Saltar para o conteúdo

A posse

26 Outubro, 2009

Temos, desde hoje, um primeiro-ministro fragilizado, descredibilizado pessoalmente, com uma biografia repleta de fantasmas.
Enquanto isso, o maior partido da oposição está em gestão corrente, com alguns dos seus dirigentes preocupados apenas com a sua conta corrente de negócios com o estado português.
Sócrates empossado, PSD possuído.

121 comentários leave one →
  1. MJRB's avatar
    26 Outubro, 2009 17:51

    Bom post !

    Quanto ao PSD/”o maior partido da oposição”, creio que quem estará preocupado com a “conta corrente de negócios” será, é(!) quem pretende ser eleito presidente desse partido. Não é também por isso que está há mais de 1 ano numa “roda viva” underground ? e por vezes sobre ‘palcos’ ?

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    26 Outubro, 2009 17:52

    Tão fragil que ganhou as eleições
    Quando tinha a maioria é porque tinha a maioria, agora é porque não tem a maioria.
    Deixem mas é em paz

    Gostar

  3. jorge ferreira's avatar
    jorge ferreira permalink
    26 Outubro, 2009 17:52

    Ainda bem que não temos a Dona(MFL) como primeira ministro, porque para alem de tudo isso teria-mos também no comando do governo uma incompetente sem coerência, e trapalhona

    Gostar

  4. GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL's avatar
    GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL permalink
    26 Outubro, 2009 17:53

    Precisa-se

    Gostar

  5. MJRB's avatar
    26 Outubro, 2009 17:57

    Mr. Paulo Morais,

    Entenderia útil para o futuro do seu PSD, a capitulação voluntária ou esforçada de MFLeite imediatamente após a vitória SEM MAIORIA ABSOLUTA do PS ? Sem a discussão do Orçamento de Estado ? Sem saber o que o PRepública faria –e diria, hoje !, na tomada de posse– face a essa vitória que terá necessariamente de se submeter a “negociações” ?
    Por quanto tempo aguentará JSócrates e o seu governo ?

    Quiereria, ambicionava desmedidamente PPassos Coelho o poder partidário numa bandeja, a partir de 28 de Setenbro ?

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    26 Outubro, 2009 17:59

    “Temos, desde hoje, um primeiro-ministro fragilizado, descredibilizado pessoalmente, com uma biografia repleta de fantasmas.”

    é capaz de ser mais específico ou trata-se de desejos que gostaria de ver realizados?

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    26 Outubro, 2009 18:01

    “o maior partido da oposição está em gestão corrente”

    deve estar a falar do público e do zé manel

    Gostar

  8. MJRB's avatar
    26 Outubro, 2009 18:06

    6,

    A ‘lista’ é por demais consabida…
    É muita ‘obra’ para uma pessoa…que ainda não esclareceu, nem convenceu a populaça da sua inocência e, já agora, dos seus primos e outros familiares & friends…
    “Coincidências” ? “Campanhas negras” ? — homessa !

    Sorte tem quem “em terra de cegos”…Ou num regime controlado…

    Gostar

  9. Outside's avatar
    Outside permalink
    26 Outubro, 2009 18:06

    PARABÉNS…Bom Post!

    Cumprimentos

    #6 e #7 em lados opostos da barricada as tartaruuuugas pressistem !

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Souto Mayor permalink
    26 Outubro, 2009 18:11

    O discurso do “belfa” mais parecia a recandaditura a 2º mandato, teve molhar as goelas, dado o nervoso, como é costume

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Souto Mayor permalink
    26 Outubro, 2009 18:12

    “Temos, desde hoje, um primeiro-ministro fragilizado, descredibilizado pessoalmente, com uma biografia repleta de fantasmas.”

    Escreve para mentecaptos.

    Quem o conhece bem é o Rui Rio

    Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    26 Outubro, 2009 18:26

    “biografia repleta de fantasmas”

    É capaz de me arranjar o link para os fantasmas?

    Gostar

  13. Outside's avatar
    Outside permalink
    26 Outubro, 2009 18:28

    Piscoiso…os links foram apagados pelos homens de negro obviamente!!! (não estou a ironizar)

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    26 Outubro, 2009 18:32

    #8 – “convenceu a populaça”
    isso são modos de falar dos portugueses? pareces o barão de graça moura a insultar os portugueses por não terem votado na velha. quanto ao resto avisa quando tiveres novidades e se fores à pocilga leva o balde.

    Gostar

  15. MJRB's avatar
    26 Outubro, 2009 18:36

    Será que percebi mal uma reação, há cerca de 1 semana, de juízes, sobre um (obrigatório) sistema informático a utilizar pela magistratura, donde desapareceram, num ápice e sem saberem como, vários processos incómodos ?
    Teria sido a antecâmara de algo mais “vistoso” e, qual fogo-de-artifício, se finará, como é hábito, com a populaça de boca aberta até ao último estalido/luz ? E contentinha por nada ter acontecido “graças a Deus a quem tanto nos quer bem” ?

    Gostar

  16. Romão's avatar
  17. MJRB's avatar
    26 Outubro, 2009 18:42

    14,

    Não preciso de ir à pocilga. Nem de dar resposta a recos.
    (detesto carne e cheiro de porcos).

    Gostar

  18. Tio Estanislau's avatar
    Tio Estanislau permalink
    26 Outubro, 2009 18:47

    Eu também ouvi o discurso do Rui Rio e também soube interpretar nas entrelinhas as palçavras dirigidas a um sujeito que lhe deve ser muito querido e que deu asas e que é muito “ouvido”

    Você anda a apostar no cavalo errado

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    26 Outubro, 2009 18:50

    #17 – “detesto carne e cheiro de porcos”
    já me tinha parecido que eras esquisito, mas ninguém sugeriu que fosse com um porco.

    Gostar

  20. MJRB's avatar
    26 Outubro, 2009 18:59

    19,

    se vc quiser sair da pocilga, lavar-se e mascarar-se de pessoa, talvez por sinais (doutro modo é impossível) eu o entenda como não-populaça.

    E cozinhe, devore carne de porco á-vontade. Fotografe-a e coloque o prato num blog.

    Gostar

  21. Tio Estanislau's avatar
    Tio Estanislau permalink
    26 Outubro, 2009 18:59

    Já não dá pelo cheiro
    É o hábito

    Gostar

  22. Tio Estanislau's avatar
    Tio Estanislau permalink
    26 Outubro, 2009 18:59

    E o hálito ????

    Gostar

  23. zedeportugal's avatar
    26 Outubro, 2009 19:06

    Pode ser que agora a gente (de bem, de paz) possa descansar.
    Uf!

    Gostar

  24. Pois é...'s avatar
    Pois é... permalink
    26 Outubro, 2009 19:07

    3.jorge ferreira disse
    26 Outubro, 2009 às 5:52 pm
    .

    Olha lá, meu ignorante de merda, nem sabes o que dizes: tu é que escreves esta merda: “…isso teria-mos também no comando do governo uma incompetente sem coerência, e trapalhona…”. Quem escreve isto, deve assinar bor baixo “Burro”.

    Nuno

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    26 Outubro, 2009 19:14

    #20 – passas vida no renhónhónhó & chafurdice e queres passar por virgem saída do autoclave. deixa-te de merdas, estilo: “será que percebi mal uma reação…teria sido a antecâmara de algo…” e bota aí o que sabes, ou só queres passar por sabonet? tresandas a tabu, a deo colónia presidencial.

    Gostar

  26. MJRB's avatar
    26 Outubro, 2009 19:19

    25

    não se enerve, se as consequências (da tal “antecâmara”) não o atingirão, a si. Ou aos seus mais queridos líderes.

    Argumente, em vez de insultar, se estiver “virgem”.

    Gostar

  27. Piscoiso's avatar
    26 Outubro, 2009 19:46

    #16.
    Isso são velharias lançadas em tempo para a praça pública, para tramar um gajo.
    Nem o visado foi condenado, ou sequer constituído arguido, nem sequer penalizado politicamente, já que ganhou as eleições.
    Brandindo fantasmas desses, a oposição não vai a lado nenhum.
    O que é pena, porque a democracia revitaliza-se com a alternância do poder.

    Gostar

  28. paulo's avatar
    paulo permalink
    26 Outubro, 2009 19:49

    é o que se chama um post cheio de wishfull thinking.

    Gostar

  29. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Outubro, 2009 20:11

    #16.

    “Isso são velharias lançadas em tempo para a praça pública, para tramar um gajo.”

    Discordo – > é arqueologia em progresso, tal como a justiça cá do burgo nos habitou. Gostava de ler o que um biógrafo de Sócrates, quando este finar o seu reinado político assim como as possibilidades de lá voltar, escreveria, imparcialmente, sobre a criatura.

    “Nem o visado foi condenado, ou sequer constituído arguido, nem sequer penalizado politicamente, já que ganhou as eleições.”

    Al Capone foi condenado por fuga ao fisco, num país onde a justiça dispõe de meios muito superiores aos nossos. Dada a frequência com que Sócrates pisa terrenos movediços, quem sabe o que o amanhã não trará? Não fora os casos de Sócrates e teria ele perdido a maioria absoluta, dada a inépcia política, a roçar a infantilidade, da oposição?

    “Brandindo fantasmas desses, a oposição não vai a lado nenhum.”

    Não são fantasmas mas devem assombrá-lo (ao Sócrates, evidentemente). E em relação ao oposição, socorro-me do seu último ponto. A alternância é tão saudável como higiénica.

    Gostar

  30. Piscoiso's avatar
    26 Outubro, 2009 20:53

    #29.
    O que vc está a tentar dizer é que qualquer pessoa não condenada nem sequer constituída arguida por qualquer crime, é comparável ao Al Capone. Até vc, não?

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Paulo Morais permalink
    26 Outubro, 2009 20:55

    #5 MJRB

    Acho que MFL deveria ter clarificado a sua posição no dia 27 de Setembro. Agora já não há nada a fazer.
    Mas que o PSD está em gestão corrente, lá isso está. Até à votação do orçamento de estado. E, por isso, ainda mais frágil nessa discussão. Que ainda por cima não é (ou não deve ser) a discussão mais importante da governação…

    Gostar

  32. Manolo Heredia's avatar
    Manolo Heredia permalink
    26 Outubro, 2009 20:59

    Tem gente que ainda pensa que Portugal é um país soberano!

    Gostar

  33. indígena's avatar
    indígena permalink
    26 Outubro, 2009 21:01

    O Sócrates que como sabem é o nosso grande africanizador vai emendar a Lei da Nacionalidade para evitar a nacionalização da África inteira por nossa conta.Se o não fizer e depressa deve ser mandado abaixo.

    Gostar

  34. Piscoiso's avatar
    26 Outubro, 2009 21:06

    Portugal um país soberano?
    Claro que não.
    É a quinta do herédia.

    Gostar

  35. indígena's avatar
    indígena permalink
    26 Outubro, 2009 21:08

    A rapaziada atarefada em arranjar tacho e que discute por aqui minudências que aprenda a fazer contas.De somar e multiplicar.Que é para ver quanto é que custa manter o melhor acolhimento do mundo e a mais laxista Lei da Nacionalidade onde cabe tudo.E por nossa conta…

    Gostar

  36. indígena's avatar
    indígena permalink
    26 Outubro, 2009 21:11

    A CGTP a tal central sindical amarela que africaniza os seus membros obrigando-os a dividir migalhas com África no seguimento da política ISCTE do HOMEM NOVO E MULATO esteve representada na posse do governo.O Dr dá-se muito bem com os ISCTE´s…

    Gostar

  37. indígena's avatar
    indígena permalink
    26 Outubro, 2009 21:14

    O governo ISCTE já sabe:Ou acaba com a merda que o anterior fez na Lei da Nacionalidade ou tem campanhas negras até sair do tachinho…

    Gostar

  38. indígena's avatar
    indígena permalink
    26 Outubro, 2009 21:15

    Que colonizem as Berlengas…

    Gostar

  39. Romão's avatar
    Romão permalink
    26 Outubro, 2009 21:16

    <>

    Não. O que estou a dizer é que qualquer pessoa que tenha tanto lastro de suspeitas a persegui-lo acabará frequentemente por perder(-se) por pormenores. Não atente ao conteúdo da comparação, se me fizer o favor, mas à forma.

    Gostar

  40. MJRB's avatar
    26 Outubro, 2009 21:38

    Mr. e caro Paulo Morais,

    A extraordinária máquina anestesiadora ao serviço de JSócrates (comunicação social, justiça ‘serenada’, etc) imediatamente antes e durante as Legislativas, venceria qualquer candidato da oposição.
    (Coelho, Rio, Marcello, ou outro).

    Sócrates e o PS não tiveram maioria. A derrota de MFLeite e do PSD não foi catastrófica.
    Obviamente que qualquer partido da oposição (e até às eleições internas) está “em gestão”. Depois, depende de quem vencer: se afinal melhor do que o antecessor (MFL durante um mandato legítimo quase diariamente E ANTES das Legislativas internamente combatida) ou tão-só um pífio líder.

    A discussão do Orçamento não será o momento mais decisivo da governação,
    mas pode ser aprovado conforme condições. Hipoteticamente a cumprir.
    Não me parece lógico e útil para o PSD que MFL tivesse abdicado a 28, passadas semanas surgisse outro líder (quem garante a quem, se rival da ‘linha’ ferreirista ?) e fosse manobrar –repito, manobrar– contra-natura a bancada social-democrata, sem que para a sua elegibilidade tivesse contribuído fisica ou ideologicamente.
    As eleições estão estatutariamente marcadas para Maio de 2010. MFL já contribuíu para a festividade do seu principal rival ao anunciar que não se recandidatará. “Teremos” uma espécie de “Sócrates fotocopiado” !?

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    26 Outubro, 2009 21:45

    o sr. morais era um ilustre desconhecido até dar com a boca no trombone sobre corrupção. até deu na tv o senhor a sair da judiciária onde foi prestar declarações. já lá vão uns anitos e não aconteceu nada, nem fugas de informação. será que as suas suspeitas eram fundamentadas com provas concretas ou foi para tentar fragilizar, descredibilizar pessoalmente e botar fantasma?

    Gostar

  42. Ecotretas's avatar
    26 Outubro, 2009 21:57

    Mas ele vai aliar forças com o dark side do Verde…
    Ecotretas
    http://ecotretas.blogspot.com/2009/10/o-dark-side-do-verde.html

    Gostar

  43. Tio Estanislau's avatar
    Tio Estanislau permalink
    26 Outubro, 2009 22:08

    #41#

    Dassssss

    Este senhor tem assim tanta importância ???
    Porquê???? É bufo ???
    Nem o Rio Douro o pode ver, perdão Rui Rio

    Gostar

  44. Tio Estanislau's avatar
    Tio Estanislau permalink
    26 Outubro, 2009 22:11

    Tantos comentários ????

    Mais vale dizer ao homem: Obrigado pela colaboração, até qualquer dia…..
    ou
    Estão a crucificá-lo ?????

    Gostar

  45. Tio Estanislau's avatar
    Tio Estanislau permalink
    26 Outubro, 2009 22:15

    Li agora por aí uma coisa tão velha mas que sai sempre bem

    Ó Paulo Morais
    Finge que vais cagar e vai-te embora

    Isto agora é meu
    Eles – blasfémias – estão-te a assar em lume brando
    Ainda não percebeste ????
    Dassssss, burro

    Gostar

  46. MJRB's avatar
    26 Outubro, 2009 22:32

    SLBenfica 6 – 1 Nacional

    Gostar

  47. Tio Estanislau's avatar
    Tio Estanislau permalink
    26 Outubro, 2009 22:39

    MJRB

    Dasss

    Até o Paulo M lhe responde directamente

    Deve ser a boca do trombone

    Resultado: ZERO

    Gostar

  48. Tio Estanislau's avatar
    Tio Estanislau permalink
    26 Outubro, 2009 22:41

    O Paulo M é da Madeira ????

    Gostar

  49. Tio Estanislau's avatar
    Tio Estanislau permalink
    26 Outubro, 2009 22:47

    CAMARIGUEIROS, camaradas, amigos e companheiros

    Na melhor defesa contra o estado geral da bovinidade

    Tirem esta bosta do Paulo Morais, por favor

    Ele ainda não pediu ???? Anda distraído

    Gostar

  50. MJRB's avatar
    26 Outubro, 2009 22:48

    47,

    Respondeu-me porque nunca o insultei, embora pontualmente discordando do que escreve.

    Nem insultarei alguém, por iniciativa minha — o que é bem diferente de responder taco-a-taco.

    Gostar

  51. Tio Estanislau's avatar
    Tio Estanislau permalink
    26 Outubro, 2009 22:57

    Taco-a-taco

    Pois

    Gostar

  52. Adolfo Dias's avatar
    Adolfo Dias permalink
    26 Outubro, 2009 23:03

    Paulo Morais…azia e dor de coto q.b.

    Fale dos socialistas fale…O Portas já é visto como o verdadeiro líder da Direita e está a comer o Psd de cebolada! Vai sugar-vos cada vez mais até o Psd ser o partido do táxi!

    Gostar

  53. lili's avatar
    26 Outubro, 2009 23:05

    Sábado, Outubro 24, 2009

    Três milhões de libras de luvas

    A conclusão das investigações está a ser marcada por revelações: há uma semana, a TVI divulgava um fax atribuído a responsáveis da empresa-mãe do Freeport de Alcochete, segundo os quais teriam sido pagos três milhões de libras de luvas. E, ontem, o semanário Sol revelava que um dos seis arguidos terá dito que um político terá recebido 750 mil euros para a aprovação do outlet. in publico.pt, 24.10.2009 – 09:40

    Nota: aceitam-se apostas com o nome do político dos 750 mil euros. E dos outros (3 milhões de libras…). Ou seriam todos políticos?

    Falha informática

    Continuam retidos em Londres documentos requeridos pelos procuradores titulares do caso Freeport às autoridades britânicas, ao contrário do que o PÚBLICO noticiou anteontem. “Falha informática” foi a razão invocada para a inesperada suspensão da remessa daquela documentação considerada indispensável para a conclusão das investigações.

    A permanência da documentação nos arquivos do Serious Office Fraud e da Polícia Metropolitana de Londres foi um contratempo para a conclusão da fase final das investigações.

    Procuradores, investigadores e peritos já tinham planificado a análise dos dados provenientes de Inglaterra para definirem o rasto do dinheiro alegadamente usado para o pagamento de “luvas” para levantar os obstáculos à implantação do outlet de Alcochete no interior da Zona Especial de Protecção do Estuário do Tejo.

    Enquanto aguardam pela superação da “falha informática”, os investigadores e magistrados não devem ficar parados. E devem concentrar esforços na avaliação dos indícios recolhidos para o inquérito aberto em Fevereiro de 2005, na sequência de uma carta anónima remetida para a Polícia Judiciária de Setúbal, que motivou a realização de buscas à Câmara Municipal de Alcochete e em empresas e entidades envolvidas no licenciamento do megaempreendimento no interior da zona protegida do estuário do Tejo.

    A ultimação das investigações implicou que os investigadores da Polícia Judiciária de Setúbal, nomeadamente a responsável por este departamento de investigação criminal, Maria Alice Fernandes, se dediquem em exclusivo ao processo Freeport. O envolvimento directo da experiente investigadora nas diligências do inquérito terá sido uma das razões que implicou o afastamento do responsável inicial pela investigação, o inspector-chefe Acúrsio Peixoto, ocorrido há cerca de seis meses e ontem noticiado pelo Diário de Notícias.

    Segundo uma fonte da direcção nacional da PJ afirmou ao DN, a responsável pelo DIC de Setúbal terá entendido “que se tornava desnecessária uma chefia intermédia”. Contactada pelo PÚBLICO, Cândida Almeida, coordenadora do Departamento Central de Investigação e de Acção Penal (DCIAP), afirmou que este departamento é alheio àquela mudança, sublinhando que, “enquanto titular da acção penal, o MP não escolhe, nem muda os investigadores”. “Só há uma escolha, quando se trata da constituição de equipas especiais, cujos elementos são escolhidos pelos procuradores responsáveis.” idem
    http://www.criticademusica.blogspot.com/search/label/Portul%C3%A2ndia

    Gostar

  54. noimo's avatar
    26 Outubro, 2009 23:16

    O motim socratino no PSD

    Manuela Ferreira Leite defronta-se com um motim. Algumas figuras das facções preteridas
    na escolha dos candidatos a deputados, muito promíscuas com os negócios com o socratismo,
    percebem que não tocarão no poder durante vários anos se o PSD ganhar com uma vantagem
    confortável. Por isso, tentam evitar esse fim. De que forma? Sabotando a marcha do PSD
    para o poder. Erguendo a mão que atira a pedra, mas escondendo-a de seguida. Mais raras
    são as críticas de vitimização veiculadas publicamente, como as do Dr. Morais Sarmento,
    do Dr. Passos Coelho e do Dr. Mendes Bota.

    Os estrategos de campanha socialista sabem que o PS socratino não tem a vantagem moral de
    Obama. Portanto, não há hipótese de uma campanha das grassroots para a recondução do
    primeiro-ministro. Por exemplo, Sócrates tem um imenso défice blogosférico de apoio que
    não é compensável. Até talvez copiasse a entrevista com Damon Weaver, se os tácticos não
    reprovassem a previsível associação mental dos eleitores com a impressão da memória
    socialista. Não. O PS não consegue uma campanha das bases, mas apenas uma campanha
    básica. Uma campanha suja, com números camuflados e o despertar de toupeiras infiltradas.

    Números camuflados, como a providencial estimativa de 0,3% de crescimento do Produto
    Interno Bruto (PIB) no 2.º trimestre de 2009, pseudo-benzidos pelo Eurostat, que o Dr.
    José Maria Martins goza. Números sujos da lama estatística socratina que fará a
    administração pública sofrer da desconfiança dos cidadãos durante anos. Essa lama tem de
    ser removida da administração do Estado para repor a confiança dos cidadãos nas
    instituições, como o Banco de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística (INE),
    Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Ministério da Educação, etc. Com
    muito bem salienta Alberto João Jardim. E aqui temos defendido.

    Despertar das toupeiras, num oportuno novo vector da strategia della tensione socratina.
    Para tentar erodir a força eleitoral do PSD, fazem-se emergir toupeiras infiltradas. Como
    é o caso do narrável Dr. Moita Flores. De funcionário pago do PC – na pós-revolução, na
    pós-revolução… -; aos interrogatórios na PJ; à adesão à Maçonaria; à colaboração
    criminalista mediática na defesa dos suspeitos, arguidos e réus de abuso sexual de
    crianças da Casa Pia (alguns dos quais, todavia, explicavam em que consistia exactamente
    a sua intervenção criminalista); (mal) convidado para candidato à Câmara Municipal de
    Santarém pelo PSD que ganhou com a raridade (portuguesa) de uma campanha longa e tem
    exercido, sem plano, no intervalo dos biscates televisivos, numa política fugaz de
    eventos e gastos; e à adesão ao socratismo. Moita não é filiado no PSD, mas apenas o
    candidato independente que fez as declarações de preferência por Sócrates em vez da líder
    do partido pelo qual concorre… após entregue das listas. Acabará como unha na carne
    socialista. Neste filme negro, Moita é apenas o primeiro pseudo-carrasco da série B de
    semi-traição política.

    Outros casos de toupeirismo surgirão. Mas poucos. O medo tolhe quem vive mal sem o tacho
    e o molho do poder. Por isso mesmo, não pode consentir-se a manobra do Dr. Moita Flores,
    como denuncia o João Gonçalves. Nem pode haver mais lugar no PSD para a complacência
    sistémica – do dr. Aguiar Branco e outros – com a promiscuidade socratina.
    António Balbino Caldeira
    (Portugal Profundo)

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    26 Outubro, 2009 23:17

    Esta gente que tanto se queixa, santo Cristo! Um país hilariante, uma comédia em tempo real e a malta ainda critica!

    Gostar

  56. anonimo's avatar
    26 Outubro, 2009 23:22

    “Enquanto isso, o maior partido da oposição está em gestão corrente, com alguns dos seus dirigentes preocupados apenas com a sua conta corrente de negócios com o estado português.”

    Denunciou esse facto ALTO E BOM SOM? Eu não o “ouvi”!

    Ou somente se (a)lembrou, agora …?

    Se por delírio o PSD embarcasse num senhor dos passos, a grande probabilidade seria a de passar em pouco tempo para a 5ª força política.

    Gostar

  57. MJRB's avatar
    26 Outubro, 2009 23:23

    55,

    “Comédia” (por vezes), de acordo consigo.
    Não sei é se vc paga o bilhete (bem caro !) para a usufruir.

    Gostar

  58. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    26 Outubro, 2009 23:31

    1.MJRB disse
    26 Outubro, 2009 às 5:51 pm
    «Bom post !

    Quanto ao PSD/”o maior partido da oposição”, creio que quem estará preocupado com a “conta corrente de negócios” será, é(!) quem pretende ser eleito presidente desse partido. Não é também por isso que está há mais de 1 ano numa “roda viva” underground ? e por vezes sobre ‘palcos’ ?»

    Excelente comentário MJRB. Os meus parabéns.

    Gostar

  59. anonimo's avatar
    26 Outubro, 2009 23:34

    Não se tem ouvido falar do Lopes da Mota …

    ?

    Os processos “internos” do MP são longosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    Gostar

  60. lili's avatar
    26 Outubro, 2009 23:37

    Processo do Vale da Rosa
    Caso que envolve Sócrates foi arquivado e reaberto
    por CARLOS RODRIGUES LIMA

    Em 2001, um despacho de José Sócrates, como ministro do Ambiente, e de Capulas Santos, da
    Agricultura, permitiu o abate de sobreiros para uma urbanização. O caso está em
    investigação há seis anos sem resultados objectivos, mas com muitas peripécias pelo meio.
    Já foi arquivado, mas o director do DIAP de Évora mandou reabri-lo em 2008

    Parado, dividido, arquivado e reaberto. Esta é, em síntese, a história da investigação ao
    chamado caso Vale da Rosa ou Nova Setúbal, que envolve um despacho de José Sócrates que
    permitiu em 2001 o abate de sobreiros para a construção de uma urbanização em Setúbal.
    Iniciada em 2003 no Ministério Público daquela cidade, a investigação esteve, durante um
    ano, a correr em dois departamentos da Polícia Judiciária. Só ao fim daquele tempo é que
    um procurador se apercebeu de que havia dois inquéritos sobre o mesmo assunto, um
    titulado por si, o outro pela colega do lado.

    As peripécias da investigação do caso Vale da Rosa (ver pergunta e resposta) estão à
    vista nos, apenas, quatro volumes que o processo (consultado pelo DN esta semana no DIAP
    de Évora) acumulou em seis anos. Após a entrada da denúncia inicial, em Março de 2003, um
    procurador do MP de Setúbal remeteu-a para a ex- Direcção Central de Investigação da
    Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) da PJ situada em Lisboa. Ao
    mesmo tempo, o Departamento da PJ de Setúbal também tinha uma investigação em curso sobre
    o mesmo assunto. E assim ficou.

    Só em Janeiro de 2004, é que o procurador que enviou a investigação para Lisboa se
    apercebeu que, afinal, havia outra: “Só agora me foi dado a conhecer que relativamente
    aos factos ilícitos participados corre já termos o (processo) 422/03.5, cuja investigação
    está a ser levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal de Setúbal”.
    Resultado: o magistrado enviou um ofício para a DCICCEF, ordenando a remessa desta
    investigação para Setúbal, a fim de ser incorporada na outra.

    Este pára-arranca levou a que só a 2 de Novembro de 2004 é que Francisco Ferreira, então
    presidente da associação ambientalista Quercus que também denunciou publicamente o
    assunto, fosse ouvido como testemunha para concretizar alguns dos factos denunciados.
    Ainda durante este mês, o procurador-distrital de Évora decide retirar o caso do MP de
    Setúbal e transferi-lo para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Évora (DIAP).
    Isto após o director deste departamento, Alcides Rodrigues, ter feito um parecer,
    considerando ter sido “um erro” retirar “a investigação da área da DCICCEF, naturalmente
    mais vocacionada para a análise destas matérias”.

    Até Agosto de 2008, a investigação prosseguiu aos solavancos, com pequenas descobertas a
    nível local, como transferências de dinheiro feitas por Emídio Catum, um dos sócios da
    empresa Pluripar que estava no centro do negócio, para Mata-Cáceres, antigo presidente da
    Câmara de Setúbal (ver texto nesta página). De fora ficou qualquer diligência para se
    apurar se houve, por exemplo, tráfico de influências, para o despacho de Outubro de 2001
    de José Sócrates e Capoulas Santos que permitiu o abate de sobreiros. Um procurador do
    DIAP de Évora decidiu arquivar o caso. Mas o director do DIAP não concordou com a
    decisão, ordenando a sua reabertura, dizendo que “a investigação não realizou todas as
    diligências que se impunham para confirmar ou dissipar as suspeitas”. O caso mantém-se em
    aberto.
    http://www.dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1377288&seccao=Sul

    Gostar

  61. Desconhecida's avatar
    REVOLTA POPULAR permalink
    26 Outubro, 2009 23:40

    Ó Paulo Morais!

    DEixe “o maior partido da oposição” resolver os seus problemas..

    Não seja um segundo CAA.

    Malhar no Governo agora é suicídio.

    Deixe o Sókas queimar-se

    E depois, sim, é q o maior partido da oposição deve estar em forma

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    REVOLTA POPULAR permalink
    26 Outubro, 2009 23:45

    Por falar em investigações sem fim:

    Quando é que o Mº Pº tem coragem de investigar as NEGOCIATAS DOS OLIVEIRINHAS COM A LIGA DE FUTEBOL E A RTP para a transmissão dos jogos de futebol?

    E que permitiram aos Oliveirinhas as fortunas para a CONTROLINVEST e os seus lacaios invertebrados (TSF; DN; JN;) estarem ao serviço dos CORRUPTOS E VIGARISTAS que controlam o País, a começar por Sókas, Mário Soares, e a cambada jacobina e maçónica???

    Gostar

  63. anónimo's avatar
    26 Outubro, 2009 23:48

    A Controlinveste tem a sua origem na Olivedesportos, empresa fundada em 1984 por Joaquim
    Oliveira, ainda hoje um dos mais importantes activos do grupo, que tem participação
    activa na área dos direitos de transmissão televisiva das principais competições do
    futebol profissional em Portugal (i.e. Selecção Nacional, 1ª Liga, Taça de Portugal, Taça
    da Liga, Taça UEFA, entre outras), bem como direitos de patrocínio e publicidade
    desportiva. Em 1994, a Controlinveste adquire o seu primeiro título de imprensa, o jornal
    desportivo O Jogo. Em 1998, lança a SportTV, em parceria com a RTP e a PT Multimedia, um
    canal pago de televisão exclusivamente dedicado ao desporto, presentemente detido em
    partes iguais pela Controlinveste e pela PT Multimedia. Com a crescente importância da
    internet e dos meios multimédia, a Controlinveste cria em 2001, em parceria com Portugal
    Telecom, a empresa Sportinveste Multimedia. Esta empresa é responsável pela gestão das
    operações digitais e multimédia dos três principais clubes de futebol em Portugal
    (Benfica, Porto e Sporting), bem como de outros sites dedicados à distribuição de
    conteúdos informativos e multimédia na área do desporto. Dado ao grande sucesso deste
    canal de televisão exclusivamente dedicado ao desporto, foram lançados mais recentemente
    os canais Sport TV2, Sport TV3 e Sport TV HD.

    Após a aquisição da Lusomundo Serviços em 2005, o Grupo Controlinveste reuniu uma das
    mais completas e diversificadas ofertas na área dos media em Portugal, que inclui as já
    referidas SportTV, a TSF – a rádio de informação de referência do mercado – às quais se
    juntam titulos de imprensa como o Jornal de Notícias, Diário de Notícias, 24Horas, O
    Jogo, Global Notícias; outros títulos de referência na imprensa especializada, como o
    jornal Ocasião; na imprensa regional, o Açoriano Oriental (o mais antigo jornal de
    Portugal), o Jornal do Fundão, o Diário de Notícias da Madeira; as revistas Evasões,
    Volta ao Mundo e ainda uma participação accionista na Lusa, agência de notícias.

    Segundo o último relatório da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e
    Circulação (APCT), o Grupo Controlinveste é actualmente líder em circulação da imprensa
    diária generalista nacional.

    Por forma a apoiar o negócio das publicações impressas, a Controliveste detém uma forte
    presença no sector da impressão através de duas empresas gráficas (Funchalense, em Lisboa
    e NavePrinter, no Porto) bem como no sector distribuição, através de duas empresas de
    distribuição, a VASP na distribuição em pontos de venda e a Noticias Direct focada na
    distribuição porta-a-porta de jornais e revistas. A Noticias Direct é ainda responsável
    pela distribuição do Global Notícias, o jornal gratuito do grupo.

    Adicionalmente, a Controlinveste tem ainda várias participações financeiras em sociedades
    desportivas e empresas de telecomunicações assim como controla uma operação no sector do
    turismo, a agência de viagens Cosmos, que dispõe de um portal de comércio electrónico.”

    http://www.controlinveste.pt/Pt/QuemSomos/Apresentacao.aspx

    Gostar

  64. Caty Waves's avatar
    Caty Waves permalink
    26 Outubro, 2009 23:49

    —>> VEJAM VEJAM !!!!!

    Freeport: Sócrates ILIBADO das suspeitas de recebimento de dinheiro

    «As novas informações recolhidas pela Polícia Judiciária ilibam o primeiro-ministro José Sócrates das suspeitas de que teria recebido dinheiro pelo licenciamento do outlet Freeport. O jornal cita fontes anónimas para sustentar esta afirmação.
    “O “Correio da Manhã” sabe que a informação financeira, recebida de Londres, e as perícias financeiras feitas pela Polícia Judiciária afastam José Sócrates das suspeitas de que teria recebido dinheiro pelo licenciamento”, escreve o diário.»

    http://www.ionline.pt/conteudo/29349-freeport-socrates-ilibado-das-suspeitas-recebimento-dinheiro-

    —>> VEJAM ESTA TAMBÉM!!!!

    Freeport: Sócrates ilibado de ter recebido dinheiro

    http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=50099

    Gostar

  65. anonimo's avatar
    26 Outubro, 2009 23:50

    # 62

    Consta AINDA «negócios» … celulose & tal.

    ……………………………………………………..

    Gostar

  66. anonimo's avatar
    26 Outubro, 2009 23:54

    # 64

    Mas, os procuradores do Fripó, não estão a ser “investigados” pelo outro procurador que é amigo do “quem se mete com o PS, leva” !?

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 00:21

    #64

    O povo deu a resposta aos fautores dessa campanha..será que eles aprenderam a lição de que o botabaixismo dá nisto? Veremos..nunca acreditei em cretinos..mas veremos.

    #66

    Estás a ver filmes a mais..desliga o televisor e vai nanar que isso amanhã passa ok.

    Gostar

  68. MJRB's avatar
    27 Outubro, 2009 00:26

    Se alguém top ten (digamos assim) fosse preso por causa do Freeport, certamente que o juíz que assinou a ordem, não subiria na carreira…
    (É um ‘súpônhamos’, claro).

    Gostar

  69. Desconhecida's avatar
    Golp(ada) permalink
    27 Outubro, 2009 00:53

    Claro que para o Piscoiso, o seu Amado Líder é visto com um halo á volta da cabeça.
    O Piscoiso está hà muito “chipado” como Defensor Encartado do Regime Socrates e apesar do Rei ir nú ele nada vê.

    Gostar

  70. aviador's avatar
    27 Outubro, 2009 00:55

    Desscredibilizado?
    Até parece que não ganhou as eleições!

    Gostar

  71. Desconhecida's avatar
    REVOLTA POPULAR permalink
    27 Outubro, 2009 01:15

    SÓKAS É UM BANANA!

    Então, TRÊS MILHÕES DE LIBRAS para comprar uns gajos em Portugal e o Sókas não ganhou nada????????

    PRIMOS

    AMIGOS

    AFILHADOS POLÍTICOS

    E ELE NADA???

    Há cada iiiidiiiiota….

    Gostar

  72. MJRB's avatar
    27 Outubro, 2009 01:16

    70,

    Por exemplo — e é só 1 exemplo–, Fradique Menezes também tem ganho as eleições em S.Tomé e Príncipe…

    Com aqueles e com estes eleitores-NADA, com o REGIME CONTROLADO E APOIADO POR MEGA-INTERESSES empresariais & outros, com sucessivas mentiras, com a justiça ‘serenada’, com a maioria da comunicação social controlada, etc, etc, quem é que não ganha ?

    Gostar

  73. Desconhecida's avatar
    REVOLTA POPULAR permalink
    27 Outubro, 2009 01:17

    #63

    A questão é muito simples:

    PORQUE É QUE A RTP NÃO COMPRAVA OS DIREITOS DE TRANSMISSÃO DIRECTAMENTE À LIGA?

    PORQUE É QUE A LIGA VENDIA À OLIVEDESPORTOS QUE REVENDIA À RTP GANHANDO MILHARES SÓ COMO INTERMEDIÁRIA???

    Gostar

  74. Desconhecida's avatar
    REVOLTA POPULAR permalink
    27 Outubro, 2009 01:20

    Mr MJRB

    Eu diria mais:

    O gajo da Tunísia ganhou as ELEIÇÕES com + de 90%

    Mas o ´Pinócrates não perdeu 500 mil votos, ó #70?

    Ele ganhou, ou ficou em 1º?
    O que é bem diferente!

    Gostar

  75. MJRB's avatar
    27 Outubro, 2009 01:27

    73,

    Porque a Olivedesportos foi nesses momentos muito mais sagaz para o negócio do que a RTP, e comprou, pelo melhor preço, os direitos de transmissão à FPF e posteriormente à Liga.
    (Como e por quanto, é outra ‘estória’).
    Posteriormente…vendeu-os à RTP

    De quem é a culpa ? Da oportunidade da Olivedesportos, ou do laxismo da RTP, e posteriormente doutras estações de TV ?
    Porque é que a RTP não criou por exemplo uma Sport TV ?

    Gostar

  76. MJRB's avatar
    27 Outubro, 2009 01:34

    Acresce que dinheiro para investir na compra de direitos e para criar um canal desportivo nunca faltou à RTP…
    Também, dinheiro para comprar/renovar de X em X anos os direitos de transmissão dos jogos não faltaria à RTP…

    Gostar

  77. Piscoiso's avatar
    27 Outubro, 2009 01:50

    Benfica campeão de Inverno.
    Desta vez com Jesus.
    É a sequela de um filme conhecido.

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    27 Outubro, 2009 02:13

    Nem o Benfica é campeão de Inverno, nem alguém do clube embandeirou em arco.
    Mas o palerma Pisco está aborrecido.

    Gostar

  79. manuel alçada's avatar
    manuel alçada permalink
    27 Outubro, 2009 02:52

    Sr.MJRB,nunca lhe ocorreu que aquilo a que chama “laxismo da RTP” tenha sido antes um cambalacho entre o Oliveira (donde lhe vieram os 60 milhões para comprar a Lusomundo?)e o governo socialista para que o ex-colador de publicidade nos estádios pudesse ganhar o poder e a importância(nomeadamente editorial)que tem,com a condição de colocar toda a máquina ao serviço do PS e dos seus governos? Basta reparar em jornais como o DN e JN,vergonhosamente transformados em “diários do governo”,tal como os restantes do grupo,cada um colaborando à sua maneira com o poder socialista,seguindo à risca as directivas dos assessores do Sócrates. A história da verdadeira cabala do controle da informação em Portugal que está a ser cumprida por algumas dezenas de profissionais nessa matéria,de agências,de especialistas em propaganda e de infiltrados nas oposições(todos pagos com dinheiro do contribuinte),é algo de muito tenebroso que está ainda por contar.

    Gostar

  80. Desconhecida's avatar
    Paulo Morais permalink
    27 Outubro, 2009 06:51

    Mr. MRJB,

    Ainda não consegui saber onde vota o JPP. Leu alguma notícia sobre isso ao longo da campanha?

    Gostar

  81. Desconhecida's avatar
    Paulo Morais permalink
    27 Outubro, 2009 07:20

    #56

    Aconselho-o a ler este texto, que escrevi há já um ano:

    http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1035323&opiniao=Paulo%20Morais

    Gostar

  82. Piscoiso's avatar
    27 Outubro, 2009 08:50

    O Anónimo 78. achará que o insulto lhe engrandece o clube que defende.
    É que nem títulos lhe vai dar com essa táctica. Se assim fosse era fácil.
    Se assim fosse chamava-lhe merdas e era campeão.
    Mas como não tenho clube, nada lhe chamo.
    Nem sonho em campeonatos.

    Gostar

  83. Erektus's avatar
    Erektus permalink
    27 Outubro, 2009 09:16

    E temos também, uma comunicação social acobardada, a assobiar para o lado, sem protestar ou explicar porque razão Portugal desceu de 16º para 30º no índice da liberdade de imprensa.

    Gostar

  84. Piscoiso's avatar
    27 Outubro, 2009 09:53

    Acrescente aí a França em 43º, a Espanha em 44º, Itália 49º e Obama melhorou a posição dos EUA, agora em 20º.
    http://www.rsf.org/en-classement1003-2009.html

    Gostar

  85. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    27 Outubro, 2009 09:54

    sobre a posse e discurso deste governo – e tirando a existência de mais ministros a usarem gravata lisa vermelha – pode concluir-se que a demagogia (aquela tirada sobre o “diálogo” com os partidos da oposição é de mestre) vai continuar, a arrogância idem, como se 27 de Setembro não tivesse existido.

    Gostar

  86. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    27 Outubro, 2009 10:05

    O PSD necessita, mais do que nunca, de se refundar.
    Urge, como aqui tenho dito inúmeras vezes, «Social-Democratizar» o Partido Social-Democrata, de acordo com a ideia de Sá Carneiro de uma «Social-Democracia Portuguesa».
    Se a questão se colocar entre um «neoliberalismo» ultrapassado pela realidade e um «neoconservadorismo» superado também pelos tempos, a única alternativa continua ser «Social-Democratizar» o Partido rapidamente e em força.
    Para isso, é necessário um líder: esse líder devia ser Marcelo Rebelo de Sousa.
    Compreendo que o Professor da Universidade de Lisboa não tenha vontade de avançar, mas… Como diziam os antigos romanos: «Necessitas non habet legem!»

    Gostar

  87. Pi-Erre's avatar
    Pi-Erre permalink
    27 Outubro, 2009 10:59

    Este Kolchak é um grande cómico.

    Gostar

  88. José Rocha's avatar
    José Rocha permalink
    27 Outubro, 2009 11:05

    Eu diria que quem está em gestão corrente é todo este país de ceguetas que mesmo depois de terem ficado sem a carteira ainda duvidam que alguém os tenha roubado.
    Estamos entregues aos bichos.

    Gostar

  89. anonimo's avatar
    27 Outubro, 2009 14:56

    # 86

    De acordo.
    O PSD é um partido SOCIAL DEMOCRATA. Essa é a sua matriz ideológica. A militância /as bases são sociais democratas.

    Não é, nem nunca foi, um partido liberal. Ponto final.

    Gostar

  90. Desconhecida's avatar
    Manuel Castro permalink
    27 Outubro, 2009 14:59

    SENDO ASSIM PORQUE NAO ELEGEU O POVO UM OUTRO PRIMEIRO-MINISTRO???????????
    É VERDADE O POVO É ILETRADO E ANALFABETO E NAO SABE O QUE FAZ…….(A NORMAL EXPLICAÇÃO DOS SUPRA-SUMOS DO ULTRALIBERALISMO QUE SOFREM DE COTOVELITE AGUDA)

    Gostar

  91. anonimo's avatar
    27 Outubro, 2009 15:02

    # 81

    Já li. Muito bem

    “…com alguns dos seus dirigentes preocupados apenas com a sua conta corrente de negócios com o estado português.”

    Coloca MFL nesses “alguns”, ou (digamos) que “os” favorece, ou não?
    E Angelo Correia e o senhor dos Passos?

    Gostar

  92. anonimo's avatar
    27 Outubro, 2009 15:04

    “SENDO ASSIM PORQUE NAO ELEGEU O POVO UM OUTRO PRIMEIRO-MINISTRO???????????” – # 90

    … porque foi manipulado.

    Gostar

  93. Outside's avatar
    Outside permalink
    27 Outubro, 2009 15:10

    É com cada frase e dogma para aqui…

    Ora manipulas à direita, ora manipulas à esquerda !

    Deviam era pular sobre essas conclusões e certezas – absolutas e certas apenas se na direcção do mesmo!

    Gostar

  94. anonimo's avatar
    27 Outubro, 2009 15:12

    Os regimes autoritários instalam-se pela via da manipulação da informação e opinião dos meios ou canais, pela propaganda.

    Os níveis de consciência democrática e cívica da população portuguesa definiram-se como baixos a muito baixos. Se fossem mais elevados, a manipulação/ a propaganda não teria tanto impacto e provavelmente JS já teria ido “de abalada” …

    Gostar

  95. anonimo's avatar
    27 Outubro, 2009 15:15

    Claro. E há muitas consciências “compradas” (Cada homem tem o seu preço)

    Repare-se nos caa deste país/deste mundo (…)

    Gostar

  96. Outside's avatar
    Outside permalink
    27 Outubro, 2009 15:19

    Cada homem tem o seu preço !!!

    Sem falsos moralismos, não me revejo na amplitude desse pensamento, ou já estaria rico.

    A vida é um percurso, um trilho, cheio de cruzamentos e escolhas !

    Gostar

  97. MJRB's avatar
    27 Outubro, 2009 16:20

    Mr. Paulo Morais, 80

    Presumi que já se tinha esqueciso do caso JPacheco Pereira….

    Temos então:
    JPP pediu há cerca de 7, 8 meses (para não votar em Santana Lopes/Autárquicas, a tal ‘obrigação’ de voto partidário…), que transferissem o seu recenseamento para o concelho de Rio Maior.
    JPP reside na Vila da Marmeleira, concelho de Rio Maior, distrito de Santarém.
    Votou na Marmeleira.

    Portanto, ao contrário do que Mr. PMorais insinuou há mais de 1 mês, no Blasfémias, JPP não votou em Moita Flores candidato à câmara de Santarém…

    Acresce que JPP foi mandatário da candidata (vencedora) da Coligação PSD/PP à câmara de Rio Maior.

    Gostar

  98. MJRB's avatar
    27 Outubro, 2009 16:27

    Mr. Manuel Alçada, 79

    Eu referi-me ao início do negócio da Olivedesportos na área da comunicação, em especial aquando da compra dos direitos televisivos à FPF e à Liga, e não aos negócios posteriores, como a Lusomundo e não só.

    Gostar

  99. Desconhecida's avatar
    Paulo Morais permalink
    27 Outubro, 2009 16:35

    Mr MJRB:

    Muito Obrigado por todas as informações.
    Quando vier a propósito, rectificarei o erro aos leitores do Blasfémias.
    Tal como Bento de Jesus Caraça, eu “não temo o erro, pois estou sempre disposto a corrigi-lo”.
    E mais uma vez, obrigado pelos seus comentários e informações.

    Gostar

  100. anonimo's avatar
    27 Outubro, 2009 16:38

    # 96

    É pelas escolhas, pelas opções que cada ser humano se define como “pessoa”.

    Os valores. A coerência. Os princípios.

    “Pelas acções OS reconhecerás”!

    Gostar

  101. Desconhecida's avatar
    Silva Braga permalink
    27 Outubro, 2009 16:44

    Ó dr. Paulo Morais,

    E preferia o quê? O Paulinho das Feiras? O bloco? Sócrates não é bom, MFL é pior, mas a restante alternativa é inexistente!

    Gostar

  102. MJRB's avatar
    27 Outubro, 2009 16:59

    Mr. Paulo Morais, 99

    Nada tem a agradecer, embora aquando do seu tal post, eu o tivesse ‘informado’ tal e qual o que fiz há momentos.

    Ainda:
    JPPereira não se limita a só viver na Marmeleira. Tem uma acção social excelente, é estimado, e o concelho por certo muito terá a ganhar, dado que houve mudança política, para a qual JPP foi fundamental.
    Sua esposa, Teresa Calçada, criou uma Biblioteca Popular, onde os marmeleirenses vão não só buscar e ler livros, mas assistem de vez em quando a palestras, e que me lembre, já lá foram Ramalho Eanes, Mário Soares, Vasco Graça Moura, entre outras personalidades.

    Gostar

  103. anonimo's avatar
    27 Outubro, 2009 21:06

    – 102

    JPP tem muito bom gosto – Fez uma recuperação maravilhosa de uma casa à traça da região. Vive numa aldeia há muitos anos (Marmeleira). A casa é muito bela mas singela, nada ostentatória. Adivinha-se no interior uma biblioteca particular de um enorme bom gosto.
    Recebe em sua casa e vive na região – vai ao café da aldeia. Etc.
    A opção do casal por viver na região tem ajudado muito ao desenvolvimento local, segundo relatos das pessoas.

    Gostar

  104. MJRB's avatar
    27 Outubro, 2009 21:35

    103,

    Isso, e algo mais.

    Gostar

  105. SISter's avatar
    SISter permalink
    27 Outubro, 2009 21:43

    Piscoiso = pide, e um dos novos pides informáticos do socrates, a nova geração de canitos de caça.

    Gostar

  106. SISter's avatar
    SISter permalink
    27 Outubro, 2009 21:45

    e depois aparece com outros nicks, anónimo e outros para juntar opinião á dele, ao velho estilo manipulador saloio socratico

    Gostar

  107. Piscoiso's avatar
    27 Outubro, 2009 21:57

    Telefone ao dr. House. Pode ser que lhe arranje maneira de ir ocupar a vaga que ele deixou na clínica psiquiátrica de onde acabou de sair.

    Gostar

  108. anonimo's avatar
    27 Outubro, 2009 23:24

    – 104

    Desconheço.
    Por mero acaso, um amigo meu tem familiares na aldeia e um dia convidou-me a lá ir. Mário Soares ainda era PR e recordo-me de nesse dia o ter visto por lá (…)

    Nos meios alfacinhas falava-se que PP teria comprado casa na aldeia.

    Num breve passeio pela povoação tive a oportunidade de observar a casa. Nada mais.

    Aliás, não muito longe desta aldeia sei que tenho “raízes” familiares ligadas a beneméritos, pessoas com legado patrimonial às comunidades e obra de relevo ligada ás vertentes sociais e culturais.

    Os meus próprios pais foram pioneiros à época duma certa forma de estar e de relacionarem dentro de uma comunidade rural – uma aldeia ribatejana. O meu aprendizado nesta matéria foi, como pode compreender de “luxo”.

    Daí o meu apreço por registos desta natureza. Mas, não tenho elementos para poder opinar mais do que o meu comentário anterior.

    Existe um certo “Portugal Profundo” que muito aprecio. De um bom gosto natural. Simples. Sem ostentações vãs. De mérito.

    A minha repulsa por tipos de aviário como o actual PM e muitos outros, de toda a espécie e feitio, são bem o reverso da medalha (o oposto) deste “Portugal Profundo” a cujas raízes me orgulho de pertencer.

    Gostar

  109. anonimo's avatar
    27 Outubro, 2009 23:37

    – 104

    Há um mito familiar que me foi transmitido pelo meu pai que infelizmente deixou de ser mito (para mim) – o transmontano é um povo à parte, superior.

    Há um mito pessoal que infelizmente deixou de ser mito (para mim) – as pessoas do norte, em especial da região do Porto, têm um conjunto de valores e de património cultural que irão sempre erguer-se contra quem tente subverter um certo modo de ser português, contra a liberdade. São mais agerridos e fortes. Directos. Honestos. Enganei-me. Admito-o.

    Gostar

  110. anonimo's avatar
    27 Outubro, 2009 23:39

    Corrijo

    Há um mito pessoal que infelizmente deixou de ser mito (para mim) – as pessoas do norte, em especial da região do Porto, têm um conjunto de valores enraizados culturalmente que irão sempre erguer-se contra quem tente subverter um certo modo de ser português, contra a liberdade. São mais aguerridos e fortes. Directos. Honestos.
    Enganei-me.
    Admito-o.

    Gostar

  111. MJRB's avatar
    27 Outubro, 2009 23:50

    108,

    A Província –não coloco o termo de modo depreciativo !– e as pessoas que nela vivem e a dinamizam, tem ‘coisas’, momentos, patrimónios notáveis.
    A Província, quando vivida quotidianamente com prazer, sabedoria, inteligência, entrega à comunidade, segurança no emprego, usufruição de cultura, é sempre um local (região ou cidade) apetecível.

    JPPereira é um homem e intelectual que sente prazer em viver na Vila da Marmeleira. Arrisco a “entendê-lo” como o “Alexandre Herculano” do Séc. XXI.
    Há momentos felizes para certas aldeias ou lugares, ou sedes de concelho. Ter JPP como residente nessa aldeia e concelho, é (presumo que ainda mais será) uma felicidade. Para as pessoas.

    Sobre o seu último parágrafo: o actual PM não existe culturalmente. “Empina” umas coisas que lhe metem à frente para fazer figura. Não possui ‘tutano’ cultural. De resto, é um case study.

    Gostar

  112. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    28 Outubro, 2009 00:04

    “JPPereira é um homem e intelectual que sente prazer em viver na Vila da Marmeleira. Arrisco a “entendê-lo” como o “Alexandre Herculano” do Séc. XXI.”

    com esta vais a presidente do sindicato nacional de cabotinagem. fazem-se fila com duas voltas de quarteirão à embaixada da marmeleira em lisboa para caçar vistos de residência na órbita espiritual do guru. o google que se ponha a pau (de marmeleiro) com o abruto.

    Gostar

  113. MJRB's avatar
    28 Outubro, 2009 00:19

    109, 110,

    Por acontecimentos ancestrais (que me dispenso referir porque muitos e diversificados), as pessoas que viveram e que vivem no Norte(*) entendem a região e o país de modo diferente dos “sulistas”(**).
    Não são mais honestos do que os sulistas, açorianos ou madeirenses.
    Não defendem mais a Liberdade do que os madeirenses, açorianos ou os restantes continentais.

    No entanto e ocasionalmente, o Norte, as suas gentes, possuíram razões e praticaram acções impagáveis para o país político, social, económico e cultural, e possuem hoje uma força que (estarei enganado ?!, mas que as ‘forças’ substimam) pode e deve fazer (novamente) a diferença em relação a um evidente entrave a desenvolvimentos.
    Tal como o Sul ou os arquipélagos ^devem fazer valer as suas naturais ‘forças’.
    Há um evidente centralismo político em Lisboa que não tem ‘olhado’ o restante país de modo a desenvolvê-lo de modo cristalino, efectivo e ‘cimentado’.

    (*) Onde começa o Norte ? Em Aveiro ? Gaia ? Não confundo o Norte com a cidade e a área metropolitana do Porto.
    (**) Onde começa o Sul ? Coimbra ? Pombal ? Na “guerra” Norte-Sul raramente é referido o Centro….

    Gostar

  114. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    28 Outubro, 2009 00:21

    #111 – resultados autárquicas 2009 na marmeleira, revelam que a vassalagem já não é o que se supunha ser.

    PPD/PSD+CDS-PP 135 votos
    PS 87 votos
    PCP-PEV 59 votos
    B.E. 9 votos
    I 4 votos

    EM BRANCO 6 votos
    Votantes: 302
    Inscritos: 407
    NULOS 2 votos

    deves sofrer de osteoporose cultural, começa por roer um caixilho rembrandt, à venda no ikea.

    Gostar

  115. MJRB's avatar
    28 Outubro, 2009 00:23

    112,

    mùltiplas patetices e ignorâncias por si aqui colocadas.

    Gostar

  116. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    28 Outubro, 2009 00:24

    eh pá! tás a confundir a bússola com a ventoínha.

    Gostar

  117. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    28 Outubro, 2009 00:27

    o que te vale é ninguém ler isso a esta hora

    Gostar

  118. MJRB's avatar
    28 Outubro, 2009 00:35

    114,

    Dado que a ‘questão’ é JPP e a Marmeleira, e porque vc tem uma visão caciquista da sociedade, aqui tem os resultados das Autárquicas/2009 para a Assembleia de Freguesia local:

    PS 43,71% – 132 votos = 3 mandatos
    CDU 29,14% – 88 votos = 2 mandatos
    PSD/CDS-PP 25,17% – 76 votos = 2 mandatos
    Branco 0,99% – 3 votos; Nulos 0,99% – 3 votos
    Votantes: 302 (74,2%)
    Inscritos: 407

    Gostar

  119. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    28 Outubro, 2009 00:46

    #118 – ouve lá oh vegetariano! se a obra do pachecoman fosse idolatrada como tentas passar, era natural que a votação fosse mais àbruta, tipo moca.

    Gostar

  120. anónimo's avatar
    28 Outubro, 2009 00:55

    O Fôlego de Pacheco Pereira
    Vale a pena ler: “Pois é, já há muito tempo que só se transmite folclore transmontano”

    Pacheco Pereira foi convertido no “whipping boy” da democracia portuguesa deste final de 2009. O homem nem sempre tem razão, como é evidente, mas cheira-me muitíssimo a esturro quando vejo quem tem o whip na mão. No texto lincado, Pacheco Pereira volta a pôr o dedo na ferida. O que num País pequeno, pobre, estranhamente absorvido em si mesmo, causa um ardor desconfortável.
    Uma última nota: a dada altura no texto Pacheco Pereira diz: “E, ao fim de dez em onze comentadores e jornalistas na SICN ou na TSF ou na RTPN a dizerem o mesmo, quem é que se atreve a duvidar?”. Registo com agrado que Pacheco Pereira não incluiu a TVI24 na matilha.
    http://www.cachimbodemagritte.blogspot.com/2009/10/o-folego-de-pacheco-pereira.html

    Gostar

  121. MJRB's avatar
    28 Outubro, 2009 00:56

    119,

    vc continua com uma cocepção caciquista e partidarizada da sociedade.

    vc não quer, ou não consegue argumentar; prefere insultar.
    Chafurde á-vontede, sózinho.
    vc não merece tempo, perdido.

    Gostar

Deixe uma resposta para anonimo Cancelar resposta