Saltar para o conteúdo

O pior cenário

23 Setembro, 2009
by

O crescimento das “franjas”, designadamente do BE e do CDS. Constituirá a via mais directa para o Bloco Central, sem Sócrates ou sem MFL.

65 comentários leave one →
  1. Gabriel Silva's avatar
    Gabriel Silva permalink*
    23 Setembro, 2009 21:32

    Nenhuma alternativa é grande coisa, sejam franjas ou não.

    Nem Socialismo, comunismo, anticapitalismo, social-democracia, democracia-social.

    Prefiro a liberdade.

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Setembro, 2009 21:43

    é o eterno problema dos carecas, aparar a franja.

    Gostar

  3. BERNARDO JOÃO's avatar
    BERNARDO JOÃO permalink
    23 Setembro, 2009 21:54

    O PIOR CENÁRIO É O SÓCRATES PODER CONTINUAR A TORTURAR-NOS DE QUALQUER MANEIRA.POR ESSA RAZÃO VOU VOTAR NA FERREIRA LEITE.ACHO QUE É O VOTO MAIS SEGURO.

    Gostar

  4. balde-de-cal's avatar
    balde-de-cal permalink
    23 Setembro, 2009 22:02

    a republiqueta nacional-socialista de porugal
    assemelha-se à fábrica de xarope descrita por Pitigrilli
    15 andares de escritórios luxuosos
    uma velha a mexer e enches frascos numa água-furtada

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Setembro, 2009 22:04

    Bloco Central, sem Sócrates ou sem MFL?
    Isso seria então o Bloco Franjal…

    Mas o que é verdadeiramente importante é o que disse o #3:

    “O PIOR CENÁRIO É O SÓCRATES PODER CONTINUAR A TORTURAR-NOS DE QUALQUER MANEIRA.POR ESSA RAZÃO VOU VOTAR NA FERREIRA LEITE.ACHO QUE É O VOTO MAIS SEGURO.”

    Concordo absolutamente!

    Gostar

  6. MJRB's avatar
    23 Setembro, 2009 22:16

    O pior cenário seria de novo Sócrates como PM.

    VOTO ÚTIL: PSD

    (Será que muitas pessoas que vão votar no seu carrasco são sadomasoquistas ? — embora nuitas não saibam o que é sadomasoquismo…).

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    23 Setembro, 2009 22:20

    O pior cenário é Sócrates continuar no Governo. MFLeite mais uns meses e reforma-se. Até lá há tempo para encontrar alternativas. Agora o importante é despachar Sócrates depois vê-se. Sejamos realistas.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    23 Setembro, 2009 22:22

    Desejo a quem votar PS que se lembre outras tantas vezes disso nos próximos 4 anos como se lembrou nestes 4,5 que passaram. Concordo se há voto útil para acabar com Sócrates é em MFL.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Setembro, 2009 22:26

    sadomasoquismo = ps 40% – psd 31,5%, mas parece que há melhor

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    23 Setembro, 2009 22:30

    Caro #9, esse é o boato que corre por aí. Até já apelam à maioria. ehehhehe

    anti-comuna

    Gostar

  11. Piscoiso's avatar
    23 Setembro, 2009 22:37

    Prefiro as frangas.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    23 Setembro, 2009 22:40

    “sadomasoquismo = ps 40% – psd 31,5%, mas parece que há melhor”

    40 (PS), 31 (PS), 9,2 (Bloco), 8,6 (PP), 7,4 (PC)

    40 + 9,2 + 7,4 = 56,6% de esquerda? Camarada duvido!

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    23 Setembro, 2009 22:44

    Caro .disse, são as tais sondagens mirabolantes. ahahhahah

    O BE é que fica confundido.

    Por falar no Bloco, se o sistema for tomado como percentagem de votos expressos, o Anacleto vai ser convidado a formar governo:

    lol

    anti-comuna

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Setembro, 2009 22:44

    #10 – não é por aí. é na rtpn e são da marktest, mas acho que os cesop são mais fixes.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    23 Setembro, 2009 22:45

    Qualquer sondagem que dê menos de 12% ao Bloco é sondagem mal feita. Dê por onde der. Faça o PS o que quiser.

    anti-comuna

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    23 Setembro, 2009 22:50

    Caro #10, eu sei que é da marktest.

    É a sondagem mirabolante que leva a alguns a pedir a maioria. ehheheheh

    anti-comuna

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Setembro, 2009 22:52

    De todas as pessoas que elegem o PSD como antídoto para os males de Sócrates (que são muitos), não há uma que se aflija com aquilo que o próprio PSD já mostrou, só na campanha?

    -Nem o discurso é de verdade, como se comprova com o ziguezaguer de MFL.
    -Nem a ética é minimamente diferente da praticada pelo ‘PS-de-Sócrates’, como se viu neste patético caso das escutas.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Setembro, 2009 22:53

    #16 – não sabes nada. finges que sabes e a isso chama-se síndrome da aldrabice.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    23 Setembro, 2009 23:04

    – Está? É do Gabinete da Presidência do Conselho de Ministros? Sim? Olhe, passe-me ao dr. Pedro, faz favor. Obrigado.

    – Está, dr. Pedro? Olhe, aqui que ninguém nos escuta, por quanto é que querem ganhar na sondagem? Sim. Sim, mas isso vamos conseguir. Ah! O Bloco não interessa. Sim, sim. Ai vão pedir a maioria? Então é melhor dar aí uns 40%, não?

    – Ó dr. Mas se quer pedir a maioria, tem que ter um 4 no primeiro algarismo. Mas se meter perto dos 43%, aí já não pedem a maioria mas que garantam a maioria. Sim, sim, estou a ver. Mas ó dr., se lhe dermos 47% desmobiliza a sua própria malta.

    – O quê? O sr. Primeiro-Ministro até queria mais? Ó dr. Também não exageremos. Se apresentasse uma sondagem com 50% ninguém iria acreditar. Além disso há as outras sondagens, está a ver? Sim? Mas acha que eles dariam 50%? Se eles derem o problema é deles. Olhe, levam 40% e já dá para desmoralizar o PSD e assustar o Cavaco. Está bem assim? Mais não posso dar, senão, perdemos mesmo toda a credibilidade. Pronto, ainda bem que entende. Vai acima dos 40%, com uns pozitos, que até dá mais credibilidade. Ok. Muito bem. Um abraço e depois falamos para as de Lisboa. Sim senhor. Outro para si.

    anti-comuna

    Gostar

  20. orquideapreta's avatar
    orquideapreta permalink
    23 Setembro, 2009 23:06

    Vão votar aqui..última sondagem

    Proibida a entrada a Socretinos…

    A Última Sondagem Umbilical Para As Legislativas

    Gostar

  21. bulimundo's avatar
  22. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    23 Setembro, 2009 23:11

    “#16 – não sabes nada. finges que sabes e a isso chama-se síndrome da aldrabice.”

    A ver vamos se não vai engolir o que disse.

    Prognosticos, nem só no fim, excepto PS e PSD:

    14,5% para o BE;

    10% para o PCP;

    8% para o CDS. (Até pode passar e chegar aos 9%, mas mais não acredito.)

    O resto fica para Sexta-Feira. Vou pôr o prof. Zandinga a trabalhar no caso. lolololol

    anti-comuna

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    23 Setembro, 2009 23:16

    o cenário giro , giro , era ps 28 , psd 26 , cds 14 , cdu 14 , be 12 , outros 6. era um fartote. estou a fazer figas.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    23 Setembro, 2009 23:35

    O PS nunca terá menos de 32% nesta eleição. Aposto um garraga de bagaço neste valor mínimo para o PS.

    O PSD é que tem que ter mais de 33%, se deseja aspirar a ganhar ao PS.

    Mas pode acontecer o PSD ter 34% ou mesmo 3% e mesmo assim perder as eleições. O que seria de todo improvável mas pode acontecer.

    O PSD tem que pedir o voto útil, para derrotar o PS. Enquanto não se esforçar neste ponto central, terá enormes dificuldades em ganhar as eleições, pelo menos em mandatos.

    anti-comuna

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    23 Setembro, 2009 23:36

    aqui falta isto:

    Mas pode acontecer o PSD ter 34% ou mesmo 35% e mesmo assim perder as eleições. O que seria de todo improvável mas pode acontecer.

    Mil desculpas pelo lapso.

    anti-comuna

    Gostar

  26. Luis Melo's avatar
    23 Setembro, 2009 23:42

    Caso das Escutas: A Teoria da Conspiração

    Toda esta questão à volta das escutas ao PR parece ser encenada. Dá a impressão de que tudo isto foi armado com um propósito bem definido. Mas talvez o objectivo de que alguns analistas falam não seja realmente o verdadeiro.

    Há muito que se fala de uma alteração do sistema político português (mesmo que temporariamente). Grandes e pequenas figuras dos dois maiores partidos (PS e PSD) e também de outros quadrantes da sociedade já disseram em público que seria uma forte hipótese – para resolver a crise que atravessamos – ter um regime presidencialista.

    Todos falam nisto tendo como pressuposto que Cavaco Silva seria o presidente que iria liderar esta mudança e que portanto nomearia um governo “de salvação”. Conhecendo Cavaco sabemos que este governo não comportaria 99% dos políticos de hoje (nem de PS, nem de PSD).

    Assim, parece óbvio que toda esta questão das escutas foi inventada por alguns elementos do PS, em conjunto com outros do PSD, para definitivamente “deitar abaixo” Cavaco Silva antes da decisão das legislativas. É que a hipótese de que falei atrás poderia ser posta em cima da mesa, desde já, caso nenhum dos partidos tivesse maioria.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    António Monteiro permalink
    23 Setembro, 2009 23:56

    Embora já circule uma “sondagem” da treta que dá um avanço de 9% do PS sobre o PSD,a verdade é que a MAIORIA SILENCIOSA vai pronunciar-se a 27.09.2009.

    Basta de impostos.Basta de roubalheiras.Basta de mentiras.Basta de gastos enormíssimos do Estado.Basta de tachos e sinecuras.

    Dia 27, Portugal chama-te!

    Aparece!

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 00:04

    Pelas minhas contas, o PS e o PSD vão disputar menos de 4 milhões de votos.

    Se as minhas contas estiverem correctas, o PS nunca passará os 38% nas melhores das hipóteses.

    E o PSD terá sempre pelo menos 31%.

    Em 2005, o PSD teve quase 29%, depois do Santana Lopes.

    E querem convencer o “iletrados”, que o PSD terá 31%? Apenas 3%?

    O núcleo duro do PSD rondará os 30%, já incluindo a perda dos últimos anos.

    O do PS deverá rondar os 34%, se excluirmos o efeito Bloco.

    O efeito Bloco baralha isto tudo. Se o Bloco tiver mais de 12%, é impossível ao PS ter mais de 38%. Se o Bloco chegar aos 15%, o PS perde mais 3 pontos, para os 35%.

    Sem contar com os desiludidos com o Pinócrates.

    A questão é: consegue o PSD capitalizar e manter os 35% das Europeias? Duvido.

    AO meu feeling é que isto vai acabar num empate e uma diferença de cerca de 100 mil votos entre os dois partidos.

    Os dados estão lançados.

    anti-comuna

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 00:05

    Um empate em termos de mandatos, note-se.

    anti-comuna

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Zé Leitão permalink
    24 Setembro, 2009 00:11

    O pior cenário é aquele que se perfila: continuaremos a ser governados pelos mesmos, PS ou PSd ou os dois juntos. Continuaremos com o nosso atraso, dentro da UE, que aumentará com o tempo. Rápidamente estaremos com os principais indicadores de desenvolvimento em 27ª lugar. E, apartir dessa altura, quem entrar, entrará sempre à nossa frente.
    Pelo andar da carruagem, ainda teremos que caminhar umas boas décadas até que a distância pare de aumentar.
    Eu não consigo vislumbrar como sairemos disto perante a actual correlação de forças políticas, e sobretudo perante os políticos que temos que pertencem a essas forças. Mas, a solução para o nosso país que é Portugal, NÃO PASSA por mais do mesmo, ou seja, não passa por PS ou PSd.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Setembro, 2009 00:17

    vá lá não desanimem, ainda têm hipótese de ganhar a câmara do porto

    Gostar

  32. Piscoiso's avatar
    24 Setembro, 2009 00:28

    A previsão que tenho para domingo, no sítio onde estou, é:

    There is a 0% chance of precipitation. Sunny. Mild. Temperature of 24°C. Winds E 14km. Humidity will be 62% with a dewpoint of 16° and feels-like temperature of 24°C.

    Deve dar para ir à praia.

    Gostar

  33. rb's avatar
    24 Setembro, 2009 00:45

    As “franjas” são politica e ideologicamente insustentáveis. Ninguém de bom senso acredita que é nacionalizando ou privatizando tudo que se resolvem os problemas do país.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Setembro, 2009 00:45

    28 , não concordo nada com o que diz. as pessoas devem votar em quem de facto querem e deixar-se da treta do voto útil. se os senhores não sabem governar sem ser a dirigir de alto não servem para formar governo em democracia. a governação não é suposto ser fácil e se os cidadãos se esforçam por se entenderem e poder fazer as suas vidinhas , não estou a ver porque esses que concorrem a eleições devem ser protegidos de trabalhar e negociar por causa da “instabilidade” , instabilidade até que é o mote da vida do povo que tem andado a votar “útil”.
    Estão mal habituados , os senhores dos 2 partidos , só sabem governar em condições de quase ditadura . ora , não é isso que é democracia , pois não? ou democracia é só direito de voto? é que se for isso , vou ali e já venho e nem passo pela urna.

    Gostar

  35. Anti-liberal's avatar
    Anti-liberal permalink
    24 Setembro, 2009 01:19

    .

    O que eu sei é que, com tanto burro que há por cá, o resultado das eleições vai saír um disparate.
    Também, tenho pena que não haja porrada.
    Por isso, na Terça Feira, 29, saio de casa e vou direitinho para o aeroporto.
    O último a saír que não se esqueça de apagar a luz e fechar as portas.
    Pode ser que nos venhamos a encontrar nalgum blog decente.

    Bye.

    Gostar

  36. bottomfeeder's avatar
    bottomfeeder permalink
    24 Setembro, 2009 02:05

    Gostar

  37. nimo's avatar
    24 Setembro, 2009 02:12

    Voto Útil Contra O ps De sócrates [Actualização de 13 de Setembro] *

    No sistema eleitoral português muitos votos são perdidos, uma vez que não são convertidos em mandatos de deputados. Esta situação ainda é mais grave nos distritos com pouca população. Por isso, os eleitores destes distritos têm de pensar muito bem onde vão colocar a sua cruz. Donde, devemos concentrar os nossos votos para derrotarmos o PS de Sócrates.

    Nos distritos mais populosos os cinco maiores partidos portugueses (Bloco, CDU, PS, PSD e CDS) vão eleger deputados, casos de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal. Por isso, nestes distritos os eleitores devem votar no partido com o qual se identificam, sem estar condicionados pelo voto útil (dentro da lógica deste texto).

    Noutros distritos, um pouco menos populosos, alguns partidos não elegerão possivelmente deputados:

    – a CDU em Aveiro;
    – o CDS em Coimbra;
    – a CDU e o Bloco em Leiria;
    – o CDS em Santarém;
    – o Bloco e a CDU em Viseu;

    No entanto não irei apresentar previsões nem indicações do voto útil para estes distritos, pois é uma tarefa muito arriscada, uma vez que a subida de três ou quatro pontos percentuais de um partido pode ditar a eleição de um deputado.

    Nos distritos menos populosos a situação é bem diferente. A maioria dos partidos não vai eleger deputados e por isso devemos concentrar energias. Este texto não é muito simpático para os pequenos partidos, mas há uma dura realidade que não podemos esconder. Nos distritos com pouca população o Bloco, a CDU e o CDS teriam de duplicar muitas vezes os seus resultados habituais para terem hipóteses de eleger um deputado. Facto que não é previsível. É verdade que nestes distritos o PSD é quase sempre indicado como a solução óbvia de voto útil, por vezes conjuntamente com outro partido. Esta situação resulta do facto de com base nos resultados eleitorais anteriores e em função das sondagens, apenas um mandato estar em dúvida. Sendo o PS e PSD os partidos mais votados em quase todos os distritos, não votando no PSD está-se a dar vantagem ao PS, pois os pequenos partidos não vão eleger deputados nesses distritos.

    É óbvio que o cenário que aqui traçamos é a de um PS com ligeira vantagem. É esta vantagem que queremos combater. Não queremos uma maioria absoluta do PSD. Aquilo que queremos é que o PS perca as eleições!

    Eleições Europeias de 2009 – Distrito de Beja (Simulação Legislativas)

    http://www.primeirofax.wordpress.com/2009/09/13/voto-util-contra-o-ps-de-socrates-actualizacao-13-de-setembro/

    Gostar

  38. fortuna's avatar
    fortuna permalink
    24 Setembro, 2009 02:17

    laranjinhas totós. Ainda não perceberam que a surpresa vai ser o cds.

    Gostar

  39. Anonimo's avatar
    24 Setembro, 2009 02:25

    O CDS pode ter grande desperdício de votos não convertidos em mandatos para a AR.

    Aconselho leitura atenta de comentário # 38.

    Já li e divulguei a todos os meus contactos.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 07:45

    “#16 – não sabes nada. finges que sabes e a isso chama-se síndrome da aldrabice.”

    Não, pois não? Então tome e embrulhe:

    Barómetro Marktest para a TSF e Diário Económico…

    40% das intenções de voto para o PS

    O barómetro Marktest para a TSF e Diário Económico apresenta o PS a distanciar-se do PSD. O PS apresenta 40 por cento das intenções de voto, contra os 31,6 do PSD.

    Depois do empate do início deste mês, o Partido Socialista distancia-se agora dos Sociais Democratas, a quatro dias das eleições, com 40 por cento das intenções de voto, contra os 31,6 por cento do PSD. O Bloco de Esquerda regista uma queda de 7%, de 16 para 9 por cento, no entanto continua como a terceira força política.

    O vCDS-PP, surge pela primeira vez em quarto lugar, com 8,2 por cento e a CDU sobe ligeiramente em relação ao início do mês e conta agora com 7,2 por cento das intenções de voto.”

    In http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1370881

    Era aldrabice? Era, não era? Deus lhe dê saúde, porque na inteligência ele foi sovina.

    anti-comuna

    PM Se estes gajos fossem tão bons a cozinhar as contas das empresas como sondagens, não lhes faltavam clientes. lololol

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 07:50

    E eu percebo a jogada do Pinócrates. Por causa do receio ao BE, ele tenta angariar clientes no centro-direito, que podem ser levadosa a votar nele, só para não verem os bloquistas a influenciar a governação.

    Como ele está à rasca e não consegue atrair votos ao centro-direita, está a dar tudo por tudo, de molde a poder ganhar as eleições, tentanto rpubar votos ao PSD.

    Mas esta estratégia tem um risco, claro.

    Sexa-feira falamos de sondagens, novamente. lololol

    anti-comuna

    PM Uma sondagem com este número de indecisos? A 3 dias das eleições? Mais um bagacinho, que é o que está a dar.

    Gostar

  42. chessplayer's avatar
    chessplayer permalink
    24 Setembro, 2009 07:57

    CAA bloqueou novamente os comentários. e com razão. mesmo que tivesse paciência de xadrezista era difícil aturar tanta besta.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Setembro, 2009 08:32

    # 42

    Quem não se lembra da manipulação(?) das sondagens para a presidência, com Soares à frente do Alegre em + 6%? Depois foi o que se viu.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    24 Setembro, 2009 08:54

    O post do Luís Ramos é interessante!

    Não porque eu considere provável o cenário do Bloco Central, pelo menos a seguir às eleições, mas porque presupõe o afastamento do engenheiro da treta.

    Só isso já me alegra. Estou por tudo!

    O CAA não tem nada que bloquear os comentários. Se considera o Blasfémias um local infrequentável: não o frequenta!

    Gostar

  45. tina's avatar
    tina permalink
    24 Setembro, 2009 09:00

    Ontem na SICNot, Belmiro de Azevedo explicou que:

    1) Não nos podemos endividar ainda mais agora porque os juros irão subir imenso e isso vai custar não só ao Estado como a todos os portugueses.
    2) Os espanhóis estão desesperados pelo TGV porque contavam vir buscar passageiros a Lisboa. Os de Badajoz apenas não são bastantes.
    3) Existem outras áreas para criação de emprego que seria muito menos custosos do que o TGV e mais imediatas. Estas seriam o mar(pescas), turismo e agricultura e as quais não estamos a aproveitar.
    4) Outra coisa que se deveria ter muito mais atenção são os projectos do Estado porque são feitos sempre à pressa e acabam por resvalar em tempo e dinheiro 2, 3, 4 vezes.

    O que Belmiro se esqueceu de dizer é que as áreas para desenvolvimento que mencionou, além de serem menos custosas seriam verdadeiramente rentáveis.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Setembro, 2009 09:53

    #41 – “Era aldrabice? Era, não era? Deus lhe dê saúde, porque na inteligência ele foi sovina”

    ontém às 23h sugeri que eras aldrabão, hoje às 10h digo que és vigarista e nem me vou dar ao trabalho de citar o que escreveste nesta caixa sobre o assunto. relê e vê a figura de ventoínha que andas a fazer. por muito que te esforces não vais conseguir alterar o resultado das eleições no dia 27.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 09:53

    Sobre sondagens e projecções, estou a achar interessante o projecto do Trocas de Opinião, do Pedro Magalhães e do LA-C.

    Apesar da enorme volatilidade das cotações do PS e PSD, nota-se que eles tendem a estabilizar à volta de determinados valores, após as violentas tentativas de manipulação, por parte dos militantes partidárias, destas duas agremiações.

    E tendem para valor que eu considero reais, mais ponto menos ponto, para ambos os partidos.

    Vejam aqui a última cotação:

    Por outro lado, a cotação do BE está a subir para valores mais correctos. A saber que esta não é uma projecção da votação no BE, mas a probabilidade atribuída do BE em ser a terceira força mais votada.

    Andou muitas horas cotado entre os 10 e os 14/6%. Penso que os investidores estavam convencidos que era a votação do BE e não uma aposta do tipo, tudo ou nada. Ou seja, dois resultados possíveis: 0 ou 100.

    Parece que os investidores compreenderam o erro e o mercado já corrigiu e já atribui 50% de probabilidade do BE ser a terceira força política mais votada.

    E ainda tem espaço para mais subidas.

    Este jogo está interessante, apesar da queixa de alguns jogadores dos busg do servidor. Mas é natural, até pela natureza experimental do jogo. O que falta mesmo é liquidez para evitar que haja tantas tentativas de manipulação como ocorrem. Por exemplo, no espaço de poucas horas, eu vi a cotação do PS variar entre os 18% e os 36%. (De memória.) Mas com mais liquidez, estas variações baixam e tornam mais sólido o próprio jogo.

    Excelente iniciativa da dupla criadora da experiência. Os meus parabéns aos seus autores.

    anti-comuna

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 09:55

    “ontém às 23h sugeri que eras aldrabão, hoje às 10h digo que és vigarista e nem me vou dar ao trabalho de citar o que escreveste nesta caixa sobre o assunto.”

    Obrigado. Engula o sapo, que isso passa-lhe. lolololol

    anti-comuna

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 10:00

    Já agora, sobre o jogo do Trocas de Opinião, eu não participo nele. Não porque o considere fraco mas porque não gosto muito de jogos de apostas e negociar partidos políticos ou opiniões. Fica aqui a ressalva, não vá para aí um tótó dizer que eu manipulo as cotações para ser beneficiado. lolololololol

    anti-comuna

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    24 Setembro, 2009 10:00

    Anti-Comuna,
    .
    Reparou que nesta divulgação da Marktest há uma diferença de metodologia face à sua anterior sondagem?
    .
    Por que é que na divulgação feita no última barómetro, a 11 de Setembro, não houve qualquer referência aos indecisos? Teriam sido distribuídos pelos partidos?
    .
    Já na divulgação de ontem, há a referência a 37% de indecisos.
    .
    O que significa esta diferença? Nada?
    .
    ccz

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 10:08

    “Já na divulgação de ontem, há a referência a 37% de indecisos.
    .
    O que significa esta diferença? Nada?”

    Eu não sou especialista na área. Sou um curioso. Apenas. Sou curioso por tudo o que implique tentativas de projectar a realidade ou previsões.

    Neste caso, penso que eles distribuiram os indecisos. Por norma distribuem proporcionalmente pelos partidos que recebem votos certos. Por isso dá smepre o PS em alta e os outros em baixa.

    Não considero essa metodologia a melhor, mas é a que parece ser usada. O melhor mesmo era perguntar ao Pedro Magalhães, tido como o guru da coisa, em Portugal.

    anti-comuna

    PM Por exemplo, eu nunca faria assim. Eu teria sempre o cuidado de ter em conta o chamado núcleo duro dos partidos. Dos militantes, que votam sempre no clube, mesmo que ele apresente um sapo à frente das listas. ehehheheheh

    Gostar

  52. Desconhecida's avatar
  53. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 10:22

    Eu conheço desses estudos, desde pelo menos 1980.

    Aqui há uns anos, a minha freguesia era uma desse tipo. Por isso na altura os vários partidos estavam sempre atentos ao que lá se passava. Na altura em que até os resultados eram dados por telefone e estava-se até altas horas a contar votos e a reunir as contagens, etc.

    Isto agora está mais sofisticado e as empresas tentam procurar métodos para conseguirem projectar resultados com base nessas freguesias.

    Eu pessoalmente penso que não é dos melhores métodos. Até pelas variações demográficas e migrações. Mas eles é que são os especialistas e têm que vender o seu produto.

    Eles até nos querem convencer que os métodos deles são os únicos e cientificamente comprovados. E nãoa ceitam críticas aos seus trabalhos, inventando desculpas e apoiando-se na vaca sagrada que é não criticar sondagens. Tretas. Eles sabem também como eu, que aquilo são tentativas de projectar resultados, que têm tantas falhas como eu prever quem vai ganhar o campeonato do mundo.

    No mundo das previsões ainda há muito para aprender. Se prever o passado é díficl, então o futuro… ehehheehhe

    anti-comuna

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 10:29

    Como é possível haver tanta fé nas sondagens, quando o que é projectado e os resultados efectivos são tão díspares, como as Presidenciais e as Europeias.

    Algum partido conseguiu prever a hecatombe do PS, que só teve 26% dos votos? E não houve quem lhe desse 36%, ou por lá perto?

    Como se pode acreditar nas sondagens, quando elas feitas por várias empresas dão resultados dão dispares entre elas, considerando até as suas próprias margens de erro?

    Se fosse boas, elas teriam que ter resultados aproximados, incluindo as tais margens de erro.

    Costuma-se dizer, quando as previsões são enviezadas, sem uma explicação técnica convincente, é porque estão captivas pelo mercado.

    E depois ainda temos o conflito de interesses, entre dirigentes destas empresas e os próprios partidos políticos. Outra aberração. E eles até vão comentar num dia as sondagens que fizeram, e no outro dia já lá vão como politólogos, como dirigentes polítcos e sei lá que mais.

    Bah! Pacóvio é aquele que acredita em sondagens. Os partidos gostam dos dados brutos e só a partir daí é que tentam compreender o que se está a passar. O Paulo Portas é dos melhores dirigentes políticos nessa decomposição dos dados e os extrapolar. Por isso, e com muita razão, ele queixa-se das sondagens feitas em Portugal. Pudera, ele próprio já as fez e sabe que é possível manipulá-las.

    anti-comuna

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Setembro, 2009 10:49

    há para aí uns vigaristas a confundir sondagens com massagens ao ego. aquilo que ontém era ascensão da velha, hoje não presta e é manipulado pelo pedro. vai ser muita giro vê-los engolir a velha recheada de batráquios.

    Gostar

  56. Piscoiso's avatar
    24 Setembro, 2009 10:50

    “E ele a dar-lhe e a burra a fugir.” – Povo

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 11:01

    Oh! Que chatice. Lá vem este gajo criticar as sondagens, porque não está de acordo com elas.

    Este gajo deve pensar que a população dá tanto valor às sondagens como parece. Pelo contrário, por causa dos partidos esconderem as suas sondagens e as empresas errarem muito (e quase sempre para o memso lado, o que é deveras curioso), é que a população é mais sábia do que parece.

    Vamos ver se estas tentativas de condicionar a opinião pública não vos sai o tiro pela culatra. lololol

    Nas Europeias foi uma humilhação. Nestas, nunca se sabe.

    anti-comuna

    PM Isto até parece o mundo da bola. Os erros são sempre para o mesmo lado, não é verdade?

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Setembro, 2009 11:03

    “Eu conheço desses estudos, desde pelo menos 1980.
    Aqui há uns anos, a minha freguesia era uma desse tipo. Por isso na altura os vários partidos estavam sempre atentos ao que lá se passava.”

    comentários para quê? é um artista português, provávelmente um acrobata incrito na antral.

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    24 Setembro, 2009 11:11

    Se acreditas tanto nas sondagens, até devias ficar feliz. lolololol

    Uma chatice, é o que é.

    No Domingo veremos quem tem razão. Os insultos a mim soam a musica celestial. eehehehh

    Beba um bagacinho que isso passa-lhe.

    anti-comuna

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    24 Setembro, 2009 11:24

    o gajo marou. encheu esta caixa com comentários sobre sondagens, disse tudo o que poderia ter sido dito e o seu contrário e agora põe os outros a pagar a despesa. essa conversa é capaz de colar na freguesia onde contavas votos.

    Gostar

  61. Piscoiso's avatar
    24 Setembro, 2009 11:29

    A minha tia Cassavets não acredita em sondagens, acredita no “anti-comuna”.
    Desde que lhe fizeram a ablação do útero, ficou assim.

    Gostar

  62. José Mexia's avatar
    José Mexia permalink
    24 Setembro, 2009 12:31

    Caro LR:
    É dos post´s mais burros que tenho lido.
    Cumprimentos

    Gostar

  63. Francisco's avatar
    24 Setembro, 2009 15:57

    ISTO É TUDO UM CIRCO E PALHAÇOS À MUITOS, SABEM QUE MAIS?

    DÁ ME UM SHOT ELEITORAL (http://www.youtube.com/watch?v=dZJVycBwqC0)

    UNIDADE POPULAR! FIM AO DOMÍNIO DAS VELHAS ELITES DECADENTES!

    Gostar

  64. Ana C's avatar
    Ana C permalink
    24 Setembro, 2009 20:02

    Temos de começar a treinar para “nadar” num sistema à italiana: governos de mês a mês. Pelo menos tínhamos pano para mangas nos blogs.E a malta até grama isto. Certo?

    Gostar

Trackbacks

  1. O Que Está em Causa no Domingo?

Deixe uma resposta para fortuna Cancelar resposta