Paradoxos
22 Setembro, 2009
1. Se o Bloco de Esquerda conseguir captar o eleitorado de esquerda do PS, este pode perder as eleições, dando a vitória ao PSD.
Se o CDS conseguir captar o eleitorado de direita do PSD, este pode perder as eleições, dando a vitória ao PS.
O melhor aliado do PSD é o Bloco. O melhor aliado do PS é o CDS.
2. Ao votarem contra o bloco central de interesses, os eleitores irão evitar a maioria absoluta do partido ganhador. Consequência: eles vão-se aliar (em nome do “supremo interesse nacional”) e constituir… um bloco central político.
66 comentários
leave one →

O assessor, foi a mando de Sua Excelencia – alguem tem duvidas?
O jornal Publico está “pranho” ate á medula -alguem tem duvidas?
Aguardemos, se o Presidente, não acontece o mesmo ao tempo em
que foi assistente do ISE, foi-se embora – alguem tem duvidas?
GostarGostar
Coincidências?
• 17 de Abril de 2008 — Luís Filipe Menezes demite-se da liderança do PSD;
• 22 de Abril de 2008 — Manuela Ferreira Leite anuncia, em comunicado escrito enviado à Lusa, que é candidata à liderança do PSD;
• 23 de Abril de 2008, de manhã — Fernando Lima (porta-voz do Presidente da República) encontra-se com Luciano Alvarez (editor do Público), a pedido de Cavaco Silva, num café discreto da Avenida de Roma para “encomendar” uma notícia falsa e supostamente comprometedora para o Governo.
• Ainda a 23 de Abril de 2008 — Luciano Alvarez envia o e-mail a Tolentino de Nóbrega (correspondente do Público na Madeira), por forma a que a inventona de Belém parecesse ter sido desencadeada por Alberto João Jardim.
In Câmara Corporativa
GostarGostar
Crime público, diz ele.
Mário Crespo escreve hoje no Jornal de Notícias:
«Como os jornalistas são por vezes um bocado vagos e de compreensão lenta, a Casa Civil da Presidência da República achou por bem ser específica na encomenda dando um briefing claro a pessoa de confiança no jornal. “Vais falar com fulano e pergunta-lhe por sicrano, vais aqui, vais ali, fazes isto e aquilo e trazes a demasia de volta”. O homem ainda tentou cumprir com a incumbência, mas a coisa não tinha pés nem cabeça e parece que lhe disseram isso repetidamente.»
GostarGostar
o senhor morais anda a treinar para miranda
GostarGostar
há mais cenários possíveis se ninguém votar
GostarGostar
eu até acho que a coligação mais provável é ps + cds. o be iria insistir em introduzir medidas lá do programa ” progessista” e tal , enquanto que o cds se contentaria com um ministério e não iria chatear muito.
GostarGostar
O CAA e o Marques Lopes (grandes cabeças do “liberalismo” tuga!) já começaram a bater na velhinha MFL.
Grandes oportunistas!
GostarGostar
Então ???
Vamos ter 2 anos de pantanal !!
De que nos queixamos ??
Eu, gosto muito de Portugal, o que me chateia são os portugas !!
GostarGostar
Os posts do CAA não se podem comentar, portanto não se podem ler.
GostarGostar
Especulação Financeira:
Segundo o jornal da economia da TVI24, as acções da Mota-Engil estão a subir, com a fantasia da improvável vitória do PS nas próximas eleições.
O que é curioso nisto tudo é que as acções das empresas capitalistas sobem quando há uma vaga intenção de vitória num partido de “esquerda”…
E os trabalhadores vão deixar-se novamente enganar pelos SUCIAlistas????
GostarGostar
Sempre achei essa contabilidade um bocado a caír para o parvo.
GostarGostar
Quem não for de Esquerda em Portugal, só tem um Partido em que votar: o PSD.
O resto são delírios e boas intenções.
GostarGostar
OCDE optimista sobre evolução do clima económico em Portugal
11 SET 09 às 13:59
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Economico (OCDE) apresentou, esta sexta-feira, perspectivas mais optimistas para o clima económico em Portugal. A OCDE acredita que vai manter-se a tendência de melhoria durante os próximos seis meses, o indicador da organização subiu em Julho pelo quinto mês consecutivo
GostarGostar
Ó Toninho vai enganar a tua tia.
GostarGostar
3. Se o CDS se coligar com a CDU, o eleitorado de direita foge para o PSD e este ganha com maioria folgada.
GostarGostar
O Inginheiro vai levar uma banhada.
Dar 25% ao PS, mesmo assim é demais!
O PS TENM QUE VIR PARA 3º PARTIDO!
DOA A QUEM DOER!
GostarGostar
O Vale e Azevedo foi imediatamente preso quando perdeu as eleições…
GostarGostar
– Está lá? É a D. Manuela? Está?
– Eu sei que se ouve mal, D. Manuela. Muitas interferências. Olhe, é para perguntar se mandamos o melão para sua casa ou do Pacheco Pereira. Sim, sim, esse melão.
– O QUÊ? Não estou a ouvir bem. Há muito ruído. Quer que eu mande para onde? Para que palácio? Ó minha senhora, desculpe, mas tenho aqui os melões e tenho-os que entregar hoje. Ou me diz para onde ou mando-os para os portugueses.
– Quais portugueses? Ora essa, minha senhora, para os que acreditam no sr. Presidente, ora essa. Está a dizer que agora são poucos que acreditam nele? Não faz mal, pelo menos mata-se a fome a alguns.
– Olhe, e as rosas? Sim, as rosas. Não foi a senhora que os encomendou? Então quem foi? Olhe, deixe lá, eu mando para o palácio. Não as rosas, os melões são para os portugueses.
– Olhe, dona Manuela, na Segunda-Feira sempre quer a colher de pau. Sim, sim, podem ser proibidas mas fazem muita falta. Ok, vão na Segunda-Feira.
– Dona Manuela, dona Manuela, e os aparelhos de escuta? Sim, sim, esses. Trago-os quando entregar as rosas? Sim, no palácio. Ah! Não quer os aparelhos. Mas então mando-os para onde? Para o Largo do Rato? Certo, certo. Ok, dona Manuela. Beijinhos e cuidado com as amizades. São as más companhias que nos fazem perder. Sim senhora, tenha um bom dia.
– Ó Zé, anda que já enganamos mais.
– Quem Pedro?
– A Manuela. eheheheeh
anti-comuna
GostarGostar
Quem não for de Direita trauniteira e arrogante o seu voto só pode ser PS
GostarGostar
o post anterior é meu
GostarGostar
Laranja madura na beira da estrada…tá bichada Zé, ou tem marimbunda no pé
GostarGostar
Prefiro gramar a Direita por 4 anos do que votar e gramar a esquerda modernaça e gelatinosa do PS de Sócrates!
Sócrates tem que ser julgado!
GostarGostar
“Assembleia da República
António Preto com mandato suspenso a partir de sexta”
http://www.dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1369118
GostarGostar
«O Ministério Público tinha determinado que o processo fosse arquivado, considerando que o artigo de opinião, “José Sócrates, o Cristo da política portuguesa”, publicado no “Diário de Notícias”, não ultrapassava os limites da crítica a Sócrates, enquanto figura pública. O primeiro-ministro, ao pedir a abertura de instrução do processo, mostra vontade de continuar com o litígio.
O artigo de 3 de Março deste ano criticava o líder socialista quando este pediu “a decência da vida democrática”, durante a abertura de um congresso. João Miguel Tavares defendeu que Sócrates deveria manter o “mínimo de decoro e recato em matérias de moral”, depois de ser confrontado com as polémicas da sua licenciatura, do Freeport, entre outros casos.»
GostarGostar
Caro anti-comuna, pode descodificar a sua tese ?
Abraços
GostarGostar
«No dia 8 de Setembro, às 11h22, a agência Lusa emitiu uma notícia que começava assim: “A economia portuguesa recuou 3,7 por cento no segundo trimestre face a igual período de 2008, abrandando a queda do trimestre anterior, que tinha atingido 4,0 por cento, informou hoje o INE.” A mesma notícia foi corrigida, sabe-se lá por ordens de quem, às 12h25, passando à seguinte formulação: “O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje que Portugal saiu da recessão no segundo trimestre, com a economia a crescer 0,3 por cento face ao trimestre anterior.»
Eduardo Cintra Torres
GostarGostar
# 23
Começo a acreditar que “Anti Comuna” tem razão – não estão reunidas as condições para o acto eleitoral de dia 27.
GostarGostar
– Estou? Como estás Carlos? Tudo bem contigo? Óptimo, Domingo festejamos, claro. Claro. Mas não falamos de bola, ok?
– Olha, viste aquele elogio que o Val nos fez? Grande elogio, pá. Eu até tremo de emoção com tão ternas palavras. Ainda não viste? Porra, pá, se fosse um elogio do Pinto da Costa, com certeza que até te benzias, mesmo antes de o conhecer. Adiante. Sabes, eu estive a meditar na trilogia que nós representamos. sim, sim, ele disse isto e passo a citar: “A direita, a ser alguma coisa identificável para lá das diferenças ideológicas e teóricas internas, é tradição, liberdade e honra.” E quem achas que representa essa direita? Quem? Nós, cara***! Ainda estás grogue com a derrota em Braga?
– Olha, mas pensando bem, ele tem razão. Já viste? Nós somos os únicos que nos desmarcamos da, passo a citar novamente: “É desta raça que tem de nascer a refundação da direita, pois a escumalha que preenche os quadros do PSD e CDS não tem nada a ver com a direita ou seja com o que for de aspiracional no plano da cidadania.”
– Sim, disse isso. Um elogio fantástico, não é? Eu até no Domingo vou pôr aquele fato novo que comprei na mesma loja que o Sócrates costuma comprar o seus fatos chiques. Eh! Pá, vou votar mas vou votar em grande. Só não digo em quem, claro. Que isso é segredo.
– Olha, uma coisa, achas que um elogio destes merece ser emoldurado? Claro, pá. Um elogio vindo daquele vulto da esquerda portuguesa é mesmo de emoldurar. O que achas? Se nos vão acusar de estarmos feitos com o Sócrates? Não, não vão nada. Vais ver. Olha, tu na RTPN e eu na Má Língua, vamos dar show de bola, pá. Vamos emergir como os verdadeiros vultos de direita portuguesa. Estou tão feliz. Isso e vestir o fato novo, no Domingo.
– Olha e tu? Aguentaste? Vê lá, pá. Eles não te vão perdoar, pá. Estes gajos são a direita canalha, pá. Portanto, ignora-os. Nós sim, vamos refundar a direita portuguesa. Os únicos em Portugal que portam a, como ele disse, a tradição, a liberdade e a honra. Achas que o Passos Coelho vai refundar o PSD connosco?
– O quê? O Passos Coelho não vai dividir o PSD connosco? Estás a falar a sério? Oh pá, manda o gajo ler o que escreveram de nós. Sim, ele tem de saber com quem conta. E mais a mais, se ele não fizer um triunvirato connosco, nós tratamos da saúde ao gajo, na televisão e nos jornais. Claro, quem ele pensa que é. Se aviamos a Manuela, também podemos aviar o Passos Coelho. Haja é vontade do Sócrates, esse vulto da esquerda moderna.
– Bom, vou desligar, pá. Tenho a certeza que estou a ser escutado. Felizmente não pelo governo nem pelo SIS, senão estava tramado. Porquê? Então tu não estás a ver a inveja que ele não teria, se lêsse aquele elogio? Eh pá, o Sócrates gosta muito de elogios, mesmo os funebres. mas, confesso, que também gosto de os ler. Ainda por cima fala em Liberdade, Tradição, Honra…
– Adeus. Olha e não te esqueças. Domingo é dia de festejarmos. E eu vestir aquele fato pela primeira vez. Ai, é tão lindo…
anti-comuna
GostarGostar
“Caro anti-comuna, pode descodificar a sua tese ?”
A minha tese é que o Cavaco vendeu-se. Finito.
anti-comuna
GostarGostar
Aguardemos serenamente…
“Cavaco está agora sob a suspeita grave de ter montado uma
conspiração contra um primeiro-ministro para transformar as
eleições democráticas numa farsa terceiro-mundista. Agora só
tem duas saídas: ou prova a sua inocência ou renuncia ao
mandato no dia a seguir às eleições, o tal dia em que
supostamente ia fazer perguntas.”
In Jumento
GostarGostar
Os socretinos estão à rasca.
Aceitam a derrota.
No dia 28 vamos saber das tramoias, das negociatas e das aldrabices.
Até penso que o defict já vai nos 12%
GostarGostar
O Movimento Mérito e Sociedade diz no seu tempo de antena que os politicos em Portugal aprovam leis que favorecem os pedófilos!
E esta heim?
GostarGostar
Caso curioso o das escutas,
O contacto com o jornalista foi há 17 meses. Coincidência das coincidências, só veio ao de cima a 2 semanas das eleições. Um caso desta gravidade.
Só prova que o PS não acha o caso assim tão grave, senão alguém tinha ‘enviado’ o mail mais cedo para o DN.
É que como diz a outra senhora: “Não há coincidências”.
GostarGostar
“Costa” – 31
“No dia 28 vamos saber das tramoias, das negociatas e das aldrabices.”
Claro.
GostarGostar
António Vitorino entende que afastamento de Fernando Lima não basta
Hoje às 09:06
António Vitorino vê o afastamento de Fernando Lima como um emendar de mão por parte de Cavaco Silva, mas entende que não basta.
“””Entendo que não basta, tem de “vomitar” a 2ª fase e depois passamos á 3ª
GostarGostar
Asfixia judicial?
O Conselho Superior da Magistratura, na sequência de uma iniciativa de três vogais escolhidos pelo Partido Socialista, congelou a avaliação do juiz Rui Teixeira que investigou e emitiu um mandato de captura do deputado e ex-ministro socialista Paulo Pedroso.
António Martins, presidente da Associação Sindical dos Juízes, afirma-se preocupado afirmando: «Estamos perante uma decisão perfeitamente inédita do CSM e transmite-se um pouco a ideia que resulta de um requerimento de três vogais daquela Conselho nomeados pelo PS, o que transmite para a opinião pública uma ideia de partidarização deste órgão que é negativa para a imagem da Justiça.»
Será isto um sinal de “asfixia judicial”?
Ou um remake do filme quem-se-mete-com-o-PS-leva?
http://www.cachimbodemagritte.blogspot.com/2009/09/asfixia-judicial.html
GostarGostar
No Dia 28, esta polémica das escutas não interessa para nada, pois vamos ficar livres do Sócrates!
GostarGostar
Afinal, há mais um arguido nas listas do PSD
2009-09-20
ANA CORREIA COSTA
É o terceiro a juntar-se à lista. Tiago Vasconcelos, filho do presidente da Câmara da Trofa e candidato a deputado na Assembleia da República pelas listas do Porto do PSD, é também arguido num processo-crime por burla e abuso de confiança. No entanto, ao contrário de António Preto e Helena Costa não tem ainda nenhuma acusação deduzida contra si
GostarGostar
A d. Manuela com as suas amigas do chá das cinco
GostarGostar
Portugal recebe mais dinheiro da União Europeia
2009/09/22 17:54Redacção / CPSAAAA
Estamos em sexto lugar na lista de países que mais recebeu dos cofres comunitários
O saldo das transferências do orçamento da União Europeia (UE) para Portugal em 2008 aumentou 210 milhões de euros, para 2,6 mil milhões de euros que correspondem a 1,66% do Rendimento Nacional Bruto (RNB).
O Relatório Financeiro sobre o orçamento da UE de 2008 classifica Portugal em sexto lugar na lista de países que mais recebeu dos cofres comunitários, com 4,1 mil milhões de euros, correspondendo a 3,9% das despesas totais dos 27 e 2,58 do RNB do país, escreve a Lusa.
Aliás, Portugal contribuiu no mesmo ano com quase 1,5 mil milhões de euros para os cofres de Bruxelas, o que corresponde a 1,3% do montante de todos os Estados-membros e 0,92 do RNB
GostarGostar
A compra de votos é essencial
GostarGostar
Défice: Diferença entre receitas e despesas sobe a 8,712 mil milhões de euros
Buraco do Estado de 36 milhões/dia
22 Setembro 2009
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=464F8F12-07FE-46A5-AB93-DA13E39F5AEB&channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011
GostarGostar
Brisa: Comissão executiva recebeu 3,9 milhões de euros
Vitorino ganha 5000 por reunião
O ex-comissário europeu, António Vitorino, ganha 5000 euros por cada reunião a que
preside como presidente da mesa da Assembleia Geral da Brisa, de acordo com o relatório
anual de bom governo das sociedades, ontem disponibilizado no sítio da Comissão de
Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
António Vitorino assumiu a presidência da mesa da Assembleia Geral da Brisa a 12 de
Setembro de 2007, substituindo no cargo Vasco Vieira de Almeida. O seu mandato é de
quatro anos.
Segundo apurou o CM junto de fontes da Brisa a escolha de António Vitorino ficou a
dever-se, além do prestígio do ex-ministro da Defesa, ao profundo conhecimento do Código
das Sociedades Comerciais, uma condição considerada fundamental para a boa condução dos
trabalhos numa Assembleia Geral.
A remuneração de António Vitorino foi proposta pela Comissão de Remunerações da Brisa,
presidida pelo ex-presidente do BCP, Jardim Gonçalves.
No mesmo relatório a concessionária de auto-estradas revela que a Comissão Executiva,
liderada por Vasco de Mello, recebeu uma remuneração global de 3,9 milhões de euros,
entre prémios, salários–base e remunerações variáveis.
Em média, os cinco membros da Comissão Executiva receberam 793 mil euros de remunerações
em 2008.
Os membros não-executivos ganharam uma remuneração fixa global de 607 mil euros, o que
representa uma remuneração média de 75 mil euros por ano para cada administrador.
Em 2007, os quadros médios e superiores da Brisa receberam 5,3 milhões de euros, a que
acresceu uma remuneração variável de 828 mil euros.
Os pagamentos foram realizados com base no comportamento e resultados da empresa
referentes a 2006.
PORMENORES
FUNDOS DO BPP
O Banco Privado Português tem cinco por cento do capital da Brisa, o equivalente a cerca
de 30 milhões de acções.
CAIXA DE VIGO E OURENSE
A Caixa de Vigo, Ourense e Pontevedra detém 12 milhões de acções da Brisa.
JOSÉ DE MELLO SGPS
A José de Mello Investimentos SGPS tem 15,7 por cento do capital da Brisa e é o principal
accionista da empresa, a par da Abertis.
http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&contentid=1DB2FCB5-7B60-4B62-9484-B3895331E157
GostarGostar
Caro AC,
Ou então tem os ……. tão ameaçados que fez frete ao Sócrates.
Cavaco traiu o Norte, novamente !
http://norteamos.blogspot.com/2009/09/cavaco-trai-o-norte-outra-vez.html
GostarGostar
Caro José Silva, eu vou-lhe dizer sinceramente o que penso.
Em primeiro lugar, votar na oposição, menos no BE.
Em segundo lugar, não existe em Portugal capacidade para inverter a actual podridão, declinio económico e social.
Em terceiro lugar, aconselho a emigrarem, todos os que puderem. Em Portugal, ou se é trafulha ou não se safa na vida.
anti-comuna
GostarGostar
Só uma nota. A taxa de desemprego no Norte continua a subir em flecha. A queda do emprego ronda os 4%, no segundo trimestre.
Quando eu vir regionalistas a falar deste tipo de assuntos em vez de portarem bandeiras regionalistas só quando é para defender donos da bola…
E pronto. Por aqui me fico.
anti-comuna
GostarGostar
Por fim, já nem vale a pena fazer escritos contra a, b ou c. Os indecisos quase que já decidiram em quem votar. Agora é para preencher calendário.
Os espertos que venham a seguir e que mostrem o que valem. Veremos se não estamos já sob a mexicanização do regime. Já estamos.
Agora só resta ao Cavaco demitir-se com dignidade. Se ele conseguir demitir-se com dignidade, claro.
anti-comuna
GostarGostar
Pois,
2ª feira tenho que começar a pensar seriamente em mudar-me para Vigo!
Isto agora é sempre a descer como na 1ª república. Só não percebo porque é que o Norte, maioritariamente PSD se deixa manipular por por estes lisboetas que vivem todos à sombra do Estado e de negócios patrocinados por este…
GostarGostar
#43 por essas é que o Vitorino anda a pregar o seu socialismo.
E o Cavaco, virou também socialista?
GostarGostar
O editorial do Público de hoje sobre a demissão de Fernando Lima. As coisas estão clarinhas, só não vê quem não quer ver. Sublinho apenas um facto novo: o director do Expresso diz que quem lhe entregou os emails do Público (em papel, ou seja, sem deixar rasto) não foi ninguém deste jornal. Um pequeno facto que invalida a teoria da conspiração interna contra José Manuel Fernandes. E faz do Expresso fiel depositário da identidade dos conspiradores…
http://www.cachimbodemagritte.blogspot.com/2009/09/ler-sff.html
GostarGostar
# 49
O PR manter o Fernando Lima em Belém!
Já é do conhecimento público.
GostarGostar
# 33
Só não vê, quem é cego.
GostarGostar
Os socretinos estão de cabeça perdida.
Aceitem a derrota.
Vamos ser brandos com vocês.
Não vamos usar forquilhas!
GostarGostar
«Estou tão feliz. Isso e vestir o fato novo, no Domingo.»
eheheheh
GostarGostar
O CDS é o único partido que fazer evitar o país cair à Esquerda.
Um voto CDS é sempre um voto na Direita.
GostarGostar
O que está em causa é se PSD+CDS têm ou não 116 deputados. Para isso, tanto faz que sejam deputados CDS ou do PSD.
Só o CDS fez oposição nestes anos. Só o CDS é capaz de enfrentar os comunistas do BE.
Sempre votei PSD, mas desta vez o meu voto é CDS!
GostarGostar
Óbviamente.Votar no CDS, para que este tenha mais votos que os esquerdistas do Bloco é uma obrigação patriótica!
Todos os países civilizados da Europa tem partidos possantes e robustos da Direita e só aqui é que a esquerda e o centro-esquerda dominam.
Ainda há dias o FPO na Austria obteve 25% dos votos numa eleição regional e o FDP na Alemanha prepara-se para suplantar o SPD e viabilizar um governo com a Democracia Cristã (CDU/CSU).
Socialismo Nunca Mais!
Jamais!
GostarGostar
GostarGostar
Bom, agora temos os Diálogos da Inânia.
GostarGostar
45.anti-comuna disse
22 Setembro, 2009 às 6:34 pm
um comentário do Anti-comuna? nem sabe o bem que lhe faz 🙂
explique aqui ao pessoal o que é que a governação do BE nos últimos TRINTA E CINCO ANOS (35) fez, para o país estar como está; não poupe nos exemplos 🙂
GostarGostar
60#
BE?
Nunca óviu falar no PREC?
Eles estavam lá todos.
GostarGostar
PREC? Conheço perfeitamente! Os melhores 18 meses dos últimos 35 anos.
GostarGostar
para esta malta, o problema do país – para além do preâmbulo da Constituição – é o PREC!
não se riam, eles estão convencidos disso 🙂
GostarGostar
Nos últimos 14 anos, o PSD governou 2,5 anos em maioria (relativa) na AR.
O sr presidente do Conselho está em funções (des)governativas há mais de 11 anos, 4,5 anos dos quais a (des)governar em maioria absoluta.
GostarGostar
Sejamos claros.
Não é provável que o PS ou o PSD alcancem isoladamente a maioria absoluta nas eleições legislativas do próximo dia 27.
E, a acreditar nas sondagens, há uma possibilidade real de o PS conseguir uma maioria parlamentar com o apoio político do Bloco de Esquerda.
Sabemos bem que nem José Sócrates nem Francisco Louçã têm sustentado este último cenário, o que se compreende facilmente devido ao facto de este ser ainda um tempo de apelo ao voto. E se o PS afastaria eleitores moderados caso confessasse essa possibilidade, também o Bloco perderia inúmeros potenciais votantes, de entre os crédulos de esquerda desiludidos com estes 4 anos e meio de governação.
Mas, pelo sim pelo não, alguns próceres socialistas (Mário Soares, Manuel Alegre, Ana Gomes, etc.) vão já anunciando os amanhãs que cantam, admitindo um entendimento entre o PS e o BE.
O que cumpre saber é como se materializará a nova maioria caso o PS e o Bloco alcancem juntos 116 ou mais deputados nas próximas eleições.
Louçã tem dito e repetido que não fará uma coligação com o PS. Claro que não, pois tal seria a sua morte política. Mas já nada diz sobre apoio parlamentar.
Quanto a Sócrates, depois de ter perdido a soberba de exigir a maioria absoluta, também tem recusado discutir qualquer cenário que signifique abrir o jogo…
Neste contexto, em que nem Sócrates nem Louçã dizem honestamente ao eleitorado o que pensam fazer se juntos obtiverem maioria política no próximo Parlamento, importa, então, reflectir sobre cada uma das possibilidades que a ambos se colocam.
Existem, grosso modo, quatro possibilidades: i) Governo minoritário do PS sem qualquer apoio do BE; ii) Governo de coligação PS/BE; iii) Governo PS com acordo de incidência parlamentar com o BE; e iv) Governo PS com apoio circunstancial do BE.
i) Esta é, evidentemente, uma possibilidade não desprezível. Mas, a ocorrer, representa um risco grande, quer para o PS quer para o Bloco. Com efeito, o PS arrisca-se a governar sem estabilidade, com um líder pouco dado a compromissos e a cair sem honra nem glória no princípio ou a meio da próxima Legislatura; pelo seu lado, o BE arrisca-se a que, tendo uma votação de cerca de 10%, os seus eleitores comecem a sentir alguma inutilidade ou, pelo menos, inconsequência prática no seu voto bloquista;
ii) Esta possibilidade é inverosímil. O PS teria de adoptar a agenda radical do Bloco (o que seria insustentável, em particular na Economia) ou o BE sacrificaria os seus temas fracturantes para se conformar com as contingências da governação. Um deles ficaria certamente a perder;
iii) Um acordo de incidência parlamentar, embora comprometesse um pouco menos ambos os partidos, continuaria a representar, em especial para o BE, o inconveniente de poder ser tido como uma traição pelos respectivos eleitores, sem que esta força política consiga impor a sua agenda radical, pois muito do que defende não é passível de ser aceite em acordo por qualquer partido democrático moderado;
iv) Esta é a possibilidade que considero mais provável: o PS governaria em minoria, comprometendo-se o Bloco a aprovar a lei do Orçamento do Estado, a apoiar o PS em moções de censura/confiança e em outras matérias estruturantes para a governação e, em troca, o PS permitiria que aquele partido trotskista conformasse as políticas governamentais de forma sub-reptícia e não assumida perante os Portugueses.
Daqui a uma semana saberemos, então, o que finalmente vai acontecer.
Apesar de PS e BE o negarem, creio que está em formação um acordo secreto de partilha do Poder, que terá como inevitável consequência a radicalização das políticas governamentais e o ataque às classes médias.
O País pagará pesada factura se no dia 27 permitir uma maioria PS/BE.
http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3103992.html
GostarGostar
que horror, vem aí o caos!
GostarGostar