Depois não venham dizer que não sabiam
25 Novembro, 2009
Escreve o Pedro Lomba «A propósito do que li aqui e aqui, confirmo que publiquei esta crónica no Público a 12 de Novembro, quinta-feira e na segunda-feira da semana seguinte, dia 16 de Novembro, a 2 horas de entregar o meu texto pronto para ser publicado na edição de terça do Diário Económico, como sempre fiz desde o princípio de 2008, fui contactado pelo editor de opinião do jornal informando-me de que a minha colaboração era dispensada. Não obstante ter escrito imediatamente ao director do Diário Económico manifestando a minha surpresa por ter sido dispensado sem uma explicação no próprio dia em que iria entregar um artigo, não recebi qualquer resposta.»
65 comentários
leave one →

nem o pr consegue opor-se aos ratos mafiosos.
o ss comanda a tropa para evitar golpes de estado do sr silva
completou-se a mexicanização do rectângulo
somos apenas contribuintes.
GostarGostar
Já desconfiava que o Diário Económico também era um orgão socretino, agora deixei de ter dúvidas. “Asfixia democrática” quer dizer exactamente o quê, mestre?
GostarGostar
O link de “crónica” é só para assinantes.
Não tem por aí uma password que empreste?
GostarGostar
Sou um patrão contribuinte neste e deste país e gostava de perguntar a tão douta jornalista, desde quando é que a entidade patronal tem que dar satisfações a um colaborador (a) para tomar atitudes de gestão ?
Até parece a Moura Guedes……… a bem despedida !!
GostarGostar
#3
O texto foi reproduzido por todo o lado. use o google…
GostarGostar
VÁ VOCÊ
GostarGostar
Cronologia de um golpe
Acto I. Estamos a 3 de Outubro de 2004 e José Sócrates é eleito líder do PS. A 9 de Outubro, Armando Vara regressa à direcção do partido pela mão de Sócrates. A 20 de Fevereiro de 2005, o PS vence as legislativas com maioria absoluta. A 2 de Agosto de 2005, há mudanças na Caixa Geral de Depósitos: Teixeira dos Santos afasta Vítor Martins e Vara integra o “novo” conselho de administração. A maioria dos membros desse conselho é afecta ao PS.
Avancemos no tempo. Grande plano. No primeiro semestre de 2007, a Caixa financia accionistas hostis ao conselho de administração em funções no BCP. Cresce o peso do banco do Estado no maior banco privado português. Vara e Santos Ferreira são incluídos em lista concorrente nas eleições para o conselho executivo. O jornais falam no financiamento da Caixa ao empresário Manuel Fino que apoia Santos Ferreira.
A 15 de Janeiro de 2008, Armando Vara é eleito vice-presidente do BCP. Segundo documento divulgado pelo próprio banco, ficam a seu cargo as competências executivas mais relevantes. Armando Vara coloca-se precisamente no coração dos movimentos de créditos, dívidas, compras e vendas de acções e activos. No centro do fluxo de todos os interesses e influências.
Chegados aqui, com os actores certos nos papéis certos nas duas maiores instituições de crédito nacionais (CGD e BCP), tudo se torna possível. O primeiro golpe foi concluído. Começou então o segundo.
Acto 2. Com as possibilidades que o controlo do BCP oferece, o recém-chegado grupo Ongoing, que entretanto adquirira o Diário Económico e já tinha uma posição no grupo Impresa (SIC, Expresso, etc.), é financiado para novas acções. Com o grupo Ongoing: José Eduardo Moniz sai da TVI e controla-se a Media Capital, depois de uma tentativa de aquisição pela PT abortada pelo Presidente e pela oposição. Em Fevereiro de 2009 torna-se possível ajudar o empresário Manuel Fino a aliviar os problemas financeiros (em parte criados pelo reforço da posição no BCP) junto da CGD prestando uma dação em pagamento com acções suas valorizadas cerca de 25 por cento acima do preço de cotação e com opção de recompra a seu favor. Torna-se também possível ajudar o “amigo Oliveira” a resolver os problemas financeiros do seu grupo de media (Diário de Notícias, TSF, Jornal de Notícias).
Tudo factos do domínio público que muitos a seu tempo denunciaram. Sócrates respondia com a cassete familiar: “quem tem procurado debilitar os órgãos de supervisão, lançando críticas à sua actuação no BCP, está a fazer “política baixa””.
Política baixa, diz ele. Estamos perto do fim desta operação bem montada. Sócrates ganhou de novo as eleições. Mas este encadeamento todo precisava de confirmação. Incrivelmente, nas escutas a Armando Vara no caso Face Oculta, eis que surge a arma do “crime” libertando fumo: “O primeiro-ministro e o “vice” do BCP falaram sobre as dívidas do empresário Joaquim Oliveira, da Global Notícias, bem como sobre a necessidade de encontrar uma solução para o “amigo Joaquim”. Uma das soluções abordadas foi a eventual entrada da Ongoing, do empresário Nuno Vasconcellos, no capital do grupo. Para as autoridades, estas conversas poderiam configurar o crime de tráfico de influências”. (Correio da Manhã, 7 de Novembro).
Escutas nulas, disse o Supremo. Os factos, meus amigos, é que não são.
Pedro Lomba, Jurista
GostarGostar
Correio da Manhã ??
Ou
Correio da Manha ?!
GostarGostar
6.
Vc é mesmo socretino rasca e imbecilóide!
Então o CL fez o favor de o informar que o texto foi reproduzido em todo o lado e trata-o assim??? Francamente!
GostarGostar
Ops
Marafado, Sarralheiro macânico…
GostarGostar
Os detentores dos orgãos de comunicação social não deveriam ter o poder de despedir os funcionários a seu bel-prazer.
GostarGostar
E eu a julgar que a censura era do outro tempo “fassista”.Estaremos já a lutar contra uma ditadura?
GostarGostar
Mas que labrostas !
GostarGostar
Ditadura e ainda por cima corrupta?Com padrinhos mafiosos e redes tentaculares a roubar em todo o lado?Isso ao mesmo tempo em que o zé povinho é africanizado?
GostarGostar
Africanizado e levado pela mais potente rede de propaganda que alguma vez existiu em Portugal à sodomização voluntária…
GostarGostar
O penedos também foi “para casa” com o ordenado por inteiro…
Quando fôr o sokas, lembrem-se que ele também tem que sobreviver, coitado, como diz o inenarrável parolo da colecção de “arte” do CCB.
GostarGostar
A central internacionalista-paneleira tem que ser derrubada.Viva o 25 de novembro!!!
GostarGostar
#9.
IMBECILÓIDE É VOCÊ.
E CRETINO TAMBÉM.
Devolvo o RASCA.
GostarGostar
Central internacionalista-corrupta-panelera que assim fica melhor…
GostarGostar
Atendendo à canalha que invadiu oa caixa de comentários, de insulto fácil, só resta uma adaptação ao meio, com fácil insulto.
GostarGostar
Que os verdadeiros BEIRÕES “limpem” o país desta corja que nos envergonha e nos empobrece e escraviza!
GostarGostar
Falta agora o capo dei capi!!!!
GostarGostar
Esse tal de Lomba é da Venezuela ou de Angola?
GostarGostar
Os merdosos até estão a desarmar o zé povinho com medo… coisa que nunca procupou o Salazar esse grande patriota e eminente estadista!
GostarGostar
O Piscoisinho a mostrar as garras.
GostarGostar
Piscoiso, sua doida, olha que a Socretina não vai gostar dessa boçalidade, fazes-lhe lembrar o aterro da Cova da Beira ou a sucata do Godinho.
GostarGostar
O que eu não sabia é que é de agora a dispensa de cronistas, jornalistas e afins. Dantes eram dispensados e não se falava mais nisso, agora, quer sejam bons, maus ou intragáveis têm de ser mantidos nos jornais senão aparece logo alguém a acenar com o papão da asfixia.
GostarGostar
Sabem quanto é a divida desse sr Vasconcelos da Ongoing? Cerca de 1000 milhões de Euros. 200 milhões de contos em moeda antiga. E os activos não chegam a metade desse valor. Portanto quem diz mal do chefe Sócrates, como o Lomba, vai pro olho da rua sem uma explicação. O director do DE, é um dos maiores socretinos que anda na comunicação social. É este Portugalzinho da treta que o PS nos deixa depois de 15 anos de governo, com a pequena interrupção que conhecemos. Ongoing pro buraco onde vamos ficar longos anos. Muito mais pobres.
GostarGostar
Os merdosos, sempre estiveram ao lado de Salazar.
GostarGostar
Interessante é observar que os posts de HM, são mel para os “Xamanomes”.
GostarGostar
Bom post.
…já tinha lido a crónica mas desconhecia as consequências imediatas! (jornalismo e politica em compromissos editoriais evidentes)
p.s: Gosto do pensar, raciocinio do Pedro Lomba há já algumm tempo, foi uma boa e necessária aquisição para o P.
GostarGostar
O primo está a ficar desorientado, será que ele pressente a bordoada?
GostarGostar
Despedir jornaleiros e fabricantes de factos é crime de lesa-majestade, despedir só se for gentinha da ralé. Que nojo, esta maltinha tem mesmo postura de casta superior.
E começam logo a bradar que a é mais um pérfido ataque à liberdade de expressão, e mais o camandro.
Vão mas é trabalhar para uma daquelas fábricas de calçado ou de texteis e, quando o patrão no uso da sua liberdade vos der um pontapé no cu, então sim, protestem.
GostarGostar
parece que já ninguem acusa o publico de ser sovietico, o fanzine do ceaucesquiano primeiro ministro ou dos comunistas e a guerra fria estarem de volta. como roda a furia da turba com as ventanias..
GostarGostar
As crónicas de Pedro Lomba, no Público, estão entre as melhores que jamais li em jornais, ultimamente: claras, concisas e de escrita escorreita. E cortam como lâminas de Toledo.
Por isso, o tal Diário Económico perde apenas um dos melhores cronistas. Parece que ainda lá tem um cretino maior que o Ricardo Costa. Um tal Pedro Adão e Silva.
GostarGostar
De todos os comentários o que mais gosto é do “Marafado de Buliquei-me”.
Este trolha, digno representante da fina flor do entulho, é pago com dinheiro sacado ao Rei da Sucata.
Parece muito bravo mas não passa de uma lagartixa que aqui veio hiberbar.
Puta que o cagou, como diria Gil Vicente
GostarGostar
22 Novembro 2009 – 00h30
Entrevista: José António Saraiva
“Não falimos por um milagre”
José António Saraiva, director do semanário ‘Sol’, revela ao CM que o Governo o
pressionou para não publicar notícias do Freeport e que depois passou aos investidores.
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=052E9153-4DED-4A04-82F1-1325F060A529&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009
GostarGostar
“As crónicas de Pedro Lomba, no Público, estão entre as melhores que jamais li em jornais”
tens olha para a sucata, falta-te o espírito empreendedor de um godinho. e já agora vê lá se te decides sobre o público.
GostarGostar
“José António Saraiva, director do semanário ‘Sol’, revela ao CM que o Governo o
pressionou para não publicar notícias do Freeport e que depois passou aos investidores.”
não terá o saraiva inventado umas histórias para chantagear o sócrates, levou sopa e foi vender a contrafacção à piggy. não era este palerma que dizia que fazia e desfazia governos.
GostarGostar
http://www.5dias.net/2009/11/25/regime-podre/
GostarGostar
Que rasquice do director do DE. Nem sequer responde à carta de Pedro Lomba. Uns brutos, vendidos, sem nível nenhum.
GostarGostar
Estes vendidos ao governo, amigos pessoais de Sócrates, são de um nível incrivelmente baixo. Um aceita 10 000 euros cash, o outro, cobarde, despede sem nenhuma explicação.
GostarGostar
“Não falimos por um milagre”
quer dizer, não deixou de receber o ordenado e as despesas, pagar aos fornecedores tá quieto. mas a coisa vai melhorar, estão a exportar as sobras para angola, dizem que o sol faz brilhar as vidraças de luanda. jingle da campanha: avante, camarada, avante, camarada e o sol brilhará para todos nós!
GostarGostar
Venha outro 25 de Novembro!E uma grande estátua para o Salazar!No lugar agora ocupado pela fundação do Mário!
GostarGostar
# 43
Quanto te paga a “Agência” …?
Pelo menos, vale a pena $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$?
Ou, nem por isso?
Quanto “vales”?
Quanto?
GostarGostar
Eis o “cronista” substituto do Pedro Lomba …
http://www.economico.sapo.pt/noticias/agentes-da-lei-fora-da-lei_74989.html
Como se constata, a mais neutra dos juristas para se pronunciar sobre o assuntoooooooooooooooo!
GostarGostar
Como se constata, o mais neutro dos juristas para se pronunciar sobre o assuntoooooooooooooooo!
GostarGostar
«Depois não se queixem. O Penedos saiu da REN. Não foi o próprio que saiu pelo seu pé, como exigia a decência. Não foi o governo que o mandou sair, como exigia o rigor. Foi o tribunal. Depois não se queixem da preocupante justicialização da política. Se a política não trata do do mínimo dos mínimos.»
GostarGostar
A Prima Do Picoiso é um paneleiro que não larga o homem.
GostarGostar
um dia destes temos os teixeirinhas de aveiro muito chateados com o congelamento da promoção até ser conhecido o resultado da merda que fizeram. avante, camarada, avante, camarada e o sol brilhará para todos nós!
GostarGostar
Lili (#48.), José Penedos foi alvo de uma medida de coacção do Tribunal de Aveiro, não foi condenado, ou sequer demitido da REN. Está apenas suspenso das suas funções até ao julgamento.
Mas se vc. o quer condenar, esteja à vontade.
GostarGostar
“”causídico que se está notoriamente a “cagar” para tal segredo””
Só o José é que pode traquejar, cortar as unhas e limpá-las com um canivete, arrotar, palitar os dentes, escarrar e andar para aí a cambalear
E nós que o aturemos
A Asae não existe
E a Loja continua aberta
GostarGostar
Lomba = preguiça
ou será
Lomba, escola, rotunda, segurança
Se o José gosta muito dele, a gente duvida, não deve ser boa peça
GostarGostar
Bem diz sokas sobre a ‘democrácia respeitósa’, que o superior noronha entende e assim o don procuras, com o marinho basto e aquele germano alvas, a encobridores da seitosa.
Agora competência, carácter e ainda isso de frontalidade, bolas. E não há-de faltar serviçais ao diario de patacos.
Mas o artigo, aquela peça, teve ppinta, não tem dúvida.
E quem não o guardou, para memória?
GostarGostar
GostarGostar
á parte os insultos acima, será q ninguem percebe que este j socrates é da direita não ideológica pragmática, ignorante, que este ps é fraco e que o país está bloqueado…
GostarGostar
E “a crer no lustroso currículo que Armando Vara exibe na página do BCP, onde consta que se pós-graduou no ISCTE um ano antes de se ter graduado na Independente, de boa memória. Só surpreende que não tenha sido em Língua Portuguesa, tendo em vista o português com que termina a sua famosa carta de suspensão: “Suspenção e não renuncia porque tal poderia ser entendida com assumpção de culpa”.
E se ao Vara chega a escrita de bem quatro erros, com tropeços, em linha e meia de crime, ao diario de patakos basta um super-graduado, domingo à tarde.
GostarGostar
Confesso que sou um palerma () mas não posso deixar de amar os meus amigos.
GostarGostar
.
Contrastes humanos. Ambos defendem a sua RAZÃO e VALOR:
.
Hindu sacrifice of 250,000 animals begins
Cheers and protests as thousands of buffalo are decapitated at start of festival in Nepal honouring Hindu goddess Gadhimai
Gallery: Hindu sacrifice ceremony starts
http://www.guardian.co.uk/world/2009/nov/24/hindu-sacrifice-gadhimai-festival-nepal
.
Large Hadron Collider produces first proton collisions in Big Bang mission
The Large Hadron Collider, the world’s biggest atom smasher, has succeeding in producing the first proton collisions, just three days after it was restarted following repairs
http://www.telegraph.co.uk/science/large-hadron-collider/6638873/Large-Hadron-Collider-produces-first-proton-collisions-in-Big-Bang-mission.html
.
GostarGostar
#11
“Os detentores dos orgãos de comunicação social não deveriam ter o poder de despedir os funcionários a seu bel-prazer”.
Fazem-no tão a seu bel-prazer que usam o despedimento coledtivo aqueles que têm lucro substancial.
GostarGostar
Não será por acaso que essa osga que dirige o Diário Económico se chama também António Costa.
GostarGostar
Onde está Lopes da Mota?
O caso das alegadas pressões de Lopes da Mota, presidente do Eurojust, aos magistrados que investigam o caso Freeport, data de Abril passado, ou seja, tem já sete meses e ultrapassou três eleições.
Parece que deve estar à espera do arquivamento mais do que previsível do caso Freeport, a fim de – que pena! – perder o objecto por inutilidade superveniente da investigação…
http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3487225.html
GostarGostar
Eu tbém não pagava para artigos daqueles.
O Lombinhos que vá procurar colaboração noutros media… Olhe que emigre a ver se alguém lhe pega!
GostarGostar
O amigo “Jaquim”
http://www.aartedetersemprerazao.blogspot.com/2009/05/globalmente-gratuito-quando-os.html
GostarGostar
Funcionário do Ministério da Educação gravou conversa informal entre jornalistas sem autorização
http://www.educar.wordpress.com/2009/11/26/cassete-oculta/
GostarGostar