Saltar para o conteúdo

Discutir ideias em campanha

17 Setembro, 2009

É impossível discutir ideias em campanha. Por exemplo, Manuela Ferreira Leite nunca disse ser contra os espanhóis, não gostar de espanhóis, temer uma invasão espanhola, temer que o TGV seja um complot espanhol contra Portugal. Também nunca disse ser contra a cooperação com Espanha.

Ferreira Leite disse coisas mais comezinhas e mais concretas. Disse que o TGV não é do interesse nacional. Disse que não será por ser do interesse de Espanha que Portugal deve fazer um TGV. Disse que Espanha tem um interesse estratégico no TGV (o que é verdade, basta olhar para o mapa) e que Portugal não tem. Disse que os interesses portugueses devem ser defnidos pelo Governo português, independentemente daquilo que sejam os interesses espanhóis. Disse ainda que não aceita pressões do governo espanhol nesta matéria. Disse que Portugal não é uma província espanhola (coisa que ninguém contesta). Disse que não concorda que os políticos espanhóis organizem manifestações contra o governo português e que não será isso que a fará mudar de ideias.

Ferreira Leite também já tinha dito em tempos que com o TGV Lisboa-Madrid, Lisboa perde centros de decisão. O que é verdade.

Existe uma diferença abissal entre aquilo que Ferreira Leite disse e aquilo que lhe atribuem. Seria bom que se comentasse as ideias que ela efectivamente defende em vez de a atacarem por aquilo que ela não defende.

32 comentários leave one →
  1. jorge ferreira's avatar
    jorge ferreira permalink
    17 Setembro, 2009 12:28

    Segundo a Sábado há compra de votos no PSD, gostava de saber como está a cotação.
    Como diz a Dona,Politica de verdade, ehehehehehe
    Só fala em verdade quem pensa em mentir.
    Já agora e aquela desculpa da Dona nos gato fedorento quanto à interrupção da democracia?Alguém que tivesse visto o momento e como ela o disse acredita que foi apenas por brincadeira?
    Ai esta Dona

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    José permalink
    17 Setembro, 2009 12:31

    Em campanha discutem-se frases, ditos, atitudes. As ideias andam agarradas.

    A campanha serve para mostrar as pessoas como se apresentam. Algumas conseguem convencer muitos de que são o que querem parecer.

    Há artistas nisso e este PM é um deles. Como já anda há muito tempo nessa farsa, merecia um descanso, de preferência longe da ribalta.

    Gostar

  3. jorge ferreira's avatar
    jorge ferreira permalink
    17 Setembro, 2009 12:34

    Será que quando a Dona assinou o acordo para o TGV este não era ruinoso?
    Porque será que a Dona disse na altura , que o TGV ia criar empregos e desenvolvimento e agora diz o contrário?
    Como pode alguém votar numa Dona com tamanha falta de coerência?
    para não falar no rasga e não rasga, dizendo que rasgava todas as medidas tomadas, mas depois verificou que afinal eram boas.
    Ai esta Dona!!!!!!!!

    Gostar

  4. baudolino's avatar
    baudolino permalink
    17 Setembro, 2009 12:37

    a propósito de discutir ideias, quando é o lançamento deste livro? alguém sabe?? http://tomarpartido.blogs.sapo.pt/1577064.html

    Gostar

  5. baudolino's avatar
  6. jorge ferreira's avatar
    jorge ferreira permalink
    17 Setembro, 2009 12:41

    Tens razão José discutir ideias. Por acaso tens alguma ideia da Dona que possa-mos discutir?

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    JMLM permalink
    17 Setembro, 2009 12:41

    “Seria bom que se comentasse as ideias que ela efectivamente defende em vez de a atacarem por aquilo que ela não defende.”
    Falemos então dessas ideias, que não estão expressas no programa do PSD mas que concerteza recorda.
    O TGV e as cinco linhas…MFL assinou
    Avaliaão dos professores, concordou, defendeu…
    O PEC e o IMI, agora não antes sim…
    O aeroporto, antes sim agora aos blocos…
    Por outro lado seria bom lembrar a MFL que Espanha ainda hoje recebe muitos trabalhores Portugueses, muitas empresas Portuguesas, como bom parceiro comercial que é. Portanto quando MFL se dirige palavras a Espanha, deve ter em conta que manter um bom relacionamento com os nossos vizinhos só nos trás vantagens, e que usar expressões de “mesa de café” não é a melhor atitude. Uma candidata a 1ª ministra, deve saber estar, acima de tudo porque este país está na Europa, está na Peninsula Ibérica.
    Sendo assim não adiante branquear as palvaras e o discurso de MFL sobre o TGV, foi mau e continua a ser mau. Para ser 1ª isto não chega, o país e democracia merecem melhor, a não ser que o exemplo de democracia ainda seja o da Madeira e de jardim.
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  8. Bandiduh's avatar
    Bandiduh permalink
    17 Setembro, 2009 12:42

    Ou é de mim, ou só de ouve falar de Manuela Ferreira Leite na comunicação social?

    Nos últimos dois dias, a larga maioria dos comentários dos comentadores, dos líderes dos vários partidos da oposição, etc, etc, são sobre a Manuela Ferreita Leite.

    O que é que isto quererá dizer?

    Gostar

  9. Observatório da Rataria's avatar
    Observatório da Rataria permalink
    17 Setembro, 2009 12:45

    Tudo leva a crer que no PS “compraram” licenciaturas na Independente.Felizmente na Independente nunca houve Medicina.Senão já estávamos todos mortos por negligência médica.Assim os Portugueses estão só arruinados pelo “inginheiro” da treta.

    Gostar

  10. Lisboeta's avatar
    Lisboeta permalink
    17 Setembro, 2009 12:52

    Essa da velha dizer que o TGV não é do interesse de Portugal é a opinião dela, não é a minha, não é a de muita gente nem é a de muitos especialistas que tenho ouvido.

    Que ela usou um nacionalismo tacanho usou. Que ela apresentou o caso como se o Sócrates estivesse a fazer um favor aos espanhóis à nossa custa, ou seja, estivesse a vender o país apresentou.

    Aliás eu gostaria que o senhor João Miranda, em lugar de vir para aqui branquear as bacoradas da velha, explicasse o que é que ela foi fazer a Espanha em 2003, assinar um acordo com os temíveis castelhanos, não para 3 linhas de TGV, mas para … 5 !

    Nessa altura a coisa já era de interesse nacional ?

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Setembro, 2009 12:53

    É impossível também discutir ideias fora da campanha. Estes ultimos anos em fait-divers contra Socrates e a ridicularizar tudo usando até o non-sense.

    Gostar

  12. Lisboeta's avatar
    Lisboeta permalink
    17 Setembro, 2009 12:59

    Que Portugal não é uma provincia espanhola não é preciso ela vir dizer que eu já sabia. Estamos a bater na mesma tecla. Ela ao mandar uma bacorada dessas, está a dizer que o Sócrates anda a vender o país aos espanhóis.

    Pergunto-lhe novamente o que é que ela foi fazer a Espanha em 2003 ? Nessa altura POrtugal era uma provincia espanhola e de lá para cá alcançou a auto-determinação ?

    Quanto às manifestações, sei que já se realizaram algumas do lado de cá, com cidadãos espanhois, para pressionar o governo espanhol a não construir uma refinaria em Badajoz.

    A velha é contra as manifs trans-fronteiriças ? Isso não é um sinal de asfixia democrática e de uma visão de portugal como uma coisa fechada, sem relações com ninguém, provavelmente com muros à volta para evitar contactos perniciosos ?

    Se as pessoas por onde o TGV é suposto passar, se sentem prejudicadas por uma possivel decisão da velha, sejam elas de lá ou de cá, têm todo o direito a manifestar essa opinião. Ou será que a velha já não gosta de manifs quando são contra ela ?

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Setembro, 2009 13:03

    os interpretes da palavra da senhora, são, já, mais que muitos. o clube marmeleira nunca teve tantos adeptos, é hora de abrir fóruns locais para discutir e propagar a palavra dEla. a grande des aparição está prevista para dia 27, montada numa vassoura “fapiber” a caminho de brunswick.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    filipe castro permalink
    17 Setembro, 2009 13:06

    Há um outro aspecto que o JM parece esquecer. A estratégia sempre existiu, sempre. Os espanhóis não andam a dormir. Ora como foi MFL quem assinou o papelinho que configurava 4 linhas, devemos considera-la como antipatriota? E como classificar a cambalhota? Um exemplo de regeneração pelo estudo? Em resumo, o JM assinala que MFL “Disse que Espanha tem um interesse estratégico no TGV (o que é verdade, basta olhar para o mapa)..”, mas não valoriza o facto de ter sido a mesma pessoa que agora critica a colocar “portugal no mapa”. “Matar o pai e mão para dizer que é orfão”.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Setembro, 2009 13:09

    #8 – “O que é que isto quererá dizer?”

    que vem aí uma sondagem arrasadora para a maneleiragem.

    Gostar

  16. Piscoiso's avatar
    17 Setembro, 2009 13:12

    “Ferreira Leite também já tinha dito em tempos que com o TGV Lisboa-Madrid, Lisboa perde centros de decisão. O que é verdade.” – JM

    Se o João acha que é verdade, verdade deve ser.
    Não tem um graficozinho nem nada para o demonstrar?

    E é mau Lisboa perder centros de decisão?

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Setembro, 2009 13:17

    #9 – “Tudo leva a crer que no PS “compraram” licenciaturas na Independente.”

    se investigares os diplomas da velha vais ter muito com que te entreter, começando pelo da 4ª classe. como é possíííível dar tanto pontapé na gramática, não saber falar e explicar-se em português com o currículo que apresenta. só pode ter copiado, falsificado ou comprado tanto diploma. dúvido sequer que tenha passado no exame de código da estrada.

    Gostar

  18. Romão's avatar
    Romão permalink
    17 Setembro, 2009 13:22

    A melhor coisa que podia acontecer a MFL é ninguém perceber o que ela diz ou pretende dizer. Assim, pela manhã, juntam-se os escribas de serviço na complexa desencriptação da Mensagem para que, deste lado, recebamos a inteireza da Palavra.
    Como escribas há muitos e nem todos bem intencionados, a Palavra é como uma moeda: dependendo das mãos de quem a lança, pode querer dizer duas coisas inteiramente opostas.

    Se MFL fosse clara e inteligível, dispensaríamos este penoso (para todos, intérpretes e leitores) exercício de hermenêutica.

    Gostar

  19. C. Medina Ribeiro's avatar
    17 Setembro, 2009 13:24

    De facto, e como se diz neste ‘post’, «Existe uma diferença abissal entre aquilo que Ferreira Leite disse e aquilo que lhe atribuem».

    Mas também…

    Existe uma diferença super-abissal entre aquilo que Ferreira Leite disse agora e aquilo que dizia há uns anitos – a propósito do mesmo assunto, evidentemente.

    Os malabarismos de alguém que já foi governante (e se propõe voltar a sê-lo – a um nível ainda mais alto) são infinitamente mais graves do que essas “tresleituras”.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    José permalink
    17 Setembro, 2009 13:51

    Curiosamente, não há qualquer tresleitura do que José S. dizia em 2004 sobre liberdade de informação e o que faz agora…

    É claríssimo e só não entende quem não quer ler.

    E sobre políticas não será preciso muito esforço para lhe topar aldrabices do mesmo género. COm uma diferença: são aldrabices enquanto as proposições de MFL dantes e agora, têm um contexto que as justificam.

    Gostar

  21. Piscoiso's avatar
    17 Setembro, 2009 14:07

    #20. “…as proposições de MFL dantes e agora, têm um contexto que as justificam.” – José

    E pronto. Se o José acha que se justificam, está justificado.
    E gráficos, não tem?

    Gostar

  22. Indecisoo's avatar
    Indecisoo permalink
    17 Setembro, 2009 14:21

    O grande africanizador vai estar sentadinho na oposição.Terá mais tempo para responder ao freeport.E ver rasgar as merdas que andou a fazer espero eu…

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Setembro, 2009 14:31

    #20 – “têm um contexto que as justificam”

    claro, o contexto é eleitoral, amanhã é o que me apetecer e não dou satisfações a ninguém. a manuela é aldrabona no que disse, diz, fez e faz e muito baixa nos métodos que utiliza, apesar do marmeleiro nos querer passar a ideia que isto se resolve com o movimento nacional feminino e uns chás canastra abrilhantados pelas peixeiras graça moura, marcelo e quejandos.

    Gostar

  24. hajapachorra's avatar
    hajapachorra permalink
    17 Setembro, 2009 15:14

    Estrebuchai, ó azémolas, pois já falta pouco para a desratização geral do país.

    Gostar

  25. zé's avatar
    17 Setembro, 2009 15:33

    A cada dia que passa se vê como é urgente derrotar Sócrates de uma vez por todas.

    Não se aguenta o exercício, aliás deliberado, de iliteracia pura de um sujeito que finge não perceber o que os adversários dizem para, em seguida, distorcer tudo, à falta de melhor tema de campanha.

    O que se passa com as afirmações de Manuela Ferreira Leite e a interpretação, que seria sempre malévola se não fosse perfeitamente idiota, que José Sócrates faz em público do sentido dessa afirmações é exemplar: onde MFL entende – e bem – que não são os interesses espanhóis que devem determinar a vida política portuguesa, José Sócrates, com os ademanes habituais, entende que ela agita o papão do vizinho e até conseguiu que um compincha do governo socialista espanhol lhe fizesse o jeito de vir ajudar à pantomina.

    A questão é pois cada vez mais premente:

    Queremos uma criatura que faz destas partes gagas para ser o primeiro-ministro de Portugal?

    Quanto à conclusão que desde já se pode extrair já disto tudo, é também importante: para o PS se pôr com estas fitas e a lhes dar tanta ressonância na comunicação social, isso significa que acha ter já perdido as eleições e esbraceja, esbraceja…
    Tem de se derrotar Sócrates! Já!
    Vasco Graça Moura

    Gostar

  26. rb's avatar
    17 Setembro, 2009 15:46

    “Disse que o TGV não é do interesse nacional.”

    Quando estava no governo disse exactamente o oposto, contradição que o PS lhe apontou e bem. Aliás, Ferreira Leite já disse várias vezes que o problema dos grandes investimentos públicos é apenas o do endividamento, problema que, naturalmente se vai resolver num ápice mal a senhora chegue ao governo.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    José permalink
    17 Setembro, 2009 16:16

    “Disse que o TGV não é do interesse nacional.”” Agora.

    Falta esse advérbio de tempo e modo, para se perceber o contexto e desmontar a aleivosia de que é uma aldrabice.

    Para aldrabices jã bastam as do candidato José S. Fartas, extensas e permanentes.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Setembro, 2009 16:21

    #27 – “Disse que o TGV não é do interesse nacional.”” Agora.
    Falta esse advérbio de tempo e modo, para se perceber o contexto e desmontar a aleivosia de que é uma aldrabice.

    tinha piada era com “nunca”

    Gostar

  29. Anónimo's avatar
    17 Setembro, 2009 16:31

    Crescimento da Dívida Externa Liquida de Portugal (Passivo – Activo) durante o governo
    Sócrates
    ANO PIB (milh.€) Dív. Líq. Externa Portugal (milh. €) Dív. Ext. Líquida (% PIB)
    2004 144.128 92.205,3 64,0%
    2005 149.123 104.681,4 70,2%
    2006 155.446 125.833,5 80,9%
    2007 163.190 148.974,4 91,3%
    2008 166.197 161.531,1 97,2%
    2009 163.736 164.689,1 100,6%
    Nota: Os dados da dívida externa relativos a 2009 são apenas reportados até Março de 2009.

    Assim, entre 2004 e 2009, o valor do PIB de Portugal cresceu, em valores nominais, ou
    seja, sem entrar com o efeito da subida de preços, 13,6%, enquanto a dívida externa
    liquida portuguesa aumentou 78,6%. Em milhões de euros, o PIB cresceu 19.608 milhões €,
    enquanto a dívida aumentou 72.484 milhões de euros, ou seja, 3,7 vezes mais. Como
    consequência, entre 2004 e 2009, a dívida externa líquida do Pais passou de 64% do PIB
    para 100,6% do PIB. É um crescimento sem dúvida insustentável.

    MAS O PROBLEMA DA DÍVIDA EXTERNA É AINDA MAIS GRAVE, POIS FALA-SE SEMPRE DA DÍVIDA
    LÍQUIDA E NÃO DA DÍVIDA TOTAL BRUTA QUE É MUITO MAIS ELEVADA

    Os dados anteriores sobre a dívida, que são aqueles habitualmente referidos e normalmente
    divulgados pelos media, enganam porque não correspondem à totalidade da dívida do País.
    Aqueles dados referem-se apenas à Dívida Liquida Externa, que se obtém deduzindo à Dívida
    Externa Bruta, ou seja, a totalidade daquilo que o País efectivamente deve ao estrangeiro
    (o chamado PASSIVO do País) aquilo que ele tem a haver do estrangeiro (o chamado Activo).
    No entanto, o que o País efectivamente deve ao estrangeiro é a dívida externa bruta, e é
    ela que tem de ser paga, e é sobre ela que se tem de pagar juros e dividendos. O quadro
    seguinte, construído também com dados divulgados pelo Banco de Portugal, mostra com
    clareza a dimensão dessa dívida total efectiva.

    Valor da dívida bruta total efectiva de Portugal

    Ano Dív. Bruta Externa Portugal ou Passivo (milh. €)
    2006 402.857,4
    2007 444.137,7
    2008 444.117,9
    2009 (só até Março) 451.520,4

    Percebe-se porque é que não se pode continuar com esta política suicida de enveredar
    por megalómanos investimentos públicos? A ser seguida esta política o país poderá cair
    na bancarrota.
    (Factos são Factos – blasfemias.net/2009/09/02/socrates-vs-portas/#comments)

    Gostar

  30. Nuno Lopes's avatar
    Nuno Lopes permalink
    17 Setembro, 2009 17:50

    Como a Dr. Ferreira Leite já disse tudo e o seu contrário torna-se difícil perceber o que quer

    Gostar

  31. Aristes's avatar
    17 Setembro, 2009 19:17

    “Ferreira Leite também já tinha dito em tempos que com o TGV Lisboa-Madrid, Lisboa perde centros de decisão. O que é verdade.” – JM

    Esse centros de decisão não precisaram do TGV para ir para Madrid. Ou não deu por isso?

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    JMLM permalink
    18 Setembro, 2009 09:56

    #10 e #12
    Caro Lisboeta
    Em cheio.
    Ficamos à espera dos argumentos de JM.
    Já agora uma palavra para o “anónimo” #29:
    Foi pena MFL não ter levado para o debate com Socrates os seus numeros, teriam dado jeito. Da próxima vez, não se esuqeça de os enviar directamente para MFL…
    Já agora convinha colocar os numerros respeitantes ao anos em MFL foi governo, é só para podermos comparar…

    VIVA PORTUGAL

    Gostar

Deixe uma resposta para José Cancelar resposta