Saltar para o conteúdo

Qual será a opinião de Vítor Constâncio?

28 Setembro, 2009

José Sócrates diz que o défice será de 5,9%

Manuela Arcanjo diz que o défice poderá chegar aos 8%.

Bagão Felix diz que o défice vai ser de 9%.

Quem tem razão?

E porque é que não tivemos esta discussão antes das eleições?

86 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Setembro, 2009 21:29

    porque andaram a discutir a asfixia

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    28 Setembro, 2009 21:32

    O défice vai ser de 2,9%. Eu estou optimista e, como se viu, Portugal precisa de optimistas.

    anti-comuna

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Setembro, 2009 21:35

    e o que é que bagão & arcanjo têm a ver com isso, tirando um ajuste de contas & ressabiamento. mas se quiser saber o número exacto é perguntar ao frascalho.

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Setembro, 2009 21:41

    Eu aposto na CDU. Acho que um déficit do tamanho do CDS ou mesmo do BE deverá ser exagerado.

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    28 Setembro, 2009 21:44

    Até digo mais. O défice deverá ser escondido para não quebrar esta onda optimista que varre Portugal, desde que ontem o soba ganhou as eleições.

    Um erro grave que pode estar na cabeça de muitos é que o défice orçamental poderá ser corrigido pela via do crescimento económico, devido à elevada correlação entre receitas fiscais e crescimento nominal do PIB. Mas eu prevejo que, desta vez, o crescimento a existir, se existir, que tenho imensas dúvidas, não conseguirá sequer cobrir o crescimento anual das despesas. A menos que o crescimento económico esteja acima dos 3 ou 4%.

    E anda Portugal, há quase 10 anos, a tentar resolver o problema orçamental. Sem sucesso. Nem vale a pena pensar nisso. Temos o défice da balança corrente também nos limites do comportável. Que poderá aumentar mais com as obras megalómanas.

    E temos o défice da produtividade, um dos verdades cancros portugueses. Mas que não é assunto em Portugal.

    E, para cereja no bolo, temos o pesado endividamento. Público e privado. Prontinho a estoirar com os portugueses quando, se houver, as taxas de juro subirem em flecha.

    Alguém ainda acredita na viabilidade económica de Portugal? Eu não!

    Sou um pessimista crónico, se calhar. Felizmente o optimismo venceu em Portugal. Agora, cabe aos pessimistas, darem o passo em frente. O abismo está aí mesmo à vossa frente. lolololol

    anti-comuna

    Gostar

  6. monárquico's avatar
    monárquico permalink
    28 Setembro, 2009 21:46

    Mas sr João Miranda, tanto dá falar antes com depois das eleições . Parece que não conheçe o país real.A cultura económica é um bem escasso que não se aprende nas novas oportunidades nem mas escolas que formam os ignorantes que os governantes querem. Desça à terra.pedro

    Gostar

  7. Piscoiso's avatar
    28 Setembro, 2009 21:49

    É fazer um referendo ao défice.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    juvenal permalink
    28 Setembro, 2009 21:54

    #5
    …o soba ganhou as eleições.

    É melhor arranjar outro nome para não ser confundido com o da Madeira.

    Gostar

  9. (Só)cretinos upgrade's avatar
    (Só)cretinos upgrade permalink
    28 Setembro, 2009 22:00

    O mentiroso tem razão. A questão primária é: Para quê que quer saber? Depois então arranja-se o número.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Setembro, 2009 22:00

    só faltava o clone do palhaço carreira a vender jogo branco.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Setembro, 2009 22:03

    o pacheco reapareceu na sicn, agora e em directo.

    Gostar

  12. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    28 Setembro, 2009 22:14

    A questão que se põe é: quanto tempo dará a CE para que Portugal tenha um défice abaixo dos 3%?

    Que medidas estão previstas para baixar o défice?

    Quanto terão que aumentar os impostos, para baixar o défice e pagar as obras prometidas aos portugueses?

    Este governo prometeu o paraíso. E ganhou as eleições.

    Isto demonstra que os portugueses não têm maturidade intelectual para tomar decisões dificeis.

    A Ferreira Leite não prometeu mundos e fundos. Lixou-se. Os eleitores portugueses gostam que se lhes prometa muitas benesses. E quem não lhes prometa essas benesses não hanha eleições. Se assim se passa nas autarquias, a nível nacional é igual.

    Mas isto não é novo em termos históricos. Por não o ser, duvido que Portugal tome as medidas necessárias por vontade própria. Só quando pressionado pelo exterior, como se viu em 83/85, é que os portugueses aceitam que o estado faça sacríficios. Fora essas pressões, os portugueses querem sempre mais benesses, mais estado e mais despesa pública.

    Vejamos bem. O soba prometeu ao país tirá-lo da crise com obras públicas gigantescas. Em nome da modernidade. E assim também ganhou mais votos. O PS tinha um projecto, como bem diz o CAA. O PSD não tinha um projecto, leia-se, mais despesas públicas. Tramou-se.

    E assim vamos vivendo de balões de oxigénio. Até quando? Até que os estrangeiros decidam que emprestar a Portugal e aos portugueses é um risco demasiado elevado. E fecharem as torneiras.

    Tic, tac; Tic, tac; Tic, tac; Tic, tac; Tic, tac. O relógio corre contra os portugueses. Só os portugueses ainda não o perceberam. Continuam a sonhar com a modernidade.

    O próximo projecto será enviar um tuga socialista a Marte. Em nome da modernidade e do crescimento económico. ahahahhhahah

    anti-comuna

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    28 Setembro, 2009 22:17

    .
    Isto de facto está muito mau de gente para resolver Portugal.
    Meus amigos o que importa neste momento, a agenda politica para tirar Portugal do entulho, é:
    .
    -Amnistia Fiscal.
    -Baixa geral de Impostos
    -Reforma Fiscal.
    -Adiamento até 2014 dos mega-fanatico-inestimentos publicos nos TGV, Aeroportos etc ou substitui-los por um concurso internacional de 4 em 1 “construção, exploração durante 30/50 anos, manutenção e conservação” como se fez quando a Carris, os Telefones e as Auto-estradas foram introduzidos em Portugal.
    .
    O resto são consequências, reformas estruturais que resultam por si só.
    .
    Fazer das consequências as causas do entulho em que Portugal caiu é falsificação e traição aos Cidadãos, Familias e Empresas. E como tal será considerado a muito curto prazo.
    .
    Quanto ao rescaldo dos resultados eleitorais, interpretação correcto das razões e o que se segue está lá tudo nos numeros. Não me pagam para ensinar.
    .

    Gostar

  14. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    28 Setembro, 2009 22:21

    Manuela Arcanjo dizia que o tempo limite para aumentar os impostos era 2010. Eis a primeira promessa “rasgada”, para utilizar o termo preferido dos socialistas. Muitas outras se seguirão. Se houver um módico de vergonha na cara até o TGV terá de ficar para as calendas.

    Quanto ao resto, os optimistas que se amanhem. Afinal, são eles que nos prometeram fazer avançar Portugal.

    Gostar

  15. carlos graça's avatar
    carlos graça permalink
    28 Setembro, 2009 22:23

    e o pior ainda está para vir…

    Gostar

  16. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    28 Setembro, 2009 22:26

    Quando (lhe) convém, o Piscoiso desconversa e volta a tocar a gaita nihilista.

    Sim, porque esta coisa do défice é uma bizantinice própria de contabilistas e, todos sabemos, desde o eminente economista(!), que foi Jorge Sampaio, que há mais vida para além do défice!

    Pobres criaturas, ignatos ignorantes! Não, não é verdade que qualquer investimento, público ou não, signifique automaticamente mais emprego e mais riqueza! Na situação em que nos encontramos, pelo contrário, maus investimentos, isto é, que não sejam economicamente rentáveis, produzirão antes empobrecimento e, sim, adivinharam, mais défice!

    Gostar

  17. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    28 Setembro, 2009 22:26

    Se o deficit elevado se devesse a despezas extraordinárias relacionadas com os apoios a empresas devido à crise internacional, então esse deficit excessivo seria conjuntural e baixaria naturalmente com o fim da crise.

    O problema é que o deficit excessivo não é conjuntural mas sim estrutural. Só pareceu reduzir porque foi mascarado com receitas extraordinárias, adiamento do pagamento de dívidas e não execução do investimento público programado.

    A dívida pública já vai quase nos 75% do PIB e a dívida externa ultrapassou os 100%. Em cima disto, o novo aeroporto de Lisboa, o TGV e a terceira auto-estrada Lisboa-Porto.
    “Avançar Portugal”? Claro. Avançar em alta velocidade em direcção ao abismo.

    Gostar

  18. (Só)cretinos upgrade's avatar
    (Só)cretinos upgrade permalink
    28 Setembro, 2009 22:28

    Vai ser mais fácil para os derrotados digerir a derrota do que para os vencedores digerirem a vitória. Vão queixar-se de quê e a quem. Venham os aumentos de impostos. Há compromissos assumidos com a Mota-Engil.

    Gostar

  19. Piscoiso's avatar
    28 Setembro, 2009 22:32

    CAA domina o início do Prós&Contras.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    28 Setembro, 2009 22:34

    “Quanto ao resto, os optimistas que se amanhem. Afinal, são eles que nos prometeram fazer avançar Portugal.”

    Caro José Barros, discordo. Os pessimistas é que têm que fugir do país. Porque o país está sem conserto.

    Agora é fácil fazer determinadas críticas a Ferreira Leite, mas uma virtude ela teve: não prometeu nada que não pudesse cumprir. E não mentiu. Hoje eu reconheço que isso não funciona em Portugal. (Se calhar não é só em Portugal, como se viu pela Alemanha)

    O problema que Portugal está a viver hoje é crónico e é um padrão antigo. Só com o Salazar, o problema foi evitado. Mas sempre que houve governos escolhidos por deputados eleitos, Portugal esteve sempre sob o abismo financeiro. Hoje nada é diferente.

    A Merkel, para quem não sabe, é uma figura muito semelhante a Ferreira Leite. Não sabe falar (pelos canones publicitários), tem dificuldades em projectar ideias fantasiosas e é demasiado terra-a-terra. Mas ela ganhou as eleições porque prometeu benesses aos alemães. A Ferreira Leite não. A Merkel domina a vida política alemã e a Ferreira Leite é agora crucificada.

    Não vale a pena alimentar ilusões. Enquanto as pressões externas não obrigarem os portugueses a tomarem consciência do buraco em que se meteram, os políticos contribuirão alegremente para o enterranço de Portugal. Eu já incorporei isso, em termos de previsão quanto ao futuro. Continuarei pessimista mas desta vez gozarei com o pagode. Cínico mas alegre. ehehehheh

    anti-comuna

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    28 Setembro, 2009 22:39

    Eu ainda me lembro, salvo erro em Maio, de escrever por aqui: o défice orçamental estarámais perto dos 10% dos que os 6%.

    Hoje o Bagão explica como. Mas até o Bagão está a ser optimista. Ele parte da premissa que as receitas fiscais só cairão cerca de 10%. Pois eu penso, que mais depressão cairão cerca de 20% do que 10%.

    Depois há ainda as despesas extraordinárias, que este ano não se farão, porque está díficil vender patrimonónio imobiliário.

    Ou Portugal cresce acima dos 3 a 4% ou isto está mesmo no caminho do estoiro. E, vamos ver, se as pressões deflacionistas não se agravarão. Porque se se agravarem, ponham-se a pau, que isto vai ser um vendaval económico…

    anti-comuna

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    Anonimo permalink
    28 Setembro, 2009 22:39

    #15,
    “e o pior ainda está para vir…”. Depende da perspectiva. Se entender que a maioria resultou em ingovernabilidade porque não produziu mais riqueza nem inovação do tecido produtivo nacional nem aumento do poder de compra sob a forma de salários e lucros dos Cidadãos, Familias e Empresas, então,
    .
    “e o pior ainda está para vir…” decerto refere-se a que estão para vir Governabilidade real cessando a governabilidade virtual, insucedida.
    .
    Isto claro, abordagem sem partidarite aguda nem talibanismo politico-‘elitista’. Dói, mas é verdade.
    .

    Gostar

  23. JB's avatar
    28 Setembro, 2009 22:42

    DÉFICE 2009:
    Vai ser de 2.9, igual ao aumento da FP de 2009.
    Para 2010, aí pelos 1.4, aquilo que o nosso governo. vai ‘dar’ à FP e aos pensionistas.

    TGV:
    Não se metam com o TGV.
    Nem com os 9.3 milhões de passageiros ano em 2033.
    25.000, diariamente, no eixo Lisboa-Badajoz-Madrid.
    Metade em cada sentido. Diariamente.
    Quem se meter com o TGV,
    leva com o estudo da RAVE (8.3 milhões, para ter sustentabilidade económica)

    Gostar

  24. carlos graça's avatar
    carlos graça permalink
    28 Setembro, 2009 22:53

    #22

    iIsso de governo A ou B não é aqui a questão… o pior ainda está para vir sim, porque não há um único sistema – da agricultura á saúde – que alguma vez tenha estado bem ( excepção para o Dr Manuel Antunes (HUC), que às 6 da manhã já está a dar vida ao coração de muitos portugueses, e por isso não tem lista de espera)… e é claro que, com uma situação destas, com o índice de dívida externa a crescer, e com o facto de que nem para comer nós produzimos, vivemos dentro de uma espécie de “bolha”, que, não tenho dúvida, um destes dias rebenta….

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    28 Setembro, 2009 23:02

    Para que se tenha uma ideia do problema actual português, temos que procurar em termos históricos o que fizemos no passado.

    Podemos começar com a crise que abalou a Monarquia e iria dar fim a esta.

    http://www.google.com/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=1&url=http%3A%2F%2Fanalisesocial.ics.ul.pt%2Fdocumentos%2F1218726298J7kLR2hh1En65AF7.pdf&ei=vjDBSrb3IZPt-AbK-fGiAQ&usg=AFQjCNG1GhiiEH1ldyNbeBWPtX-c6vdFmw

    Depois cai a Monarquia e com a mudança de regime praticamente nada muda. Os vícios são os mesmos, logo os problemas também.

    Por fim, chega o Salazar ao poder e surge uma estabilização das finanças públicas, que ele soube bem tirar proveito.

    Surge a democracia e voltam a surgir os problemas financeiros. Hoje, estamos como sempre estivemos: à beira do precipicio financeiro. Porquê? Porque a formação dos nossos políticos assenta na fantasia e não no realismo.

    Porque em Portugal, os eleitores preferem políticos que “façam obra”. É assim nas autarquias e é no governo. E, assim sendo, de nada vale pensar que o problema económico português se vai resolver.

    Mesmo que a Ferreira Leite saia, o mais provável, já se perfilam homens para toda a obra para lhe suceder.

    E os eleitores querem este tipo de políticos. Que lhe prometam fantasias e muitas obras. Modernidade em Portugal é obras de fachada. No entanto, veja-se ao ponto que este país chegou, ainda só tem 11% da sua população activa com um curso superior. Ou o abandono escolar continua elevado. (Que agora se vai aldrabar as estatísticas com as Novas Oportunidades.)

    Num país assim, como se espera que se resolvam os problemas financeiros crónicos de Portugal? Com um salazar? ehehheheh

    anti-comuna

    Gostar

  26. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    28 Setembro, 2009 23:08

    Caro José Barros, discordo. Os pessimistas é que têm que fugir do país. Porque o país está sem conserto. – anti-comuna

    Caro anti-comuna,

    Já dei para o peditório. Andei mais de duas semanas a escrever e a falar sobre o assunto, mas vejo que a generalidade dos portugueses não está preocupada, nem com o défice, nem com o endividamento, nem com nada. Pelo contrário, o PS até terá ganho votos com o aumento da função pública e com a descida das taxas de juro.

    Ferreira Leite perdeu as eleições. Tem a autoridade e o consolo moral que lhe advém de estar certa e de o país estar errado. Nessa medida, defenderei a líder do PSD contra todos os oportunistas, o primeiro dos quais o CAA neste blogue. É o meu último contributo político, porque depois disso usarei o meu tempo para coisas mais divertidas.

    Agora é fácil fazer determinadas críticas a Ferreira Leite, mas uma virtude ela teve: não prometeu nada que não pudesse cumprir. E não mentiu. Hoje eu reconheço que isso não funciona em Portugal. (Se calhar não é só em Portugal, como se viu pela Alemanha)

    – anti-comuna

    Também acho nojento o que estão a fazer a Ferreira Leite. Aparece uma pessoa séria na política portuguesa e é trucidada e enxovalhada de todas as maneiras e feitios.

    Eu pessoalmente ganhei um enorme respeito pela mulher. E tenho muita pena que tenha perdido. É por isso que embora reconhecendo várias falhas, quero que ela continue a ser líder do partido. O tempo dar-lhe-á razão.

    Gostar

  27. Amêijoa Fresca's avatar
    28 Setembro, 2009 23:09

    Com o défice a esburacar
    a um ritmo impetuoso,
    não há forma de estacar
    este E(e)stado untuoso.

    O monstro esfomeado
    não pára de engrandecer,
    este país branqueado
    continua a ensandecer.

    Com tanta trapalhada
    na política orçamental,
    a astúcia falhada
    é deveras brutal.

    Com descarada fantasia
    adubada com arrogância,
    são marcas da hipocrisia
    coberta de extravagância.

    Mais um falhanço
    da política socialista,
    pesado é o balanço
    do desvario irrealista.

    Epílogo

    A prenda embrulhada
    num papel vistoso,
    em nome da trapalhada
    de um país desditoso.

    O monstro agradecido
    pela prenda farfalhosa,
    ficou deveras enternecido
    por esta política maravilhosa.

    Gostar

  28. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    28 Setembro, 2009 23:09

    Oops a citação da frase do anti-comuna apareceu mal feita. Aqui vai:

    «Agora é fácil fazer determinadas críticas a Ferreira Leite, mas uma virtude ela teve: não prometeu nada que não pudesse cumprir. E não mentiu. Hoje eu reconheço que isso não funciona em Portugal. (Se calhar não é só em Portugal, como se viu pela Alemanha)» – anti-comuna

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    28 Setembro, 2009 23:22

    “É o meu último contributo político, porque depois disso usarei o meu tempo para coisas mais divertidas.”

    Não tenha dúvidas. De nada vale em Portugal tentar ser racional em termos políticos. Os portugueses não são tão racionais e frios que permita que se pense que eles aprovarão medidas que implicam o chamado do apertar do cinto.

    Os políticos palavrosos, mentirosos e que prometem tudo e todos são os vencedores. Se antes era assim em quase todas as autarquias, hoje é no governo.

    E não é apenas a população. É sobretudo as élites, porque só assim conseguem sobreviver num país pobre, remediado e triste.

    Bola, pão e circo. E o resto são cantigas.

    Pela minha parte, já sei, as crises financeiras em Portugal vão passar a ser mais voláteis e crónicas. Em vez de lutar contra a maré, passarei a ser apenas um bitaites. eehehheh E aproveitar em termos pessoais as oportunidades que surjam.

    E rir. Rir é o melhor remédio.

    anti-comuna

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Setembro, 2009 23:23

    o nuno melo descende do egas moniz. nota-se no nó da gravata.

    Gostar

  31. Levy's avatar
    28 Setembro, 2009 23:24

    O CAA, está cada vez mais xuxa.

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    28 Setembro, 2009 23:25

    Ó Ameijoa, tem que publicar os seus versos. São sempre espectaculares. eheheheh

    anti-comuna

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Setembro, 2009 23:26

    o beto melro não fazia acordos parlamentares há 5 minutos, entretanto já admite fazer.

    Gostar

  34. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    28 Setembro, 2009 23:29

    Uma nota positiva: a Senhora Merkel, agora livre do SPD, não deverá estar muito disposta a tolerar as patetices dos países excêntricos. O FMI, nas suas versões 78 e 83, poderá agora vir da União Europeia.
    Antes fosse!

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Setembro, 2009 23:30

    óh ameijoa! escreve isso a direito, poluí menos, less scroll, same bullshit effect

    Gostar

  36. JB's avatar
    28 Setembro, 2009 23:36

    MANUELAFERREIRALEITE
    2009-09-28
    MANUEL FERREIRA LEITE
    Sempre foi uma pessoa discreta. A dar aulas ter-se-á habituado a falar em público e, progressivamente, a enfrentar multidões. Mas dá a impressão que ainda se sente melhor no gabinete ou em assembleias restritas.
    Apesar disso, participou na campanha eleitoral em todas as acções de rua em que é habitual um líder partidário mostrar-se ao povo: arruadas, beijinhos, falar a todos, responder a perguntas – fê-lo sempre com um permanente sorriso e sem mostrar enfado.
    Assim, cumpriu com muita determinação essa parte onde parece que se sente menos bem, embora deixando transparecer que o show-off e o marketing político não deviam ter a importância que se lhes dá em Portugal.
    Fora disso, nos comícios e entrevistas o seu discurso, fluente e bem estruturado, fez passar as mensagens consistentes que considerou fundamentais para mostrar ao País o caminho que tem de ser trilhado no futuro. E insistiu que todos os Portugueses têm de fazer como a formiga – trabalhar – e deixarem as cigarras, que nos têm governado, a cantar sozinhas.
    Isso mesmo foi reconhecido por vários comentadores após as eleições europeias, que destacaram a coerência das ideias que há muito vinha defendendo – e que só após essa vitória tinham merecido alguma atenção dos media.

    A sua experiência governativa (dois ministérios) e parlamentar, e o conhecimento dos meandros do gabinete do Primeiro-Ministro (que chefiou) capacitam-na para a função – muito mais do que tinha qualquer dos PM que nos têm governado quando assumiu a função pela primeira vez.
    A essa grande experiência alia uma postura discreta mas firme, seriedade, competência, à vontade com a comunicação social, serena postura perante a agressividade de alguns interlocutores e também um pouco conhecido sentido de humor e capacidades diversas, que lhe permitem intervir em diversificadas áreas sociais, fora da economia e da política.

    Mas nada disso chegou para convencer muitos dos eleitores que, normalmente, votam nos candidatos do seu Partido.
    À firmeza, seriedade e competência preferiram a teimosia cega, o discurso circular e a fuga à discussão aberta dos temas relevantes.
    À defesa dos valores da família e da moral preferiram abrir caminho ao aborto livre, à eutanásia, à liberalização do consumo de drogas e ao casamento homossexual – temas ditos fracturantes, que repugnam a muitos Portugueses.
    E a tudo isto juntam – e aceitam – avaliar um candidato pelo seu aspecto físico, pela sua idade e pelas suas convicções.
    Inversamente – com grande honestidade intelectual –, MFL não quis ser ela a julgar os seus correligionários com processos pendentes (e não transitados em julgado); da mesma forma que nunca fez qualquer referência às fundadas acusações que põem em causa a personalidade (e a honestidade) de adversários políticos.
    Mas ninguém deu especial relevo a essa postura que, da sua parte, manteve a discussão política em nível elevado – o que não aconteceu com os seus opositores, sempre a inventarem “casos” para evitarem a discussão do essencial.

    Triste País o nosso!
    Cada vez mais entregue ao marketing, ao oportunismo, ao clientelismo, à corrupção e à degradação da moral e dos costumes.
    A derrota (apenas nas urnas) de MFL mostra à saciedade que, quem não quiser usar essas armas, não consegue ir longe.
    Mas, nesta hora que não pode deixar de ser amarga, MFL continua a ser admirada por muitos milhões de Portugueses!
    Alberto Ribeiro Soares

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    Anti-Barrigas Grandes permalink
    28 Setembro, 2009 23:38

    O CAA está indigitado para levar a pasta do Pinócrates.

    É cada cepo!

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Costa permalink
    28 Setembro, 2009 23:40

    O deficit está nos 10%.

    Solução: emagrecer o EStado em 40%!; não aumentar impostos e quem quiser comer que vá trabalhar (inclui milhares e milhares de chuchialistas que estão mamando na teta do Estado, ou seja mamando o nosso trabalho e suor).

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    28 Setembro, 2009 23:40

    #22,
    onde se lê “nem inovação do tecido produtivo nacional ” deve ler-se “nem LUCRATIVIDDE do tecido produtivo nacional”
    .

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    28 Setembro, 2009 23:41

    Caro Eduardo F. eu tentei procurar qual seria a posição da Alemanha, na nova coligação, quanto a despesistas crónicos como Portugal. Não encontrei muitas referências. E, por enquanto, o Barroso sempre vai salvando Portugal. Mas duvido que por muito tempo.

    Se a nova coligação conseguir imprimir uma política orçamental mais ortodoxa e, simultaneamente, cortar na carga fiscal, aí eu penso que Portugal pode mesmo começar a sofrer as pressões que sofreu a Espanha. (Que agora lança o maior aumento da carga fiscal de que há memória, cujos efeitos, está-se mesmo a ver, serão pífios.)

    Mas se eles não conseguirem baixar o défice, com base no corte da despesa, provavelmente também incorrerão em défices, que vai dando tempo a Portugal para se ir safando.

    O problema pode advir da concorrência das emissões de dívida soberana contra a portuguesa. Mas enquanto o BCE quiser, nada de grave se passará. E além disso o euro pode mesmo tornar-se na moeda referência mundial, e Portugal pode ir empobrecendo mais alegre, porque as oscilações bruscas serão menores.

    Mas, caro Eduardo, não é liquido que a coligação consiga resolver os problemas orçamentais muito rápidamente. Uma coisa Vc. tem razão: a nova coligação tem tudo para levar por diante uma verdadeira política de contracção do Estado, que acabará por ter reflexos em toda a Europa, em especial nos países da Zona Euro. Nesse aspecto, nada de bom para o despesismo tradicional tuga.

    anti-comuna

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Setembro, 2009 23:44

    “Mas, nesta hora que não pode deixar de ser amarga, MFL continua a ser admirada por muitos milhões de Portugueses!”

    tudo o que for mais que isto 1.646.071 é especulação

    Gostar

  42. Desconhecida's avatar
    28 Setembro, 2009 23:44

    Porque essa cena não interessa nem a mim, nem a ti nem a ninguém. A mãozinha é deles, não é tua. O défice seria o mesmo com o MEP, MMS, o catano e o beltrano, PSD, e todos os outros.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Amonino permalink
    28 Setembro, 2009 23:49

    .
    Sobre o debate em curso na RTP1, Contras&aFavor,
    .
    SS que admiro pelo “Principe” espalhou-se. Para ele primeiro está o Interesse Nacional depois a Democracia. Ora a Democracia é o Interesse Nacional salvo com Salazar, Franco, estaline, Hitler, Mussolini, Luis XIV, Fidel, Chavez, o coreano-do-norte, os ayatatolla´s.
    .
    Fugiu-lhe a boca para a verdade, distraiu-se ou está confuso.
    .
    Neste comentário não está implicito MFL ou qualquer dos outros. Apenas a DEMOCRACIA.
    .
    Já agora os “fantasmas” dos cadernos eleitorais. quantos votaram ? E em quem ? Os vencedores venceram com votos dos fantasmas ? Em todos, uns com menos outros com mais quotas e calam-se todos porque estão todos entalados ? Porque é que nenhum autoridade assumiu a responsabilidade publica de garantir aos vivos que os fantasmas não votariam ? Varre para baixo do tapete …. mas atenção os Cidadãos não esqueceram. Quem se convencer do contrário está a mais coveiro que o coveiro ..-
    .

    .

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    28 Setembro, 2009 23:54

    http://infamias-karocha.blogspot.com/

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    anti-comuna permalink
    29 Setembro, 2009 00:04

    para quem quiser saber a qualidade do nosso SNS aconselho ler isto:

    Click to access Report-EHCI-2009-090925-final-with-cover.pdf

    Não estamos em último, mas quase. E há quem eolgie muito o nosso SNS. eheheheheh

    Pacóvios!

    anti-comuna

    Gostar

  46. anonimo's avatar
    29 Setembro, 2009 00:13

    MFL ganhou muitos milhares/milhões de fãs.

    Vai ganhar visibilidade pública e treino de oratória como deputada no Parlamento.

    Gostar

  47. Levy's avatar
    29 Setembro, 2009 00:19

    CAA lambe as botas ao ASS. Incrível! Até onde vai a cretinice.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Ção Pedro permalink
    29 Setembro, 2009 00:24

    A Arcanjo já vai avisando que não será possível não aumentar os impostos.

    Isto logo a seguir ao PS ganhar as eleições é para o parolo ir começando a contar com o fim das historinhas do Sócrates.

    Para quem não se lembra, anteontem ele dizia que os impostos não iam subir.

    Faz me lembrar umas eleições em que (também) se prometeu que os impostos NÃO AUMENTARIAM, até que alguém alguns dias depois também se descaiu.

    Enfim, boas novas para os optimistas.

    Gostar

  49. tina's avatar
    tina permalink
    29 Setembro, 2009 00:25

    Exactamente Levy, era isso que eu vinha cá dizer!… Nem queria acreditar, condenou veementemente o PSD e elogiou o ASS e não se atreveu a dizer mal do PS!…

    Tem agora garantida a sua aparição regular na RTP1. Homem do aparelho, passa a vida a dizer mal dos outros mas afinal é ele que não tem nenhuns princípios.

    Gostar

  50. anonimo's avatar
    29 Setembro, 2009 00:26

    “Qual será a opinião de Vítor Constâncio?”

    Depende.
    Ahahahahahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

    Gostar

  51. tina's avatar
    tina permalink
    29 Setembro, 2009 00:27

    Repararam naquele troca de olhares enternecida entre SS e CAA? Se estivessem mais próximos um do outro até dariam as mãos!…

    Gostar

  52. Levy's avatar
    29 Setembro, 2009 00:30

    51 # Tina

    Ui, olhe que ASS é desse grupo.

    Gostar

  53. tina's avatar
    tina permalink
    29 Setembro, 2009 00:36

    Uau Levy, não imaginava.

    Com quem fiquei muito bem impressionada foi com Pedro Duarte. É mesmo muito inteligente. Pedro Duarte e Paulo Rangel devem ser a grande aposta do PSD. MFL sabe escolher os “seus homnes”.

    Gostar

  54. tina's avatar
    tina permalink
    29 Setembro, 2009 00:39

    A discussão hoje até foi muito equilibrada e repôs-me a fé na humanidade (com excepção do CAA claro). Gostaria mesmo que o PSD fizesse aliança com o PS, chegando a um compromisso nas obras públicas.

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    Plus permalink
    29 Setembro, 2009 00:39

    Andam a relacionar os resultados eleitorais com promessas feitas.
    Nessa campo ninguém estaria comprometido. Foi uma campanha pobre em que simplesmente não se discutiu o futuro.


    Os portugueses não são tão racionais e frios que permita que se pense que eles aprovarão medidas que implicam o chamado do apertar do cinto. ”

    Anti-comuna

    Mas o PSD de MFL disse alguma coisa,de especial, sobre isso?
    nem a capacidade de alertar para a situação em que estamos hoje demonstrou ter.
    E sobre o que aquilo que iria fazer- caso fosse governo- para diminuir a despesa pública ainda estou por saber.

    Gostar

  56. Levy's avatar
    29 Setembro, 2009 00:41

    53 #

    Principalmente o Paulo Rangel. É dos poucos que mete os suças em sentido. Outro é o Pacheco Pereira, que ainda há pouco da SIC Notícias deu um baile ao ministro da presidência, Paulo Silva Pereira. Este ministro é tão socretino, que quando fala parece o 1º ministro a falar.

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    Plus permalink
    29 Setembro, 2009 00:42

    Nem sempre concordo com o CAA mas a crónica dele no CM. ( no post anterior aqui no Blasfémias) é bem certeira e é difícil de não concordar.

    Gostar

  58. tina's avatar
    tina permalink
    29 Setembro, 2009 00:45

    Que pena, estava a ver os Prós e Contras e perdi JPP. Bem, então muito boa noite. Amanhã cá estamos outra vez.

    Gostar

  59. Levy's avatar
    29 Setembro, 2009 00:46

    57 # Plus

    Sempre estive convencido que MLF não queria ser 1ª ministra e queria perder as eleições. E porquê? Por um motivo simples: pensa a longo prazo. O PS agora ficou com e menino nos braços, a desgastar-se, enquanto isso o PSD há-de entrar nos eixos e daqui a 2 anos volta ao governo. Penso que MFL terá pensado assim. Quem é que quer ser poder com o país neste estado? Só o PS que tem lá boyzada toda instalada.

    Gostar

  60. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    29 Setembro, 2009 00:48

    Mas o PSD de MFL disse alguma coisa,de especial, sobre isso?
    nem a capacidade de alertar para a situação em que estamos hoje demonstrou ter. – Plus

    Foi o único partido a fazer oposição ao conjunto de elefantes brancos que o PS propôe para os próximos quatro anos. E por isso também perdeu as eleições. Este acto eleitoral foi a demonstração de que o país não quer seriedade e realismo. Assim sendo, o PS tem agora quatro anos para colocar as contas públicas em ordem, diminuir a despesa pública e o endividamento, bem como o desemprego, e fazer crescer o PIB acima da média europeia.

    Boa sorte, é o meu desejo sincero.

    Gostar

  61. WALTZ's avatar
    WALTZ permalink
    29 Setembro, 2009 00:51

    Com esses três cornos, a culpa é minha.

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    Plus permalink
    29 Setembro, 2009 01:04

    Levy ,
    Não acredito nessas teses. ( Ou entao o PSD anda a pensar a muito muito longo prazo) 😉
    Estamos sempre a dizer que o PSD esta numa má fase e que entrará nos eixos daqui um ou dois anos e que actuação dos seus lideres é consequência disso.
    fazendo mais uma citação aqui do blasfémias diria que “Se calhar o problema não é do líder. Se calhar o problema é mesmo do partido.”.

    José Barros,
    “Foi o único partido a fazer oposição ao conjunto de elefantes brancos que o PS propôe para os próximos quatro anos.”
    Mas nem sobre isso o PSD foi claro.
    Não concorda com os elefantes brancos mas daqui a 2ou4anos logo se vê…
    Nesse aspecto a diferença PS /PSD é -até historicamente- diminuta.

    Gostar

  63. alfacinha's avatar
    alfacinha permalink
    29 Setembro, 2009 01:11

    2.anti-comuna disse
    28 Setembro, 2009 às 9:32 pm
    .
    Poiseu creio que o deficit dificilmente será inferior a 10%, senão mais. A ver vamos o que o resto do ano nos reserva.

    Zé Nuno

    Gostar

  64. Levy's avatar
    29 Setembro, 2009 01:36

    62 # Plus

    Se for como o Plus diz, então daqui a uns anos o PSD desaparece de vez.

    Gostar

  65. Joaquim Amado Lopes's avatar
    Joaquim Amado Lopes permalink
    29 Setembro, 2009 01:37

    Este PS mais 2 ou 4 anos no Governo não é boa notícia para quem vier a seguir. Já se viu que, aos resultados da sua irresponsabilidade, o PS reage com a fuga para a frente e, para tapar o buraco que aumentou de forma assustadora, vai cavar outro buraco ainda maior.

    A nossa única safa é o Presidente da República começar a cortar-lhe as vazas. Esperemos que comece já daqui a 18 horas e meia mas, apesar de ser admirador e apoiante de Cavaco Silva desde os anos 80, não tenho grande esperança.

    Gostar

  66. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    29 Setembro, 2009 01:51

    Não concorda com os elefantes brancos mas daqui a 2ou4anos logo se vê…Nesse aspecto a diferença PS /PSD é -até historicamente- diminuta – Plus

    É a diferença que “faz toda a diferença”. É o sinal de responsabilidade por oposição à irresponsabilidade de fazer tais obras em cenário de défice de 8 ou 9% e de dívida externa e dívida pública, respectivamente, acima dos 100% e 80% do PIB. A posição de Ferreira Leite foi clarinha como água: não havia – e não há – condições económicas para fazer tais investimentos e os mesmos só prejudicariam a concessão de crédito as empresas. Donde, os investimentos só serão feitos quando o endividamento diminuir, o desemprego diminuir e o país crescer à média europeia.

    Gostar

  67. Zé's avatar
  68. Zé's avatar
  69. Marcus Aurelius's avatar
    Marcus Aurelius permalink
    29 Setembro, 2009 02:05

    Portugal afirma que o défice situa-se nos 36,6%. Pedro Passos Coelho sempre esteve ligado intimamente à distrital do Porto e Lisboa do partido, logo a possibilidade de vir a ser um futuro Presidente do PSD é enorme. Mal lá chegue, manda um pontapé no ASS ao CAA. ASS e CAA esta noite personificaram na perfeição os famosos velhotes dos marretas.

    Gostar

  70. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    29 Setembro, 2009 02:32

    “E porque é que não tivemos esta discussão antes das eleições?”

    Porque o PSD não estava interessado nessa discussão. E principalmente porque os Medias também não.

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
  72. alfacinha's avatar
    alfacinha permalink
    29 Setembro, 2009 02:50

    43.Amonino disse
    28 Setembro, 2009 às 11:49 pm
    .

    SS é subscreve a famosa polícia nazi. Curiosamente, veste bem a tenebrosa farpela dos odientos personagens das SS.
    Salazar foi um ‘provinciano’ de uma cultura vastíssima que não fez mal nenhum a ninguém nem aos sacanas políticos, socialistas e comunistas, que teve presos e não mandou matar.
    Quanto ao Povo Português, sofre mais desde a abrilada do que no tempo do Estado Novo que, por sua vez, quando fez a Revolução de 1928, salvou o Povo das atrocidades que lhe fizeram desde que as cavalgaduras comuno-socialistas assassinaram El-Rei Dom Carlos e Seu Filho Dom Luis Filipe de Portugal.

    Zé Nuno

    Gostar

  73. alfacinha's avatar
    alfacinha permalink
    29 Setembro, 2009 03:07

    45.anti-comuna disse
    29 Setembro, 2009 às 12:04 am
    .
    É, de facto, um documento esclarecedor. Não tinha dúvidas de que o quadro seria mais ou menos esse, mas tão baixo, não.
    Obrigado
    Zé Nuno

    Gostar

  74. alfacinha's avatar
    alfacinha permalink
    29 Setembro, 2009 03:19

    .
    Francamente, não sei porque motivo se deixou de responder ao CAA, sendo que a presença aqui só valia por alguns comentários que promoviam debate entre os visitantes que não com o CAA porpriamente dito.
    A coisa é esta: o comportamento do CAA hoje no P&C teve um nível muito baixo, em particular, pela sanha que demonstrrou ter para com MFL.

    Zé Nuno

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
    justiça de Fafe permalink
    29 Setembro, 2009 03:29

    POrque os “media” andam a rastejar perante o PODER:PS/SÓCRATES/GOVERNO…..

    E são megafones do xuxialismo…

    Pq andaram com “notícias” sobre MFL ser salazarenta…..

    “outra senhora”

    Os emails do Público…..

    Os gato fedorento ( o balsas é mesmo inimigo público nº 1 do PSD) para dar um aspecto optimista à situação ( como se o optimismo resolvesse défices!!!!!!!)

    ENFIM: PORQUE NÃO INTERESSAVA AO PS/XUXAS/SÓCRATES/GOVERNO E “MEDIAS”…..

    E pq o povão alinha com histórias tipo guerra do Solnado

    Gostar

  76. Desconhecida's avatar
    justiça de Fafe permalink
    29 Setembro, 2009 03:31

    O Povão ainda vai torcer a orelha….bem torcida….até deitar sangue….com as políticas Sókas

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    Plus permalink
    29 Setembro, 2009 05:25

    “É a diferença que “faz toda a diferença”. ”

    José Barros,
    O argumento da conjuntura é razoavelmente válido.
    E até foi bem explicado no debate Socrates-MFL (ouviu-se nessa ocasião( e em +3ou4) Sócrates a dizer ” nao estou a perceber o que está a dizer) quando MFL limitou-se a tirar conclusões óbvias face às premissas apresentadas.
    Pena nem isso ter sido explorado convenientemente.

    Mas temos que ter em conta o seguinte( dái eu falar no “razoavelmente válido”)
    ou bem que consideramos tais investimentos negativos estruturalmente e aí somos contra o tgvs agora ou daqui a 4anos. Ou então – e é o que parece ser a posiçao de MFL – há que assumir que pensa como o Sócrates ao julgar que o tvg e afins são factores (determinantes) para o progresso do país.
    MFL não assume a primeira( a posição correcta na minha opinião) e assumindo por omissão a segunda não teve habilidade para a explorar convenientemente.

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    29 Setembro, 2009 10:44

    Anti-comuna,

    «os pessimistas é que tem que fugir». concordo; caso contrário vão a andar a penar anos por viver cá. e a descendência também.

    AC, relativamente a MFLeite, você está errado: Ela, a sua facção do PSD, deviam ter feito o trabalho de casa e apresentar um programa estruturado de redução da despesa pública, redução de impostos, fim das PPP mafiosas (onde o blasfemo jcd é consultor) e demonstrar que era esta a via de enriquecer Portugal. Relativamente ao TVG e NAL poderiam ter apresentado propostas mais que realistas e obvias, como a modernização ferroviária em bitola europeia, usando a linha do Douro e Minho a Norte e alfa-pendular até Badajoz, aeroporto para powcost no Montijo, etc. Mas lá está. Os elitistas do PSD julgaram que tinham o rei na barriga e não se deram oa trabalho. MFL estava certa mas foi inconpetente na transmissão da mensagem.

    «Porque a formação dos nossos políticos assenta na fantasia e não no realismo. Porque em Portugal, os eleitores preferem políticos que “façam obra”. É assim nas autarquias e é no governo.» O peso no PIB do sector da CCOP em Portugal é 50% superior à média da OCDE.

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    Rxc permalink
    29 Setembro, 2009 10:50

    Gostei de ver o CAA em tão simpática sintonia com o ministro da propaganda ASS. Deve ser reflexo do modo íntegro e frontal com que os liberais à modo do Porto se gostam de apresentar…

    Gostar

  80. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 11:19

    Não se entende como ainda acreditam nas pessoas da extinta igreja da verdade

    Gostar

  81. tina's avatar
    tina permalink
    29 Setembro, 2009 12:01

    “A Ferreira Leite não prometeu mundos e fundos. Lixou-se. Os eleitores portugueses gostam que se lhes prometa muitas benesses. E quem não lhes prometa essas benesses não hanha eleições. ”

    Boa análise CAA. Conheço alguém que pela 1ª vez votou no CDS devido à sua aposta na agricultura. Os FPs todos devem ter votado em Sócrates devido ao aumento de 2,9%.

    Sócrates tinha agora a obrigação de enfrentar sozinho as promessas que fez e não arrastar os outros partidos consigo num problema que ele próprio criou. É muito fácil assim, EU prometo, NÓS cumprimos. Se NÓS não cumprirmos, a culpa não é minha, é nossa, e eu posso voltar a ganhar eleições outra vez prometendo mais coisas.

    Gostar

  82. tina's avatar
    tina permalink
    29 Setembro, 2009 12:03

    Cruzes Canhoto, qual CAA, é para o ANTI-COMUNA! (muitos cês e às em ambos os nomes)

    Gostar

  83. gigi's avatar
    29 Setembro, 2009 13:17

    primeira medida do novo governo socialista
    Sócrates vai encarregar Vitor Constâncio de um estudo sobre a situação deficitária do estado. Não acredita nos números apresentados pelo governo anterior.
    (31 da Armada)

    Gostar

  84. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 18:05

    # 1

    A discussão far-se-á todos os dias nos bolsos de quem trabalha e, paga impostos. Queriam viver no fausto sem produzir…..Essa fora a politica do actual e próximo PM – José Sócrates. Votaram nele, aguentem-se…

    Gostar

  85. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 19:40

    Esta posta está incompleta….
    Falta a pergunta : O que pensa o JM, que tudo sabe, sobre tudo….

    Gostar

  86. Desconhecida's avatar
    29 Setembro, 2009 20:22

    O vitinho das contas diz que o défice de 2009 vai ser ligeiramente melhor do que o so-cretino prevê. Tem, mesmo uma previsão bastante exacta: 5,8955236%. Palhaço!

    Gostar

Deixe uma resposta para José Barros Cancelar resposta