Saltar para o conteúdo

Homicídio? Não, suicídio

18 Novembro, 2009

«O líder do parlamentar do PS, Francisco Assis, afirmou ontem que o primeiro-ministro, José Sócrates, tem sido alvo de uma tentativa de “homicídio de carácter” por parte de quem o tenta envolver no processo “Face Oculta”.» – Não sei quantas tentativas de homicídio de carácter de José Sócrates já tiveram lugar. Mas contas por alto já vão em pelo menos em meia dúzia. Está na altura de o PS rever a sua tese explicativa e deixar de ver gente emboscada a tentar assassinar o carácter do seu líder. O carácter do seu líder é que parece ter uma obstinada propensão senão para o suicídio pelo menos para a auto-mutilação.

121 comentários leave one →
  1. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    18 Novembro, 2009 10:50

    Não se pode assassinar o que já está morto.

    Gostar

  2. Mariana's avatar
    Mariana permalink
    18 Novembro, 2009 10:56

    Aqueles que pedem a exposição da privacidade de Sócrates e Vara, alegando terem direito à devassa por existirem certidões e boatos, são como os sabujos que se passeiam pelas dunas da Caparica à espera de encontrar a mão naquilo, aquilo na mão, aquilo naquilo, aquilo atrás daquilo e a língua naquilo. Porém, se lhes perguntarmos ao que andam, respondem que apenas estão interessados em faces ocultas. Você, Helena, é um desses sabujos.

    Gostar

  3. Luís Marques's avatar
    Luís Marques permalink
    18 Novembro, 2009 10:58

    #1 Ai ai, temo bem que tome a nuvem por Juno. Não há tomates em Portugal para confrontar o PM com as suas responsabilidades e ele continuará a arrastar-se e a nós para sabe Deus onde.

    Gostar

  4. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Novembro, 2009 10:59

    Exma Helena Matos…hoje é realmente dia de surpresas e novidades !!!

    BOM POST !!!

    Excelente título!

    Texto simples e preciso!

    Factual, humoristico e não parcialmente colorido !

    Parabéns!

    …mas note que esta é apenas mais uma linha numa crónica de uma morte anunciada e infelizmente bastante adiada.

    Gostar

  5. Luís Marques's avatar
    Luís Marques permalink
    18 Novembro, 2009 11:00

    Esta Mariana (#2) deve ser parente do Sócrates, que finura, que educação!

    Gostar

  6. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    18 Novembro, 2009 11:02

    no dia em que socrates morrer você vai para o fundo de desemprego.

    Gostar

  7. jlcr's avatar
    jlcr permalink
    18 Novembro, 2009 11:03

    O seu ódio figadal ao homem, Helena, não lhe permite uma análise objectiva dos factos. Os seus escritos diários, destilando ódio, espantam-me pela falta de imparcialidade e de isenção que deveria norteá-la. Combata, por favor, esse sentimento e vai sentir-se melhor.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    18 Novembro, 2009 11:05

    Continuo a pensar o seguinte: para Sócrates foi desastroso ter ganho as últimas legislativas. O PSD é que devia ter «vencido», para agora levar com todas as críticas à governação pantanosa que se iniciou em 2005.
    É tempo de mais para este «Cavaquismo de 2.ª geração» falhado, envolvido em tudo que é escândalo. Entretanto, os números do desemprego são de arrepiar…

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 11:10

    Já tinha previsto isto
    Antes das eleições disse que preferia que o psd ganhasse porque depois das eleições se o ps ganhasse ia continuar a saga do bota abaixo e os ataques gerais.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    18 Novembro, 2009 11:11

    Mariana (2):

    A sua experiência de vida na Caparica deve ser lamentável.
    Coragem e menos badalhoquice!

    Gostar

  11. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    18 Novembro, 2009 11:13

    Não se interessa se odeio ou se não odeio. Na verdade não odeio. O ódio é um sentimento muito íntimo que jamais vejo ser possível votar a alguém que é primeiro-ministro.

    O que está errado no que escrevi? Pensemos no Freeport, no negócio da TVI ou no professor que não conhecia. Em todos estes casos Sócrates começa por negar conhecer ou saber do que se trata sem qualquer necessidade. Não era isso que estava em causa. Mas adopta aquela atitude de negação peremptória de algo que tecnicamente é impossível desconhecer como seria a um ministro do Ambiente desconhecer o projecto Freeport ou a um aluno não conhecer o professor. Isto tem-lhe valido os maiores problemas. E agora dizem que é porque alguns o odeiam?? Por favor arranjem melhor argumentário

    Gostar

  12. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 11:13

    O PGR disse não ter visto indícios de crime nas conversas escutadas entre Sócrates e Vara. O presidente do STJ ordenou a destruição dessas escutas por manifesta ilegalidade na sua obtenção. Onde é que está o escândalo?

    Gostar

  13. Piscoiso's avatar
    18 Novembro, 2009 11:16

    #1.
    Se já está morto, também não há suicídio.
    Mas falar tanto de um “morto”, só pode ser uma figura histórica.

    Vcs. bem o querem “matar”, mas em jeito de jogos vídeo.
    Em permanente game over.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 11:19

    É uma pena que tenham destruído Socrates neste país de sacanas
    Bem podia ele ser o candidato a presidente da UE

    Mas o país está cheio de gente pequena e sacana

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 11:23

    Sugiro a quem possa interessar, que leia o excelente artigo do Prof. Costa Andrade no Publico de hoje. Está lá tudo bem explicadinho de uma maneira que até os leigos como eu compreendem, sobre a validade das escutas em que o 1º ministro está envolvido. O PGR e o PSTJ, teem até ao momento um papel altamente criticavel, é um vale tudo que manchará irremediavelmente as suas reputações como os mais altos expoentes da Justiça em Portugal. Supostamente para protegerem quem provavelmente tem muita coisa para explicar aos Portugueses, porque é, para o bem e para o mal, o 1º ministro de Portugal.

    Gostar

  16. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    18 Novembro, 2009 11:26

    14. Sinceramente acha que José Sócrates aguentaria uma semana o escrutínio da imprensa britânica?

    Gostar

  17. Gonçalo Marques's avatar
    18 Novembro, 2009 11:27

    A sorte de Sócrates é viver num país sonâmbulo do ponto de vista político-intelectual e quase morto na sua participação cívica …

    Fora Portugal um país mais consciencioso, mais zeloso da sua vida democrática – como uma Inglaterra, por exemplo – e pessoas que, insistente e reiteradamente são envolvidas em acusações gravíssimas que lesam o património público e a imagem de credibilidade do país, já não ocupariam as funções que ocupam …

    Se Sócrates não fosse o político profissional – e portanto incapaz de fazer qualquer outra coisa que não política “activa” – que é e se não precisasse desesperadamente do “tacho” para os Heron’s Castilhos e carros de alta cilindrada, talvez já tivesse colocado – se lhe restasse alguma dignidade – o lugar à disposição

    Mas Sócrates há muito que só pensa em liquidar quem lhe faz frente:
    – a TVI
    – os Jornalistas que o criticaram (José Manuel Fernandes, João Miguel Tavares et alli)
    – até o Presidente Cavaco Silva …

    Eu tenho a minha consciência tranquila por não ter contribuído para a eleição de semelhante canalha!

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 11:31

    O tal assassinato de carácter, uma expressão pitoresca de Assis que nada mais pode dizer senão isso, é uma tentativa impossível.

    O carácter do indivíduo já está apodrecido há muito e não foi por homicídio. FOi por simples suicídio.

    Quanto ao artigo de Costa Andrade no Público, diz o que andamos aqui a dizer e merece toda a importância e relevo. Por isso mesmo, vou escrever sobre isso quando tiver um pouco mais tempo.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 11:33

    14. Sinceramente acha que José Sócrates aguentaria uma semana o escrutínio da imprensa britânica?

    A imprensa britanica avalia os dois lados. Não faz politica. Aqui os jornalistas fazem politica apenas e escrevem o que os seus partidos ditam e escondem o outro lado.
    Até usam o twitter para propaganda. Aquilo está cheio de jornalistas sempr ena politiquice.

    Não são jornalistas. São politicos que não foram para a politica porque sendo jornalistas não possuem nenhuma responsabilidades.

    Gostar

  20. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 11:34

    Se uma pessoa gosta de politica e bem melhor ir para jornalista que fica imune a ser atacado pelos jornais e pode fazer politica sem ter que assumir responsabilidades nenhumas. É tão confortável.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 11:40

    … mas há excepções. Ainda existem bons jornalistas no país. É preciso é procurá-los. E nem sequer estão em lugares de chefia na maior parte. Os lugares de chefe parecem ocupados.

    Gostar

  22. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 11:43

    Porque será que a maioria das chefias jornalísticas tem uma apreciável quantidade de idiotas? Sim, mesmo isso.

    Porque será? Será do Guaraná?

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 11:45

    O Vicente é o paradigma. O Monteiro segue na senda. O Tadeu já está recolhido ao convento da irrelevância. E outros que evito mencionar.

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 11:49

    meus caros nós temos os politicos que merecemos. A maioria dos portugueses pensa como a “Mariana”, despudoradamente, utiliza a imagem dos tarados, para defender a todo transe a reserva da vida privada como direito absoluto. Isto é no minimo desonesto, para não lhe chamar outra coisa. Esquecendo-se que o que está em causa é o alegado envolvimento do primeiro ministro nesta porcaria. Eu não quero o P.M. do meu país sob suspeita, tendo ou não culpa.Por isso, a reserva da vida privada deve ceder face ao intersse público. Quem não perceber isto, não sabe viver em Democracia

    Gostar

  25. helenafmatos's avatar
  26. Outside's avatar
    Outside permalink
    18 Novembro, 2009 11:54

    “A sorte de Sócrates é viver num país sonâmbulo do ponto de vista político-intelectual e quase morto na sua participação cívica …”

    Exactamente..e a sorte de Sócrates foi a de Soares, Guterres, Cavaco, Mira Amaral, Santana, Lima, Durão, Portas, etc,etc…porque não nos enganemos ou afunilemos (Sócrates, político puro, reverso de medalha de Santana, revela apenas uma maior incompetência em ocultar os jogos de favores e troca de interesses sem géneros que isso não interessa, o que interessa é que não te esqueças deste favor ou desta palavra que faço por ti, lembra-te que mais tarde será a tua vez de me ajudares), são todos (a grande maioria para não ser injusto), os que se aproveitam dos cargos politicos com que nós povo (alegremente e civicamente marchantes às urnas de 4 em 4 aninhos) os presenteámos, não há carácter, honra ou dever, apenas demagogia generalizada, e defesa cerrada da côr própria ou, sublime ideia desta gente, divisão e partilha das posições de poder nacionalmente distribuidas!~
    Mais Nada !!!

    p.s: Obviamente que HM tem um “odiozinho de estimação” para com Sócrates (e está no seu direito, todos temos os nossos) e é revoltante ver constantemente ataques afuniladores unilaterais para com o Exmo., porém, no presente post, exemplar o texto, a referência a, e o título…ou alguém duvida que por mais armas apontadas ao PM, é ele o único responsável pelo sangue que já lhe escorre há meses !
    Foi apenas sorte que MFL não fosse pessoa indicada ou com capacidade para lhe fazer frente (se bem que na minha opinião, que conheço o currículo da Sra. seria apenas o inicio de um novo ciclo, roda roda vira…e nós cá continuaremos, ás voltas, de cabeça para baixo a tentar sobreviver…até quando?)

    Gostar

  27. OLP's avatar
    OLP permalink
    18 Novembro, 2009 11:57

    #12
    Diria mais.
    Onde está o homicídio de carácter?
    Onde está a espionagem politica?

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    18 Novembro, 2009 12:02

    #16 – “Sinceramente acha que José Sócrates aguentaria uma semana o escrutínio da imprensa britânica?”

    claro que aguentava, lá publicam o que tem consistência ou levam com um processo de indemnização que lhes fecha o tasco.

    Gostar

  29. Zeca's avatar
    Zeca permalink
    18 Novembro, 2009 12:13

    Esta do Francisco Assis, francamente! Será que ainda não substituiu os óculos que lhe partiram em Felgueiras?

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 12:22

    #25 Mas isso é verdade. Por cá é insicuações, deduções, ataques, dias a fios a serem parvos

    Um exemplo de hoje. É verdade que Vara vai continuar a receber o ordenado. Já foi noticia. Vara vai hoje ao tribunal. O que é que está na página do publico e é manchete de novo. A mesma noticia: Vara vai continuar a receber o ordenado. É uma coisa verdadeira, mas só é colocada para serem sacanas e instigar à indignação no dia em que Vara vai ao tribunal. Não é noticia, é propaganda.

    Gostar

  31. helenafmatos's avatar
    helenafmatos permalink
    18 Novembro, 2009 12:22

    28. Como já vi que lê pouco veja filmes. Comece pelo caso Profumo

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 12:35

    #12:

    O escândalo mostra-o hoje, á saciedade, Costa Andrade num artigo no Público. Já escrevi sobre o assunto e conclui assim:

    Não me lembra de ler uma porrada tão violenta assente no lombo jurídico das duas sumidades mais elevadas na nossa autoridade judiciária: o presidente do STJ e o PGR, curiosamente ambos juízes do “cível”.
    Incrível. E tanto mais incrível será , se se confirmar que o despacho jurisdicional que Costa Andrade contesta e entende contrário ao direito, tiver sido proferido num “dossier” administrativo.
    Isso, a confirmar-se, seria a negação do Estado de Direito, pelo seu mais elevado representante no Poder Judicial.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    Criativo permalink
    18 Novembro, 2009 12:35

    Se Sócrates não é de confiança porque não apresenta o PSd uma moção na Assembleia?

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 12:35

    Artigo 195.º,n.º 2 da CRP

    “O presidente da República só pode demitir o Governo quando tal se torne necssário para assegurar o regular funcionamento das instituições democráticas, ouvido o Conselho de Estado.”

    Senhor Presidente da República, do que está à espera?

    Será que o Estado de Direito é um sofisma?!

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 12:42

    O simples facto de na Assembleia da República ter aparecido uma ficha biográfica, com as habilitações falsas e depois ainda por cima falsificadas, tendo desaparecido o original deveria ser o clic, o pormenor o assunto essencial básico, suficiente e necessário para ter corrido com o Zé pinóquio, de vez, da política.

    Não o quiseram fazer, desvalorizaram, condescenderam, aceitaram e tornaram-se cúmplices deste marau da política.

    Quando o descobrirem vai ser tarde. Tal como com o Vale e Azevedo aconteceu…

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 12:44

    Claro que seria impossível ao visado rectificar a ficha biográfica sem a anuência de outras pessoas e sem o conhecimento de toda a bancada parlamentar e dos “pares”. São estes “pares” os responsáveis por este descalabro ético e moral. Mas não admira, tendo em conta os nomes que se podem ler e o hábito de macacos velhos que já foi demonstrado à saciedade no caso das viagens fantasma e outros escândalos.

    Gostar

  37. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 12:50

    Bom comentário do João Miranda (#1). Exactamente qual carácter? Um homem que mente tão descaradamente, que usa a ignorância do povo para continuar no poder, que carácter pode ter? Que carácter tem um homem que mente sobre o défice para ganhar eleições, por exemplo?

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    18 Novembro, 2009 12:50

    #31 – “Como já vi que lê pouco veja filmes. Comece pelo caso Profumo”

    não dá, deixei de fumar há uns anos, sou alérgico a bolor e movimentos pró qualquercoisa. quanto à pasquinada tem razão.

    Gostar

  39. General's avatar
    General permalink
    18 Novembro, 2009 13:02

    Hey, Helenita, lady with the blood shot eyes
    What’re you gonna do with your one-man-show?

    Propaganda , Propaganda , Propaganda

    Gostar

  40. Gonçalo Marques's avatar
    18 Novembro, 2009 13:07

    A saída de Sócrates de cena já não é só uma questão ética …

    é, sobretudo, uma questão higiénica

    Gostar

  41. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 13:08

    Pouco antes das eleições:

    “O secretário-geral do PS, José Sócrates, afirmou hoje que o défice de 2009 ficará dentro da média da europeia, nos 5,9 por cento, e que as contas públicas…”

    Depois das eleições:

    “O Governo vai rever o défice orçamental de 2009 para um valor próximo dos sete por cento, depois de as autoridades monetárias europeias já terem estimando nos oito por cento o défice português.”

    Depois vêm com a desculpa que não sabiam que as receitas iam baixar tanto. Da mesma maneira quando deram um aumento à função pública muito acima da inflação, e depois vêm dizer que não sabiam que a crise ia ser tão grande.

    Sócrates sabe tudo muito bem. O que ele quer é ficar no poder eternamente. Manhoso, mafioso, nojento…

    Gostar

  42. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 13:21

    E na altura em que Sócrates “garantia” que o défice não passaria dos 5,9%, já muitos peritos diziam que isso seria impossível. Como podem os governantes então usar a desculpa de que não sabiam quando eles próprios têm as informações?

    Grande mentirosos. Até escolheram 5,9% para não chegar aos 6% para não parecer muito mal. Grandes fdps. Desculpem a linguagem mas isto enerva qualquer um.

    Gostar

  43. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 13:23

    Depois falam em assassinato de carácter!… ahahaha, grande piada não há dúvida, quando tudo o que existe é uma grande falta de vergonha e princípios.

    Gostar

  44. Tenho dito's avatar
    18 Novembro, 2009 14:13

    Na impossibilidade legal de advogar o homicídio do sujeito, desde já declaro que, em nome do interesse nacional, subscrevo toda e qualquer petição que preconize o respectivo suicídio.
    Tenho dito.

    Gostar

  45. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 14:44

    #32

    Já li o artigo de Costa Andrade que de simples e substancial tem muito pouco.
    Fiquei com a nítida sensação que o Código de Processo Penal dele não tem o art. 11.º igual ao meu. Provavelmente, o dele, salta do 10.º para o 12.º, pois no artigo nunca se refere ao art. 11.º.
    Enfim, já me vou acostumando a estes fretes de Costa Andrade ao Público.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 14:54

    Rb:

    Costa Andrade é o maior especialista destas matérias, em Portugal. E V. vem aqui escrever que de substancial tem pouco…sem precisar o pouco que é.

    Será pouco dizer que o Noronha e o Pinto Monteiro são ignorantes, juridicamente, nestas matérias?

    Só se for isso.

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 14:57

    Fretes ao Público? O que Costa Andrade escreve sobre isso é o que tem sempre escrito. Pelo menos desde 1992, data em que publicou “SObre as proibições de prova em processo penal”. Com uma agravante, neste caso: a teoria dos “conhecimentos fortuitos” que ele defende como poucos, já tem jurisprudência firmada.

    E V. vem dizer que é pouco o que ele diz?

    Mas quem é V. Rb, para dizer uma coisa dessas sem justificar o mínimo e apenas dizer que o artigo 11 que ele leu é diferente do seu?

    Isso é argumento sério?

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 14:58

    V. anda muito desatento e o clubismo tolda-lhe o raciocínio, só pode ser isso.

    Gostar

  49. Romão's avatar
    Romão permalink
    18 Novembro, 2009 16:00

    Caro José.

    Não poderia eu próprio ter escrito melhor aquilo que penso sobre o assunto ou estaria a ser redundante. O seu post 35. exprime exactamente o que sinto. Deram corda à teoria do caos aplicada à moralidade. Agora é o que é: o verdadeiro pântano político.

    Gostar

  50. Alves Pimenta's avatar
    18 Novembro, 2009 16:51

    A referência de Rb ao Prof.-Doutor Costa Andrade é própria de um rematado imbecil e ignorante.
    Infelizmente, esta caixa de comentários anda cheio deles, sendo que todos, quiçá involuntariamente em alguns casos, integram a central de intoxicação socretina apostada em embrutecer a opinião pública portuguesa.

    Gostar

  51. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 17:00

    José,

    Qual é o argumento jurídico que ele apresenta para concluir que uma escuta autorizada por um juiz de instrução é uma escuta válida, quando o tal art. 11.º diz que as escutas ao PM PR e PAR têm de ser autorizadas pelo PSTJ?
    Se reparar, o artigo pouco tem de jurídico, basta ver que o eminente jurisconsulto (está bom assim?) não cita um único artigo do CPP que sustente a sua tese.
    Quanto aos fretes, não me recordo qual foi o caso em que Sócrates esteve envolvido ( são tantos …), mas lembro-em que o Costa Andrade veio “teorizar contra Sócrates”.
    O clubismo normalmente torna-se ainda mais agudo, porventura mais fácil, nos anti qualquer coisa. Por exemplo, há adeptos do Porto que são mais anti-benfica do que do Porto. É o seu caso em relação ao Sócrates, José.

    Gostar

  52. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 17:02

    “A referência de Rb ao Prof.-Doutor Costa Andrade é própria de um rematado imbecil e ignorante.

    Mas alguém que não seja imbecil e ignorante alguma vez vai ter respeito por Sócrates?

    Gostar

  53. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 17:02

    Alves Pimenta,

    Imbecil é você que se limita a insultar sem argumentar. Diga-me lá, se leu, porque concorda com a opinião de Costa Andrade? Já agora lembro, se a memória não me trai, que este Costa Andrade foi deputado do PSD em tempos.

    Gostar

  54. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 17:03

    Tina,

    Valerá a pena responder-lhe?

    Gostar

  55. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 17:06

    O PGR já veio dizer que não havia indícios de crime nas escutas efectuadas às conversas (PRIVADAS!) entre Sócrates e Vara, mas o que interessa são os artigos do Costa Andrade.

    Gostar

  56. Alves Pimenta's avatar
    18 Novembro, 2009 17:10

    A imbecilidade de Rb, pelos vistos, não conhece limites. Bom proveito!

    Gostar

  57. Romão's avatar
    Romão permalink
    18 Novembro, 2009 17:11

    55.

    Ainda há bem pouco tempo todos quantos se opunham às escutas a Sócrates o fazia no preceito de que a lei não estaria a sei cumprida, pelo facto de as escutas não terem sido autorizadas pelo presidente do STJ. Era tudo uma questão de formalismo e estrito cumprimento da lei.

    Quando se introduz a noção de conhecimento fortuito, de crimes de catálogo, e a possibilidade de o processo não ter seguido os trâmites legais previstos pela lei, a questão já e de conteúdo – afinal os homens são amigos, honestos e dispensam o mal que se pensa deles.

    Decidam-se. E leia o artigo e uma resenha do que por aqui se tem dito.

    Gostar

  58. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 17:13

    “O clubismo normalmente torna-se ainda mais agudo, porventura mais fácil, nos anti qualquer coisa.”

    No meu caso, eu defendi Sócrates com unhas e dentes no caso da Independente. Critiquei o Público por ter andado a vasculhar no seu passado. Nessa altura havia muitos comentadores a terem essa posição. Agora vejo como o Público fez bem em alertar-nos para o tipo de pessoa que ele é. E agora os únicos comentadores pró-Sócrates que existem são aqueles fanáticos que mudam de pseudónimo e enchem as caixas com comentários sem nexo. Esses sim é que são clubistras que não têm nada para argumentar a não ser ataques pessoais.

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 17:15

    Rb:

    Antes de entrar na discussão há um ponto prévio a debater.
    Há uma diferença entre escutar alguém e alguém ser escutado. O juiz de Aveiro autorizou a que se escutasse o Vara. E durante essa escuta o Zé pinóquio foi escutado. É uma diferença completa e que permite a teoria de Costa Andrade sobre os conhecimentos fortuitos. A teoria não é dele- é dos alemães que estudaram muito antes dele. E ele lê bem alemão.

    Assim, o que sucedeu é que o Zé Pinóquio foi escutado a dizer coisas a outro que legalmente estava a ser escutado. Diz Costa Andrade ( e a jurisperudência diz o mesmo, porque o lê, porque COsta Andrade é o maior especialista destas coisas em Portugal) que deste modo, a escuta é válida e nem sequer no céu pode ser considerada inválida. E muito menos pelo presidente do STJ.
    Por uma razão: o juiz de Aveiro e o procurador entenderam que nesssa conversa fortuita com o escutado Vara, o Zé pinóquio fez aquilo que sabe fazer melhor em privado: disparatou e desatou a conspirar contra o próprio Estado de Direito. COmo ele é PM, para nossa desgraça, os magistrados de Aveiro não tiveram dúvidas: crime, disseram. E crime do catálogo, disseram também.

    O que diz a lei- 187 nº 7 do CPP, nesse caso? Diz que assim é admissível que essa conversa fortuita, mesmo não autorizada expressamente em relação a quem a fez, seja válida porque a conversa do escutado o era. Só assim se evitam absurdos como seriam o de o Zè pinóquio dizer que tinha assaltado o banco CGD com um grupo de ladrões de casaca, ( o que manifestamente não aconteceu e só por exercício teórico ponho aqui) e nada se pode fazer.

    Deu para entender ou ainda é preciso mais desenhos?

    Outro desenho importante: o Costa Andrade é do PSD toda a gente sabe. Mas o que defende neste caso não tem a ver com política, pelos motivos expostos.

    A minha posição em relação ao Zé pinóquio deve-se a várias coisas mas não ao clubismo porque não tenho clube. Deve-se principalmente a não aceitar como PM um indivíduo com o perfil de carácter que o tipo tem.
    E parece que tal não o incomoda por aí além, Rb. Mas anda desatento, é o que lhe digo.

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 17:18

    Agora, só lhe pergunto mais uma coisa se entender responder ( estou a fazer outra coisa aqui ao mesmo tempo):

    Acha que o PGR pode despachar num “dossier” administrativo uma coisa destas? E acha que o presidente do STJ pode fazer o mesmo?
    E se o fizeram que valem esses despachos?

    Eu digo-lhe já: são inexistentes juridicamente. Vai haver bronca pela certa ou me engano muito.

    Gostar

  61. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 17:20

    Alves Pimenta,

    A minha imbecilidade foi pensar que você me daria uma resposta.

    Gostar

  62. Piscoiso's avatar
    18 Novembro, 2009 17:30

    Já o topógrafo Alves Pimenta (#56), acha uma imbecilidade transcrever-se o PGR.
    Com um nível destes, a sua verticalidade deve andar inclinada.

    Gostar

  63. Piscoiso's avatar
    18 Novembro, 2009 17:36

    O carpinteiro José, continua a chamar Zé pinóquio ao PM.
    Diz ele “não aceitar como PM um indivíduo com o perfil de carácter que o tipo tem.” E chama-lhe nomes.
    Mas alguém estará interessado no que o José pensa do PM, do Papa, ou da Zazie?

    Gostar

  64. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 17:41

    José,

    Vá lá, na sua tese sempre citou o artigo o art. 184.º n.º 7, o resto é blá, blá tal como fez Costa Andrade na coluna que lhe disponibilizaram.
    A teoria do José não é válida pela simples razão de que não sendo o meio de prova obtido validamente ele não pode servir de prova. Para escutar o PM em investigaçãop penal, fortuitamente ou não, é necessário autorização do PSTJ, daqui não saímos a não ser que se altere o art. 11.º.
    O argumento de que se Sócrates revelassse que tinha matado a mãe ontem não se podia fazer nada não colhe, porque é a mesma coisa que defender a validade da confissão de Sócrates sob tortura ou dum agente provocador ou da polícia faz uma busca a casa de narcotraficantes sem autorização do juiz e encontram quilos de droga, enfim tudo meios ilegais de obtenção de prova.
    Na investigação de crimes não vale tudo, existem limites e direitos como o da reserva da vida e da intimidade privada que têm de ser assegurados e haver um equilíbrio entre os váriso interesses. Enfim coisas do Direito.

    Gostar

  65. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 17:41

    O José, como sempre, fala do que sabe e os que lhe opõem, como sempre, não lhe saberão dar resposta.

    Gostar

  66. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 17:43

    Está visto que o Noronha de Nascimento e o Pinto Monteiro não leram Costa Andrade e provavelmente não sabem alemão.

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    Insatisfeito permalink
    18 Novembro, 2009 17:44

    O que acho engraçado é que estes “ratos do Rato” por mais que se lhes explique que as escutas foram legais e não podem ser anuladas, com argumentos já profusamente explicados, voltam e repisam, primariamente, a mesma tecla, porque o intocável chefe não pode ser beliscado : “as escutas são ilegais” !

    Mas vai engraçado é que nenhum defende ou questiona as atitudes quer do pSTJ quer do PGR relativamente às possíveis ilegalidas por eles cometidas neste processo. Apenas, obediente e acefalamente, tomam como natural aquilo que eles decidiram.

    Se calhar porque partilham e beneficiam eles próprios dessa “rede tentacular” e estão em desespero de causa que se descubra a tramóia.

    Parafraseando o “comendador Bernardo”, sobre a manutenção do vencimento do “suspenso” A. Vara, “eles tem que viver” !

    Gostar

  68. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 17:44

    Tina,

    Já está respondido e escusa de fazer claque, guarde isso para logo, a favor de Portugal.

    Gostar

  69. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 17:48

    Grande manancial de argumentos que vocês usam. Primeiro era de que o PGR disse que não havia nada de incriminador, ponto final. Agora é que permitir uma escuta a Sócrates sem sutorização seria perigoso porque “é a mesma coisa que defender a validade da confissão de Sócrates sob tortura”

    Não há dúvida nenhuma que estão desesperados para que as escutas não sejam ouvidas. E não mostram o mínimo interesse em saber a verdade porque de certeza revelaria aquilo o que o juiz e o procurador de Aviero acharam, que houve um atentado ao Estado de Direito por parte de Sócrates.

    Gostar

  70. Romão's avatar
    Romão permalink
    18 Novembro, 2009 17:50

    63.

    Pelo contrário. Estou interessadíssimo na sua profícua vida interior e na forma como a preserva nessa máscara de cinismo tão mordaz.

    Estou interessado na maneira como acaba oitenta porcento dos seus posts com uma interrogativa que suspende o leitor na possibilidade de encontrar entre as linhas de subtil ironia um pensamento original e interessante. Essa forma tão leve e descomprometida de chamar a atenção de quem passa com o gancho do ponto de interrogação.

    Tenho uma curiosidade mórbida pelo obreiro de cultura pragmática, educado nos rodapés dos comentaristas de Marx, livre-espírito de tempo disponível infinito que nos premeia a paciência com uma salutar tirada que, não abordando o que está em causa quase nunca, também não se afasta totalmente, comprometendo-se com os assuntos como um elefante de nenúfar em nenúfar, demasiado importante para se deter numa coisa em exclusivo, demasiado brilhante para passar despercebido.

    No fundo, no fundo, só por aqui passo porque estou desejoso de saber que vinho vai bem com uma cabeça de cherne cozida.

    Gostar

  71. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 17:57

    “… procurador de Aveiro acharam, que houve um atentado ao Estado de Direito por parte de Sócrates …”

    Achou tanto que até resolveu debater o assunto com um jornalisto amigo, não foi?
    Agora vá reler tudo o que eu escrevi e deixe-me trabalhar que eu não vivo obcecado com a ideia de Sócrates governar o nosso país.

    Gostar

  72. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 17:58

    O facto de lutarem tão desesperadamente para que as escutas sejam consideradas ilegais diz tudo!..

    Se vocês fossem cidadãos honestos, se Sócrates nada tivesse a temer, qual seria o problema? Até quereriam que as escutas fossem ouvidas para desfazer mal-entendidos. Mas é precisamente o contrário, estão à procura de todos os mieos, inventam até, para que as provas sejam destruídas.

    O que é certo é uma coisa, para quem, como eu, ainda dava a Sócrates o benefício da dúvida, agora não tenho a mínima dúvida que ele é aldrabão. Dantes acusava-o de incompetente, agora estou convencida que ele é mesmo um grande aldrabão, mentiroso e desonesto.

    Gostar

  73. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 18:07

    “que eu não vivo obcecado com a ideia de Sócrates governar o nosso país.”

    claro que não. Nós é que somos obcecados com o país e é por isso mesmo que não queremos que seja governado por alguém daquela índole que, além do mais, se revela extremamente incompetente.

    Gostar

  74. Piscoiso's avatar
    18 Novembro, 2009 18:11

    #70.
    Sobre o vinho que vai bem com a cabeça de cherne, de momento não é possível contactar o companheiro Lambert, que foi a Estrasburgo tratar de uns mostos.
    Já consegui contacto.
    Aconselhou o Pinot Blanc, e desligou.

    Gostar

  75. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    18 Novembro, 2009 18:15

    “O José, como sempre, fala do que sabe e os que lhe opõem, como sempre, não lhe saberão dar resposta.”

    já tem sopeira, mas o anti-persa precisa de assistente para troca de fradas.

    Gostar

  76. Romão's avatar
    Romão permalink
    18 Novembro, 2009 18:21

    #74.

    Muito agradecido. Quando puder passe-me a maionese que usa para disfarçar o sabor a merda que este país vai tomando.

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    18 Novembro, 2009 18:21

    cabeça de cherne é assada na soleira

    Gostar

  78. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    18 Novembro, 2009 18:24

    temos malandro

    Gostar

  79. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    18 Novembro, 2009 18:39

    Um politico dizer que querem assassinar o caracter do socrates, è algo que ele devia justificar na policia judiciaria, porque conhece alguma trama que quer tramar o primeiro ministro e isso deve estar previst na lei ter conhecimento de um assassinato e não o denunciar à policia! bem isto è idiota, mas o Assib è ium idiotão da pior especie, malcriado e ordinario!

    Gostar

  80. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 18:59

    A questão do assassínio de carácter tem a ver com estas fugas cirúrgicas de informação e com a total falta de respeito pelo segredo de justiça por parte de quem devia ser o seu principal garante.

    Gostar

  81. rb's avatar
    18 Novembro, 2009 19:08

    Tina,

    É errada essa ideia de que se Sócrates não tem nada a temer devia permitir a publicação das escutas e se não permite é porque tem. Primeiro porque ninguém gostaria de expor dessa forma a sua intimidade, as suas conversas privadas com terceiros, terceiros estes que também deviam autorizar essa publicação. Segundo porque essa publicação podia ser de facto comprometedora. Imagine que o Vara falou de Cavaco ao Sócrates e que Sócrates lhe dizia que o Cavaco é um filho da puta. Já viu o efeito que era essa publicação?

    Gostar

  82. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 20:19

    Já viu como você defende Sócrates para além do razoável? Então, se as escutas fossem autorizadas, já se podia ouvir a intimidade de Sócrates e este chamar fdp ao Presidente? Não há dúvida que são clubistas ao ponto de não pensarem direito. Depois, querem parecer imparciais. São desonestos como Sócrates por isso o perdoam tanto, identificam-se. A mesma atitude manhosa a fingir-se inocente.

    “Não sabia que a crise ia ser tão grande, não sabia que as receitas iam ser tão baixas,…” vejam lá!…

    O que eu não sabia mesmo é como gente tão aldrabona conseguiu chegar a este nível. Sócrates é a maior lição que se pode ter em cinismo, falsidade e ganância.

    Gostar

  83. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 20:47

    #81 – “Já viu o efeito que era essa publicação?”

    aumentava as intenções de voto no partido socialista.

    Gostar

  84. Desconhecida's avatar
    Mr. Hyde permalink
    18 Novembro, 2009 21:05

    Estratégia e tática maoista. Requentada!

    Gostar

  85. Espantado's avatar
    18 Novembro, 2009 21:14

    81, Rb

    “Imagine que o Vara falou de Cavaco ao Sócrates e que Sócrates lhe dizia que o Cavaco é um filho da puta”.

    As coisas que este gajo sabe… “Trabalhará” numa das “secretas”? Ou trata-se apenas de idiotia?

    Gostar

  86. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    18 Novembro, 2009 22:06

    Trata-se de um imbecil completo.

    O problema do Rui Baptista/Atento é este- é mongo. Nem abrindo-lhe a cabeça consegue entender um mero raciocínio.

    Gostar

  87. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    18 Novembro, 2009 22:07

    Esteve aqui o José, com paciência de santo, a explicar-lhe com calma e com toda a clareza o que o tipo não entendia.

    Pois o imbecil vai e volta a repetir tudo, como se se estivesse a falar para uma porta.

    Gostar

  88. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    18 Novembro, 2009 22:09

    Eu até acho que ele consegue ser muito mais mongo que a coisa pisca.

    E aquelas melífluas ainda irritam mais, até porque tem mais obrigação para não ser parvo.

    Gostar

  89. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    18 Novembro, 2009 22:11

    O tipo levanta perguntas que nem aquelas tias no cabeleireiro.

    Eu acho que ele é um velhaco. Porque era estupidez a mais para quem até teve a honra lavada da chicana do JPP aos anónimos, garantindo que era um grande capitalista e muito pai de família.

    Gostar

  90. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    18 Novembro, 2009 22:13

    Até a tinamonga brilhou neste diálogo de malucos

    ahahgahahahahaha

    Gostar

  91. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    18 Novembro, 2009 22:16

    Olha o imbecil no 80 a garantir que sabe quem passou a informação para os jornais.

    Pergunte-se-lhe como e o tipo não sabe responder. Ele pura e simplesmente nem fez essa pergunta a si próprio.

    O idiota só consegue reacções pavlovianas. Se é um dos nossos que está na berlinda, então só podem ser as forças do mal do partido rival que o estão a lixar.

    E o resto é reflexo condicionado idêntico- apenas por associação a esta única forma que tem de reagir politicamente.

    Gostar

  92. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    18 Novembro, 2009 22:35

    E no # 71 o animal vai ao ponto de afirmar que o juiz de Aveiro é que falou com um amigo dos jornais.

    Este animal precisava de uma coça para acamar o pêlo.

    Imbecil armado ao pingarelho- o sonso de merda.

    Gostar

  93. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    18 Novembro, 2009 22:36

    Vá-se lá saber porquê mas nunca suportei este idiota. E andam por muitos mais que nem me encanitam.

    Este é falinhas melífluas e cretino em último grau.

    Gostar

  94. bulimundo's avatar
    18 Novembro, 2009 22:43

    A ambição é o último recurso do fracassado sem carácter…
    Oscar Wilde

    Gostar

  95. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 22:53

    quanto é que o costa andrade irá receber pelo que escreveu hoje no público?

    Gostar

  96. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Novembro, 2009 22:57

    Vai receber insultos dos apaniguados do Zé pinóquio. Já começaram a chover.

    Gostar

  97. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    18 Novembro, 2009 23:02

    “Assassínio de carácter”, clama Francisco Assis.

    Mas que dizer de uma pessoa que vai versionando o seu currículo empurrado pelo escrutínio público rasurando documentos pelo meio? Como Helena Matos sugere, só se fôr suicídio de carácter (admitindo que previamente tinha algum)!

    Gostar

  98. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 23:04

    e hossanas do tutano psd.

    Gostar

  99. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 23:11

    “Achou tanto que até resolveu debater o assunto com um jornalisto amigo, não foi?”

    Eu li isto e pensei que não tinha percebido bem. Tanta baixeza seria inacreditável. Mas foi mesmo uma tentativa de enxovalhar o procurador de Aveiro. Confirma-se mais uma vez que de Sócrates e da sua gente se pode esperar o comportamento mais baixo possível.

    Gostar

  100. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    18 Novembro, 2009 23:13

    “Assassínio de carácter” clama, esforçado, Francisco Assis.

    Mas que dizer daquele Primeiro-Ministro que se socorre de um estudo da OCDE onde se elogiam as reformas educativas o qual rapidamente se percebe que não era da OCDE e que Sócrates, confrontado com a verdade, afirma sem qualquer tipo de pudor, que nunca tinha tido que o estudo era da OCDE? E que passa pelo vexame público de uma mentira gravada e ao vivo e documentada na televisão?

    Que quererá significar afinal carácter para Sócrates? Será que está a pensar no carácter Republicano e Socialista à semelhança da adjectivada ética?

    Gostar

  101. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 23:22

    A justiça à socialista consiste em destruir as provas o mais depressa possível e acusar os denunciantes de assassinos de carácter. São uns manipuladores exímios. A grande frustação deles é que não podem manipular défices, taxas de desemprego, endividamento, etc. senão já o teriam feito há muito tempo. Estariamos como na Rússia socialista em que as pessoas só começam a perceber que as coisas vão mal quando lhes falta o pão para comer.

    Gostar

  102. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    18 Novembro, 2009 23:29

    em que pastelaria de aveiro é que o lima tomou o pequeno almoço? o dossier era do vara ou do sócrates? ofereço uma dúzia de pastéis de belém e um dvd das escutas.

    Gostar

  103. tina's avatar
    tina permalink
    18 Novembro, 2009 23:37

    “Mas que dizer daquele Primeiro-Ministro que se socorre de um estudo da OCDE”

    exactamente, aquela manha toda, não esperando que alguém fosse esclarecer a situação. Da mesma maneira que não esperava agora ser escutado.

    Gostar

  104. Desconhecida's avatar
    zazie permalink
    18 Novembro, 2009 23:38

    Ofereces, nem as migalhas dos pastéis de nata que te dão para passares aqui o dia a trabalhar para o partido, múmia fedorenta.

    Que sabes tu? és bufo dos ratos? nem isso que não levantas o rabo da cadeira o dia inteiro.

    Gostar

  105. Desconhecida's avatar
    Insatisfeito permalink
    18 Novembro, 2009 23:45

    “São uns manipuladores exímios” # 101

    Tina, desculpar-me-á mas discordo totalmente.

    As trocas e baldrocas são tão óbvias e cristalinas que só quem é asinino ou pessoalmente interessado não o reconhece.

    O problema é que já há demasiada gente “pessoalmente interessada” e que também já percebeu que a queda do querido líder se aproxima a olhos vistos e com ela lá se vai o “precisa de viver” que as sustêm.

    É típico o desnorte em situações semelhantes. Lembram-se das imagens daquele ministro iraquiano a proferir declarações absurdas quando os tanques americanos entravam em Bagdag ? É mais do mesmo !

    Gostar

  106. anónimo's avatar
    18 Novembro, 2009 23:45

    Longa manu…

    O homem da fotografia a preto e branco chama-se Rui Teixeira e foi o primeiro Juiz do
    escândalo de pedofilia ocorrido na “Casa Pia”, o qual, recorde-se, envolveu o Deputado
    socialista Paulo Pedroso, agora candidato pelo PS à Câmara Municipal de Almada.
    Segundo a comunicação social, o referido Juiz tem a sua carreira congelada porque o
    Conselho Superior da Magistratura terá deliberado suspender a sua classificação de “Muito
    Bom”, por solicitação de três dos seus membros, curiosamente indicados pelo Partido
    Socialista.
    Parece que o fundamento é o de que se terá de aguardar uma decisão final sobre um pedido
    de indemnização que Paulo Pedroso pôs contra o Estado Português.
    Ou seja, Rui Teixeira vai ficar a marinar alguns anos…
    Certa vez um conhecido socialista e hoje próspero homem de negócios disse que “quem se
    mete com o PS leva”!
    Já o desconfiávamos. Os exemplos abundam, desde a comunicação social ao funcionalismo
    público e às empresas. Agora ficaram os juízes e magistrados do Ministério Público também
    a saber que não podem afrontar ou sequer pretender fazer justiça aos homens do poder e
    seus amigos.
    O caso envolvendo Lopes da Mota e os magistrados responsáveis pela investigação de
    corrupção no licenciamento do ‘Freeport’ não foi um acidente isolado. Como não o é a
    perseguição agora movida ao Juiz Rui Teixeira.
    São sintomas de uma degenerescência grave que corrói os fundamentos do Estado e já da
    própria sociedade portuguesa.

    http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3106344.html

    Gostar

  107. Desconhecida's avatar
    Insatisfeito permalink
    18 Novembro, 2009 23:52

    Acaba de morrer o 3º feto após vacina !

    Com a vida humana não se brinca !

    Não posso calar a minha indignação !

    Não haverá maneira de se processar os responsáveis por HOMICIDIO ?

    É URGENTE pôr fim a este CAOS !

    Gostar

  108. gigi's avatar
    18 Novembro, 2009 23:53

    Os números do PISA. Quem é quem com melhores resultados a Matemática, Ciências e Leitura?

    O Estudo Internacional que avalia as competências dos alunos até aos 15 anos, através de
    exames de matemática, Ciências e Leitura, vulgarmente conhecido por PISA, dá-nos a
    seguinte resposta:
    Finlândia: 1º em Ciências; 2º em Matemática; 2º em Leitura. Canadá: 3º em Ciências; 4º em
    Leitura; 4º em Matemática. Coreia do Sul: 11º em Ciências; 1º em Leitura; 4º em
    Matemática. Japão: 6º em Ciências; 15º em Leitura; 10º em Matemática. Noruega: 33º em
    Ciências; 25º em leitura; 29º em Matemática. Espanha: 31º em Ciências; 35º em Leitura;
    32º em Matemática. França: 25º em Ciências; 23º em Leitura; 23º em Matemática.
    Portugal está à frente da Espanha, com resultados muito semelhantes aos de França. Os
    países mediterrânicos, Portugal, Espanha, França, Grécia, Turquia e Itália, têm
    resultados semelhantes. Encontram-se a meio da tabela ou um pouco mais para trás. Ao
    contrário do que o Governo de Sócrates quis fazer crer, os alunos portugueses tiveram, em
    2006, um desempenho muito razoável nos testes do PISA.

    http://www.profblog.org/2009/02/os-numeros-do-pisa-quem-e-quem-com.html

    Gostar

  109. gigi's avatar
    19 Novembro, 2009 00:04

    O ME e a Avaliação do Desempenho Docente: Má-Fé, Brejeirice e Mentira Pública!
    14 de Abril de 2008

    O ME e o Governo que o tutela insistem em veicular para a opinião pública a falsa ideia
    de que em Portugal, antes da “geração Sócrates”, os professores não estavam sujeitos
    legalmente à avaliação do seu desempenho profissional.

    Com efeito, muitas têm sido as inoportunas ocasiões em que, publicamente, a ministra da
    educação e até mesmo o primeiro ministro, têm ardilosa e falsamente invocado, em seu
    benefício, aquele argumento.

    Perguntemo-nos: É ou não verdade que os docentes portugueses não eram (não são) avaliados?

    Resposta possível número 1: SIM, os professores em Portugal são avaliados!

    Na óptica oficial da União Europeia e dos governos que em Portugal antecederam o do
    amnésico Governo do Engº Sócrates, no sistema educativo nacional vigorava um sistema de
    avaliação do desempenho docente, fazendo-se Portugal integrar no restrito grupo de países
    europeus em cujo sistema educativo se reconhecia oficialmente a existência e
    funcionamento de um efectivo sistema de avaliação dos seus professores.

    Perguntar-se-á como é que isto se prova(?). É fácil, basta consultar a base de dados
    oficial da UE (Eurydice) e verificar-se-á que nela se reconhece o óbvio: em Portugal, ao
    contrário de muitos outros países europeus, os professores eram efectivamente avaliados!
    (crf:
    http://www.eurydice.org/portal/page/portal/Eurydice/EuryPage?country=PT〈=PT&fragment=248
    ).

    Eu sei que a Ministra MLR sabe disto e também sei que ela simula não o saber. Logo, das
    duas uma, ou ela assume publicamente a sua indecorosa mentira ou…

    …ou então a ministra não é nem portuguesa nem europeia mas, quiçá, chilena.

    É claro que este facto não a desculpabiliza de tanta insensatez e malfeitoria, mas num
    País “democrático e moderno” como o nosso(?) esta reiterada brejeirice e mentira
    políticas deveria conduzir natural e necessariamente à sua demissão. (Obs.: A este
    propósito recordo-me do episódio triste do ex-ministro do ambiente António Borrego, o
    qual, por publicamente, algures no interior do norte de Portugal, ter contado uma anedota
    de mau gosto, foi de imediato demitido por Cavaco Silva… Imaginem o que não teria já
    acontecido a Maria de Lurdes Rodrigues se o decoro democrático e a decência política
    fossem outros no Governo do Engº Sócrates);

    Resposta Possível nº2: Para a União Europeia, o governo nacional diz que “sim, está
    instituído em Portugal um sistema de avaliação do desempenho dos docentes”; para os
    portugueses, o mesmo governo, diz que “não”. Conclusão: “NIM!”

    Resposta e conclusão finais:

    Os sindicatos dos professores devem exigir ao governo da nação que este preste
    institucionalmente contas da sua pública, declarada e repetida MENTIRA, porquanto, tal
    como a UE está oficialmente informada, existe em Portugal um real e oficial modelo de
    avaliação do desempenho dos docentes. (Obs: Eu sei que é politicamente correcto e vulgar
    mentir aos órgãos institucionais da União Europeia, coisa que o ME faz reiterada e
    abusivamente com as medidas por si tomadas tendentes a mascarar as estatísticas do
    abandono e do insucesso escolares, mas, convenhamos, que fazê-lo tão descarada e
    displicentemente aos portugueses e aos professores, já ultrapassa a garantia ética
    minimamente exigida para que possamos continuar a ser cidadãos, não tanto da Europa, mas,
    ainda assim, do tal Portugal “democrático e moderno”);

    Face ao exposto (comprovada que está a descarada mentira do governo da nação), entendo
    que os sindicatos dos professores estão legitimados para exigir:

    a) Que o ME proceda à avaliação do modelo de avaliação do desempenho docente que vigorava
    em Portugal antes do seu desvario legislativo e, reposta a verdade, disso informe as
    instâncias supra-nacionais da UE;

    b) Que se proceda à sua reformulação tendo por referência quer os resultados da avaliação
    referidos anteriormente quer os modelos de avaliação do desempenho docente em vigor na
    União Europeia, o que, a ocorrer, talvez conduza o ME à brilhante conclusão de que nos
    países mais evoluídos, “democráticos e modernos” da União Europeia, ou não existe
    qualquer modelo de avaliação do desempenho docente formalmente institucionalizado ou,
    como maioritariamente acontece, este faz-se depender dos resultados da avaliação
    institucional (interna e externa) das escolas;

    c) Que encarecidamente façam requerer ao Engº Sócrates e à sua ministra da educação um
    pouco mais de decoro político e de respeito cívico e institucional para com os
    professores e para com os portugueses.

    Fernando Cortes Leal
    14 de Abril de 2008
    Kosmografias

    Gostar

  110. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 00:05

    #107 – nada prova que a vacina anti-gripal tenha alguma coisa a ver com o facto e portugal a média de nados-mortos é de um por dia. portanto deixa-te dejaculações precoces, isso sim uma doença nacional e tu deves ser um desses 670.000 portugueses, os outros votaram na velha.

    Gostar

  111. anónimo's avatar
    19 Novembro, 2009 00:07

    Offshore socialista

    A última novidade do Governo socialista do senhor presidente do Conselho é uma coisa
    chamada Fundação para as Comunicações Móveis. Esta entidade, cozinhada no gabinete do
    ministro Lino ex-TGV e ex-aeroportos da Ota e Alcochete, foi a contrapartida exigida pelo
    Governo a três operadores para obterem as licenças dos telemóveis de terceira geração. É
    privada, tem um conselho geral com três membros nomeados pelo Executivo e um conselho de
    administração com três elementos, presidido por um ex-membro do gabinete do impagável
    Lino, devidamente remunerado, e dois assessores do senhor que está cansado de aturar o
    senhor presidente do Conselho e já não tem idade para ser ministro.

    Chegados aqui vamos à massa. Os três operadores meteram até agora na querida fundação 400
    milhões de euros, uma parte do preço a pagar pelas tais licenças. O Estado, por sua vez,
    desviou para esta verdadeira offshore socialista 61 milhões de euros. E pronto. De uma
    penada temos uma entidade privada, que até agora sacou 461 milhões de euros, gerida por
    três fiéis do ministro Lino, isto é, três fiéis do senhor presidente do Conselho. É
    evidente que esta querida fundação não é controlada por nenhuma autoridade e movimenta a
    massa como quer e lhe apetece, isto é, como apetece ao senhor presidente do Conselho.

    Chegados aqui tudo é possível. Chegados aqui é legítimo considerar que as Fátimas,
    Isaltinos, Valentins, Avelinos e comandita deste sítio manhoso, pobre, deprimido, cheio
    de larápios e obviamente cada vez mais mal frequentado não passam de uns meros aprendizes
    de feiticeiro ao pé da equipa dirigida com mão de ferro e rédea curta pelo senhor
    presidente do Conselho.

    Chegados aqui é legítimo dar largas à imaginação e pensar que a querida fundação, para
    além de ter comprado a uma empresa uma batelada de computadores Magalhães sem qualquer
    concurso, pode pagar o que bem lhe apetecer, como campanhas eleitorais do PS e dos seus
    candidatos a autarquias, e fazer muita gente feliz com os milhões que o Estado
    generosamente lhe colocou nos cofres.

    Chegados aqui é natural que se abra a boca de espanto com o silêncio das autoridades,
    particularmente do senhor procurador-geral da República, justiceiro que tem toda a gente
    sob suspeita. Chegados aqui é legítimo pensar que a fundação privada criada pelo senhor
    presidente do Conselho é um enorme paraíso fiscal, uma enorme lavandaria democrática.”

    Correio da Manhã (António Ribeiro Ferreira)

    Gostar

  112. Desconhecida's avatar
    Guarda permalink
    19 Novembro, 2009 00:13

    O Sr. Dr. Francisco Assis infelizmente foi nomeado deputado pela distrital da Guarda. Se estivesse calado e se pusesse a trabalhar em prol deste fim do mundo era um feito notável. O palerma nem sabe onde isto é.

    Gostar

  113. anonimo's avatar
    19 Novembro, 2009 00:17

    Morto ou moribundo tanto faz.

    Demorou foi demasiado tempo a esticar o pernil …!

    Gostar

  114. anonimo's avatar
    19 Novembro, 2009 00:24

    O nível e o carácter do morto ou moribundo, está bem documentado nos comentadeiros do “movimento de voluntários” do dito cujo – ler neste blog e a título de exemplo “Anónimo” # 110!

    Gostar

  115. Desconhecida's avatar
    Insatisfeito permalink
    19 Novembro, 2009 00:36

    Anónimo #110

    Se a taxa dos nados mortos era de um por dia parece que passou agora a ser de dois por dia !

    No que respeita à vida humana não há opções partidárias, mas sim de carácter.

    Há quem o tenha, e quem não o tenha.

    Nem sequer admite que se esteja a ir longe demais numa questão essencial à vida humana ? Estar-se-á a descer assim tão baixo neste país a nível de cultura cívica.

    Gostar

  116. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    19 Novembro, 2009 00:51

    #115 – “Se a taxa dos nados mortos era de um por dia parece que passou agora a ser de dois por dia !”

    se tens números oficiais, não hesites bota aí

    “No que respeita à vida humana não há opções partidárias, mas sim de carácter.”

    sim, sim e o carácter de alguns é usá-la demagógicamente como fizeste em #107

    “Há quem o tenha, e quem não o tenha.”

    pois, és capaz de ir atrasado, em tempo e mentalmente.

    “Nem sequer admite que se esteja a ir longe demais numa questão essencial à vida humana ? Estar-se-á a descer assim tão baixo neste país a nível de cultura cívica.”

    quanto à ejaculação precoce, aproveita a campanha e trata-te. se pensares na velha talvez atrases a coisa.

    Gostar

  117. Eduardo F.'s avatar
    Eduardo F. permalink
    19 Novembro, 2009 02:07

    “Homicídio de carácter” acusa o deferente Assis!

    Estará a falar de quê? De alguém que viu o seu certificado de conclusão da licenciatura ser emitido a um Domingo? De alguém que conclui uma cadeira no ISEL tendo por professor o Engº António Morais no ISEL quase quatro meses depois de este último ter visto o seu contrato de trabalho rescindido? O mesmo Prof. António de Morais que, mudando-se de armas e bagagens para a ex-Universidade Independente, decide sobre o plano de equivalências de José Sócrates quando este também decide transferir-se para a mesma Universidade? O mesmo Prof. António Morais que lecciona quatro das cinco cadeiras que José Sócrates concluiu no ano lectivo de 1995/1996 e que lhe dão a licenciatura, mesmo na condição de membro do Governo de António Guterres desde Outubro de 1995?

    É do carácter deste homem, José Sócrates, de que fala Francisco Assis? Homicídio ou suicídio?

    Gostar

  118. Esconjuro's avatar
    19 Novembro, 2009 10:11

    Homicídio ou suicídio, tanto me faz.
    O que eu quero é que ele vá morrer longe.

    Gostar

  119. Desconhecida's avatar
    anonimo permalink
    19 Novembro, 2009 10:22

    o movimento pro-vida virou pro-suicídio

    Gostar

  120. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    19 Novembro, 2009 19:06

    O fim politico de Socrates è ele acabar com ele, por não saber como sair desta (guterres II)

    Gostar

Trackbacks

  1. “Crime irrealizável” * « BLASFÉMIAS

Deixe uma resposta para Gonçalo Marques Cancelar resposta