Pedido de esclarecimento
16 Novembro, 2009
Sem violar o segredo de justiça do que se pode falar no caso Face Oculta?
Adenda: Toda a gente fala sobre violação do segredo de justiça donde ser mesmo muito importante percebermos do que podemos falar neste caso.
27 comentários
leave one →

NADA!
GostarGostar
Pergunta desnecessária!
GostarGostar
Pode-se elogiar o Estado de Direito e o Sr Primeiro Ministro.
GostarGostar
Também se pode elogiar, em termos genéricos, o jornalismo de investigação (responsável, claro).
GostarGostar
compraram as fotocópias e agora não as podem publicar. façam queixa ao cavaco, pode ser que ele mude isso para alcochete e já não perdem tudo.
GostarGostar
“Também se pode elogiar, em termos genéricos,”
isso dos genéricos até o joão cordeiro elogia desde que começou a produzir disso.
GostarGostar
O segredo de justiça enquanto valor, destina-se primordialmente a proteger a eficácia da investigação. Não se destina a preservar a honra de nenhum convento, e muito menos o que é de todos e que é a coisa pública. O princípio da presunção de inocência processual destina-se, esse sim, a preservar esse valor da honra de cada um. Mas presunções há muitas e só espíritos bem formados na caridade dão de barato que neste caso a presunção de inocência é um bem garantido.
Por isso, quem fala na violação do segredo de justiça como um crime mais grave que o crime que o mesmo visa proteger para a sua investigação é apenas hipócrita.
GostarGostar
“Pode-se elogiar o Estado de Direito e o Sr Primeiro Ministro.”
já era altura
GostarGostar
No caso da Casa Pia sabemos muito bem que valor deram ao segredo de justiça…os que se estiveram constantemente a “cagar” para o mesmo e só não conseguiram abafar tudo porque estava um SOuto Moura na PGR. Foi por isso que o quiseram depois correr, com a raiva por não term conseguido o que queriam a agora estão quase a conseguir.
Mas não se vão safar, acho eu.
GostarGostar
7. Mas em termos muito práticos pode falar-se das certidões? Podemos dizer que o 1º ministro foi interceptado a falar com Armando vara? Podemos falar do senhor Godinho?
GostarGostar
Tudo o que esta cambada queria neste caso, era que as investigações não fossem eficazes e pudesse ser tudo anulado. Virem defender o segredo de justiça que tem como finalidade precisamente aquilo que não querem, é de bradar aos céus!
Mas não haverá ninguém que lhes atire à cara publicamente uma enormidade destas?
GostarGostar
Qualquer pessoa pode falar e escrever sobre o que sabe por vias outras que não o processo directamente. Era o que mais faltava.
GostarGostar
Tenho lido ( João Pereira Coutinho por exemplo) que é um dever público publicar as escutas do Zé pinóquio. A razão tem a ver com um conflito de valores. Subscrevo.
GostarGostar
O Mário Crespo escreve hoje sobre Mark Felt, o garganta funda do Watergate e que forneceu aos jornalistas pistas da investigação a esse outro mentiroso muito elogiado por aqui, às vezes- Nixon.
Felt cumpriu um dever de honra, traindo um dever de obediência e sigilo.
GostarGostar
O Godinho aparece escarrapachado na capa da revista do Correio da Manhã de ontem com a legenda em grande plano: O rei da sucata.
Confesso que acho de mau gosto. Preferia maior contenção. Mas os jornais abusam com os fracos e têm medo dos poderosos como o Zé pinóquio
GostarGostar
O Sokas está a ser vítima duma kabala.
Tadinho….
GostarGostar
“Qualquer pessoa pode falar e escrever sobre o que sabe por vias outras que não o processo directamente.”
qualquer gajo planta uma notícia num offshore e de seguida faz uma citação na imprensa nacional, tal como qualquer alega que o banco insular é o bilhete de identidade ou as acções da sln não têm nada a ver com o bpn. como cometer ilegalidades legalmente é a especialidade da industria dos pareceres que deve manter bem oleados os espíritos luminosos que interpretam a lei, com subsídio de renda de casa.
GostarGostar
#13 – “Tenho lido ( João Pereira Coutinho por exemplo)”
a sopeira escreve melhor
GostarGostar
oh josé a helena está a precisa de ti e do inteligente barros no poste a seguir.
GostarGostar
Desconfio da ingenuidade da HM…
Desconfio de decisões futuras do juíz José…
Desconfio do jornalismo de investigação do Miranda…
GostarGostar
E pode elogiar-se a imparcial justiça, partidarizada que baste, de forma a secar, emaranhar na teia, os maiores “ilícitos”. Porque dizem uns, frontais, neste ponto, é como na vida, como o futebol, a realidade a que não pode fugir-se. Mas então, perguntam outros, maioria, a que serve a Justiça? Questão abstrusa, à primeira vista, sabido como ela é imprescindível a manter na linha o zé, que é que sustenta a seita política.
GostarGostar
Quando é que o colectivo do Blasfémias convida S.José para carpinteirar posts, em vez de o condenar encher caixotes com serradura.
GostarGostar
Piscoisa, ainda não RESPONDESTE ao relatório da OCDE em que o teu Amado Líder dá o dito por não dito (vulgo mentira)dois dias depois.
Ora se ele mentiu uma vez, que ilações se tira acerca da sua ética, nos Sobreiros, Licenciatura, Freeport, casas da Guarda, Sovenco, etc…
(crónica dum país a saque)
GostarGostar
Roteiro dos Restaurantes da “Face Oculta”
O Público foi mais longe na investigação do processo “Face Oculta” e experimentou 8 restaurantes referenciados nos autos aqui. Vale a pena ler e chorar por mais.
http://www.cachimbodemagritte.blogspot.com/2009/11/roteiro-dos-restaurantes-da-face-oculta.html
GostarGostar
Música dedicada a Ana Paula Vitorino
GostarGostar
Este caso já enjoa e não vai dar em nada! Se querem casos a sério vamos tratar de meter o resto da pandilha do PPD-PSD na prisa, ou julgam que o Oliveira e Costa este sozinho na faina?
O POVO NÃO QUER SABER DE TOSTOES DA SUCATA
O POVO QUER SABER DOS MILHOES QUE O PSD ROUBOU NA BANCA. $$$$$$
GostarGostar
Se foi o caso – tal a intoxicação de informação e contra-informação – será o segredo de justiça motivo suficiente para o PGR, como se isso fosse anódino, meter o processo na gaveta, não comunicando atempadamente a quem de direito o despacho do pSTJ, e assim deixar prescrever o prazo de recurso desse despacho ?
É que o “truque da gaveta” é uma estratégia mais própria de gente corrupta e o PGR tem, por definição, que estar acima de qualquer suspeita.
Como se diz, à mulher de César não basta sê-lo, há que parecê-lo.
GostarGostar