Saltar para o conteúdo

Batalha naval

29 Setembro, 2009

«O Departamento Central de Investigação e Acção Central está a realizar uma busca, esta terça-feira, aos escritórios dos advogados que terão estado envolvidos no concurso da compra de submarinos quando o líder do CDS/PP, Paulo Portas foi ministro da Defesa.» Afinal  “Sei o que fizeste no Verão passado” 

Ps- Os entusiastas do “A luta continua. Ferreira Leite para a rua” não se esqueçam que a senhora pode ser péssima a fazer campanha (Isso é muito relativo pois se é verdade que alguém excelente em campanha, como é Paulo Portas, pode compensar um partido que falhe na organização da dita também não é mentira que um partido empenhado numa campanha consegue dar a volta às falhas dos líderes) mas tendo em conta as estratégias que se desenham é importante escolherem alguém que não seja atormentável pelo que fez nos verões passados.

130 comentários leave one →
  1. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Setembro, 2009 13:49

    O problema destas coisas, incluindo o Freeport é o amadorismo das instâncias policiais e do MP.

    Estas coisas, passados anos, dão em nada. Só com gargantas fundas que consigam regurgitar o que engoliram em seco é que será possível reconstituir factos suspeitos de corrupção.

    É essa a única razão porque pouco me interessam estas notícias, assim como me interessaram as do Freepor na TVI.

    O jornalismo de investigação em Portugal até mete dó. Em vez de investigar e substituir-se a estes amadores, optam por dar crédito ao amadorismo e amplificar o efeito.

    Resultado? Descrédito do jornalismo e principalmente das instâncias judiciais.

    Solução? Fazer como nos USA: investigar a quente e em cima do acontecimento, preventivamente. Ainda por cima é possível face á lei que temos. O que não existe é vontade. Alguém julga possível ver a Cândida de Almeida a suspeitar de corrupção no PS?

    Até daria vontade de rir.

    Gostar

  2. António Maria's avatar
    António Maria permalink
    29 Setembro, 2009 13:49

    Está visto que o PS esperava que o BE fosse a 3ª força.
    Como foi o CDS já está a condiconar as posições futuras do Portas.
    Ou seja:
    O País vai ser governado por 2 senhores com fortes suspeitas de corrupção.
    Onde é ue isto nos vai levar?

    Gostar

  3. e-ko's avatar
    29 Setembro, 2009 14:01

    pois, quem vai à guerra, dá e leva!… e os exércitos não apreciam chefes militares que deixem muitos dos seus perecer por falta de estratégia, mas é lá com eles… enquanto MFLeite não foi talhada para este tipo de lides, Portas é um verdadeiro animal político que não deixou mal as suas hostes, o que não impede de ter de ser posto no seu lugar, quando em verões passados se meteu em intrujices… verões escaldantes, quem os não tem? vamos indo e vamos vendo!…

    Gostar

  4. Desconhecida's avatar
    JHB permalink
    29 Setembro, 2009 14:02

    Digno dos melhores thrillers políticos.
    A máquina socialista nao perde tempo.

    Pergunto-me que notícia sairia se tivesse sido o BE em 3ro lugar?

    Gostar

  5. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    29 Setembro, 2009 14:07

    É já o ataque esperado a Portas.

    Aliás Portas só tem escapado do massacre ao longo do tempo porque tem uma condição familiar e profissional(Boa família, foi Jornalista, o irmão e irmã estão na Esquerda) que o protege dos típicos ataques ad hominem da esquerda Portuguesa em que vale tudo quando existe uma ameaça. Se fosse qualquer outro que não fosse de boas famílias e com contactos na elites já seria há muito nos media seria o Fascista, Racista, Salazarista. Foi assim com Cavaco quando este foi uma ameaça para o status squo. A partir do momento que Cavaco abriu os cordões á bolsa – Centro Cultural de Belém mesmo assim foi atacado- e o défice subiu a 7% passou a ser tolerado.

    Gostar

  6. x's avatar
    29 Setembro, 2009 14:11

    A justiça de “classe”(de esquerda, para os menos desatentos) ao serviço do socialismo.A malhar forte e feio ao fim de anos e anos.E sempre que der mais jeito…
    A mim preocupa-me mais a “CENSURA” politicamente correcta que por aí grassa que não nos deixa informar QUEM é que anda a assaltar, assassinar e chatear branco.Com circulares para os meios de comunicação e tudo… mas no outro tempo é que havia censura…

    Gostar

  7. visto de fora's avatar
    visto de fora permalink
    29 Setembro, 2009 14:17

    “(Isso é muito relativo pois se é verdade que alguém excelente em campanha, como é Paulo Portas(…)”

    Uma opinião muito pessoal esta!, que revela quais as qualidades/defeitos que um pseudo candidato(a) deve ter para…

    Paulo Portas como Santana Lopes como José Sócrates são o mesmo boneco com côres diferentes em cuja etiqueta da camisola lá estará o logo “Demagogia”.

    Essa camisola felizmente (porque não é qualidade/defeito que aprecie) não usa MFL!

    As criticas que lhe faço são pelas suas acções, não pelo estilo pseudo-popular de fazer campanha.

    E se estão, tardiamente, a investigar os yellows submarines do menino Portas, seja por bons ou maus intuitos, MUITO BEM !!! Porque ainda hoje estou para compreender essa adjudicação!

    Gostar

  8. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    29 Setembro, 2009 14:25

    “Porque ainda hoje estou para compreender essa adjudicação!”

    Qual adjudicação? Os Submarinos Alemães são do melhor que se faz no mundo. Só existem 3 países com reputação: Alemanha, Suécia, França. Os Italianos compraram à Alemanha submarinos similares aos nossos.

    Gostar

  9. Piscoiso's avatar
    29 Setembro, 2009 14:28

    Espera-se que Cavaco, na declaração à comunicação social, aborde os submarinos, o freeport, as escutas e a qualidade do bolo-rei em Belém.

    Gostar

  10. oraporra's avatar
    oraporra permalink
    29 Setembro, 2009 14:31

    Já chegou a guarda avançada para defender o beijoqueiro das peixeiras.
    Não estou a condenar ninguém mas para quem tanto apregoa honestidade e seriedade, ter a gravitar na sua órbita muitos escolhos fedendo, tem grandes probalidades de estar contaminado.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Setembro, 2009 14:32

    Esta questão dos submarinos tem a ver unicamente com uma suspeita:

    recebimento de luvar por alguém, no âmbito do negócio. Sabemos que estes negócios ( o Freeport foi igualzinho) têm a intervenção de escritórios de advogados, com o sigilo próprio que é a alma da profissão.

    Como é que se comprova o recebimento de luvas pelo facto de a empresa que vendeu ter sido a preferida? Muito dificilmente, se tal sucedeu e só através de gargantas fundas que guardassem documentos comprometedores.
    Aconteceu o mesmo no caso dos Airbus, no tempo em que Cavaco concorreu com Sampaio. Nessa altura, havia um Santos Martins suspeito, mas o inquérito deu em nada.
    O Freeport vai dar em nada e este em nada vai dar.

    Mas os jornais aggaram-se a isto como gato a bofe, ampliando o factor de bluff e a ignorãncia generalizada dos comentadores.

    Gostar

  12. Carlos Sá Carneiro's avatar
    29 Setembro, 2009 14:33

    Considerando o resultado eleitoral, ao “Sei o que fizeste no Verão passado” de Sócrates responde agora Portas com um “Sei o que vais fazer nas próximas estações”…

    Gostar

  13. visto de fora's avatar
    visto de fora permalink
    29 Setembro, 2009 14:43

    #8 Eu não compreendo essa adjudicação porque, como muitas outras, (nos dias que correm, a maioria adjudicadas à Mota-Engil) são DESNECESSÁRIAS, IRRELEVANTES !!!

    Quero lá saber o que é que o Berlusconi faz em Italia, ou vc dá-lhe algum crédito !!!???

    Quero é saber e interessa-me onde Portugal gasta (e não gasta) os nossos impostos !!!

    E NÃO HÁ QUEM ME CONVENÇA DA IMPORTÂNCIA DE PORTUGAL TER COMPRADO SUBMARINOS!!! Deve ser para acompanhar a nossa frota pesqueira !!!

    Gostar

  14. Paulo Quintela's avatar
    29 Setembro, 2009 14:48

    É o Freeport de P Portas. Podíamos fazer aqui o que se fez em relação a Sócrates. Declara-se desde já o homem culpado, esquece-se o inquérito e o julgamento e não se fala mais nisso.

    Gostar

  15. Manolo Heredia's avatar
    Manolo Heredia permalink
    29 Setembro, 2009 14:49

    Pena é que a não-tormentável seja velha, feia e incompetente. Três pecados que a fizeram perder o poder. De resto não restava outra opção aos credores da dívida externa de Portugal senão mexer os cordelinhos para pôr no poder o único partido que tem condições mínimas para governar. “Questões de Estado…” como dizia o PR quando do caso freeport… Ele e a Nelita lá tiveram de fazer o frete…

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    29 Setembro, 2009 14:50

    5 . lukiluki, não entendi. Por um lado, o ataque era esperado; por outro lado, ele não é atacado, por ser de boas familias… não entendi a lógica. Ah, e parece que ele não é atacado pela esquerda (ou é atacado, não entendi), porque dois irmão são de Esquerda. essa é nova.

    4.
    Ó jhb, a tal “máquina socialista” perdeu tempo, seim senhor. anda um bocado enferrujada, não? 😉

    Gostar

  17. Justiniano's avatar
    Justiniano permalink
    29 Setembro, 2009 15:00

    Helena!
    A tormenta de um verão passado não é critério para coisa alguma.
    A tormenta é parte da vida, daqueles que a vivem, e não se esqueça que é sempre possível criar uma tormenta, de um verão passado, à medida do atormentado.
    Não creio que seja de ir por aí.
    Verdadeiramente, o luto faz-se, necessariamente, pelo reconhecimento do passado e pela possibilidade de futuro!!!

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    29 Setembro, 2009 15:07

    Esta pertinente notícia que a Helena, em tão inspirada hora, nos comunicou, é um atentado aos direitos mais comezinhos dos indivíduos, uma gorda desfaçatez e a prova de que, em Portugal, os contratos não são para cumprir, mas para rasgar (onde é que eu já li isto?). Então não é sabido que José Sócrates assinou um acordo tripartido, com os Juízes e o Ministério Público, que lhe garantia a exclusividade na investigação judicial a líderes partidários? Mas o que é isto? Que grave afronta e desconsideração a quem, bem ou mal, exerce as funções de primeiro-ministro de Portugal.

    Gostar

  19. x's avatar
    29 Setembro, 2009 15:09

    visto de fora disse
    Ó 13

    Tens razão pá.Olha os 2 submarinos transformados em bairros sociais para multiculturais.Dava certamente para alojar mais 100000 guineenses a RSI…

    Gostar

  20. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    29 Setembro, 2009 15:11

    “E NÃO HÁ QUEM ME CONVENÇA DA IMPORTÂNCIA DE PORTUGAL TER COMPRADO SUBMARINOS!!! Deve ser para acompanhar a nossa frota pesqueira !!!”

    Portugal está dependente do Mar, caso várias coisas corram mal, se você não percebe isso não percebe nada. Mas suponho que seja o Português típico que não percebe para que existe Estado. O Estado não é para fazer Hospitais, nem TGV’s. Diplomacia, Segurança, Justiça no Máximo.

    @Caramelo

    Uma questão de grau.

    Veja-se com Cavaco, um recado para os Jornais e é que se vê. Sampaio Demite Santana sem explicações e tudo fica bem.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    caramelo permalink
    29 Setembro, 2009 15:12

    “Mas os jornais aggaram-se a isto como gato a bofe, ampliando o factor de bluff e a ignorãncia generalizada dos comentadores.”

    José, se a M. Moura Guedes lê isto, é capaz de se zangar consigo 😉

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    anómino permalink
    29 Setembro, 2009 15:13

    #14

    Eu até nem dicordo. Com o Sósrates foi sempre a queimar, só que este é rijo para arder.

    Gostar

  23. x's avatar
    29 Setembro, 2009 15:14

    Vejo que os bolivarianos cá do burgo não seguem o Chavez que só em armamento gastou rios de dinheiro e só submarinos é às dúzias…
    Não têm certamente fé no seu socialismo.Preferem a sua defesa trocada por umas sapateiras bem regadas…

    Gostar

  24. Euroliberal's avatar
    Euroliberal permalink
    29 Setembro, 2009 15:18

    É claro que a Miss Fardas não podia resistir a duas magníficas vergas submarinas, que até lhe provocavam arrepios na espinha. O problema é o preço (um bilião de euros…ai, ai…) e quem o paga (nós, ui, ui, ui…) e sobretudo a gorda comissão que o guloso Portas empochou…

    Devia estar excitado com o Rumsfeld em S. Julião a planearem cruzadas neo-coneiras em terras do Islão… o valente Portas então surpreenderia a mourama emergindo com os dois vergalhos, perdão, submarinos em plena banheira do Bin Laden…

    Gostar

  25. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    29 Setembro, 2009 15:20

    Cavaco vai certamente abordar um assunto muitíssimo importante. Aposto que vai falar do Piscoiso e do que este anda a fazer aqui pelo Blasfémias.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 15:21

    sobretudo a gorda comissão que o guloso Portas empochou…

    Porque é que Portas deveria receber uma comissão por algo que foi decidido por Guterres, que foram 3 e não 2 submarinos ?

    Gostar

  27. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    29 Setembro, 2009 15:31

    Cartas e cartadas

    Carlos Abreu Amorim, subitamente rendido aos misteriosos encantos de Passos Coelho e com a delicadeza de um elefante, escreve hoje uma carta aberta ao PSD – obviamente dirigida à liderança de Manuela Ferreira Leite. Contas por alto, deve ser a terceira carta aberta que escreve a líderes de partidos. A primeira terá sido a Paulo Portas, no CDS – e a segunda a Manuel Monteiro, esse tão saudoso presidente do “liberal” PND, perdido algures em campanha.

    Aqui: http://abcdoppm.blogs.sapo.pt/412704.html

    Muito bom.

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Setembro, 2009 15:35

    Caramelo:

    A MMG agarrou-se ao dvd…que o Sol tinha noticiado como existente e em que alguém dizia que havia um ministro português envolvido.

    Essa notícia, para mim, era e é a única susceptível de investigação jornalística, mas com muito, muito cuidado. O que aconteceu até que o tio do tal ministro falou e falou e confirmou e voltou a confirmar o tráfico inequívoco de influências a que ninguém ligou em particular.Os apaniguados só exigiram logo provas da corrupção e como não há que sejam evidentes e portanto pode nem existir corrupção imputável ao tal ministro, o assunto ficou logo resolvido: a MMG é uma má jornalista que não respeita o contraditório ( esta é de rir, ao saber-se que os visados nem quiseram ir ao programa) e que distorce e manipula a informação.
    Se fosse num outro país normal, não era o jornal da MMG que tinha agarrado no assunto, mas toda a imprensa que colocaria perguntas certeiras como alguns comentadores colocaram.
    Mas isso é um problema porque as perguntas levam a respostas e estas podem dar cabo do tacho e arruinar vidas construídas sobre o vazio do nepotismo. Portanto, o tal ministro está inocente mesmo que apareçam provas em contrário e que nunca serão suficientes. E quem duvida disto, está a acusá-lo de crimes e está a ser maledicente e nem merece crédito, porque quer fazer o jogo da “velha”. Este é o argumento tipo Piscoiso.

    Se bem se lembram, demorou uma semana ou duas até que o nome do tal ministro foi pronunciado. Primeiro, foi sussurado e depois abertamente colocado aqui, em comentários, por muitos que destas coisas têm a noção que tem do futebol: é dos nossos? Está inocente. Não é? O árbitro é um gatuno e a derrota é merecida.

    É assim, a discussão sobre isto, neste nível de blogs e em geral.

    Gostar

  29. Euroliberal's avatar
    Euroliberal permalink
    29 Setembro, 2009 15:36

    Para o ingénuo anónimo # 26

    Quem recebe a comissão é quem conclui o negócio, não quem o preparou… Além de que há compras que se fazem em períodos de vacas gordas que se desfazem (pelo menos devem) em período de vacas magras…

    E Portas recebeu ainda por ter rasgado o contrato já assinado para o Airbus militar de transporte e ter em vez deles comprado sucata americana, o Hercules 130-J… eles costumam pagar bem por este tipo de traições à Europa…Que grande puta a Miss Fardas…Que vá comprar godemichés XLLLLL à sexyshop da esquina…

    Gostar

  30. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    29 Setembro, 2009 15:39

    #25.
    Ó Pierre, se vc quer saber o que ando aqui a fazer, vai ter de pagar.
    Escutar o Presidente, não dá, porque ele não diz nada de nada.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Costa permalink
    29 Setembro, 2009 15:39

    A «JUSTIÇA» portuguesa no seu melhor.
    Para encostarem o CDS e o Dr.Paulo Portas à parede já começam as investigações aos eternos submarinos.

    Quando é que a «justiça» mostra tanta celeridade noutros casos emblemáticos?

    Quando o Zezito sair do poder como vai ser?

    OXALÁ QUE O CDS NUNCA FAÇA QUALQUER ACORDO COM O PS DE SÓCRATES!!!!

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Setembro, 2009 15:42

    A MMG fez um jornalismo impecável, neste aspecto. Mas as pessoas apaniguadas dos visados não querem saber nada disso, porque decidiram há muito que não pode haver qualquer sombra de corrupção num indivíduo que lhes faz tanto jeito. Nem sequer dão o benefício da dúvida a um módico de inteligência que porventura terão. Não. A jornalista ataca a nossa fonte de receita e de boa vida? Fogueira com ela.

    Depois aparecem a queimar em efígie simbólica da negação á existência política, o egípcio que queria queimar todos livros judaicos que encontrasse em Alexandria, mas não se dão conta que fazem o mesmo ao queimarem os media que não sintonizem exactamente pelos seus interesses.
    Queimam-nos, censurando-os ou não os deixando sequer aparecer ( livros do Caldeira e do Costa Pinto, por exemplo).

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Setembro, 2009 15:44

    Quem acredita na corrupção de Portas em relação aos submarinos tem de acreditar forçosamente na corrupção do tal ministro em relação ao Freeport.

    Porquê? Porque os pressupostos são idênticos.

    O melhor será o cepticismo em relação aos dois casos, até que surjam elementos suficientes de prova indiciária.

    É a minha posição de sempre em relação a este como a outros casos.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    29 Setembro, 2009 15:49

    Conjuntura
    Constâncio prevê «crescimento ligeiramente positivo» da economia em 2010.
    Para memória futura.

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 15:50

    #29 Euroliberal disse E Portas recebeu ainda por ter rasgado o contrato já assinado para o Airbus militar de transporte e ter em vez deles comprado sucata americana, o Hercules 130-J… eles costumam pagar bem por este tipo de traições à Europa…Que grande puta a Miss Fardas…Que vá comprar godemichés XLLLLL à sexyshop da esquina…

    Ingénuo é o senhor ! Ai Guterres decide e Portas é que recebe comissão? Cómico ! Você é que deveria perguntar como é que Guterres decide tal compra sem contraparidas que Portas negociou. Se calhar as contrapartidas eram outras, quem sabe como as que o PSOE recebeu quando construiu o primeiro TGV em Espanha, 10 ou 15% de comissão para o partido. Pela sua lógica então também foi alguém do ambiente do governo de Durão que andou a receber as comissões do Freeport decididas no tempo do Guterres. Hahahahaha !

    Quanto ao Airbus Militar, só pode estar a gozar, quanto ignorância ! Você vive aonde ? Em Marte ? Você sabe o que se passa com o Airbus A400M ? Não sabe ignorante, claro que não sabe, informe-se ! O projecto está falido antes mesmo de ter saído do chão, tornou-se uma catástrofe financeira e técnica, o avião não voa, todos os países estão a desistir dele com enormes prejuízos. Portas livrou-nos de uma catástrofe ao não embarcar em projectos de papel tão do agrado do socialismo europeu.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    a prima do picoiso permalink
    29 Setembro, 2009 16:04

    #30, todos sabem o que andas a fazer aqui, uma triste figura. Não é preciso pagar. Querias mais impostos para os teus amigos?.
    O mais engraçado é o que andas a fazer quando levantas o pesado assento da cadeira em que passas largas horas como netviciado. Há mais para além disso, mas prometi às tias que por agora nada digo.

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    anómino permalink
    29 Setembro, 2009 16:06

    Há gente com muita lata. Para uns é queimar até ficar em cinza. Para outros passa-se uma esponja. Ora vão se catar seus piolhosos.

    Gostar

  38. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    29 Setembro, 2009 16:06

    “E Portas recebeu ainda por ter rasgado o contrato já assinado para o Airbus militar de transporte e ter em vez deles comprado sucata americana, o Hercules 130-J… eles costumam pagar bem por este tipo de traições à Europa…”

    Só um pateta ignorante como Eurofanático pode dizer uma coisa dessas. Se Portas tivesse posto o dinheiro num projecto quem nem levantou voo o que não diriam. Optou pelos C-130 modernizados que já há dezenas de anos prestam bons serviços á FAP. A RAF tem alugado C-17 Americanos.

    Só em 2017 se tudo correr bem e é bem provável que não o A400M terá a capacidade contratada. Já que tem vários problemas de desenho e pesa demais, logo transportará muito menos carga do que o previsto.

    Gostar

  39. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    29 Setembro, 2009 16:08

    De qualquer modo, parece mais correcto deixar a guarda pretoriana insultar, do que censurar meus comentários.
    As coisas ficam mais transparentes.

    Gostar

  40. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    29 Setembro, 2009 16:10

    Anónimo #35

    Chapeau para o seu comentário.

    O Euroliberal devia meter a viola no saco e dedicar-se a outas artes. O Piscoiso também.

    Gostar

  41. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    29 Setembro, 2009 16:11

    Noticias mais recentes sobre o Projecto. Se não fizer o primeiro vôo em Dezembro é bem possível que seja cancelado.

    http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=conewsstory&tkr=BA:US&sid=aM.h7daOYOgI

    Gostar

  42. visto de fora's avatar
    visto de fora permalink
    29 Setembro, 2009 16:12

    Meu caro LUCKLUCKY, vc é mesmo ressabiado,

    1: Não eu não entendo nem percebo tanto de tanta coisa e muito pouco de um Estado como vc o entende e aceita e felicita!

    2: Santa ingnorância/ingenuidade que acha que uns submarinozinhos vão fazer a diferença ou atormentar quem coloque em causa as águas portuguesas !!! Vc deve ter posters dos ditos submarinos nas paredes do hall para sorrir sempre que entra no seu lar/doce/lar!!

    3: Um Estado não é para fazer hospitais ???entendi bem ??? Não, lamento mas felizmente não me revejo na sua visão militarista de governo.

    Gostar

  43. General's avatar
    General permalink
    29 Setembro, 2009 16:13

    A minha posição na hierarquia obriga-me a um ruidoso silêncio , enfim ossos do ofício .

    Gostar

  44. visto de fora's avatar
    visto de fora permalink
    29 Setembro, 2009 16:14

    O problema é esta malta ter jogado demais ao RISCO quando era jovem !!!

    Gostar

  45. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    29 Setembro, 2009 16:14

    #40.
    Este anda à procura de inanes unanimidades.
    Em democracia não consegue.

    Gostar

  46. Lionheart's avatar
    Lionheart permalink
    29 Setembro, 2009 16:20

    É evidente que isto é uma questão de “put up, or shut up”. Até quando se vai ouvir falar em submarinos? Até quando for conveniente? De vez em quando fazem-se buscas e volta a questão à ordem do dia por razões políticas. Isto num Estado que anda a engonhar com o caso Freeport, onde o MP tudo fez para abafar o caso. Em relação ao Portas e ao CDS, em quem votei, só tenho a dizer o seguinte: PROVE-SE que ouve corrupção. Só o facto de antes das eleições não se falar nisto, porque era útil ao PS que o CDS “roubasse” votos ao PSD, e agora começarem estas movimentações para meter o CDS na ordem, mostra como a “justiça” se move por interesses partidários, nomeadamente do Estado-PS. A haver suspeitas devia-se actuar independetemente da agenda política, e para todos os partidos. Uma vez que não é assim, só se pode concluir que a justiça portuguesa É PODRE. PROVEM ou vão bardamerda!!

    Gostar

  47. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    29 Setembro, 2009 16:21

    #45

    Continuo defendendo a decência e combatendo a falta dela.

    Mas, tem razão: não há unanimidade nesta “quest”. Vc é a prova provada disso.

    Gostar

  48. General's avatar
    General permalink
    29 Setembro, 2009 16:22

    Eu diria antes ” stay put “

    Gostar

  49. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    29 Setembro, 2009 16:23

    Parece que a caserna entrou a toque de caixa nos comentários, em defesa da hierarquia que lhe comprou os brinquedos.
    Se pôs dinheiro ao bolso, não é menos do que os outros, né?
    Destroçar!

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Setembro, 2009 16:36

    Se a generalidade das pessoas fosse mais bem informada ( ou melhor, se quiserem), os jornais que publicam estas coisas merdosas, não tinham saída.

    Assim, pega-se numa notícia apanhada em violação flagrante de segredo de justiça, como é um acto de busca d chimpa-se com ela no jornal.

    A notícia, com o facto agarrado é simples: as autoridades judiciárias fizeram uma busca num determinado local para recolherem indícios de prática de ilícitos criminais.

    Nada mais do que isto e escreve-se numa frase.
    No entanto, esta frase, estica-se por vários parágrafos, com fotos rançosas às vezes e composições de página em que entram palpites jornalísticos tipo João Marcelino.

    A essência da notícia muda para uma outra dimensão, a das suspeitas avulsas que não se autorizam com os factos conhecidos mas são extrapoladas. Nessa extrapolação reside a aldrabice do jornalismo caseiro.

    Foi assim no Freeport, no Furacão e continua a ser assim nos submarinos.

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    1-2-3 permalink
    29 Setembro, 2009 16:40

    “26.Anónimo disse
    29 Setembro, 2009 às 3:21 pm
    sobretudo a gorda comissão que o guloso Portas empochou…

    Porque é que Portas deveria receber uma comissão por algo que foi decidido por Guterres, que foram 3 e não 2 submarinos ?”

    Alguma alma caridosa pode contar aqui a história dos submarinos? Tenho ideia que foram decididos a compra de 3 ou 4 submarinos por Guterres e renegociados por Paulo Portas para 2 submarinos, mas não encontro nada.
    Obrigado.

    Gostar

  52. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    29 Setembro, 2009 16:43

    Eu acho que os casos não são comparáveis.
    Se Manuela Moura Guedes insistiu no Freeport, por alguma razão foi.

    Gostar

  53. Euroliberal's avatar
    Euroliberal permalink
    29 Setembro, 2009 16:44

    Lucklucky, o cóboi sem cavalo…homem, peça ao Portas para se montar também nos submarinos… #35

    Pelos vistos o projecto Airbus 400M não está falido. Apenas tem atrasos devido à crise financeira, tendo já biliões de encomendas garantidas das 7 principais potências europeias. Vai ser um avião muito avançado que vai estabelecer novos standards. E Portugal podia esperar… os Hércules velhinhos vão dando conta do recado desde que não se pense em cruzadas serôdias…já nos bastou Alkácer-Kibir.. E depois num formato inferior já temos os novos Casa que chegam para as nossas necessidades…além de que podem-se sempre alugar baratíssimos Antonov 124 de grande capacidade… Só que estes não pagam comissões…uma chatice…

    E foi mesmo a Miss Fardas que fechou as negociações e concluiu o contrato dos fálicos e inúteis submarinos (parece que também se encomendaram bidões de vaselina…) antes de ser demitida após perder as eleições. Claro que a pressa não se justificava pelo interesse nacional (dois submarinos de um bilião para brincar nas manobras anuais da NATO ? Está tudo doido ?) mas pelo interesse em empochar as gordas comissões…

    Gostar

  54. Desconhecida's avatar
    Carlos Duarte permalink
    29 Setembro, 2009 16:44

    Agora quem está baralhado sou eu… Mas não são 3 submarinos?

    Do ponto de vista militar, os submarinos só têm lógica quando são 3 ou mais, para assegurar o mínimo de um em serviço, um em reserva e um (se necessário) em manutenção.

    Como estamos agora, com um submarino, é que não tem lógica nem senso nenhum.

    Gostar

  55. JB's avatar
    29 Setembro, 2009 16:49

    Submarinos e Carros de Combate da época do conflito Leste-Oeste,
    com os CC de lagartas a postos para travar a invasão do centro da Europa pelas forças do Pacto de Varsóvia,
    são do que mais necessita aqui o rectângulo.
    Em vez de uma boa frota militar de superfície para vigilância do triângulo Continente-Madeira-Açores, e participação com os aliados,
    dois brinquedos para uma pequena elite da Armada. Que se vai ver aflita para os sustentar.
    O ainda MDN, também conseguiu desenterrar 40 CC da Holanda. Excedentários, da Holanda e da guerra-fria, vão apodrecer no campo militar de Sta Margarida. Bom para o ego dos oficiais de cavalaria. Enquanto tiverem dinheiro para combustível e manutenção.
    Neste caso, 80 milhões de euros. Para a sucata.
    Portanto, nas duas últimas legislaturas, dois excelentes MDN: dois ministros Zero.
    Vejam o Programa do XVII Governo Constitucional para a mili (PS: 120 páginas) e depois concluam.
    Nada a fazer

    Gostar

  56. rb's avatar
    29 Setembro, 2009 16:51

    O que é que a Helena Matos quer insinuar com o afinal sei o que fizeste no Verão passado? Que Sócrates está por detrás das buscas da PJ hoje noticiadas, é isso?

    Gostar

  57. Erektus's avatar
    Erektus permalink
    29 Setembro, 2009 16:52

    Pressão, opressão e repressão são formas de intimidação, formas de governabilidade, sustentada por “tentáculos” asfixiantes que, desviando as atenções para as laterais, promove a ignorância ocultando a realidadenacional, de olhos néscios que teimam em ser cegos.

    Gostar

  58. rb's avatar
    29 Setembro, 2009 16:54

    É certo que nem deixaram o coitado do Portas festejar a “vitória”, mas imaginem a mossa que isto não faria se a PJ tivesse actuado a semana passada …

    Gostar

  59. oraporra's avatar
    oraporra permalink
    29 Setembro, 2009 16:56

    Aqueles que há pouco atacavam o socrates são aqueles que agora estão a defender o pulinho das feira.

    Gostar

  60. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    29 Setembro, 2009 16:57

    Diria mesmo, quantos mais submarinos melhor.
    Vamos supor que o que está na manutenção não consegue ser reparado por não haver peças de substituição. Vai ficar por ali, para se utilizarem as suas peças no submarino que entrar na manutenção. Neste caso, só fica um operacional, sendo um enorme risco não ter um de reserva.
    Meia dúzia de submarinos nem era demais.
    Portas até foi poupado.

    Gostar

  61. josé serra's avatar
    josé serra permalink
    29 Setembro, 2009 16:57

    «Sei o que fizeste no verão passado» soa, assim, não só a uma provocação crítica, mas a uma ameaça. do género: «aquilo não é um telejornal, aquilo é uam caça ao homem travestida de jornalismo»…

    Gostar

  62. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    29 Setembro, 2009 17:00

    Carlos Duarte,

    De facto tem andado distraído sobre este tema:

    1 – Com Guterres I ao leme (ou à bolina…) começaram por ser cinco, acabando em Guterres II por ficar em três.

    2 – A “tanga” resultante do festim Guterrista – o novo “ouro do Brasil” que representou a brutal descida dos juros, decorrente do processo de adesão ao euro iniciado com Cavaco – levou a que MFL nas Finanças impusesse que os três passasem a dois que foram efectivamente contratados.

    3 – Ao que li há dias, o segundo submarino só será entregue em 2011, após as provas de mar.

    Gostar

  63. rb's avatar
    29 Setembro, 2009 17:00

    O caso dos submarinos é um bocadinho diferente do do Freeport porque parece que houve para lá uma série de depósitos de 12.000€ (valor limite para não poder ser suspeito de branqueamento de capitais) na conta do CDS por um tal Jacinto Capelo Rego. Isto, se a memória não me trai. Por falar em memória, além dos submarinos, que é feito doutras investigações ao partido popular relacionadas com Casinos, portucale, fotocópias, etc.
    Outra questão, porque será que o fabuloso jornalismo de investigação da TVI da MMG nunca se interessou por estes casos?
    Mais perplexidades: tanto barulho com a saída do Moniz da TVI e ele agora vai voltar outra vez.

    Gostar

  64. Observatório da Rataria's avatar
    Observatório da Rataria permalink
    29 Setembro, 2009 17:01

    Este ataque ao Portas dois dias depois do resultado que obteve nas Legislativas revela o escandaloso controlo pelo PS do organismo que o pratica.Politização total da Justiça numa clara operação de chantagem.Pode contudo ter exactamente o efeito inverso do procurado.O visado pode reagir muito negativamente e lá se vai a última muleta possível do Zézito.Por outro lado, quando Socialistas e aliados internos no PSD tudo fazem para meter MFL no fundo é reconfortante constatar estar à frente do PSD uma mulher que nenhum submarino consegue meter no fundo.O maior bem que o PSD pode ter neste momento.

    Gostar

  65. piscoiso's avatar
    piscoiso permalink
    29 Setembro, 2009 17:04

    3 – Ao que li há dias, o segundo submarino só será entregue em 2011, após as provas de mar.

    E o Portas já recebeu o dinheiro deste?

    Gostar

  66. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 17:06

    Marinha pediu à NATO para apoiar submarinos
    DN 21-04-2004
    A NATO considerou um desperdício o investimento de centenas de milhões de euros na compra de submarinos novos para a Armada portuguesa, revelaram ao DN fontes aliadas.
    A posição da NATO acompanhou a recusa, em Novembro passado, de um pedido da Marinha portuguesa para que a organização aliada apoiasse e justificasse a existência daquele programa – que é assinado hoje e vai custar apenas 770 milhões de euros – com as suas necessidades operacionais, adiantaram as fontes.
    “Portugal tem pouco dinheiro e o pouco que tem será desperdiçado na compra de submarinos, tendo–nos pedido que justificásemos tal opção. Não o faremos”, escreveu a NATO num dos documentos classificados acerca dessa matéria e citado pelas fontes.
    A Marinha, de acordo com as fontes, pretendia obter – de uma forma que, no mínimo, deve ter suscitado grande perplexidade numa organização com a cultura, responsabilidades e procedimentos da NATO – apoio para ultrapassar as reservas da opinião pública, fortemente atingida pela necessária política de austeridade do Governo PSD/PP.
    contexto geoestratégico. Nesse sentido, a Aliança aconselhou Portugal a reorientar os milhões dos submarinos para outros equipamentos e sistemas de armas ligados a outras capacidades navais – que vão desde a projecção de forças (necessárias às operações de paz, por exemplo) ao controlo do mar em águas oceânicas e costeiras ou à fiscalização

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    anómino permalink
    29 Setembro, 2009 17:06

    Marinha pediu à NATO para apoiar submarinos
    DN 21-04-2004
    A NATO considerou um desperdício o investimento de centenas de milhões de euros na compra de submarinos novos para a Armada portuguesa, revelaram ao DN fontes aliadas.
    A posição da NATO acompanhou a recusa, em Novembro passado, de um pedido da Marinha portuguesa para que a organização aliada apoiasse e justificasse a existência daquele programa – que é assinado hoje e vai custar apenas 770 milhões de euros – com as suas necessidades operacionais, adiantaram as fontes.
    “Portugal tem pouco dinheiro e o pouco que tem será desperdiçado na compra de submarinos, tendo–nos pedido que justificásemos tal opção. Não o faremos”, escreveu a NATO num dos documentos classificados acerca dessa matéria e citado pelas fontes.
    A Marinha, de acordo com as fontes, pretendia obter – de uma forma que, no mínimo, deve ter suscitado grande perplexidade numa organização com a cultura, responsabilidades e procedimentos da NATO – apoio para ultrapassar as reservas da opinião pública, fortemente atingida pela necessária política de austeridade do Governo PSD/PP.
    contexto geoestratégico. Nesse sentido, a Aliança aconselhou Portugal a reorientar os milhões dos submarinos para outros equipamentos e sistemas de armas ligados a outras capacidades navais – que vão desde a projecção de forças (necessárias às operações de paz, por exemplo) ao controlo do mar em águas oceânicas e costeiras ou à fiscalização

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    JOÃO ANTUNES permalink
    29 Setembro, 2009 17:13

    O Paulo Pedroso não quer alianças com o CDS?

    Por que será?

    Gostar

  69. anómino's avatar
    anómino permalink
    29 Setembro, 2009 17:13

    Há dois anos escrevi isto em alguns blogs.

    Em 2004 quando sua Ex.ª o Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Portas, assinou um contrato para aquisição de submarinos no valor de 770 milhões de Euros, que se passou? Nessa altura a NATO considerou um desperdício o investimento de centenas de milhões de euros na compra de submarinos novos para a Armada portuguesa,
    A NATO recusou, em Novembro 2004, um pedido da Marinha portuguesa para que esta organização aliada apoiasse e justificasse a compra dos submarinos. Alguém é capaz de explicar as vantagens destes submarinos? Servirão para apagar incêndios nas nossas florestas? Concerteza que os almirantes e algumas dezenas de marujos que serão os tripulantes destes navios têm os seus argumentos. Compram-se submarinos para não mandar para o desemprego algum almirante e alguns escolinhas?
    Portugal tem pouco dinheiro e o pouco que tem, 770 milhões foram desperdiçados na compra de submarinos. Para quê? Para defender as Berlengas? Ou para José Sócrates mandar atacar as Malvinas – perdão – a Madeira do Sr. Cardoso Gonçalves (leia-se João Jardim).

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 17:14

    #65

    Ainda não. Ficaram sem verbas depois de terem pago ao Socas as comissões (in)devidas pelo Freeport, Cova da Beira, Magalhães, assim como os adiantamentos pelo TGV, 3ª Autoestrada Lisboa-Porto, 3ªs pontes sobre o Tejo, novo Aeroporto.

    Ha! É verdade! Os casos não são comparáveis. Num deles está um tipo do PS e no outro do CDS. O do PS, por ser quem é e por ser do PS, tem imunidade divina e é tudo uma cabala.

    Gostar

  71. Lionheart's avatar
    Lionheart permalink
    29 Setembro, 2009 17:18

    Ó anónimo das 5.06 pm, se o Portas tivesse feito o que queria a NATO, você dizia que ele se tinha vendido aos americanos. É lamentável que se utilize as Forças Armadas como arma de arremesso político. Que se questione o reequipamento porque determinado político foi Ministro da Defesa. Ainda para mais estas questões são lançadas por gente anti-militarista e que se está sempre borrifando para a soberania de Portugal. Os políticos seguem quase sempre o parecer dos Chefes Militares e adequam as aquisições face à disponibilidade orçamental. Se depois há comissões, cabe ao MP investigar. Continuo à espera que se concretize se houve actos ilegais com a compra dos submarinos. Buscas não provam nada. Que se prove ou que se acabe com esta “novela”, porque até agora só se tem visto lama.

    Gostar

  72. Desconhecida's avatar
    Anti-Barrigas Grandes permalink
    29 Setembro, 2009 17:22

    O CAA anda a provocar o Pacheco Pereira.

    Quem é o CAA para provocar Pacheco Pereira que não se deixa comprar pelo politicamente correcto nem andou a fazer frtes aos socretinos que destruiram Portugal?

    Se o CAA for honesto ia hoje mesmo ao Largo do Rato increver-se.

    Fica militante socialista, mas pelo menos fazia alguma coisa honesta.

    Gostar

  73. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    29 Setembro, 2009 17:23

    Medina Carreira já demonstrou, em definitivo, que o problema de Portugal é económico. Porém, como a Economia é uma disciplina supostamente dominada por quase toda a gente e, especialmente, pelo Pinócrates e compagnons de route, esta é uma asserção que, sendo verdadeira, não produz (desgraçadamente) qualquer efeito positivo na política económica.

    Agora, julgo ser consensual, que a Justiça é parte integrante das chamadas Funções de Estado e que o «estado a que a Justiça chegou» é, to say the least, miserável. Ora, assim sendo, cabe ao Estado, e só a ele, resolver este cancro cada vez mais metastesiado. Porque não o faz? É esta a pergunta incómoda.

    A libertação de mais uma “notícia” com um timing “perfeito” não é senão mais que um outro exemplo da “gestão” dos processos do MP, pelo menos desde Cunha Rodrigues.

    Gostar

  74. baudolino's avatar
    baudolino permalink
    29 Setembro, 2009 17:30

    cara Helena, informe aí, por favor, o seu colega de blog, dito CAA, que o Pacheco Pereira esteve ontem num programa da Sic; poupa o desespero da busca ao CAA

    Gostar

  75. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    29 Setembro, 2009 17:31

    Eu, se fosse o Pinócrates, não gostaria muito da “notícia” dos submarinos…

    Ou não quererá o Pinócrates governar?

    Olha… é uma hipótese!

    Gostar

  76. x's avatar
    29 Setembro, 2009 17:32

    Ó 73
    Desculpe lá mas vc é um derrotista e não confia na governação das esquerdas.Nada de alarmismos homem!O Sócrates vai nacionalizar mais umas centenas de milhar de africanos , que segundo a propaganda oficial, que ninguém desmente, são uma “riqueza” os “défices” desaparecem por milagre…
    E tanto é assim que Lisboa , a capital de Portugal tem um candidato mulato, o homem a quem devemos tanta riqueza e animação que aliás o jornalismo “amigo” se encarrega de CENSURAR para não alarmar ainda mais pessimistas como vc…
    África é o nosso destino, o homem novo e mulato o objectivo.
    Sabem ou não governar-se?

    Gostar

  77. x's avatar
    29 Setembro, 2009 17:36

    O mulato Costa tem grandes amigos na SIC.Está sempre a aparecer… o Santana coitado é um perigoso extremista… se calhar simpatizante do PNR…
    Será que o “Zé” que fazia falta já apresentou queixa?

    Gostar

  78. Levy's avatar
    29 Setembro, 2009 17:37

    À mesma hora que o CAA lambia as botas ao Santos Silva na RTP1, o Pacheco Pereira debatia com o Pedro Silva Pereira na SIC Notícias. É natural por isso que o CAA não saiba onde anda JPP.

    Gostar

  79. x's avatar
    29 Setembro, 2009 17:40

    O CAA lambeu as botas e notou-se muito bem que até outras coisas lambia…acho piada é o PSD não expulsar merdas destas que estão ao serviço do radicalismo de esquerda…

    Gostar

  80. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    29 Setembro, 2009 17:40

    Adenda ao post #73:

    Para que não fiquem dúvidas, e a bem da verdade, onde escrevi «pelo menos desde Cunha Rodrigues», deveria ter escrito “pelo menos desde Cunha Rodrigues, inclusive”.

    Gostar

  81. Desconhecida's avatar
    Amomino permalink
    29 Setembro, 2009 17:41

    E um supositoriozinho em forma de submarino pelo cuzinho do Piscoiso acima?
    Dêem lá uma guloseima ao homem, a ver se ele se cala!

    Gostar

  82. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    29 Setembro, 2009 17:47

    #81,

    Essa é uma solução demasiado sofistificada. Um mata-moscas é mais simples.

    Gostar

  83. rb's avatar
    29 Setembro, 2009 17:47

    Hoje vi uma notícia desse debate do Silva Pereira com o Pacheco Pereira no jornal das 14h na SICN e fiquei mais descansado. Pensei que tivesse emigrado.

    Gostar

  84. x's avatar
    29 Setembro, 2009 17:47

    O Sampaio e Guterres é que aprovaram os submarinos.E muito bem.Os submarinos foram amplamente justificados como um contributo valioso nas propostas de forças da aliança.E eu diria como um relevante contributo para a independência nacional que tanto internacionalistas traidor quer delapidar…

    Gostar

  85. x's avatar
    29 Setembro, 2009 17:49

    Em ves de submarinis preferem africanos em bairros sociais… com SOBAS a governá-los…

    Gostar

  86. x's avatar
    29 Setembro, 2009 17:55

    A corrupção freeport/submarinos, a haver não é comparável
    É que nos submarinos o que deve estar em causa é a % que o representante saca quer intervenha ou não no negócio que pode dividir como muito bem lhe aprouver.
    No construção de centros comerciais desconheço a existência de “representantes” de fabricantes pelo que se houve dinheiros que vieram o assunto é mais grave…

    Gostar

  87. x's avatar
    29 Setembro, 2009 17:58

    Agora que a “justiça” feminina de “esquerda” foi pouco diligente no freeport…

    Gostar

  88. Desconhecida's avatar
    Red_Carpet permalink
    29 Setembro, 2009 18:00

    Isto anda tão fraquinho, só não falta chorar.

    Logo vão chorar mais, quando ouvirem o homem que tem um qintal de alfarroba

    Gostar

  89. Visto de fora's avatar
    Visto de fora permalink
    29 Setembro, 2009 18:02

    Qualquer semelhança com propaganda da e(X)trema direita é pura coincidência !

    Gostar

  90. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 18:20

    Lá aparecem a levantar todas as suspeitas para o mesmo lado.

    Gostar

  91. JB's avatar
    29 Setembro, 2009 18:23

    20010: CHEGADA DO 1ª NOVO SUBMARINO À Base do Alfeite.
    Special gests: Sexa o PR
    Sexa o PM
    Sexa o MDN que tivermos.
    os CEM que temos.
    O deputado e antigo MDN, Paulo Portas.
    O contribuinte, senhor Jacinto Capelo Rego.
    Madrinha: uma senhora do bloco central: A senhora do PM?

    Gostar

  92. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 18:24

    Eu suspeito que o processo é autonomo
    A justiça é que investiga quem quer quando quer para ter as pessoas todas na mão que possam ir para o poder.
    Era bom pensarem que se calhar a justiça por cá pode estar italianizada.

    Gostar

  93. x's avatar
    29 Setembro, 2009 18:26

    Não percebo é porque ainda não veio mais um processozinho contra o Santana Lopes…com tanta rapaziada e mulherio amigo na “justiça” caramba… andam distraidos ou ainda estão à espera de recompensas?

    Gostar

  94. Desconhecida's avatar
    Amomino permalink
    29 Setembro, 2009 18:27

    Pergunte ao cagasentensas. Ele é que sabe dessas coisas.

    Gostar

  95. x's avatar
    29 Setembro, 2009 18:29

    Em espanha a direita também tem 3x mais “processos” que a esquerda…

    Gostar

  96. x's avatar
    29 Setembro, 2009 18:31

    Pena é cá não terem valas para abrir… porra que o Salazar era um merdas!

    Gostar

  97. x's avatar
    29 Setembro, 2009 18:33

    Mas os retornados e ex-colonialistas vão ser chateados.Vão ser governados pelo mulato António Costa que os ajudou a colocar cá com uma mão à frente e outra atrás…e logo na capital do IMPÉRO!É para baixarem os cornos…

    Gostar

  98. Desconhecida's avatar
    cobarde anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 18:35

    Este euroliberal da merda acordou. Já andou noutros lados a meter nojo. Agora desembarcou aqui. Pede ao Obama que te enrrabe, seu porcalhão.

    Este energúmeno pôe em causa que um país com a segunda maior fronteira marítima da Europa, tenha capacidade militar naval para controlar o que se passa e o que passa nas suas águas. Deve ser um grunho.

    Gostar

  99. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    29 Setembro, 2009 18:36

    #30 Piscoiso

    “Ó Pierre, se vc quer saber o que ando aqui a fazer, vai ter de pagar.
    Escutar o Presidente, não dá, porque ele não diz nada de nada.”

    Muito bem, diga lá o preço, pode ser que eu esteja disposto a pagar.

    Gostar

  100. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 18:38

    O X nem sabe onde fica a India

    Gostar

  101. ovigia's avatar
    ovigia permalink
    29 Setembro, 2009 18:48

    boas,

    Isto é só coincidências!!!!

    basta aceder à central de propaganda do governo PS, que tem tentáculos bem grandes, RTP, Lusa, rádios estatais, grupo controlinveste (TSF, DN, JN) e claro ver como alguns jornalistas seguem a campanha como por exemplo aquelas duas aves raras da sic, anabela neves e raquel alexandra para se perceber as coincidências….

    As coincidências espantosas com timings perfeitos de só dois dias após as eleições é que saem notícias como o descalabro da Dívida Pública e mais um processo da UE por Défice EXCESSIVO, e ainda mais uma vez por coincidência por certo, as buscas a escritórios de advogados relacionados com o caso dos submarinos logo no dia em que o PR vai falar e tb por coincidência após as eleições já terem ocorrido fazendo com que Paulo Portas não tivesse de falar sobre o caso, protegendo-o assim por forma a ajudar ao descalabro do PSD.

    talvez na dimensão, no universo paralelo Sócrates isto sejam coincidências, mas neste onde vivo são estratégias traçadas ao milimetro com a cumplicidade hipócrita e cinica de grande parte dos media subservientes e facciosos deste país.

    rjnunes

    Gostar

  102. Gonçalo Marques's avatar
    29 Setembro, 2009 18:50

    Os “apparatchiks” a amanuenses socretinos rejubilam e exultam pelo facto de terem conservado o seu emprego …

    Cautela, ó insensatos!

    O deslumbre do poder dura pouco e quando tal a corrida ao centro de emprego vai recomeçar …

    Gostar

  103. Romão's avatar
    Romão permalink
    29 Setembro, 2009 18:52

    O nível de discussão “política” em Portugal está à altura dos Donos da Bola (ai, porque o meu clube nunca foi tão beneficiado como o teu e o árbitro pende sempre para o teu lado e o simples facto de o meu clube existir e ser ontologicamente superior a qualquer outro – e parece impossível que só os do meu clube o notem e apregoem – devia dispensar-me para sempre de ter de pensar antes de falar).

    Surpreende-me continuamente não estarmos já em África.

    Gostar

  104. x's avatar
    29 Setembro, 2009 18:53

    53.Euroliberal disse
    29 Setembro, 2009 às 4:44 pm

    Os submarinos são essenciais para derrubar os navios piratas iranianos que armam o hizbullah!

    Gostar

  105. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    29 Setembro, 2009 18:57

    2: Santa ingnorância/ingenuidade que acha que uns submarinozinhos vão fazer a diferença ou atormentar quem coloque em causa as águas portuguesas !!! Vc deve ter posters dos ditos submarinos nas paredes do hall para sorrir sempre que entra no seu lar/doce/lar!!

    Se você acha que Portugal deve ter Forças Armadas então deve ter submarinos. Somos um País que tem Mar e só um Pais como vizinho. Por isso só existem duas Alternativas para fazer comércio.

    “3: Um Estado não é para fazer hospitais ???entendi bem ??? Não, lamento mas felizmente não me revejo na sua visão militarista de governo.”

    Entendeu bem. Hospitais feitos pelo Estado são corrupção legal. Por causa do seu Tipo de Estado dominar e ser corrupto é que que não se abrem mais cursos para médicos. Por isso é que os tempos de espera são enormes, os custos são altos e nem para os entendidos verdadeiramente conhecidos. Disto resulta mortes não contabilizadas. Mas como os Jornalistas são de Esquerda isto não faz notícia.

    “Em 2004 quando sua Ex.ª o Ministro de Estado e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Portas, assinou um contrato para aquisição de submarinos no valor de 770 milhões de Euros, que se passou? Nessa altura a NATO considerou um desperdício o investimento de centenas de milhões de euros na compra de submarinos novos para a Armada portuguesa,
    A NATO recusou, em Novembro 2004, um pedido da Marinha portuguesa para que esta organização aliada apoiasse e justificasse a compra dos submarinos. Alguém é capaz de explicar as vantagens destes submarinos? Servirão para apagar incêndios nas nossas florestas? Concerteza que os almirantes e algumas dezenas de marujos que serão os tripulantes destes navios têm os seus argumentos. Compram-se submarinos para não mandar para o desemprego algum almirante e alguns escolinhas?
    Portugal tem pouco dinheiro e o pouco que tem, 770 milhões foram desperdiçados na compra de submarinos. Para quê? Para defender as Berlengas? Ou para José Sócrates mandar atacar as Malvinas – perdão – a Madeira do Sr. Cardoso Gonçalves (leia-se João Jardim).”

    As Forças Armadas existem para casos de Guerra. O Futuro é desconhecido.

    E como podem perceber quando nem as prioridades têm correctas. Portugal está primeiro que a NATO. Em algumas coisas concordamos noutras não. Vá á NATO perguntar o que pensa dos submarinos nucleares franceses ou das armas de muito países. A NATO quer o que lhe dá jeito e dá muito Portugal não ter submarinos, é mais controlável especialmente o mar Português. E não só a NATO.

    Submarinos são a arma essencial de qualquer Marinha, muito mais perigosos do que fragatas. A sua capacidade de se moverem sem ser detectados para conseguir informações e ou em caso de guerra atacar não têm comparação.
    Portugal pode mandar um Submarino para o meio do Oceano e ninguém sabe onde ele foi. Manda uma Fragata e todos sabem onde está. Simples. Em vez de 5 Fragatas e 2 Submarinos deveríamos ter 5 Submarinos e 2 Fragatas.

    Gostar

  106. x's avatar
    29 Setembro, 2009 18:57

    O 133

    “Surpreende-me continuamente não estarmos já em África.#
    Anda distraído ou quê?O António Costa já cumpriu essa promessa!Estamos mesmo em África!1000000 não lhe chega?Porra…

    Gostar

  107. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 19:08

    A opção pelo submarino alemão está bem explicada no link em baixo, foi devido à apresentação dos alemães (o maior estaleiro do país) numa 2ªfase do concurso de uma versão mais moderna, com características da classe 214, os melhores submarinos deste tipo actualmente. A polémica na altura foi devido a essa alteração da proposta alemã a meio do concurso. Mas parece que foi uma boa decisão.

    O U-209PN, o U-214 e o contrato de fornecimento à Marinha Portuguesa
    http://www.areamilitar.net/Analise/analise.aspx?NrMateria=15

    Obviamente não faço ideia se houve negociatas pelo meio, ninguém sabe pelos vistos, mas é bastante surreal aparecer este assunto 2 dias depois das eleições, que raio de agenda há por detrás disto ? Não é a de um país saudável certamente.

    O argumento dos submarinos serem desnecessários também é giro, mas morre pela raiz porque Guterres queria três em vez de dois. É notável como continuam a relacionar Portas a essa decisão, diz muito sobre o nível de certa gente.

    Relativamente ao Airbus A400M, o projecto está 3 anos atrasado, a Airbus já gastou o dinheiro todo que recebeu das encomendas precisando de novas verbas e o avião ainda nem fez o primeiro voo. Fará talvez no fim do ano, mas isso ainda se está para ver. Já houve muitas vozes a defender simplesmente o fim do projecto, que só não aconteceu devido às fortunas gastas nele. Perdido por 100, perdido por 1000. A situação actual é simples: caro, muito caro, atrasado e abaixo das especificações previstas.

    FTD report prompted the chief of the German Air Force to say, “That is a disastrous development,” and could delay deliveries to the Luftwaffe until 2014

    Gostar

  108. Euroliberal's avatar
    Euroliberal permalink
    29 Setembro, 2009 19:12

    X (mais um tolo) # 104

    Se nem os nazi-sionistas são capazes de impedir o abastecimento do Hezbolah (Allah u Akbar), acho que dois miseráveis submarinos (que servem sobretudo de salpicão anti-hemorróidas à Miss Fardas y sus muchachas) o consegiriam ? Não seja tolo…

    Lembre-se que os capacetes azuis da UNIFIL estão no Líbano para protegerem (mal) os nazi-sionistas depois do coçóide memorável que mamaram em 2006 às mãos dos leões do heróico Hezbolah…

    Em 33 dias “o quarto exército do mundo”, actuando na sua máxima força, não conseguiu conquistar uma só das aldeias fronteiriças nem desalojar os 3.000 leões do Hezbolah que lhes inflingiram mais de 130 baixas, lhes destruiram 5O Merkavas (“o melhor tanque do mundo”, eh, eh, eh…) vários helis, a melhor fragata da marinha e os bombardearam initerruptamente, obrigando o Norte de israel a ir para os abrigos… Agora, o Hezbolah está muito mais forte, tem misseis para arrasar até 200km da fronteira e armas anti-aéreas de último modelo… Da próxima, as amélias das SS Tsahal vão ser mais castigadas…

    Gostar

  109. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 19:18

    Gostava de entender é o que é que a pj espera quando faz buscas a escritorios e anda à papelada?!
    A mim parece-me uma autentica devassa andarem a procurar uma coisa e ficarem a saber de outros tantos negócios e assuntos..Não me parece coisa de bem

    Gostar

  110. o santo's avatar
    o santo permalink
    29 Setembro, 2009 19:22

    Lá vou eu ter que lançar mais gasolina na fogueira…
    há uns anitos, houve quem tivesse falado, no auge da caça às bruxas do processo Casa Pia, que Paulo Portas era a Catherine Deneuve. O curioso é que o ataque tinha partido de dentro do PS, como na altura presenciei.
    Outra curiosidade é que, como todos os mais velhos na RTP sabem, a CD teve uma paixoneta por um PCA da RTP.
    Óbvio que quem acabou chamuscado e teve que ir à PJ, foi o dito PCA da RTP.
    O PS tem esse problema, atira para tudo que é lado e depois f*dem-se a eles mesmos.
    Como é do conhecimento geral PP saiu ileso dessa tentativa de assassínio político.
    Quanto ao senhor PCA da RTP, ficou sempre uma ou outra coisinha no ar…

    Estou já a ver alguns meninos do Largo do Rato a irem para a praia para verem submarinos a passar, enquanto o PP soma e segue.

    Estas coisas só têm a ver com uma coisa – inveja.
    Façam o favor de se lembrarem dos casos da troca dos Boeing pelos Airbus, das fragatas Meko, da merda dos A7 corsair, das mil e uma utilidades fantásticas da base aérea de Beja e das últimas fragatas que comprámos há uns meses.
    Lembram-se, também, do dinheiro do fundo de reserva da guerra do ultramar que desapareceu, misteriosamente, e que ficou em segredo entre o Soares e o Frank Carlucci? Pois é, eram milhões que ninguém, ainda hoje, quer investigar.

    Gostar

  111. x's avatar
    29 Setembro, 2009 19:26

    euroliberal
    Nunca falha!
    É bom de ver como exércitos são “bons” nuns locais e maus noutros…

    Gostar

  112. anonimo's avatar
    29 Setembro, 2009 19:28

    Portugal é o país da Europa com maior área de marítima, zona a proteger.
    Nas águas internacionais, ao longo das águas territoriais, “desfilam” um dos maiores e diversificado tráfego marítimos do mundo.

    A Marinha Portuguesa tinha 3 caquétíssimos submarinos para patrulhar a nossa costa.
    Era imperioso comprar submarinos.
    A aquisição era (é) limitadíssima. Houve grande discussão pública sobre o assunto.
    O governo de Guterres tb esteve envolvido.

    A opção foi por 3 submarinos de fabrico alemão em leasing.
    Pareceu-me bem.

    Ouvi dizer que PP teria trazido do ministério da Defesa todos os documentos fotocopiados para que não existissem dúvidas sobre a compra dos submarinos.

    Passam-se 4 anos e JS não manda a tropa de choque do MP % Cª & tal avançar sobre PPortas (até para contrabalançar os processos fripó e os outros) e “escolhe” justamente dois dias depois das eleições para o fazer, após PP ter ganho as eleições?????!!

    Estes tipos são MUITO perigosos. Muito perigosos.

    Isto só lá vai à porrada. Cheira-me!

    Gostar

  113. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 19:28

    E o 110 acha que os juizes e tal que investigam sao de que partido? Vai ver são do BE, ou do psd ou do pcp e é tudo a vingar-se? lolol

    Isto deitam sempre a culpa para o partido do governo!

    Gostar

  114. x's avatar
    29 Setembro, 2009 19:32

    Quem se deixa colonizar é assim.Foder os indígenas a facilitar a vida aos “irmaãos” verdadeiros…
    Basta ir ver o Martim Moniz para ilustrar…

    Gostar

  115. Observatório da Rataria's avatar
    Observatório da Rataria permalink
    29 Setembro, 2009 19:37

    No escritório do conhecido advogado socialista onde se realizaram buscas hoje devia ser estabelecida uma delegação permanente do MP.Passam a vida lá.Hoje foram os submarinos,ontem o Freeport.Amanhã o que será?O caroço desaparecido?O que diz o submarino Marinho acerca desta sugestão?

    Gostar

  116. anonimo's avatar
    29 Setembro, 2009 19:47

    “Este energúmeno pôe em causa que um país com a segunda maior fronteira marítima da Europa, tenha capacidade militar naval para controlar o que se passa nas suas águas terrotoriais”

    Não chega chamar-lhe energúmeno. É uma besta quadrada.

    Se estivesse por perto, dava-lhe umas murraças nas ventas.

    Para aprender a não se meter em assuntos de gente crescida e com neurónios.

    Gostar

  117. anonimo's avatar
    29 Setembro, 2009 19:52

    # 115

    Não é o escritório do avô da dos caroços de cerejas?

    O advogado amigo do pêsse e do Soarez Chavez?

    Da Candita, poicuradoira?

    Bem.
    Pelo tipo de personagens envolvidos, imagine-se o filme mafioso arquitetado (…)

    Gostar

  118. anonimo's avatar
    29 Setembro, 2009 19:55

    O Silva Pereira já foi chamado a depor no freeport?

    Era para depois das eleições …

    Gostar

  119. ouroboro13's avatar
    29 Setembro, 2009 19:57

    É uma não questão.

    Paulo Portas foi o melhor MD que Portugal já teve. Um percurso imaculado, com escolhas de equipamento absolutamente correctas, e sobretudo a tempo. Os submarinos existentes, por exemplo, têm meio século de existência.

    Claro que os socialistas, assim como julgam que o estado deve meter o nariz em tudo, até na vida das pessoas, também devem achar que alguém virá defender os nossos interesses quando for necessário. Portugal tem obrigação geográfica e histórica de ter uma força militar/naval capaz de intervir, acompanhada ou mesmo sozinha, em qualquer ponto do mundo.

    Gostar

  120. ouroboro13's avatar
    29 Setembro, 2009 20:01

    De referir que com o PS nunca mais se ouviu falar do navio logístico polivalente, que podia perfeitamente passar pela aquisição de um porta-aviões de dimensões médias, e mais alguns vasos de guerra para acompanhamento.

    Gostar

  121. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 20:25

    Se não fosse Portas os franceses e espanhóis tinham afundado o Prestige nas nossas águas, foram essas as ordens. Ainda há dias vi um documentário sobre o petroleiro e numa das imagens era bem visível uma fragata portuguesa que impediu que tal acontecesse. Portas foi um bom ministro da defesa. Alguém sabe quem foi o ministro na última legislatura ? Ninguém, foi um fantasma como tantos outros ministros do anterior governo.

    Gostar

  122. Desconhecida's avatar
    José permalink
    29 Setembro, 2009 20:25

    Alguns advogados do Freeport e dos submarinos são os mesmos…Vasco Vieira de Almeira e Associados.

    A Patrocínio dos caroços é neta do dito.

    Gostar

  123. x's avatar
    29 Setembro, 2009 21:24

    A maçonaria é uma chatice…

    Gostar

  124. bulimundo's avatar
  125. Euroliberal's avatar
    Euroliberal permalink
    29 Setembro, 2009 22:01

    Alguns patuscos ignorantes parecem desconhecer que Portugal integra a Unão Europeia e o seu dispositivo militar (ou seja, Nato menos EUA). Por isso não precisa de ter todas as valências necessárias à defesa global. Pode perfeitamente dispensar subamarinos, porque estes existem em numero suficiente noutros Estados membros, além de que por razões de manutenção e de exploração um número mínimo é desejável (e três já era o mínimo dos mínimos). Os custos dos dois são superiores a 1 bilião, com os custos de manutenção. Não temos dimensão para tanta despesa, dado que os submarinos de hoje são muito mais caros e sofisticados que os geração Albacora.

    Essenciais são os NPO (patrulhadores oceânicos) e as vedetas costeiras encomendadas ao Estaleiro de Viana do Castelo. São adequados às nossas águas, correspondem ao estado da arte, são baratos, criam trabalho no País e possibilitam futuras vendas a outras marinhas com um novo tipo de produção. E o que fazem (patrulhamento e salvamento na nossa extensa zona marítima, juntamente com os novos helis e os aviões Casa) não pode ser nunca feito pelos outros Estados membros. O navio de apoio logístico pode também ser feito cá e é uma prioridade… Isto quanto à Marinha.

    Gostar

  126. x's avatar
    29 Setembro, 2009 22:22

    Ó 125
    Tu deves perceber é dos mísseis do Irão que equipam o hizbullah, esses leões do deserto do sul do Líbano depois dos últimos bombardeamentos de Israel

    Quem fala do que não percebe é palhaço.Pela inteligente visão dos internacionalistas a soldo doutros países, como é o teu caso também não eram precisos os P-3 pois que sem submarinos para se treinarem seriam inúteis, as fragatas teriam uma prontidão do caraças em luta anti-submarina e acima de tudo com um país com 200 Km de largura tudo o que estiver á superfície é dum valor bestial…
    Os internacionalistas o que querem é mais africanos, mais mesquitas ,mais bairros sociais, mais rsi´s, mas aos montes.Que é para dividirem bem os submarinos,os aviões e outros sistemas de armas desnecessários…

    Gostar

  127. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    29 Setembro, 2009 23:34

    Alguns patuscos ignorantes parecem desconhecer que Portugal integra a Unão Europeia e o seu dispositivo militar (ou seja, Nato menos EUA). Por isso não precisa de ter todas as valências necessárias à defesa global.

    Patusco é você, quer dizer, nós que temos uma área marítima tão extensa não precisamos, se calhar deveria ser o Luxemburgo a ter submarinos para patrulhar as nossas águas.

    Gostar

  128. Lionheart's avatar
    Lionheart permalink
    30 Setembro, 2009 09:26

    “Marinho Pinto considera “terrorismo judicial” buscas a escritórios de advogados

    O bastonário dos advogados, Marinho Pinto, classificou hoje de “terrorismo judicial” as buscas realizadas pelo Ministério Público a escritórios de advogados em Lisboa no âmbito da investigação sobre a aquisição de dois submarinos U-214 pelo Estado português.

    “É absolutamente ilegal ir aos escritórios para procurar elementos para incriminar os clientes”, disse António Marinho Pinto aos jornalistas, na sede da Ordem dos Advogados, acrescentando que estas acções das autoridades judiciais visam “apenas dar espectáculo e chamar a atenção para alguns protagonistas da Justiça”.

    “Isto é grave para o Estado de Direito, não vale tudo em matéria de investigação criminal. O que está a acontecer é próprio de um Estado inquisitorial e terrorista”, frisou.”

    http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5h-Yj6MWNvvARhonI7IjwhSSPXLbA

    Lapidar. Quando agentes da “justiça” avisam jornalistas antecipadamente de buscas a escritórios de advogados, para que se fale nisso mais que outra coisa, mostra bem a falta de credibilidade dessa investigação, e que a mesma se processa por propósitos políticos.

    Gostar

  129. Desconhecida's avatar
    José permalink
    30 Setembro, 2009 11:21

    “Quando agentes da “justiça” avisam jornalistas antecipadamente de buscas a escritórios de advogados, para que se fale nisso mais que outra coisa, mostra bem a falta de credibilidade dessa investigação, e que a mesma se processa por propósitos políticos.”

    Lapidar é este comentário.

    “Agentes da ´justiça`avisaram”?

    Quem serão esses agentes da justiça?

    Os advogados envolvidos, por exemplo, serão?

    É que se forem, lá se vai o argumento.

    Gostar

  130. Lionheart's avatar
    Lionheart permalink
    30 Setembro, 2009 11:44

    Foi dito por Marinho Pinto ontem que do DCIAP ligaram para as redacções a avisar onde íam ser feitas buscas. Lapidar mesmo.

    Gostar

Deixe uma resposta para x Cancelar resposta