebol, diria que o resultado final foi este: MFL – 5 PINÓQUIO – 2. Felizmente para o País e infelizmente para os apoiantes dos socretinos, não os verdadeiros socialistas foi notório o desgaste físico, mental e moral do líder do seu partido. A irritação, o desespero e a tristeza na face do pinocas é evidente. Não há volta a dar. Quanto aos jornalistas e os MEDIA toda a gente sabe que por natureza estão ligados à esquerda, não vejo muito mal nisso desde que os memso fossem intelectualmente honestos, mas infelizmente não é esse caso. Isto passa-se não só na nossa pequena nação, mas em todo o mundo. Obviamente quem for de direita e estiver ligado a um MAINSTREAM MEDIA tem que se moderar nos comentários, pois está sujeito a ser crucificado. Suponho que o CAA sabe do que eu estou a falar. Desse ponto de vista entendo que ele seja um LIBERAL. Pois no que toca a esse aspecto, eu identifico-me com ele. Sou uma espécie de CLINT EASTWOOD e RON PAUL. O grande erro do CORRUPTO NACIONAL foi ter tido uma política NACIONAL SOCIALISTA encapotada de uma SOCIAL DEMOCRACIA, porque meus amigos tanto o COMUNISMO E O SOCIALISMO acabou. Estes NEOCOMUNISTAS e alguns NEOSOCIALISTAS não são mais que SOCIAIS DEMOCRATAS com uma roupagem SOCIALISTA. Entendo porque o CAA desconfie da SOCIAL DEMOCRACIA, pois ela a ser executada com este tipo de pessoas NEOSOCIALISTAS será um cancro para a a sociedade mundial. O SOCIALISMO acabou como identidade política, só não vê quem não quer, mas a SOCIAL DEMOCRACIA utilizada por partidos socialistas, sociais democratas e ex partidos comunistas, alguns de leste também está em perigo. Só quem é muito ceguinho é que não percebeu que se não existisse um PPD/PSD em Portugal após o 25 de Abril, o PS actualmente já tinha adoptada essa sigla e o PC a esta hora tinha mudado a sua sigla para PS. Para o palerma de ontem à noite do quinje a jero, fã do clube do garrafão, da maioria absoluta, do esmagar do pinócrates sobe a Dr.ª Manuela Ferreira Leite, eu bem o avisei. Levaste na corneta e mereces, assim como o teu mentor. São 11 contra 11 meu amigo e só fim é que se sabe quem vai ganhar. Voltando aos jornalistas, eu só tinha em consideração 4 jornais: 2 diários JN e Público e 2 semanários: SOL e EXPRESSO. O JN era o meu diário de referência, mas após a sua viragem à esquerda e falta de vergonha na cara aos ataques ao Rui Rio (político que não tenho grande consideração) e elementos da oposição ao CORRUPTO, desde aí passei a consumir o Público porque é o mais independente, pois não precisa de novos donos como JN com intenções políticas definidas para abater uma área política, por isso não admira que o Correio da Manha que não passa de um TABLÓIDE esteja a cilindrar um jornal nortenho que já foi independente de todo o tipo de poderes económicos, políticos, partidários e descentralizado. O Público mesmo não dando lucro, o seu dono não anda grunhado constantemente ao poder político, pois tem poderio económico para o manter, tanto criticando a direita, esquerda ou o centro. Caso muito semelhante na banca é o BPI. Um exemplo! Semanários escolho o SOL, porque é o mais independente, mas estou com pulga atrás da orelha em relação à entrada dos angolanos como accionistas maioritários. O Expresso do Balsemão e Costa Sic SicN são o albergue da família Soares & Friends. Uma completa vergonha encapotada só porque o SALMÂO ser fundador do PSD. Só tretas para Toninhos Saloios! Mais nada! Agora o Expresso parece perceber que está perder potencial e mudou ligeiramente de rumo. O branqueamento de quem ganhou claramente o debate vai ser o normal nestes casos. Não se preocupem, não se deixem intoxicar pelas tvs e jornalistas, comentadores e assessores partidários, porque as imagens neste caso não mentem. Força Manuela Ferreira Leite. Estou contigo para derrubar esta SOCRETANICE! Infelizmente com um mentiroso como o pinoquitos, fazer um governo entre estes dois partidos será impossível.
GostarGostar
“A Manuela não ganhou votos e proferiu algumas frases infelizes, no entanto o Sócrates também não esteve nos seus dias.”
Aqui discordo. Os debates ganham-se, não só pelos dominios sobre os adversários em termos de imagem que transparece, mas sobretudo pelas mensagens que deseja passar aos indecisos e aos seus próprios eleitores.
E a MFL soube segurar os seus eleitores como ainda foi penetrar em seara alheia, neste caso no CDS. Aquele ataque indirecto, de que Portugal não era uma província espanhola é um apelo ao voto nacionalista. E à direita do próprio PSD. Foi muito inteligente. Além disso, deu a entender que o Pinócrates fazia fretes aos espanhois e por isso eles correram com a MMG. Em termos de indirecta, é uma mensagem muito forte. E que fica na cabeça dos indecisos.
Depois, com aquela frase assassina, vai ao voto liberal, pois mostra que é por aí que se tem que atacar a pobreza: criara riqueza e não criar subsidiodependência.
Impediu que o Pinócrates fosse roubar votos ao seu eleitorado, quando este tentou colar a imagem que o PSD ia privatizar tudo. E ela, em contrapartida, deu mais um golpe forte no eleitorado do Pinócrates, quando disse que as reformas vão cair bastante, aos que têm menos de 55 anos.
No caso dos professores, ela foi ainda mais longe, quando acusou o Pinócrates de governar contra eles. (E contra as pessoas, deixando o Pinócrates a falar no interesse geral, coisa tipicamente de direita, mas que não convence.)
Mas o grande erro do Pinócrates foi mesmo ter falado demasiado, tipo politiqueiro, deixando a Ferreira Leite brilhar, com a expressão dela, de quem já está habituada às petas dele. Aquelas imagens, quando o Pinócrates desfia a propaganda e ela fica impávida e serena, de quem já nem liga às mentiras alheias, foi fatal para o Pinócrates.
Penso que o Pinócrates errou bastante porque se esqueceu que ele era o estadista e não ela. A imagem que deu, foi do proponente que quer desalojar o actual estadista. O que o diminuiu aos olhos da opinião pública, que não tem cor partidária e ainda está indecisa. Erro fatal. Ainda por cima foi agressivo demais. E quem defende o lugar não pode ser tão agressivo, porque esse deve ser sempre o papel do propenente.
Eu sei que hoje em dia há muitos que se intitulam de politólogos e vão fazendo assessorias e até comentários pela imprensa, mas na realidade, em termos de eficácia da mensagem, em termos de segurar votos e colher votos fora e nos indecisos, a Ferreira Leite fez um grande debate. E ganhou-o.
Esta é a verdade. Pena é que não me tenha enchido as medidas como no discurso da apresentação do seu programa, que foi um dos melhores que eu ouvi, nos últimos 20 anos. Essa foi, para mim, a pecha dela. No resto, ela pode ter garantido maioria absoluta neste debate. E não o parece. ehehehhhe
anti-comuna
GostarGostar
.
Quanto a mim, este era o debate que iria definir quem tinha unhas para o próximo governo. Pois bem, parece não restarem dúvidas que o PSD fica com o encargo de limpar toda a lixarada daixada pelos socialistas, o que será tarefa enorme, de grande responsabilidade, a exigir um esforço imenso de gente muito competente.
Todod temos de ajudar consoante as nossas capacidades e possibilidades.
Assim não apareçam azelhas tais como uns insipientes Piscoiso, Lisboeta, submarinos infiltrados e marretas a procurar causar dano que, às vezes, infilizmente, até conseguem.
Nuno
GostarGostar
A Ferreira Leite não tem a capacidade de arrumar com ninguém em debates, isso é mais do que claro. E concordo de facto que Sócrates usou uma estratégia errada para hoje, que permitiu à MFL sobressair no seu estilo passivo de quem não sequer comprometer com nada.
Porém, houve questões em que a MFL simplesmente não convenceu, em que Sócrates conseguiu que a sua estratégia funcionasse a seu favor, MFL não conseguiu descolar-se do seu apoio antigo ao TGV, por exemplo, por muito que fale em condições económicas diferentes. E a leitura que eu faço da notícia do El Mundo é que a MFL deixou uma impressão muito negativa nessa jornalista, sinceramente. E depois sobre a conversa da candidatura falsa de João Jardim, a MFL tentou uma justificação completamente ridícula, das coisas mais absurdas que ouvi e eu já ouvi um tempo de antena do POUS, portanto não é brinquedo.
Já na conversa das privatizações da segurança social/saúde e no fim do PEC, MFL deu bem a volta à acusação do Sócrates, melhor no segundo caso do que no primeiro.
190,
“Nos tempos que correm isso significa votar no PSD.”
Não tenho essa certeza, sinceramente. Vejo muito mais potencial noutras figuras do PSD em todos esses aspectos que referiu do que nesta líder em particular. Em MFL só consigo ver mais do mesmo a que já estamos habituados em termos de governo, mas talvez me engane, a ver vamos.
GostarGostar
Estamos a trabalhar num novo protótipo para 2010. Juntamos a lábia do primeiro com a idade da challenger e obtemos … um Ber-luso-coni a contento da malta. Quanto ao programa não vai haver problema: paramos o TGV mas com delicadeza; avaliamos os professores a alta velocidade; ajudamos as microempresas a ficarem dependentes da alta finança. O consenso ou quê? Que bom que já não trabalho por essas bandas. Cambada de otários …
GostarGostar
“Nos tempos que correm isso significa votar no PSD”
Nem mais. E ela hoje não desiludiu e até conseguiu mais: disse que nunca faria acordos com o Pinócrates. Mostrando que ele nem sequer merece sentar-se para negociar.
Este debate foi mesmo fatal para o Pinócrates.
Para quem ganhou quase por KO ao Louçã e perde este debate desta maneira, parecendo o aluno que se senta perante o examinador e professor. Com a catraifada de assessores que o rodeiam e escrevem telepontos, como é possível fazer aquele tipo de debate? Lixou-se!
anti-comuna
GostarGostar
Gostei dela quando disse que não iria fazer quaisquer acordos com o Inginheiro da Treta!
Mortal!!!!
GostarGostar
Ás dúvidas dissiparam-se.
MFL será PMª.
Interessante.
Uma Mulher.
GostarGostar
Tanto comentário, tanta miopia.
Nenhum dos vossos dois queridinhos candidatos a PM fala sobre o essencial, ou vai ao essencial: a despesa absurda do estado em parasitas, construção, empresas públicas e municipais, benesses, e por aí fora.
E com um país a produzir pouco e o pouco que produz a ser drenado dessa forma, não é com gente desta que deixará de falir, que mudará de rumo.
E quem está indeciso e tem dúvidas, não a tenha numa coisa: os interesses instalados sabem perfeitamente o que querem, e não são incompetentes nem estúpidos!
Usem a democracia enquanto a têm.
GostarGostar
194 # Tiago
“MFL não conseguiu descolar-se do seu apoio antigo ao TGV, por exemplo, por muito que fale em condições económicas diferentes.”
Mas isso não terá peso. Eu por exemplo, há 5 anos era pelo TGV e actualmente oponho-me a ele. Pouco me importa por isso o MFL tenha dito no passado, interessa-me o que diz agora.
196 #
“Nem mais. E ela hoje não desiludiu e até conseguiu mais: disse que nunca faria acordos com o Pinócrates. Mostrando que ele nem sequer merece sentar-se para negociar.”
Precisamente. Eu se estivesse indeciso, ao ver este debate provavelmente ter-me -ia decidido a votar MFL. Alias se só houvesse 2 candidatos, e fosse JS e MFL, votaria sempre em MFL com todo os defeitos que ela tem. Por um simples motivo: não suporto o José Sócrates.
GostarGostar
Como quer fazer uma reforma quando declarou guerra total aos agentes dessa reforma?
(a propósito do sector da Educação)
GostarGostar
.
No rescaldo dos “legionários” e das “mocidades” dum lado e doutro que não interessam nada, vamos pôr os pés na terra:
.
O que surge com evidência no grande eleitorado:
.
Há 4 lideres partidários com perfil pessoal para proximo 1º Ministro.
Há 4 partidos com quadros para fazerem Governo sozinhos
Há 5 partidos com quadros que podem ser Ministros e Secretários de Estado
.
O País não aceita Governos de maioria absoluta, rejeita a coligação PS-PS(d) e há uma clara rejeição do PS ser novamente Governo.
.
Não há qualquer ingovernabilidade ou instabilidade que resulte dos resultados eleitorais sejam quais forem.
.
O debate de hoje implodiu hoje do “centrão” ? Ninguém admitia que estas eleições se equacionassem já tão longe.
.
Em previsão a grande dúvida é se o PS somado ao PSD atinge ou ultrapassa os 50% dos votos do eleitorado.
.
Admite-se o fim do ciclo político dos responsáveis pelo uso dos meios astronómicos dados ao País pela EU, o estado em que Portugal está hoje e a incapacidade de nova política para os Cidadãos, Famílias e Empresas conseguirem sair do atoleiro em que os meteram.
.
Ninguém duvida que o grande eleitorado vai surpreender inesperadamente.
.
Obs: E quanto aos Espanhois “EspanaEspanaPrisaTviAve e tal e tal” se pelo lado da elite provinciana uma sugestão “follow the money” se pela altissima elite Portugesa que não está nos Partidos “Portugal tem de ser, e pode ser, a ancora da Peninsula Iberica substituindo Espanha”.
.
Politicamente, é mais que obvio que foi sempre Portugal o guia das mudanças politico-ideologicas peninsulares (Afonso Henriques despachou-os, copiaram os Decsobrimentos Portugueses, a Ditadura Salazarista foi a percursoa da Franquita, a varanda do palacio da Independencia, o 25 de Abril foi o percursor do fim da Ditadura Espanhola etc). Portugal mandou sempre no Futuro da Peninsula Iberica. A Espanha está arrasca com a MUDANÇA que Portugal se prepara para fazer na Peninsula Ibérica nestas eleições.
.
O resto são tretas.
GostarGostar
“E a leitura que eu faço da notícia do El Mundo é que a MFL deixou uma impressão muito negativa nessa jornalista, sinceramente. ”
Mais um ponto a favor dela. Quem ler a imprensa espanhola, fica orgulhoso por ela ter dito directamente aos socialistas espanhois, que aqui quem manda são, ainda, os portugueses.
A jornalista espanhola não vota cá, e é natural que se sinta tocada, por ser castelhana. Mas os portugueses ficam felizes e contentes por saber que a espanholada não conseguirá manobrar fácilmente em Portugal.
Em termos de eficácia de mensagem, esta é muito forte. Porque a Ferreira Leite apela ao nacionalismo sem usar do bacoquismo patrioteiro. E cola o Pinócrates aos interesses espanhois, pois foram eles, teoricamente, que correram com a MMG. troca de favores políticos que são uma acusação forte, a um Primeiro-Ministro em funções.
Lá está. Ela ganhou o debate de uma forma desconcertante. Falou menos, nunca conseguiu ser clara naquilo que pretendia expressar, mas acaba por ser eficaz, porque é natural e honesto. Isso em termos de eficácia de mensagem política é genial. Fazendo lembrar o Cavaco, pouco depois de rodar o citroen e o marocas dizia que ele nem para contabilista dava, quanto mais ganhar eleições. Este caso é semelhante. É o anti-político que funciona. E nela, funciona mesmo, porque mesmo que ela dê calinadas no português, a mensagem passa. E isso é o que conta. Credibilidade.
No inverso, o Pinócrates ao repetir a cassete da propaganda, como se o país estivesse no melhor dos mundos, fazendo caretas e risinhos idiotas, e sendo demasiado agressivo usando demasiados truques de retórica, espalhou-se ao comprido.
Eu, sinceramente, custa-me a entender como ele foi tão burrinho neste debate. Depois do que vi ele fazer ao Louçã, que o bateu por muitos, neste ele foi um desastre. Impressionante!
Já era, o gajo.
anti-comuna
GostarGostar
CARLOS A. AMORIM, JURISTA
O debate foi uma desilusão. Tenho de dizer, independentemente das minhas preferências partidárias, que Sócrates esteve abaixo do esforço. Para mim empataram. Se for verdade que os debates têm índices elevados de audiência e que podem ser decisivos, Sócrates precisava de ter vencido este.
parece que este blasfemo ficou com azia
GostarGostar
“A Espanha está arrasca com a MUDANÇA que Portugal se prepara para fazer na Peninsula Ibérica nestas eleições.”
Está.
O PPD é o único partido com raiz portuguesa, nacional.
É um produto “made Portugal”.
GostarGostar
O CAA há já algum tempo está ao serviço dops socretinos.
Cá por mim ainda vai ser ministro num governo do Inginheiro da Treta…
GostarGostar
Os fdps dos espanhois já estão a ficar furiosos.
Pois com o Sócrates tinham os seus interesses bem defendidos e os contribuintes portugueses em sido uns palonços ao encherem os cofres reais espanhoís…
GostarGostar
200,
Acredito que não tenha peso no resultado das eleições, mas deveria preocupá-lo se se opõe ao TGV, MFL reconhece vantagens económicas em tal investimento público astronómico, e não é apenas uma opinião que se tem assim um pouco “à balda” sem a responsabilidade de tomar uma decisão, ela tinha essa visão enquanto estava no poder e foi activa no sentido de promover o TGV. Mesmo nessa questão, MFL não se comprometeu com nada no seu programa de governo. Apenas promete suspender o projecto, para fazer uma reavaliação. A juntar às desculpas feitas há uns tempos de que o actual governo poderia já ter comprometido a reversibilidade do projecto, dá que pensar.
Quer fazer uma aposta sobre o resultado dessa reavaliação com PSD no governo?
De resto, é precisamente o ódio a Sócrates estar a ser tão relevante na escolha do próximo líder do governo que me faz pensar que MFL dificilmente será o que país precisa. Quem vence pelos defeitos dos outros e não pelas suas virtudes arrisca-se a desapontar muito o eleitorado.
GostarGostar
#202,
“se pela altissima elite Portugesa que não está nos Partidos “Portugal tem de ser, e pode ser, a ancora da Peninsula Iberica substituindo Espanha”.
.
Ancora da Peninsula Ibérica financeira, economica e politicamente. Nem mais. E é tão simples….
.
GostarGostar
208 # Tiago Orfão
Não se trata de opiniões à balda. Trata-se de realismo. Quem não tem dinheiro não tem vícios.
Quem tem tratado o TGV de forma leviana tem sido o 1º ministro que assim que tomou posse começou a falar em grandes obras públicas como forma de relançar a economia. Quase 5 anos depois está a dizer a discutir o mesmo que fazia no início do mandato. TGV e Aeroporto, estão no mesmo ponto de há 5 anos, ou seja, na estaca zero. E porquê? Porque não há dinheiro para fazer tal coisa. E isto é fatal. O 1º ministro continua a falar no assunto em jeito de promessa, e não como obra acabada. Isso é muito fácil de fazer, porque se duvida que estas obras sejam feitas a curto e a médio prazo. Pelo simples motivo que a matemática da contabilidade é fatal e sobrepõe-se ao mundo de fantasia que os socialistas andam a tentar vender aos portugueses.
“De resto, é precisamente o ódio a Sócrates estar a ser tão relevante na escolha do próximo líder do governo que me faz pensar que MFL dificilmente será o que país precisa. Quem vence pelos defeitos dos outros e não pelas suas virtudes arrisca-se a desapontar muito o eleitorado.”
Por esse motivo é que eu não voto em MFL. Eu e mais 30%.
GostarGostar
.
E quanto ao TGV (AVE) vamos arrumar o assunto: se nunca aceitarei que um Militar Português seja um subordinado de qualquer outro General ou Estado Maior doutro Povo Ibérico aceito sem qualquer problema que no meu País que do litoral aos “paises” espanhois dista entre 150/200 Km, o Reino dos diferentes Povos Espanhois fique com todos os apoios da UE e assuma que contrução, manutenção, conservação e exploração do TGV dentro de Portugal, incluindo as 4 linhas, e que se aguente com os prejuizos. Se tiver lucro parabens. Mas concerteza comigo até esses cá ficam.
.
GostarGostar
Porém, houve questões em que a MFL simplesmente não convenceu, em que Sócrates conseguiu que a sua estratégia funcionasse a seu favor, MFL não conseguiu descolar-se do seu apoio antigo ao TGV, por exemplo, por muito que fale em condições económicas diferente – Tiago Orfeão
Passar em quatro anos de 67% para 100% de dívida pública não convence? Como é que o Tiago Orfeão acha que se vai pagar o TGV?
Não tenho essa certeza, sinceramente. Vejo muito mais potencial noutras figuras do PSD em todos esses aspectos que referiu do que nesta líder em particular – Tiago Orfeão
Também preferia Rangel ou Rio, embora esteja a gostar bastante de Ferreira Leite.
Dito isto, a comparação é com o governo de Sócrates e não com potenciais líderes do PSD. E nesse confronto, MFL dá-me garantias de presidir a um governo menos socialista, menos controlador das liberdades e menos propagandístico, bem como de ser uma primeira-ministra mais séria do que Sócrates.
GostarGostar
As culpas do PM em relação a esses projectos não desculpam os governos de Durão/Santana nem o potencial governo de MFL se ceder (como eu tenho 99% de certeza que vai fazer) neste particular. Com mais ou menos dinheiro, os acordos vão sendo assinados e qualquer dia alguém começa a cobrar.
GostarGostar
Quem vence pelos defeitos dos outros e não pelas suas virtudes arrisca-se a desapontar muito o eleitorado. – Tiago Orfeão
Foi precisamente o que levou à maioria absoluta de Sócrates. O ódio a Santana, acicatado pela dissolução da AR.
As oposições ganham sempre pelo demérito do adversário. Foi assim com Cavaco, Guterres, Santana e será assim, espero eu, também com Sócrates.
GostarGostar
O Bacalhau seco da Velha Ditadora que quer parar a Democracia durante seis meses chegou ao ponto de estar de mãos postas como que pedindo a Deus (perdão pelos meus pecados).
Levou banhada do Sócrates e se por acaso ela for 1.ª ministra ao fim de poucos meses está a pedir a demissão ou então é corrida de lá a pontapé.
Não tem estofo nenhum para governar este país pelo que todos já sabem quando ela esteve no governo, cairá no caos mais profundo este país com esta Ditadora à frente dos destinos de Portugal.
GostarGostar
Para resolver a questão do deficit e da divida publica era seguir o exemplo da Roménia de Ceausescu:
– Fim das importações;
– Exportarmos tudo o que pudermos;
– Consumo de gas só na hora de cozer a ração diaria de batata e
. Televisão só meia duzia de horas por dia sendo que, pelo menos, metade do tempo deve ser preenchido por discursos da MFL a convencer o povo de que só assim é que vamos lá.
GostarGostar
Já agora alguém faz o favor de enumerar a obra feita da senhora, quando foi Ministra da Educação e das Finanças.
GostarGostar
–
O erro da discussão do TGV em termos de INTERESSE NACIONAL não é “como se vai pagar ou como quere se pague etc”. Pura e simplesmente ninguem vai pagar nem paga nada. É a matriz, Não nos opomos a que o façam dentro de Portugal e respeitamos os altos interesses que comandam a UE.
.
Fiquem com todos os apoios da UE e assumam a contrução, manutenção, conservação e exploração do TGV dentro de Portugal, mesmo as 4 linhas, e aguentem-se com os prejuizos que houver. Se tiverem lucro parabens.
.
Mas concerteza comigo até os sonhados lucros cá ficam naturalmente. Tudo dentro da maxima Liberdade e Dempcracia, sem Ditaduras por vistas rovincianas chavistas, fidelistas, sovieticas, kadafistas. nortecoreanas e afins ….
.
.
GostarGostar
#212,
Fiz a minha análise ao que se passou no debate, acho que ela não foi convincente, precisamente porque Sócrates mostrou a defesa das virtudes económicas do TGV por parte do governo PSD, não há muito a dizer. MFL já disse que não é contra o TGV, enquanto governo usou o mesmo discurso de prioridade nacional de Sócrates, dê por onde der MFL acha que vale a pena aumentar a dívida pública directa para fazer esse projecto, tal como Sócrates. O resto é fazer política apenas, que adianta argumentar que a dívida agora é insustentável, se eles próprios estavam dispostos a torná-la insustentável se se tivessem mantido em governo?
GostarGostar
.
E sobre os anarquistas que anarquizaram as Finanças, Impostos, Educação, Segurança, Justiça, Economia, Segurança Social, Obras Publicas etc talvez um dia devolva o epiteto. No momento seria um abuso de força usar o buldozer desnecessariamente porque tudo se resolverá naturalmente. E eu adoro o ‘soft’ e o simples.
.
GostarGostar
O CAA está sempre na boa. MFL ganha e depois vem ele com a campanha da impossibilidade de governar este país. Ajuda à queda da MFL na RTPNABOS à espera do Rui Riu-se para lhe dar um ninho para poisar. O problema é que o Menezes não deixa. 😉 Pode no entanto esperar que o Costa venha para a MAMA fazer merda da grande para mais tarde o Pedro Coelhone JSD dar-lhe uma panela. Pedro até tem qualidades mas não é burro. Ou vira xuxa “indipendiente” ou forma um movimento cívico. Por isso bem pode em começar em pensar numa reforma à Pacheco Pereira. Cícero temos pena. Hasta La Vista Baby! Força Manelinha!
GostarGostar
Parece-me que me enganei no blog… isto é um blog sobre algum clube? É que há uma tendencia enorme para o mesmo lado. Como diria o outro “como sempre um povo de merda”.
GostarGostar
defesa das virtudes económicas do TGV por parte do governo PSD, não há muito a dizer – Tiago Orfeão
Quais são as virtudes económicas do TGV? Não conheço, nem Sócrates as disse. Quanto ao que Ferreira Leite, as suas declarações são a melhor garantia de que não vai fazer o TGV na próxima legislatura. Se voltasse atrás, teria de se demitir no dia seguinte. O Tiago Orfeão esquece-se que o próximo governo terá maioria relativa e tentará desesperadamente ganhar as eleições que fatalmente virão ao fim de dois anos. MFL não tem condições políticas para avançar o TGV, mesmo que estivesse cheia de vontade e não creio que esteja. E quanto a ter defendido uma posição diferente no passado, esquece-se que ela defendeu a posição do Durão Barroso, que era, na altura, primeiro-ministro. É o mesmo que estar agora a dizer Sócrates é responsável por tudo o que Guterres fez no governo, a começar pelo pântano que criou.
que adianta argumentar que a dívida agora é insustentável, se eles próprios estavam dispostos a torná-la insustentável – Tiago Orfeão
O governo de Barroso, com uma dívida 67% do PIB queria aumentá-la com TGV. O governo de Sócrates, com uma dívida de 100% quer aumentá-la com o TGV. Se Barroso era irresponsável – e era – Sócrates bate-o por KO em matéria de irresponsabilidade. Basta somar à dívida de 100% do PIB, não só o TGV, mas também auto-estradas, entre as quais, a terceira entre Porto e Lisboa, terceira ponte em Lisboa e o aeroporto.
GostarGostar
#212
“Passar em quatro anos de 67% para 100% de dívida pública não convence? Como é que o Tiago Orfeão acha que se vai pagar o TGV?”
O quê?
Assim mesmo?
O gajo fez isso?
Mas ele ainda acaba por lixar tudo, se dá o caso de o BE lhe permitir ser governo.
GostarGostar
#223
Não estou minimamente interessado em discutir as potencialmente inexistentes virtudes económicas do TGV, sei é que Sócrates mostrou que MFL acha que tem, tal como ele defende, foi isso que eu disse…
Não estou tão certo de que MFL não possa ter condições políticas para avançar com este projecto se for chefe de governo, para o fazer nem sequer precisa de entrar em contradição com o que disse em campanha e dificilmente o PS poderia negar o apoio a tal projecto perante o que defende agora, muito menos entraves teria se MFL conseguisse maioria absoluta ao fim de dois anos.
De resto, estar a tentar separar Durão de MFL neste particular já é negação.
GostarGostar
Ibéria, a Salvação de Portugal
Este blooge se destina a abrir os corações e mentes dos Portugueses, sobre as vantagens de se ter uma monarquia iberica moderna a mandar em nossos destinos.
Esta mais que provado há mais de dois mil anos que não sabemos nos governar ( já diziam os romanos ….. ).
Já agora mudamos de vez, passamos a dar vivas ao Rei Juan Carlos de Borbon, verão que ficaremos muito melhor servidos.
Viva o Rei de Espanha Juan Carlos de Borbon
Este é o nosso futuro chefe de estado, nosso Rei Juan Carlos de Borbon.
Portugal esta entregue aos bichos e maricas.
Temos uma oportunidade única, acabar com o estado Portugues, e nos tornarmos em uma provincia do GLORIOSO REINO DE ESPANA.
Nunca deveriamos ter nos tornado em País, maldito seja DOM AFONSO HENRIQUES até aos quintos dos infernos.
Quero aqui deixar meu repto; abandonemos a nacionalidade portuguesa e no transformemos em ESPANHOIS ORGULHOSOS.
Bem haja a todos.
Coveiro de Portugal
iberiaportugalespanha.blogspot.com
GostarGostar
O que achei mais interessante no debate de hoje, foi ver o líder da oposição a confrontar a Ministra das Finanças com a conivência da moderadora. Tudo isto como se não tivessem passado mais de 4 anos entretanto…
Não entendo como nenhum dos outros líderes partidários explorou as palavras de Sócrates, dizendo que as eleições são uma escolha entre PS e PSD ou entre ele e MFL. Até MFL, ontem teria dado um tiro muito forte se o questionasse sobre essas palavras. Em democracia todos contam e principalmente, os pequenos também contam e neste cenário até podem decidir. José Sócrates ao dizer isto somente para captar voto útil, está mais uma vez a demonstrar o que é para si democracia.
GostarGostar
Tanto comentário e nem uma referenciazinha à recente mudança de imagem da senhora. E ainda se dizem seus apoiantes, ai, ai.
A senhora está farta de ouvir dizer que Sócrates é o mais elegante, faz um esforço para não lhe ficar atrás e vocês… nada.
GostarGostar
Deve haver à venda dois debatómetros.
Num ganha o PS.
Noutro ganha o PSD.
Apesar da ferrugem deste último.
GostarGostar
SACRIFICADOS OU A FLEXIBILIDADE DO HOMEM ELÁSTICO
Sócrates está mais confiante. Sente que a cadeira do poder ainda é possível. Com o apoio de Louçã que já verberou dar apoio parlamentar em matérias de fiscalidade e outras.
Podem estar assim cientes os Portugueses que dentro de quatro anos estará o País mais fiscalmente agonizante, as empresas evaporantes como cogumelos, os Portugueses cada vez mais pobres.
Mas Sócrates no alter ego da sua imaginação criativa decidiu uma viragem à esquerda. Afinal virar à esquerda ou direita da sua consciência está à mão do palco do poder. Onde se quer manter. À viva força, nem que para isso seja preciso renegar todos os ministros no reconhecimento implícito do fracasso da sua governação.
GostarGostar
Sócas acordou com o hemorroidal arrasado.
Parece que o nervosismo do debate de ontem o fez andar constantemente a movimentar as nádegas na cadeira…
Mas pode ser que algum dos seus apoiantes fervorosos lhe resolvam o problema…
GostarGostar
São José Almeida afirma que houve empate.
É a melhor prova de que MFL ganhou.
GostarGostar
Curioso como se discute mais a competência de lidar com um debate de televisão do que a capacidade de governar um país.
Esta é a merdocracia em que os artistas e os seus espectadores ganham a relevância do efémero, onde a corrupção e a perversão continuam a proliferar no palco da perfídia patológica.
Até ao desastre final, a luta continua.
GostarGostar
Um engenheiro civil, conhecedor do dossier «barragens», disse-me que está decidido que a construção de novas barragens em Portugal será realizada pelo Iberdrola (espanhola)!
Esta informação mereceu-me todo o crédito, uma vez que toda a vida profissional deste engenheiro civil se desenrolou neste sector de actividade. Foi o engenheiro chefe de construção de uma das barragens portuguesas.
…
GostarGostar
DEBATES ELEITORAIS & COMENTADORES: O RANÇO
“Não sei o que é o homem. Só sei o seu preço” [Brecht]
Os debates eleitorais se fossem feitos num país civilizado e comentados por criaturas intelectualmente genuínas, e não (como é o caso indígena) por sopradores ideologicamente ridículos ou maníacos ignorantes, teriam dignidade responsável e estima acrescida. Porém, cá pela paróquia espanejam-se nos jornais e, principalmente, alapam-se nas TV’s um curioso raminho de criaturas barulhentas (uma estrebaria quase se assemelha a um lugar de êxtase) e que recitam, todos e de igual modo (lembrando a velha Mocidade Portuguesa), os intelectivos complementos dos seus triunfantes repertórios partidários.
Os factos, as argumentações e os episódios ocorridos entre os candidatos eleitorais, passam a ser para esses prodigiosos comentadores, de imediato, um lugar de desabrida arena partidária e um grave reduto de comunhão geral de ignorância e de iliteracia. Os comentadores que temos são quase sempre ignorantes e nada prudentes, pouco estudiosos e muito vaidosos, indigentes e nada sensatos. Sem nunca transportar o cidadão para a matéria e o desafio que o orador propôs, referindo o cuidado conceptual exposto e as impressões ou erros que o contraditório esgrimiu, os nossos dobrados comentadores-políticos travam de imediato a (sua) dura peleja contra o presumido adversário ideológico, como se fossem eles sábios e talentosos dirigentes partidários. Tais especiosos agitadores, que na maioria das vezes nem sabem do que estão a falar, diriam sempre idênticos superlativos, mesmo se o debate nunca tivesse existido. A cassete, essa, está sempre lá.
Veja-se, sobre o assunto, o prosaísmo dessa laudatória criatura, de nome João Vieira Pereira (Expresso, p. 8), que, qual vendedor de banha da cobra, afirma, em comentário ao debate Sócrates-Portas:”… este era porventura o mais difícil debate que Sócrates tinha pela frente, daqui em diante terá alguns passeios no parque com os restantes candidatos, inclusive com Manuel Ferreira Leite” [sic]. Escreve esta genialidade num jornal de referência. Bem-humorado e beneficente anda o rapaz, Henrique Monteiro.
Porém, o máximo exibicionismo dessa fancaria televisiva teve (ontem) lugar após o (apenas) melhor e mais esclarecedor debate, até à data, patrocinado por Louçã e Ferreira Leite. Em todas as TV’s (SIC-N, RTPN e TVI7), qual barraca de feira, divinamente surgiram um raminho de comentadores da boa escola da superstição liberal, quase sempre desleixados no belo argumento, que com respigadas tiradas garganteadas de remotos tempos económicos e com cabotina espuma labial, trataram o dr. Louçã com o desprezo e a idiotia que a D. Manuela não personificou.
O mundo dessas criaturas – com especial relevância para o ridículo João Duque, a bafienta Inês Serra Lopes, o mastigado Joaquim Aguiar ou aquele jovem decorativo que a RTPN nos deu a conhecer e que garante que os “custos salariais” das PME são mais determinantes para elas que os seus “custos financeiros” (o garrote financeiro das PME é para esse iluminado fruto, unicamente, da Lei Laboral) -, que nunca foram gestores de coisa alguma e nem a isso se candidataram, o mundo (económico e social) para tais sábios parou no tempo. Eis o ranço desses novos Velhos do Restelo!
Quando o sábio Joaquim Aguiar, em defesa do seu patrão Mello e sobre um pacífico assunto (pelo menos nos países civilizados) sobre a detenção pelo Estado de bens essenciais (referido por Louçã), regressa em assombro a 1975 (e cita até Melo Antunes), diz bem o atoleiro em que a saudosista e indigente intelectualidade nos meteu. E de que não há saída. (Almocreve)
GostarGostar
.
Parece que não é só cá:
.
Alemania se enfrenta al declive de los grandes partidos
El empuje de Verdes, Liberales y La Izquierda amenaza el dominio histórico de CDU y SPD
http://www.elpais.com/articulo/internacional/Alemania/enfrenta/declive/grandes/partidos/elpepuint/20090913elpepiint_1/Tes
.
GostarGostar
“115.Factos são factos disse
3 Setembro, 2009 às 2:06 am
(…) não assiste qualquer razão na defesa que faz dos grandes investimentos
públicos, pelas razões que vou enunciar.
Crescimento da Dívida Externa Liquida de Portugal (Passivo – Activo) durante o governo
Sócrates
ANO PIB (milh.€) Dív. Líq. Externa Portugal (milh. €) Dív. Ext. Líquida (% PIB)
2004 144.128 92.205,3 64,0%
2005 149.123 104.681,4 70,2%
2006 155.446 125.833,5 80,9%
2007 163.190 148.974,4 91,3%
2008 166.197 161.531,1 97,2%
2009 163.736 164.689,1 100,6%
Nota: Os dados da dívida externa relativos a 2009 são apenas reportados até Março de 2009.
Assim, entre 2004 e 2009, o valor do PIB de Portugal cresceu, em valores nominais, ou
seja, sem entrar com o efeito da subida de preços, 13,6%, enquanto a dívida externa
liquida portuguesa aumentou 78,6%. Em milhões de euros, o PIB cresceu 19.608 milhões €,
enquanto a dívida aumentou 72.484 milhões de euros, ou seja, 3,7 vezes mais. Como
consequência, entre 2004 e 2009, a dívida externa líquida do Pais passou de 64% do PIB
para 100,6% do PIB. É um crescimento sem dúvida insustentável.
MAS O PROBLEMA DA DÍVIDA EXTERNA É AINDA MAIS GRAVE, POIS FALA-SE SEMPRE DA DÍVIDA
LÍQUIDA E NÃO DA DÍVIDA TOTAL BRUTA QUE É MUITO MAIS ELEVADA
Os dados anteriores sobre a dívida, que são aqueles habitualmente referidos e normalmente
divulgados pelos media, enganam porque não correspondem à totalidade da dívida do País.
Aqueles dados referem-se apenas à Dívida Liquida Externa, que se obtém deduzindo à Dívida
Externa Bruta, ou seja, a totalidade daquilo que o País efectivamente deve ao estrangeiro
(o chamado PASSIVO do País) aquilo que ele tem a haver do estrangeiro (o chamado Activo).
No entanto, o que o País efectivamente deve ao estrangeiro é a dívida externa bruta, e é
ela que tem de ser paga, e é sobre ela que se tem de pagar juros e dividendos. O quadro
seguinte, construído também com dados divulgados pelo Banco de Portugal, mostra com
clareza a dimensão dessa dívida total efectiva.
Valor da dívida bruta total efectiva de Portugal
Ano Dív. Bruta Externa Portugal ou Passivo (milh. €)
2006 402.857,4
2007 444.137,7
2008 444.117,9
2009 (só até Março) 451.520,4
Percebe agora porque é que não se pode continuar com esta política suicida de enveredar
por megalómanos investimentos públicos? Já atentou para o facto de que a ser seguida a
política que você defende, o país cairá na bancarrota?
In,
http://www.blasfemias.net/2009/09/02/socrates-vs-portas/#comments
________________________________________________________________________________
GostarGostar
115.Factos são factos disse
3 Setembro, 2009 às 2:06 am
Já se percebeu que o Crossfire é um fiel seguidor do actual PM. Respeito mas lamento. Mas
anoto a elevação e o conteúdo dos seus comentários.
No entanto, não lhe assiste qualquer razão na defesa que faz dos grandes investimentos
públicos, pelas razões que vou enunciar.
Crescimento da Dívida Externa Liquida de Portugal (Passivo – Activo) durante o governo
Sócrates
ANO PIB (milh.€) Dív. Líq. Externa Portugal (milh. €) Dív. Ext. Líquida (% PIB)
2004 144.128 92.205,3 64,0%
2005 149.123 104.681,4 70,2%
2006 155.446 125.833,5 80,9%
2007 163.190 148.974,4 91,3%
2008 166.197 161.531,1 97,2%
2009 163.736 164.689,1 100,6%
Nota: Os dados da dívida externa relativos a 2009 são apenas reportados até Março de 2009.
Assim, entre 2004 e 2009, o valor do PIB de Portugal cresceu, em valores nominais, ou
seja, sem entrar com o efeito da subida de preços, 13,6%, enquanto a dívida externa
liquida portuguesa aumentou 78,6%. Em milhões de euros, o PIB cresceu 19.608 milhões €,
enquanto a dívida aumentou 72.484 milhões de euros, ou seja, 3,7 vezes mais. Como
consequência, entre 2004 e 2009, a dívida externa líquida do Pais passou de 64% do PIB
para 100,6% do PIB. É um crescimento sem dúvida insustentável.
MAS O PROBLEMA DA DÍVIDA EXTERNA É AINDA MAIS GRAVE, POIS FALA-SE SEMPRE DA DÍVIDA
LÍQUIDA E NÃO DA DÍVIDA TOTAL BRUTA QUE É MUITO MAIS ELEVADA
Os dados anteriores sobre a dívida, que são aqueles habitualmente referidos e normalmente
divulgados pelos media, enganam porque não correspondem à totalidade da dívida do País.
Aqueles dados referem-se apenas à Dívida Liquida Externa, que se obtém deduzindo à Dívida
Externa Bruta, ou seja, a totalidade daquilo que o País efectivamente deve ao estrangeiro
(o chamado PASSIVO do País) aquilo que ele tem a haver do estrangeiro (o chamado Activo).
No entanto, o que o País efectivamente deve ao estrangeiro é a dívida externa bruta, e é
ela que tem de ser paga, e é sobre ela que se tem de pagar juros e dividendos. O quadro
seguinte, construído também com dados divulgados pelo Banco de Portugal, mostra com
clareza a dimensão dessa dívida total efectiva.
Valor da dívida bruta total efectiva de Portugal
Ano Dív. Bruta Externa Portugal ou Passivo (milh. €)
2006 402.857,4
2007 444.137,7
2008 444.117,9
2009 (só até Março) 451.520,4
Percebe agora porque é que não se pode continuar com esta política suicida de enveredar
por megalómanos investimentos públicos? Já atentou para o facto de que a ser seguida a
política que você defende, o país cairá na bancarrota?
In,
(blasfemias.net/2009/09/02/socrates-vs-portas/#comments)
________________________________________________________________________________
GostarGostar
GostarGostar
*189
Excelente comentário
GostarGostar
Sócrates visto de perfil tem uma acentuada cifose – ou seja um problema na coluna.
Não a tem direita, parece, sobretudo com a câmara em plongée, um corcundinha.
Um pixie!
GostarGostar
#239
Sem dúvida, o 189, e o 191 e 192.
GostarGostar
#189
É, sem dúvida, um tratado, esse Arrebenta.
GostarGostar
QUE TRISTEZA!QUE MEDIOCRIDADE!DEPRIMENTE! Vou ler SALAZAR!
GostarGostar
#112
Chamar caco velho á madame é ofensivo. Concordo consigo!
Ofender o Socrates, já não é problema! Nunca o vi tomar igual atitude a condenar as ofensas ao Socrates.
Como diz o ditado: cada macaco defende o seu poleiro!
GostarGostar
A pior Ministra da Educação de sempre, e uma das piores da Economia, não tem a mínima hipótese.
Será completamente arrasada. Nem os PSDs a apoiam.
GostarGostar
Pedro e Hugo vão lavar escadas. Malhar esse corpinho que só vos faz bem. Ao Hugo espero que lava a boca com merda e vá dizer asneiras para o Blogue Simplex do PINÓQUIO. Não está bem ponha-se nas Put@s.
GostarGostar
#245 dixit (sobre MFL) : “Nem os PSDs a apoiam.”
Paradoxalmente vai ser a vantagem de MFL, não ser apoiada por boa parte do seu partido.
Sócras, como vai perder, vai-se ver na mesma situação.
Mas enquanto MFL vai ser apoiada pelo voto, Sócras nem pelo seu partido nem pelo voto.
Essa vai ser a grande diferença. Começou o declínio de Arturo Ui, encantador de sapos.
O Bloco vai ficar perto do PS, incoligável com ele enquanto Sócras tiver o comando. Mas assim que o chutarem pela pia da história partidária abaixo, provavelmente o PS e o bloco se coligarão- E começarão uma deriva ao centro.
GostarGostar
Como aqui no Norte dizemos Lisboeta e cães de caça é tudo a mesma raça e como já estamos fartos
das opiniões de Mouros para mais este que tem todo o tipo de lambe ai lambe ele deve gostar
mais de picóles de morango. hehehehhe. vai dormir meu e dorme de barriga para cima, para variar.
GostarGostar
243 , é sem dúvida um tratado de estupidez. se há alguma coisa que me lixa é ser obrigado a ler posts de outros blogs. deixe o link e quem quiser ver alguém bater punhetas que vá lá. aos outros , please , poupe-nos. a gente vem ao Blasfémias , não ao arrebentado a chorar por leitores. eu se fosse blasfemo , era lápiz azul a textos de outros blogs. a não ser que me pagassem a difusão , claro.
chato , ter de ler esse cromo antipático , idiota , sem saber , aqui.
GostarGostar
Estamos a assistir em directo a um Shift à esquerda…
Será o Bloco de Esquerda a solução??? PS e PSD já deu o que tinha a dar, é um milagre termos resistido estes anos todos com as suas pobres governações!
GostarGostar
# 189
Excelente!
GostarGostar
UM PRIMEIRO MINISTRO, QUE SE COMPORTA COMO UM ALDRABÃO DE FEIRA
COM PAPEIS E JORNAIS, NÃO tem competencia para ser ministro, não tem nada na cabeça!
Para mim que o vi enumeras vezes no parlamento a merda foi sempre a mesma, para a má criação com os deputados!
Tão estupido, que foi desmentido no parlamento, com um papel na mão que dizia ser da OCDEe não passava de uam nota assinada por uma funcionaria! o Rangel fe-lo engolir a mentira.
È esta merda que è primeiro ministro! podem ir ao diario das cessões para se rirem mais…….
GostarGostar