“Rio e Sócrates” *
Em Portugal, quando o poder muda de mãos é porque caducou por si mesmo e tombou por extenuação. Isto tanto é válido para o poder central como para o local. Quem detém o poder volta a ganhar, porque sim.
Foi o que aconteceu com Sócrates, no País. E é o que se passa com Rui Rio, no Porto.
Rio, desde há oito anos, limita-se a repisar a retórica da ética política que perdeu há muito. A sua grande promessa, a reabilitação da Baixa, tornou-se numa trágica gargalhada. A cidade definha de dia para dia e muda-se para os arredores. Rio, tal como Sócrates,rodeia-se de medíocres e espera ganhar pela força irrefreável da inércia: a sua e a dos outros.
Estes políticos profissionais nunca perderão enquanto os seus adversários não quiserem realmente ganhar.

Haverá porventura alguém de quem o senhor, CAA, não diga mal desse seu jeito tão elegante?! Já percebemos que para si são todos uns medíocres, mas ainda não percebemos é que méritos extraordinários tem o senhor, que assim ataca a torto e a direito do alto da sua pesporrente arrogância de sabichão. Um pouquinho de humildade intelectual não lhe ficava nada mal, não senhor.
GostarGostar
Bastava meter o Paulo Morais para alcançar o apoio entusiástico do CAA, que está a tornar-se em cada dia mais insuportável. Pobres alunos!
GostarGostar
CAA nas próximas eleições vai candidatar-se.
E então é que vai mostrar o que vale a quem anda sempre a dizer mal dele.
Aguardem.
GostarGostar
Ao CAA só acontece o que acontece a qualquer que se atreva a discordar dos da maioria do psd e então se defender o governo ou o ps… ui está feito. O melhor é ser anónimo.
GostarGostar
“tal como Sócrates,rodeia-se de medíocres e espera ganhar pela força irrefreável da inércia: a sua e a dos outros.”
o sócrates ganhou as eleições porque se esforçou para isso. inércia e inépcia, foi a campanha dos medíocres.
GostarGostar
Oh CA, a avaliar pela prosa acima, pelos vistos não vale mesmo a pena abrir a caixa de comentários…
Para além disso ninguém foi capaz de argumentar… por isso é que o país está podre…
GostarGostar
não tarda ta aí a xunga caceteira
GostarGostar
A cidade está a definhar há décadas com a lei das rendas. Multiplique cada milhão que é necessário gastar para recuperar cada casa no centro e faça as contas. Quando a cidade foi entregue a Rui Rio estava na penúria financeira, num estado miserável e cheia de buracos de obras paradas por falta de entendimento e pagamento (e para lá há-de voltar em 2 anos assim que o PS ganhar). Basta entrar no Bolhão e ver a vergonha miserável (pior que um acampamento de ciganos) que os esquedistas querem manter para perceber o Porto. Com rendas de 1 euro o que admira é os prédios não cairem às dezenas todas as semanas. A esquerda deixou bairros sociais num tal estado social que quando a polícia lá entrava até motores de moto choviam do sétimo andar para cima dos carros patrulha. Acabar com esses bairros: nem pensar! Já agora: o dinheiro do QREN desviado para Lisboa pára onde? Será que as pessoas ainda não perceberam que o país está falido e quer fazer vida de rico?
GostarGostar
Caro CAA,
Eu moro no porto há uns 8 anos, e tem melhorado, quer a baixa quer o porto em si. Não seja 8-80, é certo que rui rio podia fazer mais, é certo que fez mais que qualquer um que lá esteve.
GostarGostar
Obrigado CAA por ter aberto a cx de comentários. Neste País de mediocres, porque não têm capacidade para saber(aprender) mais, que utilizando a liberdade do 25 de Abril para criticar tudo o que rodeia Sócrates, acabam infalivelmente, por ser apelidados disto e daquilo. Talvez, quando esta “intelectualidade” mediocre olhar para o espelho, talvez consiga ver o reflexo do vazio do outro lado. Isto não invalida que Sócrates seja um santo….
GostarGostar
” A sua grande promessa, a reabilitação da Baixa, tornou-se numa trágica gargalhada. ”
Seria interessante saber o que faria o CAA para resolver este problema. Não vale dizer “eu não sou presidente da câmara”.
Cumprimentos.
GostarGostar
Abrir os comentários?Que risco porra…
Acho que ainda vai ter que aguardar mais uns tempinhos para encontrar o seu verdadei ídolo.O próximo ditador vem logo que a Europa dê o berro ou deixar de enviar os eurozinhos.Aí sim vc tem oportunidade…
PS
Nada tenho a ver com partidos
GostarGostar
eheheh, o sr.caa está a passar-se um bocadinho, talvez porque não tem estado muito no Porto, só pode…
Ou, então, é a nova profissão, a de “paineleiro”, que lhe deve estar a turvar as vistas…
Faço minhas as palavras lidas aí atrás – de facto a coisa está melhor, finalmente o Aleixo vai mesmo abaixo! Em relação ao P.da costa, acho muito bem que o Rio não dê a mínima confiança a esse tipo de gente, de tão baixa que é.
A baixa está um espectáculo. Ainda no outro dia estiveram aqui uns estrangeiros que disseram do melhor ali da zona das galerias de paris, que sim senhor, coisa urbana, noite mais saudável, pessoal nas ruas etc, etc… e isto é positivo. (se bem que o rio, no início, era contra, mas agora deu o braço a torcer – e é positivo.)
Falta, de facto, resolver uma coisa – os terrenos do Boavista, a alteração do PDM na parte do campo de treinos, etc… E isso ninguém lhe eprgunta porquê? Nunca percebi…
E a altaernativa ao Rio, coisa importantíssima, porque podemos estar em desacordo com N coisas, mas é uma questão importantíssima, porque não estou a ver a peixeira do ps a fazer melhor que ele… E o mais certo é a tipa ir para lá tentar “apagar” as borradas dos antecessores xuxalistas.
Por acaso, gostava que este sr.caa fosse um bocadinho mais sério.
Aquilo que poderia ser uma “voz” incómoda, que de certo modo defendesse o país real e com vontade descentralizadora, estará a tornar-se “mouro”? Parece que sim… Lá está, lisboa “y sus tachos” falam mais alto…
GostarGostar
O que eu gosto mesmo é do PPCoelho.Muito fotogénico, maleável, ouve bem, muito mimado e resingão.O Rui Rio deve dar-lhe uma casinha no Aleixo…
GostarGostar
A baixa do Porto, é justo reconhecê-lo, sofreu algumas melhorias ao nível do betão, para o peão, com melhores passeios, ainda que tenha dúvidas se as melhorias compensam os transtornos de meses com as obras.
A av. dos Aliados tornou-se um espaço arejado, com uma zona central onde só passa alguém que se tenha enganado no caminho.
Mas enfim, sempre há um cara-alegre, mesmo que não se saiba de quê.
GostarGostar
Não.
O CAA não deve estar a ver o mesmo Porto onde eu vivo e convivo proximamente com um bairro social.
O trabalho de Rio ao longo deste 8 anos é de se lhe tirar o chapeu. Ganhou a confiança e admiração por mérito próprio, depois de não saber como aterrou na CMP (derrota do Nuno Cardoso e do Fernando Gomes). Até mesmo muitos dos portistas se renderam a Rui Rio. Portanto a conversa de que são 8 anos sem fazer nada é pura demagogia de quem não sabe do que fala.
O problema da perda de população do Porto nem sequer é das pessoas que se mudam para os arredores (isso faz parte da teoria de crescimento das cidades – economia urbana!). O problema é que as empresas para os jovens qualificados estão em maioria em Lisboa. O Porto não consegue absover este trabalho porque há uma centralidade excessiva do país em Lisboa. É um problema nacional que não é resolvido apenas por Rui Rio e pela CMP. Rio tem sido o principal opositor desta centralidade e aquele que mais tem combatido e criticado. É claro que sozinho torna-se muito dificil remar contra a maré.
GostarGostar
A baixa não se transforma de um dia para o outro. vai-se transformando. e é o que tem acontecido
GostarGostar
Caro CAA,
«a reabilitação da Baixa, tornou-se numa trágica gargalhada»
creio estares enganado.
Não tenho dados para saber se a actual e bem visível renovação de edifícios (a olho nu, muitas dezenas) se deve alguma coisa à actuação camarária e suas derivadas.
Mas que a renovação e recuperação urbanística existe, é bem verdade.
Se não for a causa, certamente terá o mérito de não ser obstáculo.
GostarGostar
“políticos profissionais” – esta foi boa!
GostarGostar
Pois, então que venha o tijolo de esquerda ou a CDU para fazer melhor! muito melhor, que nem comentador profissional como o CAA.
GostarGostar
Amigo CAA
Malhe nesses retrógrados.Nesses incoerentes, nos que não querem caminhar juntos.Vai continuar a ser covidado para paineis.
GostarGostar