Saltar para o conteúdo

“Uma questão de carácter” *

8 Dezembro, 2009
by

«Se o PS, para grande escândalo da oposição, põe em causa a independência dos investigadores de Aveiro, o PSD, para grande escândalo dos socialistas, põe em causa a independência do procurador-geral da República e do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que consideraram nulas e irrelevantes as conversas que a drª Ferreira Leite quer irresponsavelmente ver expostas na praça pública. E quando o dr. Aguiar Branco, do alto da sua sabedoria, defende que qualquer político se deve sujeitar à devassa pública das suas conversas privadas percebe-se até que ponto o delírio atingiu o PSD»

«…o debate escorregou inevitavelmente para o carácter do eng. Sócrates: aparentemente, a sucessão de casos em que se tem visto envolvido e as características peculiares do seu círculo de amigos, não abonando a seu favor, permitem algumas deduções desagradáveis sobre a sua conduta moral».

* Constança Cunha e Sá, hoje, Correio da Manhã

47 comentários leave one →
  1. Luis Melo's avatar
    8 Dezembro, 2009 17:07

    O delírio atingiu o PSD ou será que a impunidade e a falta de vergonha atingiram o país ??

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    8 Dezembro, 2009 17:17

    Eu penso é que não existe delírio nenhum mas a total falta de vergonha, de carácter, de impunidade com que se fazem e dizem as coisas, onde corruptos e mafiosos andam a navegar livremente nestas águas podres do Portugal miserável em que vivemos. O resto… é tudo conversa da treta!

    Gostar

  3. fv's avatar
    8 Dezembro, 2009 17:17

    “…aparentemente, a sucessão de casos em que se tem visto envolvido e as características peculiares do seu círculo de amigos, não abonando a seu favor, permitem algumas deduções desagradáveis sobre a sua conduta moral».

    Se bem me parece não é tanto a “sucessão de casos em que se tem visto envolvido” mas mais os casos em que o psd o tem tentado envolver…por outro lado, atentem nesta pérola de raciocínio: se o sócrates se dá com gente pouco recomendável, só pode ser mau carácter…e ainda pagam a esta gente para escrever isto…

    Gostar

  4. Raistapartam's avatar
    Raistapartam permalink
    8 Dezembro, 2009 17:35

    # FG
    …do Portugal miserável em que vivemos…
    Não é tão miserável assim! Repare só na riqueza em tolerância: permite que você viva nele, com os mesmos direitos das pessoas inteligentes.

    Gostar

  5. Eduardo F.'s avatar
    8 Dezembro, 2009 17:37

    O mecanismo é conhecido: primeiro, nega-se; de seguida, amalgama-se; por fim, revela-se.

    A Constança Cunha e Sá está ainda na segnda etapa.

    Gostar

  6. JB's avatar
    8 Dezembro, 2009 17:40

    Numa perspectiva psico-sociológica:
    Dois actores cultural, profissional e politicamente antagónicos, nomeadamente na perspectiva económica e financeira para o futuro. Embora com papeis constitucionalmente delimitados, nem por isso imunes a que os PR se permitam surgir perante o eleitorado em posições antagónicas em relação aos PM. Daí, a necessidade de criar um estilo, passe pela «cooperação estratégica» do PR ou pela «cooperação institucional» do PM.
    Entre os termos usados pelo PR na tomada de posse do Governo, que veio posteriormente a reutilizar, a chamada de atenção ao «carácter» na conduta dos actores políticos, diz muito do que se pode suspeitar das relações entre os dois actores políticos do momento.

    Gostar

  7. nini's avatar
    8 Dezembro, 2009 17:40

    Será José Sócrates corrupto?

    (…)Como cidadão, perante a justiça, José Sócrates beneficia da presunção de inocência: deve
    ser considerado inocente até se provar que é culpado. Como político em campanha, perante
    os eleitores, não beneficia da mesma presunção: é culpado até se provar que é inocente, e
    assim é que está bem. Perante um tribunal, um réu pede que não o condenem, e numa
    sociedade civilizada tem direito a que o ónus da prova recaia sobre quem o acusa. Mas um
    político em campanha não é um réu perante um tribunal, a não ser em sentido metafórico.
    Não está a pedir aos eleitores que não o condenem: está a pedir-lhes que confiem nele. E
    para tal tem que ser ele a provar que é digno desta confiança.

    Eu não quero José Sócrates preso sem provas cabais de que é culpado; mas também não o
    quero eleito sem provas cabais de que é inocente. Ao mostrar-se tão ofendido por
    suspeitarem dele e ao recusar-se a dar explicações, José Sócrates não afasta as
    suspeitas, só as reforça.

    Os cidadãos eleitores, ao contrário dos tribunais, têm o direito de ter em consideração
    os antecedentes do acusado. No caso de José Sócrates, estes não são brilhantes: projectos
    de engenharia elaborados por outros e assinados por ele, o uso prolongado dum título
    académico falso, a obtenção deste título por processos lamentáveis, a sistemática
    obstrução, no Parlamento, de todos os projectos de lei que visassem dificultar a
    corrupção, a aprovação dum Código de Processo Penal que dificultou ainda mais a
    investigação e a prova nos crimes de colarinho branco, a colagem sistemática aos
    interesses do poder económico em detrimento do bem público: nada disto prova nada contra
    ele no caso Freeport, mas tudo isto torna plausíveis as suspeitas.

    Para José Sócrates exigir, como arrogantemente exige, que o consideremos acima de toda a
    suspeita, devia ter construído no passado uma reputação em que pudesse fundar esta
    exigência. Não a construiu. Pelo contrário, provou abundantemente que a mentira, a
    artificialidade, a superficialidade, o discurso vazio, a trafulhice, as explicações
    embrulhadas, a subserviência ao poder económico – incluindo o sector mais criminoso deste
    poder – são as marcas definidoras do seu estilo. Eu, pela minha parte, nunca lhe
    compraria um carro usado; muito menos votarei num PS de que ele seja líder.
    http://www.legoergosum.blogspot.com/2009/03/sera-jose-socrates-corrupto.html

    Gostar

  8. Eduardo F.'s avatar
    8 Dezembro, 2009 17:46

    E, já agora, como Pedro Lomba nos recorda na sua coluna no Público de hoje, porque carga de água não se podem fazer “julgamentos de carácter”? «Como se fosse uma bizarria os cidadãos avaliarem o carácter de um político. Como se numa democracia estivéssemos impedidos de apreciar a honorabilidade de quem nos governa.»

    Mas é o que Pedro Passos Coelho defende, apesar de reconhecer que ««Um primeiro-ministro alvo de suspeição fragiliza a imagem externa [e a interna não conta?(*)] de um país»». Presumo que CAA também defenda a mesma linha de pensamento(?).

    (*) – A intercalação é minha.

    Gostar

  9. nini's avatar
    8 Dezembro, 2009 17:49

    Continuação «Spinning à moda de Vara II
    Armando Vara estará na quinta-feira* na RTP. Certamente será uma boa entrevista para o amigo de José Sócrates. Um homem injustiçado. Perseguido. Vítima. Judite de Sousa irá cumprir o seu papel. Esta é uma entrevista que nenhum órgão de comunicação social recusaria. Mas, um bom plano de PR inclui uma entrevista fácil. E isso não estaria garantido noutra televisão.» http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3520895.html

    IHIHIHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!

    Coitada da D. Constância. Coitada.

    Gostar

  10. gigi's avatar
    8 Dezembro, 2009 17:51

    Paciência é o que temos tido

    Diz aqui a Isabel Moreira que se o Parlamento fiscalizar José Sócrates pelos actos políticos que resultam das suas conversas com Armando Vara todos temos que ficar preocupados com a devassa geral que aí se prepara às nossas privacidades.

    Quero tranquilizar a Isabel. A privacidade dela ou de qualquer outra pessoa não corre perigo nenhum se José Sócrates responder perante o Parlamento acerca das suspeições que têm sido noticiadas sobre as suas interferências na independência dos meios de comunicação social. Acho que o Correio da Manhã não está interessado.

    Eu repito: Sócrates é primeiro-ministro, exerce um cargo de governo, detém o poder político máximo em Portugal. Não é um cidadão comum. Está sujeito a um escrutínio mais intenso daquele que é devido aos outros cidadãos. É um escrutínio institucional sobre os actos funcionais (e não pessoais) de um membro do governo. Sabes bem disso, Isabel, porque também o ensinaste durante muitos anos na universidade.

    Repito também que o objecto da comissão parlamentar de inquérito está claro na crónica que escrevi: interferências do governo na independência dos meios de comunicação social (conhecimento prévio de Sócrates do negócio da TVI, suspeitas de intervenção do primeiro-ministro junto do BCP para a renegociação das dívidas da Global Notícias, suspeitas sobre a manipulação política dos investimentos publicitários do Estado nos jornais).

    Todos estes alegados factos devem ser investigados e apurados, por razões óbvias, através dos instrumentos próprios da responsabilidade política do governo. E nenhum deles foi desmentido pelo primeiro-ministro. Nem o seu conhecimento do negócio da TVI (na verdade Sócrates até afirmou que uma coisa foi o seu conhecimento informal e outra o conhecimento público, admitindo por essa via que até tomou conhecimento do negócio e por isso mentiu ao Parlamento), nem a suposta renegociação das dívidas da Global Notícias, nem todos os factos adicionais que parecem apontar para um projecto sistemático de controlo da comunicação social por parte deste governo e, em particular, deste primeiro-ministro).

    Aliás, nem era preciso termos tomado conhecimento parcial do conteúdo das escutas. Tudo aquilo de que antes já se suspeitava seria suficiente por si para justificar um inquérito parlamentar.

    E de onde vem essa ideia, Isabel, de que o despacho de arquivamento do Procurador-Geral desmentiu a veracidade das notícias já publicadas? O despacho de arquivamento significa que o Procurador-Geral entendeu que não havia matéria criminal nas conversas entre Vara e Sócrates. Não desmente rigorosamente mais nada. Não desmente a relevância política dos factos contidos nessas conversas.

    Mais ainda: nem sequer desmente a sua relevância jurídica, porque o primeiro-ministro pode ter cometido inúmeras ilegalidades (administrativas, por exemplo) que não constituem crimes e devem ser esclarecidas. Estou a pensar, por exemplo, em potenciais violações à lei do financiamento partidário. São matérias que precisam de ser investigadas.

    A Isabel ignorou no entanto um ponto importante. Uma comissão de inquérito parlamentar pode ser constituída com restrições de publicidade no interesse do direito do primeiro-ministro à privacidade. Na minha crónica eu quis sublinhar este mesmo aspecto. Ninguém tem interesse legítimo em saber que espécie de comentários laterais ou de linguagem usa o primeiro-ministro em conversas com o seu amigo de longa data Armando Vara. Uma comissão de inquérito nessas condições conjugaria os valores em presença: fiscalização política e sigilo. Se nem este compromisso for aceite pelo partido do governo, então somos livres de especular e avaliar politicamente essa recusa. A privacidade do primeiro-ministro tornou-se um fundamento frouxo para fugir ao esclarecimento.

    Há uma nota final que vem a propósito. Não posso deixar de reparar na contradição assustadora que existe num blogue que se aplica na intolerância e exigência moral contra tudo o que mexe mas que, tratando-se do governo e do primeiro-ministro, fica mudo e quedo. É uma contradição sobre a qual também me permito especular.
    http://www.suctionvalcheck.blogspot.com/2009/12/paciencia-e-o-que-temos-tido.html

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    8 Dezembro, 2009 17:53

    Mas afinal,
    Onde fica Portugal?.
    Esa gente já teem garantida a vida, e eu, e nós?.
    Essa gente merece estar no poder?
    Enqunto discutem o “sexo dos Anjos”, se o teem ou não,
    Há “GENTE” que tem dificuldade em viver o dia a dia, Há “GENTE” sem prespectivas, ou pelo menos poucas; perspectivas de fururo, Há “Gente” pobre, como nunca houve.
    Esses gajos são “IRRESPONSÀVEIS”.
    Se alguem for contra, que argumente!!.

    Gostar

  12. noimo's avatar
    8 Dezembro, 2009 17:54

    22 Novembro 2009 – 00h30

    Entrevista: José António Saraiva

    “Não falimos por um milagre”

    José António Saraiva, director do semanário ‘Sol’, revela ao CM que o
    Governo o pressionou para não publicar notícias do Freeport e que
    depois passou aos investidores.

    Correio da Manhã – O ‘Sol’ foi coagido pelo Governo para não publicar
    notícias do Freeport?

    José António Saraiva – Recebemos dois telefonemas, por parte de
    pessoas próximas do primeiro-ministro, dizendo que se não
    publicássemos notícias sobre o Freeport os nossos problemas se
    resolviam.

    – Que problemas?

    – Estávamos em ruptura de tesouraria, e o BCP, que era nosso sócio, já
    tinha dito que não metia lá mais um tostão. Estávamos em risco de não
    pagar ordenados. Mas dissemos que não, e publicámos as notícias do
    Freeport. Efectivamente uma linha de crédito que tínhamos no BCP foi
    interrompida.

    – Depois houve mais alguma pressão política?

    – Sim. Entretanto tivemos propostas de investimentos angolanos, e
    quando tentámos que tudo se resolvesse, o BCP levantou problemas.

    – Travou o negócio?

    – Quando os angolanos fizeram uma proposta, dificultaram. Inclusive
    perguntaram o que é que nós quatro – eu, José António Lima, Mário
    Ramirez e Vítor Rainho – queríamos pa-ra deixar a direcção. E é quando
    a nossa advogada, Paula Teixeira da Cruz, ameaça fazer uma queixa à
    CMVM, porque achava que já havia uma pressão por parte do banco que
    era totalmente ilegítima.

    – E as pressões acabaram?

    – Não. Aí eles passaram a fazer pressão ao outro sócio, que era o José
    Paulo Fernandes. E ainda ao Joaquim Coimbra. Não falimos por um
    milagre. E, finalmente, quando os angolanos fizeram uma proposta
    irrecusável e encostaram o BCP à parede, eles desistiram.

    – Foi um processo longo…

    – Foi um processo que se prolongou por três ou quatro meses. O BCP,
    quase ironicamente, perguntava: “Então como é que tiveram dinheiro
    para pagar os salários?” Eles quase que tinham vontade que entrássemos
    em ruptura financeira. Na altura quem tinha o dossiê do ‘Sol’ era o
    Armando Vara, e nós tínhamos a noção de que ele estava em contacto com
    o primeiro-ministro. Portanto, eram ordens directas.

    – Do primeiro-ministro?

    – Não temos dúvida. Aliás, neste processo ‘Face Oculta’ deve haver
    conversas entre alguns dos nossos sócios, designadamente entre Joaquim
    Coimbra e Armando Vara.

    – Houve então uma tentativa de ataque à liberdade de imprensa?

    – Houve uma tentativa óbvia de estrangulamento financeiro. Repare–se
    que a Controlinveste tem uma grande dívida do BCP, e portanto aí o
    controlo é fácil. À TVI sabemos o que aconteceu e ao ‘Diário
    Económico’ quando foi comprado pela Ongoing – houve uma mudança de
    orientação. Há de facto uma estratégia do Governo no sentido de
    condicionar a informação. Já não é especulação, é puramente objectiva.
    E no processo ‘Face Oculta’, tanto quanto sabemos, as conversas entre
    o engº Sócrates e Vara são bastante elucidativas sobre disso.

    – Os partidos já reagiram e a ERC vai ter de se pronunciar. Qual é a
    sua posição?

    – Estou disponível para colaborar.
    http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=052E9153-4DED-4A04-82F1-1325F060A529&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009

    Gostar

  13. Vicente Alcatruz's avatar
    Vicente Alcatruz permalink
    8 Dezembro, 2009 18:03

    Acho ( sem ofensa) que a nossa Constança anda a abusar do ” Dimple”. E por isso não diz e escreve coisa com coisa. O artigo que escreveu no CM não passa dum chorrilho de banalidades e lugares comuns. Tem toda razão #7 Nini, no que aqui escreveu. Eu só acrescentaria o seguinte: se Sócrates fosse inocente seria o primeiro interessado em esclarecer as confusões em que está metido no local próprio: nos Tribunais, porque quem não deve não teme. Mas como ele foge dessas soluções como o Diabo da Cruz, permite que os simples mortais como eu, e muitos neste pobre país, tirem as conclusões que melhor entenderem do leem e ouvem nos media. De resto porque é que nós haveriamos de acreditar no que o Sócrates diz, se já o vimos e ouvimos mentir despudoradamente tantas vezes. Ele fez a caminha, agora deite-se nela! Para mal dos nossos pecados.

    Gostar

  14. Vicente Alcatruz's avatar
    Vicente Alcatruz permalink
    8 Dezembro, 2009 18:16

    #12 Noimo As declarações do director do Sol ao CM, em qualquer pais civilizado seriam razão para queda do governo. Aqui é o que se viu: ninguém ligou peva. Toda a gente acha isto normal. E depois admiram-se de sermos tratados como terceiromundistas.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Dezembro, 2009 18:25

    Poder tem o Primeiro-Ministro de Portugal

    – gerir os meus impostos, gerir o bem comum, tomar decisões que afectem o meu presente e o meu futuro , tem acesso a informações que mais “nenhum” português tem, ou seja, que eu não tenho, etc, etc. logo não é um cidadão comum!!qual igual, e quando dois JUIZES afirmam que Socrates violou o Estado de Direito eu quero saber porquê!!?? é logico, 1+1=2 !! mas lá vieram o PGR e o Presidente do Supremo, decidir e afirmar, que eu não podia ter acesso aos factos que tinham levado dois Juizes, a tomar uma decisão, que decerto foi extremamente ponderada! das duas uma, ou os dois Juizes são extremamente incompetentes no trabalho que fazem( TESE do PROCURADOR e do PRESIDENTE do SUPREMO )ou alguem quer branquear os factos encontrados nas escutas ( TESE DOS JUIZES de AVEIRO )

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    8 Dezembro, 2009 18:46

    Meu caro Anonimo #15, arranja um pseudónimo porra)
    No mei de tudo isso, de toda essa tanpa, (desculpe ele se a houver), hove um Juiz que “fincou os cascos”, não foram destruidas as “pseudo-provas”, e assim se espera.
    Há sempre alguem que resiste.

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    8 Dezembro, 2009 18:50

    Não entendo porque é que, para ilustrar o texto da Constança Cunha e Sá, apenas se virou uma das setas do PSD ao contrário.
    O Punho do PS também se devia ter alterado de posição. Não devia estar para baixo o punho; devia dirigir-se à cara das pessoas como se se tratasse de um soco. É, afinal, o que este governo tem feito desde que chegou ao poder.

    Gostar

  18. Eduardo F.'s avatar
    8 Dezembro, 2009 18:55

    Caro Kolchak,

    Perdoe-me a presunção mas suponho que lendo o meu comentário acima ficará com uma pista para responder à sua interrogação.

    Cordiais saudações.

    Gostar

  19. aix's avatar
    aix permalink
    8 Dezembro, 2009 19:25

    Fv(3), acordo total com o seu raciocínio. E mais: indo por essa via (análise do carácter pelo círculo de amigos)ao analisar o carácter do Cavaco teríamos de entrar em linha de conta com o de Dias Loureiro, Oliveira e Silva (& Cia)e até Fernando Lima. Até considero C. Cunha e Sá uma razoável analista mas esta seu argumento é, objectivamente, faccioso.

    Gostar

  20. Paco's avatar
    Paco permalink
    8 Dezembro, 2009 19:30

    Kolchak tem toda a razão e enquanto a maioria de parolos que nos cerca não acordar cntinuaremos a ser explorados.
    O título do post, “Uma questão de carácter”, aplicar-se -á, seguramente, às canalhices que o socretino Sócrates faz em permanência.

    Francisco

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Madeirense permalink
    8 Dezembro, 2009 19:30

    Ainda não é desta vez que o CAA e o palhaço do Passos Coelho vão tomar de assalto a direcção do PSD.

    Vão ter que comer muita broa e beber muita poncha!

    Gostar

  22. aix's avatar
    aix permalink
    8 Dezembro, 2009 19:36

    Perdão, Oliveira e ‘Costa’

    Gostar

  23. MJRB's avatar
    8 Dezembro, 2009 19:41

    A propósito, recordo-me da entrevista de PPassos Coelho, que o JN editou há três dias.
    Também disserta (convenientemente ‘certinho’ e sem fazer ‘ondas’) sobre o carácter de Sócrates, a personalidade de Sócrates, o alegado passado de Sócrates que desabona e pode fazer perigar o cargo que ocupa.
    É de políticos fotocopiados do pior, que o país precisa ?
    É de políticos ‘certinhos’ que o país precisa surante e post-Sócrates ?

    Se líder do PSD, o que é que PPC faria e diria sobre as escutas ? — bem diferente do que MFLeite tem dito ? E porquê diferente (não me refiro a terminologias) perante este caso, aparentemente também grave, que é mais um no CVitae social/partidário/político do PM ?

    Mr. CAA vai entender esta minha ironia: será que o presente post é para desviar “as vistas” da desinteressante (*) entrevista de PPC ?

    (*) Leia-se Pedro Lomba, hoje no Público.

    Gostar

  24. Tintol & Não Só's avatar
    8 Dezembro, 2009 20:11

    Essa “churnalista” é cá de uma constância… No disparate, claro.
    Deve andar a beber de Sacavém.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Dezembro, 2009 20:34

    “Será José Sócrates corrupto?”

    Aplique-se a mesma “lei” aplicada a Dias Loureiro, sem estar com quaisquer problemas de consciência ou outros influenciados pela restrição que não permite acreditar que sim mas permite que publicamente se diga que não ou até que um processo judicial é uma campanha política ou que merece elogio aquele que rouba um email de um jornal para o fazer publicar noutro.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Dezembro, 2009 20:42

    Quem explica bem isto é António Costa e outros: se juridicamente não é possível pronunciar alguém porque a prova não é válida, o crime nem sequer existe e portanto nem se discute politicamente, mas é preciso esperar pela decisão; o crime e a possibilidade jurídica de o punir são, portanto, a mesma coisa; se porventura a prova fosse válida, poder-se-ia discutir, deduzindo-se isto pela lógica; se houver discussão ela é à partida um aproveitamento político, baseada noutro aproveitamento que tem origem nos juizes do PSD, sempre ilícita porque juridicamente a prova não é válida ou porque o é mas o processo ainda não foi julgado, ou se foi, não houve condenação, ou se houve, não transitou em julgado. Se transitou já não interessa porque esse político já não está no activo e estamos perante uma cabala.

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    8 Dezembro, 2009 20:54

    Click to access 4838848388.pdf

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    8 Dezembro, 2009 21:01

    Exactamente meu caro Anonimo#27(arranja um PSEUDÒNIMO porra)
    Tanto assim é, que todos, ouquase todos os “indiciados”, que a maior parte nem deveriam ser constituidos, nem que fosse para poupar papel, já foram ouvidos. O Primeiro Ministro, não, José Socrates, tambem não.
    Há um Juiz que tem o caso a seu cargo, e já mostrou a sua personalidade e caracter, BOM, fincou os pés, e ainda o não chamou.
    Discutem-se frivolidades e possibilidades, mas a realidade é bem diferente.
    A ninguem,(talvez a algumas beatas), interessa a vida de ninguem. A de cada um é suficiente.
    Mas em todo o caso, se razão politica há, já deveria ter sido desfeita a duvida.
    “Quem não deve não teme”

    Gostar

  29. Licas's avatar
    Licas permalink
    8 Dezembro, 2009 21:05

    Com base nas informações fragmentadas dos mídia qualquer ser racional presume ( a tal Presunção…) que J.S. está mais uma vez envolvido numa aldrabice/trapalhada.
    Apenas quero agora salientar um facto: a insistência histérica no Segredo de Justiça que ele (e o Partido) propinam
    constantemente e, quase emudecem quanto ao ilícito em si, a rede tentacular de favores e corrupção , a que a Polícia de Aveiro se refere , com vértices no Sucateiro Godinho, Vara, o P.M, Bancos Públicos ).
    ABSOLUTAMENTE SINTOMÀTICO.

    Gostar

  30. Licas's avatar
    Licas permalink
    8 Dezembro, 2009 21:25

    K2ou3:

    É Vossa Senhoria dos tais que golos metidos
    con a mão , se o Juiz (PMonteiro), feito com o team, validar, não se deve discutir : é irreprensível, não se pode discutir , é virginalmente ético.
    Como disse uma vez Jorge Coelho: quem se mete com o P.S. , leva.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    K2ou3 permalink
    8 Dezembro, 2009 21:46

    Meu caro Licas #31
    Não é esta a questão que se põe.
    Meteram o Presidente do Supremo e O Procurador Geral os pés pelas mãos. Mas houve um Juiz,(e que muitos haja como ele), que não cedeu.
    O que interessa, pelo menos se espera, está lá.
    Se necessário for, está lá.
    Agora “explicações” concretas, nada.
    Isto é o que me aflige.
    “Quem bão deve, não teme”

    Gostar

  32. anoimo's avatar
    8 Dezembro, 2009 22:21

    Face Oculta
    Sócrates troca de telemóvel

    José Sócrates também trocou de telemóvel no mesmo dia em que Armando Vara e outros
    arguidos do processo ‘Face Oculta’ mudaram de aparelho. Entretanto, confirmando a notícia
    da última edição do SOL, o DIAP de Coimbra abriu inquérito a esta estranha coincidência
    de trocas de telemóvel

    O primeiro.ministro mudou de telefone na mesma altura em que os arguidos do processo
    ‘Face Oculta’. Segundo o SOL apurou, a partir de 25 de Junho o primeiro-ministro passou a
    recorrer a outros telefones para continuar a contactar o seu amigo Armando Vara, o que
    originou a extracção de mais certidões que foram encaminhadas pelo DIAP de Aveiro para o
    procurador-geral da República (PGR).

    Conforme o SOL noticiou na passada edição, a troca de telefones e de cartões pelos
    arguidos do ‘Face Oculta’ que estavam sob escuta registou-se no auge da polémica gerada
    pela notícia da possível compra da TVI pela PT. Suspeita-se de uma fuga de informação,
    que contribuiu para que o Governo anunciasse, de um dia para o outro, que iria impedir o
    negócio, quando este estava à beira de ser concretizado.

    Até aí, nas conversas com Armando Vara, José Sócrates surgia como tendo tratado da compra
    da estação televisiva directamente com a administração da PT. A partir do dia 25 – e
    depois de no dia anterior ter garantido no Parlamento que desconhecia o caso -passou a
    assumir que não concordava com a transacção.

    http://www.sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=155939&dossier=Caso%20Face%20Oculta

    Gostar

  33. anoimo's avatar
    8 Dezembro, 2009 22:22

    Serão estas as fugas de informação a que se refere Jorge Lacão?

    «Os arguidos no ‘processo Face Oculta’ deixaram de usar os seus telemóveis habituais a
    partir de 25 de Junho, no auge da polémica causada pelo negócio PT/ TVI, existindo a
    suspeita de uma fuga de informação nessa altura, quando começaram a chegar a Lisboa as
    primeiras certidões enviadas pelo DIAP de Aveiro» – SOL

    A inevitabilidade das suspeitas, segundo o Sol:
    No dia 24 de Junho de 2009, decorreu uma reunião na PGR com o PGR e magistrados do
    processo. No dia 25 de Junho, de manhã os telemóveis dos actuais arguidos deixaram de
    cantar. Ficaram subitamente mudos. Soube-se depois que todos eles, numa estranha
    coincidência decidiram mudar de aparelho e de cartão.
    Todos, menos um deles: o principal suspeito. Esse só mudou de cartão. O IMEI lá ficou
    para se saber isto, agora.

    Gostar

  34. anonimo's avatar
    8 Dezembro, 2009 22:31

    Quem é que acredita no(a)PGR,
    QUEM …??????????????

    Um pequenito exemplo!

    Brincadeiras da nossa justiça
    O Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP), liderado por Maria José Morgado, vai investigar se alguns arguidos do processo de Aveiro foram avisados de que a Polícia Judiciária estava a fazer escutas aos seus telemóveis. É que, de um momento para o outro, todos mudaram de aparelho, excepto o empresário Manuel Godinho.

    Tenho lido muitas opiniões contra as críticas dirigidas ao nosso sistema de justiça. Mas a verdade é que temos uma justiça que não se dá ao respeito, e que muitas vezes apenas actua devido à pressão da comunicação social. O que diz muito da sua eficácia.

    Segundo uma notícia do jornal Sol da semana passada, os suspeitos no processo “Face Oculta” foram avisados que estavam a ser escutados. Isto terá acontecido no dia 25 de Junho, data em que todos os suspeitos, misteriosamente, mudaram de telemóvel. Mas será que apenas após esse facto ter sido noticiado pelo SOL é que os ilustres dignatários da justiça decidiram actuar? Será que foi preciso o país inteiro tomar conhecimento dessa suspeita para os responsáveis avançarem com um processo de investigação? Depois queixem-se que ninguém leva a sério esta justiça…
    http://www.cachimbodemagritte.blogspot.com/2009/12/brincadeiras-da-nossa-justica.html

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    8 Dezembro, 2009 23:08

    Eduardo F:

    É evidente que percebo bem o seu comentário que refere.
    Por vezes tenho a sensação que a «Direita» não existe e que, talvez nunca tenha existido, desde 1789.
    Talvez a «Direita» seja apenas uma caricatura que a «Esquerda» faz constantemente.

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    JMLM permalink
    8 Dezembro, 2009 23:53

    “permitem algumas deduções desagradáveis sobre a sua conduta moral».
    Explique-se, já agora quais?
    O PSD está em estado terminal, sem ideologia, sem politica, sem programa algum e apenas com “coveiros”, faz da intriga a sua agenda.
    Só falta anunciar o funeral, já que nem o Sr Dr Marcelo quer tratar do doente. Neste cenário, por muito mal que esteja o PM, está concerteza melhor que este PSD e os Portugueses sabem bem disso. ( a ver pelas sondagens…)
    Para mal dos nossos pecados a esquerda “terrorista” parece seguir o mesmo caminho, pelo menos a julgar pela intervenção do BE no último grande debate.
    O que eu peço para este país é que os partidos façam politica e se deixem de tretas, que sejam responsáveis, que façam dos seus programas a sua bandeira. (se calhar não tem…) A continuar assim o panorama politico, só nos resta uma esperança uma intervenção do PR, mas clara, evidente e se possível a marcar o momento politico.
    Portugal merece muito mais que isto, pelo menos é com esta convicção que eu votei.
    Já não é face oculta que está em causa mas sim a forma fraca, doente como se faz politica em Portugal. O PS perdeu a maioria mas nem assim ganhou uma oposição de verdade.
    VIVA PORTUGAL

    Gostar

  37. lili's avatar
    9 Dezembro, 2009 03:38

    Público: «PSD quer AR a avaliar negócios das contrapartidas nas compras militares»

    Só um quarto das contrapartidas foram executadas até 2008. Nesse ano, 15 dos 22 projectos não avançaram
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/publico-jornal-imprensa-quiosque-tvi24/1108812-4555.html

    Gostar

  38. lili's avatar
    9 Dezembro, 2009 03:47

    As escutas a Vara e Sócrates

    Pelo menos cinco certidões extraídas do ‘processo Face Oculta’ implicam José Sócrates em
    actividades que poderão ser consideradas tráfico de influências, avança a edição do SOL
    desta sexta-feira

    Além da compra da TVI pela PT, conforme o SOL revelou na passada edição, são também
    referidas manobras para financiar a campanha eleitoral do PS para as últimas legislativas
    e para ajudar a salvar o grupo empresarial de Joaquim Oliveira (DN, JN, 24Horas, TSF, O
    Jogo e Sport TV).

    As certidões têm subjacentes conversas do primeiro-ministro com Armando Vara, arguido no
    inquérito e, por isso, posto sob escuta.

    Numa dessas conversas, Sócrates pede ao seu amigo e correligionário, e vice-presidente da
    BCP, dinheiro para as despesas dos cartazes e panfletos que foram distribuídos pelos
    socialistas nas legislativas (a mais cara campanha de sempre, orçada em 5,5 milhões de
    euros).

    O apoio do futebolista Luís Figo a Sócrates (a dois dias das eleições), envolvendo o
    Tagus Park, é também falado entre Vara e Sócrates.

    Noutros casos, há envolvimento do chefe do Governo em negócios de grande dimensão
    ocorridos nos últimos seis meses.

    Afastar Vitorino

    Nas conversas, Sócrates surge sempre como alguém que está ao corrente das operações.
    Quando Vara falava com determinadas pessoas ou lóbis, invocava o nome de Sócrates como
    estando a par do que lhes estava a dizer ou a solicitar. Depois, fornecia a Sócrates o
    feedback desses contactos e indicações sobre decisões a tomar.

    Por exemplo, Armando Vara e José Sócrates falaram também sobre a necessidade de afastar o
    presidente da REFER (Rede Ferroviária Nacional) e a respectiva tutela, a então secretária
    de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino (que é referida em linguagem desprimorosa).
    Este era um dos objectivos do empresário Manuel Godinho, figura central do ‘caso Face
    Oculta’, que se queixava de nos últimos anos ser perseguido pela administração daquela
    empresa pública e preterido nos respectivos concursos de venda de resíduos. Vitorino é
    agora deputada.

    As certidões com vista a investigar as actividades do primeiro-ministro só foram
    extraídas no seguimento de uma reunião realizada em Junho, entre o procurador-geral da
    República (PGR), o procurador-distrital de Coimbra e o DIAP de Aveiro, onde decorre o
    ‘processo Face Oculta’. No encontro, Pinto Monteiro tomou então conhecimento de que o
    chefe do Governo fora interceptado nas escutas montadas a Armando Vara desde Março deste
    ano, podendo existir em algumas dessas conversas indícios de actividades ilegais.

    Terá sido nessa reunião que se formulou a decisão de extrair certidões para o PGR. Assim,
    e logo após o encontro – ocorrido a 24 de Junho, ou seja, já lá vão quatro meses – foi
    extraída a primeira certidão (que tem data de 26 de Junho), quanto aos indícios de
    tráfico de influências em relação à tentativa de a PT comprar a TVI ao grupo espanhol
    Prisa. Pinto Monteiro já disse que deu um despacho sobre esta certidão em 23 de Julho
    (não revelando em que sentido é esse despacho), tendo-a remetido ao presidente do Supremo
    Tribunal de Justiça, Noronha Nascimento. Este, segundo também disse o PGR, deu um
    despacho no dia 3 de Setembro – cujo teor não se conhece ao certo, mas que se
    circunscreve à validade das escutas como meio de prova.

    Ajudar Oliveira

    Recorde-se que há muito que os espanhóis da Prisa, grupo em maus lençóis financeiros,
    tinham anunciado que pretendiam alienar parte do capital da TVI . As conversas entre Vara
    e Sócrates permitem compreender como a entrada da PT no negócio iria resolver o
    ‘problema TVI ’, abrindo caminho ao afastamento da direcção (que Sócrates acusara de
    fazer «um jornalismo travestido» e de promover uma «caça ao homem» ).

    Mas não só. Percebe-se também como, a seguir à PT (obrigada a sair de cena pela polémica
    política entretanto gerada), surgiu a Ongoing. E como é que através desta se pretende
    ajudar o empresário Joaquim Oliveira, que necessita de injecções de capital.

    Oliveira – conhecido por ter construído o seu grupo, a Controlinveste, a partir dos
    direitos televisivos dos jogos de futebol – comprou em 2006 a empresa do DN , JN ,
    24Horas , O Jogo e TSF , com recurso a um empréstimo de 300 milhões de euros do BCP. Além
    disso, o grupo tem um passivo estimado em 300 milhões de euros. Ora, precisamente em
    Março deste ano, foi noticiado que o BCP concedera a Oliveira um prolongamento do período
    de carência do empréstimo, até 2012 – ou seja, até lá, paga apenas os juros, mas não
    amortiza o capital.

    No BCP, era até agora o vice-presidente Armando Vara quem tinha o pelouro do crédito às
    empresas.
    http://www.sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=153913&dossier=Caso%20Face%20Oculta

    Gostar

  39. Zé Preto's avatar
    9 Dezembro, 2009 07:06

    As escutas dos cabecilhas do gang ao dispor do povo!

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Ping Pong permalink
    9 Dezembro, 2009 07:39

    .
    No meio disto tudo um ‘pequeno senão’ que ainda ninguém compreendeu além do ‘folhetim’ (mais um que aparece nas alturas criticas nacionais; CasasPias, Maddis, a CS arranja sempre uma ‘história para adormecer” ….)
    .
    Porque é que a Oposição com maioria parlamentar ainda não exigiu que os Tribunais lhe entregassem todas as escutas ? É ou não é o Parlamento o orgão máximo da Republica Portuguesa com poderes para tudo ? Tem ou não poderes para isso ?
    .
    Como é ?
    .

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    Anonino permalink
    9 Dezembro, 2009 07:49

    .
    #10,
    “Eu repito: Sócrates é primeiro-ministro, exerce um cargo de governo, detém o poder político máximo em Portugal. Não é um cidadão comum”.
    .
    NÃO É. A casa da Democracia é a ASSEMBLEIA DA REPUBLICA QUE DETEM O PODER POLITICO MAXIMO EM PORTUGAL.
    .
    Salvo se para si fôr um revivalismo da Assembleia Nacional da Constituição de 1933. Aí é capaz de ter razão…. O Poder Executivo é que surge como o verdadeiro Poder Legislativo, quiçá o próprio Poder Judicial. Uma grande ‘caldeirada’
    .

    .

    Gostar

  42. Michel K's avatar
    classemediabiz permalink
    9 Dezembro, 2009 09:47

    Somos cada vez mais um país de “voyeuristas” que se distrai do que realmente é importante. Que interessam o raio das escutas se o Presidente do STJ e o PGR já disseram que não tinham interesse sob o ponto de vista penal?!

    Enquanto os políticos estão entretidos em lançar o caos este país está cada vez mais perto do Magreb…

    Sobre as escutas a minha opinião – e o que eles “realmente” disseram” em:
    http://classemedia.biz/blog/paginaum/ultimas/sob-escuta/

    Sobre como este país compara com os outros (com números à frente):
    http://classemedia.biz/blog/sociedade/economia/portugal-o-carro-vassoura-da-europa/

    Gostar

  43. Licas's avatar
    Licas permalink
    9 Dezembro, 2009 10:30

    #12
    _____José António Saraiva – Recebemos dois telefonemas, por parte de pessoas próximas do primeiro-ministro, dizendo que se não publicássemos notícias sobre o Freeport os nossos problemas se resolviam.______

    Apreciem. . .
    Temos de presumir (como os P.S. tanto gostam de afirnar) que J.A.S. diz a verdade.~
    E a ser É O MAIOR ATENTADO Á LIBERDADE DE EXPRESSÃO A QUE ASSISTI NOS ÚLTIMOS 35 ANOS.

    Este Governo é de um descaramento inaudito:
    não tem sequer recato para as suas acções criminosa (alegadamente). Só Ditadores
    congeminariam tal jogada!

    Quem julga ele que é? Terá lido, mesmo levemente, a Constituição da República Portuguesa? DUVIDO.

    Gostar

  44. Outside's avatar
    Outside permalink
    9 Dezembro, 2009 12:36

    A PROPÓSITO DE CARÁCTER:
    SÃO TODOS IGUAIS, OS QUE LÁ ESTÃO E OS QUE PARA LÁ QUEREM IR!!!

    Crónica de Pedro Lomba no Vosso (e meu) querido Público (dedicada a CAA, apoiante ardente de PPC):

    Depois de ler a entrevista que Pedro Passos Coelho deu no domingo passado ao Jornal de Notícias, digo-vos que desfiz todas as dúvidas sobre a ausência de convicções que caracteriza este candidato a líder do PSD. Bem sei que os sinais desse vazio estavam à vista há muito tempo. Mas foi preciso que Manuela Ferreira Leite perdesse as eleições para a máscara de Passos Coelho cair.

    Pacheco Pereira já o referiu na blogosfera, mas eu reforço. O cardápio ideológico que Passos Coelho passou a adoptar subitamente sobre a economia, o endividamento ou o desemprego é rigorosamente igual ao que Manuela Ferreira Leite andou a dizer no último ano contra o Governo. Passos Coelho também quer travar os gastos do país; suspender o TGV; prestar ajuda às pequenas e médias empresas. Trata-se de um alinhamento com o discurso seguido por Ferreira Leite no último ano que até poderia ser normal em dois membros do mesmo partido.

    O problema é outro. É que durante todo este tempo Passos Coelho tratou sempre a actual liderança do PSD abaixo do analfabetismo. Valeu de tudo: acusações de ignorância, falta de ideias, inépcia. Tudo distribuído por sei lá quantas entrevistas que foi concedendo à imprensa. Pior do que isso: num tema de tanta clivagem como o TGV, é interessante observar a evolução de Passos Coelho desde o início do ano.

    Em Janeiro, dias depois de Ferreira Leite dar uma entrevista à RTP avisando que suspenderia o TGV, Passos Coelho veio contrapor: “O TGV é um projecto estratégico que envolve compromissos assumidos por vários governos.” Passos Coelho viu aí uma oportunidade para enfraquecer Ferreira Leite, porque, afinal, ela tinha feito parte de um dos governos anteriores que assumiu esse compromisso. Se bem se recordam, até houve alguém que usou esse argumento na campanha eleitoral. Foi José Sócrates.

    Agora, nesta entrevista, Passos Coelho já não tem cerimónias: “É decisivo não avançar com a construção do TGV na ligação de Lisboa a Madrid para encontrar alguma folga para que as verbas destinadas a ser drenadas nesse projecto (…) possam ser aplicadas de outra forma na economia.”

    Há nisto todo um método que é bem revelador da inconsistência e falta de convicções que abundam na política portuguesa. Passos Coelho passou ano e meio a atacar Ferreira Leite por não ter ideias. Resolveu entretanto apoderar-se das posições dela para ilustrar a oposição que deseja fzer. Tudo em nome das suas ambições de poder partidário. Convenhamos que é muito pouco. Pelos vistos, Ferreira Leite até tinha razão sobre o TGV. E é irónico e desleal que Passos Coelho a tivesse combatido aí com força, para agora a vir plagiar.

    Na mesma entrevista, Passos Coelho reconhece o óbvio sobre as suspeições que atingem Sócrates no caso Face Oculta: “Um primeiro-ministro alvo de suspeição fragiliza a imagem externa do país.” Mas como não lhe é conveniente colocar-se ao lado de Ferreira Leite exigindo o seu esclarecimento, opta por atacar os “julgamentos de carácter”. Como se fosse uma bizarria os cidadãos avaliarem o carácter de um político. Como se numa democracia estivéssemos impedidos de apreciar a honorabilidade de quem nos governa.

    Passos Coelho prefere antes “construir ideias”. Mas ideias qualquer um arranja, simula ou, como se vê, pede emprestado. Aquilo que nos falta são políticos dignos e confiáveis para as executar. Mais plástico e intrujice, não obrigado. Jurista

    Gostar

  45. Eduardo F.'s avatar
    9 Dezembro, 2009 16:23

    Caro Outside,

    A propósito do seu “título” no comentário #45, permito-me observar-lhe o que escrevi aqui.

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    9 Dezembro, 2009 16:29

    “…permito-me observar-lhe o que escrevi…”

    se isto não uma questão de carácter, é pelo menos gongórico.

    Gostar

  47. dups?sóosbichadosao2's avatar
    dups?sóosbichadosao2 permalink
    9 Dezembro, 2009 23:34

    E AS ESCUTAS VAMOS OUVIR QUANDO ? QUEREMOS OUVIR AS ESCUTAS AGORAAAA!!
    QUEREMOS O XEQUE-MATE A SOCRATES JÁÁÁÁÁÁÁÁ

    Gostar

Deixe uma resposta para gigi Cancelar resposta