Saltar para o conteúdo

Para não variar

17 Dezembro, 2009

Com a justiça no estado em que está o presidente do Supremo «dedicou uma parte do seu discurso a atacar as relações dos media com a Justiça».

42 comentários leave one →
  1. a governação's avatar
    a governação permalink
    17 Dezembro, 2009 17:12

    helena

    sou juiz e creia q concordo consigo em muito.
    só lamento q poucos percebam que a real origem dos males da justiça está, desde 1978 até hoje, em quem pode fazer todas as regras judiciárias: o PS e o PSD!

    Gostar

  2. Outside's avatar
    Outside permalink
    17 Dezembro, 2009 17:20

    #1…

    MAI NADA !!!

    Só comete um erro de avaliação (suposição minha)…é concordar em muito com as opiniões da estoriadora HM…É que HM não tem a isenção que um(a) juiz(a)!!!

    E HM vê Portugal como o País das Maravilhas do Sócretino, esquecendo-se e omitindo o outro lado da moeda, o reverso da medalha, os restantes 35 anos de democracia neste jovem país expoliado e esventrado num encontro de interesses dos 2 (DOIS) maiores partidos representativos, como se não fosse Sócrates lá não estivesse outro(a) rosa ou laranja colorido(a) a praticar as mesmas buçalidades!

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    A. Padeiro permalink
    17 Dezembro, 2009 17:21

    O Presidente do Supremo poderia muito bem fazer como no caso Face Oculta:
    Mandar destruir as provas.
    Queimando todos os jornais e gravações e, por precaução, todos os livros, fica feita Justiça.

    Gostar

  4. Outside's avatar
    Outside permalink
    17 Dezembro, 2009 17:22

    Estas ESTÓRIAS de encantar, este barro vermelhusco e sêco só cola e pega em mentes e cabeçinhas muito jovens que nunca viveram ou esperimentaram as anteriores legislaturas !

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    A. Padeiro permalink
    17 Dezembro, 2009 17:24

    Só mesmo um verdadeiro boçal chama buçal a alguém.

    Gostar

  6. Outside's avatar
    Outside permalink
    17 Dezembro, 2009 17:27

    O Preseidente do Supremo é apenas mais um elo numa vasta cadeia de assentos e cadeiras de interesses e compromissos que servem apenas quem lá em cima está e (não) serve!

    É verdadeira e evidente a promiscuidade e compadrio entre os elementos políticos e a imprensa, não obstante a observação agora feita peca por tardia e serve apenas os interesses de quem procura disfarçar e pintar, desinformar e aparentar para que nos esqueçamos da essência, fosse esse o único problema ou causa e tudo seria simples de resolver!

    Gostar

  7. Desconhecida's avatar
    A. Padeiro permalink
    17 Dezembro, 2009 17:27

    Só um tipo muito experiente escreve esperimentaram!

    Gostar

  8. a governação's avatar
    a governação permalink
    17 Dezembro, 2009 17:28

    “A comunicação social portuguesa beneficia e, simultaneamente, comparticipa do centralismo de poderes, típico no nosso país. Daí que, salvo uma única excepção na imprensa escrita, tudo o resto se localiza no mesmo espaço metropolitano, com o mesmo conjunto de actores comentando as mesmas notícias e transmitindo para o resto do território opiniões nuclearmente formatadas”, disse.
    CONCORDO:
    Segundo Noronha Nascimento, aquilo que “era impensável há décadas é hoje um acontecimento banal: jornalistas transformados em comentadores vão-se revezando no tratamento repetitivo do assunto que estiver na ordem do dia, expulsando cada vez mais os especialistas da matéria”.
    O juiz-conselheiro abordou ainda o problema da “concorrência” entre os media e alegou que “as violações constantes do segredo de justiça situam-se exactamente nesta encruzilhada de interesses quando o mercado desregulado atira borda fora a lei e a ética, coisa que se banaliza como algo de inelutável porque à desregulação interessa uma mensagem assim”.

    Gostar

  9. Desconhecida's avatar
    A. Padeiro permalink
    17 Dezembro, 2009 17:31

    Então o problema já não é receber os processos às bochechas?

    Gostar

  10. Outside's avatar
    Outside permalink
    17 Dezembro, 2009 17:31

    #5 Tem toda a razão, tenho muita bUçalidade em mim…e reconheço-a, pois a única certeza que tenho é que estamos cá para aprender e nos tornarmos melhores cidadãos e pessoas, não para encarneirar e comer erva só porque o pastorio está na moda!

    Pense pela sua própria cabeçinha e se continuar a ir atrás do rebanho açéfalo…nada lhe resta senão encarrilhar pelo caminho (único) que lhe mostram!…alegre e contente!

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    anónimo permalink
    17 Dezembro, 2009 17:37

    a justiça mediática é uma fonte de rendimento extra não tributável bué de considerável.

    Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    17 Dezembro, 2009 18:13

    …jornalistas transformados em comentadores vão-se revezando no tratamento repetitivo do assunto que estiver na ordem do dia, expulsando cada vez mais os especialistas da matéria

    …com opiniões formatadas.

    Uma carapuça para hienas, apanhando o termo da Zazie.

    Gostar

  13. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Dezembro, 2009 18:49

    NN serviu-se ao longo dos anos da comunicação social para atingir os seus fins, ou seja, ser presidente do STJ. Foi um sindicalista militante que disse coisas nos tempos de Laborinho Lúcio que fazem dos actuais dirigentes sindicais dos juízes uns meros escuteiros. Pensaria por isso que teria a vassalagem da comunicação social. Não a teve. No poleiro, vinga-se de uma comunicação que entende já não o servir ou lhe servir.

    Gostar

  14. Desconhecida's avatar
    17 Dezembro, 2009 19:43

    Para não variar MESMO:

    Alguém da imprensa enche a boca a reclamar da justiça = tranquilo, está no seu direito.

    Alguém da justiça enche a boca a reclamar da imprensa = que coisa feia e censurável.

    Gostar

  15. Revoltado's avatar
    17 Dezembro, 2009 21:57

    Esse Narronha dava um bom coronel da Censura do antigamente.
    Chiça, penico, que animalejo!!!

    Gostar

  16. bulimundo's avatar
    17 Dezembro, 2009 22:08

    OS PEDREIROS PROTEGEM-SE UNS AO OUTROS…O DESEJO DELES É QUE PORTUGAL DEPOIS DE TRATAREM DELE NÃO FIQUE PEDRA SOBRE PEDRA…

    Ambiguidade e Acção….

    Gostar

  17. anonimo's avatar
    17 Dezembro, 2009 22:09

    Recordo uma intervenção pública recente do presidente do STJ, atacando violentamente a Associação Sindical dos Juízes (instituição que lhe serviu de poleiro para o cargo que ocupa) pela divulgação do caso “classificação do juiz Rui Teixeira quem-se-mete-com-o-PS-leva” em período por este tido como impróprio. Só por esta afirmação e no tom que ocorreu está claríssimo que este tipo age, no exercício do alto cargo que desempenha que requer total independência do poder político de acordo com calendários político-partidários.
    É, de facto, muito grave.

    É evidente que este tipo não exerce com isenção e independência o cargo que ocupa. É mais um testa de ferro dos poderes que corroem o estado do país e da Justiça.
    Tem sido um dos pilares deste regime podre de fim-de-regime.
    Tantos são os episódios de dependetite, do ultrajar da magistratura judicial.

    Um nojo.

    Gostar

  18. anonimo's avatar
    17 Dezembro, 2009 22:14

    O tipo é um nojento.

    Gostar

  19. anonimo's avatar
    17 Dezembro, 2009 22:17

    Outra p*** …

    “Freeport está “praticamente” terminado
    Cândida Almeida diz que Freeport está ‘praticamente’ terminado
    A directora do DCIAP declarou que a investigação do caso Freeport está «praticamente finda», no mesmo dia em que o procurador-geral adjunto Lopes da Mota foi suspenso por 30 dias por exercer pressões sobre os investigadores do processo”

    Gostar

  20. bulimundo's avatar
    17 Dezembro, 2009 22:34

    JÁ AGORA PORQUE NÃO RESTAURAR A PIDE..? TENHO POR MIM QUE ALGUNS DESTES ERAM BUFOS NO ANTIGO REGIME…PELA IDADE…HUMMM…
    «Tínhamos melhor justiça no regime anterior» – António Barreto (com vídeo)
    Por Redacção

    O sociólogo António Barreto considera que, se excluirmos o delito de opinião, o crime político, os tribunais plenários, a PIDE e censura – «que é muito» –, Portugal tinha melhor justiça antes do 25 de Abril.

    «Tínhamos melhor justiça no regime anterior», disse. O presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos fez um balanço da década, em entrevista ao Jornal de Negócios, e criticou a classe política pela degradação nacional.

    «O pior da década é a justiça. Hoje, a justiça é o pior sector para a opinião pública», sublinhou. António Barreto também apontou aspectos positivos da vida portuguesa: a ciência e a saúde, ainda que com algumas reservas, foram o melhor dos últimos anos.

    «Portugal fez um enorme esforço nesta área [saúde]. Foram gastos centenas de milhões», recordou o sociólogo. «Há muitas mais empresas envolvidas na investigação científica e tecnológica do que havia há dez ou 15 anos», concluiu.

    Gostar

  21. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    17 Dezembro, 2009 23:19

    #19___anonimo disse 17 Dezembro, 2009 às 10:17 pm
    ______“Freeport está “praticamente” terminado Cândida Almeida diz que Freeport está ‘praticamente’ terminado. A directora do DCIAP declarou que a investigação do caso Freeport está «praticamente finda», no mesmo dia em que o procurador-geral adjunto Lopes da Mota foi suspenso por 30 dias por exercer pressões sobre os investigadores do processo” _________________________________
    VAMOS LÁ A SABER, O QUE ELA CONSIDERA TERMINADO
    1) Porque tendo-se encontrado um moço de recados, mandado fazer pressão, vai cair-lhe em cima todo o peso da Lei, assim como um novo Bibi ?
    2) Porque, como ele já confessou, apenas opinou que interessaria a Ele (ao Padrinho), rapidez no Face Oculta?
    3) Porque para a Senhora Directora não se deve cavar mais fundo não vá, por azar, acompanhando a minhoca, já detectada, poder vir à luz do dia a Ratazana e a rataria do Largo?
    Agora uma confissão: não tenho pena nenhuma dos homens de mão de qualquer Máfia. Não tenho. Mas somos obrigados a convir, no entanto, nisto: eles é que fazem o trabalho sujo, que sendo o mais visível, também é o mais arriscado. Para mais pode ser sempre abandonados, ao seu destino sem que o Padrinho os proteja (veja-se a Fátima Felgueiras expulsa do Partido), quase sempre são considerados * material perecível *, bastando que ou não precisem mais deles, ou que inadvertidamente conduzam a opinião pública, ou a Justiça, na direcção dos verdadeiros mandantes. Finalmente, para cúmulo, apenas abicham migalhas: o bolo vai todo para o Patrões (da Máfia, claro).

    Gostar

  22. Licas's avatar
    Licas permalink
    17 Dezembro, 2009 23:21

    #19____anonimo disse 17 Dezembro, 2009 às 10:17 pm
    ______“Freeport está “praticamente” terminado Cândida Almeida diz que Freeport está ‘praticamente’ terminado. A directora do DCIAP declarou que a investigação do caso Freeport está «praticamente finda», no mesmo dia em que o procurador-geral adjunto Lopes da Mota foi suspenso por 30 dias por exercer pressões sobre os investigadores do processo” _________________________________
    VAMOS LÁ A SABER, O QUE ELA CONSIDERA TERMINADO
    1) Porque tendo-se encontrado um moço de recados, mandado fazer pressão, vai cair-lhe em cima todo o peso da Lei, assim como um novo Bibi ?
    2) Porque, como ele já confessou, apenas opinou que interessaria a Ele (ao Padrinho), rapidez no Face Oculta?
    3) Porque para a Senhora Directora não se deve cavar mais fundo não vá, por azar, acompanhando a minhoca, já detectada, poder vir à luz do dia a Ratazana e a rataria do Largo?
    Agora uma confissão: não tenho pena nenhuma dos homens de mão de qualquer Máfia. Não tenho. Mas somos obrigados a convir, no entanto, nisto: eles é que fazem o trabalho sujo, que sendo o mais visível, também é o mais arriscado. Para mais pode ser sempre abandonados, ao seu destino sem que o Padrinho os proteja (veja-se a Fátima Felgueiras expulsa do Partido), quase sempre são considerados * material perecível *, bastando que ou não precisem mais deles, ou que inadvertidamente conduzam a opinião pública, ou a Justiça, na direcção dos verdadeiros mandantes. Finalmente, para cúmulo, apenas abicham migalhas: o bolo vai todo para o Patrões (da Máfia, claro).

    Gostar

  23. MJRB's avatar
    18 Dezembro, 2009 00:39

    Nem é necessário saber como, ou percorrer quais os “corredores” da justiça actual neste sítio entre o Atlântico e a Europa: quem estiver medianamente atento –o cidadão apartidário, por exemplo– ao que se passa desde há uns 2,3 anos, constata facilmente que há uma CONVENIENTE CONIVÊNCIA entre o poder instalado no ‘eixo’ Largo do Rato/Rua da Escola Politécnica/S.Bento/Terreiro do Paço.
    (Belém, por estratégia ou pastéis de nata a mais, ainda não deu aos cidadãos qualquer sinal de particular atenção e eventual intervenção face à desorientação no Largo do Rato/S.Bento).

    Gostar

  24. a governação's avatar
    a governação permalink
    18 Dezembro, 2009 09:03

    concordo com o presidente do stj. nada é irregulável numa democracia, sob pena de irresponsabilidade.

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Dezembro, 2009 10:22

    O presidente do STJ é um guerrilheiro institucionalizado. Acontece que está à frente do STJ que é a mais alta instituição judiciária do país e por causa disso é a quarta figura do Estado.

    Quand même, é um indivíduo interessante no que vai dizendo. Houve quem o apontasse como sendo da Maçonaria mas não pode haver figura mais longe desses aventalados. É um guerrilheiro free lancer e fica bem definido assim.

    Parece-me um avatar de juiz, porque demasiado idiossincrático e porventura será uma daquelas figuras em quem Marinho e Pinto pensa quando fala mal dos juizes. Mas isso, é apenas um palpite, também ele idiossincrático, porque adivinha no pequeno Noronha uma gigantesca faceta de soberba insofismável. O tipo sente-se o maior e fez tudo para lá chegar a esse olimpo metafórico que no fim de contas pouco conta.

    O que o presidente do STJ diz dos media pode ser verdadeiro na essência,( os media, frequentemente, não percebem sobre aquilo que escrevem)mas não é apenas isso que o indivíduo pretende atingir com estes morteiros. O que ele pretende mesmo, no que mostra essa faceta de juiz de soberba desmedida, é dizer que aceitaria de bom grado a censura e o castigo sumário para aqueles que a seu ver prevaricam e ele mesmo investigaria, apreciaria em julgamento sumário e sentenciaria de modo exemplar.

    A sua atitude em accionar civilmente o jornalista José Manuel Fernandes, com os fundamentos que apresentou, torna-o indigno do cargo, porque o que JMF escreveu é apenas a vox populi, como provavelmente se provará, se os juizes que julgarem tiverem o tino suficiente e a idade razoável para tal.

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Dezembro, 2009 10:25

    Não conheço nenhum juiz ou magistrado que conheça o Noronha e diga dele coisa diferente do que JMF disse. E alguns até são colegas dele…

    Gostar

  27. rb's avatar
    18 Dezembro, 2009 10:34

    A Helena Matos acaba por cometer o mesmo erro que aponta a Noronha de Nascimento e que é o de alijar responsabilidades na polémica relação entre os media e a justiça.

    Gostar

  28. Jorge Silva's avatar
    Jorge Silva permalink
    18 Dezembro, 2009 11:01

    Se calhar um dos motivos para o estado actual da justiça é mesmo a promiscuidade com a comunicação social.

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Dezembro, 2009 12:07

    #28:

    Promiscuidade com a comunicação social? Mas que promiscuidade?

    Também é de opinião que quem viola o segredo de justiça são os magistrados? É que leio muito disso por aí…e neste caso da Face Oculta afinal, parece que não foi, apesar de ter havido logo os afoitos que o vieram proclamar.

    Como seouberam agora o que se passou, meteram o rabo entre as pernas, mas é apenas uma questão de tempo.

    Gostar

  30. anónimo's avatar
    18 Dezembro, 2009 13:44

    «Face Oculta»: DIAP acusa arguido por violação do segredo de justiça

    Por prestar informações a uma estação de televisão no dia da busca
    26-11-2009

    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/face-oculta-segredo-de-justica-diap-tvi24/1106144-4071.html

    Gostar

  31. anónimo's avatar
    18 Dezembro, 2009 13:46

    Serão estas as fugas de informação a que se refere o “orelhas de abano”?

    «Os arguidos no ‘processo Face Oculta’ deixaram de usar os seus telemóveis habituais a partir de 25 de Junho, no auge da polémica causada pelo negócio PT/ TVI, existindo a suspeita de uma fuga de informação nessa altura, quando começaram a chegar a Lisboa as
    primeiras certidões enviadas pelo DIAP de Aveiro» – SOL

    A inevitabilidade das suspeitas, segundo o Sol:

    No dia 24 de Junho de 2009, decorreu uma reunião na PGR com o PGR e magistrados do processo. No dia 25 de Junho, de manhã os telemóveis dos actuais arguidos deixaram de cantar. Ficaram subitamente mudos. Soube-se depois que todos eles, numa estranha
    coincidência decidiram mudar de aparelho e de cartão.
    Todos, menos um deles: o principal suspeito. Esse só mudou de cartão. O IMEI lá ficou para se saber isto, agora.

    Gostar

  32. nini's avatar
    18 Dezembro, 2009 14:06

    O-orelhas-de-abano deve pensar que os portugueses são atrasados mentais – um dos grandes problemas da Justiça é ele próprio, O-orelhas-de-abanoooooooooooooooooooooooooo.

    Gostar

  33. nini's avatar
    18 Dezembro, 2009 14:07

    # 28

    E que tal ires passear o cão?

    Gostar

  34. nini's avatar
    18 Dezembro, 2009 14:08

    # 26

    Sintomático.

    Gostar

  35. lili's avatar
    18 Dezembro, 2009 14:21

    Transcrições das Escutas do “Face Oculta” – “Como comprar a Comunicação Social e a Blogosfera”

    CD 33 – Minuto 34, segundo 3 (Da Série Orelhas de Bode)
    Mano – Tudo na boa?…
    Zé – Nem por isso, esta cena das Eleições está-me a deixar nervoso, tenho tido daquelas crises de nervos, quem paga é sempre o “Zangado”, mas no outro dia a Nanda veio-me com uma sondagem… pá, não resisti, deitei-me a ela, apertei-lhe o pescoço, parecia a matança do porco, dez minutos depois, já estava tudo a bater à porta, a minha mãe, a mãe do Hermann, o segurança, o Quique Flores…
    Mano – Bem… que peixeirada, caraças… E acabou como?
    Zé – Não acabou, Amanhã, já comprámos meia página no “Correio da Manhã”, para dizer que estamos outra vez de relações cortadas, ela quer mais 50 000 € à cabeça, mas eu estou-me a borrifar para essa cena, o que me preocupa mesmo são as sondagens, a Fátima vai perder em Felgueiras, e o Costa pode ganhar em Lisboa…
    Mano – Isso é f*****… Esse gajo é perigoso, um dia destes começa a crescer e depois quer voltar para o Rato… Para o teu lugar…
    Zé – É justamente isso que eu quero impedir. Já estive a falar com os gajos do Bloco, e podemos fazer uma injeção de capitais, para ver se eles o seguram na Câmara…
    Mano – Também já andas a injetar robalos nos trotskistas (risos)
    Zé- … isso… ao que um gajo chega, caraças… Agora é tudo a comprar. A “SIC” está sob fogo, o Balsemão está a ficar sem dinheiro, acho que já nem dá para a coca, e nós vamos conseguir correr com aquele filho da P*** do Diretor do “Público”. Quando eu voltar a ter a Maioria Absoluta, esse é um daqueles a quem eu quero que se faça a folha, mas uma coisa à maneira, tipos “Noites Brancas”, estás a ouvir?…
    Mano – Conta comigo, o número do Pinto da Costa está sempre nos meus favoritos…
    Zé – O problema é que esta estratégia custa toda uma pipa de massa. O Pedro…
    Mano – Qual Pedro?… O dos árbitros?…
    Zé – Nâ!… O Silva Pereira. O Pedro disse-me que temos três cenários equiprováveis: ou ganhamos com Maioria Absoluta reforçada, já em Setembro, ou com Relativa, e conseguimos Antecipadas, já em 2010, e é uma Maioria Absoluta, à rasquinha, ou deixamos a coisa rolar, até Dezembro de 2010, quando o Badochas de Belém estiver a tratar da reeleiçãozinha dele, e aí ganhamos com Maioria Qualificada: 2/3 da Assembleia, disse ele…
    Mano – E qual preferes?…
    Zé – É indiferente, desde que consigamos continuar a colocar capitais lá fora, para basarmos, quando esta m**** se afundar. Outra coisa que está a custar caro é comprar a contra informação, e são muitos, mas variam em influência. A “SIC” vai passar uma m**** com os “Gatos Fedorentos”, mas pediu 70 000 000, à cabeça, e mais 50 000 000, depois…
    Mano – f***-se, isso é muito robalo…
    Zé – É, isto custa caro, e vamos ter de passar muito capital através da Mota Engil, da Ren e da Lena, para não ficar à vista. E há gajos lixados, sobretudo naquela porra da Blogosfera, que já nos fodeu várias vezes…
    Mano – O que é que esses querem?…
    Zé – Pá, o do ”Portugal Profundo” diz que vai fazer campanha funda pela Velha, para ver se perdemos e ficamos naquela situação de poder pedir Antecipadas, e sair reforçados, em 2010, mas quer… Pá…, quer ir para Assessor do Cavaco, e para isso temos de fazer saltar o gajo que trata das Intoxicações Sociais lá dentro, em Belém, e vai ter de ser com muito cuidado…
    Mano – E se aquele cabrão do Kaos acabasse com aquela bonecada dele isto também acalmava…
    Zé – É, mas o gajo não pára, o filho da P***, só aguardente e charros… e o “Braganza Mothers” ainda pior, porque prometeram fazer a campanha da Tiazinha, mas em troca de…
    Zé – Mais robalos?…
    Mano – Robalos o caraças: dizem que fazem a campanha da Velha, mas querem lingotes de ouro, depositados no Liechtenstein…
    Mano – f***-se, este pessoal não se enxerga mesmo!…
    (Fim da sessão)
    http://www.sol.sapo.pt/blogs/arrebenta/archive/2009/12/15/Transcri_E700F500_es-das-Escutas-do-_2200_Face-Oculta_2200_-_2D00_-_2200_Como-comprar-a-Comunica_E700E300_o-Social-e-a-Blogosfera_2200_.aspx

    Gostar

  36. Brasiú's avatar
    Brasiú permalink
    18 Dezembro, 2009 16:25

    Parafraseando o #7
    Só uma pessoa com uma grande cabeça poderia falar nas cabeÇinhas dos outros.

    Gostar

  37. a governação's avatar
    a governação permalink
    18 Dezembro, 2009 17:02

    lá está o josé do mp a atacar juizes…

    Gostar

  38. gigi's avatar
    18 Dezembro, 2009 19:23

    Lopes da Mota personifica o pior que este país tem

    Não me refiro só a este último escândalo que o apanhou a meter cunhas aos delegados do MP para arquivarem o processo Freeport.
    O que eu pergunto é: porque é que ele fez isso? Quem lhe encomendou o serviço? O homem é doido?
    Porque é que há tanto interesse em arquivar este processo?
    Quem tem medo do caso Freeport?
    Esta preocupação de Lopes da Mota revela o grande medo de que este processo não venha a ser arquivado e se comecem a saber ainda mais aspectos do processo.
    Mas veja-se que afinal este senhor passou toda a sua vida em confusões e compadrios, segundo os jornais de hoje.
    Nos anos 80 a esposa foi colocada numa escola no centro de Felgueiras o que gerou grande escândalo e o caso acabou arquivado. Há 2 anos terá sido ele quem avisou Fátima Felgueiras que iria ser presa o que motivou a sua fuga para o Brasil.
    Bem: a ser verdade isto – dito pela SIC e CM, pelo menos – este tipo já devia ter sido expulso da magistratura há 20 anos.
    Acabou elogiado pelo ministro da Justiça.
    http://www.joaotilly.weblog.com.pt/arquivo/273999.html

    Gostar

  39. gigi's avatar
    18 Dezembro, 2009 19:26

    …ouvir o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça pretender que os jornalistas possam ser julgados por crimes relacionados com a liberdade de imprensa por “representantes das próprias classes profissionais e da estrutura política do Estado” já é verdadeiramente surpreendente.
    É que admitir que políticos possam julgar os jornalistas, sabendo-se que estes têm como uma das suas missões, precisamente, fiscalizar a actuação da classe política, denunciando os seus podres e incompetências, é querer domesticar a imprensa.
    Foi por isso revelador que, logo a seguir a tal atoarda (significativamente um ponto forte do discurso de tomada de posse do presidente do STJ), o novo ministro da Justiça, Alberto Martins, sorrindo, se tenha apressado a considerá-la como uma ideia interessante, que merece ser ponderada…
    Claro, percebe-se bem porquê…
    http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3560905.html

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    José permalink
    18 Dezembro, 2009 19:31

    Ó 37! Eu não ataquei juizes. Apenas dei a minha opinião que não é de agora, mas tem mais de 10 anos sobre o Noronha…

    Confundir a árvore com a floresta, não tem muito sentido, 37.

    Gostar

  41. nini's avatar
    18 Dezembro, 2009 20:36

    Confesso que o nick que-se-diz-juiz, “a governação”, é (digamos) um tipo com ideias contraditórias, no mínimo (…)

    Gostar

  42. lili's avatar
    19 Dezembro, 2009 21:19

    Caso Freeport
    Alberto Costa fez pressões em nome de Sócrates

    Lopes da Mota, o magistrado português que preside ao Eurojust, transmitiu aos dois procuradores responsáveis pela investigação do caso Freeport que o ministro da Justiça, Alberto Costa, lhe manifestara as apreensões do primeiro-ministro em relação a esta investigação

    Segundo contou o magistrado do Eurojust aos dois colegas, Alberto Costa revelou-lhe que José Sócrates afirmara que, caso perdesse a maioria absoluta por causa do Freeport, haveria «represálias».

    O encontro entre os três magistrados aconteceu há duas semanas, no mesmo dia em que Lopes da Mota também se terá encontrado com Alberto Costa. Os termos usados pelo presidente do Eurojust (órgão do Conselho da Europa que coordena as políticas anti-corrupção) foram considerados por Vítor Magalhães e Paes Faria como formas de «pressão» e disso mesmo deram conta ao Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, na passada segunda-feira.

    No encontro com Pinto Monteiro e Cândida Almeida, coordenadora do DCIAP, para fazer um ponto da situação do caso Freeport, os dois magistrados contaram ainda que Lopes da Mota, já regressado ao seu gabinete do Eurojust em Haia (Holanda), telefonou para os colegas, defendendo a tese de que no processo só estavam em causa crimes de corrupção para acto lícito e que estes já tinham prescrito, citando, inclusive, páginas e artigos de reputados penalistas. E insistiu no facto de Magalhães e Faria não terem alternativa senão «arquivar» o inquérito. «Estão sozinhos nisto», terá mesmo dito Lopes da Mota, segundo relataram os magistrados ao PGR.
    http://www.sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=131045

    Gostar

Deixe uma resposta para MJRB Cancelar resposta