Saltar para o conteúdo

“Rotativismo ou imobilismo?” *

10 Dezembro, 2009
by

Julgo que pouca coisa seria diferente se Portugal tivesse sido governado pelo PSD nos últimos quatro anos e meio. Será que o PSD teria completado algumas das reformas que o PS deixou a menos de metade?
Teria avançado a regionalização?
Teriam os impostos baixado?
Teria diminuído a despesa pública?
A Justiça teria experimentado melhorias no seu triste estado?
Conseguiria o PSD outras respostas para a crise?
O compadrio e a corrupção deixariam de ser um modo usual de os vários níveis dos poderes públicos se exibirem?
O PSD não decide quem é nem o que quer. Passos Coelho é o único capaz de renovar alguma coisa – mas tem de se destacar pela diferença do seu projecto político. Caso contrário, será pouca evolução em muita continuidade.

* Ontem, Correio da Manhã

69 comentários leave one →
  1. agent provocateur's avatar
    agent provocateur permalink
    10 Dezembro, 2009 11:44

    😉 😀
    http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2009/12/da-cegueira.html

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    10 Dezembro, 2009 11:45

    “O compadrio e a corrupção deixariam de ser um modo usual de os vários níveis dos poderes públicos se exibirem?”

    é vago, importa-se de concretizar. desculpe lá, mas nestas coisas de honestidade devemos ser mais objectivos, apresentar casos e provas concretas, para não dar ideia que dizemos umas coisas porque não gostamos das pessoas.

    Gostar

  3. Romão's avatar
    Romão permalink
    10 Dezembro, 2009 11:47

    Um rapaz que nem sabe o que fuma é a sua esperança para um sebastianismo de direita?

    Gostar

  4. agent provocateur's avatar
    agent provocateur permalink
    10 Dezembro, 2009 11:48

    Aquele humanóide que está na imagem a fingir que “cogito ergo sum” é o PC?
    😆

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Dezembro, 2009 11:51

    Mas como é que Santana Lopes poderia ter governado 4 anos envolvido na Cova da Beira, nas casinhas, acusado por um inglês de ser corrupto, a destruir orgãos de comunicação social não alinhados e ao mesmo tempo com José Sócrates na bancada do PS na oposição a dizer “não vá por esse caminho que nós cá estaremos para travar essas tentações”? Passa-lhe pela cabeça que o PSD alguma vez fizesse uma lei que liberta criminosos que disparam 11 tiros na via pública e acertam numa criança de 10 anos de idade depois de irem a casa buscar as armas para concluir a batalha campal? A última coisa de que precisamos é de desfiles de moda.

    Gostar

  6. CAA's avatar
    10 Dezembro, 2009 11:57

    «é vago, importa-se de concretizar»

    Concretizar o quê, meu caro preciso, objectivo e inequívoco… ANÓNIMO?

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    José permalink
    10 Dezembro, 2009 12:12

    O cronista Pedro Lomba, o melhor cronista actual dos jornais, ( tirando o clássico Vasco Pulido Valente) já disse o que devia ser dito sobre Passos Coelho: um bluff. Cheguei a pensar que não, mas concordo com o Pedro Lomba.

    Gostar

  8. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Dezembro, 2009 12:17

    nao

    Gostar

  9. Rufina's avatar
    Rufina permalink
    10 Dezembro, 2009 12:34

    Um bom exemplo para Portugal:

    A Irlanda é um dos países europeus a braços com uma forte crise económica e com défice demasiado elevado. Para reduzir o buraco das contas públicas, o Governo decidiu avançar com propostas radicais: cortar os salários dos funcionários públicos, incluindo o primeiro-ministro.

    O Orçamento para 2010, apresentado esta quarta-feira, prevê uma redução de 10% nos salários da função pública, incluindo professores, enfermeiros e polícias, por exemplo. Para dar o exemplo, o primeiro-ministro, Brian Cowen, vai também sofrer um corte de 20% no seu salário e os ministros, uma redução de 15%.

    Para além disso, as prestações sociais, como subsídio de desemprego e abono de família, também sofrerão reduções.

    SE FOSSE CÁ TERÍAMOS JÁ OS PALHAÇOS DO COSTUME A MANIFESTAR-SE NA RUA. VÃO DIZER QUE O NÍVEL SALARIAL DOS IRLANDESES E DOS PORTUGUESES É DIFERENTE, EU SEI. MAS FALAMOS EM PERCENTAGEM MEUS MENINOS.

    APEASER DE TUDO ESSES PALHAÇOS O QUE FAZEM? AUMENTAM O DÉFICE COM AS SUA MEDIDAS NA ASSEMBLEIA.

    SERÁ QUE OS GOVERNANTES IRLANDESES SÃO ESTÚPIDOS?
    SERÁ QUE CRISE SÓ ATINGE A IRLANDA?
    SERÁ QUE OS NOSSOS GOVERNANTES TERÃO QUE SER MAIS “ESPERTOS” QUE OS GOVERNANTES IRLANDESES E FAZER QUE O NOSSO DÉFICE SEJA JA´, INFERIOR A 3%?
    SERÁ QUE OS PALHAÇOS DO PC, BE, PSD E CDS SÃO MAIS ESPERTOS QUE OS IRLANDESES?

    ATENTEM NISTO POIS JÁ NÃO DEVE ESTAR MUITO LONGE. VÃO TODOS LEVAR NO CÚ E NÃO VÃO REFILAR, TENHO A CERTEZA.

    Gostar

  10. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    10 Dezembro, 2009 12:38

    «Passos Coelho é o único capaz de renovar alguma coisa – mas tem de se destacar pela diferença do seu projecto político. Caso contrário, será pouca evolução em muita continuidade».

    Como é que Passos Coelho pode inovar o que quer que seja?
    Ele é o estereótipo do político «Jota» do Cavaquismo, sem nada na cabeça a não ser demagogia barata, que acedeu a lugares políticos de algum destaque, apenas e só pela sua filiação partidária.
    Alguém acredita que, entre os «truques baixos» que deve ter aprendido na sua adolescência política, ainda tenha tido tempo de ler Sartre e afins?
    Por favor…!

    Gostar

  11. Piscoiso's avatar
    10 Dezembro, 2009 13:16

    A diferença mais notória, seria o vasculhar da vida privada de Leite, em vez de Sócrates.

    Gostar

  12. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    10 Dezembro, 2009 13:30

    O PPC um “diferente”?Porra que pelo aspecto parecia branco…

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Ex-Anónimo permalink
    10 Dezembro, 2009 13:30

    11.

    Olha se vasculhassem a sua! Havia de ser bonito!
    Nota: não estou a mexer na sua braguilha…

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    José permalink
    10 Dezembro, 2009 13:43

    Que aspecto da vida particular de José S. foi vasculhado, afinal?

    Sabemos com quem vive e onde vide, sequer e com verdade? Nesse aspecto ainda é mais secreto que o falecido Cunhal.

    Sabemos como comprou efectivamente o que tem de seu, apenas com o vencimento de simples funcionário público?

    Sabemos como foi possível ir ao Bijan a Los Angeles e ficar com o nome da porta, como “prime minister of Portugal”? Quem pagou isso e como? Sabemos, porventura?

    Isto são apenas pormenores mas que dão toda a dimensão da vasculhice preventiva que querem já promover.

    Gostar

  15. Desconhecida's avatar
    José permalink
    10 Dezembro, 2009 13:45

    Mais: não temos o direito de saber?

    É que o indivíduo, nos cargos que detém, tem o poder de saber muito mais sobre nós que nós sobre ele. E é ele quem manda, dispondo quase a seu bel-prazer, na vida de muitas pessoas que dependem de cargos políticos de relevo em empresas públicas, etc etc.

    É assim ou não é? Então para que se fazem de alonsos?

    Gostar

  16. Desconhecida's avatar
    José permalink
    10 Dezembro, 2009 13:46

    Para que defendem um indivíduo à outrance e que tem mais deveres do que deveria ter direitos?

    Gostar

  17. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    10 Dezembro, 2009 13:48

    #14 – isso desenvolvido em crescendo por 10 páginas a4, dava uma visão boleriana da coisa. e ainda tinhas co(i)ro blafêmeo à borliu.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Dezembro, 2009 13:51

    “Cheguei a pensar que não, mas concordo com o Pedro Lomba.”

    Não é apenas o bluff, é a maneira como subrepticiamente mina o próprio partido, tipo ou eu ou nada. Aquela afirmação “vim dar uma ajuda agora que o partido se encontra numa situação difícil” e o modo como se apresentou perante as câmaras (tipo Júlio César a olhar o povo nas bancadas do Coliseu de Roma) a poucos dias das legislativas diz tudo sobre a história da banda desenhada em Portugal.

    Gostar

  19. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    10 Dezembro, 2009 13:53

    “Pedro Mexia aplaude Maria João Seixas na Cinemateca”

    público hoje diferente dos blasfemos de ontém

    Gostar

  20. GLORIOSO SLB's avatar
    10 Dezembro, 2009 14:13

    São sete os clubes míticos no Mundo. São clubes que têm, nos seus países, dimensão nacional e não matriz regional. Têm mais de 10 milhões de adeptos espalhados pelos cinco continentes. E quais são esses clubes? São o BENFICA, o Real Madrid, o M. United, a Juventus, o Bayern Munique, o FLAMENGO e o Boca Juniors.

    Inchem tripeiros invejosos que apenas sobrevivem na sombra do MÍTICO GLORIOSO SLB MUAHAHAH

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Miguel permalink
    10 Dezembro, 2009 14:14

    Passos Coelho é o único a pedir a privatização da CGD.

    Tirando isso, só perguntando ao Ângelo Correia a diferença do projecto político.

    Gostar

  22. Piscoiso's avatar
    10 Dezembro, 2009 14:19

    Artigo 12.º

    Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação.
    ” – in Declaração Universal dos Direitos do Homem

    Gostar

  23. Desconhecida's avatar
    Miguel permalink
    10 Dezembro, 2009 14:21

    Artigo 13º

    Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação.
    ” – in Declaração Universal de Pinto da Costa”

    Gostar

  24. Piscoiso's avatar
    10 Dezembro, 2009 14:26

    Artigo 13.º

    1. Toda a pessoa tem o direito de livremente circular e escolher a sua residência no interior de um Estado.

    2. Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.

    Gostar

  25. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    10 Dezembro, 2009 14:27

    Como é possivel CAA, nas tribunas que puseram à sua disposição ter passado mais de um ano a arrasar pessoas com provas dadas, refiro-me à actual direcção do PSD, e agora andar a promover para lider desse partido politico uma pessoa que mal consegue alinhar duas ideias seguidas, que só diz banalidades e lugares comuns, como o Pedro Passos Coelho? Seria facil demais acusá-lo de estar a fazer um grande serviço ao PS, tentando destruir a credibilidade do PSD, mas lá que parece, parece. Quem estiver atento vê bem que o PS está encostado às cordas. Esta tentativa de quererem meter o PR ao barulho não lembra ao Diabo, mas nós sabemos que para os socialistas vale tudo. A procissão ainda vai no adro porque como sabe, a tal oposição que CAA diz não existir, quando questiona, e bem o governo pelas malfeitorias que fez durante 4,5 anos, aqui d´el rei que não os deixam governar. E a prepósito não ouvi uma palavra sua sobre as declarações de Francisco de Assis , e do deputado Candal, sobre a comissão de inquerito ao Magalhães. Aquilo é que é alta politica não é? Edificante. Amanhã o 2º orçamento complementar vai passar no Parlamento. Mas o ministro das finanças vai ter de explicar muita mentira que andou a dizer, pelo menos de julho para cá. E tem de explicar onde vai gastar aquele dinheiro que só agora descobriu que não tinha. Portugal, como é um País original, vê os comentadores politicos escrutinarem, não o governo, mas o principal partido da oposição. Assim, chegamos a este estado de coisas. E para acabar: acha bem que Armando Vara vá hoje à RTP, paga (com muito sacrificio, pelo menos pela parte que me toca) com o dinheiro dos portugueses, defender-se de uma acusação feita por um Tribunal? Estas situações envergonha-nos a todos.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    José permalink
    10 Dezembro, 2009 14:27

    “Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias.”

    Um primeiro ministro que faz tudo para acabar com um telejornal que o incomoda no exercício do poder, é o exemplo do contrário.

    Um primeiro-ministro que tudo faz para acaparar os amigalhaços em lugares e cargos de relevo monetário, passando por cima de regras democráticas que obrigam á ética e transparência, é outro exemplo supremo disso mesmo.

    Gostar

  27. Piscoiso's avatar
    10 Dezembro, 2009 14:33

    Passamos para as lições de moral.
    Daqui a pouco temos de rezar uma Avé-Maria.

    Gostar

  28. Outside's avatar
    Outside permalink
    10 Dezembro, 2009 14:52

    “so I’m taking the Mr.
    from out in front of your name
    cause it’s a Mr. like you
    that puts the rest of us to shame
    it’s a Mr. like you
    that puts the rest of us to shame”

    B.Harper

    Shame shame shame

    Gostar

  29. Outside's avatar
    Outside permalink
    10 Dezembro, 2009 14:55

    Mas igualmente caro Jorge Paulo…a actual direcção do PSD…as provas dadas que refere vivi-as eu durante o meu tempo estudantil e que triste posição prestam ao paìs, nesse aspecto muitas responsabilidades teem do Sócretino ter alcançado a votação que alcançou (são maneiras de ver e viver a actualidade politica que …NOA É DADA A CONHECER!)

    Gostar

  30. Desconhecida's avatar
    Ex-Anónimo permalink
    10 Dezembro, 2009 14:58

    27. Piscoiso

    Lições de moral está a precisar vc. Veja lá se abre os olhos para a porcaria que a cambada socretina está a causar ao país! No fundo, quem fica mal visto da fotografia é o PS!

    Já agora, caro CAA, ainda não percebi porque é que apoia PPC.
    PPC é um indivíduo muito vago e cabeça no ar, politicamente um zero, sem grande estaleca para assumir o comando do partido, quanto mais do país!
    Ultimamente tenho assumido uma posição apartidária, graças às grandes palhaçadas dos políticos e falta de “berlindes” no sítio para dar a volta a todos os podres que grassa neste país.

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    10 Dezembro, 2009 14:58

    http://www.irancosta.pt/benfica/index.php

    Clicar esperar um pouco

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    Gato com Pulgas permalink
    10 Dezembro, 2009 15:02

    O José, não sei se Adriano, escreve para mentecaptos

    Gostar

  33. GLORIOSO SLB's avatar
    10 Dezembro, 2009 15:02

    O PPC é o Sócrates do PSD, aliás, andaram os dois na JSD, eles sabem bem como funciona a coisa!

    O PSD tem de apresentar um líder descomprometido com o passado e especialmente com ideias novas que não seja o baralhar e voltar a dar de socialismo/social-democracia que têm conduzido este país a sucessivas bancarrotas nos últimos 30 anos.

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Gato com Pulgas permalink
    10 Dezembro, 2009 15:32

    #31

    Há 2 meses o PS ganhou as eleições, querem ver que não vale? vamos a outra

    Gostar

  35. Desconhecida's avatar
    fortuna permalink
    10 Dezembro, 2009 15:34

    Tanto treinador de bancada…

    Gostar

  36. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    10 Dezembro, 2009 16:02

    22.Piscoiso disse
    10 Dezembro, 2009 às 2:19 pm
    “Artigo 12.º

    Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação.
    ” – in Declaração Universal dos Direitos do Homem

    BEM ISTO SÓ SE APLICA A GAJOS DE ESQUERDA.A TIPOS COMO O BERLUSCONI TUDO ISSO É RETRÓGRADO…

    Gostar

  37. Desconhecida's avatar
    José permalink
    10 Dezembro, 2009 16:07

    #33:

    Se está a confundir-me com o José Adriano, desfaça já o equívoco: sou apenas um que aprendeu com ele algumas coisas que sei. E por quem tenho uma sincera admiração e respeito. Por motivos que já expliquei várias vezes.

    Gostar

  38. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    10 Dezembro, 2009 16:09

    Já agora digo que enquanto Darwin não se pronunciar a “declaração”(1) deve ser metida na gaveta…
    (1)Declaração Universal dos Direitos do Homem

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Ex-Anónimo permalink
    10 Dezembro, 2009 16:11

    35.

    Pois ganhou!
    Mas há muitos socialistas honestos com mais sentido de estado e responsabilidade do que a cambada que está no poleiro! O que me choca é que os tais socialistas honestos não terem força nem voz para dar a volta à pouca vergonha dos socretinos!

    Gostar

  40. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    10 Dezembro, 2009 16:14

    O PPC vai qualquer dia “abrir” o seu programa.Sumáriamente é repetir com os políticos e assessores o que já fez com o Serviço Militar Obrigatório ou seja reduções sempre que haja eleições…

    Gostar

  41. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    10 Dezembro, 2009 16:15

    Estão a ver?Vamos acabar por ficar com um polítco profissional de longa duração…

    Gostar

  42. Piscoiso's avatar
    10 Dezembro, 2009 16:17

    #31.
    Vc. com insultos (cambada socretina) só se enxovalha a si e tira-lhe qualquer autoridade moral.

    Gostar

  43. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    10 Dezembro, 2009 16:20

    Enxovalhar o nosso grande AFRICANIZADOR?Cuidado que ainda alguém arrebanha por aí um gang para ajustar contas.E ao contrário dos padres estes nunca são desarmados…

    Gostar

  44. Lusitânea's avatar
    Lusitânea permalink
    10 Dezembro, 2009 16:23

    Aliás estamos em cima das “comemorações” e caramba depois de 100 anos ainda ninguém repetiu a cena da camioneta da morte?Porque esperam?

    Gostar

  45. CAA's avatar
    10 Dezembro, 2009 16:26

    «Como é possivel CAA, nas tribunas que puseram à sua disposição ter passado mais de um ano a arrasar pessoas com provas dadas, refiro-me à actual direcção do PSD…»

    As provas persistemente dadas por esta direcção é que formaram a opinião que tenho acerca da dita – A PIOR LIDERANÇA DA HISTÓRIA DO PSD…

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    Gato com Pulgas permalink
    10 Dezembro, 2009 16:41

    # 41

    Refere-se a honestidade a Ferreira Leite ou Medina Carreira?

    dessa honestidade passo eu bem, passo eu e o País

    Gostar

  47. António P. Castro's avatar
    António P. Castro permalink
    10 Dezembro, 2009 17:14

    Os ditirambos de CAA sobre o Passos Coelho já nem merecem comentário.
    Mas, como a memória é curta, convém arquivá-los… para mais tarde recordar.

    Gostar

  48. Desconhecida's avatar
    Kolchak permalink
    10 Dezembro, 2009 17:15

    Exmo. Sr. Professor Doutor Carlos de Abreu Amorim:

    Por favor não confunda a «Árvore com a Floresta».
    A «Árvore» é uma liderança do PSD de que, manifestamente não gosta. Está, obviamente, no exercício de um direito que lhe assiste; a «Floresta» é o estado deplorável, agonizante mesmo, em que se encontra o nosso País. Com todo respeito, parece estar cometer um erro muito comum das «Direitas» Portuguesas. As quais, dessa forma, apenas favorecem quem, supostamente, pretendem derrubar.

    Gostar

  49. Intrigado's avatar
    10 Dezembro, 2009 17:19

    48,

    “Professor Doutor”

    Como assim?

    Gostar

  50. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    10 Dezembro, 2009 17:33

    Passos Coelho é o único a pedir a privatização da CGD. – Miguel

    Nem isso. Depois de ter defendido em tempos longínquos – menos de ano e meio atrás – a privatização da CGD, Passos Coelho veio, em entrevista recente à Judite de Sousa, dizer que nunca promoveria a mesma nos tempos mais próximos, dada a crise internacional. Ou seja, o putativo novo líder já atirou para as calendas a única medida que caracterizava a sua candidatura.

    No resto, é o que se vê na entrevista ao JN: as exactas mesmas posições que Ferreira Leite defende e que o candidato, à falta de melhor, resolveu pedir emprestadas: suspensão do TGV e das auto-estradas, apoios às PME, oposição ao aumento de impostos. Sem tirar nem pôr, o que Ferreira Leite tem defendido no último ano e meio e que, durante esse tempo, Passos Coelho e os seus comparsas, entre os quais, o CAA, caracterizaram como “falta de ideias e de projecto político”.

    Concluindo, em relação a Passos Coelho, estamos perante mais um farsante, feito à imagem do actual primeiro-ministro. Quoad erat demonstrandum. Pedro Lomba limitou-se a dizer o óbvio, ainda que nos dias que correm seja necessária coragem para o fazer.

    Gostar

  51. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    10 Dezembro, 2009 17:35

    #45 CAA Temos que concordar que esta sua argumentação é fraquinha; eu sei que é capaz de melhor.
    Em todo o caso, nunca o ouvi fundamentar sériamente essa sua opinião( a pior direcção da história do PSD). Não basta dizer, e escrever 5000 vezes que é má, tem que explicar porquê. Se quisermos ser justos ( e sérios) na análise, temos que concordar que Manuela Ferreira Leite denunciou desde que é lider do PSD, e nomeadamente durante a campanha eleitoral a maior parte das situações que agora estão a vir à superficie. Só que agora o PS não tem como as calar. E portanto com uma falta de escrupulos nunca vista na democracia pós 25 de Abril anda a armar-se em vitima. Vergonhoso. Eu penso que aí CAA teria muito mais matéria de análise politica do que as caneladas do costume no PSD. Podia tambem rebater a argumentação bacoca e imbecil com que o seu parceiro de debate das 4ªs feiras à noite na RTPn, Emidio Rangel, costuma poluir os ouvidos, e ofender a inteligencia de quem tem pachorra para assistir àquele espectaculo.

    Gostar

  52. José Barros's avatar
    José Barros permalink
    10 Dezembro, 2009 17:50

    http://suctionvalcheck.blogspot.com/2009/12/as-contradicoes-de-passos-coelho.html

    Outra vez: QED.

    Esta caixa de comentários é, aliás, elucidativa a respeito de que estes truques de feira do passos coelhismo não enganam ninguém. Resta a Passos Coelho a esperança de que os militantes do PSD o escolham por ser “malandro”, mais precisamente o “malandro” deles por oposição ao “malandro” dos outros, dos socialistas.

    Mas enganem-se se acham que é isso que convence o povinho. É que o do PS tem o poder de distribuir cargos e subsídios; o do PSD, não.

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
  54. Desconhecida's avatar
    Gato com Pulgas permalink
    10 Dezembro, 2009 18:14

    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1345414

    Caso Freeport
    Charles Smith vai depor outra vez em Inglaterra

    Que´é feito do Freeport … sabem me dizer?

    Gostar

  55. Desconhecida's avatar
    Gato com Pulgas permalink
    10 Dezembro, 2009 18:23

    O MP considera que não foram recolhidas provas suficientemente fortes dos crimes de corrupção passiva e branqueamento de capitais pelos quais Horta e Costa e Manuel Baptista tinham sido indiciados pela PJ. O facto de os seus nomes e iniciais constarem de vários documentos apreendidos pela PJ na posse de Júlio Macedo e de Pedro Garcez – que relatavam pagamentos de comissões no valor total de 1 milhão de euros, como o célebre documento já revelado pelo SOL («Amigos dos CTT – 1 milhão de euros») – não foi considerada prova suficientemente forte para avançar para uma acusação por corrupção. O mesmo aplica-se a titulares de cargos políticos como Paulo Pereira Coelho (ex-secretário de Estado em 2004) e Paulo Miraldo (ex-chefe de gabinete do ex-ministro da Economia António Mexia, em 2004).

    Gostar

  56. JB's avatar
    10 Dezembro, 2009 18:56

    «se Portugal tivesse sido governado pelo PSD nos últimos quatro anos e meio»

    A rua, impulsionada pelo PS+PCP+BE+Sindicatos, teria derrubado o governo.
    Com o PS como o grande vencedor.

    Gostar

  57. MJRB's avatar
    10 Dezembro, 2009 21:53

    PPCoelho é um yuppie na política. Tal como JSócrates.
    (PPC é muito pior do que JS).

    PPC é uma ‘moda’ estilizada por alguém, é um produto de marketing (bem feito), consumido por incautos e/ou excitados. É um produto transformável e por tão banal, reciclável porque pode danificar o ‘ambiente’…

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    10 Dezembro, 2009 22:22

    “PPCoelho é um yuppie na política”

    make a piss not shit

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    Activia permalink
    10 Dezembro, 2009 22:26

    CAA, parafraseando-o:
    Colocar PPC na liderança do PSD é uma expressão de timbre religioso.
    Todavia, o meu amor pelo homem equivale-se ao seu.

    “Só podes ser tu se fores de tudo ou de nada”. Agostinho da Silva.
    Amo-te PPC. Forever.

    Gostar

  60. Eduardo F.'s avatar
    10 Dezembro, 2009 22:38

    Um exemplo de troca-tintismo de Pedro Passos Coelho, a favor, nem sim nem não, antes antes pelo contrário a caminho de um firme não. Um expoente da vacuidade (à enésima potência).

    «Acho que o TGV não é um projecto para abandonar, porque é estratégico para Portugal, agora manifestamente não temos condições este ano e para o ano para avançar», adianta Pedro Passos Coelho.»

    (18 de Janeiro de 2009, em entrevista à TSF)

    Em vez de riscar ou de cortar “imediatamente o TGV”, como defendeu há dias a líder do PSD, Pedro Passos Coelho tem outras ideias para a alta velocidade. Ontem, no encerramento da quarta conferência da revista inglesa The Economist em Portugal, que decorreu à porta fechada num hotel de Lisboa, o ex-candidato à liderança do PSD deixou a sugestão: “Quanto ao projecto do TGV deve ser-lhe agregado um cluster para a velocidade, criando a possibilidade de se fazer uma parte da produção em Portugal.”

    (21 de Janeiro de 2009, no DN)

    «Nas medidas pela negativa, importa impedir tão rápido quanto possível que Portugal continue a endividar-se a este ritmo. É decisivo não avançar com a construção do TGV na ligação de Lisboa a Madrid para encontrar alguma folga para que as verbas destinadas a ser drenadas nesse projecto, com o qual nos comprometemos internacionalmente, possam ser aplicadas de outra forma na economia.»

    (Pedro Passos Coelho, 2009-12-06, JN)

    Gostar

  61. MJRB's avatar
    10 Dezembro, 2009 22:51

    Mr. Eduardo F, 60

    De facto a entrevista de PPCoelho ao JN, é, para além de sinuosa, reveladora da falta de categoria intelectual, cultural e política da personagem.

    O PSD com PPC como líder, estilhaçava-se internamente e nesse momento, correria sérios riscos de imobilidades várias, dada a incapacidade dele para liderar, reagrupar, reprojectar o partido.
    Acresce que estaria dependente de alguns ‘barões’ e de…putativos ‘barões’.

    Creio que o actual problema de PPC e dos seus aspirantes a lideranças, é este: o tempo. Tempo durante o qual o governo pode sair de cena e, está lá, na Lapa e no Parlamento, MFLeite. Tempo de eleições com MFL. Ou tempo em que Cavaco até pode destituir este governo e pedir ao PSD(com MFL) para formar governo. O problema é a imediata, tão célere quão possível tomada de poder na Lapa…

    Gostar

  62. Eduardo F.'s avatar
    10 Dezembro, 2009 22:55

    Que CAA manifeste o seu cepticismo especulativo quanto à (não) diferença no que teria acontecido caso Jorge S. (o do “há mais vida para além do défice!”) não tivesse dissolvido o Parlamento e provocado eleiões no início de 2005, está no seu pleníssimo direito.

    Terá todavia de aceitar a hipótese de o país, caso o PSD estivesse no Governo nos últimos quatro anos e meio, pudesse ter chegado melhor aos dias de hoje do que veio a acontecer com Sócrates.

    Não concordará com esta última hipótese mas ela vale exactamente o mesmo que a que expressou.

    «Passos Coelho é o único capaz de renovar alguma coisa». Alicerça esta asserção em quê? Na actividade de PPC como administrador da FomentInvest após uma carreira profissional fulgurante, de tão curta cm uma licenciatura tão tardia?
    «mas tem de se destacar pela diferença do seu projecto político». Notarei algum indício de um primeiro aviso de um hipotético afastamento?

    Gostar

  63. nuno granja's avatar
    nuno granja permalink
    11 Dezembro, 2009 00:58

    CAA

    Ainda bem que a regionalização não avançou. Esperoq ue nunca avance.

    Gostar

  64. Desconhecida's avatar
    Ex-Anónimo permalink
    11 Dezembro, 2009 08:40

    42. Piscoiso

    Em 30., não o chamei de socretino. Referia tão só à malta no poleiro.
    A não ser que vc. faça parte da malta no poleiro, esteja à vontade para interpretar o meu comentário. E vem vc. com essa de autoridade moral… já se viu ao espelho?

    Gostar

  65. Vítor de Sousa's avatar
    11 Dezembro, 2009 13:27

    Pachorra a sua aturar o lambebotismo saloio de Rangel…

    Gostar

  66. SOUND's avatar
    SOUND permalink
    11 Dezembro, 2009 13:48

    PÁRA TUDO !!!! PAREM TODOS OS PAPOS !!!!

    AGORA SÓ DESCANSAMOS E SÓ ESCREVEMOS COISAS NOVAS DEPOIS DO XEQUE MATE

    AGORA SÓ HÁ UMA COISA QUE INTERESSA …É O XEQUE MATE A SOCRATES !!!

    QUEREMOS AS ESCUTAS CÁ FORA AGOOOOORRRRAAAAAAAAAAAAAA!!

    SOCRATES PRA RUAAAAAAAAAAAAAAA AGOOORRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!!

    XEQUE MATE A SOCRATESSSSSS

    AS ESCUTAAAASSSSSS QUEREMOS SABEEEEERRRRR TUUUUUUUDDDDOOOOOOOOOOO !!!! AGOOORRRAAAAAA!!!!!

    JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ´!

    Gostar

  67. Jorge Paulo's avatar
    Jorge Paulo permalink
    11 Dezembro, 2009 16:40

    #45 CAA Apesar de tudo gostei de o ouvir ontem à noite na RTPn caracterizar o curriculo do Armando Vara, mas ainda disse pouco. Numa nova oportunidade, peça ao seu colega de debate Emidio Rangel para lhe contar, se ele quiser, a verdadeira história do buzinão da ponta 25 A. Como sabe, Vara foi uma das estrelas da festa, era ele na época vereador da C. M. da Amadora. E de tal maneira se saiu bem, que Guterres o convidou para o governo sombra do PS, para a area das obras publicas e transportes. Dois anos depois, era sec de estado. Seis anos depois, era ministro; no ano seguinte foi posto na rua no ambito do escandalo PRP, arquivado por falta de provas. Durante o governo AD, foi pra Univ. Independente tirar um curso superior. Em 2005, 12 anos depois do buzinão, vai para vice-presidente do maior banco portugues, sem nunca ter trabalhado no ramo. ( Ter trabalhado num balcão da CGD da provincia, não conta). Como se vê, é uma vida de sucesso, ao serviço do desenvolvimento do País. Em vez de o quererem meter na prisão por andar a fomentar negócios escuros de sucateiros com empresas publicas, deviam mas era apresentá-lo aos frequentadores das Novas Oportunidades como exemplo a seguir: em Portugal tudo é possivel. Como um borrabotas consegue chegar ao topo por mérito proprio. Até parece que estamos na América.

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    S. Guimarães permalink
    11 Dezembro, 2009 20:40

    Cumprimentos Jorge Paulo.
    Assino por baixo toda a sua argumentação.
    Pelos vistos ainda há gente com bom senso na blogosfera, já estava enojado com tanta imbecilidade.
    Cumprimentos
    S. Guimarães

    Gostar

  69. Maroo's avatar
    Maroo permalink
    14 Dezembro, 2009 20:10

    Concordo com o que diz. Face a esta crise o PSD não faria diferente. Temos que ser racionais. O que poderia ter sido feito de forma diferente? Só me lembro de uma coisa que provavelmente o PSD faria e o PS não fez:

    1 – Vitor Constancio teria sido despedido e com razão (a supervisão Não funcionou);

    Gostar

Indigne-se aqui.