“Estado de Negação” *
O 20º aniversário da queda do Muro de Berlim veio acompanhado de algumas narrativas lamentáveis que procuraram desculpabilizar as ditaduras comunistas, alindando as suas alegadas virtudes, ao mesmo tempo que apoucavam o grito de alegria dos povos que delas se soltaram.
Sejamos claros: a queda do Muro de Berlim resumiu o falhanço cabal de um modelo de sociedade e o aluir da ideologia despótica que o projectava.
E se há derrotados, também existem vencedores: os que colocavam a Liberdade acima de todas as utopias colectivistas viram os seus anseios confirmados.
Qualquer debate sério acerca da nossa contemporaneidade parte do paradigma da defesa da liberdade política, social e económica. Infelizmente para os nostálgicos das tiranias, mais ou menos dissimulados.

dito assim até parece que só houve reagan e tão pouco crise económica. este amorim é um ponto a deitar, levantar muros e pelos vistos a levar murros.
GostarGostar
Ideologia despótica é a espuma que por vezes transborda da caixa de comentários do Blasfémias.
Porque os déspotas tanto existem à esquerda como à direita.
Muralhas, é um bom verde.
GostarGostar
se não dizem o que ele quer, faz birra, fecha a loja e vai à caixa mais próxima fazer queixinhas dos comentadores. és o maior, no próximo rtpn não te esqueças de levar uma chupeta às riscas.
GostarGostar
ali na foto há gajo gordo a levar com o muro na tola e o efeito ainda perdura.
GostarGostar
A propósito do tema, importa salientar os seguintes aspectos:
1. Os muros actualmente ainda existentes (ou em construção) destinam-se a impedir a entrada de indesejáveis nos territórios murados (ou a murar);
2. O derrubado muro de Berlim, como os das prisões ou dos campos de concentração, destinava-se a impedir a saída dos que se encontravam lá dentro.
Tem a sua diferença.
Portanto, tudo quanto gente mal informada (ou mal intencionada) por aí tem vindo a dizer não passa de conversa de chacha.
GostarGostar
É parvo, o gajo, o gadzo é isso, como diriam romances, se desfeito é o muro, há tanto, quando já ninguém o queria, isnsiste o gadzo na deriva, que devia estar em pé, ainda, para a crónica ter sentido.
E o remoque a tal distância não passa então de despeito feito de acumulativo.
GostarGostar
Porque vocês, diz ele, ideólogos, deviam ter é vergonha de hoje em dia, com os muros que aí há, mais fortes, mais altos, mais desumanos, não terem um só para amostra, como os nossos, que deus nosso senhor guie.
E tem muros o CAA de sobra, isso tem, à primeira vista, a olhar-se a Wikipédia, mas que o não satisfazem de pleno, hahaha, à falta do tal morrido.
GostarGostar
INSTITUTO DEMOCRACIA PORTUGUESA
Grupos de Trabalho de Projectos Regionais:
4- Grande Porto
Rui Moreira
CARLOS DE ABREU AMORIM
Diogo Dantas
GostarGostar
Ai o perigo das ditaduras de direita…não vão agora colocar o Salazar num pedestal por ter combatido o comunismo em toda a ibéria!
Aquilo de facto era uma ditadura duríssima!De tal maneira dura que nem o PS acou a maior parte dos ministros que a serviram!E isso talvez para disfarçar o comunismo latente no próprio PS cujos históricos foram todos alunos do comunismo!E como o Salazar morreu os gajos já se podem vingar á vontade…e fazer o que o grnade Português nunca lhes deixou fazer:ROUBAR!
GostarGostar
INSTITUTO DEMOCRACIA PORTUGUESA
ÓRGÃOS
Presidente de Honra
D. Duarte de Bragança
GostarGostar
Rou bar e trair o zé povinho.De descolonizadores a colonizadores e combatentes da pobreza importada!Enxutanto os indígenas para a morte nas estradas, à escravatura pela europa fora em concorrência com os africanos!Eles os vendilhões do templo viajam em executiva e sacam para si os tais 20000 eurozitos por mês…
E para que a traição passe desapercebida já nem publicam as “nacionalizações” no DR.Tornaram os indígenas escravos da diferença!
GostarGostar
Em Portugal o comunismo internacionalista está vivíssimo!Que o PS não renega!
GostarGostar
Esqueci de dizer que um UDACA vai sempre bem com qulquer prato…
GostarGostar
E é de coração desonesto, que, por justificar “murada” própria, ignorada, como se a não houvesse erguida, remete para o inexistente, como é da fábula, se tu não sujas a água, teu pai a sujou algum dia.
A lembrar o chefe bush do Iraque, que se não tinha armas, dá na mesma, porque as devia ter bem massivas.
E ainda nos admiramos da corrupção cá da terra, de conluios justiceiros e políticos, quando, vaidosamente (de vanitas, vã) a desonestidade se passeia assim de faz de conta, sofismas.
GostarGostar
a queda do Muro de Berlim resumiu o falhanço cabal de um modelo de sociedade e o aluir da ideologia despótica que o projectava.
Lá isso é verdade, mas…, reparem , o cristianismo, lá esse safou-se e bem, começaram o negócio com um palheiro e um presépio, e vejam hoje em dia a opulência do Vaticano e as filiais existentes em todo o mundo !
Já lá vão 2 000 anos !
GostarGostar
“E isso talvez para disfarçar o comunismo latente no próprio PS cujos históricos foram todos alunos do comunismo!E como o Salazar morreu os gajos já se podem vingar á vontade…e fazer o que o grnade Português nunca lhes deixou fazer:ROUBAR!”
Essa é boa, ó aborígene, então o PS, o PSD e CDS, de direita, quais detentores do poder, com os métodos da direita, fartam-se de roubar à esquerda, ao zé pagante, e os ladrões ainda somos nós, da classe, dizes tu.
E eu nunca vi tal lógica. Mas está em uso, já sei, e tu aprendes depressa, como lá diz um supremo, que, por irrelevantes, são nulas essas escutas, obviamnete, carentes de autorização, que, se pedida, “finjamos”, não se daria, porquê?, por irrelevância da mesma (é de, loucos, aborígene), dada a nulidade, ao fim.
GostarGostar
A central piscoisa a querer virar o rumo… deixa lá a ICAR que diga-se precisava duns chefes mais nacionalistas!O internacionalismo devia ser para o papa!
GostarGostar
# 17
O 25 de Abril, afinal não acabou com a ” faxaria” !
São como a inquisição, nunca mais acabam…. Daaaaaasssseee !!
GostarGostar
PS de direita?Porra!Olha só para quantos ex-comunas lá andam!Ex-traidores!Descolonizadores e agora colonizadores!Andam a roubar mas é para eles!De “revolucionários” a “patrões” da mulatagem!
GostarGostar
A central de contra-propaganda piscoisa depois do almoço que meteu um verde muralha em excesso está assanhada!Escusam de disfarçar com tantos nicks porra!Ou já aí chegou o vício dos falsos concursos?Tudo do mesmo gajo para ganhar sempre?
O que não pactuo é com traidores em primeiro lugar e depois com ladrões.Azar terem que defender essa merda por aqui…
GostarGostar
Ó #18
Vai lá dizer ao camarada Marques Junior que existem por aí abrilista – faxistas pá!
GostarGostar
O propagandista australiano, com comentários seguidos que poderiam ser reunidos num só, vê contra-propaganda em tudo que não esteja no seu desdobrável.
GostarGostar
Este propagandista nada recebe de ninguém.É só por amor à causa.Mas conhece os princípios da boa publicidade…
GostarGostar
Este propagandista nada recebe de ninguém.É só por amor à causa.
QUANTO É QUE MAMASTE NO ANTI REGIME ?
Amor à causa……… ehehehehehe !
Olhem a virgem Maria !
GostarGostar
O meu desdobrável é simples: Defesa da coesão nacional, social e religiosa de Portugal.Portanto contra experimentalismos radicais estilo ISCTE da criação do HOMEM NOVO, das importações e nacionalizações virtuosas dos pobres dos outros, da criação de selvas urbanas.Contra todos os internacionalismos bacocos e em que os chicos-espertos que se julgam inteligentes têm lerpado em tudo o que se metem e que nunca são mutuamente vantajosas( e não estou a falar da CEE/UE).
Desde que respeitem isso…
GostarGostar
Ó #24
Não te faças de tão estúpido pá.Demonstras nem sequer saber ler!Lê melhor o #21 pá!
GostarGostar
# 26
Tá bem oooooooooo inteligente !
E eu a gastar a minha saliva com este labrostas !!
Pra k quero eu ler-te melhor ? Daaahhhhh !
GostarGostar
Não queres é ler o que te não convém ó esquerdista-internacionalista se calhar africano.
O 25 de abril já não tem nada a ver com esquerda e direita percebes?Tem mais a ver com gente honrada e competente e gatunos das novas oportunidades!
GostarGostar
Ironias da História : em apenas 20 anos duas implosões “imperiais”…
Mas os Russos,iguais ao que sempre foram e sem “estados de alma” (além da eslava,que já dá que fazer…e muito) estão em plena recuperação , enquanto pelos EUA a “procura da identidade” parece ser a palavra de ordem – o que, em geopolítica,não augura nada de bom…
GostarGostar
Daqui a 13 dias comemoram-se 34 anos de democracia em Portugal.
GostarGostar
já vai em 30 comentários e ainda não fechou o caixote.
GostarGostar
Muralhas, é um bom verde
Onde é que ele está ??????….?????
GostarGostar
A queda do muro de Berlim foi fruto do acaso…Por acaso até achei bem (embora os pobres de leste estejam ainda mais pobres e os trabalhadores do ocidente tenham perdido direitos e capacidade reivindicativa), como acharia que todos os muros que circundam vivendas e escolas fossem derrubados…
Mudando de assunto: gostei da forma inteligente e lúcida como ontem, na RTPN, tentou derrubar os muros que ER tem e tenta construir na opinião pública, a propósito da carreira docente…
GostarGostar
Era capaz de ser um exercício divertido, o CAA, definir cada uma das liberdades referidas: a política, a social e a económica.
Surpreenda-nos, porque humor é coisa que vai escasseando no blog!
GostarGostar
Isso de contar os comentários do nacionalista parece causa própria de racista
GostarGostar
O seu comentário é muito oportuno. Há uns textos no “Avante!” sobre o muro de Berlim que metem nojo a qualquer um, falando da “liberdade inigualável” que existia na RDA. Enfim…
Já agora, caro CAA, saia do Directo ao Assunto. Posso não ser o seu maior fã, mas reconheço-lhe qualidades e competências. Vê-lo a debater com Emídio Rangel, o mais básico comentador político que há, e com Joana Amaral Dias… é triste. Já nem por si consigo ver esse programa, que anda mesmo a bater no fundo.
GostarGostar
Ontem à noite andava eu a fazer “zapping”, mais conhecido por “jogging” televisivo e lá acabei por ver o final do programa. O momento da noite foi quando a psicóloga psicopata do BE se engasgou toda depois de ver o vídeo do REAGAN. Que grande melão minha nossa senhora!!! A voz dela tremia que nem VARA(S) VERDE(S) devido à falta do seu MURALHAS. Ela lá foi dizendo que sempre foi contra o vinho MURALHAS e tal… diz a INTENDIDA do INTENDENTE que “jamais” se reviu naquele tipo de regimes ehehehehehe. Os “Piscólogos” sabem-na toda. O escovinha de dentes do Rangel meteu a viola no saco. Um autêntico cromo dos Ídolos! O moderador podia ter disfarçado melhor… pois a criatura no dia de ontem estava completamente possuída porque também queria que lhe devolvessem o seu MURALHAS. O copo estava vazio e o homem já estava a ressacar. Normal. Ele esteve mesmo a um passo de esganar o CAA. LoL Dei umas boas gargalhadas com esta série televisiva. Muito melhor que a série “The West Wing”! Merecem um Globo D´oiro!
GostarGostar
“Exacto. Os muros são um sintoma de estado de negação. O de Berlim do estado a que uma sociedade totalitária policiada pele Stasi chegou.
O da Palestina do estado apartheidesco a que uma ditadura fundamentalista sionista reduziu a maioria da população privada de todos os direitos cívicos e encafuada em apertados guettos como castigo de não pertencerem ao “povo eleito” enão se deixarem roubar por este…”
GostarGostar
Muito importante. Aconselhado à gentalha comuna:
Aproveitando a comemoração do vigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim, convido os meus estimados leitores a espreitar por entre a Cortina de Ferro e a conhecer (aos que já conhecem, apenas relembro) um dos episódios mais sórdidos e grotescos da experiência comunista do Leste Europeu: quando o “Grande Timoneiro”, o degenerado Joseph Estaline, ordenou a Ilya Ivanov a criação de uma raça híbrida de homem e macaco que, no entender do “Pai dos Povos”, seria uma espécie de super-proletário, invencível, insensível à dor, resistente e indiferente quanto à qualidade da comida que consome.
in Reaccionário
GostarGostar
Caro CAA
Estude o conceito de geopolitica e toda a evolução do pensamento a ele inerente, designadamente, a partir do Sec XIX….Mahan, mackinder, Spykman…e depois pense o que representa a construção do muro de Berlim no contexto das geopolíticas em confronto.
Entenderá aí o que significou a construção do muro….a quem interessava a sua construção e quem o construiu, por via disso.
Veja o significa o seu derrube e onde foi desenhada a linha altenartiva que define, actualmente, a fronteira de interesse dos dois modelos geográficos antagonistas.
Não se agarre a ideologias que são apenas meros factores desse modelo geográfico, construido no interesse de uma determinada entidade política…e que por isso tem um carácter mais amplo e mais determinante para um seu estudo mais atento.
Sem isto , o Caro CAA apenas repete o que a propaganda lhe incute no seu espirito condicionado
cumps
GostarGostar
.
Para além disso, convém não esquecer qua a esquerda tem imensas saudades do muro e da figura da cortina de ferro.
É claro que há socialistas e comunistas de “faz de conta” que fingem estar contentes com o derrube – esses são os do negócio e da corrupção. Os outros, os fanáticos, que também são bandidos, querem o regresso do velho regime.
Nuno
GostarGostar
Na frase:
“Infelizmente para os nostálgicos das tiranias, mais ou menos dissimulados.”
falta o verbo, mas o verbo nunca foi o forte de CAA.
Apaga lá isto outra vez ó CAA!
GostarGostar